Edital do Concurso Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2006

Visualizaçao do Edital do Concurso

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BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A.
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO
DE RESERVA DE PESSOAL NOS CARGOS DE CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO, CONTADOR, ASSISTENTE SOCIAL E MÉDICO DO TRABALHO
EDITAL Nº 001/2006, BELÉM/PARÁ, 30 DE MARÇO DE 2006
O Presidente do Banco do Estado do Pará, faz saber, para conhecimento dos interessados, que o
BANPARÁ, localizado na Av. Presidente Vargas, nº 251, nesta Cidade, no período de 17 a 25 de abril
de 2006, no horário de expediente bancário, abrirá as inscrições ao Concurso Público para contratação
de pessoal e formação de cadastro reserva, visando prover vagas para os cargos de CONSULTOR EM
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, CONTADOR, ASSISTENTE SOCIAL E MÉDICO DO
TRABALHO, do Grupo de Cargos Técnicos, do Quadro de Pessoal do Banco do Estado do Pará S.A,
de acordo com as condições e exigências contidas no presente Edital.
I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1- O Concurso Público será executado sob a responsabilidade da Fundação de Amparo e
Desenvolvimento à Pesquisa - FADESP, obedecidas as normas deste Edital e a supervisão de Comissão
designada pelo Presidente do BANPARÁ.
2- O Concurso destina-se ao provimento de vagas atuais e futuras dos cargos constantes da tabela
abaixo, dentro do prazo de validade previsto neste Edital, onde existirem Unidades do BANPARÁ.
3 - A escolaridade, as vagas, a remuneração e taxa de inscrição são os estabelecidos na tabela que segue:
CARGO ESCOLARIDADE
VAGAS REMUNERAÇÃO
TX. DE INSCRIÇÃO
CONSULTOR EM
TECNOLOGIA
DA
INFORMAÇÃO -
SISTEMAS DE
INFORMAÇÃO
Ensino Superior
Completo
05 R$-3.000,00 R$-100,00
CONSULTOR EM
TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO -
SUPORTE DE TI
Ensino Superior
Completo
03 R$-3.000,00 R$-100,00
CONSULTOR EM
TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO -
ADMINISTRAÇÃO
DE DADOS
Ensino Superior
Completo
03 R$-3.000,00 R$-100,00
CONTADOR
Ensino Superior
Completo
RESERVA
R$-1.485,90 R$-75,00
ASSISTENTE
SOCIAL
Ensino Superior
Completo
01 R$-1.485,90 R$-75,00
MÉDICO DO
TRABALHO
Ensino Superior
Completo
01 R$-1.485,90 R$-75,00
3.1- A critério do BANPARÁ, os ocupantes dos cargos de
CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO
poderão vir a exercer função gratificada compatível com o cargo, cujo valor está
previsto em R$-1.500,00, observadas as atividades descritas no manual de normas e procedimentos da
empresa.
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4 – REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS:
a) Os requisitos e as atribuições dos cargos são as definidas no presente edital e no Regulamento
de Pessoal do BANPARÁ que disciplinam as atividades do seu quadro funcional.
4.1. CARGO: CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) - SISTEMAS DE
INFORMAÇÃO
REQUISITOS:
- Diploma devidamente registrado de conclusão de um dos seguintes Cursos de Graduação: Engenharia
da Computação, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Tecnólogo de Processamento de
Dados e Sistemas de Informação, fornecido por qualquer Instituição regular de Ensino Superior,
reconhecido pelo MEC; ou de qualquer Curso de Graduação, em quaisquer áreas do conhecimento,
fornecido por Instituição regular de Ensino Superior, reconhecido pelo MEC, desde que possua o
diploma de curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) na área de informática.
- Experiência comprovada de, no mínimo, 02 (dois) anos na área de Sistemas de Informação.
ATRIBUIÇÕES:
Planejar, coordenar e acompanhar a implementação de projetos de sistemas de informação.
Avaliar orçamentos e definições funcionais e operacionais de sistemas de informação.
Desenvolver estudos, análises, avaliações, vistorias, perícias e auditorias de projetos de sistemas
de informação.
Realizar estudos de viabilidade técnica e financeira para implantação de projetos e sistemas de
informação.
Coordenar os esforços de prospecção de novas tecnologias no mercado para atendimento de
necessidades relacionadas a oportunidades de negócios imediatos ou futuros do Banco.
Apoiar a reengenharia e modernização dos processos internos.
VAGAS: 05, sendo 01(uma) destinada aos Portadores de Necessidades Especiais
SALÁRIO: R$-3.000,00
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS SEMANAIS
4.2- CARGO: CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) - SUPORTE DE TI
REQUISITOS:
- Diploma devidamente registrado de conclusão de um dos seguintes Cursos de Graduação: Engenharia
da Computação, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Tecnólogo de Processamento de
Dados e Sistemas de Informação, fornecido por qualquer Instituição regular de Ensino Superior,
reconhecido pelo MEC; ou de qualquer Curso de Graduação, em quaisquer áreas do conhecimento,
fornecido por Instituição regular de Ensino Superior, reconhecido pelo MEC, desde que possua o
diploma de curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) na área de informática.
- Experiência comprovada de, no mínimo, 02 (dois) anos na área de Suporte de TI.
ATRIBUIÇÕES:
Dar suporte técnico aos ambientes de Sistemas e de Produção da área de TI.
Identificar problemas e buscar soluções que assegurem disponibilidade dos recursos
computacionais do Banco aos clientes e usuários.
Coordenar as atividades relacionadas a utilização de software básico, software de apoio, banco
de dados e de telecomunicações.
Coordenar as atividades relacionadas a planejamento de capacidade, performance e utilização
adequada dos recursos computacionais.
VAGAS: 03, sendo 01(uma) destinada aos Portadores de Necessidades Especiais
3
SALÁRIO: R$-3.000,00
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS SEMANAIS
4.3- CARGO: CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) -
ADMINISTRAÇÃO DE DADOS
REQUISITOS:
- Diploma devidamente registrado de conclusão de um dos seguintes Cursos de Graduação: Engenharia
da Computação, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Tecnólogo de Processamento de
Dados e Sistemas de Informação, fornecido por qualquer Instituição regular de Ensino Superior,
reconhecido pelo MEC; ou de qualquer Curso de Graduação, em quaisquer áreas do conhecimento,
fornecido por Instituição regular de Ensino Superior, reconhecido pelo MEC, desde que possua o
diploma de curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) na área de informática.
- Experiência comprovada de, no mínimo, 02 (dois) anos na área de Administração de Dados.
ATRIBUIÇÃO GERAL:
Coordenar as atividades relacionadas a identificação e descrição dos dados corporativos.
Coordenar as atividades relacionadas a identificação dos relacionamentos entre dados corporativos.
Coordenar as atividades relacionadas ao cadastramento e manutenção de dicionário de dados.
Coordenar atividades relacionadas a administração dos dados corporativos.
VAGAS: 03, sendo 01(uma) destinada aos Portadores de Necessidades Especiais
SALÁRIO: R$-3.000,00
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS SEMANAIS
4.4- CONTADOR
REQUISITO:
. Diploma, devidamente registrado, de conclusão no Curso de Graduação em Ciências Contábeis,
fornecido por qualquer instituição regular de Ensino Superior, reconhecido pelo MEC.
