Edital do Concurso Companhia de Processamento de Dados da Paraíba - PB (CODATA/PB) 2013

Visualizaçao do Edital do Concurso

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GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DA PARAÍBA-CODATA
EDITAL N. º 01/2012/SEAD/CODATA
ABERTURA DE INSCRIÇÕES
O Governo do Estado da Paraíba, em cumprimento ao que determina o artigo 37, inciso II, da Constituição
Federal, e a Secretaria de Estado da Administração, no uso de suas competências previstas na Lei n.º 8.186, de
16 de março de 2007, por intermédio da Comissão do Concurso Público designada pelo Ato Governamental n.º
4.550, de 21 de setembro de 2012, publicada no Diário Oficial do Estado em 22/09/2012 e Contrato firmado
com A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB, tornam público o presente Edital para
provimento de cargos na área de informática do quadro de servidores da Companhia de Processamento de
Dados da Paraíba - CODATA, conforme o disposto no Plano de Empregos, Carreiras e Salários PECS,
homologado pela Portaria 26 de 30 de agosto de 2005, da Delegacia Regional do Trabalho da Paraíba,
publicado no Diário Oficial da União de 01/09/2005, e alterações posteriores e pelas normas estabelecidas
neste Edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Concurso Público será regido por este Edital e a Legislação Específica que regula o Cargo objeto do
referido Concurso e será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB.
1.2. A realização da inscrição implica na concordância do candidato com as regras estabelecidas neste Edital,
com renúncia expressa a quaisquer outras.
1.3. O prazo de validade do presente Concurso Público é de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da
homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
1.4. As inscrições para este Concurso Público serão realizadas via Internet, conforme especificado no Item 4.
1.5. Todo o processo de execução deste Concurso Público, com as informações pertinentes, estará disponível
no sitewww.funcab.org.
1.6. Todos os atos oficiais relativos ao Concurso Público serão publicados no Diário Oficial do Estado e nos sites
www.funcab.org, www.secadm.pb.gov.br e www.codata.pb.gov.br.
1.7. O candidato deverá acompanhar as notícias relativas a este Concurso Público nos órgãos de imprensa e
sites citados no subitem 1.6.
1.8. O conteúdo programático está disponível no ANEXO VI, deste Edital.
1.9. Os candidatos aprovados que vierem a ingressar no Quadro de Pessoal da Companhia de Processamento
de Dados da Paraíba – CODATA pertencerão ao regime jurídico celetista.
1.10. O número de vagas ofertadas no Concurso Público poderá ser ampliado durante o prazo de validade do
Certame, desde que haja dotação orçamentária própria disponível e vagas em aberto aprovadas por lei.
2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NOS CARGOS
2.1. Os requisitos básicos para investidura no cargo são, cumulativamente, os seguintes:
a) ter sido aprovado e classificado no Concurso Público;
b) ser brasileiro ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre
brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1°,
artigo 12, da Constituição Federal;
c) estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos;
d) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
e) encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
f) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com nova investidura em cargo
público;
g) apresentar diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso, conforme requisito do
cargo pretendido, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, comprovado
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através da apresentação de original e cópia do respectivo documento, observado no ANEXO I deste Edital;
h) estar apto, física e mentalmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das
funções do cargo, fato apurado pela Junta Médica do Estado da Paraíba;
i) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data de contratação;
j) apresentar declaração negativa de antecedentes criminais;
k) não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos;
l) estar registrado e com a situação regularizada junto ao órgão de conselho de classe correspondente a sua
formação profissional, quando for o caso, devidamente comprovado com a documentação exigida;
m) cumprir, na íntegra, as determinações previstas no Edital de abertura do Concurso Público;
n) apresentar declaração de bens.
2.2. Para os candidatos aprovados e classificados nas vagas, deverá na ocasião da contratação, provar que
possui todas as condições para a investidura no cargo, apresentando todos os documentos exigidos pelo
presente Edital e outros que lhe forem solicitados, confrontando-se então declaração e documentos, sob pena
de perda do direito à vaga.
