Edital do Concurso Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 2004

Visualizaçao do Edital do Concurso

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM
CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
EDITAL N.º 1/2004 – CNPq, DE 19 DE ABRIL DE 2004
O CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO –
CNPq, tendo em vista a Portaria n.º 1 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 2 de
janeiro de 2004, publicada no Diário Oficial da União de 9 de janeiro de 2004, torna pública a abertura
de concurso público para provimento de vagas em cargos de nível superior, mediante condições
estabelecidas neste edital.
1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O concurso será regido por este edital e executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
(CESPE) da Universidade de Brasília (UnB).
1.2 O concurso público será constituído de exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio de
aplicação de provas objetivas e de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, e ainda de
avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório.
1.3 O concurso será realizado no Distrito Federal.
2 DOS CARGOS
2.1 NÍVEL SUPERIOR
CARGO 1: ANALISTA PLENO I – ÁREA: ADMINISTRAÇÃO
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Administração, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e experiência
profissional mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e infra-estrutura em
Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas afins.
ATRIBUIÇÕES: prestar suporte técnico aos comitês de assessoramento do CNPq, fornecendo estudos e
análises que subsidiem os processos de julgamento de solicitação; promover a realização de acordos,
protocolos, convênios, programas e projetos de intercâmbio e transferência de tecnologia entre entidades
públicas e privadas nacionais ou internacionais; apoiar e promover reuniões de natureza científica e
tecnológica ou delas participar; atuar na gestão de recursos humanos, financeiros, materiais e de produção
da qualidade do atendimento; realizar execução de orçamento, financeira e contábil; executar atividades
inerentes à administração geral e dar apoio à execução do fomento.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGAS: 15, sendo 1 vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 2: ANALISTA PLENO I – ÁREA: BIBLIOTECONOMIA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e experiência
profissional mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e infra-estrutura em
Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas afins.
ATRIBUIÇÕES: organizar, dirigir e executar trabalhos técnicos relativos a atividades biblioteconômicas,
desenvolvendo um sistema de catalogação, classificação, referência e conservação de acervo
bibliográfico, para armazenar e recuperar informações de caráter geral ou específico e colocá-las à
disposição dos usuários em biblioteca e centro de documentação; executar atividades de administração em
geral.
1
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGA: 1, não há reserva para os candidatos portadores de deficiência em virtude do número de vagas.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 3: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Áreas Agrárias, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e experiência
profissional mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e infra-estrutura em
Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas afins.
ATRIBUIÇÕES: prestar apoio técnico aos comitês de assessoramento do CNPq, fornecendo estudos e
análises que subsidiem os processos de julgamento de solicitação; promover a realização de acordos,
protocolos, convênios, programas e projetos de intercâmbio e transferência de tecnologia entre entidades
públicas e privadas nacionais ou internacionais; apoiar e promover reuniões de natureza científica e
tecnológica ou delas participar; atuar na gestão de recursos financeiros, materiais e de produção da
qualidade do atendimento; executar atividades inerentes à administração geral e dar apoio à execução do
fomento.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGAS: 6, sendo 1 vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 4: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
(HUMANAS E VETERINÁRIAS)
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em áreas de Ciências Biológicas e da Saúde (Humanas e Veterinárias), fornecido por instituição de ensino
superior reconhecida pelo MEC, e experiência profissional mínima de três anos na execução de atividades
de gestão, planejamento e infra-estrutura em Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível
de mestrado em áreas afins.
ATRIBUIÇÕES: prestar apoio técnico aos comitês de assessoramento do CNPq, fornecendo estudos e
análises que subsidiem os processos de julgamento de solicitação; promover a realização de acordos,
protocolos, convênios, programas e projetos de intercâmbio e transferência de tecnologia entre entidades
públicas e privadas nacionais ou internacionais; apoiar e promover reuniões de natureza científica e
tecnológica ou delas participar; atuar na gestão de recursos financeiros, materiais e de produção da
qualidade do atendimento; executar atividades inerentes à administração geral e dar apoio à execução do
fomento.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGAS: 9, sendo 1 vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 5: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em áreas de Ciências Exatas e da Terra, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
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MEC, e experiência profissional mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e
infra-estrutura em Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas
afins.
ATRIBUIÇÕES: prestar apoio técnico aos comitês de assessoramento do CNPq, fornecendo estudos e
análise que subsidiem os processos de julgamento de solicitação; promover a realização de acordos,
protocolos, convênios, programas e projetos de intercâmbio e transferência de tecnologia entre entidades
públicas e privadas nacionais ou internacionais; apoiar e promover reuniões de natureza científica e
tecnológica ou delas participar; atuar na gestão de recursos financeiros, materiais e de produção da
qualidade do atendimento; executar atividades inerentes à administração geral e dar apoio à execução do
fomento.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGAS: 6, sendo 1 vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 6: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
nas áreas de Ciência Política, Educação, Filosofia, Geografia, História, Pedagogia, Psicologia ou
Sociologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e experiência profissional
mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e infra-estrutura em Ciência e
Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas afins.
ATRIBUIÇÕES: prestar apoio técnico aos comitês de assessoramento do CNPq, fornecendo estudos e
análises que subsidiem os processos de julgamento de solicitação; promover a realização de acordos,
protocolos, convênios, programas e projetos de intercâmbio e transferência de tecnologia entre entidades
públicas e privadas nacionais ou internacionais; apoiar e promover reuniões de natureza científica e
tecnológica ou delas participar; atuar na gestão de recursos financeiros, materiais e de produção da
qualidade do atendimento; executar atividades inerentes à administração geral e dar apoio à execução do
fomento.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGAS: 6, sendo 1 vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais
CARGO 7: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CONTABILIDADE
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e experiência
profissional mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e infra-estrutura em
Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas afins.
ATRIBUIÇÕES: organizar, dirigir e executar atividades referentes à contabilidade em geral, planejando,
supervisionando e orientando a execução dos trabalhos, com vistas à apuração dos elementos necessários
à elaboração orçamentária e ao controle da situação financeira e patrimonial; conhecer a Contabilidade
Pública do Plano de Contas da União e o SIAFI; realizar inspeções contábeis; analisar prestação de contas
e executar atividades de administração em geral.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
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Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGAS: 3, sendo 1 vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 8: ANALISTA PLENO I – ÁREA: ECONOMIA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e
experiência profissional mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e infra-
estrutura em Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas afins.
ATRIBUIÇÕES: prestar apoio técnico aos comitês de assessoramento do CNPq, fornecendo estudos e
análises que subsidiem os processos de julgamento de solicitação; promover a realização de acordos,
protocolos, convênios, programas e projetos de intercâmbio e transferência de tecnologia entre entidades
públicas e privadas nacionais ou internacionais; apoiar e promover reuniões de natureza científica e
tecnológica ou delas participar; atuar na gestão de recursos financeiros, materiais e de produção da
qualidade do atendimento; executar atividades inerentes à administração geral e dar apoio à execução do
fomento.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGA: 1, não há reserva para os candidatos portadores de deficiência em virtude do número de vagas.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 9: ANALISTA PLENO I – ÁREA: ENGENHARIAS
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em qualquer área das Engenharias, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e
experiência profissional mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e infra-
estrutura em Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas afins.
ATRIBUIÇÕES: prestar apoio técnico aos comitês de assessoramento do CNPq, fornecendo estudos e
análises que subsidiem os processos de julgamento de solicitação; promover a realização de acordos,
protocolos, convênios, programas e projetos de intercâmbio e transferência de tecnologia entre entidades
públicas e privadas nacionais ou internacionais; apoiar e promover reuniões de natureza científica e
tecnológica ou delas participar; atuar na gestão de recursos financeiros, materiais e de produção da
qualidade do atendimento; executar atividades inerentes à administração geral e dar apoio à execução do
fomento.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGAS: 6, sendo 1 vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 10: ANALISTA PLENO I – ÁREA: ESTATÍSTICA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e experiência
profissional mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e infra-estrutura em
Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas afins.
