Edital do Concurso Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) 2006

Esfera: Federal

Visualizaçao do Edital do Concurso

AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO BRASIL (APEXBrasil)
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO-RESERVA
EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO
EDITAL N
o
1 DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO 1/2006 APEX–Brasil, DE 31 DE AGOSTO DE 2006 EDITAL NORMATIVO
O PRESIDENTE DA AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO BRASIL (APEX–Brasil), no uso de suas atribuições legais
e considerando a Resolução de Diretoria n
o
26-06/2006, de 12/7/2006, torna pública a realização de processo seletivo público para provimento de 97
(noventa e sete) vagas e formação de cadastro-reserva em empregos públicos de nível superior e de nível médio, mediante as condições estabelecidas
neste edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:
1.1. O processo seletivo público será regido por este edital e executado pela Fundação Universa.
1.2. O processo seletivo público consistirá das seguintes etapas:
a) exame teórico e prático, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os empregos;
b) prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os empregos;
c) prova prática de microinformática, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os empregos.
1.3. O processo seletivo público destina-se a selecionar candidatos para provimento de vagas e formação de cadastro-reserva em empregos de nível
superior e de nível médio.
1.3.1. Por cadastro-reserva, entenda-se o conjunto de candidatos aprovados e relacionados na listagem que contém o resultado final do processo
seletivo público. O cadastro-reserva somente será aproveitado mediante a abertura de novas vagas, ou substituições, nos respectivos empregos,
observado o prazo de validade do presente processo seletivo público.
1.4. Todas as etapas do processo seletivo público serão realizadas no Distrito Federal.
1.5. A jornada de trabalho para todos os empregos é de 40 (quarenta) horas semanais.
1.6. Os candidatos aprovados serão convocados para a realização dos procedimentos pré-admissionais e dos exames médicos complementares, de
caráter unicamente eliminatório, de responsabilidade da APEX–Brasil.
2. DOS EMPREGOS, DOS REQUISITOS, DAS SÍNTESES DAS ATRIBUIÇÕES, DOS NÚMEROS DE VAGAS, DAS REMUNERAÇÕES
E DOS VALORES DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO:
2.1. EMPREGO 101: ASSISTENTE I
2.1.1. REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de
ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; 3 (três) anos, no mínimo, de experiência profissional
comprovada no desempenho das atribuições para este emprego.
2.1.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Pesquisar, coletar dados e informações e elaborar tabelas diversas; organizar arquivos e controlar a
distribuição de documentos; elaborar relatórios e demonstrativos; efetuar controles de processos de trabalho; propor novos processos administrativos;
apoiar os processos técnicos e(ou) administrativos da APEX-Brasil; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à sua área
de atuação; atender clientes internos e externos e prestar informações; apoiar a análise dos projetos; apoiar a elaboração de pareceres, notas técnicas e
elaboração de prestação de contas; apoiar o acompanhamentos dos projetos; outras atividades inerentes ao emprego.
2.1.3. NÚMERO DE VAGAS: 7 (sete) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.1.4. REMUNERAÇÃO: R$ 1.848,29 (um mil oitocentos e quarenta e oito reais e vinte e nove centavos).
2.1.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 36,00 (trinta e seis reais).
2.2. EMPREGO 201: ASSISTENTE II
2.2.1. REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de
ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; 3 (três) anos, no mínimo, de experiência profissional
comprovada de experiência profissional comprovada no desempenho das atribuições para este emprego.
2.2.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Pesquisar, coletar dados e informações e elaborar tabelas diversas; organizar arquivos e controlar a
distribuição de documentos; elaborar relatórios e demonstrativos; efetuar controles de processos de trabalho; propor novos processos administrativos;
apoiar os processos técnicos e(ou) administrativos da APEX-Brasil; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à sua área
de atuação; atender clientes internos e externos e prestar informações; apoiar a análise dos projetos; apoiar a elaboração de pareceres, notas técnicas e
elaboração de prestação de contas; apoiar o acompanhamentos dos projetos; redigir e ler documentos em Língua Inglesa; comunicar-se oralmente em
Língua Inglesa; outras atividades inerentes ao emprego.
2.2.3. NÚMERO DE VAGAS: 14 (quatorze) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.2.4. REMUNERAÇÃO: R$ 2.716,03 (dois mil setecentos e dezesseis reais e três centavos).
2.2.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).
2.3. EMPREGO 202: ASSISTENTE II – ÁREA ORGANIZACIONAL: INFRA-ESTRUTURA
2.3.1. REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de
ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; 3 (três) anos, no mínimo, de experiência profissional
comprovada de experiência profissional comprovada no desempenho das atribuições para este emprego.
2.3.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Pesquisar, coletar dados e informações e elaborar tabelas diversas; organizar arquivos e controlar a
distribuição de documentos; elaborar relatórios e demonstrativos; efetuar controles de processos de trabalho; propor novos processos administrativos;
apoiar os processos técnicos e(ou) administrativos da APEX-Brasil; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à sua área
de atuação; atender clientes internos e externos e prestar informações; apoiar a elaboração, análise e implantação dos projetos; apoiar a elaboração de
pareceres, notas técnicas e elaboração de prestação de contas; apoiar o acompanhamentos dos projetos; redigir e ler documentos em Língua Inglesa;
comunicar-se oralmente em Língua Inglesa; outras atividades inerentes ao emprego.
2.3.3. NÚMERO DE VAGAS: 3 (três) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.3.4. REMUNERAÇÃO: R$ 2.716,03 (dois mil setecentos e dezesseis reais e três centavos).
2.3.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).
2.4. EMPREGO 306: ANALISTA JÚNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: JURÍDICA
2.4.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição
de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal, e registro como Advogado na Ordem dos
Advogados do Brasil.
2.4.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; executar atividades de competência da área Jurídica,
especialmente: assessoramento em assuntos jurídicos, atuando com preponderância em atividades de contratação, de pessoal, de finanças públicas e
de tributação; elaboração de pareceres em processos e em expedientes internos, envolvendo matéria dos diversos campos do Direito; atuação em todo
o contencioso judicial de interesse da APEX–Brasil, incluindo o acompanhamento processual, em todas as esferas e instâncias, inclusive com
presença e atuação em audiências; desenvolvimento de peças necessárias ao expediente jurídico consultivo de interesse da APEX–Brasil;
acompanhamento da evolução doutrinária e das alterações da legislação e da jurisprudência; análise de processos de contratação de bens e de
serviços decorrentes de licitações e de procedimentos de contratação direta (dispensa e inexigibilidade de licitação); análise de processos de
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formalização de convênios de cooperação para execução de projetos de promoção comercial de exportações; acompanhar e analisar a realização
física e financeira dos projetos da área Jurídica; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento da área
Jurídica; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor alterações que agreguem valor;
acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à área Jurídica; negociar interna e externamente assuntos diversos de interesse da
APEX–Brasil, sob orientação; outras atividades inerentes ao emprego.
2.4.3. NÚMERO DE VAGA: 1 (uma) e formação de cadastro-reserva.
2.4.4. REMUNERAÇÃO: R$ 2.777,02 (dois mil setecentos e setenta e sete reais e dois centavos).
2.4.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).
2.5. EMPREGO 307: ANALISTA JÚNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: LICITAÇÕES
2.5.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição
de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal, e registro como Advogado na Ordem dos
Advogados do Brasil.
2.5.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; executar atividades de competência da área de licitações e
contratos, especialmente: assessoramento em assuntos jurídicos, atuando com preponderância em atividades de licitação, de contratação, de finanças
públicas e de tributação; desenvolvimento de peças necessárias ao expediente jurídico consultivo de interesse da APEX–Brasil; acompanhamento da
evolução doutrinária e das alterações da legislação e da jurisprudência; apoio às atividades e processos de licitação, em todas as suas fases;
acompanhar e analisar a realização física e financeira dos projetos da área de licitações e contratos; agregar informações para a determinação das
diretrizes gerais para planejamento e orçamento da área de licitações e contratos; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas
administrativas e operacionais, a fim de propor alterações que agreguem valor; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à
área de licitações e contratos; negociar interna e externamente assuntos diversos de interesse da APEX–Brasil, sob orientação; outras atividades
inerentes ao emprego.
2.5.3. NÚMERO DE VAGA: 1 (uma) e formação de cadastro-reserva.
2.5.4. REMUNERAÇÃO: R$ 2.777,02 (dois mil setecentos e setenta e sete reais e dois centavos).
2.5.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).
2.6. EMPREGO 309: ANALISTA JÚNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: PROJETOS
2.6.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Ciências
Contábeis, Comércio Exterior, Economia, Engenharia, Estatística, Marketing ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior
reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal, e registro no respectivo órgão de classe quando exigido pelo
órgão.