3. DAS ETAPAS
3.1. O presente Concurso Público será composto das seguintes etapas:
a) Para os cargos do Ensino Médio ou Curso Técnico equivalente:
Etapa Única: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório.
b) Para os cargos do Ensino Superior:
1ª Etapa: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
2ª Etapa: Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório.
3.2. O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba e divulgado nos sites www.funcab.org,
www.secadm.pb.gov.br e www.codata.pb.gov.br.
3.3. A Prova Objetiva será aplicada nas cidades: Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa.
3.3.1. A critério da FUNCAB e da Comissão do concurso, havendo necessidade, candidatos poderão ser
alocados para outras localidades adjacentes aos municípios de Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos
e Sousa.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. Antes de inscrever-se, o candidato deverá tomar conhecimento das normas e condições estabelecidas
neste Edital, incluindo seus Anexos, partes integrantes das normas que regem o presente Concurso Público,
das quais não poderá alegar desconhecimento em nenhuma hipótese.
4.2. A inscrição no Concurso Público exprime a ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas
neste Edital.
4.3. As inscrições deverão ser realizadas pela Internet: no site www.funcab.org no prazo estabelecido no
Cronograma - ANEXO II.
4.3.1. O candidato deverá, no ato da inscrição, marcar em campo específico da Ficha de Inscrição On-line sua
opção de cargo e local de realização da Prova Objetiva (Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos ou
Sousa). Depois de efetivada a inscrição, não será aceito pedido de alteração desta opção.
4.4. O valor da inscrição será de R$ 70,00 (setenta reais) para os cargos de Ensino Superior e R$ 60,00
(sessenta reais) para os cargos de Ensino Médio ou Curso Técnico equivalente.
4.4.1. A importância recolhida relativa à inscrição não será devolvida em hipótese alguma, salvo em caso de
cancelamento do Concurso Público, exclusão do cargo oferecido ou em razão de fato atribuível somente à
Administração Pública.
4.5. o haverá isenção total ou parcial do valor da inscrição, exceto nos casos previstos na Lei Estadual nº
7.716, de 28 de dezembro de 2004, conforme procedimentos descritos a seguir.
4.6. Os interessados em obter a isenção do pagamento do valor da inscrição, de que trata o subitem acima,
por serem doadores de sangue na rede pública hospitalar, ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), no
Estado da Paraíba, nos termos da Lei Estadual da Paraíba 7.716, de 28 de dezembro de 2004, deverão
cumprir os critérios constantes no roteiro abaixo:
4.6.1. Roteiro para solicitação da isenção de pagamento do valor da inscrição.
4.6.1.1. Acessar o site www.funcab.org, impreterivelmente, nos dias previstos no cronograma, ANEXO II.
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4.6.1.2. Preencher, imprimir e assinar a ficha de solicitação de isenção do valor da inscrição e juntar a seguinte
documentação, conforme abaixo:
Documentação para solicitação da isenção do valor da inscrição
-
Cópia autenticada do documento de identidade;
- Cópia autenticada da Carteira de Doador de Sangue expedida por Órgão Estadual conveniado ao Sistema
Único de Saúde (SUS);
- Comprovante de no mínimo 3 (três) doações à rede hospitalar pública ou conveniada ao SUS, nos 12
(doze) meses anteriores à publicação deste Edital.
4.6.1.3. Entregar a documentação especificada acima nos dias estipulados no Cronograma, ANEXO II, no Posto
de Atendimento, ANEXO III ou nos Postos de Recebimento de Isenção, relacionados abaixo, pessoalmente, ou
por seu representante legal, portando procuração simples.
4.6.1.4. Os postos relacionados abaixo (exceto o de João Pessoa) funcionarão apenas para a entrega da
documentação do pedido de isenção, nos dias previstos no cronograma, conforme o seu horário de
funcionamento.
POSTOS DE RECEBIMENTO DE ISENÇÃO
MUNICÍPIO POSTO PARA RECEBIMENTO ENDEREÇO
HORÁRIO DE
Cajazeiras
Gerência Regional de Ensino
Rua Padre Rolim, 156, Centro
09h às 12h
13h às 17h
Campina Grande
3ª Gerência Regional de Ensino
Rua João da Mata, 722, Centro
João Pessoa Lyceu Paraibano
Avenida Getúlio Vargas, 450
Sala
Externa 04, Centro - João Pessoa.
