Edital do Concurso Câmara Municipal do Rio de Janeiro - RJ 2015

Banca:

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

E
DITAL
SMA
N
º
70,
DE
12
DE MAIO DE
2015.
R
EGULAMENTA O
C
ONCURSO
P
ÚBLICO PARA
P
ROVIMENTO EM
C
ARGOS DE NÍVEL MÉDIO E
SUPERIOR NO ÂMBITO DA
C
ÂMARA
M
UNICIPAL DO
R
IO DE
J
ANEIRO
.
O Secretário Municipal de Administração, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela
legislação em vigor, e tendo em vista a autorização constante dos processos 05/001.236/2014 e
CMRJ 1216/2014 e, em conformidade com o disposto na Resolução SMA 1640, de 28 de
dezembro de 2010, torna público que fará realizar Concurso Público para Provimento em
Cargos de Nível Médio e Superior,
no âmbito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
I.- D
AS
D
ISPOSIÇÕES
P
RELIMINARES
1 Da Escolaridade, do Cargo, da Especialidade/Área de Atuação, das Vagas, da Carga
Horária e da Taxa de Inscrição.
VAGAS
ESCOLARIDADE
CARGO
ESPECIALIDADE/ÁREA DE
ATUAÇÃO
R NI PD
CARGA
HORÁRIA
TAXA DE
INSCRIÇÃO
Arquivologia 03 01 ---
Assistência Social 02 --- ---
Audiovisual 02 --- ---
Biblioteconomia 02 01 ---
Comunicação Social (Jornalista) 02 01 ---
Enfermagem 02 --- ---
Medicina 04 01 ---
Orçamento e Finanças 01 --- ---
Redação e Revisão 10 03 01
Superior
Completo
Analista
Legislativo
Taquigrafia 09 02 01
R$ 90,00
T
OTAL DE
V
AGAS
N
ÍVEL
S
UPERIOR
37 09 02
Diagramação 02 --- ---
Fotografia 02 --- ---
Inspetor de Segurança 06 02 ---
Sonorização 01 --- ---
Médio
Completo
Assistente
Técnico
Legislativo
Web Designer 02 --- ---
40h
R$ 70,00
T
OTAL DE
V
AGAS
N
ÍVEL
M
ÉDIO
13 02
---
(*) VAGAS LEGENDA
R = Vagas Regulares
NI = Vagas Negros e Índios
PD = Vagas Pessoa com Deficiência
1.1- As vagas reservadas a pessoa com deficiência e a negros e índios, caso não
preenchidas, serão revertidas para o quadro de vagas regulares.
2. Da Remuneração
Remuneração
Cargo
Vencimento
Direito
Pessoal
GDL*
Aux
Alimentação
Aux
Transporte
Aux
Saúde
Total
Nível Superior 1.946,90 13,73 2.920,35 1.010,23 744,38 1.010,23 7.645,82
Nível Médio 1.390,60 13,73 2.085,91 1.010,23 744,38 1.010,23 6.255,08
*Gratificação de Dedicação Legislativa
3 Da Qualificação, das Atribuições e da Lotação
A - C
ARGOS DE
N
ÍVEL
S
UPERIOR
A.1 - Analista Legislativo - Especialidade: Arquivologia
Qualificação:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Arquivologia,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
Atribuições:
Executar atividades de nível superior relacionadas a planejamento, supervisão, orientação,
acompanhamento e execução especializada, em graus de maior ou menor complexidade,
das atividades arquivísticas das funções administrativa e legislativa, e execução de outras
atividades correlatas.
Lotação Privativa:
Diretoria de Processamento Legislativo; Divisão de Biblioteca e Documentação; Diretoria de
Pessoal; Serviço de Protocolo e Arquivo.
A.2 - Analista Legislativo - Especialidade: Assistência Social
Qualificação:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Serviço Social,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação MEC e
registro no respectivo órgão de fiscalização do exercício profissional.
Atribuições:
Executar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada,
referentes a trabalhos relacionados com o desenvolvimento, diagnóstico e assistência aos
vereadores e servidores ativos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em seus aspectos
sociais;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Diretoria de Pessoal.
A.3 - Analista Legislativo - Especialidade: Audiovisual
Qualificação:
Diploma devidamente registrado, de curso de graduação em vel superior em Comunicação
Social, com habilitação em Audiovisual, Rádio, Televisão ou Cinema, reconhecido pelo
Ministério da Educação, com validade nacional, e registro profissional no órgão competente,
nos termos da Lei nº 6.615/1978, art. 6º.
Atribuições:
Desenvolver e participar do processo de criação, de produção, de direção e de edição de
produtos videográficos, televisivos e sonoros (documentários, narrativos, musicais,
descritivos e expositivos, educativos e culturais); empregar linguagem do som, da luz, da
fotografia e da imagem nas produções da Câmara ou de emissoras parceiras; colaborar na
elaboração da grade de programação da TV Câmara, inclusive de outras mídias digitais
disponíveis (sítios para internet); sugerir roteiros de programas ou de séries televisivas e
radiofônicas; coordenar atividades ligadas à produção de cenários, de sets de gravação ou
de seleção de elenco, entre outras;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
RIO TV Câmara.
A.4 - Analista Legislativo - Especialidade: Biblioteconomia
Qualificação:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Biblioteconomia,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro
no respectivo conselho de classe.
Atribuições:
Planejar, organizar, supervisionar, coordenar, avaliar e executar atividades de pesquisa,
estudo, catalogação, classificação e indexação bibliográfica de livros, periódicos e
documentos, bem como de armazenamento, recuperação e disseminação de informações
técnicas, sociais e culturais de interesse da Câmara Municipal do Rio de Janeiro;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Divisão de Biblioteca e Documentação.
A.5 - Analista Legislativo - Especialidade: Comunicação Social (Jornalista)
Qualificação:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Comunicação
Social, com habilitação em Jornalismo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida
pelo Ministério da Educação, e registro no respectivo conselho de classe.
Atribuições:
Executar atividades de supervisão, coordenação ou execução especializadas, em graus de
maior e mediana complexidade, referentes a trabalhos de relações públicas, redação,
revisão, coleta e preparo de informações para a divulgação oficial falada, escrita ou
televisionada;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
ASCOM; RIO TV Câmara.
A.6 - Analista Legislativo - Especialidade: Enfermagem
Qualificação:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Enfermagem,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação MEC, e
registro no respectivo órgão de fiscalização do exercício profissional.
Atribuições:
Executar atividades de nível superior abrangendo planejamento, coordenação, execução
especializada e supervisão de trabalhos relativos ao cuidado e à educação sanitária dos
pacientes, bem como a aplicação de medicamentos e tratamentos prescritos;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Divisão de Saúde.
A.7 - Analista Legislativo - Especialidade: Medicina
Qualificação:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em
Medicina e residência
em Clínica Médica em instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação (MEC), com registro no Conselho Regional de Medicina.
Atribuições:
Planejar, organizar, supervisionar, coordenar, avaliar e executar atividades relativas à prática
da medicina, compreendendo o atendimento preventivo, assistencial, ocupacional e pericial
visando a promover e preservar a saúde individual e coletiva de vereadores e servidores
ativos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Divisão de Saúde.
A.8 - Analista Legislativo - Especialidade: Orçamento e Finanças:
Qualificação:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Atribuições:
Participar da elaboração da Proposta Orçamentária Anual, das Diretrizes Orçamentárias e
do Orçamento Plurianual da CMRJ, a serem encaminhados ao Gabinete do Prefeito para
consolidação, compatibilizando metas e objetivos às despesas necessárias ao
desenvolvimento das atividades e projetos propostos pelos diversos setores e aprovados
pela Mesa Diretora;
Analisar a programação e acompanhar a execução das despesas da CMRJ, com vistas à
emissão de pareceres sobre matéria orçamentária;
Analisar a viabilidade orçamentária e financeira de projetos e atividades de interesse da
CMRJ;
Elaborar relatórios de acompanhamento da Execução Orçamentária;
Elaborar estudos de impacto orçamento-financeiro para criação ou aumento de despesas de
caráter continuado relacionadas às atividades da CMRJ;
Emitir parecer referente ao planejamento, execução, controle e avaliação do orçamento da
CMRJ;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Controladoria-Geral; Assessoria de Planejamento e Gestão; Diretoria de Finanças.
A.9 - Analista Legislativo - Especialidade: Redação e Revisão
Qualificação:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Letras ou
Comunicação Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério
da Educação – MEC.
Atribuições:
Executar atividades, em graus de maior e mediana complexidade, referentes a trabalhos de
redação e revisão final de textos legislativos, discursos e atas de sessões plenárias e de
reuniões das comissões permanente e temporárias;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Diretoria de Apoio Legislativo; Serviço de Debates; Serviço de Atas; Consultoria e
Assessoramento Legislativo.
A.10 - Analista Legislativo - Especialidade: Taquigrafia
Qualificação:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
Atribuições:
Executar atividades de nível superior, envolvendo supervisão, coordenação, orientação e
execução dos trabalhos de gravação, registro taquigráfico, interpretação, revisão e redação
de debates e pronunciamentos;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Serviço de Taquigrafia.
B - CARGOS DE NÍVEL MÉDIO
B.1 - Assistente Técnico Legislativo - Especialidade: Diagramação
Qualificação:
Certificado de conclusão de curso de vel médio, expedido por instituição de ensino
reconhecida pelo Ministério da Educação e Curso de Editoração Eletrônica.
Atribuições:
Planejar serviços de pré-impressão gráfica;
Realizar programação visual gráfica e editorar textos e imagens. Operar processos de
tratamento de imagem, montar fotolitos e imposição eletrônica;
Gravar matrizes para rotogravura, flexografia, calcografia e serigrafia;
Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao
ambiente organizacional;
Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito das
atribuições pertinentes ao cargo e área;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
ASCOM; Divisão Gráfica e Centro Cultural.
