Edital do Concurso Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte - MG (BHTRANS/MG) 2003

Visualizaçao do Edital do Concurso

EDITAL Nº 001/03
A Diretoria da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A - BHTRANS, com sede em Belo
Horizonte, à Avenida Engenheiro Carlos Goulart, n.º 900, Buritis, faz saber que realizará Concurso Público, nos
termos do art. 37, II, da Constituição Federal, do art. 45 da Lei Orgânica do Município e das normas e
Instruções Especiais, integrantes deste Edital.
INSTRUÇÕES ESPECIAIS
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O CONCURSO PÚBLICO BHTRANS EDITAL 001/03, dentro do prazo de sua validade, desti-na-se ao
preenchimento de vagas existentes e das que vierem a existir, para os cargos constantes do ANEXO I do
presente Edital.
1.2. Os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a ordem final de classificação obtida, em
função das necessidades da empresa, respeitando-se o prazo de validade do Concurso Público.
1.3. A realização do Concurso Público será coordenada pela BHTRANS e executada pela FUMARC.
2. DO REGIME JURÍDICO, DA JORNADA E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
2.1. O Regime Jurídico, para todos os cargos, é o da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
2.2. Todos os cargos terão jornada de trabalho de 40 horas semanais, exceto o cargo de Fiscal de Transporte e
Trânsito, que terá jornada de 6 horas diárias e 36 horas semanais.
2.2.1. Os cargos assinalados com * (asterisco) no ANEXO I - Analista de Transporte e Trânsito, En-genheiro
Eletro-eletrônico, Fiscal de Transporte e Trânsito, Técnico de Transporte e Trânsito e Técnico em eletrônica
estarão sujeitos a regime de turno e escala de trabalho.
2.3. Para os cargos de Fiscal de Transporte e Trânsito e Técnico de Transporte e Trânsito é obrigatório o uso
de Uniformes e/ou Equipamentos de Proteção Individual fornecidos pela empresa, quando em serviço.
2.4. Todos os empregados ocupantes dos cargos constantes do ANEXO I, dos quais seja exigido Cartei-ra
Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir, são obrigados a conduzir veículos da em-presa, quando em
serviço e em conformidade com a categoria de sua habilitação.
2.4.1. Para os empregados ocupantes do cargo de Fiscal de Transporte e Trânsito é obrigatória a condução de
motocicleta, quando em serviço.
2.5. As atividades do Fiscal de Transporte e Trânsito são preponderantemente externas, realizadas nas ruas de
Belo Horizonte e exigem que, durante a maior parte da jornada, o empregado permaneça em pé ou
deslocando-se a pé pelo Sistema Viário do Município.
2.6. Local de trabalho: nos prédios da BHTRANS, seus anexos, postos, vias da capital e outras depen-dências,
a critério da empresa, em Belo Horizonte.
3. DAS CONDIÇÕES DO CANDIDATO PARA INSCRIÇÃO
3.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português, a quem foi deferida a igualdade nas con-dições
previstas no § 1º do art. 12 da Constituição Federal.
3.2. Estar em dia com as obrigações eleitorais.
3.3. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.
3.4. Ter, na data do encerramento das inscrições, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. A inscrição será recebida nos seguintes locais:
a). Via Internet, no endereço www fumarc.com.br
b). Agências dos Correios, nos endereços indicados a seguir:
· Belo Horizonte:
Agência Central: Avenida Afonso Pena, 1.270, Centro.
Agência Aarão Reis: Rua Rio de Janeiro, 234, Centro.
Agência Paraná: Avenida Paraná, 447, Centro.
Agência Savassi: Rua Pernambuco, 1.322, Savassi.
Agência Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 780, Venda Nova.
· Contagem:
Agência Parque Industrial: Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, 1.801, Cidade Industrial.
4.2. PERÍODO:
a). Via Internet: 3 a 13 de fevereiro de 2003 até as 22:00 horas.
b). Pelos Correios: 3 a 14 de fevereiro de 2003 no horário normal de atendimento externo de cada uma das
Agências.
4.3. VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
· Cargos de 2º grau ..........................................................R$ 30,00
· Cargos de 3º grau ...........................................................R$ 40,00
4.3.1. O candidato que optar por inscrever-se em agência dos Correios efetuará o pagamento na pró-pria
agência recebedora da inscrição. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito em dinheiro ou cheque,
sendo que, se houver devolução do cheque por responsabilidade do emitente, a inscri-ção não se efetuará,
ficando o candidato excluído do Concurso.
4.3.2. O candidato que optar pela inscrição via Internet efetuará o pagamento por meio de boleto bancário, a
ser impresso conforme a instrução específica disponível no site www fumarc.com.br
4.4. O candidato que optar pela inscrição pelos Correios deverá apresentar, no ato da inscrição, pessoalmente
ou através de procuração simples, nos termos da lei, o requerimento de inscrição corretamente preenchido, no
qual o candidato declara conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital em
relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
4.5. O candidato poderá inscrever-se somente para um único cargo.
4.6. Os ex-empregados da BHTRANS, dispensados por justa causa, não poderão se inscrever neste Concurso
Público.
4.7. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como a apre-
sentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, mesmo que verificadas a qualquer tem-po,
determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes, sem prejuízo das sanções
civis e penais cabíveis.
4.8. O candidato que fizer inscrição por meio da Internet poderá obter o Manual do Candidato por download do
arquivo, no endereço eletrônico referido no item 4.1.a.
4.9. O candidato cuja inscrição for deferida receberá pelo Correio, até 17 de março de 2003 no ende-reço
informado na ficha de inscrição, o Cartão de Informação, que conterá a indicação da data, do horário e do local
de realização das provas. Caso não receba o Cartão de Informação, o candidato deverá entrar em contato com
a FUMARC até o dia 21 de março de 2003.
4.10. Não serão aceitas inscrições extemporâneas.
4.11. A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma.
4.12. O pagamento, por si só, não garante a inscrição do candidato para participar do Concurso.
4.13. O preenchimento da ficha de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato.
4.14. No momento da inscrição, não serão solicitados comprovantes das exigências contidas no item 3. No
entanto, na época da assinatura do Contrato de Trabalho, não satisfazendo as condições exigidas neste Edital,
o candidato, ainda que aprovado, perderá o direito à contratação.
4.15. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste
Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.
5. DAS PROVAS
5.1. O processo seletivo constará da realização de Provas de Múltipla Escolha e de Redação, de acordo com o
cargo, conforme ANEXO I.
5.1.1. Para o cargo de Técnico de Transporte e Trânsito, o processo seletivo constará da realização de Provas
de Múltipla Escolha e de Prova de Títulos.
5.2. A Prova de Múltipla Escolha, para todos os cargos, de caráter eliminatório, será dividida em partes de
acordo com a especificação do ANEXO II deste Edital.
5.2.1. Cada questão será constituída de 04 (quatro) alternativas de resposta.
5.2.2. Cada questão valerá 1 (um) ponto.
5.2.3. Será exigido, para aprovação, no mínimo, 40% (quarenta por cento) de acerto nas Provas de
Conhecimentos Específicos, de acordo com o cargo, e 20% (vinte por cento) de acerto nas demais disciplinas
que compõem a Prova de Múltipla Escolha.
5.2.4. Além da pontuação definida no item anterior, o candidato deverá obter, para aprovação, no mínimo, 50%
(cinqüenta por cento) dos pontos no total da Prova de Múltipla Escolha.
5.2.5. Os programas e respectivas bibliografias relativos ao conteúdo das Provas de Múltipla Escolha,
considerados todos os cargos previstos, constam do ANEXO III deste Edital.
5.3. A Prova de Redação, de caráter eliminatório, para os cargos de Analista de Comunicação Social, Analista
de Relações Comunitárias e Secretária, será valorizada de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos, as-sim distribuídos na
correção:
a). 10 pontos referentes ao conteúdo, em que serão avaliadas as condições de produção de texto definidas
pela proposta da redação (compreensão geral da situação de interação proposta, execução do gênero
solicitado, seleção e tratamento dos argumentos/informações).
b). 10 pontos referentes à gramática, em que será descontado 0,5 (meio) ponto por erro cometido.
5.3.1. A redação fora do tema proposto terá nota zero.
5.3.2. Será considerado eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 5 (cinco) pontos.
5.3.3. A prova abordará temática da atualidade.
5.3.4. A Prova de Redação deverá conter o mínimo de 80 (oitenta) e o máximo de 100 (cem) palavras, em letra
legível, a respeito do tema a ser fornecido no ato da prova.
5.3.5. Só serão corrigidas as redações escritas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, dos candidatos
que obtiverem a pontuação exigida na Prova de Múltipla Escolha, conforme estabeleci-do nos itens 5.2.3 e
5.2.4.
5.3.6. Será adotado processo que impeça a identificação do candidato por parte da banca examinadora,
garantindo assim o sigilo do julgamento.
5.4. A Prova de Títulos, apenas para o cargo de Técnico de Transporte e Trânsito, de caráter classificatório,
constará do recebimento e julgamento dos títulos dos candidatos aprovados na Prova de Múltipla Escolha,
sendo atribuído o máximo de 08 (oito) pontos, de acordo com os critérios estabelecidos no item 6.2.
5.4.1. Os títulos deverão ser apresentados em envelope lacrado, contendo do lado de fora o nome completo do
candidato, o seu número de inscrição, o nome do cargo pretendido e a indicação do Concurso Público
BHTRANS 001/03, no período de 05 a 07 de maio de 2003, por uma das seguintes formas:
a). diretamente para a FUMARC - Setor de Concursos, Avenida Dom José Gaspar, n.º 500 - Prédio 30, sala
105, Coração Eucarístico, Belo Horizonte, no horário de 8:00 às 17:00 h.
b). postados, por SEDEX, endereçados à FUMARC - Setor de Concursos, Avenida Dom José Gaspar, n.º 500 -
Prédio 30, sala 105, Coração Eucarístico, Belo Horizonte, CEP 30535-610, com os custos correspondentes por
conta do candidato. Neste caso, serão considerados apenas os títulos posta-dos no período indicado.