ATRIBUIÇÃO GERAL:
. Avaliar, classificar, registrar fatos contábeis, financeiros, orçamentários e fiscais; realizar outros
trabalhos de natureza contábil, nos diversos segmentos da Empresa.
VAGAS: CADASTRO DE RESERVA
SALÁRIO: R$-1.485,90
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS SEMANAIS
4.5- ASSISTENTE SOCIAL
REQUISITO:
. Diploma, devidamente registrado, de conclusão no Curso de Graduação em Serviço Social,
fornecido por qualquer Instituição regular de Ensino Superior, reconhecido pelo MEC.
ATRIBUIÇÃO GERAL:
. Exercer atividades no âmbito social aos empregados do Banco e a seus dependentes; emitir
parecer social; realizar outros trabalhos pertinentes à área de serviço social.
VAGAS: 01
SALÁRIO: R$-1.485,90
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS SEMANAIS
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4.6- MÉDICO DO TRABALHO
REQUISITO:
. Diploma, devidamente registrado, de conclusão no Curso de Medicina fornecido por qualquer
Instituição regular de Ensino Superior, reconhecido pelo MEC, acrescido de Certificado do Curso e
Especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, com carga horária mínima de 360
horas, em Medicina do Trabalho, reconhecido pelo MEC e registro no Conselho de Classe respectivo.
ATRIBUIÇÃO GERAL:
. Elaboração, coordenação e implementação do PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde
Ocupacional do Banco; realização dos exames ocupacionais; emissão dos Atestados Médicos
Ocupacionais; acompanhamento dos assuntos de ordem médica, inclusive por ocasião de fiscalizações
dos órgãos públicos; emissão de Laudo Médico e assinatura na Comunicação de Acidente do Trabalho –
CAT; monitoramento e acompanhamento ao funcionário adoecido; palestras, treinamentos e outras
ações educativas no âmbito da saúde, segurança e higiene do trabalho; apresentação de Relatório Anual
de acordo com as exigências legais; formulação dos requerimentos profissiográficos dos cargos e
funções dos funcionários; acompanhamento dos fatores de riscos presentes nos ambientes laborais das
Unidades do Banco; emissão de Relatórios Técnicos, Laudos Periciais e/ou outros documentos exigidos
pelos órgão públicos do trabalho, saúde e previdência social, tais como, PPP-Perfil Profissiográfico
Previdenciário; PPRA - Programa de Prevenção de Riscos e PCMSO; análise, acompanhamento e
adequação de EPIs- Equipamentos de Proteção Individual; acompanhamento dos funcionários afastados
do trabalho por licença médica; acompanhamento dos funcionários em processo de reabilitação ou
readaptação profissional; participar das reuniões multiprofissionais e/ou interequipes; acompanhar o
índice de absenteísmo e presenteísmo propondo medidas para a empresa; realizar levandamento
epidemiológicos no tocante às doenças ocupacionais.
VAGAS: 01
SALÁRIO: R$-1.485,90
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS SEMANAIS
II - DAS INSCRIÇÕES - DISPOSIÇÕES GERAIS
1- As inscrições ficarão abertas no período de período de 17 a 25 de abril de 2006, no horário de
expediente bancário, nas Agências a seguir especificadas, onde os candidatos efetuarão o pagamento da
taxa de inscrição, com o conseqüente recebimento da ficha de inscrição e do manual do candidato.
LOCAIS DE INSCRIÇÃO:
AGÊNCIA BELÉM-CENTRO ? AV. PRESIDENTE VARGAS, 251 – COMÉRCIO
AGÊNCIA NAZARÉ ? AV. NAZARÉ, 1329 – TÉRREO
AGÊNCIA SENADOR LEMOS ? AV. SENADOR LEMOS, 321
AGÊNCIA ANANINDEUA – CASTANHEIRA ? ROD.BR–316 - KM l - ANANINDEUA
AGÊNCIA ESTRADA NOVA ? AV. BERNARDO SAYÃO, 540 – JURUNAS
AGÊNCIA ICOARACI ? AV. CRISTÓVÃO COLOMBO, 78
AGÊNCIA PALÁCIO ? RUA JOÃO DIOGO, 130
AGÊNCIA SÃO BRÁS ? AV. JOSÉ BONIFÁCIO, 1000 – SÃO BRÁS
AGÊNCIA TELÉGRAFO ? AV. SENADOR LEMOS, 1372 - TELÉGRAFO
1.1- Somente será considerado inscrito o candidato que, após efetuar o pagamento da taxa de inscrição,
devolver a ficha preenchida, devidamente autenticada pelo BANPARÁ, no local especificado no
subitem 1.2 infra.
1.2- A devolução da ficha de inscrição à FADESP deverá ocorrer no período de inscrição, especificado
no preâmbulo deste Edital, no horário de 09:00 às 17:00 horas, no seguinte endereço: Av. Augusto
Corrêa, s/n – Campus Universitário do Guamá - UFPA.
5
2- O pagamento da importância deverá ser efetuado em dinheiro, em qualquer das agências do
BANPARÁ especificadas neste Edital.
3- Ao candidato será atribuída a total responsabilidade pelo correto preenchimento da ficha de inscrição.
4- Efetivada a inscrição, sob qualquer das modalidades previstas neste Edital, não serão aceitos pedidos
de alteração da opção de que trata o Item I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES - subitem 3 deste
Edital, bem como não haverá, em hipótese alguma, devolução da importância paga. Não serão aceitos
pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.
5-
O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo
em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração Pública.
6- O candidato obrigatoriamente deverá indicar na ficha de inscrição uma única opção de cargo, os
quais encontram-se especificados no Item I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES - subitem 3 deste
Edital.
7- Será permitida a inscrição por procuração, mediante entrega do original do respectivo mandato,
acompanhado de cópia autenticada do documento de identidade do candidato e apresentação de
identidade do procurador.
8- Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato, que ficará retida.
9- O candidato ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na ficha de inscrição,
arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento do documento.
10- É vedada a inscrição condicional, extemporânea, por via postal, fax ou correio eletrônico.
11- No cartão de inscrição constarão os dados pessoais do candidato, o cargo objeto do concurso, a data
de nascimento, o local de realização da prova e se é portador de necessidades especiais.
12- O candidato, ao receber/imprimir o cartão de inscrição, constatar erro de processamento nos dados
pessoais, poderá solicitar a correção, no período, endereço e horário mencionados no subitem 13 infra.
13- O Cartão de Inscrição será entregue na FADESP, ou retirado via internet, no período de 15 a 19 de
maio de 2006, no horário de 09:00 às 17:00 h, no seguinte endereço: Av. Augusto Corrêa, s/n – Campus
Universitário do Guamá - UFPA. Será também divulgado nos sites do BANPARÁ
(www.banparanet.com.br) e da FADESP (www.fadesp.org.br) os respectivos locais de provas dos
candidatos inscritos.
14- Não será permitida troca de cargo e de local de realização das provas.
15- A apresentação do cartão de inscrição, acompanhado do original do documento de identidade (com
fotografia), será obrigatória no dia de realização das provas.
II.1- DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET
1- As inscrições poderão ser efetuadas via Internet conforme procedimentos especificados a seguir:
2- Será admitida a inscrição via Internet no endereço eletrônico http://www.fadesp.org.br, solicitada no
período entre 10 horas do dia 17 de abril de 2006 e 23 horas e 59 minutos do dia 25 de abril de
2006, observado o horário oficial de Brasília/DF.