B.2 - Assistente Técnico Legislativo - Especialidade: Fotografia
Qualificação:
Certificado de conclusão de curso de vel médio, expedido por instituição de ensino
reconhecida pelo Ministério da Educação e Curso Técnico de Fotografia.
Atribuições:
Registrar fotograficamente as atividades e eventos organizados ou relacionados com a
Câmara Municipal do Rio de Janeiro;
Organizar o arquivo de fotografias; possuir amplo domínio de fotografia digital, com
conhecimento de programas de tratamento e transmissão de imagens;
Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito das
atribuições pertinentes ao cargo e área;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
ASCOM; Cerimonial e Centro Cultural.
B.3 - Assistente Técnico Legislativo - Especialidade: Inspetor de Segurança
Qualificação:
Certificado de conclusão de curso de vel médio, expedido por instituição de ensino
reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições:
Atividades profissionais abrangendo a coordenação e a execução qualificada de trabalhos
relacionados com a segurança dos Vereadores, visitantes e servidores, na área de jurisdição
do policiamento da Câmara Municipal;
Supervisionar as atividades de segurança;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Diretoria de Segurança do Legislativo.
B.4 - Assistente Técnico Legislativo - Especialidade: Sonorização
Qualificação:
Certificado de conclusão de curso de vel médio, expedido por instituição de ensino
reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições:
Atividades profissionais de nível médio qualificado, abrangendo a execução qualificada, sob
supervisão imediata, de serviços nas áreas de som, em ambientes aberto e fechado,
obedecendo a plantas, projetos e especificações técnicas, manutenção e reparos;
Executar tarefas de instalação e operação de equipamentos audiovisuais e de
videoconferência e similares, manuseio de instrumentos de controle e para transmissão de
som e imagem, bem como promover manutenção preventiva e corretiva de equipamentos no
âmbito da Câmara;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Serviço de SOM.
B.5 - Assistente Técnico Legislativo - Especialidade: Web Designer
Qualificação:
Certificado de conclusão de curso de vel médio, expedido por instituição de ensino
reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições:
Criar layouts para WEB;
Criar banner com animação gráfica;
Fazer acompanhamento de sites WEB, atualização de páginas, inserindo e corrigindo falhas,
tratamento e vetorização de imagens, comunicação visual e WEB;
Fazer programação html e tableless, edição de vídeos, edição de imagens, edição de áudio,
animações 2d, faixas, folder`s, logotipos;
Criar, desenvolver e publicar websites;
Fazer gerenciamento de conteúdos;
Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
Lotação Privativa:
Assessoria de Informática e Modernização Administrativa; ASCOM.
II - D
OS
R
EQUISITOS
1 São requisitos necessários para a investidura no cargo:
ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar
amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com
reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13, do Decreto
n.º 70.436, de 18 de abril de 1972;
estar em dia com as obrigações eleitorais;
estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas junto à
Gerência de Perícias Médicas da Secretaria Municipal de Administração;
possuir a qualificação exigida referente ao cargo pretendido, conforme o estabelecido no
quadro constante do Título I, item 3, deste Edital.
atender ao estabelecido no Decreto 35610, de 15/05/2012, que institui o regime “Ficha
Limpa” como requisito para o ingresso em cargo ou emprego público no âmbito da
Administração Pública Direta e Indireta do Município do Rio de Janeiro;
apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.
III - D
AS
I
NSCRIÇÕES
1 As inscrões seo recebidas das 10h do dia 20/05/2015 a às 23h 59min do dia 08/06/2015
(horário de Brasília), incluindo sábados, domingos e feriados, somente via Internet, através de
requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br.
1.1 o candidato poderá realizar mais de uma inscrição no presente concurso, desde que
seja para cargos de níveis de escolaridade distintos
;
1.2 para efetuar a inscrição é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
do candidato;
1.3 a inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa aceitação, por
parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital e
demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar
desconhecimento, bem como de todos os atos que forem expedidos sobre o Concurso;
1.3.1 de forma a evitar ônus desnecessário, orienta-se o candidato a recolher o valor de
inscrição somente após tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidos
para o Concurso;
1.3.2 é de responsabilidade do candidato com deficiência observar, quando da escolha
do cargo, se haverá prova prática e quais as exigências definidas para a execução da
prova inerente ao cargo ao qual pretende concorrer. Não serão aceitas, em nenhuma
hipótese, solicitações de dispensa da prova prática em função de incompatibilidade com
a deficiência que o candidato declarar possuir.
1.4 somente haverá devolução de taxa de inscrição nos casos previstos na Lei Municipal n.º
2.937, de 24.11.1999;
1.5 no ato da inscrição no concurso não haverá qualquer restrição ao candidato que não
cumprir os requisitos básicos. No entanto, poderá ser admitido no cargo aquele que, na
data de sua convocação cumprir, integralmente o contido nos Títulos I; II e XV;
1.6 o candidato com deficiência visual poderá consultar o presente Edital acessando o
aplicativo NVDA, disponibilizado no site http://concursos.rio.rj.gov.br;
1.7 a Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de Administração
não se responsabiliza por inscrições não recebidas, independente do motivo: ordem técnica
dos equipamentos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação,
bem como outros fatores que impossibilitem a efetivação da inscrição.
2 Procedimentos para inscrição:
2.1 certificar-se, preliminarmente, de que preenche todos os requisitos exigidos para
participação no Concurso e para posse no cargo;
2.2 acessar o site http://concursos.rio.rj.gov.br, onde estarão disponibilizados o Edital, o
requerimento de inscrição, orientações e os procedimentos necessários à efetivação da
inscrição;
2.3 cadastrar-se, das 10h do dia 20/05/2015 até às 23h 59min do dia 08/06/2015 (horário de
Brasília), incluindo os sábados, domingos e feriados, através de requerimento específico
disponível na página eletrônica citada;
2.4 assegurar-se de que preencheu corretamente o requerimento de inscrição.
2.4.1 uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua
alteração.
2.5 imprimir o requerimento preenchido e guardá-lo consigo;
2.6 efetuar o pagamento da taxa, obrigatoriamente, por meio de DARM, que deverá ser
impresso logo após a conclusão de preenchimento do requerimento de inscrição on-line,
sendo este o único meio aceito para a efetivação da inscrição.
2.6.1 a impressão do DARM deverá ser feita, exclusivamente, em papel A4, até às 16h
do dia 09/06/2015 (horário de Brasília);
2.6.2 após o horário citado no subitem 2.6.1, deste Título, o sistema bloqueará a
impressão do DARM, ficando o candidato impossibilitado de solicitar, inclusive, a
impressão de uma 2ª via;
Não serão validados os pagamentos realizados através de DARM ou documentos
similares que não sejam gerados pelo sistema de inscrição de concursos da
Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos.
2.6.3 O PAGAMENTO EFETUADO APÓS A DATA OFICIAL DE VENCIMENTO NÃO
SERÁ VALIDADO E RESULTARÁ NO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO.
2.6.4 o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado SOMENTE NOS
BANCOS ABAIXO DISCRIMINADOS e respectivos correspondentes bancários, até o
dia 09/06/2015;
BANCOS CREDENCIADOS
BRASIL S/A
SANTANDER S/A
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A
BRASÍLIA S/A
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
BRADESCO S/A
ITAÚ S/A
MERCANTIL DO BRASIL S/A
HSBC BANK BRASIL S/A – BANCO MÚLTIPLO
SAFRA S/A
CITIBANK S/A
BANCOOB S/A
2.6.5 não será permitido efetuar o referido pagamento através de depósito,
transferência bancária e/ou agendamento;
2.6.6 a inobservância ao determinado nos subitens 2.6.1 a 2.6.5 resultará na não
participação do candidato no concurso, sendo inaceitável, portanto, reclamações
posteriores quanto à não confirmação do pagamento;
2.6.7 salvo o disposto no item 1.4 deste Título, não haverá devolução de taxa de
inscrição.
2.7 a inscrição será efetivada somente após a confirmação do pagamento da taxa de
inscrição pela instituição bancária a este órgão.
3 Não serão aceitas inscrições por fax, condicional ou extemporânea, estando canceladas as que
o atendam a todos os requisitos fixados neste Edital, em qualquer uma das etapas do concurso.
4 É vedada a transfencia do valor pago a tulo de taxa para terceiros, para outra inscrão ou
para outros concursos.
5 Os dados cadastrais informados no ato da inscrição são de exclusiva responsabilidade do
candidato, vedada a possibilidade de alteração posterior.
6 A prestação de declarão falsa ou inexata e a não apresentão de quaisquer documentos
exigidos implicao na o validão da inscrão, nulidade de habilitão e perda dos direitos
decorrentes, sem prejuízo das sanções apliveis à falsidade de declaração, ainda que o fato seja
constatado posteriormente.
7 O descumprimento das instrões resultará na o efetivação da inscrição.
IV - D
A
I
SENÇÃO DA
T
AXA DE
I
NSCRIÇÃO
1 Será admitida isenção da taxa de inscrição nos termos da Lei nº 3.330/2001.
1.1 as inscrições deverão ser efetuadas das 10h do dia 20/05/2015 até às 23h 59min do dia
24/05/2015, impreterivelmente.
2 O candidato deverá assinalar no requerimento utilizado para inscrição on-line, no site
http://concursos.rio.rj.gov.br, seu pedido de isenção de taxa de inscrição.