2.6.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Implementar as políticas e diretrizes da APEX-Brasil nos setores produtivos; analisar projetos de apoio e
estímulo às exportações; elaborar pareceres, prestações de contas e notas técnicas; monitorar o desenvolvimento e os resultados de projetos sob sua
responsabilidade; orientar na elaboração dos projetos a serem realizados, em parceria com a APEX-Brasil; articular com entidades empresariais para
projetos de promoção; outras atividades inerentes ao emprego.
2.6.3. NÚMERO DE VAGAS: 12 (doze) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.6.4. REMUNERAÇÃO: R$ 2.777,02 (dois mil setecentos e setenta e sete reais e dois centavos).
2.6.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).
2.7. EMPREGO 312: ANALISTA JÚNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: SUPORTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
2.7.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Comércio
Exterior, Direito, Economia ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou
outro documento com mesmo valor legal, e registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão.
2.7.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos
projetos das áreas de suporte técnico-administrativo; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento
das áreas de suporte técnico-administrativo; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor
alterações que agreguem valor; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas às áreas de suporte técnico-administrativo;
negociar interna e externamente assuntos diversos de interesse da APEX–Brasil, sob orientação; outras atividades inerentes ao emprego.
2.7.3. NÚMERO DE VAGAS: 3 (três) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.7.4. REMUNERAÇÃO: R$ 2.777,02 (dois mil setecentos e setenta e sete reais e dois centavos).
2.7.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).
2.8. EMPREGO 406: ANALISTA PLENO – ÁREA ORGANIZACIONAL: JURÍDICA
2.8.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição
de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro na Ordem dos Advogados do
Brasil como Advogado; 3 (três) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.8.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; coordenar e executar atividades de competência da área
Jurídica, especialmente: assessoramento em assuntos jurídicos, atuando com preponderância em atividades de contratação, de pessoal, de finanças
públicas e de tributação; elaboração de pareceres em processos e em expedientes internos, envolvendo matéria dos diversos campos do Direito;
atuação em todo o contencioso judicial de interesse da APEX–Brasil, incluindo o acompanhamento processual, em todas as esferas e instâncias,
inclusive com presença e atuação em audiências e, quando necessário, com realização de sustentações orais; desenvolvimento de peças necessárias
ao expediente jurídico consultivo de interesse da APEX–Brasil; acompanhamento da evolução doutrinária e das alterações da legislação e da
jurisprudência; elaboração de normas internas de interesse da APEX–Brasil; análise de processos de contratação de bens e de serviços decorrentes
de licitações e de procedimentos de contratação direta (dispensa e inexigibilidade de licitação); análise de processos de formalização de convênios de
cooperação para execução de projetos de promoção comercial de exportações; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos projetos da
área Jurídica; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento da área Jurídica; atender clientes e
prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor alterações que agreguem valor; acompanhar as alterações das
legislações administrativas, aplicadas à área Jurídica; negociar interna e externamente assuntos diversos de interesse da APEX–Brasil, sob
orientação; outras atividades inerentes ao emprego.
2.8.3. NÚMERO DE VAGAS: 2 (duas) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.8.4. REMUNERAÇÃO: R$ 3.748,03 (três mil setecentos e quarenta e oito reais e três centavos).
2.8.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).
2.9. EMPREGO 409: ANALISTA PLENO – ÁREA ORGANIZACIONAL: PROJETOS
2.9.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Comércio
Exterior, Economia, Engenharia, Estatística, Marketing ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão; 3 (três)
anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.9.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Implementar as políticas e diretrizes da APEX-Brasil nos setores produtivos; analisar projetos de apoio e
estímulo às exportações; elaborar pareceres, prestações de contas e notas técnicas; monitorar o desenvolvimento e os resultados de projetos sob sua
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responsabilidade; orientar na elaboração dos projetos a serem realizados, em parceria com a APEX-Brasil; articular com entidades empresariais para
projetos de promoção; outras atividades inerentes ao emprego.
2.9.3. NÚMERO DE VAGAS: 6 (seis) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.9.4. REMUNERAÇÃO: R$ 3.748,03 (três mil setecentos e quarenta e oito reais e três centavos).
2.9.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).
2.10. EMPREGO 412: ANALISTA PLENO – ÁREA ORGANIZACIONAL: SUPORTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
2.10.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Comércio
Exterior, Direito, Economia ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou
outro documento com mesmo valor legal; registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão; 3 (três) anos, no mínimo, de experiência
profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.10.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos
projetos das áreas de suporte técnico-administrativo; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento
das áreas de suporte técnico-administrativo; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor
alterações que agreguem valor; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas às áreas de suporte técnico-administrativo;
negociar interna e externamente assuntos diversos de interesse da APEX–Brasil, sob orientação; outras atividades inerentes ao emprego.
2.10.3. NÚMERO DE VAGAS: 2 (duas) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.10.4. REMUNERAÇÃO: R$ 3.748,03 (três mil setecentos e quarenta e oito reais e três centavos).
2.10.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).
2.11. EMPREGO 501: ANALISTA SÊNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: AUDITORIA
2.11.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido
por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro no Conselho
Regional de Contabilidade como Contador, nos termos das normas contidas na Resolução 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade, bem como
no Decreto-Lei 9295 de 27 de maio de 1.946; 7 (sete) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.11.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos
projetos da área de Auditoria; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento da Auditoria; atender
clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor alterações que agreguem valor; acompanhar as
alterações das legislações administrativas, aplicadas à área de Auditoria; negociar interna e externamente assuntos diversos de interesse da APEX–
Brasil, sob orientação; outras atividades inerentes ao emprego.
2.11.3. NÚMERO DE VAGAS: 2 (duas) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.11.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.062,76 (cinco mil e sessenta e dois reais e setenta e seis centavos).
2.11.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.12. EMPREGO 502: ANALISTA SÊNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: COMUNICAÇÃO SOCIAL
2.12.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Comunicação Social
Jornalismo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal;
registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão; 07 (sete) anos, de experiência profissional comprovada na respectiva área de
atuação.
2.12.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos
projetos da área de Comunicação Social; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento da área de
Comunicação Social; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor alterações que
agreguem valor; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à área de Comunicação Social; negociar interna e externamente
assuntos diversos de interesse da APEX–Brasil, sob orientação; outras atividades inerentes ao emprego.
2.12.3. NÚMERO DE VAGAS: 2 (duas) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.12.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.062,76 (cinco mil e sessenta e dois reais e setenta e seis centavos).
2.12.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.13. EMPREGO 503: ANALISTA SÊNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: CONTABILIDADE
2.13.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido
por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro no Conselho
Regional de Contabilidade como Contador, nos termos das normas contidas na Resolução n.
o
560/83-CFC, bem como no Decreto-Lei n.
o
9295, de
27/5/1946; 7 (sete) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.13.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos
projetos da área de Contabilidade; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento da área de
Contabilidade; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor alterações que agreguem
valor; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à área de Contabilidade; negociar interna e externamente assuntos diversos
de interesse da APEX–Brasil, sob orientação; elaborar todos os processos financeiros; outras atividades inerentes ao emprego.
2.13.3. NÚMERO DE VAGA: 1 (uma) e formação de cadastro-reserva.
2.13.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.062,76 (cinco mil e sessenta e dois reais e setenta e seis centavos).
2.13.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.14. EMPREGO 508: ANALISTA SÊNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: ORÇAMENTO E FINANÇAS
2.14.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Ciências
Contábeis ou Economia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, outro documento com mesmo valor
legal; registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão; 7 (sete) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na
respectiva área de atuação.
2.14.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos
projetos da área de Orçamento e Finanças; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento da área de
Orçamento e Finanças; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor alterações que
agreguem valor; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à área de Orçamento e Finanças; negociar interna e
externamente assuntos diversos de interesse da APEX–Brasil, sob orientação; elaborar todos os processos de Orçamento e Finanças por meio de
sistema informatizado; outras atividades inerentes ao emprego.
2.14.3. NÚMERO DE VAGAS: 3 (três) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.14.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.062,76 (cinco mil e sessenta e dois reais e setenta e seis centavos).
2.14.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.15. EMPREGO 509: ANALISTA SÊNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: PROJETOS
2.15.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Comércio
Exterior, Economia, Engenharia, Estatística, Marketing ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
3
Ministério da Educação; registro no respectivo órgão de classe, se for o caso; 7 (sete) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na
respectiva área de atuação.
2.15.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Implementar as políticas e diretrizes da APEX-Brasil nos setores produtivos; analisar projetos de apoio e
estímulo às exportações; elaborar pareceres, prestações de contas e notas técnicas; monitorar o desenvolvimento e os resultados de projetos sob sua
responsabilidade; orientar na elaboração dos projetos a serem realizados, em parceria com a APEX-Brasil; articular com entidades empresariais para
projetos de promoção; outras atividades inerentes ao emprego.