3- A FADESP não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem
técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem
como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
4- O candidato poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição das seguintes formas:
a) por meio de débito em conta-corrente, apenas para correntistas do BANPARÁ;
b) por meio de boleto bancário, o qual estará disponível no endereço eletrônico
http://www.fadesp.org.br e deverá ser impresso para o pagamento da taxa de inscrição imediatamente
após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição on line.
5- O pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário deverá ser efetuado até o dia 26 de
abril de 2006.
6- As solicitações de inscrição cujos pagamentos forem efetuados após a data estabelecida no subitem
anterior não serão acatadas.
7- As inscrições efetuadas somente serão acatadas após a comprovação do pagamento da taxa de
inscrição.
6
8- Após o acatamento da inscrição, o cartão de inscrição do candidato estará disponível no período e
endereços especificados no Item II DAS INSCRIÇÕES - DISPOSIÇÕES GERAIS - subitem 13,
sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.
9- O candidato obrigatoriamente deverá indicar, na solicitação de inscrição via Internet, uma única
opção de cargo, observada a oferta de vaga para o cargo, conforme Item I DAS DISPOSIÇÕES
PRELIMINARES - subitem 3, deste Edital.
10- As informações prestadas na solicitação de inscrição via Internet serão de inteira responsabilidade
do candidato, podendo a FADESP excluir do concurso aquele que não preencher a ficha de inscrição de
forma completa e correta.
II.2- DA INSCRIÇÃO PARA CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
1- Aos candidatos portadores de necessidades especiais que se enquadram nas categorias discriminadas
no artigo 4º do Decreto Federal 3.298/99, alterado pelo Decreto Federal 5.296/2004, é assegurado
o direto de inscrever-se no presente concurso, em igualdade de condições com os demais candidatos,
para provimento de cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador, na
forma do art. 93 da Lei nº 8.213/91, da Lei n° 7.853/89 e Decreto Federal n° 3.298/99.
2- As vagas definidas no Item I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES - subitem 3 deste Edital que
não forem providas por falta de candidatos, por eliminação no concurso ou por contra indicação nos
exames médicos e/ou nos exames complementares, serão preenchidas pelos demais aprovados,
observada a ordem de classificação.
3- O candidato portador de necessidades especiais que necessitar de tratamento diferenciado nos dias do
concurso, deverá requerê-lo no processo de inscrição, através de formulário específico. Pedidos
posteriores, nesse sentido, serão indeferidos.
4- O candidato portador de necessidades especiais que necessitar de tempo adicional para realização das
provas deverá requerê-lo, no período de inscrição, com justificativa acompanhada de parecer emitido
por especialista da área de sua deficiência (Decreto nº 3.298 de 20/12/99).
5- Os candidatos portadores de necessidades especiais, resguardadas as condições especiais previstas no
Decreto Federal 3.298/99, particularmente em seu artigo 37, participarão do Concurso Público em
igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo das provas, à avaliação e
aos critérios de aprovação, a data, ao horário e ao local de aplicação das provas, e ao critério de corte
exigido para todos os demais candidatos.
6- O candidato portador de necessidades especiais, classificado no Concurso será submetido, antes da
posse, à perícia por Junta Médica designada pelo BANPARÁ, que terá decisão definitiva sobre a sua
qualificação como deficiente e sobre o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo
pretendido.
7- Após perícia, se favorável, será o candidato nomeado, observando-se a ordem de classificação. Em
caso de não ratificação declarada pela Junta Médica designada pelo BANPARÁ, o candidato será
eliminado do Concurso.
8- Os candidatos portadores de necessidades especiais que não declararem essa condição não poderão,
posteriormente, interpor recurso em favor de sua situação.
9- A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito das
vagas reservadas aos candidatos em tais condições.
10- A publicação do resultado final do concurso será feita em duas listas, sendo a primeira, contendo a
pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de necessidades especiais, e a segunda,
somente com a pontuação destes últimos.
III - DAS PROVAS
1- O concurso constará de prova escrita e avaliação de títulos, de acordo com o cargo ao qual o
candidato concorrerá:
1.1- DA PROVA ESCRITA:
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a) CARGOS: CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) - SISTEMAS DE
INFORMAÇÃO, SUPORTE DE TI E ADMINISTRAÇÃO DE DADOS
A Prova Objetiva conterá 100 (cem) questões e terá duração de 05 (cinco) horas, iniciando-se
às 08:00 h (Horário de Brasília).
A Prova Dissertativa terá duração de 04 (quatro) horas, iniciando-se às 08:00 h (Horário de
Brasília).
PROVA
ESCRITA
ÁREA DE
CONHECIMENTOS
Nº DE
QUESTÕES
PESO NATUREZA DA
PROVA
Conhecimentos Gerais 50 1 Objetiva
Conhecimentos Específicos 50 3
Dissertativa Conhecimentos Específicos
(VIDE ABAIXO)
-- 1
ELIMINATÓRIO
E
CLASSIFICATÓRIO
a.1) A Prova Dissertativa consistirá num Estudo de Caso destinando-se a avaliar o domínio de conteúdo
dos temas abordados, a experiência do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo
para o qual se inscreveu. Constará de problemas práticos propostos, para os quais o candidato deverá
apresentar por escrito as soluções. Os temas versarão sobre o conteúdo pertinente a conhecimentos
específicos conforme o conteúdo programático constante deste Edital.
a.2) A Prova Dissertativa será aplicada para todos os candidatos inscritos nas referidas áreas e somente
será avaliada a dos candidatos que obtiverem aprovação na prova objetiva. Esta prova valerá 100
pontos.
b) CARGO: CONTADOR
A Prova Objetiva conterá 60 (sessenta) questões e terá duração de 04 (quatro) horas iniciando-
se às 08:00 h (Horário de Brasília).
PROVA
ESCRITA
ÁREA DE
CONHECIMENTOS
Nº QUESTÕES PESO NATUREZA DA
PROVA
Conhecimentos Gerais:
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
10
10
10
1
Objetiva
Conhecimentos Específicos 30 3
ELIMINATÓRIO
E
CLASSIFICATÓRIO
c) CARGOS: ASSISTENTE SOCIAL E MÉDICO DO TRABALHO
A Prova Objetiva conterá 60 (sessenta) questões e terá duração de 04 (quatro) horas iniciando-
se às 08:00 h (Horário de Brasília).
PROVA
ESCRITA
ÁREA DE
CONHECIMENTOS
Nº QUESTÕES PESO NATUREZA DA
PROVA
Conhecimentos Gerais:
LÍNGUA PORTUGUESA
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
10
10
1
Objetiva
Conhecimentos Específicos 40 3
ELIMINATÓRIO
E
CLASSIFICATÓRIO
2- O conteúdo programático das provas está especificado no Anexo I do presente Edital.
8
IV - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS
1- A prova objetiva realizar-se-á na cidade de Belém, Estado do Pará, no dia 28 de maio de 2006, em
local a ser oportunamente divulgado nos sites www.banparanet.com.br e www.fadesp.org.br, bem como
no cartão de inscrição que será entregue ao candidato;
1.1- A prova dissertativa para os candidatos aos cargos de: Consultor em Tecnologia da Informação (TI)
Sistemas de Informação, Suporte de TI e Administração de Dados, será no dia 04 de junho de 2006,
no mesmo horário e local da prova objetiva.
2- Não haverá segunda chamada ou repetição de prova. O candidato não poderá alegar desconhecimento
sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer
que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Concurso
Público.