5.4.2. Será vedada, após o prazo definido no item 5.4.1., a substituição, inclusão ou complementação de
qualquer documento.
6. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
6.1. A FUMARC será responsável pela elaboração, aplicação e apuração das Provas de Múltipla Escolha, de
Redação e pela apuração de Títulos.
6.1.1. As Provas de Múltipla Escolha e de Redação, terão duração máxima de 04 (quatro) horas e serão
realizadas na cidade de Belo Horizonte, no dia 23 de março de 2003, com início às 08:00 horas, em locais
indicados no Cartão de Informação.
6.1.2. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das Provas de Múltipla Escolha e
de Redação com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para seu início, munido apenas
do Cartão de Informação, do Documento de Identidade, de lápis preto n.º 2, borracha e caneta esferográfica
azul ou preta.
6.1.3. Durante a realização das provas não será permitido qualquer tipo de consulta nem uso de calculadoras,
bips, celulares, pager e equipamentos similares.
6.1.4. Na apuração dessas provas não serão consideradas as respostas que apresentarem emendas ou
rasuras no gabarito preenchido pelo candidato. Serão computadas como erros as questões não assinaladas e
as que contiverem mais de uma resposta. Não poderá ser utilizado qualquer tipo de corre-tivo.
6.1.5. Será excluído do Concurso o candidato que:
a). for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outros candidatos, bem como
utilizando-se de livros, notas, impressos ou outros recursos não permitidos, ou ainda, que venha a tumultuar a
realização das provas.
b). ausentar-se do local da prova, sem o acompanhamento do fiscal.
c). portar, durante a realização das provas, qualquer tipo de aparelho de comunicação, inclusive telefone
celular.
6.1.6. O ingresso dos candidatos no local de realização das Provas só será permitido no horário estabelecido e
mediante a apresentação do Documento de Identidade.
6.1.7. Não será permitida a realização de provas fora do local determinado.
6.1.8. Não haverá segunda chamada para a realização de qualquer das provas previstas.
6.1.9. O candidato poderá ser submetido a detector de metais durante a realização das provas.
6.1.10. Ao terminar a prova, o candidato entregará ao fiscal de sala, obrigatoriamente, a folha de resposta,
como também o caderno de provas.
6.1.11. A avaliação das Provas de Múltipla Escolha será feita através do processamento eletrônico dos dados.
Serão consideradas, exclusivamente, as respostas transferidas para o formulário apropriado, com a utilização
de caneta esferográfica azul ou preta, não sendo atribuído ponto à questão que contiver mais de uma resposta
assinalada ou que não tenha sido assinalada no formulário de resposta.
6.1.12. Serão consideradas nulas as Provas de Múltipla Escolha e de Redação que estiverem escritas a lápis.
6.2. A Prova de Títulos, apenas para o cargo de Técnico de Transporte e Trânsito, de caráter classificatório,
obedecerá aos critérios de pontuação estabelecidos no quadro abaixo:
TÍTULOS PONTOS LIMITE
Experiência em atividades de planejamento e/ou operações de Transporte e Trânsito público urbano,
desempenhadas na Administração Pública Direta ou Indi-reta.
1 (um) ponto por ano de serviço
Máximo de 5 pontos
Certificado de Técnico em Estradas ou Técnico em Transportes e Trânsito ou Técnico em Sistema Viário.
3 (três) pontos
Máximo de 3 pontos
6.2.1. A pontuação máxima relativa aos títulos será de 8 (oito) pontos.
6.2.2. Será de responsabilidade exclusiva do candidato a entrega da documentação referente a títulos, não
sendo aceita fora do prazo estabelecido.
6.2.3. Para fins de comprovação da experiência, a datalimite na apuração do tempo de serviço será o último dia
do período das inscrições pelos Correios, definido no item 4.2, dia 14 de fevereiro de 2003.
6.2.3.1. A fração igual ou superior a seis meses será considerada como um ano; a inferior a seis meses não
será valorizada.
6.2.4. Serão aceitos como comprovantes válidos para a Prova de Títulos:
6.2.4.1. Experiência profissional:
a). Fotocópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social - páginas de identificação pessoal
(frente e verso) e páginas do Contrato de Trabalho e/ou
b). Declaração da empresa, com firma reconhecida, que contenha detalhamento de atividades suficientes para
confirmar as exigências e experiência para o cargo, conforme ANEXO I deste Edital e/ou
c). Certidão ou Atestado Funcional emitido pelo órgão ou entidade da Administração Pública (Federal, Estadual
e Municipal) competente, com firma reconhecida, que contenha detalhamento de atividades suficientes para
confirmar as exigências e experiência para o cargo, conforme ANEXO I deste Edital.
6.2.4.2. Fotocópia autenticada do Certificado de Escolaridade (em papel timbrado) de entidade reconhecida
pelo MEC.
6.2.5. Apenas serão recebidos os títulos dos candidatos aprovados nas Provas de Múltipla Escolha.
6.2.6. A documentação referente a títulos não será devolvida aos candidatos após a realização do Concurso.
7. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE
7.1. Para qualquer dos cargos será considerado aprovado o candidato que obtiver a pontuação exigida para a
Prova de Múltipla Escolha, conforme estabelecido nos itens 5.2.3 e 5.2.4. e, de acordo com o cargo, o mínimo
de 5 (cinco) pontos na Prova de Redação, conforme item 5.3.2.
7.2. A classificação final do candidato será feita por cargo em ordem decrescente, considerando a soma dos
pontos obtidos nas Provas de Múltipla Escolha e de Redação, de acordo com o cargo.
7.2.1. Para o cargo de Técnico de Transporte e Trânsito, a classificação final será feita considerando a soma
dos pontos obtidos na Prova de Múltipla Escolha, acrescida dos pontos obtidos na Prova de Títulos.
7.3. Apurado o total final de pontos, na hipótese de empate, terá preferência para efeito de classificação,
sucessivamente, o candidato que:
a). tiver obtido maior número de pontos nas provas, na seguinte ordem: Conhecimentos Específicos,
Conhecimentos em Legislação de Transporte e Trânsito, Português, Matemática e Redação.
b). for o mais idoso;
7.4. Para os candidatos habilitados no Concurso Público que, no ato da inscrição se declararam portadores de
deficiência, será emitida uma listagem à parte, obedecidos os mesmos critérios estabelecidos nos itens 7.2. e
7.3.
7.5. A lista dos candidatos classificados será divulgada no Diário Oficial do Município - DOM, no site
www.fumarc.com.br e afixada na FUMARC.
7.6. Não serão divulgados os resultados dos candidatos reprovados.
8. DOS RECURSOS
8.1. Caberá recurso somente por erro material devidamente comprovado, no prazo de 2 (dois) dias úteis:
a). contra questão de prova, a contar da divulgação do gabarito;
b). da classificação final, a contar da divulgação do resultado.
8.1.1. Entendese por divulgação a publicação no Diário Oficial do Município - DOM.
8.2. O recurso, devidamente fundamentado, deverá conter dados que informem sobre a identidade do
candidato e seu número de inscrição, indicando com precisão as questões e pontos a serem objetos de exame.
8.3. Serão rejeitados liminarmente os recursos fora do prazo ou que não estiverem devidamente
fundamentados, os que não contiverem dados necessários à identificação do candidato e os que forem
encaminhados via FAX, via postal, via Internet e/ou correio eletrônico ou encaminhados para endereço
diferente do estabelecido.
8.4. Os recursos serão decididos em única instância.
8.5. Não haverá justificativa para o não atendimento aos prazos determinados, nem serão aceitos documentos
após as datas estabelecidas.
8.6. Os recursos deverão ser protocolizados na FUMARC - Setor de Concursos, Avenida Dom José Gaspar, n.º
500 - Prédio 30, sala 105, Coração Eucarístico, Belo Horizonte, no horário de 08:00 às 17:00 horas.
8.7. Se o julgamento dos recursos resultar em anulação de questão, a pontuação correspondente à questão
anulada será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido, não se admitindo recurso
da decisão da Banca Examinadora.
9. DA CONVOCAÇÃO PARA ADMISSÃO
9.1. A convocação dos candidatos aprovados será feita no Diário Oficial do Município - DOM e obedecerá,
rigorosamente, à ordem de classificação final por cargo, de acordo com as necessidades da BHTRANS e
durante o prazo de validade do Concurso.
9.2. Os candidatos convocados para admissão deverão se apresentar à Gerência de Administração de Pessoal
da BHTRANS no prazo improrrogável de até 10 (dez) dias corridos a partir da data de publicação da
convocação, sendo considerados desistentes e perdendo automaticamente o direito à contratação aqueles que
não comparecerem no prazo estipulado.
9.3. O candidato convocado para admissão que comparecer à BHTRANS e não se interessar em ocupar a
vaga, no momento, poderá requerer a sua reclassificação no último lugar da listagem de aprovados para o
cargo.
9.3.1. O requerimento de reclassificação será preenchido em formulário próprio, na Gerência de Administração
de Pessoal da BHTRANS, em caráter definitivo, e será recusado se incompleto ou com qualquer emenda ou
rasura.
9.3.2. O candidato reclassificado poderá ser novamente convocado somente uma única vez, após a
convocação de todos os concursados aprovados e classificados para o cargo, dentro do prazo de validade do
Concurso, se houver vaga.
9.3.3. Havendo mais de um candidato convocado para o cargo em uma mesma época, a ordem dos
requerimentos de reclassificação respeitará a ordem de classificação final do Concurso.
9.3.4. Caberá pedido de reclassificação somente dentro do prazo de até 10 (dez) dias corridos a partir da data
de publicação da convocação.