2.15.3. NÚMERO DE VAGAS: 4 (quatro) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.15.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.062,76 (cinco mil e sessenta e dois reais e setenta e seis centavos).
2.15.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.16. EMPREGO 510: ANALISTA SÊNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: RECURSOS HUMANOS (ADMINISTRAÇÃO DE
PESSOAL)
2.16.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Ciências
Contábeis, Direito ou Economia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com
mesmo valor legal; registro no respectivo órgão de classe; 7 (sete) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva área de
atuação.
2.16.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos
projetos da área de Administração de Pessoal; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento da área
de Administração de Pessoal; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor alterações que
agreguem valor; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à área de Administração de Pessoal; negociar interna e
externamente assuntos diversos de interesse da APEX–Brasil, sob orientação; elaborar folha de pagamento e relatórios por meio de sistema
informatizado; outras atividades inerentes ao emprego.
2.16.3. NÚMERO DE VAGAS: 2 (duas) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.16.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.062,76 (cinco mil e sessenta e dois reais e setenta e seis centavos).
2.16.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.17. EMPREGO 511: ANALISTA SÊNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: RECURSOS HUMANOS (DESENVOLVIMENTO DE
PESSOAS)
2.17.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Pedagogia ou
Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal;
registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão, 7 (sete) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva
área de atuação.
2.17.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos
projetos da área de Desenvolvimento de Pessoas; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento da
área de Desenvolvimento de Pessoas; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor
alterações que agreguem valor; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas à área de Desenvolvimento de Pessoas; negociar
interna e externamente assuntos diversos de interesse da APEX–Brasil, sob orientação; outras atividades inerentes ao emprego.
2.17.3. NÚMERO DE VAGA: 1 (uma) e formação de cadastro-reserva.
2.17.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.062,76 (cinco mil e sessenta e dois reais e setenta e seis centavos).
2.17.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.18. EMPREGO 512: ANALISTA SÊNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: SUPORTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
2.18.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Comércio
Exterior, Direito, Economia ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
registro no respectivo órgão de classe, se for o caso; 7 (sete) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.18.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Elaborar projetos, pareceres e notas técnicas; acompanhar e analisar a realização física e financeira dos
projetos das áreas de suporte técnico-administrativo; agregar informações para a determinação das diretrizes gerais para planejamento e orçamento
das áreas de suporte técnico-administrativo; atender clientes e prestar informações; identificar rotinas administrativas e operacionais, a fim de propor
alterações que agreguem valor; acompanhar as alterações das legislações administrativas, aplicadas às áreas de suporte técnico-administrativo;
negociar interna e externamente assuntos diversos de interesse da APEX–Brasil, sob orientação; outras atividades inerentes ao emprego.
2.18.3. NÚMERO DE VAGA: 1 (uma) e formação de cadastro-reserva.
2.18.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.062,76 (cinco mil e sessenta e dois reais e setenta e seis centavos).
2.18.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.19. EMPREGO 609: CONSULTOR JÚNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: PROJETOS
2.19.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Comércio
Exterior, Economia, Engenharia, Estatística, Marketing ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão; certificado
de conclusão de curso de pós-graduação relacionado às atribuições a serem desempenhadas na APEX–Brasil de, no mínimo, 360 horas, ou outro
documento com mesmo valor legal que comprove a realização do curso de pós-graduação; 5 (cinco) anos, no mínimo, de experiência profissional
comprovada na respectiva área de atuação.
2.19.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Articular a adesão de novos setores para promoção comercial; negociar com instituições projetos de
inserção comercial no mercado externo; orientar na formulação dos projetos a serem realizados, em parceria com a APEX-Brasil; coordenar as
ações desenvolvidas pela APEX-Brasil; avaliar os projetos executados pela APEX-Brasil; representar a APEX-Brasil em eventos nacionais,
internacionais, fóruns, comitês direcionados ao estímulo das exportações brasileiras; acompanhar e avaliar o desenvolvimento e resultado dos
projetos sob sua supervisão; formular políticas e diretrizes de atuação da APEX-Brasil nos setores produtivos; orientar no redirecionamento e na
aplicação dos recursos; outras atividades inerentes ao emprego.
2.19.3. NÚMERO DE VAGAS: 4 (quatro) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.19.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.764,71 (cinco mil setecentos e sessenta e quatro reais e setenta e um centavos).
2.19.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.20. EMPREGO 612: CONSULTOR JÚNIOR – ÁREA ORGANIZACIONAL: SUPORTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
2.20.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Comércio
Exterior, Direito, Economia ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou
outro documento com mesmo valor legal; registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão; certificado de conclusão de curso de
pós-graduação relacionado às atribuições a serem desempenhadas na APEX–Brasil de, no mínimo, 360 horas, ou outro documento com mesmo
valor legal que comprove a realização do curso de pós-graduação; 5 (cinco) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva
área de atuação.
2.20.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Identificar, articular, negociar e implementar projetos nas áreas de suporte técnico-administrativo;
coordenar ações desenvolvidas nas áreas de suporte técnico-administrativo; acompanhar e avaliar o desenvolvimento e os resultados de projetos sob
4
sua supervisão; orientar no redirecionamento das ações e na realocação de recursos; atuar de forma integrada com diversos parceiros externos e
internos, visando ao alcance dos objetivos estratégicos da área de suporte técnico-administrativo; analisar, emitir pareceres e influenciar decisões
organizacionais; definir estratégias, analisando o ambiente macroeconômico, oportunidades, situações internas e exigências do mercado; tomar
decisões oportunas, com base em informações disponíveis, assumindo riscos calculados e agindo para aproveitar oportunidades; representar a
APEX-Brasil em reuniões e em eventos externos; outras atividades inerentes ao emprego.
2.20.3. NÚMERO DE VAGA: 1 (uma) e formação de cadastro-reserva.
2.20.4. REMUNERAÇÃO: R$ 5.764,71 (cinco mil setecentos e sessenta e quatro reais e setenta e um centavos).
2.20.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
2.21. EMPREGO 701: CONSULTOR PLENO – ÁREA ORGANIZACIONAL: AUDITORIA
2.21.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido
por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro no registro em um
dos Conselhos Regionais de Contabilidade como contador, nos termos das normas contidas na Resolução n.
o
560/83 - CFC, bem como no Decreto-
Lei n.
o
9295 de 27/5/1946; certificado de conclusão de curso de pós-graduação relacionado às atribuições a serem desempenhadas na APEX–Brasil
de, no mínimo, 360 horas, ou outro documento com mesmo valor legal que comprove a realização do curso de pós-graduação; 7 (sete) anos, no
mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.21.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Identificar, articular, negociar e implementar projetos na área de Auditoria; coordenar ações desenvolvidas
na área de Auditoria; acompanhar e avaliar o desenvolvimento e os resultados de projetos sob sua supervisão; orientar no redirecionamento das ações
e na realocação de recursos; atuar de forma integrada com diversos parceiros externos e internos, visando ao alcance dos objetivos estratégicos da
área de Auditoria; analisar, emitir pareceres e influenciar decisões organizacionais; definir estratégias, analisando o ambiente macroeconômico,
oportunidades, situações internas e exigências do mercado; tomar decisões oportunas, com base em informações disponíveis, assumindo riscos
calculados e agindo para aproveitar oportunidades; representar a APEX-Brasil em reuniões e em eventos externos; outras atividades inerentes ao
emprego.
2.21.3. NÚMERO DE VAGA: 1 (uma) e formação de cadastro-reserva.
2.21.4. REMUNERAÇÃO: R$ 7.885,22 (sete mil oitocentos e oitenta e cinco reais e vinte e dois centavos).
2.21.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 95,00 (noventa e cinco reais).
2.22. EMPREGO 704: CONSULTOR PLENO – ÁREA ORGANIZACIONAL: INFORMÁTICA
2.22.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior na área de Informática, fornecido por
instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro no respectivo órgão de
classe, se for o caso; certificado de conclusão de curso de pós-graduação relacionado às atribuições a serem desempenhadas na APEX–Brasil de, no
mínimo, 360 horas, ou outro documento com mesmo valor legal que comprove a realização do curso de pós-graduação; 7 (sete) anos, no mínimo, de
experiência profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.22.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Identificar, articular, negociar e implementar projetos na área de Informática; coordenar ações
desenvolvidas na área de Informática; acompanhar e avaliar o desenvolvimento e os resultados de projetos sob sua supervisão; orientar no
redirecionamento das ações e na realocação de recursos; atuar de forma integrada com diversos parceiros externos e internos, visando ao alcance dos
objetivos estratégicos da área de Informática; analisar, emitir pareceres e influenciar decisões organizacionais; definir estratégias, analisando o
ambiente macroeconômico, oportunidades, situações internas e exigências do mercado; tomar decisões oportunas, com base em informações
disponíveis, assumindo riscos calculados e agindo para aproveitar oportunidades; representar a APEX-Brasil em reuniões e em eventos externos;
outras atividades inerentes ao emprego.