3- Somente será permitida a entrada à sala de provas o candidato que apresentar documento original que
o identifique, tais como: carteiras e/ou cédulas de identidade expedida pela SSP ou Forças Armadas ou
PM ou Ministério das Relações Exteriores ou Órgãos ou Conselhos de Classe ou CTPS ou CNH (com
fotografia, na forma da Lei nº 9.053/97).
4- Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a
identificação do candidato.
5- O cartão de inscrição do candidato deverá ser apresentado nos locais de realização das provas.
6- As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas entre as
quais apenas uma é correta. O candidato deverá assinalar as respostas da prova objetiva na folha de
respostas, que será o único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da folha de
respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as
instruções específicas contidas nas capas dos cadernos de questões.
7- Em hipótese alguma haverá vista ou revisão de prova em qualquer das formas de avaliação, seja qual
for o motivo alegado.
8- Em caráter excepcional serão realizadas provas em hospitais na cidade de Belém, para o candidato
que comprovadamente apresentar, junto à Comissão Executora do Concurso, na véspera ou até duas
horas antes do início das provas, o atestado fornecido por médico com respectivo CRM e CID – Código
Internacional de Doenças, que demonstre a impossibilidade de comparecimento.
9- No tempo de duração das provas está inserido o tempo para preenchimento do cartão-resposta da
prova objetiva.
V - DA DESCLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS
1- Será desclassificado o candidato que:
a) não estiver presente na sala de provas no horário determinado para o início das provas;
b) for surpreendido, durante a execução das provas, em comunicação com outro candidato, utilizando-
se de material não autorizado ou praticando qualquer modalidade de fraude;
c) não obtiver a pontuação exigida no Item VI – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS
subitem 1, deste Edital.
VI - DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS
1- Somente concorrerão à classificação os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 60%
(sessenta por cento) do número de pontos atribuídos à prova objetiva bem como à dissertativa.
2- Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota.
3- Na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
3.1- obtiver maior número de acertos nas questões referentes à disciplina CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS da Prova Objetiva (para todos os cargos);
3.2- obtiver maior nota na Prova Dissertativa (somente para os cargos de Consultor em Tecnologia da
Informação (TI) – Sistemas de Informação, Suporte de TI e Administração de Dados);
3.3- tiver mais idade.
9
4- O resultado final do concurso dar-se-á da seguinte forma: para os candidatos aos cargos de Consultor
em Tecnologia da Informação (TI) – Sistemas de Informação, Suporte de TI e Administração de Dados,
será a somatória das notas obtidas nas provas objetiva, dissertativa e de títulos.
5- Para os demais cargos, será a somatória das notas obtidas nas provas objetiva e de títulos.
VII - DOS TÍTULOS
1- A avaliação dos títulos será de NATUREZA CLASSIFICATÓRIA para todos os cargos.
2- Os Títulos serão apresentados pelos candidatos que obtiverem aprovação na(s) Prova(s), no prazo de
até 48 (quarenta e oito) horas da divulgação do resultado desta(s), somente sendo considerados os
Títulos obtidos até a data da realização desta prova.
3- O detalhamento da Prova de Títulos constará do Manual do Candidato, o qual será entregue no ato da
inscrição.
VIII - DOS RECURSOS
1- Será admitido recurso quanto: ao gabarito da prova objetiva, à nota da prova dissertativa e à nota da
avaliação dos títulos.
2- Os recursos deverão ser interpostos em até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação das etapas
acima.
3- Admitir-se-á um único recurso para cada evento, sendo desconsiderado recurso de igual teor.
4- Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo com indicação do nome do cargo,
nome do candidato, número de sua inscrição e assinatura, conforme o modelo constante no Anexo II do
presente Edital.
5- Todos os recursos deverão ser dirigidos à Comissão Executora do Concurso, na FADESP, Campus
Universitário do Guamá - UFPA, Av. Augusto Corrêa 01, Guamá, CEP 66.075-900, no horário de 09:00
às 17:00 horas.
6- O recurso interposto não terá efeito suspensivo e aquele que for interposto fora do respectivo prazo
não será aceito, sendo considerada, para tanto, a data da postagem da correspondência como data de
protocolo para fins de exame da tempestividade.
7- O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os
candidatos presentes.
8- A FADESP é a instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão
recursos adicionais.
9- A decisão do recurso será dada a conhecer, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar a partir do
último dia do prazo de recebimento, no local que foi designado para sua interposição (especificado no
subitem 5 supra).
IX - DO PROVIMENTO DO CARGO
1- O provimento do cargo obedecerá à ordem de classificação dos candidatos habilitados, de acordo
com a necessidade do BANPARÁ, desde que considerados aptos em inspeção de saúde, de caráter
eliminatório, a ser realizada pelo Serviço Médico do BANPARÁ.
2- O BANPARÁ se reserva o direito de prover as vagas de acordo com suas necessidades, definindo a
ordem de preenchimento das mesmas no momento da admissão dos classificados.
X - DA ADMISSÃO
1- Após o término do concurso público, o BANPARÁ responsabilizar-se-á pelos procedimentos pré-
admissionais, incluindo as solicitações de exames médicos (inspeção clínica e exames complementares),
todos de caráter unicamente eliminatório, tão-somente dos candidatos que sejam convocados à
admissão.
2- Na admissão, os candidatos assinarão com o BANPARÁ, a título de experiência, contrato individual
de trabalho, regido pela CLT, pelo prazo de 90 (noventa) dias, período durante o qual o recém-admitido
será avaliado sob o aspecto da capacidade, da adaptação ao trabalho e da disciplina.
10
3- Por ocasião da admissão será exigido do candidato classificado os seguintes documentos originais,
acompanhados das fotocópias simples:
a) Documento de identidade para comprovação da idade mínima de 18 anos;
b) Certidão de nascimento ou casamento provando ser brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado.
Neste último caso, respeitada a proporcionalidade prevista no art. 354 da CLT;
c) Prova de quitação com as obrigações eleitorais, mediante a apresentação dos comprovantes de
votação da última eleição;
d) Laudo médico atestando a espécie e o grau ou vel de deficiência, com expressa referência ao
código correspondente da Classificação Internacional de Doença CID (Decreto 3.298/99)
aplicável aos candidatos portadores de necessidades especiais;
e) Comprovação da experiência, para os cargos de Consultor em Tecnologia da Informação – Sistemas
de Informação, Suporte de TI e Administração de Dados, nos termos do Item XI - DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS subitem 9.
f) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se já houver trabalhado anteriormente;
g) CIC ou CPF;
h) 04 (quatro) fotos 3x4 recentes;
i) Prova de quitação com as obrigações militares;
j) Diploma de conclusão do Curso de Superior, para o qual está concorrendo à vaga, emitido por
instituição oficial de ensino, ou reconhecida;
k) Carteira de inscrição no Órgão de sua Categoria Profissional, mediante certidão que comprove a
regularidade do exercício de sua profissão;
l) Certidão Negativa de que não tenha sido condenado por decisão criminal, transitada em julgado e
não estar respondendo a processo por crime de natureza infamante;
m) Certidão Negativa da Justiça Federal, Justiça Militar e SSP/PA;
n) Prova de não haver sofrido, no exercício de sua profissão ou de cargo/função pública, penalidade
por prática de comprovados atos desabonadores;
o) Declaração de bens imóveis que possui, com firma reconhecida em cartório;
p) Carteira de Trabalho e Previdência Social, facultada a apresentação até 30 (trinta) dias da posse;
q) Declaração de encargos de família para Imposto de Renda (formulário obtido no BANPARÁ);
r) Certidão de nascimento de filhos;
s) Declaração negativa de acumulação de cargo público;
t) Gozar de boa saúde física e mental comprovada em exame médico, determinado pelo Serviço
Médico do BANPARÁ;
XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1- O Concurso terá validade de 01(um) ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser
prorrogado por igual período, a critério do BANPARÁ.
2- Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado do Pará,
sendo de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação dos atos relativos a este
concurso.
3- Serão publicados no Diário Oficial do Estado os nomes dos candidatos que lograrem classificação e
aprovação no Concurso.
4- Não será fornecido ao candidato, pelo BANPARÁ, qualquer documento comprobatório de
classificação no Concurso, valendo, para esse fim, a homologação publicada no Diário Oficial do
Estado do Pará.
5- A abertura de vagas obedecerá às necessidades administrativas do BANPARÁ, o havendo
vinculação entre a vacância original e a nomeação de candidato.
6- Fica ao critério do BANPARÁ proceder à lotação dos candidatos nomeados onde convier ao Banco, a
fim de atender o desempenho de suas atividades;
7- A aprovação e a classificação final geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à
nomeação. O BANPA reserva-se o direito de proceder às nomeações, em número que atenda ao
11
interesse e às necessidades do serviço e até o número de vagas que vierem a surgir, obedecida
rigorosamente a ordem de classificação obtida no Certame.
8- O candidato aprovado deverá ter disponibilidade para efetuar viagem a serviço do BANPARÁ.
9- Para os cargos de Consultor em Tecnologia da Informação – Sistemas de Informação, Suporte de TI e
Administração de Dados, a comprovação da experiência deverá observar o que segue:
9.1- Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), parte que identifica o candidato e o
contrato de trabalho, acrescida de declaração do empregador que informe o período (com início e fim, se
for o caso) e a espécie do serviço realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas, realizado na
área privada;
9.2- Declaração/certidão de tempo de serviço que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a
espécie do serviço realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas, se realizado na área pública;
9.3- Contrato de prestação de serviços ou recibo de pagamento autônomo (RPA) acrescido de
declaração do contratante que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço
realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas, no caso de serviço prestado como autônomo;
9.4- A declaração/certidão mencionada nas opções 9.1 e 9.2. deverá ser emitida por órgão de pessoal ou
de recursos humanos. Não havendo órgão de pessoal ou de recursos humanos, a autoridade responsável
pela emissão do documento deverá declarar/certificar também essa inexistência.
9.5- Para efeito de contagem do tempo de serviço, não será considerada fração de ano nem sobreposição
de tempo.
10- A qualquer tempo, a inscrição e a prova poderão ser anuladas e tornada sem efeito a nomeação de
candidato desde que verificadas falsidades ou inexatidões de declarações ou irregularidades na
inscrição, nas provas ou nos documentos.
11- Será também eliminado do Concurso aquele que, quando convocado, deixar de comparecer no
BANPARÁ no prazo que vier a ser fixado pelo mesmo. Do mesmo modo, será eliminado do Concurso o
candidato que, embora atenda à convocação, deixar de apresentar no prazo máximo de 05 (cinco) dias,
contados a partir do atendimento à convocação, os documentos listados no Item X - DA ADMISSÃO
(subitem 3).
12- A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas
neste Edital, das quais ele não poderá alegar desconhecimento.
13- Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não
consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, até a data da convocação dos candidatos
para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado.
14- Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a
utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros anotações, impressos, e/ou qualquer outro
material de consulta. o será permitida, também, a entrada de candidatos portando armas e/ou a
utilização de aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, receptor, gravador, etc.)
15- Todos os candidatos aprovados e que forem admitidos, ficarão sujeitos às normas regulamentares
internas do BANPARÁ.
16- O candidato assume integral responsabilidade por todos os documentos apresentados e declarações
prestadas, ficando ciente de que terá sua inscrição poderá ser anulada e, a qualquer tempo, anulados
todos os atos dela decorrentes, no caso de ficar provado serem aqueles falsos ou inexatos.
17- Os casos omissos serão resolvidos conjuntamente pela FADESP através da Comissão Executora do
Concurso.
18- O presente Edital estará disponível nos seguintes sites: www.banparanet.com.br e
www.fadesp.org.br.
MÁRIO RAMOS RIBEIRO
Presidente
12
ANEXO I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CARGOS: CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)
CONHECIMENTOS GERAIS (Para as especialidades de: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO,
SUPORTE DE TI E ADMINISTRAÇÃO DE DADOS):
Língua Portuguesa: Compreensão e Interpretação de Textos, Estrutura e Organização do Texto,
Ortografia, Semântica, Morfologia, Sintaxe, Pontuação;
Inglês Técnico: Compreensão de texto escrito em Língua Inglesa. Gramática para a compreensão de
conteúdos semânticos em Inglês Técnico;
Matemática Financeira: Operações elementares em N, Z, Q e R; Razões e proporções; Regra de três
simples e composta; Percentagem; Juros simples e compostos; Taxas de Juros: nominal, efetivo,
equivalentes, real e aparente; Planos de amortização de empréstimos e financiamentos; Cálculo
financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimos e financiamentos; Álgebra
fundamental; Equações e inequações redutíveis ao . e 2º. Graus; Seqüenciais; Progressões
Aritméticas; Progressões Geométricas; Logaritmos; Análise combinatória; Cálculo de Probabilidades;
Sistemas de Equações Lineares; Teoria dos conjuntos; Produto Cartesiano; Lógica Matemática;
Sistemas de Numeração;
Conceitos Básicos em Sistemas Computacionais: 1. Computadores: arquitetura de computadores,
componentes de um computador (Hardware e software); Linguagens de Programação; Compiladores e
Interpretadores; Sistemas de Numeração e Representação de Dados; Aritmética Computacional; 2.
Sistemas Operacionais: Funções Básicas; Sistemas de Arquivos; 3. Estrutura de Dados: Conceitos
Básicos; Estudo de Listas, Pilhas, Filas, Arvores, Grafos, Métodos de Busca, Inserção e Ordenação; 4.
Bancos de Dados: Organização de arquivos e métodos de acesso; Sistemas Gerenciadores de Bancos de
Dados; Linguagens de definição e Manipulação de Dados; Controle de Proteção e Integridade; Bancos
de Dados Relacionais, Distribuídos e Orientados a Objetos; 5. Redes de Computadores: Fundamentos de
Comunicação de Dados; Meios Físicos; Serviços de Comunicação; Redes LANs e WANs; Arquitetura
TCP/IP; Protocolos e Serviços; 6. Orientação a Objetos: Conceitos Fundamentais, Princípios de
Programação Orietada a Objetos, Conceitos de Linguagens Orientadas a Objetos; 7. Arquitetura:
Tecnologia usada em Cliente / Servidor e Multi Camadas; Tecnologia usada em Redes; Arquitetura de
Aplicações para o ambiente Internet; 8. Internet: Modelo Hipermídia de Páginas e Elos, World Wide
Web, Padrões de Tecnologia WEB, Intranets; 9. Segurança da Informação: Política de Segurança;
Ameaças, ataques e análise de vulnerabilidade; Segurança de Sistema de Informação; Auditoria de
Sistemas e Soluções baseadas em TI; Certificação Digital e Criptografia.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Engenharia de Software: 1. Conceitos Gerais; 2. Ferramentas Case; 3. Ciclo de Vida do Software; 4.