2.1 o sistema bloqueará o acesso a esta opção após o período determinado no subitem 1.1;
2.2 o candidato que pretender isenção de taxa de inscrição deverá, obrigatoriamente,
comparecer no dia 26/05, 27/05, 28/05 ou 29/05/2015, das 10h às 13h ou das 14h às 16h,
em um dos locais, abaixo determinados, para a entrega dos seguintes documentos:
requerimento de avaliação de hipossuficiência impresso;
original e cópia do comprovante de residência (luz, gás ou telefone) no nome do
requerente ou do parente que reside no mesmo endereço;
original e cópia da certidão de nascimento ou certidão de casamento ou decisão judicial
de separação ou divórcio ou de óbito do cônjuge;
original e cópia da certidão de nascimento de filhos, se menores de idade
original e cópia do último contracheque do requerente e de todos integrantes da renda
familiar ou original e cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) das
páginas que contenham fotografia, identificação, anotação do último contrato de trabalho
e da primeira página subsequente em branco ou com correspondente data de saída
anotada do último contrato de trabalho do requerente e dos que residem no mesmo
endereço;
declaração, de próprio punho, sobre a renda familiar de parentes de 1º grau, devidamente
comprovados com os documentos acima solicitados, que residam no mesmo endereço do
requerente.
LOCAL ENDEREÇO
II Região Administrativa Rua da Constituição, 34 /2º andar - Centro/ RJ
VIII Região Administrativa
Rua Desembargador Isidro, 41 – Tijuca (Praça
Saens Peña) – RJ
Sede da 8ª Coordenadoria Regional de
Educação/CRE
Rua Biarritz, 31 – Bangu – RJ
2.2.1 ao entregar todos os documentos constantes do item 2 deste Título, o candidato
receberá um comprovante de entrega.
2.3 o serão analisados os pedidos de isenção sem as informações e os documentos
necessários para a correta avaliação da hipossuficiência do candidato;
2.4 qualquer declaração identificada como falsa sujeitao candidato ao cancelamento de
sua inscrição e às sanções previstas em lei;
2.5 caso o candidato o compareça para a entrega dos documentos no dia, horário e local
determinados no subitem 2.2, deste Título, o processo de solicitação de isenção de taxa
será indeferido, pois somente o preenchimento do requerimento não significará que a
inscrição tenha sido aceita e efetivada.
3 Conforme o estabelecido no art. da Lei nº 3.330/2001, serão considerados
hipossuficientes para inscrição gratuita aqueles cuja renda familiar o exceda três Salários
Mínimos e/ou comprovarem estar desempregados.
3.1 atestada a hipossuficiência do requerente, sua inscrição será, automaticamente,
autorizada.
3.1.1 o candidato deverá acessar no site http://concursos.rio.rj.gov.br o seu
requerimento de inscrição a partir das 16h do dia 02/06/2015, a fim de tomar ciência do
resultado de sua avaliação da hipossuficiência.
3.2 caso a avaliação da hipossuficiência seja indeferida, o requerente poderá, se desejar,
concretizar sua inscrição acessando novamente o seu requerimento de inscrição no site
http://concursos.rio.rj.gov.br para a impressão do DARM até às 16h do dia 09/06/2015 e
efetuar o pagamento da taxa, até o dia 09/06/2015, conforme o disposto no Título III, item 2
e seus subitens.
V - DA R
ESERVA DE
V
AGAS PARA
N
EGROS E
Í
NDIOS
1 Conforme o estabelecido na Lei Municipal 5.695 de 27/03/2014, fica reservado a candidatos
negros e índios, o equivalente a 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas neste Edital.
2 É considerado negro ou índio o candidato que assim se declare no momento da inscrição.
2.1 caso o candidato não se autodeclarar no ato da inscrição, não será permitida qualquer
alteração posterior para esse fim.
3 A autodeclaração é facultativa, ficando o candidato submetido às regras gerais deste Edital,
caso não opte pela reserva de vagas.
4 As vagas reservadas a candidatos negros e índios, conforme o quantitativo estabelecido no
item 1, do Título I, deste Edital, caso não sejam preenchidas, serão revertidas para o quadro de
vagas regulares.
4.1 para os cargos, cujo número de vagas não alcancem o quantitativo nimo para
aplicação do sistema de cotas, será oferecido o cadastro reserva para cotas, na hipótese de,
durante a validade do concurso, haver a necessidade de novas convocações, e que sejam
suficientes ao alcance do percentual mínimo para o oferecimento de reserva das respectivas
vagas;
4.2 o candidato interessado em concorrer ao cadastro reserva citado no subitem 4.1 deste
Título, deverá estar ciente de que, neste momento, estará concorrendo, somente, às vagas
regulares.
5 Detectada a falsidade da declaração a que se refere o item 3 deste Título, que poderá ser
identificada pelo servidor a quem o candidato se apresente, será o candidato eliminado do
concurso e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão ao serviço
público, após o procedimento administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a
ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.
6 Os candidatos concorrentes às vagas de negros e índios, se aprovados, além de figurarem
na lista geral de classificação, terão seus nomes em relação à parte, observada a respectiva
ordem de classificação obtida.
7 Caso haja desistência de vaga do candidato negro ou índio aprovado, essa vaga será
preenchida por outro candidato negro ou índio, respeitada a ordem de classificação da lista
específica.
VI
- D
A
P
ESSOA COM
D
EFICIÊNCIA
1 Ficam reservadas, no presente certame, 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para
pessoas com deficiência, desde que comprovada a deficiência e a devida compatibilidade com
as atividades do cargo, em conformidade com o disposto na Lei Municipal nº 4.950 de
02.12.08, Lei Municipal n 2.111 de 10.01.94, na Lei Municipal n 645 de 05.11.84 e no
Decreto Municipal n.º 5.890, de 16.06.86.
2 As vagas reservadas a pessoa com deficiência, conforme o quantitativo estabelecido no item
1, do Título I, deste Edital, caso não sejam preenchidas, serão revertidas para o quadro de
vagas regulares.
2.1 para os cargos, cujo número de vagas não alcancem o quantitativo nimo para
aplicação do sistema de cotas, será oferecido o cadastro reserva para cotas, na hipótese de,
durante a validade do concurso, haver a necessidade de criação de novas vagas na carreira,
através dfe Lei e que sejam suficientes ao alcance do percentual mínimo para o
oferecimento de reserva das respectivas vagas;
4.2 o candidato interessado em concorrer ao cadastro reserva citado no subitem 2.1 deste
Título, deverá estar ciente de que, neste momento, estará concorrendo, somente, às vagas
regulares.
3 O candidato inscrito como pessoa com deficiência deverá assinalar o campo próprio do
requerimento de inscrição, declarando a deficiência da qual é portador e, se necessário,
requerer o método através do qual deseja realizar a prova: com ledor ou prova ampliada e/ou
informar dificuldade de locomoção.
3.1 no caso de prova, em que haja necessidade de auxílio de fiscal ledor, o mesmo, além de
auxiliar na leitura da prova, sempre sob a supervisão de outro fiscal devidamente treinado,
transcreverá as respostas para o Cartão-Resposta e para o Caderno de Resposta Definitivo
do candidato (Prova de Redação e Prova de Produção de Release). Ao final da prova será
lavrado um termo no qual o candidato concordacom as marcações que foram efetuadas
no Cartão-Resposta e com o texto transcrito no Caderno de Resposta Definitivo.
3.1.1 no caso das Provas de Redação e de Produção de Release, além de ditar o texto,
o candidato deverá especificar, oralmente, a grafia das palavras e os sinais gráficos
de pontuação.
3.2 o candidato com deficiência visual parcial (ambliopia) deverá declarar sua condição,
informando no requerimento de inscrição sobre a necessidade da prova ser confeccionada
de forma ampliada. Neste caso, será oferecido, apenas, Cartão-Resposta ampliado e
Caderno de Questões com tamanho de letra correspondente a corpo 24 (vinte e quatro).
3.3 qualquer outra solicitação referente a atendimento de necessidade especial o
candidato deverá proceder conforme o disposto no Título VII deste Edital.
4 O candidato com deficiência auditiva que fizer uso de aparelho auricular, somente poderá
utilizá-lo até o sinal de início da prova; momento no qual será solicitado que retire o mesmo.
4.1 caso haja algum aviso no decorrer do período de prova, ao candidato será permitido
recolocar o aparelho, garantindo assim, a isonomia de informações.
5 O candidato que não declarar no requerimento de inscrição que é pessoa com deficiência,
concorrerá somente às vagas regulares, não sendo admitidas alterações posteriores ao
término das inscrições (08/06/2015).
6 O candidato inscrito como pessoa com deficiência participará do certame em igualdade de
condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e
aos critérios de aprovação, ao horário, ao local de aplicação, ao tempo de realização das
provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos, sendo-lhe, porém,
assegurado fácil acesso ao recinto onde serão realizadas as provas.
7 O acesso de pessoas com deficiência às provas e sua eventual aprovação não significa que
houve o reconhecimento da compatibilidade de sua deficiência com a atividade pertinente à
vaga, a qual será determinada por meio de Perícia Médica.
8 O candidato inscrito como pessoa com deficiência, se aprovado na Prova Objetiva, deverá
comparecer no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contados a partir da publicação do resultado
da mesma, no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, à Coordenadoria Geral de Gestão
de Talentos, da Secretaria Municipal de Administração, situada na Rua Afonso Cavalcanti n.º
455, Prédio Anexo, 1andar - Ala B - Cidade Nova, no horário das 10h às 16h, munido do
original de documento oficial de identidade, para tomar ciência do dia e horário em que deverá
comparecer à Gerência de Perícias Médicas da Secretaria Municipal de Administração -
A/CSRH/CVS/GPM, ficando a Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos desobrigada de
realizar qualquer tipo de contato para este fim.
8.1 o candidato seencaminhado à Gerência de Perícias Médicas da Secretaria Municipal
de Administração - A/CSRH/CVS/GPM, para confirmação da deficiência declarada,
conforme o disposto na legislação vigente;
8.2 no caso de ser pessoa com deficiência auditiva ou visual ou apresentar paralisia
cerebral, o candidato deverá exibir, também, exame audiométrico, laudo oftalmológico com
acuidade visual ou parecer neurológico, respectivamente, dentro do prazo de validade de 30
(trinta) dias, contados da data da emissão até a da apresentação;
8.3 constatada, pela A/CSRH/CVS/GPM, a necessidade de avaliação da capacidade
laborativa do candidato pela Junta de Especialistas, o referido órgão informa à
Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de Administração, para
as providências pertinentes;
8.4 a Junta de Especialistas emitirá laudo fundamentado, declarando a compatibilidade ou
não da deficiência com as atribuições do cargo a ser ocupado;
8.5 o candidato, cuja deficiência seja considerada pela Junta de Especialistas, incompatível
com o regular exercício das atividades do cargo, será eliminado do certame.