Patos
Escola Monsenhor Manoel
Vieira
Praça Edvaldo Mota, s/n, Centro
Sousa
Centro de Treinamento de
Sousa
Rua José de Paiva Gadelha, 123,
Centro
4.6.2. A relação das isenções deferidas e indeferidas seafixada nos murais do Posto de Atendimento, bem
como disponibilizada no site www.funcab.org, na data prevista no cronograma.
4.6.3. O candidato disporá, unicamente, de 01 (um) dia para contestar o indeferimento, exclusivamente
mediante preenchimento de formulário digital, que estará disponível no site www.funcab.org, a partir das 8h
do primeiro dia até às 23h59min do último dia do prazo previsto no Cronograma, considerando-se o horário
local. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.
4.6.4. O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido terá que efetuar todos os procedimentos para
inscrição descritos no subitem 4.7.
4.6.5. O candidato com isenção deferida terá sua inscrição automaticamente efetivada.
4.6.6. As informações prestadas no formulário, bem como a documentação apresentada, serão de inteira
responsabilidade do candidato, respondendo este, por qualquer erro ou falsidade.
4.6.7. Não será concedida isenção do pagamento do valor da inscrição ao candidato que:
a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;
b) fraudar e/ou falsificar documentação;
c) pleitear a isençãosem apresentar cópia dos documentos previstos neste item;
d) não observar o prazo e os horários estabelecidos neste Edital.
4.6.8. Após a entrega do requerimento de isenção e dos documentos comprobatórios, não será permitida a
complementação da documentação.
4.6.9. Os documentos descritos neste item terão validade somente para este Concurso Público e não serão
devolvidos, assim como não serão fornecidas cópias dos mesmos.
4.6.10. Não será aceita solicitação de isenção de pagamento do valor da inscrição via postal, fax, correio
eletrônico ou similar.
4.6.11. Fica reservado à Comissão do concurso ou a FUNCAB, o direito de exigir, a seu critério, a apresentação
dos documentos originais para conferência.
4.6.12. Sendo constatada, a qualquer tempo, a falsidade de qualquer documentação entregue, será cancelada
a inscrição efetivada e anulados todos os atos dela decorrentes, respondendo este, pela falsidade praticada,
na forma da lei.
4.6.13. O interessado que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento do valor da
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inscrição na forma e no prazo estabelecido no subitem 4.7.1 estará automaticamente excluído do Concurso
Público.
4.6.14. O candidato que tiver a isenção deferida, mas que tenha realizado outra inscrição paga para o mesmo
cargo, terá a isenção cancelada.
4.7. Da inscrição pela Internet
4.7.1. Para se inscrever pela internet, o candidato deverá acessar o site www.funcab.org, onde consta o Edital,
a Ficha de Inscrição via Internet e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição. A inscrição pela
Internet estará disponível durante as 24 horas do dia, ininterruptamente, desde as 10 horas do dia de
inscrição até às 23h59min do último dia de inscrição, conforme estabelecido no Cronograma Previsto – ANEXO
II, considerando-se o horário local.
4.7.2. O candidato deverá ler e seguir atentamente as orientações para preenchimento da Ficha de Inscrição
via Internet e demais procedimentos, tomando todo o cuidado com a confirmação dos dados preenchidos
antes de enviar a inscrição, evitando-se que o botão de rolagem do mouse seja acionado indevidamente e
altere os respectivos dados.
4.7.3. Ao efetuar a inscrição via Internet, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o
pagamento do valor da inscrição até a data do seu vencimento. Caso o pagamento não seja efetuado, deverá
acessar o site www.funcab.org e emitir a via do boleto bancário, que terá nova data de vencimento. A data
limite de vencimento do boleto bancário será o primeiro dia útil após o encerramento das inscrições. Após
essa data, qualquer pagamento efetuado será desconsiderado. A via do boleto ficará disponível até as 15
horas do último dia previsto para o pagamento.
