Edital do Concurso Câmara de Araponga - MG 2010

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

Câmara Municipal de Araponga/MG
Edital de Abertura de Concurso Público nº 01/2010
CMA– Edital 01/2010
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A Câmara Municipal de Araponga/MG, torna público que estarão abertas inscrições ao Concurso Público de Provas Objetivas
para provimento de cargos vagos de seu Quadro Permanente nos termos do Plano de Cargos e Vencimentos da Câmara
Municipal e das normas estabelecidas neste Edital. O concurso será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores
Associados, inscrita no CNPJ 23.852.734/0001-02, situada na Avenida Amazonas, 311, 3º Andar – Centro, CEP: 30.180-000, Belo
Horizonte – MG.
1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
CARGO:
ESCOLARIDADE:
VAGAS:
CARGA HORÁRIA
SEMANAL:
VENCIMENTO:
VALOR DA INSCRIÇÃO:
ATRIBUIÇÕES DO CARGO:
TIPOS DE PROVA:
AUXILIAR DE SECRETARIA
Nível Fundamental Completo
1 (uma)
40 horas
829,12
50,00
Executar trabalhos administrativos que apresentem alguma complexidade e pequena margem
de autonomia, embora sem diretrizes pré-estabelecidas, compreendendo dentre outros
serviços, redigindo correspondências e outros atos administrativos, estudar e informar
processos de pequena complexidade, conferir, anotar e informar expediente que exija algum
discernimento e capacidade crítica analítica, transmitir e encaminhar ordens e avisos, recibos,
receber, guardar e conservar processos, livros e demais documentos sob a responsabilidade,
dirigir os trabalhos setoriais quando para isto é designado, dar assessoria direta aos
parlamentares e bancadas, executar outras tarefas similares que forem determinadas pelos
seus superiores.
PORTUGUÊS – 15 QUESTÕES
MATEMÁTICA – 10 QUESTÕES
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – 15 QUESTÕES
REDAÇÃO
CARGO:
ESCOLARIDADE:
VAGAS:
CARGA HORÁRIA
SEMANAL:
VENCIMENTO:
VALOR DA INSCRIÇÃO:
ATRIBUIÇÕES DO CARGO:
TIPOS DE PROVA:
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Alfabetizado
1 (uma)
40 horas
510,00
35,00
Executar serviços gerais de trabalho braçal e atividade geral que demandem força física,
trabalho de cantineiro, jardinagem, vigilância, ordenança, limpeza, serviços gerais internos e
externos e outras tarefas afins.
PORTUGUÊS – 20 QUESTÕES
MATEMÁTICA – 20 QUESTÕES
2 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
2.1. Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português, na forma da Lei.
2.2. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.
3 - DAS CONDIÇÕES PARA A POSSE
3.1. Estar em dia com as obrigações eleitorais.
3.2. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.
3.3. Ter, na data da posse, 18 (dezoito) anos completos.
3.4. Estar em gozo dos direitos políticos.
3.5. Possuir a habilitação exigida para o cargo pretendido.
3.6. Gozar de boa saúde física e mental.
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4 - DAS INSCRIÇÕES
4.1 SEDE DO MUNICÍPIO:
4.1.1. Local: CÂMARA MUNICIPAL DE ARAPONGA
4.1.2. Período: 29/11 a 03/12/2010
4.1.3 O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração específica os
seguintes documentos:
a) Comprovante de recolhimento do valor da inscrição.
b) Original da cédula de identidade ou de documento equivalente, de valor legal. No caso de inscrição por procuração, esta
deverá ser acompanhada também de cópia autenticada de documento do procurador.
c) Laudo médico de deficiência do candidato, quando cabível.
4.2 VIA INTERNET:
4.2.1 Será admitida a inscrição via INTERNET, no endereço www.magnusconcursos.com.br, solicitada até às 18:00 horas do
dia 03/12/2010 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 06/12/2010.
4.2.2 A inscrição efetuada via Internet somente será validada após confirmação do recolhimento do valor da inscrição, através de
procedimento a ser informado no ato da inscrição.
4.2.3 São de responsabilidade única do candidato os dados cadastrais informados na solicitação de inscrição, inclusive quanto à
declaração de deficiência.
4.2.4. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, nas condições do
item 9.11 deste Edital, desde que as deficiências de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do cargo e
declarado no ato da inscrição juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa
referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças CID, bem como a provável causa da
deficiência. O Laudo poderá ser enviado via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do prazo
de inscrições para a Magnus Auditores e Consultores Associados.