Disciplinas: Requisitos, Análise, Projeto, Testes e Implementação. 4.1. Análise e Projeto Orientado a
Objetos com UML. 4.2. Análise de Requisitos Funcionais e Não Funcionais. 4.3. Modelagem orientada
a objeto. 4.4. Padrões de Projetos. 5. Processos de Software. 5.1. Norma ISSO 12.207. 5.2. Melhoria dos
processos de software. 5.3. Metodologias ágeis. 5.3.1. XP. 5.3.2. FDD. 5.4. MDA Model Driven
Architecture e MDD Model Driven Development. 6. Arquitetura de Aplicações para ambiente Web:
6.1. Servidor de aplicações. 6.2. Servidor Web. 6.3. Ambiente Internet, Intranet, Extranet e Portal
finalidades, características físicas e lógicas, aplicações e serviços. 6.4. Servidor de Banco de Dados. 6.5.
Arquitetura de Software: Arquitetura 3 camadas, modelo MVC. 6.6. Soluções de Integração: Sevice-
13
Oriented Architecture (SOA) e Web services. 7. Qualidade de Software: modelos ISSO/IEE, CMM
Capacity Maturity Model – e CMMI.
Modelagem de Processos de Negócios: 1. conceitos básicos. 2. identificação e delimitação de
processos de negócio. 3. técnicas de mapeamento de processos. 4. Técnicas de análise e simulação de
processos. 5. Construção e mensuração de indicadores de processos. 6. Técnicas de modelagem de
processos. 7. Modelagem de processos em UML: notação, artefatos e atividades.
Programação: 1. Fundamentos: Lógica de programação; operadores e expressões; estruturas de
controle, seleção, repetição e desvio; Estrutura de Dados: listas, pilhas, filas, árvores, métodos de
ordenação, pesquisa e hashing, estrutura de arquivos, paradigmas de programação, programação
orientada a objetos; 2. Linguagens e ambientes de programação: Power Builder, Visual Basic, Delphi,
Java, .Net; 3. Linguagem SQL; 4. Programação avançada em Java; 5. Desenvolvimento de sistemas
Web: HTML, CSS, Javascript, DHTML; 6. Objetos distribuídos.
Gestão e Recursos Informacionais Conceitos: 1. sistemas de gerenciamento eletrônico de
documentos – GED; 2. Automação de processos de trabalho (workflow); 3. Gerenciamento de processos
de negócio (BPM); 4. Sistemas Integrados de Gestão: ERP Enterprise Resource Planing, CRM
Customer Relationship Management; 5. Modelos de governança em TI ITIL; 6. Modelos de auditoria
em TI – COBIT.
Soluções de Suporte a Decisão: 1. Data Warehouse, OLAP, Data Mining, BI – Business Inteligence; 2.
Modelagem Multidimensional; 3. EIS Enterprise Information System; 4. ECM Enterprise Content
Management.
Gerência de Projetos: 1. Planejamento, acompanhamento e supervisão de projetos de software; 2.
Métricas de sistema, de projeto, de implementação e de resultados: modelo de custo; 3. APF análise
por pontos de função.
CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) - SUPORTE DE TI
Ambientes Operacionais Corporativos e Infraestrutura de Servidores: 1. Ambiente Windows
2000/2003: 1.1. TCP/IP, DNS, WINS. 1.2. Diretório de Serviços Active Diretory, planejamento,
convenção de nomes, autoridades administrativas, Schema Policy, Group Policy. 1.3. Configuração de
serviços Web. 1.4. Administração de contas de usuários e grupos. 1.5. Clustering. 1.6. Segurança em
Redes Windows 2000/2003: Autenticação, Permissões, atribuições administrativas, domínios, unidades
organizacionais, comunicações seguras entre clientes e servidores Windows. 2. Servidores de Aplicação
J2EE: 2.1.Fundamentos, características e topologia típica de ambientes com alta disponibilidade e
escalabilidade. 2.2. Clusters (balanceamento de carga, fail-over e replicação de estado). 2.3. Publicação
de aplicações. 2.4. Técnicas para tunning e detecção de problemas. 3. Mensageria: 3.1. conceitos
básicos e fundamentos. 3.2. Topologias e configurações Server-server e Server-client. 3.3. MQSeries
IBM. 3.4. Programação utilizando MQSeries IBM. 3.5. Performance e detecção de problemas em
MQSeries IBM. 4. Armazenamento de dados e cópias de segurança: 4.1. Conceitos de DAS, SAN e
NAS. 4.2. Componentes de uma Rede SAN. 4.3. RAID. 4.4. Conceitos de Fibre Channel Switches. 4.5.
Replicações síncronas e assíncronas. 4.6. Áreas de cache. 4.7. Conceitos de cópias de segurança lan free
e Server free. 4.8. Cópias totais incrementais e diferenciais. 4.9. Snap shots, clones e imagens. 4.10.
Mídias para cópias de segurança: conceitos de mídias helicoidais e lineares, DLT, LTO e DAT. 4.11.
Armazenamento óptico: CD, DVD.
Redes de Computadores: 1. Tipos e topologias de redes: 1.1. Redes geograficamente distribuídas,
redes locais, topologias ponto a ponto e multiponto. 1.2. Topogias Ethernet: camada sica, camada de
enlace de dados, quadro, controle de fluxo, controle de erro, detecção e correção de erros, protocolos de
janela deslizante, sub-camada de acesso ao meio, alocação de canal estática e dinâmica. 1.3. Fast
14
ethernet. 1.4. Gigabit ethernet. 1.5. comutação (switching) na camada de enlace de dados. 1.6.
Repetidores, hubs, bridges, switches, roteadores, gateways. 2. Camadas de rede e de transporte: 2.1.
Comutação de pacotes. 2.2. Protocolos de roteamento: menor caminho; flooding;distance vector. 2.3.
Algoritmos de controle de congestionamento; controle de jitter. 2.4. O protocolo IP: Endereçamento IP,
IPv4, CIDR, DHCP. 2.5. Estabelecimento e liberação de conexão. 2.6. Controle de fluxo; UDP, TCP. 3.
Camada de aplicação: 3.1. DNS, e-mail, Web. 3.2. Qualidade de Serviço (QoS): requisitos de latência,
jitter, largura da banda, perda de pacote e disponibilidade para voz, vídeo interativo, vídeo streaming e
dados, Técnicas de obtenção de qualidade de serviço, Serviços integrados, Serviços diferenciados,
Classe de serviço (CoS). 4. Redes Privadas Virtuais (VPN) baseadas em MPLS: topologias típicas,
tabelas de encaminhamento e roteamento; Route targets e distinguishers. 5. Redes de longa distância
(WAN) e VoIP: 5.1. FraeRelay. 5.2. Modo de Transferência Assíncrono (ATM). 5.3. Técnicas de
codificação de sinal. 5.4. Fibras ópticas multímodo e monomodo. 5.5. VoIP e telefonia IP: conceitos,
requisitos para a convergência de voz e dados, latência, perda de pacotes, largura da banda, jitter,
codificação de voz 2. padrões G711 e G729-A do ITU-T. 6. Redes sem fio: Padrão IEEE 802.11
Wireless LAN. 7. Gerência de Rede: conceitos, fundamentos, protocolos, implantação e ferramentas.