2.22.3. NÚMERO DE VAGA: 1 (uma) e formação de cadastro-reserva.
2.22.4. REMUNERAÇÃO: R$ 7.885,22 (sete mil oitocentos e oitenta e cinco reais e vinte e dois centavos).
2.22.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 95,00 (noventa e cinco reais).
2.23. EMPREGO 706: CONSULTOR PLENO – ÁREA ORGANIZACIONAL: JURÍDICA
2.23.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição
de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro na Ordem dos Advogados do
Brasil como advogado; certificado de conclusão de curso de pós-graduação relacionado às atribuições a serem desempenhadas na APEX–Brasil de,
no mínimo, 360 horas, ou outro documento com mesmo valor legal que comprove a realização do curso de pós-graduação; 7 (sete) anos, no mínimo,
de experiência profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.23.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Identificar, articular, negociar e implementar projetos na área Jurídica; planejar, coordenar e executar
atividades de competência da área Jurídica, especialmente: assessoramento em assuntos jurídicos, atuando com preponderância em atividades de
contratação, de pessoal, de finanças públicas e de tributação; elaboração de pareceres em processos e em expedientes internos, envolvendo matéria
dos diversos campos do Direito, inclusive no campo do Direito Internacional e de Comércio Exterior; atuação em todo o contencioso judicial de
interesse da APEX–Brasil, incluindo o acompanhamento processual, em todas as esferas e instâncias, inclusive com presença e atuação em
audiências e, quando necessário, com realização de sustentações orais; desenvolvimento de peças necessárias ao expediente jurídico consultivo de
interesse da APEX–Brasil; acompanhamento da evolução doutrinária e das alterações da legislação e da jurisprudência, inclusive no âmbito do
Direito Internacional e de Comércio Exterior; elaboração de normas internas de interesse da APEX–Brasil; análise de processos de contratação de
bens e de serviços decorrentes de licitações e de procedimentos de contratação direta (dispensa e inexigibilidade de licitação); análise de processos
de formalização de convênios de cooperação para execução de projetos de promoção comercial de exportações; análise de processos de contratação e
de cooperação com empresas e organismos internacionais; acompanhar e avaliar o desenvolvimento e os resultados de projetos sob sua supervisão;
orientar no redirecionamento das ações e na realocação de recursos; atuar de forma integrada com diversos parceiros externos e internos, visando ao
alcance dos objetivos estratégicos da área Jurídica; analisar, emitir pareceres e influenciar decisões organizacionais; definir estratégias, analisando o
ambiente macroeconômico, oportunidades, situações internas e exigências do mercado; tomar decisões oportunas, com base em informações
disponíveis, assumindo riscos calculados e agindo para aproveitar oportunidades; representar a APEX-Brasil em reuniões e em eventos externos;
outras atividades inerentes ao emprego.
2.23.3. NÚMERO DE VAGA: 2 (duas) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.23.4. REMUNERAÇÃO: R$ 7.885,22 (sete mil oitocentos e oitenta e cinco reais e vinte e dois centavos).
2.23.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 95,00 (noventa e cinco reais).
2.24. EMPREGO 707: CONSULTOR PLENO – ÁREA ORGANIZACIONAL: LICITAÇÕES
2.24.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição
de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro na Ordem dos Advogados do
Brasil como advogado; certificado de conclusão de curso de pós-graduação relacionado às atribuições a serem desempenhadas na APEX–Brasil de,
no mínimo, 360 horas, ou outro documento com mesmo valor legal que comprove a realização do curso de pós-graduação; 7 (sete) anos, no mínimo,
de experiência profissional comprovada na respectiva área de atuação.
2.24.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Identificar, articular, negociar e implementar projetos na área de licitações e contratos; planejar, coordenar
e executar atividades de competência jurídica, com preponderância em atividades de licitação, de contratação, de finanças públicas e de tributação;
elaboração de pareceres em processos e em expedientes internos, envolvendo matéria dos diversos campos do Direito, especialmente sobre
5
Licitações; desenvolvimento de peças necessárias ao expediente jurídico consultivo de interesse da APEX–Brasil relacionados à licitação;
acompanhamento da evolução doutrinária e das alterações da legislação e da jurisprudência; elaboração de normas internas de interesse da APEX–
Brasil; análise de processos de licitação, em todas as suas fases; acompanhar e avaliar o desenvolvimento e os resultados de projetos sob sua
supervisão; atuar de forma integrada com diversos parceiros externos e internos, visando ao alcance dos objetivos estratégicos da área de licitações;
analisar, emitir pareceres e influenciar decisões organizacionais; definir estratégias, analisando o ambiente macroeconômico, oportunidades,
situações internas e exigências do mercado; tomar decisões oportunas, com base em informações disponíveis, assumindo riscos calculados e agindo
para aproveitar oportunidades; representar a APEX-Brasil em reuniões e em eventos externos; outras atividades inerentes ao emprego.
2.24.3. NÚMERO DE VAGA: 1 (uma) e formação de cadastro-reserva.
2.24.4. REMUNERAÇÃO: R$ 7.885,22 (sete mil oitocentos e oitenta e cinco reais e vinte e dois centavos).
2.24.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 95,00 (noventa e cinco reais).
2.25. EMPREGO 709: CONSULTOR PLENO – ÁREA ORGANIZACIONAL: PROJETOS
2.25.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Comércio
Exterior, Economia, Engenharia, Estatística, Marketing ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão; certificado
de conclusão de curso de pós-graduação relacionado às atribuições a serem desempenhadas na APEX–Brasil de, no mínimo, 360 horas, ou outro
documento com mesmo valor legal que comprove a realização do curso de pós-graduação; 7 (sete) anos, no mínimo, de experiência profissional
comprovada na respectiva área de atuação.
2.25.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Articular a adesão de novos setores para promoção comercial; negociar com instituições projetos de
inserção comercial no mercado externo; orientar na formulação dos projetos a serem realizados, em parceria com a APEX-Brasil; coordenar as
ações desenvolvidas pela APEX-Brasil; avaliar os projetos executados pela APEX-Brasil; representar a APEX-Brasil em eventos nacionais,
internacionais, fóruns, comitês direcionados ao estímulo das exportações brasileiras; acompanhar e avaliar o desenvolvimento e resultado dos
projetos sob sua supervisão; formular políticas e diretrizes de atuação da APEX-Brasil nos setores produtivos; orientar no redirecionamento e na
aplicação dos recursos; outras atividades inerentes ao emprego.
2.25.3. NÚMERO DE VAGAS: 16 (dezesseis) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.25.4. REMUNERAÇÃO: R$ 7.885,22 (sete mil oitocentos e oitenta e cinco reais e vinte e dois centavos).
2.25.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 95,00 (noventa e cinco reais).
2.26. EMPREGO 712: CONSULTOR PLENO – ÁREA ORGANIZACIONAL: SUPORTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
2.26.1. REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Comércio
Exterior, Direito, Economia ou Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou
outro documento com mesmo valor legal; registro no respectivo órgão de classe, quando exigido pelo órgão; certificado de conclusão de curso de
pós-graduação relacionado às atribuições a serem desempenhadas na APEX–Brasil de, no mínimo, 360 horas, ou outro documento com mesmo
valor legal que comprove a realização do curso de pós-graduação; 7 (sete) anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada na respectiva
área de atuação.
2.26.2. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES: Identificar, articular, negociar e implementar projetos nas área de suporte técnico-administrativo; coordenar
ações desenvolvidas nas áreas de suporte técnico-administrativo; acompanhar e avaliar o desenvolvimento e os resultados de projetos sob sua
supervisão; orientar no redirecionamento das ações e na realocação de recursos; atuar de forma integrada com diversos parceiros externos e internos,
visando ao alcance dos objetivos estratégicos das áreas de suporte técnico-administrativo; analisar, emitir pareceres; definir estratégias, analisando o
ambiente macroeconômico, oportunidades, situações internas e exigências do mercado; tomar decisões oportunas, com base em informações
disponíveis, assumindo riscos calculados e agindo para aproveitar oportunidades; representar a APEX-Brasil em reuniões e em eventos externos;
outras atividades inerentes ao emprego.