4.2.5 Não serão acatadas inscrições cujo pagamento do valor da inscrição tenha sido efetuado em desacordo com as opções
oferecidas no ato do preenchimento da inscrição via Internet, seja qual for o motivo alegado.
4.2.6 O valor da inscrição, uma vez pago, não será devolvido, sob hipótese alguma, salvo no caso de não realização do Concurso,
ou do cancelamento do certame, situação em que o candidato poderá requerer a restituição junto à Administração Municipal, após
confirmação definitiva da sua não realização, corrigido monetariamente, a partir da data do pagamento da inscrição, em prazos e
datas a serem divulgados à época.
4.2.7 A Magnus Auditores e Consultores Associados não se responsabiliza por inscrições via Internet não recebidas por motivos
de ordem técnica dos computadores, na hipótese de as falhas não serem de sua responsabilidade.
4.3. O Edital estará disponível no endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br, e na Câmara Municipal à disposição dos
interessados.
4.4. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, nas condições do item
9.11 deste Edital, desde que as deficiências de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do cargo e declarado
no ato da inscrição juntamente com laudo médico.
4.4.1 Caso necessitem de condições especiais para fazer as provas, os candidatos deverão declarar, em requerimento próprio
serem portadores de deficiência, especificando-a no ato da inscrição, juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau
ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem
como a provável causa da deficiência.
4.5. A declaração falsa ou inexata, que não seja passível de correção por parte do candidato, dos dados constantes na ficha de
inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas, determinará o cancelamento da inscrição e anulação
de todos os atos decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo da adoção das medidas judiciais cabíveis, assegurado o direito de
recurso contra as decisões que cancelarem as inscrições e que anularem os atos delas decorrentes, junto à Comissão do
Concurso Público, que será decidido em 48(quarenta e oito) horas, em conformidade com o princípio da ampla defesa e do
contraditório ( art. 5º, LV, CF/88). Caso haja inexatidão nas informações contidas na ficha de inscrição, o candidato deverá corrigir
dentro do prazo previsto no item 4.1.2.
4.6. Outras informações:
a) Só o pagamento da inscrição não significa que o candidato esteja inscrito;
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b) O valor da inscrição, uma vez pago, não será devolvido, sob hipótese alguma, salvo no caso de não realização do Concurso,
ou do cancelamento do certame, situação em que o candidato poderá requerer a restituição junto à Administração Municipal, após
confirmação definitiva da sua não realização, corrigido monetariamente, a partir da data do pagamento da inscrição, em prazos e
datas a serem divulgados à época.
c) Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional;
d) Não serão recebidas inscrições por via postal, fax, condicional e/ou extemporânea;
4.7 No dia 29/11/2010, os candidatos que por razões financeiras não puderem arcar com o custo da taxa de inscrição, poderão
solicitar a gratuidade da mesma, no mesmo local e horário previsto no item 4.1 deste Edital, onde receberá o Requerimento de
Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição.
4.7.1 Terá direito a isenção do pagamento da inscrição o candidato que comprovar ser membro de família de baixa renda por
meio de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal CADÚnico, conforme Decreto 6.593 de
02/10/2008 que regulamenta o art. 11 da Lei nº 8.112 de 11/12/1990.
4.7.2 Para requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá:
I - estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚnico, de que trata o Decreto 6.135 de
26/06/2007;
II - ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135 de 26/06/2007;
III - preencher no formulário de pedido de isenção o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CADÚnico;
IV - declarar que atende à condição estabelecida no inciso II deste item.
4.7.3 No ato da solicitação da isenção o candidato deverá apresentar o formulário de pedido de isenção devidamente preenchido
e assinado, declarando que sua renda familiar o impossibilita de arcar com as despesas da inscrição sem prejuízo de seu próprio
sustento e de seus familiares. Apresentar original e fotocópia da cédula de identidade ou de documento equivalente, de valor
legal. No caso de inscrição por procuração, esta deverá ser acompanhada também de cópia autenticada de documento do
procurador no ato da solicitação de isenção.
4.7.4 A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do
art. 10 do Decreto nº 83.936, de 06/09/1979, e observado o artigo 299 do Código Penal Brasileiro (falsidade ideológica).