Bancos de Dados: 1. fundamentos; organização de arquivos e métodos de acesso. 2. Sistemas
gerenciadores de bancos de dados. 3. Linguagens de definição e manipulação de dados. 4. Controle de
proteção, integridade e concorrência. 5. Banco de dados relacionais distribuídos. 6. Projeto de bancos de
dados. 7. Backup, recuperação, administração/configuração, tunning e detecção de problemas em banco
de dados. 8. Microsoft SQL Server: fundamentos, administração e configuração, performance e
detecção de problemas.
CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) - ADMINISTRAÇÃO DE DADOS
Banco de Dados Corporativo: 1. Fundamentos: finalidades, níveis de abstração, modelagem de dados,
normalização, modelagem funcional; 2. Administração de Dados; 3. Linguagens de definição e
manipulação de dados; 4. Modelagem relacional de dados; 5. Projeto Lógico e Físico de Banco de
Dados; 6. Dicionário de Dados.
Modelagem de Processos de Negócios: 1. conceitos básicos. 2. identificação e delimitação de
processos de negócio. 3. técnicas de mapeamento de processos. 4. Técnicas de análise e simulação de
processos. 5. Construção e mensuração de indicadores de processos. 6. Técnicas de modelagem de
processos. 7. Modelagem de processos em UML: notação, artefatos e atividades.
Gestão e Recursos Informacionais: Conceitos 1. sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos
GED. 2. Automação de processos de trabalho (workflow). 3. Gerenciamento de processos de negócio
(BPM). 4. Sistemas Integrados de Gestão: ERP – Enterprise Resource Planing, CRM – Customer
Relationship Management. 5. Modelos de governança em TI ITIL. 6. Modelos de auditoria em TI
COBIT.
Soluções de Suporte a Decisão: 1. Data Warehouse, OLAP, Data Mining, BI – Business Inteligence. 2.
Modelagem Multidimensional. 3. EIS Enterprise Information System. 4. ECM Enterprise Content
Management.
CARGO: CONTADOR
CONHECIMENTOS GERAIS
LÍNGUA PORTUGUESA:
1- Leitura e interpretação de textos; 2- Sistema ortográfico vigente; 3- Níveis de Linguagem; 4- Sintaxe
de colocação; 5- Sintaxe de concordância; 6- Sintaxe de regência; 7- Pontuação; 8- Figuras de
Linguagem.
15
MATEMÁTICA FINANCEIRA
1.Operações Elementares em N, Z, Q e R; 2. Razões e Proporções; 3- Regra de Três Simples e
Composta; 4 Porcentagem; 5 Juros Simples e Compostos; 6 Taxas de Juros: nominal, efetivo,
equivalentes, real e aparente; 7.Planos de amortização de empréstimos e financiamentos;8. Cálculo
financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimos e reinvestimento; 9. Álgebra
fundamental; 10. Equações e de Inequações redutíveis ao 1º e de 2º Graus; 11 Seqüenciais; 12.
Progressões Aritméticas e Geométricas; 13. Logaritmos; 14 Equações e Inequações logarítmicas; 15.-
Análise Combinatória; 16 Cálculo de Probabilidades; 17 Sistemas de Equações Lineares; 18
Transformações Lineares; 19 Teoria dos Conjuntos; 20 Produto Cartesiano; 21. Lógica matemática;
.22 – Sistemas de numeração.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
1 – Conceitos de Internet e intranet; 2 – Principais navegadores para internet; 3 – Correio eletrônico; 4 –
Principais aplicativos comerciais (edição de textos e planilhas, software de apresentações): Windows
XP, MS Office XP.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
AUDITORIA: 1 Natureza, finalidade e independência; 2 Espécies: interna, externa/independente; 3
Auditoria contábil, operacional e administrativa; 4 Normas de auditoria: gerais e relativas à execução do
trabalho; 5 Relatório de sugestões e recomendações; 6 Princípios e normas de auditoria do Conselho
Federal de Contabilidade e do Instituto Brasileiro de Contadores; 7 Controles internos:
responsabilidades do administrador, requisitos e particularidades, análise e importância para o auditor. 8
Avaliação de risco dos controles internos; 9 Auditoria contábil e operacional: programas, procedimentos
e papéis de trabalho; 10 Técnicas de auditoria: exames, testes e procedimentos; 11 Amostragem; 12
Pareceres de auditoria; 13 Ética profissional do auditor.
CONTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: 1 Plano contábil das instituições do
Sistema Financeiro Nacional (COSIF): princípios gerais; 2 Escrituração; 3 Exercício social; 4 Elenco de
contas. 4.1 Classificação de contas. 4.2 Livros de escrituração. 4.3 Regimes de competência. 4.4
Critérios de avaliação dos ativos e de registro dos passivos. 4.5 Conciliação e análise de contas:
importância da documentação suporte para a contabilidade; 5 Registro de operações. 5.1 Operações
ativas; 6 Títulos e valores mobiliários; 7 Operações interfinanceiras de liquidez; 8 Relações
interfinanceiras e interdependências; 9 Registro do crédito tributário: decorrentes de prejuízos fiscais e
diferenças temporárias; 10 Operações passivas; 11 Depósitos à vista, a prazo e de poupança; 12
Operações interfinanceiras; 13 Empréstimos e repasses; 14 Constituição de provisões; 15 Ativo
permanente e patrimônio quido; 16 Contas de compensação; 17 Demonstrações contábeis:
balanço/balancete; 18 Demonstração de resultados; 19 Demonstração das origens e aplicações de
recursos (DOAR); 20 Demonstrações das mutações do patrimônio líquido e de lucros ou prejuízos
acumulados; 21 Notas explicativas; 22 Relatório da administração; 23 Princípios fundamentais de
contabilidade; 24 Equivalência patrimonial; 25 Análise de demonstrações contábeis voltada para
instituições financeiras: estrutura patrimonial; 26 Liquidez; 27 Resultado; 28 Capital circulante líquido;
29 Livros: fiscais, contábeis e societários; 30 Contabilidade de custos: conceitos gerais, custos
vinculados a atividade bancária.
PRÁTICAS BANCÁRIAS: 1 Análise de carteira: risco e retorno. 1.1 Diversificação. 1.2 Conceito e
funções de operações ativas: títulos e valores mobiliários, operações interfinanceiras de liquidez,
operações de crédito: empréstimo, financiamento, desconto, repasses; 2 Conceito e funções de
operações passivas: depósitos à vista, a prazo e de poupança, operações interfinanceiras, debêntures,
captações externas, repasses; 3 Administração de recursos de terceiros: diferença entre fundos e
instituições financeiras; 4 Conceitos básicos dos diferentes tipos de fundos; 5 Gestão de riscos no
mercado financeiro: risco de mercado. 5.1 Risco de crédito. 5.2 Risco de liquidez. 5.3 Risco
operacional.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL: 1 Origens; 2 Estrutura; 3 Funções; 4 Órgãos reguladores; 5
Espécies de instituições. 5.1 Banco múltiplo. 5.2 Banco comercial. 5.3 Banco de investimento. 5.4
Sociedade de crédito, financiamento e investimento. 5.5 Sociedade de crédito imobiliário. 5.6 Sociedade
16
de arrendamento mercantil, sociedade corretora e distribuidora de títulos e valores mobiliários. 5.7
Caixas econômicas.