2.26.3. NÚMERO DE VAGAS: 4 (quatro) e formação de cadastro-reserva, sendo 1 (uma) vaga destinada a portadores de deficiência.
2.26.4. REMUNERAÇÃO: R$ 7.885,22 (sete mil oitocentos e oitenta e cinco reais e vinte e dois centavos).
2.26.5. TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 95,00 (noventa e cinco reais).
3. DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
3.1. Do total de vagas destinadas a cada emprego, 5% (cinco por cento) serão providas na forma do Decreto n.° 3.298, de 20 de dezembro de 1999,
publicado no Diário Oficial da União de 21 de dezembro de 1999 e alterado pelo Decreto n.° 5.296, de 2 de dezembro de 2004, publicado no Diário
Oficial da União de 3 de dezembro de 2004.
3.2. Para concorrer às vagas destinadas aos candidatos portadores de deficiência, o candidato deverá, no ato de inscrição, declarar-se portador de
deficiência e entregar laudo médico original ou cópia autenticada, emitido nos últimos 12 (doze) meses, atestando a espécie e o grau ou o nível da
deficiência, com expressa referência à classificação correspondente da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados
à Saúde (CID), bem como a provável causa da deficiência, na forma do subitem 3.3 deste edital, e o requerimento constante do Anexo II deste edital.
3.3. O candidato portador de deficiência deverá entregar, durante o período de inscrições, das 10 (dez) horas às 17 (dezessete) horas, ininterrupto,
pessoalmente ou por terceiro, o laudo médico (original ou cópia autenticada) a que se refere o subitem 3.2 deste edital e o requerimento constante do
Anexo II devidamente preenchido e assinado, na Central de Atendimento ao Candidato, conforme endereço contido no subitem 5.2.2.
3.4. O candidato poderá, ainda, encaminhar, impreterivelmente até o dia 25 de setembro de 2006, o referido laudo médico, via SEDEX, para a
Fundação Universa – Processo seletivo público APEX–Brasil, caixa postal 6149, CEP 70740–971, Brasília/DF, desde que cumprida a formalidade
de inscrição dentro dos prazos citados no item 5 deste edital.
3.5. O laudo médico (original ou cópia autenticada) não será devolvido e não será fornecida cópia desse laudo.
3.6. O candidato portador de deficiência poderá requerer, na forma do subitem 5.5.10 deste edital e no ato de inscrição, tratamento diferenciado para
o dia de aplicação das provas, indicando as condições de que necessita para a sua realização, conforme previsto no artigo 40, parágrafos 1.° e 2.°, do
Decreto n.° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da União de 21 de dezembro de 1999 e alterado pelo Decreto n.° 5.296,
de 2 de dezembro de 2004, publicado no Diário Oficial da União de 3 de dezembro de 2004.
3.7. O candidato que, no ato de inscrição, declarar-se portador de deficiência, se aprovado e classificado no processo seletivo público, terá seu nome
publicado em lista à parte e, caso obtenha classificação necessária, figurará também na lista de classificação geral.
3.8. O candidato que se declarar portador de deficiência, caso aprovado e classificado no processo seletivo público, será convocado para submeter-se
à perícia médica promovida por uma junta médica indicada pela APEX-Brasil, que verificará sua qualificação como portador de deficiência, o grau
da deficiência e a capacidade para o exercício do respectivo cargo.
3.9. O candidato mencionado no subitem 3.8 deste edital deverá comparecer à perícia médica munido de laudo médico original ou de cópia
autenticada do laudo que ateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência à classificação correspondente do CID,
conforme especificado no Decreto n.° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da União de 21 de dezembro de 1999 e
alterado pelo Decreto n.° 5.296, de 2 de dezembro de 2004, publicado no Diário Oficial da União de 3 de dezembro de 2004, bem como à provável
causa da deficiência.
3.10. A inobservância do disposto no subitem 3.2 deste edital ou a reprovação na perícia médica acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos
candidatos portadores de deficiência.
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3.11. As vagas definidas no subitem 3.1 deste edital que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência ou por reprovação no
processo seletivo público ou na perícia médica serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação em cada
emprego.
4. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO EMPREGO
4.1. Ter nacionalidade Brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e
portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1.°, artigo 12, da Constituição da República Federativa do
Brasil.
4.2. Estar em dia com as obrigações eleitorais.
4.3. Ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.
4.4. Possuir o(s) requisito(s) exigido(s) para o exercício do respectivo emprego, constante(s) do item 2 deste edital.
4.5. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data de contratação.
4.6. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes aos respectivos empregos.
4.7. Estar devidamente registrado no órgão profissional competente, quando for o caso, e inexistir incompatibilidade legal para o exercício da
profissão, conforme o item 2 deste edital.
4.8. Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com nova investidura em emprego.
4.9. Não estar ocupando, cumulativamente, no momento da contratação em razão da aprovação neste processo seletivo, cargo, emprego ou função
pública ou de caráter público, ressalvadas as exceções permitidas contidas no artigo 37, inciso XI, alíneas “a” a “c” da Constituição da República
Federativa do Brasil de 1.988.
4.10. Cumprir as determinações deste edital e ser aprovado no processo seletivo público.
4.11. A comprovação de experiência profissional exigida no item 2 deste edital será feita da forma descrita a seguir:
a) mediante apresentação de cópia de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) acrescida de declaração do órgão ou da empresa, ou, no caso
de servidor público, de certidão de tempo de serviço, ambas emitidas pelo setor de pessoal ou equivalente;
b) mediante apresentação de contrato de prestação de serviços, devidamente firmado entre as partes, ou de Recibo de Pagamento a Autônomo (RPA)
acrescido de declaração, emitida pela organização tomadora de serviços, que informe detalhadamente o período, o serviço realizado quando
autônomo e a qualificação da organização tomadora dos serviços;
c) para comprovação de experiência profissional no exterior, mediante apresentação de cópia de declaração do órgão ou da empresa ou, no caso de
servidor público, de certidão de tempo de serviço. Esses documentos somente serão considerados quando traduzidos para a língua portuguesa por
tradutor juramentado;
d) para comprovação de experiência profissional na área jurídica, serão válidos, ainda, documentos emitidos pelos órgãos competentes do poder
público, que comprovem atuação como advogado em causas judiciais.
4.12. A comprovação de experiência profissional deverá ser acompanhada de declaração do empregador em que constem claramente a descrição do
serviço e o nível de atuação como profissional.
4.13. Todo documento apresentado para fins de comprovação de experiência profissional deverá conter o período de início e de término do trabalho
realizado.
4.14. Não será computado como experiência profissional o tempo de serviço prestado simultaneamente a serviço cujo tempo já tenha sido
computado.
5. DA INSCRIÇÃO
5.1. As inscrições poderão ser efetuadas em posto de atendimento presencial ou via internet, conforme procedimentos especificados a seguir.
5.2. DA INSCRIÇÃO NO POSTO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL
5.2.1. PERÍODO: de 11 a 23 de setembro de 2006 (exceto domingo e feriado).
5.2.2. LOCAL: Central de Atendimento ao Candidato da Fundação Universa: L–2 Sul, quadra 609, módulo C, Asa Sul, Brasília/DF.
5.2.3. HORÁRIO: das 10 (dez) horas às 17 (dezessete) horas, ininterrupto.
5.2.4. Para efetuar a inscrição no posto, o candidato deverá:
a) preencher e entregar o formulário de inscrição com os dados pessoais (nome, endereço, CEP, telefone(s) para contato, número de documento de
identidade e número do CPF) e a indicação do código e do emprego a que irá concorrer;
b) receber da Fundação Universa comprovante provisório de inscrição e o boleto de cobrança para pagamento na rede bancária;
c) encaminhar-se a uma agência bancária munido do boleto de cobrança correspondente e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 25 de
setembro de 2006.
5.2.5. O pagamento da taxa de inscrição sem a devida entrega do formulário de inscrição no posto de atendimento presencial acarretará o
indeferimento da inscrição do candidato.
5.3. DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET
5.3.1. Será admitida a inscrição via internet, no endereço eletrônico
http://www.funiversa.org.br, solicitada no período entre 12 (doze) horas do
dia 10 de setembro de 2006 e 20 (vinte) horas do dia 24 de setembro de 2006, observado o horário oficial de Brasília/DF.
5.3.2. A Fundação Universa não se responsabilizará por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos
computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem
a transferência de dados.
5.3.3. O candidato que desejar realizar sua inscrição via internet poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário,
pagável em toda a rede bancária.
5.3.3.1. O boleto bancário estará disponível no endereço eletrônico
http://www.funiversa.org.br e deverá ser impresso para o pagamento da taxa de
inscrição após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição via internet.
5.3.4. O pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário deverá ser efetuado até o dia 25 de setembro de 2006.