9.4. Será considerado desistente, perdendo o direito à contratação, o candidato que não efetivar a sua
admissão no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a partir da data de publicação da convocação.
9.5. Configurada a desistência do candidato à vaga, a BHTRANS convocará o próximo concursado,
obedecendo rigorosamente a ordem de classificação final, durante o prazo de validade do Concurso.
9.6. Na hipótese de o candidato convocado ser exempregado da BHTRANS, dispensado por justa causa, este
perderá o direito á contratação, mesmo que a dispensa tenha ocorrido após a inscrição no Concurso.
9.7. Após a homologação do resultado final deste Concurso, será de responsabilidade do candidato aprovado
manter seu endereço atualizado junto à Gerência de Administração de Pessoal da BHTRANS para facilitar sua
convocação, não cabendo reclamação, caso não seja localizado.
9.7.1. A atualização do endereço deverá ser feita formalmente, por meio de correspondência encaminhada à
BHTRANS - Gerência de Administração de Pessoal - GEAPE, Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis,
Belo Horizonte, CEP 30455-700.
10. DAS CONTRATAÇÕES
10.1. A assinatura do Contrato de Trabalho será condicionada a:
a). apresentação dos originais dos seguintes documentos:
· Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, traduzido em APTO, emitido pelo Serviço Médico da BHTRANS ou
por entidade por ela credenciada, após exame de sanidade física e mental para avaliação das condições físicas
e psíquicas do candidato para o exercício do cargo. No caso de INAPTO, o candidato será eliminado;
· Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada;
· Duas fotos 2x2 recentes;
· Laudo psicológico expedido por clínica credenciada junto ao Conselho Regional de Psicologia/MG, que
comprove estar em pleno gozo de suas faculdades mentais, com os custos correspondentes por conta do
candidato;
· Atestado de antecedentes com o "nada consta", fornecido pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de
Minas Gerais;
· Declaração de bens, em impresso fornecido pela BHTRANS;
· Declaração, em impresso da BHTRANS, de que o candidato, com a contratação, não acumulará remuneração
de cargo, função ou emprego público, nos casos vedados por lei;
· Declaração, em impresso da BHTRANS, de não ser permissionário ou prestador de serviços a
permissionários das atividades gerenciadas pela BHTRANS.
b). Apresentação do original e cópia dos seguintes documentos:
· Carteira Nacional de Habilitação - CNH ou Permissão para Dirigir, com exame médico válido, conforme
exigências do cargo;
· Carteira de Identidade;
· Cadastro de Pessoa Física - CPF;
· Título de Eleitor;
· Comprovante de votação da última eleição ou comprovante de quite com a Justiça Eleitoral;
· Comprovante de quitação com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
· Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, caso seja cadastrado;
· Comprovante da escolaridade mínima exigida para o cargo;
· Registro no Órgão de classe da profissão, se regulamentada, de acordo com as exigências do cargo;
· Comprovante de residência atualizado;
· Certidão de Casamento;
· Certidão de Nascimento dos filhos menores;
· Caderneta de Vacinação atualizada dos filhos menores de 5 anos;
· Comprovante de pagamento da última contribuição sindical, se houver.
10.2. A falta de documentação e/ou de comprovação dos requisitos mínimos exigidos para o cargo, definidos no
ANEXO I, tornará sem efeito o ato de convocação do candidato.
10.3. O candidato selecionado será contratado sob o regime da CLT e em conformidade com a Constituição
Federal, art. 173, § 1º, II.
10.4. Por se tratar de contratação cujo Regime Jurídico é o da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT,
inexiste estabilidade no emprego, podendo os contratos serem rescindidos nos termos da lei.
10.5. A admissão do candidato deverá ocorrer mediante assinatura de contrato de experiência (art. 443, § 2º, c,
e 445, parágrafo único da CLT), período em que a BHTRANS avaliará, para efeito de conversão para o contrato
por prazo indeterminado, o desempenho obtido pelo candidato, conforme procedimentos de avaliação adotados
pela empresa.
10.6. Os convocados serão contratados com o salário do Padrão Inicial, conforme ANEXO I deste Edital.
10.6.1. Não será caracterizada como redução salarial, na forma da lei, a opção efetivamente exercida por
empregado da BHTRANS que, submetendose ao presente Concurso Público, para preenchimento de cargo de
salário inferior, for aprovado e convocado, vindo a assumir o novo cargo. Neste caso, deverá, porém,
apresentar uma carta de próprio punho, solicitando a alteração do Contrato de Trabalho, no que diz respeito à
função desempenhada, à remuneração e à jornada de trabalho.
10.7. O preenchimento das vagas pelos habilitados no presente Concurso, nas diversas unidades da
BHTRANS, será de critério exclusivo da empresa.
10.7.1. A critério da BHTRANS, o empregado poderá ser lotado em qualquer unidade da empresa e em
qualquer dos turnos existentes, de acordo com o cargo.
11. DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
11.1. Às pessoas portadoras de deficiência é garantido o direito de se inscreverem neste Concurso Público,
desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições, as aptidões e as condições
ambientais estabelecidas para o cargo pretendido.
11.1.1. No ato da inscrição, a pessoa portadora de deficiência deverá declarar esta condição no formulário de
inscrição, indicando a espécie da deficiência.
11.2. De acordo com a Lei Municipal 6.661 de 14/06/94, considerase pessoa portadora de deficiência aquela
que apresenta, em caráter permanente, perda ou anormalidade de natureza psicológica, fisiológica ou
anatômica que gere incapacidade para desempenho de atividades dentro do padrão considerado normal para o
ser humano.
11.3. O candidato que necessitar de prova em condições especiais deverá solicitála por meio de requerimento
dirigido à FUMARC - Setor de Concursos, Avenida Dom José Gaspar, n.º 500, sala 105, Prédio 30, Coração
Eucarístico, Belo Horizonte, indicando o tipo de atendimento necessário, até o dia 28 de fevereiro de 2003.
11.4. Se classificado no Concurso, quando do resultado das Provas de Múltipla Escolha e de Redação, o
candidato deverá encaminhar à FUMARC laudo médico, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência,
com expressa referência ao código correspondente do CID, bem como a sua provável causa, e manifestar,
através de requerimento, seu interesse em concorrer às vagas reservadas.
11.4.1. O laudo médico e o requerimento deverão ser protocolizados no período de 23 a 25 de abril de 2003 na
FUMARC - Setor de Concursos, Avenida Dom José Gaspar, n.º 500, Prédio 30, sala 105, Coração Eucarístico,
Belo Horizonte, CEP 30535-610, ou encaminhados via SEDEX no período indicado, com os custos
correspondentes por conta do candidato.
11.5. Na falta do atestado médico ou não contendo este as informações indicadas no item 11.4., o requerimento
de inscrição será processado como de candidato não portador de deficiência, mesmo que declarada tal
condição.
11.6. O candidato portador de deficiência aprovado será submetido à avaliação pela junta médico-pericial
convocada pela BHTRANS, em data a ser informada, que emitirá decisão definitiva sobre sua qualificação
como deficiente e sobre o grau de deficiência compatível com o exercício do cargo.
11.7. Concluindo a junta médico-pericial pela inexistência da deficiência ou por ser ela insuficiente para habilitar
o candidato a concorrer às vagas reservadas, o requerimento de inscrição será examinado como de candidato
não portador de deficiência.
11.8. Será eliminado do Concurso Público o candidato que apresentar deficiência incompatível com o exercício
do cargo.
11.9. Ficam reservadas as vagas previstas em Lei para as pessoas portadoras de deficiência, na proporção de
10% (dez por cento) do total das admissões de cada cargo, efetuadas durante o prazo de validade deste
Concurso.
11.10. A quinta, a décima quinta, a vigésima quinta vagas e assim sucessivamente, referentes a cada cargo,
ficam destinadas ao candidato portador de deficiência física, no prazo de validade do Concurso.
11.11. A publicação do resultado final do Concurso será feita em duas listas, contendo, a primeira, a
classificação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e, a segunda, somente a
classificação desses últimos.
11.12. Na falta de candidatos aprovados para as vagas a serem reservadas aos portadores de deficiência,
estas serão preenchidas pelos demais concursados.
12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1. As publicações oficiais referentes ao Concurso serão feitas no Diário Oficial do Município - DOM.
12.2. Não haverá vista de provas.
12.3. O prazo de validade deste Concurso é de 2 (dois) anos, a contar da data de sua homologação,
prorrogável uma vez, por igual período, a critério da BHTRANS.
12.4. A aprovação neste Concurso não cria direito à contratação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá
rigorosamente à ordem de classificação final dos candidatos.
12.5. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso,
valendo, para esse fim, a homologação publicada no Diário Oficial do Município - DOM.
12.6. A BHTRANS e a FUMARC não se responsabilizam por quaisquer textos, apostilas, cursos ou publicações
referentes ao programa do Concurso.
12.7. Este Edital será publicado no Diário Oficial do Munícipio - DOM. Demais informações poderão ser obtidas
pessoalmente na FUMARC ou através do telefone (31) 3375-6000.
12.8. Caberá ao Diretor-Presidente da BHTRANS a homologação dos resultados do Concurso Público, objeto
deste Edital.
12.9. Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital e em publicações posteriores serão resolvidos
pela Diretoria Executiva da BHTRANS.
Belo Horizonte, 21 de janeiro de 2003
Ricardo Mendanha Ladeira
Diretor-Presidente da BHTRANS
ANEXO 1 - EDITAL 001/03
CARGO
N.º
VAGAS
TOTAL
VAGAS
RESERVADAS
PARA PESSOAS
PORTADORAS
DE DEFICIÊNCIA
SALÁRIO
MENSAL
VIGENTE
EM
JANEIRO /
2003
PADRÃO
INICIAL(R$)
JORNADA
DE
TRABALHO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO REQUISITOS MÍNIMOS
Analista de
Administração e
Finanças
4 - 1.122,79
40 horas
semanais
Desenvolver estudos, análises
comparativas e sistemáticas na área
organizacional e financeira,
participando do desenvolvimento do
planejamento da organização,
acompanhando novas tecnologias e
propondo práticas de racionalização
de custo e processos administrativos,
executando o controle orçamentário e
realizando cálculos financeiros para
buscar melhor relação custo X
benefício, objetivando a consecução
dos objetivos, metas e resultados da
BHTRANS.
