Edital do Concurso Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção de Amazônia - AM (CENSIPAM/AM) 2006 (2ª edição)

Visualizaçao do Edital do Concurso

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PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
CASA CIVIL
CENTRO GESTOR E OPERACIONAL DO SISTEMA DE PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO
TEMPORÁRIA DE CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO
EDITAL N.º 1/2006 CENSIPAM, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2006
O DIRETOR-GERAL DO CENTRO GESTOR E OPERACIONAL DO SISTEMA DE
PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA (CENSIPAM), considerando o Decreto n.º 5.135, de 7 de julho de 2004, o
Decreto n.º 4.200, de 17 de abril de 2002, e a Lei n.º 8.745, de 9 de dezembro de 1993, torna pública a
realização de processo seletivo simplificado para contratação temporária, com vistas ao provimento de
vagas em cargos de nível superior e de nível médio, mediante as condições estabelecidas neste edital.
1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O processo seletivo simplificado será regido por este edital e executado pelo Centro de Seleção e de
Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
1.2 A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá as seguintes fases:
a) exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório
e classificatório, para todos os cargos;
b) avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior.
1.3 O processo seletivo simplificado será realizado nas cidades de Belém/PA, Brasília/DF, Manaus/AM,
Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE e São Paulo/SP.
1.3.1 Em face da indisponibilidade de locais adequados ou suficientes nas cidades de realização das
provas, estas poderão ser realizadas em outras cidades.
2 DOS CARGOS
2.1 NÍVEL SUPERIOR
CARGO: ANALISTA GERENCIAL
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realizar atividades técnicas de complexidade gerencial,
compreendendo definição de diretrizes estratégicas, proposição de projetos, coordenação, supervisão,
monitoramento e avaliação da implementação, a serem executadas por profissionais com formação de
nível superior ou possuidor de título de mestre ou de doutor na especialidade solicitada.
REMUNERAÇÃO: R$ 6.100,00.
CARGO 1: ANALISTA GERENCIAL ESPECIALIDADE: INFORMÁTICA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em qualquer área de Informática, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério
da Educação (MEC), acrescido de comprovação de 5 anos de experiência profissional na especialidade a
que concorre; ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido
de titulação de mestre ou de doutor na especialidade a que concorre, expedida por instituição de ensino
reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, também, registro no conselho de classe, se for o caso,
para ambas as situações.
CARGO 2: ANALISTA GERENCIAL ESPECIALIDADE: METEOROLOGIA E
CLIMATOLOGIA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Meteorologia, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC), acrescido de comprovação de 5 anos de experiência profissional na especialidade a que concorre;
ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido de titulação
de mestre ou de doutor na especialidade a que concorre, expedida por instituição de ensino reconhecida
pelo Ministério da Educação (MEC), e, também, registro no conselho de classe, se for o caso, para ambas
as situações.
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CARGO 3: ANALISTA GERENCIAL ESPECIALIDADE: RECURSOS NATURAIS E
ANÁLISE AMBIENTAL
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Agronomia, Biologia, Geografia, Ecologia, Geologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica
ou Engenharia Florestal, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação (MEC), acrescido de comprovação de 5 anos de experiência profissional na especialidade a que
concorre; ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido de
titulação de mestre ou de doutor na especialidade a que concorre, expedida por instituição de ensino
reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, também, registro no conselho de classe, se for o caso,
para ambas as situações.
CARGO 4: ANALISTA GERENCIAL ESPECIALIDADE: REDES E TELECOMUNICAÇÕES
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Engenharia da Computação, Engenharia de Redes, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia
Elétrica ou Engenharia Eletrônica, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério
da Educação (MEC), acrescido de comprovação de 5 anos de experiência profissional na especialidade a
que concorre; ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido
de titulação de mestre ou de doutor nas áreas de Redes de Computadores ou Telecomunicações, expedida
por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, também, registro no
conselho de classe, se for o caso, para ambas as situações.
CARGO: ANALISTA INTELECTUAL
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realizar atividades técnicas de complexidade intelectual,
tais como elaboração de estudos, pesquisas e diagnósticos, executadas por profissionais de nível superior
ou possuidor de títulos de pós-graduação na especialidade solicitada.
REMUNERAÇÃO: R$ 4.500,00.
CARGO 5: ANALISTA INTELECTUAL ESPECIALIDADE: APOIO LOGÍSTICO
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em qualquer área de formação, acrescido de comprovação de 3 anos de experiência profissional na
especialidade a que concorre; ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de
formação, acrescido de certificado de pós-graduação lato sensu, no mínimo, nas áreas de Administração
de Materiais ou Logística de Suprimentos, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério
da Educação (MEC), e, também, registro no conselho de classe, se for o caso, para ambas as situações.
CARGO 6: ANALISTA INTELECTUAL ESPECIALIDADE: INFORMÁTICA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em qualquer área de Informática, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério
da Educação (MEC), acrescido de comprovação de 3 anos de experiência profissional na especialidade a
que concorre; ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido
de certificado de pós-graduação lato sensu, no mínimo, na especialidade a que concorre, expedido por
instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, também, registro no conselho de
classe, se for o caso, para ambas as situações.
CARGO 7: ANALISTA INTELECTUAL ESPECIALIDADE: INFRA-ESTRUTURA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou
Engenharia Mecânica, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação (MEC), acrescido de comprovação de 3 anos de experiência profissional na especialidade a que
concorre; ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido de
certificado de pós-graduação lato sensu, no mínimo, na especialidade a que concorre, expedido por
instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, também, registro no conselho de
classe, se for o caso, para ambas as situações.
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CARGO 8: ANALISTA INTELECTUAL ESPECIALIDADE: METEOROLOGIA E
CLIMATOLOGIA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Meteorologia, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC), acrescido de comprovação de 3 anos de experiência profissional na especialidade a que concorre;
ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido de certificado
de pós-graduação lato sensu, no mínimo, na especialidade a que concorre, expedido por instituição de
ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, também, registro no conselho de classe, se for
o caso, para ambas as situações.
CARGO 9: ANALISTA INTELECTUAL ESPECIALIDADE: RECURSOS NATURAIS E
ANÁLISE AMBIENTAL
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Agronomia, Biologia, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia
Florestal, Geografia ou Geologia, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério
da Educação (MEC), acrescido de comprovação de 3 anos de experiência profissional na especialidade a
que concorre; ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido
de certificado de pós-graduação lato sensu, no mínimo, na especialidade a que concorre, expedido por
instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, também, registro no conselho de
classe, se for o caso, para ambas as situações.