9 O candidato considerado pela Gerência de Perícias Médicas como portador de deficiência
fará jus aos benefícios da legislação pertinente, se obtiver a média para aprovação, conforme o
estabelecido neste Edital.
10 O candidato considerado pela Gerência de Perícias Médicas como não portador de
deficiência concorrerá, somente, às vagas regulares, se obtiver a média para aprovação,
conforme o estabelecido neste Edital.
11 O candidato inscrito como pessoa com deficiência que não comparecer, no dia, hora e local
determinados, para confirmação da deficiência declarada no ato da inscrição ou deixar de
comparecer, se convocado, para a avaliação da Junta de Especialistas, concorrerá, somente,
às vagas regulares.
12 Os candidatos considerados “pessoa com deficiência”, conforme a legislação vigente, se
habilitados, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em
relação à parte, observados a respectiva ordem de classificação obtida.
13 Os recursos contra o resultado das avaliações realizadas pela Gerência de Perícias Médicas
deverão ser interpostos em até 02 (dois) dias úteis, contados a partir do dia subsequente ao da
publicação do resultado da avaliação dos candidatos inscritos como pessoa com deficiência e
encaminhados à Gerência de Perícias Médicas da Secretaria Municipal de Administração -
A/CSRH/CVS/GPM.
14 Os recursos contra o resultado das avaliações realizadas pela Junta de Especialistas
deverão ser interpostos em até 02 (dois) dias úteis, contados a partir do dia subsequente ao da
publicação do resultado da avaliação dos candidatos inscritos como pessoa com deficiência e
encaminhados à Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de
Administração – A/CGGT/CRS.
VII - D
A
N
ECESSIDADE DE
A
TENDIMENTO
E
SPECIAL
1 O candidato, inscrito como pessoa com deficiência ou não, que necessitar de atendimento
especial durante a realização da prova deverá solicitá-lo à Coordenadoria Geral de Gestão de
Talentos situada na Rua Afonso Cavalcanti, 455, Prédio Anexo, 10º andar - Ala B, Cidade
Nova/RJ, no prazo de até 48 horas antes da data de realização da mesma, no horário das 10h
às 16h, indicando claramente quais os recursos especiais necessários e apresentar laudo
médico redigido em letra legível, justificando o atendimento especial solicitado.
1.1 O candidato que não se manifestar, na forma e no prazo contido no item 1, o
terá atendimento especial do dia da realização da prova.
2 Entende-se por necessidade de atendimento especial:
2.1 necessidade de auxílio de fiscal ledor. Neste caso, além de auxiliar na leitura da prova, o
fiscal ledor, sempre sob a supervisão de outro fiscal devidamente treinado, transcreverá as
respostas para o Cartão-Resposta e para o Caderno de Resposta Definitivo do candidato
(Prova de Redação e Prova de Produção de Release). Ao final da prova será lavrado um
termo no qual o candidato concordará com as marcações que foram efetuadas no Cartão-
Resposta e com o texto transcrito no Caderno de Resposta Definitivo.
2.1.1 no caso das Provas de Redação e de Produção de Release, além de ditar o texto,
o candidato deverá especificar, oralmente, a grafia das palavras e os sinais gráficos
de pontuação.
2.2 necessidade da prova ser confeccionada de forma ampliada. Neste caso, será oferecido,
apenas, Cartão-Resposta ampliado e Caderno de Questões com tamanho de letra
correspondente a corpo 24 (vinte e quatro);
2.3 necessidade de sala de mais fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção;
2.4 necessidade de carteira e mesa separadas.
2.4.1 dependendo da disponibilidade do local, o candidato poderá ser alocado em uma
sala sozinho. Nesse caso, o candidato será acompanhado por 2 (dois) fiscais.
2.5 candidato que necessitar utilizar óculos escuros, protetores auriculares ou quaisquer
acessórios de cobertura para cabeça;
2.6 candidato que estiver impossibilitado de transcrever as respostas da prova. Nesse caso,
o candidato será acompanhado por 2 (dois) fiscais. Ao final da prova será lavrado um termo
no qual o candidato concordará com as marcações que foram efetuadas no Cartão-
Resposta.
2.6.1 no caso das Provas de Redação e de Produção de Release, além de ditar o texto,
o candidato deverá especificar, oralmente, a grafia das palavras e os sinais gráficos
de pontuação.
2.7 a candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova, deverá
levar um acompanhante, o qual ficará, sempre sob a supervisão de um fiscal, em
dependência designada pela Comissão Organizadora e será responsável pela guarda da
criança.
2.7.1 ao acompanhante não será permitido a utilização de celular ou quaisquer outros
equipamentos eletrônicos ou de comunicação durante a realização do certame.
2.7.1.1 a candidata que não levar acompanhante não realizará a prova.
2.7.2 nos horários de amamentação, a candidata lactante poderá ausentar-se,
temporariamente, da sala de prova, acompanhada de uma fiscal.
2.7.2.1 na sala reservada para amamentação, ficarão somente a candidata
lactante, o lactente e uma fiscal, sendo vedada a permanência do acompanhante e
de quaisquer outras pessoas.
2.7.3 não será concedido tempo adicional para a candidata que necessitar amamentar,
a título de compensação, durante o período de realização das provas.
2.8 candidato que não tenha condições de se deslocar sozinho e necessite de
acompanhante.
3 Ao acompanhante, nos casos previamente autorizados pela Coordenadoria Geral de Gestão
de Talentos, não será permitido a utilização de celular ou quaisquer outros equipamentos
eletrônicos ou de comunicação durante a realização do certame.
3.1 o acompanhante ficará, sempre sob a supervisão de um fiscal, em dependência
designada pela Comissão Organizadora.
4 A exigência da solicitação da necessidade de atendimento especial descrita nos itens 2.1,
2.2 e 2.3 aplica-se apenas aos candidatos concorrentes às vagas regulares tendo em vista não
existir a opção no requerimento de inscrição.
4.1 para o atendimento das demais necessidades, o candidato, concorrente às vagas
regulares ou de portador de deficiência, deverá proceder conforme o estabelecido no item 1
deste Título.
5 A solicitação não garante ao candidato o atendimento especial. O pedido será deferido ou
indeferido pela Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos, após análise, obedecendo a
critérios de viabilidade e de razoabilidade.
VIII
- D
A
C
ONFIRMAÇÃO DA
I
NSCRIÇÃO
1 O candidato deverá acompanhar a CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO DE SUA
INSCRIÇÃO através do site http://concursos.rio.rj.gov.br até o dia 12/06/2015.
1.1 para verificar a confirmação do pagamento, o candidato acessará, no site acima
mencionado, a opção consultar andamento da inscrição e, verificar no final do
requerimento se consta a mensagem “confirmado pagamento da taxa de inscrição;
1.2 se aa data acima citada não estiver confirmado o respectivo pagamento da inscrição,
o candidato deverá comparecer, impreterivelmente, no dia 15/06/2015 à Coordenadoria
Geral de Gestão de Talentos, da Secretaria Municipal de Administração, situada na Rua
Afonso Cavalcanti n455, Prédio Anexo, 10º andar - Ala B - Cidade Nova, no horário das
10h às 16h, portando o CPF, DARM e o respectivo comprovante de pagamento;
1.3 a inobservância ao determinado no item 1 e subitem 1.2 deste Título, implicará a o
participação do candidato no concurso, não sendo aceitas, portanto, reclamações quanto a
não confirmação do pagamento de sua inscrição;
1.4 o haverá inclusão de candidato após a data determinada no subitem 1.2 deste Título.
2 As informações referentes a data, horário, tempo de duração e local de realização da prova
(nome do estabelecimento, endereço e sala), assim como orientações para realização da
prova, estarão disponíveis, oportunamente, no site http://concursos.rio.rj.gov.br.
2.1 o serão prestadas, por telefone, informações a respeito de locais e horários de
realização da prova;
2.2 o Cartão de Confirmão de Inscrição estará disponível no site para conhecimento do
candidato.
3 O candidato deverá, obrigatoriamente, conferir todas as informações contidas no site
http://concursos.rio.rj.gov.br e/ou no requerimento de inscrição e/ou no Cartão de Confirmação
de Inscrição – CCI.
3.1 quando houver inexatidão de informação tais como: identidade e data de nascimento, o
candidato deverá solicitar ao fiscal de sala a devida correção, no momento em que for
assinar a lista de presença na sala de prova;
3.2 caso haja inexatidão na informação relativa à sua eventual condição de pessoa com
deficiência que demande tipo de prova diferenciada (ledor ou ampliada) e/ou esteja
concorrendo às vagas reservadas para pessoas com deficiência, o candidato deverá
comparecer, impreterivelmente, ao dia 14/08/2015 à Coordenadoria Geral de Gestão de
Talentos, da Secretaria Municipal de Administração, situada na Rua Afonso Cavalcanti n.º
455, Prédio Anexo, 10º andar - Ala B - Cidade Nova, no horário das 10h às 16h;
3.3 serão de exclusiva responsabilidade do candidato as consequências advindas de
eventual omissão quanto à solicitação de correção.
4 A existência de informações quanto à data, horário e local da realização da prova no Cartão
de Confirmação de Inscrição disponível na Internet, não exime o candidato do dever de
observar, pelo Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, as publicações de todos os atos e
editais referentes ao certame.
5 O candidato não poderá alegar desconhecimento dos locais de realização das provas como
justificativa de sua ausência. O não comparecimento às provas, qualquer que seja o motivo,
será considerado como desistência do candidato e resultará em sua eliminação do certame.