4.7.5 A Comissão de Concurso Público, juntamente com a empresa responsável pela organização do concurso, consultará ao
órgão gestor do CADÚnico para confirmar a veracidade das informações prestadas, e farão publicar no próprio local de inscrição a
relação dos pedidos deferidos no dia 01/12/2010, assegurado o direito de recurso junto à Comissão do Concurso Público, no
prazo de dois dias úteis a partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação da relação de deferimentos, podendo ser via
CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do prazo recursal.
4.7.6 Serão considerados indeferidos os pedidos de isenção daqueles candidatos cujo nome não constar na relação acima
referida.
4.7.7 O candidato cuja isenção do pagamento da taxa de inscrição for deferida estará automaticamente inscrito neste concurso.
4.7.8 O candidato que tiver o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição indeferido poderá efetuar sua inscrição
conforme o disposto nos itens 4.1.1, 4.1.2 e 4.1.3.
5 - DAS PROVAS
O Concurso Público constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Redação.
5.1. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para todos os cargos e
terão duração máxima de 03 (três) horas.
5.1.1 A cada prova será atribuído um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
5.1.2 O conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha será composto de 40 (quarenta) questões, com 04 (quatro) opções de
respostas cada, valorizado de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 2,5 (dois e meio) o valor de cada questão.
5.1.3 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos do conjunto das Provas
Objetivas de Múltipla Escolha.
5.1.4 O programa de provas para as questões de múltipla escolha é o constante do Anexo I deste Edital.
5.2 A Redação, de caráter classificatório, será aplicada para os cargos de AUXILIAR DE SECRETARIA, contendo no mínimo 20
(vinte) linhas, em letra legível, a respeito de tema específico a ser fornecido no ato da prova e sevalorizada em até 20 (vinte)
pontos.
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5.3.1 Os critérios de correção e correspondente pontuação da redação, serão os seguintes:
a)Pertinência ao tema proposto.............................................................................................até 3 pts
b) Coerência de idéias............................................................................................................até 3 pts
c) Fluência e encadeamento de idéias...................................................................................até 3 pts
d) Capacidade de argumentação e boa informatividade........................................................até 3 pts
e) Organização coerente e adequada de parágrafos.............................................................até 3 pts
f) Correção lingüística (morfossintaxe, pontuação, ortografia e acentuação)........................até 5 pts
5.3.2 Só serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançarem aprovação nas Provas Objetivas de Múltipla Escolha.
5.3.3 À Redação que não estiver devidamente identificada, que não apresentar o mínimo de 20 (vinte) linhas ou que não tenha um
título, será dada a pontuação 0 (zero).
6 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
6.1. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Redação serão realizadas no Município de Araponga, no dia 19/12/2010.
6.1.2 Estarão afixadas na sede da Câmara Municipal de Araponga e disponíveis no site: www.magnusconcursos.com.br, a
partir do dia 15/12/2010, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetiva e redação.
6.2 O ingresso na sala ou locais de provas se permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato que apresentar
o Comprovante de Inscrição, juntamente com o documento de Identidade apresentado no ato da inscrição. Como o documento
não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceito cópias, ainda que autenticadas.
6.3. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do
candidato em sua exclusão do Concurso Público, seja qual for o motivo alegado.
6.4. Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.
6.5. O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de lápis,
borracha e caneta tipo esferográfica azul ou preta.
6.6. Não será permitido ao candidato portar máquina calculadora, computador portátil, relógio digital do tipo Data Bank, aparelhos
celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou capazes de transmitir dados.
6.6.1. O candidato que ingressar no local de prova com os equipamentos citados no item 6.6 deverá deixá-los desligados sobre a
mesa do fiscal de provas.
6.6.2. Será de inteira responsabilidade do candidato eventual extravio ou dano causado aos aparelhos deixados sobre a mesa do
fiscal de provas, sendo que nem o município, nem a empresa organizadora do concurso responsabilizar-se-ão por qualquer
prejuízo sofrido pelo candidato.
6.7. O candidato portador de deficiência que necessitar de provas em condições especiais, deverá informar no ato da inscrição,
através de requerimento juntamente com parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.
6.8. O candidato deverá transcrever suas respostas, na folha de respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.
6.9. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que
legível.
6.10. Será excluído do concurso o candidato que:
a) Se apresentar após o horário estabelecido;
b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;
c) Não apresentar o documento de identidade exigido;
d) Durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas,
oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha a tumultuar a sua realização;
e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal de
prova.
f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes.