CARGO 10: ANALISTA INTELECTUAL ESPECIALIDADE: REDES E
TELECOMUNICAÇÕES
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Engenharia da Computação, Engenharia de Redes, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia
Elétrica ou Engenharia Eletrônica, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério
da Educação (MEC), acrescido de comprovação de 3 anos de experiência profissional na especialidade a
que concorre; ou, ainda, de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido
de certificado de pós-graduação lato sensu, no mínimo, na área de Redes de Computadores ou
Telecomunicações, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e,
também, registro no conselho de classe, se for o caso, para ambas as situações.
CARGO: ANALISTA DE SUPORTE
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realizar atividades de suporte às atividades de Analista
Gerencial e de Analista Intelectual, executadas por profissionais de nível superior.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.800,00.
CARGO 11: ANALISTA DE SUPORTE ESPECIALIDADE: FINANÇAS PÚBLICAS
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Administração, Ciências Contábeis, Direito ou Economia, expedido por instituição de ensino superior
reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no conselho de classe, se for o caso.
CARGO 12: ANALISTA DE SUPORTE ESPECIALIDADE: INFORMÁTICA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em qualquer área de Informática, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério
da Educação (MEC), e registro no conselho de classe, se for o caso.
CARGO 13: ANALISTA DE SUPORTE ESPECIALIDADE: INFRA-ESTRUTURA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou
Engenharia Mecânica, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação (MEC), e registro no conselho de classe, se for o caso.
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CARGO 14: ANALISTA DE SUPORTE ESPECIALIDADE: METEOROLOGIA E
CLIMATOLOGIA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Meteorologia, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC), e registro no conselho de classe, se for o caso.
CARGO 15: ANALISTA DE SUPORTE ESPECIALIDADE: RECURSOS NATURAIS E
ANÁLISE AMBIENTAL
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Agronomia, Biologia, Engenharia Cartográfica, Ecologia, Geografia, Geologia, Engenharia Ambiental
ou Engenharia Florestal, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação (MEC), e registro no conselho de classe, se for o caso.
CARGO 16: ANALISTA DE SUPORTE ESPECIALIDADE: REDES E
TELECOMUNICAÇÕES
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Engenharia da Computação, Engenharia de Redes, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia
Elétrica ou Engenharia Eletrônica, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério
da Educação (MEC), e registro no conselho de classe, se for o caso.
2.2 NÍVEL MÉDIO
CARGO 17: TÉCNICO DE APOIO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESPECIALIDADE:
INFORMÁTICA
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo
segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de
certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso técnico específico na área de Informática.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: atividades de apoio na área de informática executadas por
profissionais de nível médio com formação específica na área.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.650,00.
CARGO: TÉCNICO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: executar atividades técnicas para as quais se exija
formação específica de nível médio.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.250,00.
CARGO 18: TÉCNICO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA ESPECIALIDADE: APOIO
LOGÍSTICO
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo
segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de
certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso técnico específico em Eletricidade, Eletrônica,
Mecânica ou Telecomunicações.
CARGO 19: TÉCNICO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA ESPECIALIDADE: FINANÇAS
PÚBLICAS
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo
segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de
certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso técnico específico em Administração,
Contabilidade ou Suprimentos.
CARGO 20: TÉCNICO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA ESPECIALIDADE: TÉCNICA
OPERACIONAL
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio técnico
(antigo segundo grau profissionalizante), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério
da Educação.
2.3 Para todos os cargos de que trata este edital, a jornada de trabalho será de quarenta horas semanais.
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3 DAS VAGAS
3.1 As vagas para este processo seletivo simplificado estão distribuídas por cargo/especialidade e por
localidade de vaga, conforme o quadro a seguir.
Localidade de vaga
Cargo/especialidade
AMAZONAS
DISTRITO
FEDERAL
PARÁ RONDÔNIA
Analista Gerencial
especialidade:
Informática
3 8 1 1
Analista Gerencial
especialidade:
Meteorologia e Climatologia
2 1
Analista Gerencial
especialidade:
Recursos Naturais e Análise Ambiental
5 4 5 5
Analista Gerencial
especialidade:
Redes e Telecomunicações
1 1 1 1
Analista Intelectual es
pecialidade:
Apoio Logístico
1
Analista Intelectual
especialidade:
Informática
2 8 2 2
Analista Intelectual
especialidade:
Infra-Estrutura
1
Analista Intelectual
especialidade:
Meteorologia e Climatologia
4 1 1
Analista Intelectual
especialidade:
Recursos Naturais e Análise Ambiental
8 5 7 7
Analista Intelectual
especialidade:
Redes e Telecomunicações
2 1 1 1
Analista de Suporte
especialidade:
Finanças Públicas
1
Analista de Suporte
especialidade:
Informática
2 19 1 1
Analista de Suporte
especialidade:
Infra-Estrutura
2
Analista de Suporte
especialidade:
Meteorologia e Climatologia
1 1
Analista de Suporte
especialidade:
Recursos Naturais e Análise Ambiental
9 6 8 8
Analista de Suporte especialida
de:
Redes e Telecomunicações
3 1 3 2
Informação
especialidade:
Informática
8 8 6 6
Técnico de Formação Específica
especialidade: Apoio Logístico
3 2 2 2
Técnico de Formação Específica
especialidade: Finanças Públicas
3 2 1 1
Técnico de Formação Específica
especialidade: Técnica Operacional
4 3 4 4
3.2 O total de vagas para o cargo de Analista Gerencial é de 39, sendo reservadas 2 vagas aos portadores
de deficiência.
3.3 O total de vagas para o cargo de Analista Intelectual é de 55, sendo reservadas 3 vagas aos portadores
de deficiência.
3.4 O total de vagas para o cargo de Analista de Suporte é de 67, sendo reservadas 4 vagas aos portadores
6
de deficiência.
3.5 O total de vagas para o cargo de Técnico de Apoio à Tecnologia da Informação é de 28, sendo
reservadas 2 vagas aos portadores de deficiência.
3.6 O total de vagas para o cargo de Técnico de Formação Específica é de 31, sendo reservadas 2 vagas
aos portadores de deficiência.