IX
- D
A
A
VALIAÇÃO DOS CANDIDATOS
1 Os candidatos serão avaliados conforme a seguir, com base no conteúdo programático
constante do Anexo I deste Edital.
1.1 Analista Legislativo
ESPECIALIDADE PROVA CONTEÚDO
Nº DE
QUESTÕES
PONTOS
POR
QUESTÃO
TOTAL EM
PONTOS
POR
CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO
POR CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO, NO
TOTAL DA PROVA
Língua Portuguesa 10 1,0 10,0 2,0
Raciocínio Lógico
Quantitativo e Analítico
5 1,0 5,0 1,0
Noções de Informática 5 1,0 5,0 1,0
Atualidades 5 1,0 5,0 1,0
Ética do Servidor na
Administração Pública
5 1,0 5,0 1,0
Processo e Poder Legislativo 10 1,0 10,0 2,0
Conhecimentos Específicos 30 2,0 60,0 12,0
Arquivologia,
Assistência
Social,
Biblioteconomia,
Enfermagem,
Medicina
Objetiva
70 --- 100,0 ---
60,0
ESPECIALIDADE
PROVA CONTEÚDO
Nº DE
QUESTÕES
PONTOS
POR
QUESTÃO
TOTAL EM
PONTOS
POR
CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO
POR CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO, NO
TOTAL DA PROVA
Língua Portuguesa 10 1,0 10,0 2,0
Raciocínio Lógico Quantitativo e
Analítico
5 1,0 5,0 1,0
Noções de Informática 5 1,0 5,0 1,0
Ética do Servidor na
Administração Pública
5 1,0 5,0 1,0
Processo e Poder Legislativo 5 1,0 5,0 1,0
Direito Constitucional 10 1,5 15,0 3,0
Direito Administrativo 10 1,5 15,0 3,0
Administração Financeira e
Orçamentária
20 2,0 40,0 8,0
Orçamento e
Finanças
Objetiva
70 --- 100,0 ---
60,0
ESPECIALIDADE PROVA CONTEÚDO
Nº DE
QUESTÕES
PONTOS
POR
QUESTÃO
TOTAL EM
PONTOS
POR
CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO
POR CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO, NO
TOTAL DA PROVA
Língua Portuguesa 15 1,0 15,0 3,0
Noções de Informática 5 1,0 5,0 1,0
Atualidades 5 2,0 10,0 2,0
Ética do Servidor na
Administração Pública
5 1,0 5,0 1,0
Processo e Poder Legislativo 10 1,0 5,0 1,0
Conhecimentos Específicos 30 2,0 60,0 12,0
Objetiva
70 --- 100,0 ---
60,0
Comunicação
Social
(Jornalista)
Produção de Release --- --- 100,0 --- 60,0
ESPECIALIDADE PROVA CONTEÚDO
Nº DE
QUESTÕES
PONTOS
POR
QUESTÃO
TOTAL EM
PONTOS
POR
CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO
POR CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO, NO
TOTAL DA PROVA
Língua Portuguesa
15
1,0 15,0 3,0
Noções de Informática
5
1,0 5,0 1,0
Atualidades
5
2,0 10,0 2,0
Ética do Servidor na
Administração Pública 5
1,0 5,0 1,0
Processo e Poder Legislativo 10 1,0 5,0 1,0
Conhecimentos Específicos 30 2,0 60,0 12,0
Objetiva
70 --- 100,0 ---
60,0
Redação e
Revisão
Redação --- --- 100,0 --- 60,0
ESPECIALIDADE PROVA CONTEÚDO
Nº DE
QUESTÕES
PONTOS
POR
QUESTÃO
TOTAL EM
PONTOS
POR
CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO
POR CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO, NO
TOTAL DA PROVA
Língua Portuguesa 10 1,0 10,0 2,0
Raciocínio Lógico Quantitativo
e Analítico
5 1,0 5,0 1,0
Noções de Informática 5 1,0 5,0 1,0
Atualidades 5 1,0 5,0 1,0
Ética do Servidor na
Administração Pública
5 1,0 5,0 1,0
Processo e Poder Legislativo 10 1,0 10,0 2,0
Conhecimentos Específicos 30 2,0 60,0 12,0
Objetiva
70 --- 100,0 ---
60,0
Audiovisual;
Prática --- --- 100,0 --- 60,0
ESPECIALIDADE PROVA CONTEÚDO
Nº DE
QUESTÕES
PONTOS
POR
QUESTÃO
TOTAL EM
PONTOS
POR
CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO
POR CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO, NO
TOTAL DA PROVA
Língua Portuguesa 35 2,0 70,0 14,0
Raciocínio Lógico Quantitativo
e Analítico
5 1,0 5,0 1,0
Noções de Informática 10 1,0 10,0 2,0
Atualidades 5 1,0 5,0 1,0
Ética do Servidor na
Administração Pública
5 1,0 5,0 1,0
Processo e Poder Legislativo 10 1,0 5,0 1,0
Objetiva
70 - 100,0 -
60,0
Taquigrafia
Prática --- --- --- 100,0 --- 60,0
1.2 Assistente Técnico Legislativo
ESPECIALIDADE PROVA CONTEÚDO
Nº DE
QUESTÕES
PONTOS
POR
QUESTÃO
TOTAL EM
PONTOS
POR
CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO
POR CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO, NO
TOTAL DA PROVA
Língua Portuguesa
10
1,0 10,0 2,0
Raciocínio Lógico Quantitativo
e Analítico 5
1,0 5,0 1,0
Noções de Informática
5
1,0 5,0 1,0
Atualidades
5
1,0 5,0 1,0
Ética do Servidor na
Administração Pública
5
1,0 5,0 1,0
Processo e Poder Legislativo 10 1,0 10,0 2,0
Conhecimentos Específicos
30
2,0 60,0 12,0
60,0
Diagramação;
Fotografia;
Web Designer
Objetiva
70 --- 100,0 --- 60,0
ESPECIALIDADE PROVA CONTEÚDO
Nº DE
QUESTÕES
PONTOS
POR
QUESTÃO
TOTAL EM
PONTOS
POR
CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO
POR CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO, NO
TOTAL DA PROVA
Língua Portuguesa
10
1,0 10,0 2,0
Raciocínio Lógico Quantitativo
e Analítico 5
1,0 5,0 1,0
Noções de Informática
5
1,0 5,0 1,0
Atualidades
5
1,0 5,0 1,0
Ética do Servidor na
Administração Pública 5
1,0 5,0 1,0
Processo e Poder Legislativo 10 1,0 10,0 2,0
Conhecimentos Específicos
30
2,0 60,0 12,0
Objetiva
70 --- 100,0 ---
60,0
Sonorização
Prática --- --- 100,0 --- 60,0
ESPECIALIDADE PROVA CONTEÚDO
Nº DE
QUESTÕES
PONTOS
POR
QUESTÃO
TOTAL EM
PONTOS
POR
CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO
POR CONTEÚDO
MÍN EM PONTOS
PARA
HABILITAÇÃO, NO
TOTAL DA PROVA
Língua Portuguesa 10 1,0 10,0 2,0
Raciocínio Lógico Quantitativo
e Analítico
5 1,0 5,0 1,0
Noções de Informática 5 1,0 5,0 1,0
Atualidades 5 1,0 5,0 1,0
Ética do Servidor na
Administração Pública
5 1,0 5,0 1,0
Processo e Poder Legislativo 10 1,0 10,0 2,0
Conhecimentos Específicos 30 2,0 60,0 12,0
60,0
Objetiva
70 - 100,0 - 60,0
Inspetor de
Segurança
Capacitação Física --- --- --- --- APTO
1.3 toda e qualquer legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital,
bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objeto
de avaliação na prova do Concurso.
2 D
A
P
ROVA
O
BJETIVA
2.1 as provas objetivas serão realizadas no mesmo dia, sendo as de nível superior no turno
da manhã e a de nível médio no turno da tarde.
2.2 a prova objetiva constará de questões de múltipla escolha, com quatro opções (A, B, C e
D) e uma única resposta correta, de acordo com o enunciado da questão;
2.3 será considerado habilitado na Prova Objetiva o candidato que alcançar, no mínimo,
20% (vinte por cento) de pontos por conteúdo E 60% (sessenta por cento) de pontos do total
da Prova Objetiva, conforme o estabelecido nos quadros constantes do Título IX;
2.4 por motivo de segurança, poderão ser aplicadas provas de mesmo teor, porém com
gabaritos diferenciados, de forma que, cabeao candidato, sentar-se em carteira com a
mesma numeração de gabarito constante do seu Cartão-Resposta e, quando da distribuição
dos Caderno de Questões, conferir se o TIPO DE GABARITO constante em seu Cartão-
Resposta corresponde ao do caderno recebido. Caso haja qualquer divergência, o candidato
deverá, imediatamente, informar ao Fiscal de Sala e solicitar a correção, arcando o
candidato com as consequências de sua omissão;
2.5 a prova objetiva deverá ser feita, obrigatoriamente, à caneta esferográfica, fabricada em
material incolor e transparente, obrigatoriamente, de tinta azul ou preta.
2.5.1 não será permitido o uso de lápis, lapiseira, marca texto, corretivo e/ou borracha
durante a realização da prova.
2.6 os cartões-resposta serão corrigidos por meio de processamento eletrônico;
2.7 o candidato deverá transcrever as respostas da prova objetiva para o Cartão-Resposta,
que é o único documento válido para a correção eletrônica, apondo, ainda, sua assinatura
no local determinado.
2.7.1 como medida de segurança, o candidato deverá transcrever, de próprio punho,
em caligrafia usual, a frase apresentada no caderno de questões, para posterior exame
grafológico e confirmação de sua identificação, não sendo permitida a interferência e/ou
a participação de outras pessoas.
2.7.1.1 caso não tenha condições de transcrever a frase, será lavrado Termo de
Ocorrência e colhida a impressão digital do candidato.