6.11. Não haverá revisão genérica de provas.
6.12. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal somente a folha de respostas.
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7 - DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE
7.1. Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo exigido de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos das provas
Objetivas de Múltipla Escolha.
7.2. A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas Objetivas de Múltipla Escolha e será
divulgada em duas listas, uma contendo a classificação geral de todos candidatos aprovados e a outra somente a classificação
dos candidatos portadores de deficiência.
7.3. Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada preferência, para efeito de classificação,
sucessivamente, ao candidato que:
a) Se idoso, amparado pela Lei nº 10.741/03 – Estatuto do Idoso, ao de idade mais avançada.
b) Obtiver maior número de pontos na Prova de Língua Portuguesa;
c) Obtiver maior número de pontos na Redação;
d) O de maior idade.
8 - DOS RECURSOS
8.1.Caberá recurso, contra indeferimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição, cancelamento de inscrições, exclusão de
candidatos, questões e resultados, em única e última instância, à Comissão de Concurso Público, no prazo de dois dias úteis a
partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação, podendo ser via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de
postagem dentro do prazo recursal.
8.1.1 Contra questão das provas Objetivas de Múltipla Escolha, nos dois dias úteis após o dia da divulgação do gabarito oficial,
desde que devidamente fundamentado, divulgação esta que ocorrerá no 1º dia útil após a realização das provas.
8.2. Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados, os que
não contiverem dados necessários à identificação do candidato ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos
preestabelecidos.
8.3. Os recursos deverão ser protocolados na Câmara Municipal de Araponga, no horário de expediente e encaminhados à
Comissão Municipal de Concurso Público, ou via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do
prazo recursal.
8.4. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, seja em virtude
de recurso administrativo, seja por decisão judicial, serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido
ou entrado em juízo.
9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1. O candidato aprovado e nomeado será regido pelo Estatuto dos Servidores Municipais de Araponga.
9.2. A Comissão Municipal de Concurso Público terá a responsabilidade de acompanhar a realização do concurso, receber os
recursos, encaminhando-os à Magnus Auditores e Consultores Associados, que fará estudo, fornecendo parecer.
9.3. O prazo de validade do presente concurso é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo
ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.
9.4. Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual sua eficiência e capacidade serão objetos
de avaliação para o desempenho do cargo.
9.5 O candidato aprovado dentro do limite de vagas previstas, durante o prazo de validade do certame, tem direito subjetivo a
nomeação para o cargo a que concorreu e foi habilitado, ressalvadas as hipóteses decorrentes de fato superveniente,
devidamente motivado, pertinente e suficiente motivadores.
9.6 O candidato aprovado neste Concurso Público poderá desistir do respectivo certame seletivo. A desistência será feita
mediante requerimento endereçado ao Presidente da Câmara. O candidato nomeado pode desistir do concurso público até o dia
útil anterior à data da posse.
9.7. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do
concurso público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.
9.8. A Câmara Municipal de Araponga e a Magnus Auditores e Consultores Associados o se responsabilizam por quaisquer
cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este concurso.
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9.9. O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da Câmara Municipal, durante o prazo de validade do concurso, seu
endereço atualizado, visando eventuais convocações.
9.10. Toda informação referente à realização do concurso será fornecida pela Câmara Municipal de Araponga, através da
Comissão Municipal de Concurso Público.
9.11 Ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas neste Edital, desprezadas as frações, para pessoas portadoras
de deficiência, em cumprimento às normas legais, desde que compatível com o exercício do cargo e declarada no ato da
inscrição. O candidato que não declarar ser deficiente no ato de sua inscrição não poderá declarar posteriormente.
9.11.1 Os portadores de deficiência, quando de sua posse, serão submetidos a exame médico a fim de comprovar a qualificação
do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo, assegurado o direito
de recurso junto à Câmara Municipal, no prazo de dois dias úteis a partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação do
resultado do exame.
9.11.2 É considerado portador de deficiência aquele que se enquadrar nas condições especificadas no artigo 4º do Decreto
Federal nº 3.298/99.
9.11.3 Caso surjam novas vagas no decorrer do prazo de validade do concurso público, 5% (cinco por cento) delas serão
igualmente, reservadas para candidatos portadores de deficiência.