4 DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
4.1 Em atenção ao Princípio da Razoabilidade, do total de vagas destinadas a cada cargo (Analista
Gerencial, Analista Intelectual, Analista de Suporte, Técnico de Apoio à Tecnologia da Informação e
Técnico de Formação Específica), 5% serão providas na forma do § 2.º, do artigo 5.º, da Lei n.º 8.112, de
11 de dezembro de 1990, publicada no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 1990, e do Decreto
n.º 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da União de 21 de dezembro de 1999.
4.1.1 O candidato que se declarar portador de deficiência concorrerá em igualdade de condições com os
demais candidatos.
4.2 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá, no ato da inscrição:
a) declarar-se portador de deficiência;
b) encaminhar laudo médico original ou cópia simples, emitido nos últimos doze meses, atestando a
espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência, na forma do
subitem 4.2.1.
4.2.1 O candidato portador de deficiência deverá encaminhar, via SEDEX, postado impreterivelmente até
o dia 10 de março de 2006, o laudo médico (original ou cópia simples) referido na alínea “b” do subitem
4.2 para a Central de Atendimento do CESPE/UnB Processo Seletivo Simplificado CENSIPAM (laudo
médico), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, mezanino
Asa Norte, Brasília/DF, Caixa Postal 04521, CEP 70919–970.
4.2.1.1 O candidato portador de deficiência poderá, ainda, entregar o laudo médico, até o dia 10 de março
de 2006, das 8 horas às 19 horas (exceto sábados, domingos e feriados), pessoalmente ou por terceiro, na
Central de Atendimento do CESPE/UnB, localizada no endereço citado no subitem anterior.
4.3 O candidato portador de deficiência poderá requerer, na forma do subitem 6.4.10 deste edital,
atendimento especial, no ato da inscrição, para os dias de realização das provas, indicando as condições de
que necessita para a sua realização, conforme previsto no artigo 40, parágrafos 1.º e 2.º, do Decreto
Federal n.º 3.298/99, alterado pelo Decreto Federal n.º 5.296/2004.
4.4 O laudo médico (original ou cópia simples) terá validade somente para este processo seletivo
simplificado e não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.
4.4.1 A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de portadores
de deficiência será divulgada no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006,
em data a ser informada no edital de locais e horários de realização das provas.
4.5 A inobservância do disposto no subitem 4.2 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas
reservadas aos candidatos em tal condição e o não-atendimento às condições especiais necessárias.
4.6 Os candidatos que, no ato da inscrição, declararem-se portadores de deficiência, se aprovados e
classificados no processo seletivo simplificado, terão seus nomes publicados em lista específica e, caso
obtenham classificação necessária, figurarão também na lista de classificação geral do
cargo/especialidade/localidade de vaga.
4.7 Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, caso aprovados e classificados no processo
seletivo simplificado, serão convocados para submeterem-se à perícia médica por equipe multiprofissional
determinada pela CENSIPAM, que verificará sua qualificação como portador de deficiência, o grau da
deficiência e a capacidade para o exercício do cargo/especialidade.
4.8 Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos do original do laudo médico que ateste a
espécie e o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência.
7
4.9 A não-observância do disposto no subitem 4.8, a reprovação na perícia médica ou o não-
comparecimento na perícia acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais
condições.
4.10 O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica por não ter sido considerado
deficiente, caso seja aprovado no processo seletivo simplificado, figurará na lista de classificação geral do
cargo/especialidade/localidade de vaga.
4.11 O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica em virtude de incompatibilidade da
deficiência com as atribuições do cargo será eliminado do processo seletivo simplificado.
4.12 As vagas definidas no subitem 4.1 que não forem providas por falta de candidatos portadores de
deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de
classificação por cargo/especialidade/localidade de vaga.
5 DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO
5.1 Ser aprovado no processo seletivo simplificado.
5.2 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado
pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos
políticos, nos termos do artigo 12, § 1.º, da Constituição Federal.
5.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as
militares.
5.4 Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo/especialidade, conforme item 2 deste edital.
5.5 Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.
5.6 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/especialidade.
5.7 Não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:
a) responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do
Tribunal de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou, ainda, do Conselho de Contas do
Município;
b) punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar, por ato lesivo ao
patrimônio público de qualquer esfera do governo;
c) condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados nos
títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei n.º 7.492, de 16 de junho de 1986, e na
Lei n.º 8.429, de 2 de junho de 1992.
5.8 Apresentar outros documentos que se fizerem necessários à época da posse.
5.9 Cumprir as determinações deste edital.
6 DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
6.1 A inscrição poderá ser efetuada nas agências da CAIXA listadas no Anexo I deste edital ou via
Internet, conforme procedimentos especificados a seguir.
6.2 DA INSCRIÇÃO NAS AGÊNCIAS DA CAIXA
6.2.1 PERÍODO: de 20 de fevereiro a 10 de março de 2006.
6.2.2 HORÁRIO: de atendimento bancário.
6.2.3 TAXAS: R$ 100,00 para o cargo de Analista Gerencial;
R$ 80,00 para o cargo de Analista Intelectual;
R$ 60,00 para o cargo de Analista de Suporte;
R$ 40,00 para o cargo de Técnico de Apoio à Tecnologia da Informação;
R$ 30,00 para o cargo de Técnico de Formação Específica.
6.2.4 Para efetuar a inscrição nas agências da CAIXA, o candidato deverá:
a) preencher e entregar o formulário fornecido no local de inscrição;
b) pagar a taxa de inscrição.
6.3 DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET
6.3.1 Será admitida a inscrição via Internet, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006, solicitada no período entre 10 horas do dia 20 de
fevereiro de 2006 e 23 horas e 59 minutos do dia 12 de março de 2006, observado o horário oficial de
8
Brasília/DF.
6.3.2 O CESPE/UnB não se responsabilizará por solicitação de inscrição via Internet não recebida por
motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de
comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
6.3.3 O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá efetuar o pagamento da taxa de
inscrição das seguintes formas:
a) por meio de débito em conta-corrente, apenas para correntistas do Banco do Brasil;
b) por meio de documento de arrecadação, pagável em qualquer lotérica;
c) por meio de boleto bancário, pagável em toda a rede bancária.
6.3.3.1 O documento de arrecadação e o boleto bancário estarão disponíveis no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006 e deverão ser impressos para o pagamento da taxa de
inscrição imediatamente após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição online.
6.3.4 O pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou de documento de arrecadação
deverá ser efetuado até o dia 13 de março de 2006.