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ATRIBUIÇÕES: planejar e realizar levantamentos estatísticos; aplicar técnicas estatísticas para avaliar,
organizar, analisar e interpretar dados; prestar suporte técnico aos comitês de assessoramento à execução
do fomento e executar atividades de administração em geral.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGA: 1, não há reserva de vagas para os candidatos portadores de deficiência em virtude do número de
vagas.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 11: ANALISTA PLENO I – ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Psicologia, área Clínica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e
experiência profissional mínima de três anos na execução de atividades de gestão, planejamento e infra-
estrutura em Ciência e Tecnologia ou diploma de pós-graduação em nível de mestrado em áreas afins.
ATRIBUIÇÕES: exercer atividades no campo da Psicologia, como orientação e aconselhamento, atuando
em equipes multidisciplinares e fazendo entrevistas e dinâmicas de grupo; desenvolver, analisar,
diagnosticar e orientar casos na área de saúde; participar da elaboração, implementação e
acompanhamento das políticas de recursos humanos e prestar suporte às atividades de administração em
geral.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.138,82.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00.
VAGA: 1, não há reserva de vagas para os candidatos portadores de deficiência em virtude do número de
vagas.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 12: ANALISTA JÚNIOR I
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Administração, Contabilidade ou Economia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida
pelo MEC.
ATRIBUIÇÕES: atuar na gestão de recursos humanos, financeiros, materiais e de produção da qualidade
do atendimento; realizar estudos e executar programas, planos, projetos, sistemas operacionais correlatos,
nas áreas de gestão, planejamento e infra-estrutura em Ciência e Tecnologia e executar atividades de
administração em geral.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.915,84.
Os portadores de títulos de Doutor, de Mestre e de certificado de aperfeiçoamento e/ou especialização
terão direito a um adicional de titulação de 70%, 35% e 18%, respectivamente, incidente sobre o
vencimento básico.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00.
VAGAS: 25, sendo 2 vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
3 DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
3.1 Do total de vagas para cada cargo, 5% serão providas na forma do Decreto n.º 3.298, de 20 de
dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da União, de 21 de dezembro de 1999, exceto para os
cargos para os quais haja somente uma vaga.
5
3.2 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá, no ato da inscrição, se declarar portador de
deficiência. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência participarão do concurso público
em igualdade de condições com os demais candidatos.
3.3 O candidato que, no ato da inscrição, se declarar portador de deficiência, se classificado no concurso,
figurará em lista específica e, caso obtenha pontuação necessária, figurará também na listagem geral dos
candidatos.
3.4 O candidato que se declarar portador de deficiência, se aprovado no concurso, deverá submeter-se à
perícia médica por Junta Médica Oficial do CNPq, que verificará sobre a sua qualificação como portador
de deficiência ou não, bem como sobre o grau de sua deficiência.
3.4.1 Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie
e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Internacional de Doenças (CID), bem como à provável causa da deficiência.
3.5 A não-observância do disposto no subitem anterior, no subitem 3.4 ou a reprovação na perícia médica
acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.
3.6 As vagas definidas no subitem 3.1 deste edital que não forem providas por falta de candidatos
portadores de deficiência, por reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos
demais candidatos, observada a ordem geral de contratação do cargo/área no concurso.
3.7 O candidato portador de deficiência poderá solicitar condição especial para realização das provas, na
forma prevista nos subitens 5.4.11 e 5.4.11.2 deste edital.
4 DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO
4.1 Ter sido aprovado no concurso público.
4.2 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado
pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos
políticos, nos termos do § 1.º, artigo 12, da Constituição Federal.
4.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais.
4.4 Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo
masculino.
4.5 Ter idade mínima de dezoito anos completos na data de contratação.
4.6 Ter aptidão física e mental.
4.7 Apresentar, no ato da contratação, os requisitos exigidos para o cargo, conforme estabelecido no item
2 deste edital.
4.8 Cumprir as determinações deste edital.
5 DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO
5.1 As inscrições poderão ser efetuadas nas agências da CAIXA listadas no Anexo I deste edital ou ainda
via Internet, conforme procedimentos a seguir especificados.
5.2 DA INSCRIÇÃO NAS AGÊNCIAS DA CAIXA
5.2.1 PERÍODO: de 24 de maio a 4 de junho de 2004.
5.2.2 HORÁRIO: de atendimento bancário.
5.2.3 Para efetuar a inscrição nas agências da CAIXA, o candidato deverá:
a) preencher o formulário fornecido no local de inscrição, onde será emitido o comprovante de inscrição;
b) pagar a taxa de inscrição;
c) apresentar cópia legível, recente e em bom estado do documento de identidade, a qual será retida.
5.2.3.1 No caso de o pagamento da taxa de inscrição ser efetuado com cheque bancário que, porventura,
venha a ser devolvido, por qualquer motivo, o CESPE reserva-se o direito de tomar as medidas legais
cabíveis.
5.3 DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET
5.3.1 Será admitida a inscrição via Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/cnpq2004,
solicitada no período entre 10 horas do dia 24 de maio de 2004 e 20 horas do dia 6 de maio de 2004,
observado o horário oficial de Brasília/DF.
6
5.3.2 O CESPE não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos
de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de
comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
5.3.3 O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá efetuar o pagamento da taxa de
inscrição das seguintes formas:
a) por meio de débito em conta-corrente, apenas para correntistas do Banco do Brasil;
b) por meio de documento de arrecadação, pagável em qualquer lotérica;
c) por meio de boleto bancário, pagável em toda a rede bancária.
5.3.3.1 O documento de arrecadação e o boleto bancário estão disponíveis no endereço eletrônico
http://
www.cespe.unb.br/cnpq2004 e devem ser impressos para o pagamento da taxa de inscrição após a
conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição online.
5.3.3.2 O pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou de documento de arrecadação
deverá ser efetuado até o dia 7 de junho de 2004.
5.3.4 As inscrições efetuadas via Internet somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da
taxa de inscrição.
5.3.5 O comprovante de inscrição do candidato inscrito via Internet estará disponível no endereço
eletrônico http://www.cespe.unb.br/cnpq2004, após o acatamento da inscrição, sendo de responsabilidade
exclusiva do candidato a obtenção desse documento.
5.3.6 O candidato inscrito via Internet não deverá enviar cópia do documento de identidade, sendo de sua
exclusiva responsabilidade a informação dos dados cadastrais no ato de inscrição, sob as penas da lei.
5.3.7 Informações complementares acerca da inscrição via Internet estarão disponíveis no endereço
eletrônico
http://www.cespe.unb.br/cnpq2004.
5.4 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO
5.4.1 No momento da inscrição, o candidato deverá optar por apenas um cargo/área e, ainda, assinalar, no
formulário de inscrição ou na solicitação via Internet, a língua estrangeira de sua opção: Língua
Espanhola ou Língua Inglesa.
5.4.1.1 O candidato que não fizer a escolha de língua estrangeira será incluído automaticamente na opção
de Língua Inglesa.
5.4.2 A inscrição poderá ser feita por procuração, sem necessidade de reconhecimento de firma,
acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato.
5.4.3 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por
seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento
do formulário de inscrição e em sua entrega.
5.4.4 É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico.
5.4.5 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche
todos os requisitos exigidos. Uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a
sua alteração no que se refere à opção de cargo/área.
5.4.5.1 É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros, assim como a transferência
da inscrição para outrem.
5.4.6 Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do
candidato.
5.4.6.1 O candidato que não possuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados, localizados em
qualquer agência do Banco do Brasil S.A., da CAIXA e dos Correios, ou na Receita Federal em tempo
hábil, isto é, de forma que consiga obter o respectivo número antes do término do período de inscrição.