5.3.5. As inscrições efetuadas via internet somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição.
5.3.6. O candidato inscrito via internet não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade a correção e a
veracidade dos dados cadastrais informados no ato de inscrição, sob as penas da lei.
5.3.7. Informações complementares acerca da inscrição via internet estarão disponíveis no endereço eletrônico http://www.funiversa.org.br.
5.4. DO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO
5.4.1. A Fundação Universa enviará o comprovante definitivo de inscrição do candidato a partir do dia 6 de outubro de 2006. O comprovante
será enviado por via postal ou via correio eletrônico, de acordo com a opção do candidato no momento de preenchimento do formulário de inscrição.
5.4.2. O candidato também poderá obter o seu comprovante definitivo de inscrição no endereço eletrônico http://www.funiversa.org.br, a partir do
dia 6 de outubro de 2006. O comprovante definitivo de inscrição terá a informação do local e do horário de realização das provas objetivas e da
prova de redação, o que não desobriga o candidato do dever de observar o edital de divulgação de local e de horário de aplicação das respectivas
provas, que será oportunamente publicado.
5.4.3. É responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção do comprovante definitivo de inscrição.
5.5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO
5.5.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer este edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
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5.5.2. Será admitida a inscrição por terceiros, mediante a entrega de procuração do interessado, acompanhada de cópia legível de documento de
identidade do candidato. Não há necessidade de reconhecimento de firma na procuração. Esses documentos serão retidos no ato de inscrição.
5.5.3. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as
conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de inscrição e em sua entrega.
5.5.4. É vedada a inscrição condicional, fora do prazo de inscrições, via postal, via fax e(ou) via correio eletrônico.
5.5.5. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.
5.5.5.1. O candidato que não possuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados, localizados em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa
Econômica Federal e dos Correios, ou na Receita Federal, em tempo hábil, isto é, de forma que consiga obter o respectivo número antes do término
do período de inscrição.
5.5.6. As informações prestadas no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via internet serão de inteira responsabilidade do candidato,
dispondo a Fundação Universa do direito de excluir do processo seletivo público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta
e legível.
5.5.6.1. O candidato deverá obrigatoriamente preencher de forma completa o campo referente a nome, endereço e telefone, bem como deverá
informar o CEP correspondente à sua residência.
5.5.7. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por
conveniência da APEX-Brasil.
5.5.7.1. No caso do pagamento da taxa de inscrição ser efetuado com cheque bancário que, porventura, venha a ser devolvido, por qualquer motivo, a
Fundação Universa reserva-se o direito de tomar as medidas legais cabíveis, inclusive a não-efetivação da inscrição.
5.5.8. Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição, à exceção dos casos previstos em lei.
5.5.8.1. É vedada a transferência para terceiros do valor pago da taxa de inscrição.
5.5.9. O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.
5.5.10. O candidato, portador de deficiência ou não, que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, no
formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via internet, os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 25 de setembro de
2006, impreterivelmente, via SEDEX, para a Fundação Universa – Processo Seletivo Público APEX–Brasil, caixa postal 6149, CEP 70740–971,
Brasília/DF, laudo médico, original ou cópia, que justifique o atendimento especial solicitado. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo
nos casos de força maior em que o evento que der causa à necessidade de recursos especiais seja posterior a esta data.
5.5.10.1. O laudo médico referido no subitem 5.5.10 deste edital poderá, ainda, ser entregue, até o dia 25 de setembro de 2006, das 10 (dez) horas às
17 (dezessete) horas, pessoalmente ou por terceiro, na Central de Atendimento ao Candidato da Fundação Universa, localizada na L–2 Sul, quadra
609, módulo C, Asa Sul, Brasília/DF.
5.5.10.2. O laudo médico referido no subitem 5.5.10 deste edital valerá somente para este processo seletivo e não será devolvido. Além disso, não
será fornecida cópia do laudo.
5.5.10.3. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá, ainda, levar um acompanhante, que ficará em sala
reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.
5.5.10.4. A solicitação de atendimento especial será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.
5.5.11. O candidato deverá declarar, no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via internet, que tem ciência e que aceita que, caso
aprovado, deverá entregar, após a homologação do processo seletivo, os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o respectivo
emprego.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE AS PROVAS
6.1. As provas do processo seletivo público consistirão de: exame teórico e prático, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e
classificatório, que abrangem os objetos de avaliação constantes do Anexo I deste edital, para todos os empregos; prova de redação, de caráter
eliminatório e classificatório, para todos os empregos; prova prática de microinformática, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os
empregos.
6.2. Para os empregos de Consultor Pleno, de Consultor Júnior e de Analista Sênior, as provas objetivas e a prova de redação serão aplicadas nos
dias 14 e 15 de outubro de 2006, no turno da tarde. No dia 14 de outubro de 2006, serão aplicadas a primeira parte das provas objetivas e a prova
de redação, que terão a duração de 4 (quatro) horas. No dia 15 de outubro de 2006, serão aplicadas a segunda parte das provas objetivas, que terão
a duração de 4 (quatro) horas.
6.3. Para os empregos de Analista Pleno, de Analista Júnior, de Assistente II e de Assistente I, as provas objetivas e a prova de redação terão a
duração de 4 (quatro) horas e serão aplicadas no dia 15 de outubro de 2006, no turno da tarde.
6.4. Os locais e os horários de aplicação das provas objetivas e da prova de redação serão publicados no Diário Oficial da União, bem como
divulgados na internet, no endereço eletrônico http://www.funiversa.org.br, na data provável de 6 de outubro de 2006.
6.5. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no dia e no
horário determinados.
6.6. Não serão dadas, por telefone, fax ou correio eletrônico, informações a respeito de data, de local e de horário de aplicação de provas. O
candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem publicados.
6.7. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário fixado
para o seu início, munido apenas de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis, ou lapiseira e borracha, além do comprovante de inscrição e de
documento de identidade original.
6.8. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.
6.9. O candidato que se retirar da sala de aplicação de provas não poderá retornar a ela, em hipótese alguma, exceto se sua saída for acompanhada,
durante todo o tempo de ausência, de fiscal ou de membro da coordenação da Fundação Universa.
6.10. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos
Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens,
conselhos, entre outros); passaporte Brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas
por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado
pelo artigo 159 da Lei n.° 9.503, de 23 de setembro de 1997, publicada no Diário Oficial da União de 24 de setembro de 1997).
6.10.1. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidão de nascimento, CPF, título eleitoral, carteira nacional de habilitação (modelo
antigo), carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e(ou) danificados.
6.10.2. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, bem como protocolo de documento de identidade.
6.11. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de aplicação das provas, documento de identidade original, por motivo de perda,
furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias,
ocasião em que será submetido à identificação especial, que compreenderá coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário
próprio.
6.11.1. A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e(ou) à
assinatura do portador.
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6.12. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 6.10
deste edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do processo seletivo público.
6.13. Não serão aplicadas provas, em hipótese alguma, em local, em data e(ou) em horário diferentes dos predeterminados em edital e(ou) em
comunicado.
6.14. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e(ou)
similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.
6.15. No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar ou permanecer com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone
celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, entre outros). Caso o candidato leve alguma
arma e(ou) algum aparelho eletrônico, estes serão recolhidos pela Coordenação. O descumprimento do disposto neste subitem implicará a eliminação
do candidato, constituindo tentativa de fraude.
6.16. A Fundação Universa não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a
aplicação das provas, nem por danos a eles causados.
6.17. Não haverá segunda chamada para a aplicação das provas, em hipótese alguma. O não-comparecimento às provas implicará a eliminação
automática do candidato.
6.18. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente da sala de aplicação das provas após 1 (uma) hora de seu início. Nessa ocasião, o
candidato não levará, em hipótese alguma, o caderno de provas.
6.19. O candidato não poderá retirar-se do local de aplicação das provas levando o caderno de provas.
6.19.1. Os cadernos de provas estarão disponíveis para acesso pelos candidatos quando da divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas ou
resultado preliminar da prova de redação e da prova prática de microinformática, no endereço eletrônico http://www.funiversa.org.br ou na Central
de Atendimento ao Candidato da Fundação Universa.
6.20. A inobservância dos subitens 6.18 e 6.19 deste edital acarretará a não-correção das provas e, conseqüentemente, a eliminação do candidato do
processo seletivo público.