6.3.5 As inscrições efetuadas via Internet somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da
taxa de inscrição.
6.3.6 O comprovante de inscrição do candidato inscrito via Internet estará disponível no endereço
eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006, após o acatamento da inscrição, sendo de
responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.
6.3.7 Informações complementares acerca da inscrição via Internet estarão disponíveis no endereço
eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006.
6.4 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
SIMPLIFICADO
6.4.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche
todos os requisitos exigidos. Uma vez efetivada a inscrição não será permitida, em hipótese alguma, a sua
alteração no que se refere à opção de cargo/especialidade/localidade de vaga.
6.4.2 O candidato que efetuar sua inscrição nas agências da CAIXA realizará as provas na cidade em que
se inscrever, observado o disposto no subitem 6.4.2.1 deste edital.
6.4.2.1 O candidato que desejar realizar as provas em cidade diferente daquela em que estiver deverá fazer
sua inscrição somente via Internet, indicando, na solicitação, sua opção de cidade de realização das
provas, a qual não poderá ser alterada em hipótese alguma.
6.4.3 É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros ou para outros
concursos/processos seletivos.
6.4.4 É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico.
6.4.5 Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do
candidato.
6.4.6 As informações prestadas no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet serão
de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o CESPE/UnB do direito de excluir do processo
seletivo simplificado aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível.
6.4.7 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo
em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.
6.4.7.1 No caso de o pagamento da taxa de inscrição ser efetuado com cheque bancário que, porventura,
venha a ser devolvido, por qualquer motivo, o CESPE/UnB reserva-se o direito de tomar as medidas
legais cabíveis.
6.4.8 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.
6.4.9 O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de
realização das provas.
6.4.10 O candidato, portador de deficiência ou não, que necessitar de atendimento especial para a
realização das provas deverá indicar, no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet,
os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 10 de março de 2006, impreterivelmente, via
9
SEDEX, para a Central de Atendimento do CESPE/UnB Processo Seletivo Simplificado CENSIPAM
(laudo médico), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), mezanino, ala
norte Asa Norte, Brasília/DF, Caixa Postal 04521, CEP 70919970, laudo médico que justifique o
atendimento especial solicitado. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força
maior e nos que forem de interesse da Administração Pública.
6.4.10.1 O laudo médico referido no subitem 6.4.10 poderá, ainda, ser entregue até o dia 10 de março de
2006, das 8 horas às 19 horas (exceto sábados, domingos e feriados), pessoalmente ou por terceiro, na
Central de Atendimento do CESPE/UnB, localizada no endereço citado no subitem anterior.
6.4.10.2 O laudo médico (original ou cópia simples) terá validade somente para este processo seletivo
simplificado e não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.
6.4.10.3 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá, além de
solicitar atendimento especial para este fim, levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para
essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante
não realizará as provas.
6.4.10.4 A relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido será divulgada no
endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006, em data a ser informada no edital
de locais e horários de realização das provas.
6.4.10.5 A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de
razoabilidade.
6.4.11 O candidato deverá declarar, no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet,
que tem ciência e aceita que, caso aprovado, entregará os documentos comprobatórios dos requisitos
exigidos para o cargo por ocasião da posse.
7 DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
7.1 Será aplicado o exame de habilidades e conhecimentos mediante aplicação de provas objetivas, de
caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os objetos de avaliação constantes deste edital, e
realizada a avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior,
conforme os quadros a seguir.
7.1.1 NÍVEL SUPERIOR
PROVAS/TIPO
ÁREA DE
CONHECIMENTO
NÚMERO DE
ITENS
CARÁTER
(P
1
) Objetiva Conhecimentos Básicos
50
CLASSIFICATÓRIO
E
(P
2
) Objetiva Conhecimentos Específicos 70 ELIMINATÓRIO
(P
3
) Avaliação de
Títulos
CLASSIFICATÓRIO
7.1.2 NÍVEL MÉDIO
PROVAS/TIPO
ÁREA DE
CONHECIMENTO
NÚMERO DE
ITENS
CARÁTER
(P
1
) Objetiva Conhecimentos Básicos
50
CLASSIFICATÓRIO
E
(P
2
) Objetiva Conhecimentos Específicos 70 ELIMINATÓRIO
7.2 As provas objetivas para os cargos de nível superior terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão
aplicadas no dia 9 de abril de 2006, no turno da manhã.
7.2.1 As provas objetivas para os cargos de nível médio terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão
aplicadas no dia 9 de abril de 2006, no turno da tarde.
7.3 Será permitido ao candidato fazer mais de uma inscrição neste processo seletivo simplificado, desde
que não haja coincidência nos turnos de aplicação das provas, devendo, para isso, realizar as inscrições
para cada cargo bem como pagar as respectivas taxas de inscrição.
10
7.4 Os locais e os horários de realização das provas objetivas serão publicados no Diário Oficial da União
e divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006, na
data provável de 29 ou 30 de março de 2006. São de responsabilidade exclusiva do candidato a
identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.
7.4.1 O CESPE/UnB poderá enviar, como complemento às informações citadas no subitem anterior,
comunicação pessoal dirigida ao candidato, para o endereço constante no formulário de inscrição ou na
solicitação de inscrição via Internet, informando o local e o horário de realização das provas, o que não o
desobriga do dever de observar o edital a ser publicado, consoante o que dispõe o subitem 7.4 deste edital.
7.4.1.1 Os candidatos inscritos via Internet poderão receber esse comunicado via e-mail, sendo de sua
exclusiva responsabilidade a manutenção/atualização de seu correio eletrônico.
8 DAS PROVAS OBJETIVAS (PARA TODOS OS CARGOS)
8.1 Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão
ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a
que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo
designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o
campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item
ERRADO.
8.2 Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos dois campos da folha
de respostas.
8.3 O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será o
único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha de respostas será de inteira
responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas
contidas neste edital e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas
por erro do candidato.
8.4 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da
folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este
edital ou com as instruções contidas na folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada ou
campo de marcação não-preenchido integralmente.
8.5 O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de
respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.
8.6 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em
caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o
candidato será acompanhado por agente do CESPE/UnB devidamente treinado.
8.7 O CESPE/UnB divulgará a imagem da folha de respostas dos candidatos que realizaram as provas
objetivas, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006, a partir da data de
divulgação do resultado final das provas objetivas até quinze dias corridos da data de publicação do
resultado final do processo seletivo simplificado.