5.4.7 As informações prestadas, no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet,
serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o CESPE do direito de excluir do concurso
público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível.
5.4.7.1 O candidato deverá obrigatoriamente preencher de forma completa o campo referente ao nome e
ao endereço, bem como deverá informar o CEP correspondente à sua residência.
7
5.4.8 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo
em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.
5.4.9 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.
5.4.10 O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de
realização das provas.
5.4.11 O candidato, portador de deficiência ou não, que necessitar de condição especial para a
realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, no ato de inscrição, indicando claramente, no
formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet, quais os recursos especiais necessários
(materiais, equipamentos etc.). Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força
maior e nos que forem de interesse da Administração Pública.
5.4.11.1 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um
acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da
criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.
5.4.11.2 A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de
razoabilidade.
5.4.12 O candidato deverá declarar, no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet,
que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos
requisitos exigidos para o cargo/área por ocasião da contratação.
6 DAS PROVAS
6.1 Serão aplicadas provas objetivas, abrangendo os objetos de avaliação constantes deste edital, prova
discursiva e avaliação de títulos, conforme o quadro a seguir.
QUADRO DE PROVAS
PROVAS/TIPO
ÁREA DE
CONHECIMENTO
NÚMERO DE
ITENS
CARÁTER
(P
1
) Objetiva Conhecimentos Básicos:
Língua Portuguesa
Noções de Informática
Conhecimentos Gerais
Língua Inglesa ou Língua
Espanhola
50
CLASSIFICATÓRIO E
ELIMINATÓRIO
(P
2
) Objetiva Conhecimentos Específicos 70
(P
3
) Discursiva Tema relacionado à C&T
(P
4
)Avaliação de
Títulos
– – CLASSIFICATÓRIO
6.2 As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no
dia 18 de julho de 2004, no turno da tarde.
6.3 Os locais e os horários de realização das provas objetivas e da prova discursiva serão publicados no
Diário Oficial da União e divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br, na
data provável de 7 ou 8 de julho de 2004. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação
correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.
6.3.1 O CESPE poderá enviar, como complemento às informações citadas no subitem anterior,
comunicação pessoal dirigida ao candidato para o endereço constante no formulário de inscrição ou na
solicitação de inscrição via Internet, informando o local e o horário de realização das provas, o que não o
desobriga do dever de observar o edital a ser publicado, nos termos do subitem 6.3 deste edital.
6.3.2 Os candidatos inscritos via Internet poderão receber esse comunicado via e-mail, sendo de sua
exclusiva responsabilidade a manutenção/atualização de seu correio eletrônico.
6.4 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito da data, dos locais e do horário de realização
das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados
na forma do subitem 6.3.
8
6.5 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência
mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta,
de comprovante de inscrição e do documento de identidade original.
6.6 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade
original, na forma definida no subitem 6.9 deste edital, não poderá fazer as provas e será
automaticamente excluído do concurso público.
6.7 As provas não serão aplicadas fora da data, do horário e do espaço físico predeterminados em edital
ou em comunicado.
6.8 Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para
o seu início.
6.8.1 O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar em hipótese alguma.
6.9 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas
Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros
Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos
etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras
funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho;
carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de
setembro de 1997).
6.10 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de
identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o
registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será
submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital
em formulário próprio.
6.10.1 A identificação especial será exigida, também, do candidato cujo documento de identificação
apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou à assinatura do portador.
6.11 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPFs, títulos eleitorais,
carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade
nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.
6.12 Não serão aceitas cópias do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do
documento.
6.13 Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a
utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro
material de consulta.
6.14 No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ou permanecer no local do
exame com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman,
agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador etc.). O descumprimento da presente instrução
implicará a eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.
6.14.1 O CESPE não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos
eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.
6.15 Não haverá segunda chamada para as provas. O não-comparecimento para a realização das provas
implicará a eliminação automática do candidato.
6.15.1 O candidato só poderá retirar-se do local de realização das provas levando o caderno de provas e a
folha de rascunho, que é de preenchimento facultativo, no decurso dos últimos trinta minutos anteriores
ao horário previsto para o término.
6.16 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que,
durante a realização das provas:
a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;
b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos
que não forem expressamente permitidos e/ou que se comunicar com outro candidato;
9
c) for surpreendido portando telefone celular, gravador, receptor, pagers, notebook e/ou equipamento
similar;
d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as
autoridades presentes e com os candidatos;
e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em
qualquer outro meio, que não os permitidos;
f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;
g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;
h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas e/ou a folha de texto definitivo;
i) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas, na folha de rascunho
e/ou na folha de texto definitivo;
j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em
qualquer etapa do concurso.
6.17 Quando, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por
investigação policial, ter o candidato se utilizado de processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele
será automaticamente eliminado do concurso.
6.18 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em
razão de afastamento de candidato da sala de provas.
6.19 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação
das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou aos
critérios de avaliação/classificação.
6.20 DAS PROVAS OBJETIVAS
6.20.1 Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que devem
ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s)
a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo
designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o
designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.
6.20.2 Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos dois campos da
folha de respostas.
6.20.3 O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será
o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha de respostas será de
inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções
específicas contidas neste edital e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha
de respostas por erro do candidato.
6.20.4 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido
da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este
edital e/ou com a folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada e/ou campo de marcação
não-preenchido integralmente.
6.20.5 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo
em caso de candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o
candidato será acompanhado por um agente do CESPE devidamente treinado.
6.21 DA PROVA DISCURSIVA
6.21.1 A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá na elaboração de texto dissertativo sobre tema
relacionado à Ciência e Tecnologia.
6.21.2 A prova discursiva deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta,
não sendo permitidas a interferência e/ou participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato
portador de deficiência, se a deficiência impossibilitar a redação pelo próprio candidato, e de candidato
que solicitou atendimento especial, observado o disposto no subitem 5.4.11. Nesse caso, o candidato será
acompanhado por agente do CESPE devidamente treinado, para o qual deve ditar o texto, especificando
10
oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.
6.21.3 A folha de texto definitivo da prova discursiva não poderá ser assinada, rubricada nem conter, em
outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que as identifiquem, sob pena de anulação da
prova discursiva. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição
de texto definitivo acarretará a anulação da prova discursiva.
6.21.4 A folha de texto definitivo será o único documento válido para avaliação da prova discursiva. As
folhas para rascunho no caderno de provas são de preenchimento facultativo e não valerão para tal
finalidade.
6.21.5 A prova discursiva terá o objetivo de avaliar os conhecimentos específicos estabelecidos para a
especialidade objeto de opção do candidato, de acordo com os objetos de avaliação, conforme item 13
deste edital.
7 DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
7.1 A avaliação de títulos, de caráter classificatório, valerá 6,50 pontos, ainda que a soma dos valores dos
títulos apresentados seja superior a esse valor.
7.2 Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data da entrega, observados os
limites de pontos dos quadros a seguir.
ALÍNEA TÍTULOS
VALOR
UNITÁRIO
VALOR TOTAL
A
Experiência profissional (excluída a área de
magistério) no exercício de atividades relacionadas à
área a que concorre, exceto a exigida como requisito.
0,50 por ano 5,00
B
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de
curso de pós-graduação em nível de doutorado (título
de doutor) na área a que concorre.
0,75 0,75
C
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de
curso de pós-graduação em nível de mestrado (título
de mestre) na área a que concorre, exceto o exigido
como requisito.
0,50 0,50
D
Certificado de conclusão de curso de pós-graduação,
em nível de especialização, com carga-horária
mínima de 360 horas, na área de conhecimento a que
concorre, realizado de acordo com a Resolução
CNE/CES n.º 1, de 3 de abril de 2001.
0,25 0,25
TOTAL
6,50
7.3 Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo e no local estipulados
no edital de convocação para a avaliação de títulos.