Superior completo em Administração
ou Economia ou Ciências Contábeis.
Aceita-se ainda qualquer curso
superior, desde que o candidato
possua pós-graduação latu sensu
(especialização 360 horas) ou strictu
sensu (mestrado ou doutorado) em
Administração ou Economia ou
Ciências Contábeis.
Analista de
Comunicação
Social
2 - 1.122,79
40 horas
semanais
Planejar estratégias de comunicação
e divulgação da imagem institucional
da empresa junto a públicos diversos,
atendo às solicitações da imprensa,
fornecendo ao público material
publicitário produzido, objetivando
manter a população constantemente
informada sobre as realizações da
BHTRANS.
Superior completo em Comunicação
Social ou Relações Públicas ou
Jornalismo ou Publicidade e
Propaganda. Aceita-se ainda
qualquer curso superior, desde que
o candidato possua pós-graduação
latu sensu (especialização 360
horas) ou strictu sensu (mestrado ou
doutorado) em Comunicação Social
ou Relações Públicas ou Jornalismo
ou Publicidade e Propaganda.
Analista de
Recursos
Humanos
5 1 1.122,79
40 horas
semanais
Elaborar projetos de desenvolvimento
de Recursos Humanos relacionados
a Recrutamento e Seleção,
Treinamento e Desenvolvimento,
Cargos, Salários e Benefícios,
Avaliação de Desempenho e
Administração de Pessoal,
envolvendo o levantamento de
necessidades e a realização de
pesquisas, contribuindo de forma
decisiva para o cumprimento das
políticas de recursos humanos da
BHTRANS.
Superior completo em Administração
ou Psicologia ou Pedagogia ou
Serviço Social. Aceita-se ainda
qualquer curso superior, desde que
o candidato possua pós-graduação
latu sensu (especialização 360
horas) ou strictu sensu (mestrado ou
doutorado) em Recursos Humanos
ou Gestão de Pessoas.
Analista de
Relações
Comunitárias
1 - 1.122,79
40 horas
semanais
Intermediar as relações da BHTRANS
com o público, identificando
necessidades através da realização
de pesquisas e estudos sobre o
sistema de transporte e trânsito,
objetivando atender às demandas da
comunidade e promover a adequação
da política da empresa aos aspectos
sociais.
Superior completo em Ciências
Políticas ou Ciências Sociais ou
Psicologia ou Serviço Social ou
Filosofia ou História. Aceita-se ainda
qualquer curso superior, desde que
o candidato possua pós-graduação
latu sensu (especialização 360
horas) ou strictu sensu (mestrado ou
doutorado) em Ciências Políticas ou
Ciências Sociais ou Psicologia ou
Serviço Social ou Filosofia ou
História.
Analista de
Tarifas e
Custos
1 - 1.261,56
40 horas
semanais
Elaborar e propor políticas tarifárias e
metodologias de cálculo de
coeficientes para compor a planilha
de custos dos transportes coletivos,
envolvendo a pesquisa e a análise de
indicadores e fatores específicos,
objetivando manter o equilíbrio
econômico-financeiro do sistema de
transporte urbano.
Superior completo em Economia ou
Administração ou Engenharia, ou
Matemática. Aceita-se ainda
qualquer curso superior, desde que
o candidato possua pós-graduação
latu sensu (especialização 360
horas) ou strictu sensu (mestrado ou
doutorado) em Economia ou
Administração ou Engenharia ou
Matemática.
* Analista de
Transporte e
Trânsito
2 - 1.261,56
40 horas
semanais,
sujeitas a
regime de
turno e escala
Planejar, elaborar, analisar e
implantar projetos de transporte,
envolvendo a adoção de normas
técnicas e procedimentos para
monitoramento e operação do
sistema, objetivando adequá-los às
reais necessidades de
desenvolvimento de novas
tecnologias e contribuindo de forma
significativa no atingimento das metas
e resultados da BHTRANS.
Superior completo em Engenharia
ou Arquitetura ou Matemática ou
Estatística ou Economia ou
Administração ou Geografia. Aceita-
se ainda qualquer curso superior,
desde que o candidato pós-
graduação latu sensu
(especialização 360 horas) ou strictu
sensu (mestrado ou doutorado) em
Engenharia ou Arquitetura ou
Matemática ou Estatística ou
Economia ou Administração ou
Geografia; possuir Carteira Nacional
de Habilitação ou Permissão para
Dirigir, categoria B, no mínimo.
Bibliotecário 1 - 1.059,23
40 horas
semanais
Desenvolver atividades de
organização, catalogação, registro e
classificação de livros, manuais e
publicações diversas, envolvendo a
adoção de técnicas e procedimentos
biblioteconômicos, objetivando
manter constantemente atualizado e
diversificado o acesso bibliográfico da
empresa e contribuindo para a
disseminação da informação junto ao
público interno.
Superior completo em
Biblioteconomia. Registro no Órgão
de Classe da Profissão.
* Engenheiro
Eletro-
Eletrônico
1 - 1.122,79
40 horas
semanais
sujeitas a
regime de
turno e escala
Coordenar o processo de
implantação e manutenção da
sinalização semafórica, realizar
estudo sobre novas tecnologias e
equipamentos, objetivando a melhoria
do sistema e a obtenção de maior
fluidez e segurança no tráfego
urbano.
Superior completo em Engenharia
Elétrica ou Eletrônica com registro
no Órgão de Classe da Profissão;
possuir Carteira Nacional de
Habilitação ou Permissão para
Dirigir, categoria B, no mínimo.
Assistente
Administrativo
2 - 594,31
40 horas
semanais
Realizar atividades de apoio
administrativo, envolvendo pesquisa,
levantamento, tabulação, conferência
e arquivamento de dados,
informações e documentos das
diversas operações e unidades
empresariais, objetivando dar suporte
para a consecução e superação de
metas e resultados da BHTRANS.
2º grau completo ou equivalente.
* Fiscal de
Transporte e
Trânsito
39 4 791,77
36 horas
semanais,
sujeitas a
regime de
turno e escala
Fiscalizar e operar o sistema de
Transporte e Trânsito de acordo com
os procedimentos e legislação em
vigor, orientando motoristas e
usuários, realizando vistorias,
efetivando intervenções diretas em
caso de acidentes, retenções, obras e
eventos, adotando atitudes
compatíveis com as necessidades do
momento, contribuindo para
disciplinar a utilização do sistema
viário urbano.
2º grau completo ou equivalente;
possuir Carteira Nacional de
Habilitação ou Permissão para
Dirigir, categoria AB, no mínimo
(para condução de motocicletas e
automóveis).
Secretária 7 1 624,03
40 horas
semanais
Realizar tarefas relativas à anotação,
redação, digitação e organização de
documentos, programar agenda de
compromissos do superior
hierárquico, recepcionar pessoas e
prestar informações, com o objetivo
de assegurar e agilizar o fluxo de
trabalhos administrativos da empresa.
2º grau completo ou equivalente,
com registro no Ministério do
Trabalho como Secretária.
Técnico de
Contabilidade
1 - 624,03
40 horas
semanais
Efetuar classificações e conciliações
contábeis das transações
econômicas, financeiras e
patrimoniais, elaborar balanços e
demonstrações financeiras,
realizando levantamento e
apropriação de contas, objetivando o
cumprimento da legislação pertinente
e subsidiar o processo decisório das
Gerências e Diretoria.
Curso Técnico em Contabilidade (2º
grau), com registro no Órgão de
Classe da Profissão.
* Técnico de
Transporte e
Trânsito
4 - 879,74
40 horas
semanais,
sujeitas a
regime de
turno e escala
Participar da elaboração e
desenvolvimento de estudos e
projetos viários, geométricos e de
sinalização, avaliando e executando a
sua implantação, operacionalizando
ações de transporte e trânsito,
elaborando, copiando, reduzindo e
ampliando desenhos, mapas, gráficos
e plantas técnicas, contribuindo para
a organização e otimização do
sistema urbano de transporte e
trânsito.
2º grau completo ou equivalente.
Carteira Nacional de Habilitação ou
Permissão para Dirigir, categoria B,
no mínimo.
* Técnico em
Eletrônica
1 - 759,95
40 horas
semanais
sujeitas a
regime de
turno e escala
Planejar e fiscalizar serviços técnicos
de implantação e manutenção de
sinalização semafórica, de
equipamentos eletrônicos e de
telecomunicações, realizando
pesquisas de novas tecnologias e
testes de laboratório, objetivando
melhorar e aperfeiçoar as condições
do tráfego urbano.
Formação profissional em Eletrônica
(2º grau), com registro no Órgão de
Classe da Profissão. Carteira
Nacional de Habilitação ou
Permissão para Dirigir, categoria B,
no mínimo.