2.8 o preenchimento do Cartão-Resposta será de inteira responsabilidade do candidato, que
deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste
regulamento, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas,
salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para a realização das
provas, conforme o disposto no Título VI item 2.1 e Título VII itens 2.1 e 2.6.
2.8.1 haverá, no Cartão-Resposta, para cada questão, quatro campos de marcação: um
campo para cada uma das quatro opções A, B, C e D, sendo que o candidato deverá,
obrigatoriamente, marcar, para cada questão, um, e somente um, dos quatro campos do
Cartão-Resposta, sob pena de anulação da respectiva questão.
2.8.2 não serão computadas as questões não assinaladas, rasuradas ou emendadas,
ainda que legíveis, e as que tiverem mais de uma opção assinalada como resposta;
2.8.3 o candidato não pode amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de
qualquer modo, danificar o Cartão-Resposta, sob pena de reprovação, por
impossibilidade de realização da leitura óptica;
2.8.4 em hipótese alguma haverá substituição do Cartão-Resposta por erro do
candidato.
2.9 o tempo de duração da prova inclui o preenchimento do Cartão-Resposta.
2.9.1 o candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais: nome,
número de inscrição, número do documento de identidade e data de nascimento.
2.10 os gabaritos das provas serão publicados no Diário Oficial do Município do Rio de
Janeiro - D.O Rio e no Diário Oficial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro D.C.M. no
segundo dia útil após a realização das provas, estando disponíveis também, no site
http://concursos.rio.rj.gov.br.
3 D
A
P
ROVA DE
R
EDAÇÃO
(apenas para os candidatos inscritos na especialidade Redação e
Revisão)
3.1 a Prova de Redação, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada apenas aos
candidatos aprovados na Prova Objetiva;
3.2 será considerado habilitado na Prova de Redação o candidato que alcançar, no mínimo,
60% (sessenta por cento) de pontos do total da prova;
3.3 a Prova de Redação tem o objetivo de avaliar o conhecimento do candidato do conteúdo
programático e bibliografia indicados e, ainda, a coerência, coesão, clareza e objetividade,
bem como a utilização correta do vocabulário e das normas gramaticais segundo o Novo
Acordo Ortográfico.
3.4 a Prova de Redação deverá ser feita pelo próprio candidato, à mão, em letra legível,
obrigatoriamente, à caneta esferográfica, fabricada em material incolor e transparente, não
sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de
candidato que tenha solicitado atendimento especial para a realização das provas, conforme
o disposto no Título VI item 2.1 e Título VII itens 2.1 e 2.6.
3.4.1 não será permitido o uso de lápis, lapiseira, marca texto, corretivo e/ou borracha
durante a realização da prova.
3.5 o Caderno de Respostas Definitivo será o documento válido para avaliação da prova e
não será substituído por erro de preenchimento do candidato.
3.5.1 o Caderno de Respostas Definitivo não poderá ser assinado, rubricado, nem
conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o identifique
na capa, fora ou no espaço destinado à transcrição do texto definitivo, sob pena de
anulação da prova. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora acarretará sua
anulação e a consequente eliminação do candidato do certame;
3.5.2 o candidato não pode amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de
qualquer modo, danificar o Caderno de Respostas Definitivo, sob pena de reprovação;
3.5.3 a folha para rascunho no Caderno de Questões é de preenchimento facultativo e
não
será considerado para correção.
3.6 o será permitida a consulta à legislação, livros, impressos ou anotações;
3.7 a avaliação da Prova de Redação será composta de duas notas atribuídas por dois
examinadores. O resultado será a média das duas notas obtidas.
3.7.1 o candidato pode alcançar até 100 (cem) pontos no total;
3.7.2 o candidato deverá responder utilizando o mínimo de 20 (vinte) linhas e o
máximo de 30 (trinta) linhas;
3.7.3 somente será corrigida a prova de redação que abranger o mero mínimo de
linhas estabelecido no subitem 3.7.2.
3.7.4 será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que
for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar a extensão máxima de linhas
estabelecida;
3.7.5 nos casos de fuga ao tema ou à tipologia textual, de não haver texto ou de
identificação em local indevido, o candidato receberá nota ZERO.
3.8 o candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais: nome, número de
inscrição e data de nascimento.
4 D
A
P
ROVA DE
P
RODUÇÃO DE
R
ELEASE
(apenas para os candidatos inscritos na especialidade
Comunicação Social - Jornalista)
4.1 a Prova de Produção de Release, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada
apenas aos candidatos aprovados na Prova Objetiva;
4.2 será considerado habilitado na Prova de Produção de Release o candidato que alcançar,
no mínimo, 60% (sessenta por cento) de pontos do total da prova.
4.2 a Prova de Produção de Release tem o objetivo de avaliar o conhecimento do candidato
do conteúdo programático e bibliografia indicados e, ainda, a coerência, coesão, clareza e
objetividade, bem como a utilização correta do vocabulário e das normas gramaticais
segundo o Novo Acordo Ortográfico.
4.3 a Prova de Produção de Release deverá ser feita pelo próprio candidato, à o, em
letra legível, obrigatoriamente, à caneta esferográfica, fabricada em material incolor e
transparente, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas,
salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para a realização das
provas, conforme o disposto no Título VI item 2.1 e Título VII itens 2.1 e 2.6;
4.3.1 não será permitido o uso de lápis, lapiseira, corretivo e/ou borracha durante a
realização da prova.
4.4 o Caderno de Respostas Definitivo será o documento válido para avaliação da prova e
não será substituído por erro de preenchimento do candidato.
4.4.1 o Caderno de Respostas Definitivo não poderá ser assinado, rubricado, nem
conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o identifique
na capa, fora ou no espaço destinado à transcrição do texto definitivo, sob pena de
anulação da prova. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora acarretará sua
anulação e a consequente eliminação do candidato do certame;
4.4.2 o candidato não pode amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de
qualquer modo, danificar o Caderno de Respostas Definitivo, sob pena de reprovação;
4.4.3 a folha para rascunho no Caderno de Questões é de preenchimento facultativo e
não será considerado para correção.
4.5 o será permitida a consulta à legislação, livros, impressos ou anotações;
4.6 a avaliação da Prova de Produção de Release será composta de duas notas atribuídas
por dois examinadores. O resultado será a média das duas notas obtidas.
4.6.1 o candidato pode alcançar até 100 (cem) pontos no total;
4.6.2 o candidato deverá responder utilizando o mínimo de 20 (vinte) linhas e o
máximo de 30 (trinta) linhas;
4.6.3 somente será corrigida a Prova de Produção de Release que abranger o mero
de linhas (mínimo e máximo) estabelecido no subitem 4.6.2.
4.6.4 será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que
for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar a extensão máxima de linhas
estabelecida;
4.6.5 nos casos de fuga ao tema ou à tipologia textual, de não haver texto ou de
identificação em local indevido, o candidato receberá nota ZERO.
4.7 o candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais: nome, número de
inscrição e data de nascimento.
5 D
A
P
ROVA
P
RÁTICA
(apenas para os candidatos inscritos nas especialidades Audiovisual,
Taquigrafia e Sonorização)
5.1 A Prova Prática visa avaliar a experiência e conhecimentos técnicos do candidato e
constará da demonstração prática de sua habilidade na execução de tarefas relacionadas ao
desempenho das atividades relacionadas ao cargo a que concorre.
5.2 A Prova Prática será regida por este Edital e por Regulamento próprio a ser divulgado no
dia 20/05/2015.
6 D
A
P
ROVA DE
C
APACITAÇÃO
F
ÍSICA
(apenas para os candidatos inscritos na especialidade
Inspetor de Segurança)
6.1 somente os candidatos aprovados na Prova Objetiva e melhores classificados
parcialmente, conforme o quantitativo estabelecido no quadro a seguir, serão submetidos à
Prova de Capacitação Física, de caráter eliminatório.
VAGAS REGULARES NEGROS E ÍNDIOS
(*)
PESSOA COM
DEFICIÊNCIA
75 20 5
(*) O candidato deverá estar ciente de que, neste momento, seoferecido o cadastro
reserva, concorrendo, apenas, às vagas regulares. Somente na hipótese em que
haja a criação de novas vagas no cargo, através de lei, e que sejam suficientes ao
alcance do percentual mínimo estabelecido na Lei. 2111/94, será aplicado o sistema
de cotas das respectivas vagas.
6.1.1 em caso de igualdade de pontos, serão adotados, sucessivamente, os seguintes
critérios de desempate:
1º maior nota no conteúdo de Conhecimentos Específicos;
2º maior nota no conteúdo de Língua Portuguesa;
3º maior nota no conteúdo de Processo e Poder Legislativo;
4º maior nota no conteúdo de Ética do Servidor na Administração Pública.
6.1.2 caso, após aplicação dos critérios desempate, ainda persista o empate na posição
limite estabelecida, todos os candidatos nela empatados, serão convocados para a
Prova de Capacitação Física.
6.2 a Prova de Capacitação sica consistirá em submeter o candidato aos testes físicos, a
fim de avaliar sua capacidade de suportar física e organicamente as exigências necessárias
ao desempenho das funções do cargo de Inspetor de Segurança, todos de caráter
eliminatório.
6.3 Testes físicos
P R O V A M A S C U L I N A
EXERCÍCIO APROVADO > OU = REPROVADO < TEMPO TENTATIVA
Flexão de Braços na Barra
Fixa
03 repetições 03 repetições livre
duas
Impulsão Horizontal 1,70m 1,70m livre
duas
Flexão Abdominal 25 repetições 25 repetições 1 minuto
duas
Corrida em 12 minutos 2.100m 2.100m 12 minutos
uma
P R O V A F E M I N I N A
EXERCÍCIO APROVADO > OU = REPROVADO < TEMPO TENTATIVA
Flexão Isométrica na Barra
Fixa
10 segundos em
suspensão
10 segundos em
suspensão
10 segundos
duas
Impulsão Horizontal 1,20m 1,20m livre
duas
Flexão Abdominal 20 repetições 20 repetições 1 minuto
duas
Corrida em 12 minutos 1.700m 1.700m 12 minutos
uma
A -
P
ROVA DE FLEXÃO DE BRAÇOS NA BARRA FIXA
(
MASCULINO
)
1 os candidatos do sexo masculino receberão orientação sobre a correta execução do teste
dinâmico de barra fixa.