7.3.1 Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.
7.4 No ato de entrega de títulos, o candidato deverá preencher e assinar o formulário a ser fornecido pelo
CESPE, no qual indicará a quantidade de títulos apresentados. Juntamente com esse formulário deverá ser
apresentada uma cópia, autenticada em cartório, de cada título declarado. As cópias apresentadas não
serão devolvidas em hipótese alguma.
7.4.1 Não serão recebidos documentos originais.
7.5 Não serão consideradas, para efeito de pontuação, as cópias não-autenticadas em cartório.
7.6 Na impossibilidade de comparecimento do candidato, serão aceitos os títulos entregues por
procurador, mediante apresentação do documento de identidade original do procurador e de procuração
simples do interessado, acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato.
7.6.1 Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas por seu procurador no ato
de entrega dos títulos, bem como a entrega dos títulos na data prevista no edital de convocação para a
avaliação de títulos, arcando o candidato com as conseqüências de eventuais erros de seu representante.
11
7.7 DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À COMPROVAÇÃO DO TÍTULO
7.7.1 Para receber a pontuação relativa aos títulos relacionados na alínea A do quadro de títulos, o
candidato deverá atender a uma das seguintes opções:
a) cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) acrescida de declaração que informe o
período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, com a descrição das atividades
desenvolvidas, se realizado na área privada, acompanhada do diploma de graduação;
b) certidão que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, com a
descrição das atividades desenvolvidas, se realizado na área pública, acompanhada do diploma de
graduação;
c) contrato de prestação de serviços ou recibo de pagamento de autônomo (RPA) acrescido de declaração
que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, no caso de
serviço prestado como autônomo, acompanhada do diploma de graduação;
d) declaração que comprove a atuação como bolsista em órgão ou agência governamental de fomento à
C&T.
7.7.1.1 A declaração e a certidão mencionadas nas opções “a” e “b” do subitem anterior deverão ser
emitidas por órgão de pessoal ou de recursos humanos. Não havendo órgão de pessoal ou de recursos
humanos, a autoridade responsável pela emissão do documento deverá declarar/certificar também essa
inexistência.
7.7.1.2 A declaração mencionada na opção “c” do subitem 7.7.1 deste edital deverá ser emitida pelo
contratante.
7.7.1.3 Para efeito de pontuação da alínea A do quadro de títulos, não será considerada fração de ano nem
sobreposição de tempo.
7.7.2 Para comprovação de conclusão de curso de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado, será
aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por instituição reconhecida pelo MEC, ou certificado
de conclusão de curso, expedido por instituição reconhecida pelo MEC, acompanhado do histórico
escolar do candidato, no qual conste o número de créditos obtidos, as disciplinas em que foi aprovado e as
respectivas menções, o resultado dos exames e do julgamento da dissertação ou tese.
7.7.2.1 Para curso de doutorado ou mestrado concluído no exterior, será aceito apenas o diploma, desde
que revalidados por instituição de ensino superior no Brasil.
7.7.2.2 Outros comprovantes de conclusão de curso ou disciplina não serão aceitos como os títulos
relacionados na alínea B, C e D do quadro do subitem 7.2.
7.7.2.3 Para receber a pontuação relativa ao título relacionado na alínea D do quadro do subitem 7.2, o
candidato deverá comprovar que o curso de especialização foi realizado de acordo com as normas do
Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES n.º 1, de 3 de abril de 2001).
7.7.2.4 Não serão pontuadas como títulos a experiência profissional e a titulação acadêmica a ser
apresentadas como requisitos no momento da investidura no cargo.
7.7.3 Todo documento expedido em língua estrangeira somente será considerado se traduzido para a
Língua Portuguesa por tradutor juramentado.
7.8 Cada título será considerado uma única vez.
7.9 Os pontos que excederem o valor máximo em cada alínea do Quadro de Atribuição de Pontos para a
Avaliação de Títulos, bem como os que excederem os limites de pontos estipulados no subitem 7.1 serão
desconsiderados.
7.10 Não será permitido anexar qualquer documento ao formulário de interposição de recursos.
8 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO
8.1 Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.
8.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será
igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo
da prova;
?1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial
definitivo da prova; 0,00, caso não haja marcação ou caso haja marcação dupla (C e E).
12
8.3 O cálculo da nota nas provas objetivas, comum às provas de todos os candidatos, será igual à soma
algébrica das notas obtidas em todos os itens que a compõem.
8.4 Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar
em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P
1
);
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P
2
);
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
8.5 O candidato eliminado na forma do subitem 8.4 deste edital não terá classificação alguma no
concurso.
8.5.1 Os candidatos não eliminados serão ordenados por cargo/área de acordo com os valores
decrescentes da nota final nas provas objetivas (NFPO), que será a soma algébrica das notas obtidas nas
provas objetivas P
1
e P
2
.
8.6 Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados
em até cinco vezes o número de vagas previsto neste edital para cada cargo/área, respeitados os empates
na última posição.
8.6.1 O candidato que não tiver a sua prova discursiva corrigida na forma do subitem anterior será
automaticamente eliminado e não terá classificação alguma no concurso.
8.7 A prova discursiva será corrigida conforme critérios a seguir.
8.7.1 Em casos de fuga ao tema, de não haver texto e/ou de identificação em local indevido, o candidato
receberá nota zero na prova discursiva avaliada.
8.7.2 A apresentação, a estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao
domínio do conteúdo (NC), limitada a 10,00 pontos.
8.7.3 A avaliação do domínio da modalidade escrita (Língua Portuguesa) totalizará o número de erros
(NE) do candidato, considerando-se aspectos como acentuação, grafia, pontuação, concordância,
regência, morfossintaxe, propriedade vocabular, translineação etc.
8.7.4 Será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato.
8.7.5 Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do
local apropriado e/ou ultrapassar a extensão máxima de trinta linhas.
8.7.6 Será calculada, então, para cada candidato, a nota na prova discursiva (NPD) como sendo igual a
NC subtraído de quatro vezes o resultado do quociente NE / TL.
8.7.7 Será atribuída nota ZERO ao candidato que obtiver NPD < 0,00.
8.7.8 Será eliminado do concurso o candidato que obtiver NPD < 5,00 pontos na prova discursiva.
8.7.9 O candidato eliminado na prova discursiva estará automaticamente eliminado do concurso.
8.8 Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova discursiva.
8.8.1 Os candidatos não convocados para a avaliação de títulos na forma definida no subitem anterior
serão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma no concurso.
9 DA NOTA FINAL NO CONCURSO
9.1 A nota final no concurso para todos os cargos/áreas será a soma algébrica da nota final obtida nas
provas objetivas (NFPO), da nota obtida na prova discursiva (NPD) e da pontuação total obtida na
avaliação de títulos.
9.2 Os candidatos aprovados serão ordenados por cargo/área, de acordo com os valores decrescentes das
notas finais no concurso.
9.3 Todos os cálculos citados neste edital serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando-
se para o número imediatamente superior, se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a
cinco.
10 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
10.1 Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
a) obtiver a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P
2
);
b) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P
2
);
c) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P
1
).
13
10.1.1 Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.
11 DOS RECURSOS
11.1 Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão afixados nos quadros de avisos do
CESPE e divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br, em data a ser
determinada no caderno de provas.
11.2 O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas
objetivas disporá de dois dias úteis, a contar do dia subseqüente ao da divulgação desses gabaritos, no
horário das 9 horas às 16 horas, ininterrupto. Os candidatos terão ciência dos locais para a entrega de
recursos no momento de divulgação dos gabaritos oficiais preliminares.
11.3 A interposição de recursos poderá ser feita em qualquer local de recebimento de recursos, e as
respostas serão devolvidas ao candidato exclusivamente no local escolhido por ele para a interposição.
11.4 Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou via correio eletrônico, sob pena de serem
preliminarmente indeferidos.