ANEXO 2- EDITAL 001/03
CARGO CÓDIGO PROVA CÓDIGO
NÚMERO DE
QUESTÕES
ANALISTA DE ADMINISTRAÇÃO E
FINANÇAS
01
. Conhecimentos Específicos
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Interpretação de Texto
. Conhecimentos Básicos de Informática
6
20
1
5
20
20
10
10
ANALISTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 02
. Conhecimentos Específicos
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Redação
. Conhecimentos Básicos de Informática
7
21
3
5
15
15
-
10
ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS 03
. Conhecimentos Específicos
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Interpretação de Texto
. Conhecimentos Básicos de Informática
8
20
1
5
20
20
10
10
ANALISTA DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS 04
. Conhecimentos Específicos
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Redação
. Conhecimentos Básicos de Informática
9
16
3
5
15
15
-
10
ANALISTA DE TARIFAS E CUSTOS 05
. Conhecimentos Específicos
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Interpretação de Texto
. Conhecimentos Básicos de Informática
10
18
1
5
20
20
10
10
ANALISTA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO 06
. Conhecimentos Específicos
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Interpretação de Texto
. Conhecimentos Básicos de Informática
11
19
1
5
20
20
10
10
BIBLIOTECÁRIO 07
. Conhecimentos Específicos
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Interpretação de Texto
. Conhecimentos Básicos de Informática
12
20
1
5
20
20
10
10
ENGENHEIRO ELETRO-ELETRÔNICO 08
. Conhecimentos Específicos
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Interpretação de Texto
. Conhecimentos Básicos de Informática
13
20
1
5
20
20
10
10
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 09
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Língua Portuguesa
. Matemática
. Interpretação de Texto
. Conhecimentos Básicos de Informática
20
2
4
1
5
20
10
10
10
10
FISCAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO 10
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Língua Portuguesa
. Matemática
. Interpretação de Texto
17
2
4
1
30
10
10
10
SECRETÁRIA 11
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Língua Portuguesa
. Matemática
. Redação
. Conhecimentos Básicos de Informática
22
2
4
3
5
10
10
10
-
10
TÉCNICO DE CONTABILIDADE 12
. Conhecimentos Específicos
. Língua Portuguesa
. Matemática
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Conhecimentos Básicos de Informática
14
2
4
22
5
20
10
10
10
10
TÉCNICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO 13
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Língua Portuguesa
. Matemática
. Conhecimentos Básicos de Informática
17
2
4
5
30
10
10
10
TÉCNICO EM ELETRÔNICA 14
. Conhecimentos Específicos
. Legislação de Transporte e Trânsito
. Interpretação de Texto
. Conhecimentos Básicos de Informática
15
20
1
5
20
20
10
10
OBSERVAÇÕES:
1) Será desclassificado, o candidato que não obtiver, no mínimo, 40% (quarenta por cento) de acerto nas
Provas de Conhecimentos Específicos, de acordo com o cargo, e 20% (vinte por cento) de acerto nas demais
disciplinas da prova, como também 50% (cinqüenta por cento) do total da Prova de Múltipla Escolha.
2) Não serão corrigidas as redações dos candidatos desclassificados.
ANEXO 3- EDITAL 001/03
PROGRAMA DAS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS CARGOS AS-SISTENTE
ADMINISTRATIVO, FISCAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO, SECRETÁRIA, TÉCNICO DE CONTABILIDADE
E TÉCNICO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO:
1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua:
1.1. Estrutura fonética: letra, fonema, sílaba, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica,
ortografia, ortoépia, prosódia, acentuação tônica e gráfica.
1.2. Estrutura dos Vocábulos e Processos de Formação de Palavras: elementos mórficos (radical, afixo,
desinência, vogal temática de verbo e nome, fonema de ligação, radicais gregos e latinos), derivação,
composição, hibridismo e outros processos não incluídos na Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB).
1.3. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.
1.4. Teoria Geral da Frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas.
1.5. Sintaxe de concordância: concordâncias verbal e nominal (casos gerais e particulares). Concordância
ideológica (silepse).
1.6. Sintaxe de regência: verbos quanto à predicação, regências verbal e nominal. Crase.
1.7. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise.
1.8. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia.
1.9. Pontuação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ANDRÉ, Hildebrando A de. Gramática ilustrada. 4. ed. São Paulo: Moderna, 1990.
2. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 26. ed. São Paulo: Companhia
Editora Nacional, 1985.
3. CIPRO NETO, Pasquale. Gramática da língua portuguesa. Pasquale e Ulisses. São Paulo: Scipione, 1998.
4. CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo. Celso Cunha e Luís F. Lindley Cintra. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
PROGRAMA DA PROVA DE MATEMÁTICA PARA OS CARGOS ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, FISCAL
DE TRANSPORTE E TRÂNSITO, SECRETÁRIA, TÉCNICO DE CONTABILIDADE E TÉCNICO DE
TRANSPORTE E TRÂNSITO:
1. Operações no conjunto dos números naturais.
2. Divisibilidade - fatoração completa - Máximo divisor comum - mínimo múltiplo comum.
3. Operações no conjunto dos números reais.
4. Medidas de comprimento, de superfície e de volume.
5. Área do quadrado, do triângulo, do retângulo e do círculo.
6. Volume do paralelepípedo retângulo, do cubo, do cilindro e do cone.
7. Equações do primeiro grau - Equações o segundo grau.
8. Sistemas de equações do primeiro grau.
9. Resolução de problemas no conjunto dos números reais.
10. Relações métricas e trigonométricas nos triângulos retângulos.
11. Função do primeiro grau - Função do segundo grau - Função Logarítmíca.
12. Matrizes - Determinante - Análise combinatória Simples: princípio fundamental da contagem, arranjos,
combinações e permutações. Sistemas Lineares.
13. Matemática Comercial: razão, proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta,
porcentagem, juro simples e compostos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. GIOVANNI E GIOVANNI JR. Matemática : pensar e descobrir - novo. Editora FTD, 2000, de 5ª a 8ª séries.
2. NAME, Miguel Asis. Tempo de matemática. Editora do Brasil, 1996, de 5ª a 8ª séries.
3. DANTE, Luiz Roberto. Matemática - contexto e aplicações. Editora Ática, 2000 - 1ª e 2ª séries do Ensino
Médio.
4. IEZZI, Gelson ( et al.). Matemática - ciência e aplicações. Atual Editora, 2001 - 1ª e 2ª séries do Ensino
Médio.
5. GOULART, Márcio Cintra. Matemática no ensino médio. Editora Scipione, 1999 - 1ª e 2ª séries do Ensino
Médio.
PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO ANALISTA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:
CONTABILIDADE GERAL DE CUSTOS E PÚBLICA: Conceitos básicos de contabilidade: Componentes
básicos . Conceito de despesas, receitas e resultado. Conceito de débito e crédito. Método das Partidas
Dobradas. Balancetes de verificação. As contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Balanço Patrimonial:
Conceito, objetivo, periodicidade e elaboração. Ativo e passivo como aplicação e fontes de recursos. Grupos de
contas: significado de cada grupo de contas. Classificação das contas nos grupos. Critérios de avaliação das
contas.
Demonstração do Resultado do Exercício: Conceito, objetivo, periodicidade e elaboração. Elementos da
demonstração, apropriações, pelo regime de competência, de receitas e despesas, antecipações e
diferimentos. Destinação do resultado do exercício. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos -
DOAR. Interpretação do aumento ou diminuição do capital circulante líquido.
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Notas
Explicativas às demonstrações contábeis.
Contabilidade de custos por atividade e excelência empresarial - Atividades, contabilidade por atividades e
gerenciamento de custos. Custo das atividades e Custo do produto por atividade.
CONTABILIDADE PÚBLICA: Conceito. objeto e regime. Orçamento - conteúdo e forma da proposta
orçamentária. Exercício financeiro. Créditos adicionais. Dívida flutuante e fundada. Controle da execução
orçamentária. Receita e despesas públicas: conceitos e estágios. Receita e despesa extraorçamentária.
Escrituração. Apuração do resultado financeiro e econômico. Inventário: objeto e classificação. Balancetes
mensais de receita e despesa. Balanços.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis .
Análise da situação financeira, por índices: solvência e liquidez. Elaboração e análise do fluxo de caixa da
empresa. Cálculo e interpretação da alavancagem financeira. Análise da situação econômica - indicadores de
rentabilidade: rentabilidade de vendas, do capital Próprio e do ativo total. Margens: bruta , operacional e líquida.
Prazos médios de contas a receber e de fornecedores, índice de cobertura das despesas financeiras. Rotação
de estoques , contas a receber, contas a pagar, ativo imobilizado e ativo total. Análise da estrutura patrimonial:
grau de imobilização do ativo, dos recursos próprios, e de endividamento. Participação de capital próprio.
Medidas para a reversão da tendência de endividamento. Interpretação dos indicadores financeiros,
econômicos e patrimoniais. Análise do retorno do investimento: o método "Dupont" .
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Tipos de estrutura, componentes da estrutura organizacional,
Condicionantes da estrutura organizacional, Avaliação, desenvolvimento e implantação da estrutura
organizacional.
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS: Levantamento, desenvolvimento e implantação de métodos administrativos,
Técnicas de representação gráfica, Formulários, Estudo e distribuição de trabalho, Manuais administrativos,
Sistemas de informações, Planejamento e acompanhamento de sistemas informatizados.
ANÁLISE ECONÔMICO - FINANCEIRA DE PROJETOS E GESTÃO FINANCEIRA: Comparação de projetos de
investimentos, comparações envolvendo taxas de retorno, aplicações em substituição de equipamentos,
aplicação em análise de projetos industriais, fontes de financiamento industrial, administração econômica de
investimento de risco, desempenho e remuneração dos investimentos e etapas para a avaliação econômica,
Planejamento financeiro e orçamentário.
LICITAÇÕES E CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Lei 8666.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. Ed. Atlas - 9ª edição, 2002.
2. Contabilidade Introdutória - Equipe de Professores da FEA/USP, 8ª edição, 1995- Editora Atlas.
3. GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. Ed. Harbra, 1984.
4. GOUVEIA, N. Contabilidade básica. McGraw Hill.
5. IUDICIBUS, S. de. Análise de balanços. Ed. Atlas. 1995.
6. NEVES, Silvério das e VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade básica. Ed. Frase. 1994.
7. MATARAZZO, Dante C. Análise financeira de balanços. 3a. ed. , Ed. Atlas. 1995.
8. SILVA, José Pereira da. Análise financeira das Empresas. 3a. ed., Ed. Atlas. 1995.
9. ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Curso básico de contabilidade. Ed. Atlas 1996.