8.7.1 Após o prazo determinado no subitem anterior, não serão aceitos pedidos de disponibilização da
imagem da folha de respostas.
9 DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS (SOMENTE PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR)
9.1 Todos os candidatos a cargos de nível superior deverão entregar seus títulos no período de 8 a 10 de
abril de 2006, em locais e horários a serem divulgados em edital.
9.1.1 Somente terão os títulos avaliados os candidatos a cargos de nível superior aprovados nas provas
objetivas, observado os critérios estabelecidos no item 10 deste edital.
9.2 A avaliação de títulos, de caráter classificatório, valerá 10,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos
títulos apresentados seja superior a esse valor.
9.3 Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data da entrega, observados os
limites de pontos do quadro a seguir.
11
QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
ALÍNEA
TÍTULO
VALOR DE
CADA
TÍTULO
VALOR
MÁXIMO DOS
TÍTULOS
A
Diploma, devidamente registrado, de
conclusão de
doutorado ou certificado/declaração de conclusão de
doutorado, acompanhado do histórico do curso, na
especialidade a que concorre, excetuando-
se o utilizado
para fins de requisito.
3,00 3,00
B
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de
mestrado ou certificado/declaração, acompanhado do
histórico escolar, de conclusão de mestrado, na
especialidade a que concorre, excetuando-
se o utilizado
para fins de requisito.
2,00 2,00
C
Certificado de conclusão de curso de pós-
graduação, em
nível de
especialização, ou declaração de conclusão de
curso acompanhada de histórico escolar, na especialidade
a que concorre, com carga horária mínima de 360 horas,
excetuando-se o utilizado para fins de requisito.
1,00 1,00
D
Exercício de atividade profissional
de nível superior na
Administração Pública ou Privada, em empregos/cargos
na especialidade a que concorre, excetuando-
se o
utilizado para fins de requisito.
0,50 por ano
completo
4,00
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 10,00
9.4 Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo, no horário e no local
estipulados no edital de convocação para a avaliação de títulos.
9.4.1 Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.
9.5 No ato de entrega dos títulos, o candidato deverá preencher e assinar o formulário a ser fornecido pelo
CESPE/UnB, no qual indicará a quantidade de títulos apresentados. Juntamente com esse formulário
deverá ser apresentada uma cópia, autenticada em cartório, de cada título declarado. Os documentos
apresentados não serão devolvidos.
9.5.1 Não serão recebidos documentos originais.
9.6 Não serão consideradas, para efeito de pontuação, as cópias não-autenticadas em cartório.
9.7 Na impossibilidade de comparecimento do candidato, serão aceitos os títulos entregues por
procurador, mediante apresentação do documento de identidade original do procurador e de procuração
simples do interessado, acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato.
9.7.1 Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas por seu procurador no ato
de entrega dos títulos, bem como a entrega dos títulos, arcando o candidato com as conseqüências de
eventuais erros de seu representante.
9.8 DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À COMPROVAÇÃO DOS TÍTULOS
9.8.1 Para a comprovação da conclusão do curso de pós-graduação em nível de doutorado ou de mestrado,
será aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por instituição reconhecida pelo MEC, ou
certificado/declaração de conclusão de curso de doutorado ou de mestrado, expedido por instituição
reconhecida pelo MEC, acompanhado do histórico escolar do candidato, no qual conste o número de
créditos obtidos, as disciplinas em que foi aprovado e as respectivas menções, o resultado dos exames e do
julgamento da dissertação ou da tese.
9.8.1.1 Para curso de doutorado ou de mestrado concluído no exterior, será aceito apenas o diploma, desde
que revalidado por instituição de ensino superior no Brasil.
9.8.1.2 Outros comprovantes de conclusão de curso ou disciplina não serão aceitos como os títulos
relacionados nas alíneas A e B do quadro de títulos.
12
9.8.2 Para receber a pontuação relativa ao título relacionado na alínea C do quadro de títulos, o candidato
deverá comprovar, por meio de certificado, que o curso de especialização foi realizado de acordo com as
normas do Conselho Nacional de Educação (CNE).
9.8.2.1 Caso o certificado não comprove que o curso de especialização foi realizado de acordo com o
solicitado no subitem anterior, deverá ser anexada declaração da instituição, atestando que o curso atende
às normas do CNE.
9.8.2.2 Não receberá pontuação na alínea C do quadro de títulos o candidato que apresentar certificado
que não comprove que o curso foi realizado de acordo com as normas do CNE sem a declaração da
instituição referida no subitem 9.8.2.1.
9.8.2.3 Para receber a pontuação relativa ao título relacionado na alínea C do quadro de títulos, serão
aceitos somente os certificados/declarações em que constem a carga horária.
9.8.3 Para receber a pontuação relativa aos títulos relacionados na alínea D do quadro de títulos, o
candidato deverá atender a uma das seguintes opções:
a) cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), parte que identifica o candidato e o contrato
de trabalho, acrescida de declaração do empregador que informe o período (com início e fim, se for o
caso) e a espécie do serviço realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas, se realizado na área
privada, acompanhada do diploma de conclusão de curso de graduação;
b) declaração/certidão de tempo de serviço que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a
espécie do serviço realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas, se realizado na área pública,
acompanhada do diploma de conclusão de curso de graduação;
c) contrato de prestação de serviços ou recibo de pagamento autônomo (RPA) acrescido de declaração do
contratante que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, no
caso de serviço prestado como autônomo, acompanhada do diploma de conclusão de curso de graduação.
9.8.3.1 A declaração/certidão mencionada na opção “b” do subitem anterior deverá ser emitida por órgão
de pessoal ou de recursos humanos. Não havendo órgão de pessoal ou de recursos humanos, a autoridade
responsável pela emissão do documento deverá declarar/certificar também essa inexistência.
9.8.3.2 Para efeito de pontuação da alínea D do quadro de títulos, não será considerada fração de ano nem
sobreposição de tempo.
9.8.3.3 Não será computado, como experiência profissional, o tempo de estágio, de monitoria, de bolsa de
estudo.
9.8.3.4 Para efeito de pontuação da alínea D do quadro de títulos, somente será considerada a experiência
após a conclusão do curso de nível superior.
9.9 Todo documento expedido em língua estrangeira somente será considerado se traduzido para a Língua
Portuguesa por tradutor juramentado.
9.10 Cada título será considerado uma única vez.
9.11 Os pontos que excederem o valor máximo em cada alínea do Quadro de Atribuição de Pontos para a
Avaliação de Títulos, bem como os que excederem o limite de pontos estipulados no subitem 9.2 serão
desconsiderados.