11.5 O candidato deverá identificar-se no ato da entrega dos recursos mediante a apresentação do
documento de identidade original.
11.5.1 Os recursos do candidato poderão ser entregues por terceiros, somente se acompanhados da cópia
do documento de identidade do candidato.
11.5.2 Não será aceita a interposição de recursos por procurador.
11.6 Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o candidato deverá
utilizar os modelos de formulários denominados “Capa de Conjunto de Recursos” e “Justificativa de
Recurso” divulgados com os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas.
11.7 O candidato deverá entregar um conjunto de recursos original e duas cópias idênticas.
11.8 O conjunto de recursos deverá ser apresentado com as seguintes especificações:
a) um único formulário “Capa de Conjunto de Recursos”, com todos os campos devidamente preenchidos
e, obrigatoriamente, assinado pelo próprio candidato;
b) um formulário “Justificativa de Recurso”, devidamente preenchido, exclusivo para cada item cujo
gabarito oficial preliminar esteja sendo questionado;
c) em cada formulário “Justificativa de Recurso”, deverá constar a indicação do número do item cujo
gabarito oficial preliminar esteja sendo questionado, da resposta marcada pelo candidato e do gabarito
oficial preliminar divulgado pelo CESPE;
d) em cada formulário “Justificativa de Recurso”, deverá constar a apresentação de argumentação lógica e
consistente elaborada pelo próprio candidato;
e) nenhum dos formulários “Justificativa de Recurso” poderá ter assinatura ou marca, incluindo rubrica,
que possa identificar o candidato recorrente;
f) à exceção do campo assinatura do formulário “Capa de Conjunto de Recursos”, todos os demais
campos dos formulários “Capa de Conjunto de Recursos” e “Justificativa de Recurso” deverão ser
datilografados ou digitados, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.
11.9 Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a
esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver
alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de item integrante de prova, essa
alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
11.10 Candidatos que apresentarem, no formulário “Justificativa de Recurso”, argumentações e/ou
redações idênticas ou semelhantes não terão esses recursos respondidos.
11.11 Serão preliminarmente indeferidos recursos extemporâneos, inconsistentes, que não atendam às
exigências dos modelos de formulários e/ou fora de qualquer uma das especificações estabelecidas neste
edital ? ou em outros editais que vierem a ser publicados ? ou nos formulários “Capa de Conjunto de
Recursos” e “Justificativa de Recurso”.
11.12 Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou recurso
de gabarito oficial definitivo.
14
11.13 A forma e o prazo para a interposição de recursos contra o resultado provisório na avaliação de
títulos serão disciplinados no respectivo edital de resultado provisório.
12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1 Os candidatos poderão obter informações referentes ao concurso no Núcleo de Atendimento ao
Candidato do CESPE, localizado no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências
(ICC) ala norte, Asa Norte, Brasília/DF, por meio do telefone (61) 448–0100 e por meio da Internet, no
endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br, ressalvado o disposto no subitem 6.4 deste edital.
12.2 O candidato que desejar relatar ao CESPE fatos ocorridos durante a realização do concurso deverá
fazê-lo ao Núcleo de Atendimento ao Candidato do CESPE, localizado no endereço citado no subitem
anterior; postar correspondência para Caixa Postal 04521, CEP 70919–970; encaminhar mensagem pelo
fax de número (61) 448–0111; ou enviá-la para o endereço eletrônico
sac@cespe.unb.br.
12.3 O requerimento administrativo que, por erro do candidato, não for encaminhado ao Núcleo de
Atendimento ao Candidato do CESPE será a ele devolvido sem que haja análise de mérito.
12.4 A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o concurso público contidas nos
comunicados, neste edital e em outros a serem publicados.
12.5 A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição e a contratação do candidato, desde que verificada
qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nos documentos apresentados.
12.6 A seleção do candidato gera apenas a expectativa de direito à contratação. O CNPq reserva-se o
direito de proceder à contratação, em número que atenda ao seu interesse e às suas necessidades. Os
candidatos selecionados que não forem convocados ficarão mantidos no Cadastro de Profissionais do
CESPE.
12.7 As despesas decorrentes da participação no concurso público correm por conta do candidato.
12.8 O concurso público terá validade de doze meses, prorrogáveis por igual período, contados a partir da
data de homologação do resultado.
12.9 O candidato deverá manter atualizado seu endereço perante o CESPE, enquanto estiver participando
do concurso público, e perante o CNPq, se selecionado. São de exclusiva responsabilidade do candidato
os prejuízos advindos da não-atualização de seu endereço.
12.10 Os casos omissos serão resolvidos pelo CESPE, juntamente com o CNPq.
12.11 Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital somente poderão ser feitas por meio de outro
edital.
13 DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO
13.1 HABILIDADES
13.1.1 Os itens das provas objetivas avaliarão habilidades que vão além do mero conhecimento
memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade
de raciocínio.
13.1.2 Cada item das provas objetivas poderá contemplar mais de um objeto de avaliação.
13.2 CONHECIMENTOS: nas provas, serão avaliados, além de habilidades mentais, conhecimentos,
conforme descrito a seguir.
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das
relações morfossintáticas, semânticas e discursivas: 1 Tipologia textual. 2 Paráfrase, perífrase, síntese e
resumo. 3 Significação literal e contextual de vocábulos. 4 Processos de coesão textual. 5 Coordenação e
subordinação. 6 Emprego das classes de palavras. 7 Concordância. 8 Regência. 9 Estrutura, formação e
representação das palavras. 10 Ortografia oficial. 11 Pontuação. 12 Redação de correspondências oficiais.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Sistema operacional Windows. 2 Word 2000 e Word 2002. 3 Excel
2000 e Excel 2002. 4 Conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico. 5 Internet
Explorer e Outlook Express. 6 Noções de hardware e de software.
15
CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como
política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento
sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.
LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de texto escrito em Língua Inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes
para a compreensão dos conteúdos semânticos.
LÍNGUA ESPANHOLA: 1 Compreensão de texto escrito em Língua Espanhola. 2 Itens gramaticais
relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CARGO 1: ANALISTA PLENO I – ÁREA: ADMINISTRAÇÃO
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em Ciência e Tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação. 8 Metodologias de
planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 9 Dimensões política, social,
econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 10 Ciência, Tecnologia e Sociedade.
11 Capacitação Tecnológica e competitividade. 12 Organização Institucional e dinâmica do Sistema de
Ciência e Tecnologia no Brasil. 13 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência e Tecnologia. 14
Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 15 Questões da atualidade em
Ciência e Tecnologia. 16 Dinâmica das organizações. 16.1 A Organização como um sistema social. 16.2
Cultura organizacional. 16.3 Motivação e liderança. 16.4 Comunicação. 16.5 Processo decisório. 16.6
Descentralização. 16.7 Delegação. 17 Processo Grupal nas Organizações. 17.1 Comunicação interpessoal
e intergrupal. 17.2 Trabalho em equipe. 17.3 Relação chefe/subordinado. 18 Reengenharia
Organizacional. 18.1 Análise de processos de trabalho. 18.2 Eliminação de desperdícios. 18.3 Ênfase no
cliente. 18.4 Preocupação com a qualidade. 19 Qualidade e Produtividade nas Organizações. 19.1
Princípio de Deming. 19.2 Relação cliente/fornecedor. 19.3 Principais ferramentas da qualidade. 20
Administração de Pessoal e Recursos Humanos. 20.1 Recrutamento e seleção de pessoal. 20.2 Cargos e
salários. 20.3 Administração do desempenho. 20.4 Treinamento e desenvolvimento. 21 Planejamento
Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional. 22 Impacto do ambiente nas organizações
- visão sistêmica. 22.1 Turbulência. 22.2 Adaptação. 22.3 Flexibilidade organizacional. 23 Noções de
estatística descritiva. 24 Legislação Trabalhista, Previdenciária e Tributária. 24.1 Conceito de empregado
e empregador, contrato individual de trabalho, interrupção, suspensão e extinção de contrato de trabalho,
trabalho em condições insalubres e perigosas. 24.2 Trabalho noturno, jornada de trabalho. 24.3 Repouso
semanal, férias, licença paternidade e maternidade, repouso semanal remunerado, 13º salário, encargos
sociais e previdenciários, imposto de renda etc. 25 Legislação Administrativa. 25.1 Administração direta,
indireta, e funcional. 25.2 Atos administrativos. 25.3 Contratos administrativos. 25.4 Requisição. 25.5
Regime dos servidores públicos federais: admissão, demissão, concurso público, estágios probatórios,
Vencimento Básico, licença, aposentadoria. 26 Orçamento Empresarial. 26.1 Conceitos. 26.2 Finalidade.