10. MARLON, José Carlos. Contabilidade básica. Ed. Atlas. 1996.
11. FALCINI, P. Avaliação econômica da empresa. Ed. Atlas. 1995.
12. NEVES, Silvério das e VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade avançada. 6a. ed., Ed. Frase. São Paulo,
1996.
13. Resolução 750/93, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade.
14. SÁ. Antônio Lopes de. Princípios fundamentais de contabilidade. 1a. ed., Ed. Atlas 1995.
15. BRIMSON, James A . Contabilidade por atividades. Ed. Atlas, 1996.
16. CASSAROTTO FILHO, Nelson e KOPTTKE, Bruno Hartmut. Análise de investimentos. 6ª edição, Ed. Atlas,
1994.
17. NAKAGAWA, Masayuki. ABC - Custeio baseado em atividades. 1ª edição. Ed. Atlas, 1996.
18. REIS, Arnaldo. Análise de Balanços. 1ª edição. Ed. Saraiva, 1993.
19. SILVA, Lino Martins da. Contabilidade governamental . 3. ed. Editora Atlas, 1996.
20. ANGÉLICO, João. Contabilidade pública. 8. ed. Editora Atlas, 1996.
21. KOHAMA, Hélio. Contabilidade pública. 5. ed. Editora Atlas, 1996.
22. MACHADO Jr., J. Teixeira; REIS, Heraldo da Costa. A lei 4.320 comentada. 27. ed. IBAM, 1996.
23. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1989.
24. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 5ª ed. São Paulo, Atlas, 1996.
25. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial.
11ª ed., São Paulo, Ed. Atlas, 2000.
26. SANVICENTE, Antônio Zoratto. Administração financeira. 3ª ed. São Paulo, Atlas, 1997.
27. Lei n.º 8666 de 21/06/93 atualizada: Capítulo 1 - Seções I, II, III, IV, V; Capítulo 2 - Seções I, II, IV e Capítulo
III - Seções I, II, III, IV, V.
PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO ANALISTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL:
1. Planejamento e desenvolvimento de atividades de Comunicação Integrada.
2. Segmentação de públicos e comunicação dirigida.
3. Contato e atuação junto aos diversos públicos da instituição.
4. Organização de eventos institucionais.
5. Criação, execução e acompanhamento de produção de peças publicitárias para as mídia impressa e
multimídia.
6. Sugestão de pautas, redação de releases e matérias jornalísticas para veículos de comunicação internos e
externos.
7. Licitações e contratos da Administração Pública.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. KOPPLIN, Elisa; FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: Teoria e Prática, Editora Sagra, 1993.
2. KUNSCH, Maria Margarida Kroling. Obtendo resultados com relações públicas. Editora Pioneira, 1997.
3. LUPETI, Marcélia. Planejamento de comunicação. Editora Futura, 2001.
4. REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial/ comunicação institucional. Editora
Summus, 1987.
5. SANT'ANNA, Armando. Propaganda - Teoria - Técnica - Prática. Editora Pioneira, 1998.
6. Lei n.º 8666 de 21/06/93 atualizada: Capítulo 1 - Seções I, II, III, IV, V; Capítulo 2 - Seções I, II, IV e Capítulo
III - Seções I, II, III, IV, V.
PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS:
I. Seleção, Desenvolvimento e Acompanhamento de Pessoal
A. Seleção de Pessoal
- Conceito e objetivos.
- Análise funcional.
- Instrumentos e técnicas de seleção:
. os testes psicológicos: tipos e características; aplicação, interpretação e análise.
. entrevista psicológica: princípios e métodos; tipos, finalidades; técnicas utilizadas.
- Elaboração de laudos.
B. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.
- Treinamento:
.conceitos e objetivos.
. levantamento das necessidades de treinamento.
. planejamento das atividades de treinamento.
. tipos de treinamento.
. métodos e técnicas de treinamento.
. avaliação dos resultados do treinamento.
- Desenvolvimento de pessoal:
. cultura organizacional.
. administração participativa.
. gerenciando pessoas.
C. Acompanhamento de Pessoal.
- Avaliação de desempenho.
- Readaptação e reabilitação profissional.
- Entrevista de saída.
II. Clima e Cultura Organizacionais
- Motivação.
- Liderança.
- Comunicação nas organizações.
- Desenvolvimento organizacionais.
- Desenvolvimento gerencial.
- Mudança organizacional.
III. Pesquisa em Recursos Humanos
- Os objetivos da pesquisa psicológica
- Os instrumentos de pesquisa do psicólogo
- Tratamento dos resultados da pesquisa
IV. Licitações e contratos da Administração Pública
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. AMADO, Gilles & Guittet, André. A Dinâmica da comunicação dos grupos. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
2. BACHRACH, A. J. Introdução à pesquisa psicológica .São Paulo, EPU, 1974.
3. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante . São Paulo, Brasiliense, 1983.
4. BERGAMINI, Cecília W. Avaliação de desempenho humano na empresa São Paulo,Atlas, 1988.
5. ____________, Cecília , Desenvolvimento de recursos humanos: uma estratégia de desenvolvi-mento
organizacional São Paulo, Atlas, 1980.
6. CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. São Paulo, Ed. Atlas, 1988.
7. ____________, Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na
empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
8. ____________, Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa São Paulo,
Makron Books, 1994.
9. CUNHA, Jurema A. Psicodiagnóstico. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989.
10. LAVILLE, Christian A Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.
Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda,; Belo Horizonte:Editora UFMG, 1999.
11. MOSCOVICI, Felá. Desenvolvimento interpessoal Rio de Janeiro: LTC,1985.
12. OCAMPO, M.L.S. O Processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo, Ed.Martins Fontes,
1981.
13. THIOLLENT, Michel Metodologia da pesquisaação. São Paulo, Cortez, 1988.
14. Lei n.º 8666 de 21/06/93 atualizada: Capítulo 1 - Seções I, II, III, IV, V; Capítulo 2 - Seções I, II, IV e Capítulo
III - Seções I, II, III, IV, V.
PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO ANALISTA DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS:
Sociedade - Conceitos e características. Comunidade - Conceito e características. Instituições Socais.Política,
Poder Público, Espaço Público e Violência - Conceito e relações. Movimentos Sociais. Cidadania. Pesquisa
social - Planejamento, a construção de Projetos de Pesquisa, instrumentos de Pesquisa: entrevista e
questionário. Licitações e contratos da Administração Pública.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ARENDT, Hanna. O que é política? Rio de Janeiro, Bertrand Brane, 1998. Fragmento 1, 3a e 3b.
2. CARDOSO Ruth C. L. A trajetória dos movimentos sociais. In: DAGNINO, E. (Org.) Anos 90 - Política e
Sociedade no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1994.
3. DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania no Brasil. São
Paulo, Brasiliense, 1994.
4. DUARTE, André. O pensamento à sombra da ruptura. São Paulo, Paz e Terra, 2000. Cap. V, item 2.
5. ELIAS, Nobert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro, Zahar, 1994. Parte I.
6. FORACHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza (org.). Sociologia e sociedade - leituras de introdução à
sociologia. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1983. Cap. IV, itens 12 e 16.
7. GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos e lutas sociais - a construção da cidadania dos brasileiros.
São Paulo, Edições Loyola, 2001. Conclusões.
8. GOLDENBERG, Mirian. A arte da pesquisa. Rio de Janeiro, Record, 2000.
9. HIRANO, Sedi. Pesquisa social, projeto e planejamento. São Paulo. T. A.
10. SANTOS, Wanderley Guilherme dos. As razões da desordem. Rio de Janeiro, Rocco, 1993. Cap. IV
Introdução, itens 1, 2 e 3.
11. TELLES, Vera da Silva. Pobreza e cidadania: figurações da questão social no Brasil moderno. In: TELLES,
Vera da Silva. Direitos Sociais, afinal do que se trata? Belo Horizonte, Editora UFMG, 1999.
12. Lei n.º 8666 de 21/06/93 atualizada: Capítulo 1 - Seções I, II, III, IV, V; Capítulo 2 - Seções I, II, IV e Capítulo
III - Seções I, II, III, IV, V.
PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO ANALISTA DE TARIFAS E CUSTOS:
1) Principais características de uma economia de mercado.
2) Funcionamento das unidades produtoras de bens e serviços
§ uso dos fatores de produção;
§ apropriação dos custos e formação de preços;
§ avaliação econômico-financeira.
3) Demanda e oferta de bens e serviços
§ fatores que induzem o comportamento dos consumidores e de vendedores;
§ análise de sensibilidade via coeficientes de elasticidades;
§ principais tipos de mercado.
4) Análise de orçamentos de obras e de serviços
§ elaboração de planilhas de custos;
§ avaliação da estrutura dos usos e fontes de recursos;
§ critérios de reajustamento de preços;
§ avaliação econômico-financeira das alternativas de investimentos.
5) Serviços de transportes de passageiros
§ apropriação dos custos dos serviços;
§ classificação dos itens componentes;
§ critérios de depreciação e remuneração do capital e elaboração de planilhas de custos;
§ avaliação do impacto do reajustamento no preço dos componentes sobre o custo de serviços;
§ reajustes tarifários decorrentes do aumento de preços de componentes.
6) Licitações e contratos da Administração Pública.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. MONTORO FILHO, André Franco, Manual de Economia, 3a. Edição. São Paulo. Saraiva. 1998
2. MOCHON, F. & TROSTER, R. L. Introdução à Economia. 2. ed São Paulo, Makron Books 1.994
3. HIRSCHFELD, H. Engenharia Econômica. 3. ed São Paulo, Atlas 1.984
4. VIEIRA SOBRINHO, J.D. Matemática Financeira. 5. ed São Paulo, Atlas 1.995
5. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 8a. Ed. São Paulo. Atlas. 2000
6. BERNARDI, L. A. Política e Formação de Preços - Uma Abordagem Competitiva Sistêmica e Integrada. 2a.
Ed. São Paulo. Atlas. 1998
7. SANTOS, J. J. dos. Formação do Preço e do Lucro - Custos Marginais para Formação dos Preços
Referenciais. São Paulo. Atlas.