10 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO
10.1 Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.
10.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será
igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo
das provas; 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial
definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
10.3 O cálculo da nota em cada prova objetiva, comum às provas de todos os candidatos, será igual à
soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem.
10.4 Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do processo seletivo simplificado o candidato que
se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P
1
);
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P
2
);
13
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
10.5 O candidato eliminado na forma do subitem 10.4 deste edital não terá classificação alguma no
processo seletivo simplificado.
10.6 Os candidatos não eliminados na forma do subitem 10.4 serão ordenados por
cargo/especialidade/localidade de vaga de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas
objetivas, que será a soma algébrica das notas obtidas em P
1
e P
2
.
10.6.1 Os candidatos que se declararam portadores de deficiência não eliminados na forma do subitem
10.4 serão ordenados por cargo, independentemente da especialidade e da localidade de vaga a que
concorre, de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma
algébrica das notas obtidas em P
1
e P
2
.
10.7 Com base na lista organizada na forma do subitem 10.6, serão avaliados os títulos apenas dos
candidatos aos cargos de nível superior aprovados nas provas objetivas e classificados em até três vezes o
número de vagas previsto neste edital, respeitados os empates na última posição.
10.7.1 Com base na lista organizada na forma do subitem 10.6.1, serão avaliados os títulos apenas dos
candidatos aos cargos de nível superior que se declararam portadores de deficiência aprovados nas provas
objetivas e classificados em até três vezes o número de vagas para portadores de deficiência previsto neste
edital para cada cargo, independentemente da especialidade e da localidade de vaga a que concorre e
respeitados os empates na última posição.
10.8 O candidato não convocado para a avaliação de títulos estará automaticamente eliminado e não terá
classificação alguma no processo seletivo simplificado.
10.7 Todos os cálculos citados neste edital serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando-
se o número para cima, se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco.
11 DA NOTA FINAL NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
11.1 Para os cargos de nível superior, a nota final no processo seletivo simplificado será igual à soma da
nota final obtida nas provas objetivas e da nota obtida na avaliação de títulos.
11.2 Para os cargos de nível médio, a nota final no processo seletivo simplificado será igual à soma da
nota final obtida nas provas objetivas.
11.3 Os candidatos serão ordenados por cargo/especialidade/localidade de vaga de acordo com os valores
decrescentes das notas finais no processo seletivo simplificado.
11.4 Os candidatos que, no ato de inscrição, se declararam portadores de deficiência serão classificados no
processo seletivo simplificado em lista à parte, de acordo com os valores decrescentes das notas finais no
processo seletivo, no cargo, independentemente da especialidade e da localidade de vaga a que concorre.
11.4.1 As vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência serão destinadas aos candidatos
melhores classificados na lista citada anteriormente, dentro do percentual de 5% no cargo,
independentemente da especialidade e da localidade de vaga a que concorre.
12 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
12.1 Em caso de empate na nota final no processo seletivo simplificado, terá preferência o candidato que,
na seguinte ordem:
a) tiver idade superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste processo seletivo simplificado,
conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
b) obtiver a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P
2
);
c) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P
2
);
d) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P
1
).
12.1.1 Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.
13 DOS RECURSOS
13.1 Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço
eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006, em data a ser determinada no caderno de
provas.
13.2 O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas
objetivas disporá de dois dias para fazê-lo, a contar do dia subseqüente ao da divulgação desses gabaritos,
14
no horário das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia, ininterruptamente, conforme datas
determinadas nos gabaritos oficiais preliminares.
13.3 Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o candidato deverá
utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, por meio do endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006, e seguir as instruções ali contidas.
13.4 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou
intempestivo será preliminarmente indeferido.
13.5 O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o
identifique, sob pena de ser preliminarmente indeferido.
13.6 Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a
esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
13.7 Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de item integrante de
provas, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
13.8 Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações de gabarito serão divulgadas no
endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006 quando da divulgação do gabarito
definitivo. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.
13.9 Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.
13.10 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou
recurso de gabarito oficial definitivo.
13.11 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.
13.12 A forma e os prazos para a interposição de recursos contra o resultado provisório na avaliação de
títulos serão disciplinados no respectivo edital de divulgação do resultado provisório.
14 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
14.1 A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o processo seletivo simplificado
contidas nos comunicados, neste edital e em outros a serem publicados.
14.2 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e
comunicados referentes a este processo seletivo simplificado no Diário Oficial da União, os quais
também serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006.
14.3 O candidato poderá obter informações referentes ao processo seletivo simplificado na Central de
Atendimento do CESPE/UnB, localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de
Ciências (ICC), ala norte, mezanino Asa Norte, Brasília/DF, por meio do telefone (61) 3448 0100, ou
via Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/censipam2006, ressalvado o
disposto no subitem 14.5 deste edital.
14.4 O candidato que desejar relatar ao CESPE/UnB fatos ocorridos durante a realização do processo
seletivo simplificado deverá fazê-lo à Central de Atendimento do CESPE/UnB, postar correspondência
para a Caixa Postal 04521, CEP 70919970; encaminhar mensagem pelo fax de número (61) 3448 0111;
ou enviá-la para o endereço eletrônico sac@cespe.unb.br.
14.5 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das
provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados na
forma do subitem 14.2.
14.6 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência
mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta,
fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade
original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira e/ou borracha durante a realização das provas.
14.7 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas
Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares;
carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);
passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras
funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho;
15
carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de
setembro de 1997).
14.7.1 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais,
carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade,
nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.
14.7.2 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do
documento.
14.8 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade
original, na forma definida no subitem 14.7 deste edital, não poderá fazer as provas e será
automaticamente eliminado do processo seletivo simplificado.
14.9 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de
identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o
registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias, ocasião em que será
submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital
em formulário próprio.
14.9.1 A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação
apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.
14.10 Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do certame, o CESPE/UnB poderá proceder,
como forma de identificação, à coleta da impressão digital de todos os candidatos no dia de realização das
provas.
14.11 Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferentes dos predeterminados em edital ou
em comunicado.
14.12 Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado
para o seu início.
14.13 O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no
mínimo, uma hora após o início das provas.
14.13.1 A inobservância do subitem anterior acarretará a não-correção das provas e, conseqüentemente, a
eliminação do candidato no processo seletivo simplificado.