26.3 Elaboração de orçamento. 26.4 Orçamento de custeio. 26.5 Orçamento de investimento. 27
Administração Financeira. 27.1 Conceito. 27.2 Objetivos. 27.3 Função financeira nas organizações. 27.4
Fluxo de caixa. 27.5 Liquidez x rentabilidade. 28 Contabilidade Geral. 28.1 Conceito. 28.2 Usuários da
contabilidade. 28.3 Patrimônio. 28.4 Conceitos de ativos. 28.5 Passivos. 28.6 Receitas. 28.7 Despesas e
resultado. 28.8 Leitura prática das principais demonstrações contábeis. 29 Aspectos Tributários. 29.1
Conceito. 29.2 Noções dos principais tributos e seus impactos nas operações das empresas. 30 Noções de
Direito Trabalhista. 31 Organização e métodos. 31.1 Gestão de documentos. 31.2 Administração de
processos.
16
CARGO 2: ANALISTA PLENO I – ÁREA: BIBLIOTECONOMIA
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação. 7 Metodologias de
planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 8 Dimensões política, social,
econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 9 Ciência, Tecnologia e Sociedade.
10 Capacitação Tecnológica e competitividade. 11 Organização Institucional e dinâmica do Sistema de
Ciência e Tecnologia no Brasil. 12 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência e Tecnologia. 13
Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 14 Questões da atualidade em
Ciência e Tecnologia. 15 Fundamentos das Ciências da Informação. Pesquisa: conceitos. Metodologia da
pesquisa científica. Pesquisa bibliográfica. Ciência da Informação: contexto na sociedade atual.
Informação: conceitos e tipologias. Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia: conceitos básicos.
Bibliotecário: legislação, formação e mercado de trabalho. O Moderno Profissional da Informação. Ética
profissional. 16 Organização e tratamento da informação. Controle bibliográfico dos registros do
conhecimento. Representação descritiva e temática: políticas, etapas, padrões, princípios, processos e
produtos. 17 Recursos e serviços de informação. Normas técnicas: tipologia, funções, aplicabilidade.
Organismos nacionais e internacionais de normalização. Documentos técnico-científicos: planejamento,
elaboração e normalização. Documentos eletrônicos: produção, armazenamento, conservação e
disseminação. Ética e privacidade dos dados. Tecnologias da informação: redes de informação eletrônicas
e não eletrônicas; serviços de provisão e acesso. Serviço de informação em bibliotecas públicas e
escolares: processo de referência. Interação usuário versus bibliotecário. A entrevista de referência.
Bibliotecário de referência: funções. Educação de usuários. Informação comunitária: geração,
comunicação e uso. Fontes de informação: tipos, características e aplicabilidade. 19 Gestão de sistemas de
informação. Administração: conceitos e funções. Administração de recursos humanos, financeiros e
materiais. Gestão de recursos informacionais: organização, preservação e manutenção dos suportes de
informação. Ambiente físico da unidade de informação: organização, preservação, manutenção, controle e
segurança. Ergonomia: princípios e funções. Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do
Trabalhador (NR17/Ergonomia- 117.000-7) do Ministério do Trabalho (Brasil): aplicabilidade às
unidades de informação. Gestão de serviços informacionais: fluxos e processos de trabalho. Controle e
avaliação de serviços de informação. Informatização em unidades de informação. Estudos de
comunidades e de usuários como base para o desenvolvimento de sistemas de informação. Pesquisa e
desenvolvimento de coleções: políticas, processos de pesquisa, processo de seleção e aquisição.
Marketing em sistemas de informação: bibliotecas públicas e escolares.
CARGO 3: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação. 7 Metodologias de
planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 8 Dimensões política, social,
econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 9 Ciência, Tecnologia e Sociedade.
10 Capacitação Tecnológica e competitividade. 11 Organização Institucional e dinâmica do Sistema de
Ciência e Tecnologia no Brasil. 12 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência e Tecnologia. 13
Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 14 Questões da atualidade em
Ciência e Tecnologia. 15 Administração agrícola. 15.1 Organização e operação das atividades agrícolas.
15.2 Planejamento e desenvolvimento das atividades agrícolas. 16 Edafologia. 16.1 Gênese, morfologia e
17
classificação de solos. 16.2 Capacidade de uso e conservação de solos. 16.3 Fertilidade de solos,
fertilizantes e corretivos. 16.4 Microbiologia de solos. 17 Fitotecnia e ecologia agrícola. 17.1
Agrometeorologia. 17.2 Recursos naturais renováveis. 17.3 Grandes culturas anuais e perenes. 17.4
Horticultura. 17.5 Fruticultura. 17.6 Silvicultura. 17.7 Parques e jardins. 17.8 Recursos naturais
renováveis. 17.9 Desenvolvimento agrícola sustentado. 17.10 Sistemas agrossilvopastoris. 17.11
Tecnologia de sementes. 18 Fitossanidade. 18.1 Fitopatologia. 18.2 Entomologia agrícola. 18.3 Ciência
de plantas daninhas. 18.4 Manejo integrado de doenças, pragas e plantas daninhas. 19 Mecanização
agrícola. 19.1 Máquinas e implementos agrícolas. 19.2 Implementos para tração animal. 20 Manejo da
água. 20.1 Hidrologia e hidráulica aplicadas à agricultura. 20.2 Irrigação e drenagem para fins agrícolas.
21 Geoprocessamento. 22 Geoposicionamento. 23 Cartografia. 24 Construções e energia rural. 24.1
Construções rurais e suas instalações complementares. 24.2 Fontes de energia nas atividades
agropecuárias. 25 Sociologia e desenvolvimento rural. 25.1 Economia e crédito rural. 25.2 Extensão rural.
26 Zootecnia. 26.1 Agrostologia. 26.2 Produção animal. 26.3 Nutrição animal. 27 Tecnologia de
alimentos. 27.1 Transformação de alimentos. 27.2 Conservação de alimentos. 27.3 Secagem,
beneficiamento e armazenamento de sementes e grãos. 28 Estrutura fundiária no Brasil. 29 Avaliação de
imóveis rurais. 30 Topografia – levantamentos planialtimétricos.
CARGO 4: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
(HUMANAS E VETERINÁRIAS)
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação. 7 Metodologias de
planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 8 Dimensões política, social,
econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 9 Ciência, Tecnologia e Sociedade.
10 Capacitação Tecnológica e competitividade. 11 Organização Institucional e dinâmica do Sistema de
Ciência e Tecnologia no Brasil. 12 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência e Tecnologia. 13
Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 14 Questões da atualidade em
Ciência e Tecnologia. 15 Bioquímica básica e biomoléculas. 16 Metabolismo e regulação da utilização de
energia. 17 Proteínas e enzimas. 18 Macromoléculas informacionais, transmissão da informação genética.