8. Lei n.º 8666 de 21/06/93 atualizada: Capítulo 1 - Seções I, II, III, IV, V; Capítulo 2 - Seções I, II, IV e Capítulo
III - Seções I, II, III, IV, V.
PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO ANALISTA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO:
Planejamento de trânsito e transporte público urbano. Engenharia de tráfego: conceitos e aplicações.
Pesquisas de transportes e tráfego. Classificação e capacidade viária, fluxos ininterrupto e interrompido. Projeto
viário, sinalização viária. Interseções semaforizadas e sincronização semafórica. Traffic Calming, áreas
ambientais, métodos e técnicas. Pólos geradores de tráfego e seus impactos na circulação viária. Educação e
segurança de trânsito. Operação e fiscalização de trânsito. Desenvolvimento urbano e políticas de transporte e
trânsito. Diretrizes dos sistemas viário e de transportes no Município de Belo Horizonte. Sistemas de transporte
público por ônibus. Características funcionais e análise de demanda de transporte público por ônibus-
indicadores operacionais terminais. Dimensionamento de frota, quadro de horários, avaliação de itinerários,
custos, tarifas, tecnologias de transportes, sistemas integrados. Modelagem de demanda de transportes
urbanos. Estudos de viabilidade de soluções alternativas de transportes urbanos. Licitações e contratos da
Administração Pública.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. DIMENSIONAMENTO de linhas de ônibus. São Paulo: ANTP, 1990. 57p. (Gerenciamento de Transporte
Público Urbano. Instruções Básicas, 3).
2. VASCONCELOS, Eduardo Alcântara. Pesquisa e levantamentos de tráfego. São Paulo: CET, 1982. 183p.
(Boletim Técnico da CET, 31).
3. MANUAL de semáforos. 2 ed. Brasília: DENATRAN, 1984. 169p. (Coleção Serviços de Engenharia, 4). (Cap.
1, 2, 3, 5 e 6)
4. MANUAL de projeto de interseções em nível não semaforizados em áreas urbanas. 2.ed. Brasília:
DENATRAN, 1991. 252p. (Coleção Serviços de Engenharia, 10).
5. FILIZZOLA, Edson Paulo, MORENO NETO, Francisco, SCATENA, João Carlos, et. Al. Noções básicas de
engenharia de tráfego. São Paulo: CET, 1977. 128p. (Boletim Técnico da CET, 5).
6. BRUTON, Michael J. Introdução ao planejamento de transportes. Rio de Janeiro: Interciência, 1979. 206p.
7. CÁLCULO de tarifas de ônibus urbanos; instruções práticas atualizadas. 2.ed. Brasília: GEIPOT, 1996. 75p.
8. MANUAL de medidas moderadoras do tráfego: traffic calming. Belo Horizonte: BHTRANS, 1999. 256p.
(Capítulos 1, 2 e 3).
9. VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara. Transporte urbano nos países em desenvolvimento: reflexôes e
propostas. 3.ed. São Paulo: Annablume, 2000. 284p.
10. MANUAL de procedimentos para o tratamento de pólos geradores de tráfego. Brasília: DENATRAN, 2001.
84p. (Capítulo 1).
11. TRANSPORTE humano: cidades com qualidade de vida. 2 ed. São Paulo: ANTP, 1999. 312p. Capítulos 1,
4, 5 e 6 (itens 6.2.1 Sistema Municipal de Ônibus; 6.6 Integração e 6.7 Transportes em Veículos Especiais) e o
Capítulo 7.
12. CONTRAN. Resolução n.º 599/82 de 28 de julho de 1982. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de ago.
Dispõe sobre a interpretação, o uso e a colocação da sinalização vertical de trânsito, nas vias públicas (Inclui o
anexo: Manual de Sinalização de Trânsito)
13. CONTRAN. Resolução n.º 666/86 de 28 de janeiro de 1986. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de jan.
1986. Dispõe sobre a edição de normas complementares de interpretação, colocação e uso de marcas viárias e
dispositivos auxiliares à sinalização de trânsito (Inclui anexo)
14. BELO HORIZONTE. Lei n.º 7.165, de 27 de agosto de 1996. DOM: Diário Oficial do Município, Belo
Horizonte, v.2, n.º 224, ago. 1996. Institui o Plano Diretor do Município de Belo Horizonte. (Título II - "Do
Desenvolvimento Urbano", com as alterações introduzidas pela Lei 8.137 de 21 de dezembro de 2000
publicada no DOM, v.6, n.º 1279).
15. BELO HORIZONTE. Lei n.º 7.166, de 27 de agosto de 1996. DOM: Diário Oficial do Município, Belo
Horizonte, v.2, n.º 224, ago. 1996. (Cap. II, III e IV, com as alterações introduzidas pela Lei 8.137 de 21 de
dezembro de 2000 publicada no DOM, v.6, n.º 1279).
16. Lei n.º 8666 de 21/06/93 atualizada: Capítulo 1 - Seções I, II, III, IV, V; Capítulo 2 - Seções I, II, IV e Capítulo
III - Seções I, II, III, IV, V.
PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO BIBLIOTECÁRIO:
1. GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO
1.1 Usuário da informação: necessidades, demandas e usos da informação.
1.2 A biblioteca no contexto das organizações: funções e objetivos.
1.3 Funções gerenciais: planejamento, organização e avaliação em unidades de informação.
1.4 Gerência de recursos informacionais
2. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
2.1 Seleção e aquisição: conceitos, princípios, recursos, rotinas.
2.2 Avaliação de coleções: conceitos, modalidades
2.3 Planejamento e elaboração de políticas
3. ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
3.1 Representação descritiva
3.2 Representação temática
3.3 Softwares utilizados na organização da informação
4. SERVIÇOS E PRODUTOS DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO
4.1 Atendimento ao usuário
4.2 Circulação e reprodução de documentos
4.3 Serviços de alerta
4.4 Normalização de trabalhos e publicações
5. LICITAÇÕES E CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ALMEIDA, M. C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2000.
2. CLASSIFICAÇÃO Decimal Universal: ediçãopadrão internacional em língua portuguesa. Brasília: IBICT,
1997.
3. CÓDIGO de catalogação angloamericano. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 1983-1985.
4. CORTE, A. R et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e
seleção de softwares. Ci. Inf., Brasília, v. 28, n. 3, p. 239-254, set./dez. 1999.
5. FERREIRA, S. M. S. P. Novos paradigmas de informação e novas percepções de usuário. Ci. Inf., Brasília, v.
25, n.2, p. 217-223, 1996.
6. FRANÇA, J. L. F. et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 5. ed. rev. Belo
Horizonte : Ed. UFMG, 2001.
7. FURRIE, B. O MARC bibliográfico: um guia introdutório: catalogação legível por computador. Brasília:
Thesaurus, 2000.
8. LARA, M. L. G. Linguagens documentárias, instrumentos de mediação e comunicação. R. bras. Bibliotecon. e
Doc., São Paulo, v. 26, n. ½, p.72-80, jan./jun. 1993.
9. LEMOS, A. A. B. Bibliotecas. In : CAMPELLO, B. S., CALDEIRA, P. T., MACEDO, V. A. org. Formas e
expressões do conhecimento : introdução às fontes de informação. Belo Horizonte : Escola de Biblioteconomia
da UFMG, 1998. p.347-366.
10. MACEDO, N. D., MODESTO, F. Equivalências: do serviço de referência convencional a novos ambientes
de redes digitais em bibliotecas : Partes I e II. R. brasileira. Bibliotecon. Doc., São Paulo, Nova Série, v.1, n.1, p.
38-54 e 55-72, 1999.
11. MACIEL, A. C., MENDONÇA, M. A. R. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro : Interciência, 2000.
12. NAVES, M. M. L. Considerações sobre a gerência de recursos informacionais. Perspect. cienc. inf., Belo
Horizonte, Belo Horizonte, v.4, n.1, p. 49-56, jan./jun. 1999.
13. PINTO, V. B. Indexação documentária : uma forma de representação do conhecimento registrado. Perspect.
cienc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n.2, p. 223-234, jul./dez. 2001.
14. RIBEIRO, A. M. C. M. AACR2 Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd. Edition : descrição e pontos de
acesso. 2. ed. ver. Atual. Pelo AACR2 1998 Revision. Brasília: Ed. do autor, 2001.
15. VERGUEIRO, W. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, 1989.
16. VALENTIM, M. L. P. Estrutura de bases de dados: modelos de metadados e a qualidade de resposta.
Transinformação, Campinas, v. 13, n. 1, p. 67-80, jan./jun. 2001.
17. Lei n.º 8666 de 21/06/93 atualizada: Capítulo 1 - Seções I, II, III, IV, V; Capítulo 2 - Seções I, II, IV e Capítulo
III - Seções I, II, III, IV, V.
· PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO ENGENHEIRO ELETRO-ELETRÔNICO:
O profissional deverá estar apto para:
Planejar e fiscalizar serviços de implantação e manutenção de sinalização semafórica.
Planejar e fiscalizar serviços de implantação e manutenção de equipamentos elétricos, eletrônicos e de
telecomunicações.
Analisar e configurar dispositivos de novas tecnologias e testes em dispositivos com vias a melhoramento da
operação e do controle do tráfego urbano.
PROGRAMA BÁSICO:
1 - ANÁLISE DE CIRCUITOS C.C. e C.A.