2 a metodologia para a execução do teste dinâmico de barra fixa com pegada em pronação
para os candidatos do sexo masculino obedecerão aos seguintes critérios:
a) ao comando "em posição", o candidato deverá ficar em suspensão vertical na barra
horizontal, a pegada deverá ser em pronação (dorso da mão voltado para o avaliado),
abertura dos braços da largura correspondente aos ombros, com os braços e as pernas
em extensão total sem que haja contato dos pés com o solo; e
b) ao comando "iniciar", o candidato deverá flexionar os cotovelos, elevando o seu
corpo até que o queixo ultrapasse o nível da barra, sem tocar a barra com o queixo,
mantendo as pernas em extensão total. Em seguida, deverá estender novamente os
cotovelos, baixando o seu corpo até a posição inicial.
Esse movimento completo, finalizado com o retorno à posição inicial, corresponderá
a uma unidade de execução.
3 a contagem das execuções corretas levará em consideração as seguintes observações:
a) será contada a repetição realizada completa e corretamente, começando e
terminando sempre na posição inicial;
b) o movimento será considerado completo após a total extensão dos cotovelos (serão
contados somente os movimentos executados corretamente) e;
c) a não-extensão total dos cotovelos, antes do início de uma nova execução, será
considerada um movimento incorreto, o qual não será computado no desempenho do
candidato;
4 o movimento é repetido tantas vezes quanto possível, sem limite de tempo;
5 não será permitido ao candidato do sexo masculino, quando da realização do teste
dinâmico de barra:
a) tocar com o(s) pé(s) no solo ou em qualquer parte de sustentação da barra após o
início das execuções;
b) realizar flexão de perna(s) para evitar o toque no solo;
c) receber qualquer tipo de ajuda física, após a tomada de posição inicial;
d) utilizar luvas ou qualquer outro artifício para a proteção das mãos;
e) apoiar o queixo na barra; e
f) realizar movimentação adicional de quadril ou pernas como forma auxiliar na execução
da prova.
6 será considerado INAPTO o candidato do sexo masculino que não atingir o desempenho
mínimo de repetições.
B - P
ROVA DE FLEXÃO ISOMÉTRICA NA BARRA FIXA
(
FEMININO
)
1 a metodologia para preparação e execução do exercício consistirá em:
a) posição inicial: a candidata deverá dependurar-se na barra, segurando-a com as
mãos em posição de pronação ou supinação, mantendo seus braços flexionados e o
queixo acima da parte superior da barra, pernas completamente estendidas e sem o
contato com o solo, devendo manter o corpo na vertical, podendo receber ajuda para
atingir esta posição;
b) execução: após assumir a posição inicial, o avaliador inicia, imediatamente, a
cronometragem do tempo, devendo a candidata permanecer na posição inicial
(cotovelos flexionados e queixos acima da parte superior da barra, porém sem apoiar o
queixo nela ) até expirar o tempo mínimo necessário.
c) a cronometragem será encerrada quando o candidato do sexo feminino ceder a
sustentação, deixando o queixo ficar abaixo da parte superior da barra.
2 não será permitido à candidata:
a) utilizar luvas ou qualquer outro artifício para proteção das mãos;
b) após o início da cronometragem, receber qualquer tipo de ajuda física;
c) ceder a sustentação, deixando o queixo ficar abaixo da parte superior da barra, antes
do tempo mínimo necessário;
d) apoiar o queixo na barra.
e) tocar com o(s) pé(s) no solo ou em qualquer parte de sustentação da barra após o
início das execuções;
f) realizar movimentação adicional de quadril ou pernas como forma auxiliar na execução
da prova.
3 somente será validado o exercício executado corretamente.
C - P
ROVA DE IMPULSÃO HORIZONTAL
(
MASCULINO
/
FEMININO
)
1 a metodologia para preparação e execução do exercício consistirá em :
a) posição inicial: em pé, parado, com os pés paralelos entre si e atrás da linha de
medição inicial marcada no solo, sem tocá-la;
b) execução: quando autorizado(a) o(a) candidato(a) saltará à frente, elevando os dois
pés simultaneamente devendo ultrapassar, com os dois pés, a distância mínima exigida
demarcada sobre o solo e tocando os pés simultaneamente no chão.
2 não será permitido aos candidatos:
a) qualquer tipo de ajuda física;
b) utilizar equipamento, aparelho ou material de auxílio à impulsão.
3 o candidato invalidará o salto caso pise nas linhas demarcatórias, ou após o salto toque
com qualquer parte do corpo na área entre as linhas demarcatórias, não sendo permitida
outra tentativa além das previstas;
4 o local de aplicação terá superfície plana, com piso apto à prática de atividades
desportivas (quadra, ginásio etc).
D - P
ROVA DE FLEXÃO ABDOMINAL
(M
ASCULINO
/F
EMININO
)
1 a metodologia para preparação e execução do exercício consistirá em:
a) posição inicial: o candidato na posição deitada em decúbito dorsal, com as pernas
unidas e estendidas e braços estendidos atrás da cabeça, tocando o solo;
b) execução: ao comando “JÁ” , o candidato flexionará, simultaneamente, o tronco e
membros inferiores na altura do quadril, lançando os braços à frente de modo que a
planta dos pés se apóie totalmente no solo e a linha dos cotovelos coincida com a linha
dos joelhos e, em seguida, voltará à posição inicial (decúbito dorsal), completando uma
repetição.
2 deverá ser realizado o número mínimo de repetições, do correto movimento descrito,
dentro do tempo determinado;
3 os movimentos incompletos não serão contabilizados.
E - P
ROVA DE CORRIDA EM
12 (
DOZE
)
MINUTOS
(M
ASCULINO
/F
EMININO
)
1 a metodologia para preparação e execução do exercício consistirá em:
a) o candidato percorrer a distância mínima exigida no tempo máximo de 12 (doze)
minutos;
b) o candidato, durante os 12 (doze) minutos, poderá deslocar-se em qualquer ritmo,
correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir.
2 o início e o rmino da prova se farão com um silvo longo de apito, quando o cronômetro
será acionado/interrompido;
3 não será permitido ao candidato:
a) depois de iniciado o teste, abandonar o circuito antes da liberação do examinador;
b) dar ou receber qualquer tipo de ajuda física.
4 ao sinal do término da prova, o candidato deverá interromper a trajetória da corrida,
evitando ultrapassar a linha de chegada ou abandonar a pista e aguardar sua liberação por
parte do examinador.
4.1 a não obediência a esta orientação acarretará na eliminação do candidato do
certame.
X - D
AS
C
ONDIÇÕES DE
R
EALIZAÇÃO DAS
P
ROVAS
(O
BJETIVAS
, R
EDAÇÃO
, P
RODUÇÃO DE
R
ELEASE
,
P
RÁTICAS E DE
C
APACITAÇÃO
F
ÍSICA
)
1 As provas serão aplicadas na Cidade do Rio de Janeiro, em função da disponibilidade de
locais para realização.
1.1 a Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos não se obriga a realizar as provas no
bairro onde o candidato residir;
2 Os locais, a data e o horário de realização das provas serão publicados no Diário Oficial do
Município, no Diário Oficial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro D.C.M. e divulgados no
site http://concursos.rio.rj.gov.br.
3 O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência de
60 (sessenta) minutos do horário fixado para o seu início, portando o ORIGINAL
do
documento de identidade oficial, reconhecido em todo o território nacional.
3.1 o documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a
identificação do candidato e sua assinatura;
3.2 não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem
protocolo do documento;
3.3 serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelo Comando
Militar, pela Secretaria de Segurança Pública, pelo Instituto de Identificação e pelo Corpo de
Bombeiro Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional
(ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais
do Ministério blico; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal,
valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o
modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997);
3.4 não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF,
títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras
funcionais sem valor de identidade, protocolos de documentos nem documentos, mesmo
que original, ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados ou quaisquer outros, que não
tenham validade como documento de identidade em todo o território nacional;
3.5 o candidato que deixar de apresentar, no dia de realização da prova, documento original
que o identifique, reconhecido em todo o território nacional alegando qualquer justificativa,
não realizará a prova, sendo excluído do certame.
4 Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do certame, após a assinatura da
lista de presença, serão adotados os seguintes procedimentos.
4.1 o candidato não poderá retirar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamento
da fiscalização;
4.2 o candidato não poderá consultar qualquer material, inclusive jornal e revista, enquanto
aguardar o horário de início da prova.
5 Recomenda-se que o candidato não leve nenhum aparelho eletrônico no dia de
realização das provas.
5.1 os candidatos que portarem pertences pessoais, inclusive aparelho(s) celular(es)
desligado(s) ou outros aparelhos eletrônicos, terão os referidos objetos guardados em saco
de segurança, que deverá ser identificado, lacrado e colocado embaixo da carteira onde o
candidato estiver sentado. Demais pertences ficarão à vista da fiscalização de sala, durante
todo o período de permanência dos candidatos em sala, não se responsabilizando a
Secretaria Municipal de Administração pela guarda, por perdas ou extravios durante a
realização da prova, nem por danos a eles causados.
5.1.1 é de responsabilidade do candidato acondicionar os objetos citados no item 5.1.
5.2 o telefone celular deverá permanecer desligado e sem bateria, desde o momento
da entrada até a retirada do candidato do local de realização das provas;
5.3 o candidato que descumprir o estabelecido no item 5 e subitens deste Título,
poderá ser eliminado do certame, conforme decisão da organizadora do concurso.