19 Comunicação e regulação geral do organismo. 20 Biologia molecular e engenharia genética. 21
Melhoramento genético. 22 Biotecnologia vegetal. 23 Biotecnologia animal. 24 Biotecnologia microbiana
e fermentações. 25 Legislação de propriedade industrial: generalidades, marcas e patentes. 26
Bioestatística. 27 Monitoramento ambiental. 27.1 Ecossistemas aquáticos continentais, costeiros e
oceânicos. 27.2 Ecotoxicologia. 27.3 Cultivo e manutenção de organismos aquáticos. 27.4 Ensaios de
toxicidade de efluentes e de produtos solúveis e insolúveis com organismos de diversos níveis tróficos.
27.5 Avaliação de impactos ambientais. 27.6 Valoração de danos ambientais. 28 Legislação ambiental. 29
Economia ambiental. 30 Política ambiental e desenvolvimento sustentável. 31 Gestão ambiental. 32
Planejamento ambiental, planejamento territorial, vocação e uso do solo, urbanismo. 33 Conservação de
recursos naturais. 34 Ecologia de populações. 35 Manejo de fauna. 36 Taxonomia vegetal. 37 Anatomia
vegetal. 38 Biogeografia. 39 Avaliação de Impacto Ambiental. 40 Controle biológico de pragas e
doenças. 41 Reflorestamento e reciclagem de resíduos orgânicos. 42 Fitopatologia. 43 Inventário e
avaliação do patrimônio natural. 44 Programa de saúde: alimentação/nutrição; doenças carenciais,
viróticas e bacterianas; protozooses; fisiologia sexual; métodos anticoncepcionais; drogas. 45 Imunologia:
celular e humoral; vacinas. 46 Epidemiologia.
CARGO 5: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
18
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação. 7 Metodologias de
planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 8 Dimensões política, social,
econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 9 Ciência, Tecnologia e Sociedade.
10 Capacitação Tecnológica e competitividade. 11 Organização Institucional e dinâmica do Sistema de
Ciência e Tecnologia no Brasil. 12 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência e Tecnologia. 13
Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 14 Questões da atualidade em
Ciência e Tecnologia. 15 Números naturais, inteiros e racionais. 16 Números reais: representação de
números por pontos na reta, representação decimal, potenciação e radiciação, porcentagens, regras de três
simples e composta. 17 Números complexos: conceituação, operações, forma trigonométrica, potências e
raízes. 18 Álgebra linear: espaços vetoriais e transformações lineares. 19 Combinatória e probabilidade.
20 Geometria analítica. 21 Funções. 22 Limites: propriedades, limites laterais, limites infinitos e no
infinito. 23 Derivada: conceito, reta tangente e reta normal ao gráfico de uma função, funções deriváveis,
regras de derivação, regra da cadeia, derivada da função inversa, teoremas de Rolle e do valor médio,
derivadas de ordem superior, valores de máximo e mínimo relativos e absolutos de funções,
comportamento das funções, testes das derivadas primeira e segunda, aplicações da derivada. 24 Integral:
definida e indefinida, teorema fundamental do cálculo, técnicas de integração, áreas de regiões planas,
comprimento de arco, áreas de superfícies de revolução, volumes de sólidos de revolução.
CARGO 6: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação. 7 Metodologias de
planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 8 Dimensões política, social,
econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 9 Ciência, Tecnologia e Sociedade.
10 Capacitação Tecnológica e competitividade. 11 Organização Institucional e dinâmica do Sistema de
Ciência e Tecnologia no Brasil. 12 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência e Tecnologia. 13
Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 14 Questões da atualidade em
Ciência e Tecnologia. 15 Fundamentos teórico-metodológicos: fato social e ação social; explicação e
compreensão; positivismo e interpretação do sentido; História: evolução, progresso e desenvolvimento.
16 Principais conceitos: sociedade e indivíduo; estrutura e função; diferenciação social; divisão social do
trabalho; estratificação social; dominação social; conflito e mudança social; educação; linguagem;
cultura: valores, idéias e ideologias; instituições; comportamento; racionalidade e irracionalidade: lei e
moral; carisma: tradição e modernidade; urbanização. 17 Principais correntes de pensamento sociológico:
funcionalismo; marxismo; sociologia compreensiva; teoria crítica da sociedade. 18 Sociologia no Brasil –
principais temas: cultura brasileira; identidade nacional: Estado e poder; estratificação social,
dependência e desenvolvimento; movimentos sociais; Estado, sociedade e Educação.
CARGO 7: ANALISTA PLENO I – ÁREA: CONTABILIDADE
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Legislação empresarial. 7 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação.
8 Metodologias de planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 9 Dimensões
política, social, econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 10 Ciência,
19
Tecnologia e Sociedade. 11 Capacitação Tecnológica e competitividade. 12 Organização Institucional e
dinâmica do Sistema de Ciência e Tecnologia no Brasil. 13 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência
e Tecnologia. 14 Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 15 Questões
da atualidade em Ciência e Tecnologia. 16 Lei n.
o
6.404 e legislação complementar. 17 Contabilidade
Pública: Plano de contas único para os órgãos da Administração Direta. 17.1 Registros contábeis de
operações típicas em Unidades Orçamentárias ou Administrativas (sistemas: orçamentário, financeiro,
patrimonial e de compensação). 17.2 Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela
Lei n.º 4.320/64. 18 Contabilidade comercial: elaboração de demonstrações contábeis pela legislação
societária e pelos princípios fundamentais da contabilidade. 19 Consolidação de demonstrações contábeis.
20 Análise econômico-financeira. 21 Orçamento público: elaboração, acompanhamento e fiscalização.
21.1 Créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. 21.2 Plano plurianual.
21.3 Projeto de Lei Orçamentária Anual: elaboração, acompanhamento e aprovação. 21.4 Princípios
orçamentários. 21.5 Diretrizes orçamentárias. 21.6 Processo orçamentário. 21.7 Métodos, técnicas e
instrumentos do Orçamento Público. 21.8 Normas legais aplicáveis. 21.9 SIDOR, SIAFI. 21.10 Receita
pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. 21.11 Despesa pública: categorias, estágios. 21.12
Suprimento de fundos. 21.13 Restos a Pagar. 21.14 Despesas de exercícios anteriores. 21.15 A conta
única do Tesouro. 21.16 Tomadas e prestações de contas. 22 Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das
empresas. 23 Avaliação e contabilização de investimentos societários no país. 24 Destinação de resultado.
25 Imposto de renda de pessoa jurídica. 26 IRRF. 27 ICMS. 28 Contribuição social sobre o lucro. 29
PASEP. 30 COFINS. 31 Custos para avaliação de estoques. 32 Custos para tomada de decisões. 33
Sistemas de custos e informações gerenciais. 34 Estudo da relação custo versus volume versus lucro. 35
Matemática financeira. 35.1 Regra de três simples e composta, percentagens. 35.2 Juros simples e
compostos: capitalização e desconto. 35.3 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente.
35.4 Rendas uniformes e variáveis. 35.5 Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 35.6
Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 35.7
Avaliação de alternativas de investimento. 35.8 Taxas de retorno, taxa interna de retorno. 36 Lei n.°
8.666/93 e suas alterações posteriores. 37 Lei Complementar n.º 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
CARGO 8: ANALISTA PLENO I – ÁREA: ECONOMIA
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Legislação empresarial. 7 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação.