2 - CONCEITOS DE CIRCUITOS
3 - ANÁLISE EM REGIME PERMANENTE E TRANSITÓRIO
4 - ANÁLISE SENOIDAL DE CIRCUITOS
5 - RESPOSTA EM FREQUÊNCIA E RESSONÂNCIA
6 - ELETRÔNICA BÁSICA
Diodos
Semicondutores
Transistores bipolares
Tiristores
Amplificador operacional
7 - ELETRÔNICA DIGITAL
Álgebra Booleana
Circuitos lógicos
Combinacionais
Seqüenciais
8 - CONVERSORES CC/CA
9 - MICROPROCESSADORES
10 - PROGRAMAÇÃO
11- COMUNICAÇÃO DE DADOS
Conceitos
Topologias de redes
12 - Licitações e contratos da Administração Pública.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- IRWIN, J. David. Análise de Circuitos em Engenharia - São Paulo: MAKRON Books do Brasil Editora Ltda,
2000.
2- JOHNSON, David E. Fundamentos de Análise de Circuitos Elétricos- Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil.
4ª edição. 1994.
3- EDMINISTER, Joseph A. Circuitos Elétricos- São Paulo : Editora Mcgraw-Hill do Brasil. 1971.
4- FARRER, Harry. Algoritmos Estruturados- Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois. 1985.
5- LANDER, Cyril W. Eletrônica Industrial: Teoria e Aplicações- São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil. 1988.
6- MALVINO, Albert Paul. Eletrônica- São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1986. Volumes 1 e 2.
7- MALVINO, Albert Paul. Microcomputadores e Microprocessadores - São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1985.
8- MILLMAN, Jacob, 1911.-Eletrônica: dispositivos e circuitos- São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1981. Volumes
1 e 2.
9- SILVA, Adilson de Paula et al. Redes de alta velocidade. Cabeamento estruturado. São Paulo: Érica.
10- SOUZA, Lindeberg Barros de. Redes, transmissão de dados, voz e imagem. Ed. Érica, 1996.
11- Lei n.º 8666 de 21/06/93 atualizada: Capítulo 1 - Seções I, II, III, IV, V; Capítulo 2 - Seções I, II, IV e
Capítulo III - Seções I, II, III, IV, V.
PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO TÉCNICO DE CONTABILIDADE:
- Contabilidade geral: conceito e objetivos; princípios fundamentais.
- Patrimônio: componentes patrimoniais (ativo, passivo, patrimônio líquido, situação líquida); equação
fundamental do patrimônio; representação gráfica dos estados patrimoniais.
- Contas: conceito; débito, crédito, saldo.
- Escrituração: conceito e métodos; lançamento contábil (rotina e fórmulas); processo de escrituração (livros:
obrigatoriedade, funções e formas de escrituração).
- Método das partidas dobradas.
- Levantamento de balancetes de verificação.
- Plano de contas: conceito e finalidades.
- Balanço patrimonial: obrigatoriedade e apresentação; critérios de classificação das contas do ativo, passivo e
patrimônio líquido de acordo com a Lei nº6.406/76.
- Contabilidade pública: conceito, objeto e regime; orçamento (conteúdo e forma da proposta orçamentária);
exercício financeiro; controle de execução orçamentária; receita e despesa pública (conceitos e estágios);
receita e despesa extra-orçamentária; escrituração (apuração do resultado financeiro e econômico); inventário
(objeto e classificação) balancetes mensais da receita e despesa; balanços.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ANGÉLICO, João. Contabilidade pública. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
2. CONTABILIDADE introdutória: livro de texto. 9. ed. São Paulo: Atlas,1998. (Elaborado pela equipe de
professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP).
3. GOUVEIA, Nelson. Contabilidade básica. 2.ed. São Paulo: Harbra, 1993.
4. KOHAMA, Hélio. Contabilidade pública. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
5. MACHADO JÚNIOR, J. Teixeira; REIS, Heraldo da Costa. A Lei nº 4.320 comentadas. 30. ed. Rio de Janeiro,
IBAM, 2000.
6. MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial: livro texto. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
7. MOTTA, Carlos Pinto Coelho. Eficácia nas licitações e contratos. 8. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999.
PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA PARA O CARGO DE TÉCNICO EM ELETRÔNICA:
1. Eletrônica básica: circuitos a diodo; características dos transistores; configurações básicas dos transistores;
componentes eletrônicos especiais: FET, TRIAC, LED, etc.
2. Eletrônica analógica: amplificadores; realimentação; amplificadores operacionais; osciladores.
3. Eletrônica digital: circuitos lógicos; álgebra de Boole; técnicas de pulsos; modulação digital.
4. Circuitos integrados: circuitos analógicos lineares; circuitos analógicos não lineares; circuitos digitais.
5. Eletrônica de potência: TRIAC; SCR; IGBT; inversores de potência;; circuitos de controle de potência.
6. Informática: arquitetura de computadores; manutenção de computadores; redes de comunicação de dados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. São Paulo: Makron Books. V. 1 e 2.
2. MALVINO, Albert Paul. Microprocessadores e microcomputadores. [digital computer electronics; an
introduction to microcomputers]. São Paulo: McGraw-Hill, 1985.
3. MILLMAN, Halkias. Eletrônica. São Paulo: McGraw-Hill, 1981. v. 1 e 2.
4. SILVA, Adilson de Paula et al. Redes de alta velocidade. Cabeamento estruturado. São Paulo: Érica.
5. TORRES, Gabriel. Manutenção e configurações de micros para principiantes. São Paulo: Axcel Books.
PARA O CARGO: ANALISTA DE TARIFAS E CUSTOS:
1. REGULAMENTO OPERACIONAL DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE COLETIVO DE
PASSAGEIROS POR ÔNIBUS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE - fevereiro de 2002.
2. REGULAMENTO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE FRETADO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE
BELO HORIZONTE - outubro de 2001.
3. REGULAMENTO CONTRATUAL DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE COLETIVO SUPLEMENTAR
DE PASSAGEIROS DE BELO HORIZONTE - agosto de 2001.
4. REGULAMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE POR TÁXI DO MUNICÍPIO DE BELO
HORIZONTE - janeiro de 2003.
5. REGULAMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE BELO
HORIZONTE - janeiro de 2003.
6. CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. Capítulos I, II, III, IV, V, XV e Anexo I - (Lei 9.503 de 23 de setembro
de 1997 com as alterações e acréscimos dados pela Lei 9.602 de 21 de janeiro de 1998 e pela Lei 10.517 de
11 de julho de 2002.)
PARA O CARGO: ANALISTA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO:
1. REGULAMENTO OPERACIONAL DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE COLETIVO DE
PASSAGEIROS POR ÔNIBUS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE - fevereiro de 2002.
2. REGULAMENTO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE FRETADO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE
BELO HORIZONTE - outubro de 2001.
3. REGULAMENTO CONTRATUAL DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE COLETIVO SUPLEMENTAR
DE PASSAGEIROS DE BELO HORIZONTE - agosto de 2001.
4. REGULAMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE POR TÁXI DO MUNICÍPIO DE BELO
HORIZONTE - janeiro de 2003.
5. REGULAMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE BELO
HORIZONTE - janeiro de 2003.
6. CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. Capítulos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XX e Anexo
I - (Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997 com as alterações e acréscimos dados pela Lei 9.602 de 21 de janeiro
de 1998 e pela Lei 10.517 de 11 de julho de 2002.)
PARA OS CARGOS: TÉCNICO EM ELETRÔNICA, TÉCNICO DE CONTABILIDADE, SECRETÁRIA,
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, ENGENHEIRO ELETRO-ELETRÔNICO, BIBLIOTECÁRIO, ANALISTA DE
RECURSOS HUMANOS, ANALISTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, ANALISTA DE ADMINISTRAÇÃO E
FINANÇAS:
· CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. Capítulos I, II, III, IV, V, XV e Anexo I - (Lei 9.503 de 23 de setembro
de 1997 com as alterações e acréscimos dados pela Lei 9.602 de 21 de janeiro de 1998 e pela Lei 10.517 de
11 de julho de 2002.)
PROGRAMA DA PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA:
Considerar versão em Português do Sistema Operacional e Ferramentas.
- Conhecimentos básicos de operação com arquivos em ambiente Windows 2000.
- Conhecimentos básicos de arquivos e pastas (diretórios) Windows 2000.
- Utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios. Windows 2000.
- Conhecimentos básicos de editor de texto (ambiente Windows): criação de um novo documento, formatação e
impressão. Microsoft Office 2000.
- Conhecimentos básicos de Internet.
- Outlook: receber e enviar mensagens; anexos; catálogo de endereços; organização das mensagens. Microsoft
Outlook 2000 e Microsoft Outlook Express.
- Conhecimentos básicos de Excel.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
· Ajuda on-line do Sistema Operacional Windows 2000.
· Ajuda on-line do Microsoft Office 2000.
· Ajuda on-line do Microsoft EXCEL 2000
CALENDÁRIO
INSCRIÇÕES:
Via Correios: 03 a 14 de fevereiro de 2003
Via Internet: 03 a 13 de fevereiro de 2003 até as 22:00 horas, pelo site www.fumarc.com.br
CARTÃO DE INFORMAÇÃO: até dia 17/03/2003
Caso o candidato não o receba deverá entrar em contato com a FUMARC até o dia 21/03/2003.
PROVA: 23/03/2003
RESULTADO: 15/04/2003
ENTREGA DOS DOCUMENTOS REFERENTES A TÍTULOS: Somente para o cargo de Técnico de Transporte
e Trânsito - de 05 a 07 de maio de 2003.
RESULTADO FINAL: a ser divulgado quando da entrega dos documentos referentes a títulos.
PARA OS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
SOLICITAÇÃO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA A PROVA: até o dia 28 de fevereiro de 2003.
ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO REFERENTE AO ITEM 11.4 DO EDITAL: no período de 23 a 25 de abril de
2003.