9.12. O candidato aprovado, quando nomeado, deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos, para efeito de
posse no cargo:
a) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;
b) Fotocópia autenticada do CPF;
c) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;
d) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);
e)Laudo médico favorável, fornecido pelo Serviço de Medicina Municipal;
f) 02 (duas) fotografias 3x4;
g) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor e comprovante de certidão de quitação eleitoral;
h) Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;
i) Fotocópia autenticada do comprovante de capacitação legal para o exercício do cargo, bem como registro no órgão competente,
quando cabível;
j) Certidão Negativa de antecedentes criminais, ou outra forma de comprovação de sua idoneidade, ou ainda, apresentação de
esclarecimentos e provas, quando houver registro de antecedentes criminais.
9.13. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Concurso Público, ouvida a Magnus Auditores
e Consultores Associados, empresa responsável pela execução do Concurso.
9.14. Caberá ao Presidente da Câmara a homologação do resultado final.
9.15. Todas as informações referentes ao concurso, retificações realizadas no edital e do resultado final serão afixadas no quadro
de publicação oficial dos atos da Câmara Municipal de Araponga bem como no endereço eletrônico:
www.magnusconcursos.com.br.
ARAPONGA/MG, 20 de setembro de 2010.
______________________________
Vander José Araujo Sampaio
Presidente
Câmara Municipal de Araponga/MG
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ANEXO II
PROGRAMAS DAS PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA
CARGO DE NÍVEL ALFABETIZADO
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS.
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Texto; Alfabeto; Sílaba; Grafia correta das palavras; Separação de
Sílabas; Feminino; Masculino; Sílabas Tônicas, Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas; Substantivo, Coletivo,
Acentuação; Sinônimos e Antônimos; Encontro Vocálico e Encontro Consonantal; Dígrafo; Pontuação; Frase, Tipos
de Frase; Singular e Plural; Artigo; Substantivo Próprio e Comum; Gênero, Número e Grau do Substantivo;
Adjetivo; Pronomes; Verbos, Tempos do Verbo; Frase e oração; Sujeito; Predicado; Advérbio.
Bibliografia sugerida: Conhecer e Crescer - a 4ª série, Cristiane Buranello e Eliane Vieira dos Reis. Marcha
Criança – 1ª a 4ª série, Ed. Scipione. LEP de 1ª a 4ª série de Paulo Nunes de Almeida, Ed. Saraiva. E outros livros
que abrangem o programa proposto.
MATEMÁTICA: Conjuntos; Sistema de Numeração Decimal; Sistema Romano de Numeração; Adição, Subtração,
Multiplicação e Divisão de Números Naturais; Números Racionais; Operações com Frações (Adição Subtração,
multiplicação e divisão); Números Decimais; Porcentagem; Sistema Monetário, Medidas de Comprimento, Massa,
Capacidade e Tempo; Problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.
Bibliografia sugerida: Giovanni Jr & Bonjorno (1ª a 4ª - ed. FTD); Matemática Registrando descobertas
(Barroso Lima, Maria Aparecida Ediouro); Coleção Quero Aprender Matemática de Oscar Guelli, Ed. Ática. E
outros livros que abrangem o programa proposto.
CARGO NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO
AUXILIAR DE SECRETARIA.
LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra;
classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais;
dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação
gráfica; representação das unidades de medida; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos;
processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais.
SINTAXE: A estrutura da oração (classificação e emprego dos termos); a estrutura do período composto
(classificação e emprego das orações); emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal; a ocorrência
da crase, concordância verbal e nominal.
Bibliografia sugerida: TERRA, Ernani. Gramática de Hoje. Editora Scipione; FARACO e MOURA. Gramática.
Editora Ática; E outros livros que abrangem o programa proposto.
MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de
tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta,
Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 1º grau, Sistema de equações,
Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.
Bibliografia sugerida: A Conquista da Matemática (Giovanni, Castrucci e Giovanni Jr – Ed. FTD); Matemática na
medida certa (Jakubo e Lelis ED- Scipionne); Fundamentos de Matemática (Osvaldo Dolce e José Nicolau
Pompeu); E outros livros que abrangem o programa proposto.
CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia, Estudos Sociais e Ciências de a série. Assuntos ligados à
atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva,
Artística, Literária e Social do Brasil.
Bibliografia sugerida: Livros de História, Geografia, Estudos Sociais e Ciências de a 8ª série. Jornais,
Revistas, Telejornais e outros materiais que abrangem o programa proposto.