8 Metodologias de planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 9 Dimensões
política, social, econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 10 Ciência,
Tecnologia e Sociedade. 11 Capacitação Tecnológica e competitividade. 12 Organização Institucional e
dinâmica do Sistema de Ciência e Tecnologia no Brasil. 13 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência
e Tecnologia. 14 Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 15 Questões
da atualidade em Ciência e Tecnologia. 16 Análise macroeconômica. 16.1 Contabilidade nacional. 16.2
Renda nacional. 16.3 Produto nacional. 16.4 Consumo. 16.5 Poupança. 16.6 Investimento. 16.7 Política
fiscal e monetária. 16.8 Inflação. 16.9 Moeda e crédito. 16.10 Desenvolvimento econômico. 17 Análise
microeconômica. 17.1 Oferta e procura. 17.2 Equilíbrio do consumidor. 17.3 Equilíbrio da firma. 17.4 O
mecanismo de formação de preços. 17.5 Regimes de concorrência. 17.6 Teoria da produção. 18 Economia
internacional. 18.1 Balanço de pagamentos. 18.2 Comércio internacional. 18.3 Taxas de câmbio. 18.4
Sistema financeiro internacional. 19 Economia brasileira. 19.1 A industrialização brasileira. 19.2 O
desenvolvimento econômico. 19.3 O processo inflacionário brasileiro. 19.4 Orçamento da União. 20
Matemática financeira. 20.1 Regra de três simples e composta, percentagens. 20.2 Juros simples e
compostos: capitalização e desconto. 20.3 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente.
20.4 Rendas uniformes e variáveis. 20.5 Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 20.6
20
Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 20.7
Avaliação de alternativas de investimento. 21 Avaliação econômica de projetos. 21.1 Taxa interna de
retorno e valor presente líquido de um fluxo de caixa. 21.2 Comparação de alternativas de investimento e
financiamento. 22 Contabilidade Geral. 22.1 Noções de Contabilidade. 22.2 Análise das demonstrações
financeiras. 23 Administração Financeira. 23.1 Análise de fluxo de caixa. 23.2 Análise de capital de giro.
23.3 Princípios gerais de alavancagem. 23.4 Análise do equilíbrio operacional. 24 Contabilidade
gerencial. 24.1 Relações custo – volume – lucro. 24.2 Sistemas de custeamento. 24.3 Orçamento. 24.4
Centro de lucro e preços de transferências. 24.5 Padrões de comportamento de custos. 24.6 Contabilidade
por responsabilidade. 25 Aspectos Tributários – conceito, principais tributos e seus impactos nos negócios
empresariais.
CARGO 9: ANALISTA PLENO I – ÁREA: ENGENHARIAS
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação. 7 Metodologias de
planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 8 Dimensões política, social,
econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 9 Ciência, Tecnologia e Sociedade.
10 Capacitação Tecnológica e competitividade. 11 Organização Institucional e dinâmica do Sistema de
Ciência e Tecnologia no Brasil. 12 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência e Tecnologia. 13
Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 14 Questões da atualidade em
Ciência e Tecnologia. 15 Terminologia em tecnologia da informação. Base de dados. 16 Coleta, busca e
tratamento, processo e difusão de informação. 17 Tecnologia industrial básica. 18 Normalização. 19
Metrologia. 20 Propriedade industrial. 21 Artigos 218 e 219 da Constituição brasileira.
CARGO 10: ANALISTA PLENO I – ÁREA: ESTATÍSTICA
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação. 7 Metodologias de
planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 8 Dimensões política, social,
econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 9 Ciência, Tecnologia e Sociedade.
10 Capacitação Tecnológica e competitividade. 11 Organização Institucional e dinâmica do Sistema de
Ciência e Tecnologia no Brasil. 12 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência e Tecnologia. 13
Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 14 Questões da atualidade em
Ciência e Tecnologia. 15 Cálculos de probabilidades. 16 Cálculos com geometria analítica. 17 Inferência
analítica. 18 Estatística computacional. 19 Análise matemática. 20 Demografia. 21 Métodos numéricos.
22 Pesquisa operacional. 23 Técnica de amostragem. 24 Análise de correlação e regressão. 25 Controle
estatístico de qualidade. 26 Processos estocásticos. 27 Análise de dados discretos. 28 Análise
multivariada. 29 Análise das séries temporais. 30 Análise exploratória de dados. 31 Medidas de tendência
central. 32 Medidas de dispersão. 33 Medidas de assimetria. 34 Medidas de custos. 35 Distribuição
conjuntas.
CARGO 11: ANALISTA PLENO I – ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA
1 Dimensões política, social, econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 2
Ciência, Tecnologia e Sociedade. 3 Capacitação Tecnológica e competitividade. 4 Organização
Institucional e dinâmica do Sistema de Ciência e Tecnologia no Brasil. 5 Planejamento Estratégico e
21
Gestão de Ciência e Tecnologia. 6 Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e
Tecnologia. 7 Questões da atualidade em Ciência e Tecnologia. 7 Relações humanas. 7.1 Ética no serviço
público. 7.2 Qualidade no atendimento ao público. 7.3 Trabalho em equipe. 8 Redação e
correspondências oficiais. 9 Ética profissional. 10 Teorias da personalidade. 11 Psicopatologia. 12
Técnicas psicoterápicas. 13 Psicodiagnóstico. 14 Psicoterapia de problemas específicos. 15 Noções de
psicologia organizacional. 16 Rotação de pessoal. 17 Absenteísmo. 18 Recrutamento de pessoal: fontes
de recrutamento e meios de recrutamento. 19 Seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e
controle de resultados. 20 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e
acompanhamento. 21 Análise de cargos: objetivos e métodos. 22 Treinamento: levantamento de
necessidades, planejamento, execução e avaliação. 23 O papel do psicólogo na equipe de cuidados
básicos à saúde.
CARGO 12: ANALISTA JÚNIOR I
1 Análise, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da
Informação. 2 Políticas públicas de Tecnologia da Informação. 3 Políticas de incentivos fiscais. 4
Fiscalização e auditoria de empresas. 5 Política de incentivos em ciência e tecnologia e inovação
tecnológica. 6 Legislação empresarial. 7 Análise e prospecção de mercado em Tecnologia da Informação.
8 Metodologias de planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. 9 Dimensões
política, social, econômica, epistemológica das atividades de Ciência e Tecnologia. 10 Ciência,
Tecnologia e Sociedade. 11 Capacitação Tecnológica e competitividade. 12 Organização Institucional e
dinâmica do Sistema de Ciência e Tecnologia no Brasil. 13 Planejamento Estratégico e Gestão de Ciência
e Tecnologia. 14 Critérios, mecanismos e procedimentos de fomento à Ciência e Tecnologia. 15 Questões
da atualidade em Ciência e Tecnologia. 16 Lei n.º 8.666/93. 17 Noções de Direito Administrativo e de
Direito Constitucional. 18 Noções de Administração Pública. 19 Princípios de Estatística. 20 Noções de
Matemática Financeira. 21 Lei n.° 8.112, de 11/12/90, e suas alterações. 22 Noções de Administração de
Material. 23 Princípios de Programação Orçamentária. 24 Noções de Contabilidade Pública. 25 Noções
de Organização e Métodos. 26 Propriedade Industrial. 27 Legislação em Ciência e Tecnologia. 28
Administração de Ciência e Tecnologia. 29 Artigos 218 e 219 da Constituição brasileira.
ERNEY PLESSMAN DE CAMARGO
Presidente do CNPq
22
ANEXO I
Endereços das agências da CAIXA onde serão recebidas as inscrições ao concurso público para
provimento de vagas em cargos de nível superior no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico – CNPq.
UF Localidades Agências Endereços
DF Brasília 210 Sul CLS 210, bloco A, loja 38 – Asa Sul, Brasília/DF
DF Brasília Bernardo Sayao
CRS 504, bloco A, lojas 64/65 – Asa Sul,
Brasília/DF
DF Brasília José Seabra SEPN, 509, conjunto C – Asa Norte, Brasília/DF
DF Brasília UnB
Universidade de Brasília, Campus Universitário
Darcy Ribeiro – Instituto Central de Ciências, ala
Sul – Asa Norte, Brasília/DF
DF Taguatinga Taguasul QS 3, lote 11, lojas 4, 5 e 6 – Taguatinga Sul/DF
23