14.14 O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar em hipótese alguma.
14.15 O candidato somente poderá se retirar do local de realização das provas levando o caderno de
provas e a folha de rascunho, que é de preenchimento facultativo, no decurso dos últimos quinze minutos
anteriores ao horário determinado para o término das provas.
14.16 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em
razão do afastamento de candidato da sala de provas.
14.17 Não haverá segunda chamada para a realização das provas. O não-comparecimento a estas implicará
a eliminação automática do candidato.
14.18 Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a
utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou
qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.
14.19 Será eliminado do concurso, o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido
portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook,
palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc.
bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como
chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha.
14.19.1 O CESPE/UnB recomenda que, no dia de realização das provas, o candidato não leve nenhum dos
objetos citados no subitem anterior.
14.19.2 O CESPE/UnB não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos
eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.
14.20 Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de provas portando armas. O candidato que
estiver armado será encaminhado à Coordenação.
16
14.21 No dia de realização das provas, o CESPE/UnB poderá submeter os candidatos ao sistema de
detecção de metal.
14.22 Haverá, em cada sala, um marcador de tempo para fins de acompanhamento pelos candidatos.
14.23 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do processo seletivo simplificado o
candidato que, durante a sua realização:
a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;
b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que
não forem expressamente permitidos ou que se comunicar com outro candidato;
c) for surpreendido portando telefone celular, gravador, receptor, pagers, notebook ou equipamento
similar bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais
como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha;
d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as
autoridades presentes ou com os demais candidatos;
e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer
outro meio, que não os permitidos;
f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;
g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;
h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;
i) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas ou na folha de rascunho;
j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em
qualquer fase do processo seletivo simplificado;
l) não permitir a coleta de sua assinatura e de sua impressão digital.
14.24 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação
destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo ou aos critérios de
avaliação e de classificação.
14.25 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por
investigação policial, ter o candidato se utilizado de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será
automaticamente eliminado do processo seletivo simplificado.
14.26 O descumprimento de quaisquer das instruções supracitadas implicará a eliminação do candidato,
constituindo tentativa de fraude.
14.27 O processo seletivo simplificado terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, por
igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final do processo seletivo
simplificado.
14.28 O resultado final do processo seletivo simplificado será homologado pelo Diretor-Geral do
CENSIPAM, publicado no Diário Oficial da União e divulgado na forma prevista no subitem 14.2.
14.29 O candidato deverá manter atualizado o seu endereço no CESPE/UnB, por meio de requerimento a
ser enviado à Central de Atendimento do CESPE/UnB, enquanto estiver participando do processo seletivo
simplificado, e no CENSIPAM, se aprovado. Serão de exclusiva responsabilidade do candidato os
prejuízos advindos da não-atualização de seu endereço.
14.30 As despesas decorrentes da participação no processo seletivo simplificado correm por conta dos
candidatos.
14.31 Os casos omissos serão resolvidos pelo CESPE/UnB em conjunto com o CENSIPAM.
14.32 Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital bem como alterações em
dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objetos de avaliação nas fases da primeira fase
do processo seletivo simplificado.
14.33 Qualquer alteração nas regras fixadas neste edital deverá ser feita por meio de outro edital.
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15 DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)
15.1 HABILIDADES
15.1.1 Os itens das provas objetivas avaliarão habilidades que vão além de mero conhecimento
memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade
de raciocínio.
15.1.2 Cada item das provas objetivas poderá contemplar mais de um objeto de avaliação.
15.2 CONHECIMENTOS
15.2.1 Nas provas objetivas serão avaliados, além de habilidades, conhecimentos, conforme especificação
a seguir.
15.2.1.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia
oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase.
7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e
verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.
INGLÊS TÉCNICO: 1 Compreensão de textos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para a
compreensão dos conteúdos semânticos.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceito de Internet e Intranet. 2 Principais navegadores para
Internet. 3 Correio Eletrônico. 4 Principais aplicativos comerciais para edição de textos e planilhas. 5
Procedimento para a realização de cópias de segurança. 6 Sistema de arquivo, sistema de entrada, saída e
armazenamento e métodos de acesso.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Compreensão de estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias,
inferências, deduções e conclusões. 3 Diagramas lógicos. 4 Princípios de contagem e probabilidade.
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres
individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos
sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais
individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Legislativo: fundamento,
atribuições e garantias de independência. 3 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de
Estado e chefia de governo; atribuições e responsabilidades do presidente da República. 4 Título VI Da
Tributação e do Orçamento: Capítulo II Das Finanças Públicas. 5 Título VII Da Ordem Econômica e
Financeira.