CARGO: ASSISTENTE SOCIAL
CONHECIMENTOS GERAIS
LÍNGUA PORTUGUESA:
1- Leitura e interpretação de textos; 2- Sistema ortográfico vigente; 3- Níveis de Linguagem; 4- Sintaxe
de colocação; 5- Sintaxe de concordância; 6- Sintaxe de regência; 7- Pontuação; 8- Figuras de
Linguagem.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
1- Conceitos de Internet e intranet; 2 Principais navegadores para internet; 3 Correio eletrônico; 4
Principais aplicativos comerciais (edição de textos e planilhas, software de apresentações): Windows
XP, MS Office XP.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1- Instrumental técnico do Serviço Social; 2- Pesquisa em Serviço Social; 3- Políticas Sociais e Direitos
Sociais; 4- Seguridade Social: Assistência, Saúde e Previdência Social; 5- A LOAS e sua centralidade
para a construção da Política de Assistência Social: Descentralização, Municipalização e Participação
Social; 6- O Sistema Único de Saúde (SUS); 7- Tratamento Fora de Domicílio (TFD); 8- A Questão do
Idoso; 9- O ECA e suas determinações para uma política de atenção à Criança e ao Adolescente. 10-
Serviço Social e Família: Questões Contemporâneas; 11- O Planejamento Estratégico como instrumento
para intervenção do Serviço Social; 12- A Prática Institucionalizada do Assistente Social nas
Organizações Públicas; 13- Fundamentação Teórico-Metodológica do Serviço Social e suas diferentes
matrizes; 14- Ética Profissional, Valores e Questões relativas ao Exercício Profissional; 15- Espaço
Público, Cidadania e Terceiro Setor; 16- Elaboração de Programas de Serviço Social; 17- Fundamentos
Teóricos Metodológicos e Pressupostos Éticos da Prática: Gestão Pública e Ética no Trabalho; 18-
Análise, revisão e proposição de indicadores de qualidade de vida urbana; 19- Avaliação de políticas e
programas sociais: conceitos e metodologia; 20- Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do
Serviço Social; 21- Trabalho, ética e serviço social; 22- Trabalho profissional, sistematização e
investigação; 23- Família, dinâmica social e estratégias de sobrevivência; 24- Práticas, saberes e
estratégias no contexto institucional; 25- Participação e controle social: relações institucionais com a
sociedade; conselhos e conferências.
CARGO: MÉDICO DO TRABALHO
CONHECIMENTOS GERAIS
LÍNGUA PORTUGUESA:
1- Leitura e interpretação de textos. 2- Sistema ortográfico vigente. 3- Níveis de Linguagem. 4- Sintaxe
de colocação. 5- Sintaxe de concordância. 6- Sintaxe de regência. 7- Pontuação. 8- Figuras de
Linguagem.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
1- Conceitos de Internet e intranet; 2 Principais navegadores para internet; 3 Correio eletrônico; 4
Principais aplicativos comerciais (edição de textos e planilhas, software de apresentações): Windows
XP, MS Office XP.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1- Noções gerais de medicina. 1.1 Bioestatística; 1.2 Epidemiologia; 1.3 Sistemas imunitário e suas
doenças; 1.4 Moléstias infecciosas; 1.5 Sistema nervoso e suas doenças; 1.6 Sistema respiratório e suas
doenças; 1.7 Sistema cardiovascular e suas doenças; 1.8 Sistema genito-urinário e suas doenças; 1.9
17
Sistema digestivo e suas doenças; 1.10 Doenças hematológicas e hematopoiéticas; 1.11 Ortopedia e
traumatologia; 1.12 Distúrbios nutricionais; 1.13 Metabolismo e suas doenças; 1.14 Sistema endócrino e
suas doenças; 1.15 Genética e noções de doenças hereditárias; 1.16 Dermatologia; 1.17 Psiquismo e
suas doenças; 2- Noções específicas ligadas à saúde do trabalhador; 2.1 Noções de estatística em
medicina do trabalho; 2.2 Acidentes do trabalho: definições e prevenção; 2.3 Noções de saneamento
ambiental; 2.4 Noções de legislação acidentária; 2.5 Noções de legislação de saúde e segurança do
trabalho; 2.6 Previdência Social: funcionamento e legislação; 2.7 Noções de fisiologia do trabalho
(visão, audição, metabolismo e alimentação, sistemas respiratório, cardiovascular, osteoarticular); 2.8
Noções de atividade e carga de trabalho; 2.9 Noções de atividade física e riscos à saúde; 2.10 Trabalho
sob pressão temporal e riscos à saúde; 2.11 Trabalho noturno e em turnos: riscos à saúde, noções de
cronobiologia, novas tecnologias, automação e riscos à saúde; 2.12 Agentes físicos e riscos à saúde;
2.13 Agentes químicos e riscos à saúde;. 2.14 Noções de toxicologia; 2.15 Sofrimento psíquico e
psicopatologia do trabalho (inclusive com relação ao álcool e às drogas); 2.16 Doenças profissionais e
doenças ligadas ao trabalho (pneumoconioses, asmas profissionais, câncer de pele, surdez, hepatopatias,
nefropatias, doenças do aparelho ósteo-articular, doenças infecciosas, doenças cardio-circulatórias,
hematopatias, entre outras); 2.17 Riscos ligados a setores de atividade com especial atenção à condução
de veículos; 2.18 Noções de avaliação e controle dos riscos ligados ao ambiente de trabalho; 2.19
Noções de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas em medicina do trabalho; 2.20
Noções de funcionamento de um serviço de medicina e segurança do trabalho em empresas; 2.21
Noções de ergonomia e melhoria das condições de trabalho; 2.22 Conhecimento sobre etiologia das
DORTs e sobre fatores estressantes em ambiente de trabalho.
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ANEXO II
Modelo de formulário para interposição de recurso contra o gabarito oficial preliminar das provas
objetiva.
BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A.
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO
DE RESERVA DE PESSOAL NOS CARGOS DE CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO, CONTADOR, ASSISTENTE SOCIAL E MÉDICO DO TRABALHO
CAPA DE RECURSO
SOLICITAÇÃO
À Comissão Organizadora.
Como candidato ao cargo de _______________________________________________, solicito
revisão:
[ ] do gabarito oficial preliminar das provas objetivas, questão(ões) __________________conforme
especificações inclusas.
[ ] da nota da prova discursiva.
[ ] do resultado final do concurso.
_______________________, ______de _________________de 2006
________________________________
Assinatura do Candidato
Nome:_______________________________________
Número de inscrição:____________________
INSTRUÇÕES
O candidato deverá:
Digitar o recurso e entregá-lo em três vias, de acordo com as especificações estabelecidas neste
edital.
Usar formulário de recurso individual para cada questão e apenas uma capa.
Identificar – se apenas nesta capa.
Apresentar a argumentação lógica e consistente.
Atenção! O desrespeito a qualquer uma das instruções acima resultará no indeferimento preliminar do
recurso.
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BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A.
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO
DE RESERVA DE PESSOAL NOS CARGOS DE CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO, CONTADOR, ASSISTENTE SOCIAL E MÉDICO DO TRABALHO
FORMULÁRIO DE RECURSO
RECURSO
[ ]
CONTRA O GABARITO OFICIAL PRELIMINAR
DA PROVA OBJETIVA
Número da questão:________
Gabarito da ______________
Resposta do candidato:______
[ ]
QUESTÃO DA PROVA DISSERTATIVA
[ ]
NOTA DA PROVA DISCURSIVA
JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO
(Se necessário, use o verso)