6.21. Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do processo seletivo público o candidato que, durante a aplicação das provas:
a) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos e(ou) ilegais para obter vantagens para si e(ou) para terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo
público;
b) for surpreendido dando e(ou) recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas;
c) utilizar-se de livro, dicionário, notas e(ou) impressos não autorizados e(ou) que se comunicar com outro candidato;
d) for surpreendido portando máquina fotográfica, telefone celular, gravador, bip, receptor, pager, notebook, walkman, agenda eletrônica, palmtop,
régua de cálculo, máquina de calcular e(ou) equipamento similar;
e) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes e(ou) os candidatos;
f) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e(ou) em qualquer outro meio, que não os permitidos;
g) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado à sua realização;
h) afastar-se da sala, a qualquer tempo, durante a realização das provas, sem o acompanhamento de fiscal ou de membro da coordenação da
Fundação Universa;
i) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas e(ou) a folha de texto definitivo da prova de redação;
j) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e(ou) na folha de texto definitivo da prova de redação;
k) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
l) descumprir as normas contidas neste edital e(ou) em outros que vierem a ser publicados.
6.22. Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico e(ou) por meio de investigação policial, ter o
candidato utilizado de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do processo seletivo público.
6.23. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de
provas.
6.24. No dia de aplicação das provas, não serão fornecidas, por nenhum membro da equipe de aplicação das provas e(ou) pelas autoridades presentes,
informações referentes ao conteúdo das provas e(ou) aos critérios de avaliação e de classificação.
7. DAS PROVAS OBJETIVAS
7.1. Para todos os empregos, será aplicado exame de habilidades e de conhecimentos, mediante realização de provas objetivas, de caráter
eliminatório e classificatório, abrangendo as áreas de conhecimento constantes deste item e o conteúdo programático constante do Anexo I deste
edital.
7.2. Para os empregos de Consultor Pleno, de Consultor Júnior e de Analista Sênior, as provas objetivas serão compostas da seguinte forma:
7.2.1. Prova objetiva de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Legislação
Específica): 40 (quarenta) questões, peso 1 (um), pontuação máxima: 40,00 (quarenta) pontos.
7.2.2. Prova objetiva de Conhecimentos Específicos: 50 (cinqüenta) questões, peso 2 (dois), pontuação máxima: 100,00 (cem) pontos.
7.3. Para os empregos de Analista Pleno e de Analista Júnior, as provas objetivas serão compostas da seguinte forma:
7.3.1. Prova objetiva de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Legislação
Específica): 30 (trinta) questões, peso 1 (um), pontuação máxima: 30,00 (trinta) pontos.
7.3.2. Prova objetiva de Conhecimentos Específicos: 30 (trinta) questões, peso 2 (dois), pontuação máxima: 60,00 (sessenta) pontos.
7.4. Para os empregos de Assistente II e de Assistente I, as provas objetivas serão compostas da seguinte forma:
7.4.1. Prova objetiva de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Legislação
Específica): 25 (vinte e cinco) questões, peso 1 (um), pontuação máxima: 50,00 (vinte e cinco) pontos.
7.4.2. Prova objetiva de Conhecimentos Específicos: 25 (vinte e cinco) questões, peso 2 (dois), pontuação máxima: 50,00 (cinqüenta) pontos.
7.5. Serão realizadas provas objetivas com questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas em cada questão, para escolha de 1 (uma) única
resposta correta, e pontuação total de acordo com o número de questões e os pesos definidos nos subitens 7.2, 7.3 e 7.4 deste edital.
7.6. O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção
das provas. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as
instruções específicas contidas neste edital e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do
candidato.
7.7. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas
marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital e(ou) com a folha de respostas, tais como: marcação rasurada ou emendada,
campo de marcação não-preenchido integralmente e(ou) mais de uma marcação por questão.
7.8. O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os
prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.
7.9. Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato portador de deficiência,
se a deficiência impossibilitar a marcação pelo próprio candidato, e de candidato que solicitou atendimento especial, observado o disposto no
subitem 5.5.10 deste edital. Nesse caso, o candidato será acompanhado por um fiscal da Fundação Universa devidamente treinado.
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7.10. DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO (TEÓRICO E PRÁTICO)
7.10.1. PRÁTICA:
7.10.1.1. As questões das provas objetivas poderão avaliar situações práticas que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo
compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade de raciocínio e envolvendo situações relacionadas às sínteses das
atribuições de cada emprego, constantes do item 2 deste edital.
7.10.2. CONHECIMENTOS: Nas provas objetivas, serão avaliados, além da prática, conhecimentos, conforme especificação do Anexo I deste
edital.
8. DA PROVA DE REDAÇÃO
8.1. A prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada para todos os empregos, conforme discriminado a seguir.
8.2. A prova de redação terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da
língua portuguesa. O candidato deverá produzir, com base em tema formulado pela banca examinadora, um texto narrativo, dissertativo e(ou)
descritivo, com extensão máxima de 30 (trinta) linhas, primando pela coerência e pela coesão.
8.3. A prova de redação valerá, no máximo, 20,00 (vinte) pontos.
8.4. A prova de redação deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, não sendo permitida a interferência
e(ou) a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato portador de deficiência, se a deficiência impossibilitar a redação pelo próprio
candidato, e de candidato que solicitou atendimento especial, observado o disposto no subitem 5.5.10 deste edital. Nesse caso, o candidato será
acompanhado por um fiscal da Fundação Universa devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das
palavras e os sinais gráficos de pontuação.
8.5. A folha de texto definitivo da prova de redação não poderá ser assinada, rubricada nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer
palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da prova de redação. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço
destinado à transcrição de textos definitivos acarretará a anulação dos textos.
8.6. A folha de texto definitivo será o único documento válido para a avaliação da prova de redação. A folha para rascunho, contida no caderno de
provas, é de preenchimento facultativo e não valerá para tal finalidade.
8.7. A prova de redação será realizada no mesmo dia e dentro do prazo de duração da realização das provas objetivas.
8.8. A prova de redação será avaliada conforme os critérios a seguir.
8.8.1. Em casos de fuga ao tema, de não haver texto ou de identificação em local indevido, o candidato receberá nota zero na prova de redação
avaliada.
8.8.2. A apresentação textual, a estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (ND), limitada a
20,00 (vinte) pontos.
8.8.3. A avaliação do domínio da modalidade escrita da língua portuguesa totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos
como acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação.
8.8.4. Será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato.
8.8.5. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a
extensão máxima de 30 (trinta) linhas.
8.8.6. Será calculada, então, para cada candidato, a nota na prova de redação (NPD) = ND – ((NE/TL) x 10).
8.8.7. Será atribuída nota zero ao candidato que obtiver NPD < 0,00.
9. DA PROVA PRÁTICA
9.1. A prova prática de microinformática, de caráter eliminatório e classificatório, valerá, no máximo, 20,00 (vinte) pontos e será aplicada para todos
os empregos.
9.2. Para os empregos de nível superior, a prova prática de microinformática terá 2 (duas) atividades, conforme descrito a seguir:
a) 1 (uma) situação envolvendo criação de planilha de cálculo em ambiente de microinformática, utilizando o software Microsoft Excel, com tempo
máximo de 30 (trinta) minutos de duração, em que será observado: uso correto das fontes, bordas e sombreamentos; configuração correta do tamanho
do papel e orientação na página; posicionamento da planilha na página; alinhamento de parágrafos; uso de fórmulas de cálculo; uso correto de textos
no cabeçalho e rodapé; quantidade de erros de digitação e formatação;
b) 1 (uma) situação envolvendo busca de informações na internet e uso de correio eletrônico, utilizando: browser Internet Explorer, software
Microsoft Word, webmail e o sítio de busca Google.
9.3. Para os empregos de nível médio, a prova prática de microinformática terá 2 (duas) atividades, conforme descrito a seguir:
a) 1 (uma) atividade envolvendo digitação de texto em ambiente de microinformática, utilizando o software Microsoft Word, com tempo máximo de
20 (vinte) minutos de duração, em que será observado: uso correto das fontes; configuração correta do tamanho do papel; posicionamento do texto na
página; configuração dos parágrafos; uso de cabeçalho e rodapé; inserção de imagens; formatos de impressão; quantidade de erros de digitação;
b) 1 (uma) situação envolvendo criação de planilha de cálculo em ambiente de microinformática, utilizando o software Microsoft Excel, com tempo
máximo de 30 (trinta) minutos de duração, em que será observado: uso correto das fontes, bordas e sombreamentos; configuração correta do tamanho
do papel e orientação na página; posicionamento da planilha na página; alinhamento de parágrafos; uso de fórmulas de cálculo; uso correto de textos
no cabeçalho e rodapé; quantidade de erros de digitação e formatação.
9.4. Não será permitida, em hipótese alguma, a interferência e(ou) a participação de terceiros durante a realização da prova prática.
9.5. O cumprimento do tempo de realização da prova prática se rigoroso, sem possibilidade alguma de extensão do tempo previsto para essa prova.
10. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO
10.1. Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico, a partir das marcações feitas pelos candidatos
na folha de respostas.