15.2.1.2 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
CARGO 1: ANALISTA GERENCIAL ESPECIALIDADE: INFORMÁTICA: 1 Sistemas de
computação. Organização de computadores - álgebra booleana; representação de dados: binário,
hexadecimal, decimal; máquinas de Von-Neumam; componentes de um processador; arquitetura de
processadores: RISC, CISC, WISC, microprocessadores; dispositivos periféricos e de interligação;
conceitos de interrupções; estruturas de endereçamento; compiladores, ligadores (link-editor) e
interpretadores. Sistemas operacionais gerenciamento de memória: alocação, paginação, segmentação,
memória virtual; gerenciamento de processador: chamadas, comunicação interprocesso, agendamento,
multiprogramação, processos concorrentes, primitivas de sincronização; gerenciamento de periféricos:
hardware e software de entrada e saída, impasses, contenção, balanceamento de carga. Ambientes
operacionais - HPUX, SOLARIS, LINUX, Microsoft Windows; linguagens “script” e de controle; redes
locais e de longa distância; arquitetura OSI da ISO; TCP/IP; topologias; protocolos; segurança. Conceitos
de Internet, Intranet e Extranet. Arquitetura distribuída CORBA - principais conceitos e componentes;
modelo cliente/servidor em 2 e 3 camadas. 2 Análise e projeto de sistemas. Análise e projeto estruturado
de sistemas; modelagem funcional; modelagem dinâmica; modelagem de dados; análise e projeto
orientado a objetos com notação UML. Padrões de projetos (design patterns); uso/conceitos de
ferramentas de suporte à análise e projetos orientados a objetos. 3 Segurança da informação. Conceitos
básicos - vírus de computador (worm, bombs), cavalos de Tróia (Trojans), armadilhas (traps), spyware,
adware), vulnerabilidades do TCP/IP (DoS/DdoS, IP spoofing, flooding); firewalls, IDS/IPS; certificação
digital - conceitos de certificação digital, sistemas de autenticação, criptografia e chaves públicas e
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privadas, algoritmos de encriptação (ex: DES, RSA), assinatura digital. Administração de segurança -
administração e configuração de grupos, usuários, direitos de acesso, domínios, relações entre os
componentes; serviço de diretório; monitoração, auditoria; análise de incidentes. 4 Linguagens de
programação. Lógica lógica formal: símbolos para conjunção; disjunção e negação; enunciados
condicionais e implicação material; formas de enunciado, de raciocínio e de argumentos; algoritmos e
estrutura de dados noções de complexidade de algoritmo; tipos abstratos de dados; listas encadeadas;
pilhas; vetores e matrizes; estruturas em árvores; árvores balanceadas; listas invertidas; métodos de
acesso; métodos de ordenação, pesquisa e hashing. Programação programação estruturada;
modularização (acoplamento entre módulos e coesão de módulos); sub-rotinas (passagem de parâmetros
por endereço, referência e valor); escopo de variáveis; tipos de dados (vinculação; verificação de tipos;
tipificação forte); programação orientada a objetos (conceitos de orientação por objetos, herança,
polimorfismo, propriedades, métodos); programação por eventos. Desenvolvimento J2EE especificação
J2EE; Conceito de servidor de aplicação; container web e EJB; padrões e anti-padrões de projeto J2EE;
padrão MVC de projeto; refactoring. Uso das linguagens: ANSI C/C++; SUN Java (J2EE, EJB, servlet e
JSP); PHP e PostGreSQL; XML. Depuração de erros análise, síntese e fragmentação de problemas. 5
Banco de dados. Conceitos administração de dados; sistemas de gerência de banco de dados (SGBD);
independência de dados; linguagem de definição de dados e linguagem de manipulação de dados;
dicionário de dados; níveis da arquitetura de banco de dados; bancos de dados relacionais. Modelagem de
dados modelo entidade-relacionamento; mapeamento do modelo entidade-relacionamento para o modelo
relacional; modelo relacional; álgebra relacional; normalização. Ambiente operacional segurança;
conceito de transação; concorrência; recuperação; integridade; procedimentos (stored procedures); visões
(views); gatilhos (triggers); índices e otimização de acesso. Ferramentas de front-end: principais recursos
e aplicações. SQL (ANSI) conceitos gerais; sistemas gerenciadores de banco de dados ORACLE. 6
Operação e produção de Tecnologia da Informação. Conceitos básicos administração de sistemas;
administração de serviços de diretório; escalonamento (schedule) de processos, planejamento e controle;
monitoração de infra-estrutura; tecnologia de armazenamento (storage) e virtualização de mídias e
sistemas; gerenciamento de serviços; planejamento de capacidade; análise de desempenho; planejamento,
configuração e controle de processos de cópia de segurança (backup). Ambientes operacionais - HPUX,
SOLARIS, LINUX, Microsoft Windows. 7 Engenharia de software: princípios de engenharia de software;
processos de software engenharia de sistemas e da informação; gerenciamento de projetos de software
(planejamento, monitoração e controle de projetos, análise de pontos de função, gerência de requisitos,
gerência de configuração e mudanças); engenharia de requisitos; projeto (design); codificação;
verificação, validação e testes; inspeções; revisões técnicas; garantia da qualidade; manutenção; modelos
de ciclo de vida (cascata, prototipação, desenvolvimento rápido de aplicações RAD, modelo evolutivo,
modelo incremental, modelo espiral, modelo orientado a reuso); processo de desenvolvimento de software
unificado Unified Process; modelos de melhoria de qualidade de processo e produto CMM/CMMI,
ISO 12.207, ISO 9.126. Gerenciamento de projetos de software conceitos; planejamento,
acompanhamento e controle. 8 Gerência de projetos: conceitos básicos conceito de projeto; principais
áreas do gerenciamento de projetos; fases de projetos; referências do PMI (Project Management Institute).
Planejamento, acompanhamento e controle estimativa de custos; estrutura de decomposição de trabalho
(WBS), gráficos de Gantt, Pert; administração de desvios do projeto. Organização de projetos equipes
centralizadas, democráticas e mistas; alternativas organizacionais: estrutura funcional; tipos de estruturas
matriciais; estrutura orientada a projetos. Análise de risco - ferramentas para análise de riscos.
CARGO 2: ANALISTA GERENCIAL ESPECIALIDADE: METEOROLOGIA E
CLIMATOLOGIA: 1 Meteorologia dinâmica, sinótica e termodinâmica. 1.1 Leis fundamentais da
mecânica dos fluidos: conservação de massa, momentum e energia. 1.2 Ondas atmosféricas: Kelvin,
Rossby e da Gravidade. 1.3 Equação da vorticidade. 1.4 Equação Omega. 1.5 Convergência e divergência.
1.6 Movimentos convectivo e advectivo. 1.7 Circulação geral da atmosfera. 1.8 Células de circulação
zonal. 1.9 Células de circulação meridional. 1.10 Sistemas tropicais: linhas de instabilidade, zona de
convergência intertropical, alta da Bolívia, aglomerados convectivos, nuvens cumulo-nimbos. 1.11
19
Oscilação intrasazonal. 1.12 Sistemas extratropicais: frentes frias, anticiclones, correntes de jato. 1.13
Teleconexões: oscilação do sul e os fenômenos El Niño e La Nina. 1.14 Zona de convergência do
Atlântico Sul. 1.15 Zona de Convergência do Pacífico Sul. 1.16 Vórtices ciclônicos e cavados e
anticiclones e cristas. 1.17 Índices de instabilidade atmosférica. 1.18 Inversões térmicas: de superfície e de
altitude. 2 Climatologia geral e agrometeorologia. 2.1 Tempo e clima: definições. 2.2 Métodos de
classificação climática. 2.3 Fatores e elementos climáticos. 2.4 Normais climatológicas. 2.5 Composição
da atmosfera. 2.6 Estrutura da atmosfera. 2.7 Ventos e pressão. 2.8 Balanço de radiação. 2.9 Balanço de
energia. 2.10 Interação da radiação com a atmosfera. 2.11 Nuvens: formação, dissipação e classificação.
2.12 Graus-dia. 2.13 Geotermia. 2.14 Fotoperíodo. 2.15 Evapotranspiração: métodos de cálculo e fatores