6 Não será permitida a entrada de candidatos, nos prédios onde serão realizadas as provas,
portando arma de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
7 Os portões dos prédios onde serão realizadas as Provas serão fechados, impreterivelmente,
no horário a ser informado através de Edital, mediante preenchimento “Termo de Fechamento
de Portão”, lavrado pelo Supervisor ou pelo Coordenador na presença de duas testemunhas.
7.1 o candidato que chegar após o fechamento dos portões, independente do motivo
alegado, terá vedada sua entrada no prédio e será automaticamente eliminado do certame.
8 Será vedado ao candidato o uso de lupas, óculos escuros, protetores auriculares ou
quaisquer acessórios de cobertura para cabeça, tais como: chapéu, boné, gorro etc., salvo se
autorizado, previamente, pela Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos, conforme
estabelecido no Título VII deste Edital.
9 Não será autorizado o ingresso de acompanhantes do candidato no estabelecimento de
realização das provas., salvo se autorizado, previamente, pela Coordenadoria Geral de Gestão
de Talentos, conforme estabelecido no Título VII deste Edital.
10 Nos locais de prova poderá haver revista pessoal por meio de utilização de detector de
metais e rastreamento eletrônico.
11 Não se permitido ao candidato fumar conforme determinado no art 49 da Lei Federal
12.546 de 14 de dezembro de 2011.
12 Após o início da prova não será permitida a permanência de pessoas não autorizadas
previamente no local de prova, .salvo se autorizado, previamente, pela Coordenadoria Geral de
Gestão de Talentos, conforme estabelecido no item 1 do Título VII deste Edital.
13 Não haverá aplicação de prova fora dos dias, locais e horários pré-estabelecidos.
A - D
AS
P
ROVAS
O
BJETIVA
,
DE
R
EDAÇÃO E DE
P
RODUÇÃO DE
R
ELEASE
1 As provas deverão ser feitas, obrigatoriamente, à caneta esferográfica de tinta azul ou
preta, fabricada em material incolor e transparente.
1.1 o será permitido o uso de lápis, lapiseira, marca texto, corretivo e/ou borracha durante
a realização da prova.
2 Os relógios de pulso serão permitidos, desde que não sejam digitais e permaneçam sobre a
mesa, à vista dos fiscais, até a conclusão da Prova.
3 Não será permitido o empréstimo de material e/ou utensílio de qualquer espécie entre os
candidatos.
4 A inviolabilidade das provas será comprovada no momento do rompimento do lacre dos
malotes, mediante termo formal e a presença de, no mínimo, 2 (dois) candidatos.
5 Somente após decorrida uma hora do início da prova, o candidato, ainda que tenha desistido
do concurso, poderá entregar o Caderno de Questões e o Cartão-Resposta devidamente
assinado (Prova Objetiva), o Caderno de Questões/Rascunho e o Caderno de Resposta
Definitivo (Prova de Produção de Release e Prova de Redação) e retirar-se do recinto.
6 Ao terminar a prova o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala o Caderno de
Questões e o Cartão-Resposta devidamente assinado e com a frase transcrita (Prova
Objetiva), o Caderno de Questões/Rascunho e o Caderno de Resposta Definitivo (Prova de
Produção de Release e Prova de Redação), sob pena de exclusão do certame.
6.1 os Cadernos de Questões (Prova Objetiva) e os Cadernos de Questões/Rascunho
(Prova de Produção de Release e Prova de Redação) retidos, serão eliminados
posteriormente.
7 Somente durante os 30 (trinta) minutos finais de prova será permitido ao candidato
copiar seus assinalamentos do Cartão-Resposta, em formulário próprio, a ser distribuído
pelo fiscal de sala.
7.1 o disposto no item 7 não caberá no caso da Prova de Produção de Release e Prova de
Redação.
7.2 o candidato que descumprir o estabelecido no item 7, deste título, poderá ser
eliminado do certame, conforme decisão da organizadora do concurso.
8 Os três últimos candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando
todos tiverem concluído a prova ou o tempo tenha se esgotado, sendo indispensável o registro
dos seus nomes na ata de aplicação de prova.
9 O candidato que insistir em sair de sala, descumprindo o disposto nos itens 5 a 8 deste
Título, deverá assinar o Termo de Desistência e, caso se negue, será lavrado um Termo de
Ocorrência, testemunhado por 2 (dois) outros candidatos, pelos fiscais e pelo Coordenador
Local.
10 Qualquer observação por parte dos candidatos será igualmente lavrada na ata, ficando seus
nomes e números de inscrição registrados pelos fiscais.
11 Não haverá prorrogação do tempo previsto para aplicação da prova, e nem compensação
em decorrência de afastamento do candidato da sala de prova, seja qual for o motivo.
12 No dia de realização da prova não serão fornecidas, por nenhum membro da equipe de
aplicação desta e nem pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo
e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.
13 Não haverá aplicação de prova fora dos dias, locais e horários pré-estabelecidos.
B D
A
P
ROVA
P
RÁTICA
(apenas para os candidatos inscritos nas especialidades Audiovisual,
Taquigrafia e Sonorização)
1 A Prova Prática será regida por este Edital e por Regulamento próprio a ser divulgado dia
20/05/2015.
C - D
A
P
ROVA DE
C
APACITAÇÃO
F
ÍSICA
1 A Prova de Capacitação Física podeser realizada em qualquer dia da semana (dia útil ou
não), independente das condições meteorológicas.
2 O candidato deverá apresentar-se ao local de realização da prova com uma antecedência
mínima de 60 (sessenta) minutos do horário previsto para o início, munido de documento
original da cédula oficial de identidade, na forma estabelecida no Título X, item 3 e seus
subitens e do atestado médico, comprovando estar em pleno gozo de saúde física, apto,
portanto, para ser submetido à Prova de Capacitação Física.
2.1 somente será submetido à realização desta etapa, o candidato que apresentar o
documento de identidade e o atestado médico original, em papel timbrado e com carimbo
em que constem o nome e o CRM do médico, expedido em data, no máximo retroativa a 30
(trinta) dias da data de realização da Prova de Capacitação Física;
2.2 o atestado médico deverá obedecer ao modelo constante do Anexo II deste Edital;
2.3 o candidato que o apresentar o Atestado Médico nos termos do item 2.1 e 2.2 e o
documento de identidade original, válido em todo o território nacional, não poderá realizar a
prova, sendo considerado INAPTO.
3 Para realização desta etapa o candidato deverá comparecer ao local, no dia e horário
determinados, com trajes adequados: calção de ginástica (ou malha, para o sexo feminino),
tênis e camiseta sem manga.
4 O resultado de cada teste será registrado pelo examinador na Ficha de Avaliação do
candidato.
4.1 será considerado APTO o candidato que alcançar, nos tempos e nas tentativas, o
índice mínimo exigido para cada prova, conforme o estabelecido no Título IX, item 6 deste
Edital.
4.2 o candidato que não obtiver o índice mínimo em uma das provas estará,
automaticamente, eliminado do processo seletivo, não sendo permitida a realização das
provas subsequentes.
4.2.1 candidato considerado INAPTO em um dos testes da Prova Física tomará ciência
de sua eliminação do Concurso por escrito, sendo anotada sua condição na Ficha de
Avaliação e definido o impedimento de prosseguir nos demais testes.
5 O candidato que, ao prestar a Prova de Capacitação Física, apresentar condição física,
psíquica ou orgânica (indisposições, cãibras, contusões etc.) mesmo que temporária ou que
vier a acidentar-se em qualquer um dos testes, impossibilitando-o de realizá-los, integralmente,
na data estabelecida, será, automaticamente, eliminado do Concurso, não cabendo nenhum
recurso contra esta decisão.
6 Recomenda-se que o candidato, para realização das provas, tenha feito sua última refeição
com antecedência mínima de 02 (duas) horas.
7 Ficará a cargo do candidato o aquecimento para a realização das provas.
8 Não caberá à Secretaria Municipal de Administração e nem à Câmara Municipal do Rio de
Janeiro nenhuma responsabilidade por qualquer dano físico que venha a ocorrer com o
candidato durante a realização desta etapa e no decorrer de todo o Concurso.
9 Não será permitido a utilização de telefone celular em nenhuma de suas funções.
10 A realização desta etapa, a critério da Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos, poderá
ser filmada, para fins de comprovação de seu resultado.
11 O candidato que deixar de realizar os testes por não comparecimento ou qualquer outro
motivo, estará, automaticamente, eliminado do Concurso.
12 O resultado de todos os candidatos convocados para esta etapa será publicado no Diário
Oficial - D.O.Rio.
XI
- D
A
E
XCLUSÃO DO
C
ERTAME
1 Será excluído do concurso o candidato que:
1.1 faltar, chegar ao local de prova após o fechamento dos portões ou comparecer para a
realização das provas em local diferente do designado;
1.2 ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão-Resposta e/ou o Caderno de
Questões (Prova Objetiva); o Caderno de Resposta Definitivo e/ou o Caderno de
Questões/Rascunho (Prova de Produção de Release e Prova de Redação);
1.3 o candidato que insistir em sair de sala, descumprindo o disposto nos itens 16 a 19 do
Título X;
1.4 deixar de cumprir o disposto no item 3 do Título X;
1.5 deixar de assinar o Cartão-Resposta e a lista de presença e/ou não transcrever a frase
para o Cartão-Resposta conforme estabelecido no item 2, subitem 2.6 do Título IX;
1.6 dispensar tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação
das provas ou autoridade, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos,
incorrendo em comportamento indevido;
1.7 for surpreendido, durante a realização das provas:
1.7.1 utilizando qualquer tipo de consulta a material impresso, anotações ou similares
ou em comunicação verbal, escrita ou gestual, com outro candidato;
1.7.2 dando e/ou recebendo auxílio para a execução da prova;
1.7.3 portando qualquer tipo de anotação, impressa ou manuscrita;
1.7.4 utilizando qualquer aparelho eletrônico ou qualquer outro meio de comunicação
ativa ou passiva;
1.7.5 portando qualquer tipo de arma.
1.8 fizer anotação de i