10.2. A nota de cada candidato em cada prova objetiva será obtida pela multiplicação da quantidade de questões acertadas pelo candidato, conforme
o gabarito oficial definitivo, pelo peso da prova.
10.3. Para os empregos de Consultor Pleno, de Consultor Júnior e de Analista Sênior, será reprovado nas provas objetivas e eliminado do
processo seletivo público o candidato que se enquadrar em pelo menos uma das situações previstas a seguir:
a) acertar menos de 12 (doze) questões na prova de conhecimentos básicos;
b) acertar menos de 20 (vinte) questões na prova de conhecimentos específicos;
c) acertar menos de 45 (quarenta e cinco) questões no conjunto das provas objetivas.
10.4. Para os empregos de Analista Pleno e de Analista Júnior, será reprovado nas provas objetivas e eliminado do processo seletivo público o
candidato que se enquadrar em pelo menos uma das situações previstas a seguir:
a) acertar menos de 9 (nove) questões na prova de conhecimentos básicos;
b) acertar menos de 12 (doze) questões na prova de conhecimentos específicos;
c) acertar menos de 30 (trinta) questões no conjunto das provas objetivas.
10.5. Para os empregos de Assistente II e de Assistente I, será reprovado nas provas objetivas e eliminado do processo seletivo público o candidato
que se enquadrar em pelo menos uma das situações previstas a seguir:
a) acertar menos de 8 (oito) questões na prova de conhecimentos básicos;
b) acertar menos de 10 (dez) questões na prova de conhecimentos específicos;
10
c) acertar menos de 25 (vinte e cinco) questões no conjunto das provas objetivas.
10.6. O candidato eliminado na forma do subitem 10.3, 10.4 ou 10.5 deste edital não terá classificação alguma no processo seletivo público.
10.7. Os candidatos não-eliminados na forma do subitem 10.3, 10.4 ou 10.5 deste edital serão ordenados por emprego, de acordo com os valores
decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas na prova objetiva de conhecimentos básicos e na prova objetiva de
conhecimentos específicos.
10.8. Com base na lista organizada na forma do subitem 10.7 deste edital e para os empregos que tenham até 2 (duas) vagas, serão avaliadas as
provas de redação dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados em até 20 (vinte) vezes o número de vagas definidas para cada
emprego, conforme o item 2 deste edital, observada a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência e respeitados os empates na última
posição.
10.9. Com base na lista organizada na forma do subitem 10.7 deste edital e para os empregos que tenham 3 (três) ou mais vagas, serão avaliadas as
provas de redação dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados em até 10 (dez) vezes o número de vagas definidas para cada
emprego, conforme o item 2 deste edital, observada a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência e respeitados os empates na última
posição.
10.10. O candidato que não tiver a sua prova de redação corrigida na forma do subitem 10.8 ou 10.9 deste edital estará, automaticamente, eliminado
e não terá classificação alguma no processo seletivo público.
10.11. Será eliminado e não terá classificação alguma no processo seletivo público o candidato que obtiver, na prova de redação, nota inferior a
10,00 (dez) pontos.
10.12. Os candidatos não-eliminados na forma do subitem 10.11 deste edital serão ordenados por emprego, de acordo com os valores decrescentes
obtidos a partir do somatório da nota final nas provas objetivas e na prova de redação.
10.13. Com base na lista organizada na forma do subitem 10.12 deste edital e para os empregos que tenham até 2 (duas) vagas, serão convocados
para a prova prática de microinformática os candidatos aprovados na prova de redação e classificados em até 10 (dez) vezes o número de vagas
definidas para cada emprego, conforme o item 2 deste edital, observada a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência e respeitados os
empates na última posição.
10.14. Com base na lista organizada na forma do subitem 10.12 deste edital e para os empregos que tenham 3 (três) ou mais vagas, serão convocados
para a prova prática de microinformática os candidatos aprovados na prova de redação e classificados em até 5 (cinco) vezes o número de vagas
definidas para cada emprego, conforme o item 2 deste edital, observada a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência e respeitados os
empates na última posição.
10.15. O candidato não-convocado para a prova prática de microinformática na forma do subitem 10.13 ou 10.14 deste edital estará,
automaticamente, eliminado e não terá classificação alguma no processo seletivo público.
10.16. Será eliminado e não terá classificação alguma no processo seletivo público o candidato que obtiver, na prova prática de microinformática,
nota inferior a 10,00 (dez) pontos.
10.17. Todos os cálculos citados neste edital serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando-se o número para cima, se o algarismo da
terceira casa decimal for igual ou superior a 5 (cinco).
11. DA NOTA FINAL NO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO
11.1. Para todos os candidatos, a nota final no processo seletivo público será igual à soma da nota obtida nas provas objetivas, na prova de redação e
na prova prática de microinformática.
11.2. Os candidatos serão ordenados por emprego, de acordo com os valores decrescentes da nota final no processo seletivo público.
12. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
12.1. Em caso de empate na nota final do processo seletivo público, terá preferência o candidato que obtiver, na seguinte ordem:
a) maior nota no conjunto de questões relacionadas à prova de conhecimentos específicos;
b) maior nota no conjunto de questões relacionadas à prova de língua portuguesa;
c) maior nota no conjunto de questões relacionadas à prova de língua inglesa;
d) maior nota no conjunto de questões relacionadas à prova de legislação específica;
e) maior nota no conjunto de questões relacionadas à prova de conhecimentos gerais;
f) maior nota na prova de redação.
12.1.1. Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.
13. DOS RECURSOS
13.1. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão afixados no mural de avisos da Fundação Universa e divulgados na internet, no
endereço eletrônico
http://www.funiversa.org.br, no primeiro dia útil seguinte ao da aplicação das provas objetivas e da prova de redação.
13.2. O candidato que desejar interpor recurso contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 2 (dois) dias úteis para fazê-
lo, a contar do dia subseqüente ao da divulgação dos gabaritos oficiais preliminares, conforme o modelo correspondente de formulário, que será
disponibilizado no momento de divulgação dos gabaritos oficiais preliminares.
13.2.1. O recurso poderá ser entregue pessoalmente ou por terceiro, no horário das 10 (dez) horas às 17 (dezessete) horas, ininterrupto, na Central de
Atendimento ao Candidato da Fundação Universa, localizada na L–2 Sul, quadra 609, módulo C, Asa Sul, Brasília/DF. O candidato poderá, ainda,
encaminhar o recurso via SEDEX, postado, impreterivelmente, até o último dia útil de entrega do recurso, para a Fundação Universa – Processo
Seletivo Público APEX-Brasil, caixa postal 6149, CEP 70740–971, Brasília/DF.
13.3. Não será aceito recurso via fax, via internet e(ou) via correio eletrônico.
13.4. O candidato deverá entregar 2 (dois) conjuntos idênticos de recursos (original e uma cópia), sendo que cada conjunto deverá ter todos os
recursos e apenas uma capa.
13.5. Cada conjunto de recursos deverá ser apresentado com as seguintes especificações:
a) folhas separadas para questões diferentes;
b) em cada folha, indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pela Fundação Universa;
c) para cada questão, argumentação lógica e consistente;
d) capa única constando: nome e número do processo seletivo público; nome, assinatura e número de inscrição do candidato; código e nome do
emprego a que está concorrendo; endereço e telefone(s) para contato;
e) sem identificação do candidato no corpo dos recursos;
f) recursos datilografados ou digitados em formulário próprio, de acordo com o modelo a ser disponibilizado na internet em data a ser informada no
momento de divulgação dos gabaritos oficiais provisórios e dos editais de resultados provisórios da prova discursiva, da prova de redação e da prova
prática de microinformática, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.
13.6. Recursos inconsistentes, em formulário diferente do exigido e(ou) fora das especificações estabelecidas neste edital e em outros editais serão
indeferidos.
13.7. Se do exame de recursos resultar anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os
candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração do gabarito oficial provisório, por força de impugnações, as provas serão
corrigidas de acordo com os gabaritos oficiais definitivos. Em hipótese alguma, o quantitativo de questões das provas objetivas sofrerá alterações.
13.8. Em nenhuma hipótese será aceito pedido de revisão de recurso, tampouco recurso de recurso.
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13.9. Recurso cujo teor desrespeite a banca examinadora será preliminarmente indeferido.
13.10. A banca examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos
adicionais.
14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
14.1. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o processo seletivo público contidas nos comunicados, neste edital e em outros
a serem publicados.
14.2. O candidato poderá obter informações referentes ao processo seletivo público, exceto quanto ao subitem 6.6 deste edital, na Central de
Atendimento ao Candidato da Fundação Universa, localizada na L–2 Sul, quadra