4.7.4. As inscrições somente serão confirmadas após o banco ratificar o efetivo pagamento do valor da
inscrição, que deverá ser feito dentro do prazo estabelecido, em qualquer agência bancária, obrigatoriamente
por meio do boleto bancárioespecífico, impresso pelo próprio candidato no momento da inscrição. Não será
aceito pagamento feito através de depósito bancário, DOC´s ou similares.
4.7.4.1. O candidato disporá, unicamente, de 01(um) dia útil para contestar o indeferimento da inscrição,
exclusivamente mediante preenchimento de formulário digital, que estará disponível no site www.funcab.org,
a partir das 8h do primeiro dia até às 18h do último dia do prazo previsto no Cronograma, considerando-se o
horário local. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.
4.7.5. O boleto bancário pago, autenticado pelo caixa do banco, deverá estar de posse do candidato durante
todo o Certame, para eventual certificação e consulta pelos organizadores.
4.7.6. O Edital e seus Anexos estarão disponíveis no site www.funcab.org para consulta e impressão.
4.7.7. Os candidatos deverão verificar a confirmação de sua inscrição no site www.funcab.org a partir do
quinto dia útil após a efetivação do pagamento do boleto bancário.
4.7.8. A confirmação da inscrição deverá ser impressa pelo candidato e guardada consigo juntamente com o
canhoto da inscrição autenticado.
4.7.9. O descumprimento de quaisquer das instruções para inscrição via Internet implicará no cancelamento
da mesma.
4.7.10. A inscrição via Internet é de inteira responsabilidade do candidato e deve ser feita com antecedência,
evitando-se o possível congestionamento de comunicação do site www.funcab.org nos últimos dias de
inscrição.
4.7.11. A FUNCAB não será responsável por problemas na inscrição ou emissão de boletos via Internet,
motivados por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação nos últimos dias do
período de inscrição e pagamento, que venham a impossibilitar a transferência e o recebimento de dados.
5. DAS VAGAS RESERVADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
5.1. Às pessoas com deficiência, amparadas pelo Art. 37 do Decreto Federal 3.298, de 20 de dezembro de
1999, na Lei Estadual 5.556, de 14 de janeiro de 1992, e demais legislação pertinentes, e nos termos do
presente Edital, será reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no Concurso
Público.
5.2. É considerada deficiência toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica
ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal
para o ser humano, conforme previsto em legislação pertinente.
5.3. Ressalvadas as disposições especiais contidas neste Edital, os candidatos com deficiência participarão do
Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que tange ao local de aplicação de
prova, ao horário, ao conteúdo, à correção das provas, aos critérios de avaliação e aprovação, à pontuação
mínima exigida e a todas as demais normas de regência do Concurso Público.
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5.4. Os candidatos com deficiência, aprovados no Concurso Público, terão seus nomes publicados em lista à
parte e figurarão também na lista de classificação geral.
5.5. Os candidatos amparados pelo disposto no subitem 5.1 e que declararem sua condição por ocasião da
inscrição, caso convocados para contratação, deverão se submeter à perícia médica realizada por Junta
Médica do Estado da Paraíba, que terá decisão terminativa sobre a qualificação e aptidão do candidato,
observada a compatibilidade da deficiência que possui com as atribuições do cargo.
5.6. Não sendo comprovada a deficiência do candidato, será desconsiderada a sua classificação na listagem de
pessoas com deficiência, sendo considerada somente sua classificação na listagem de ampla concorrência.
5.7. No caso de não haver candidatos deficientes aprovados nas provas ou na perícia médica, ou de não haver
candidatos aprovados em número suficiente para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, as vagas
remanescentes serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.
5.8. Após a investidura no cargo, a deficiência não poderá ser arguida para justificar o direito a concessão de
readaptação ou de aposentadoria por invalidez.
6. DA INSCRIÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
6.1. A inscrição das pessoas com deficiência far-se-á nas formas estabelecidas neste Edital, observando-se o
que se segue.
6.2. A pessoa com deficiência que pretende concorrer às vagas reservadas deverá, sob as penas da lei, declarar
esta condição no campo específico da Ficha de Inscrição On-line.
6.3. O candidato com deficiência que efetuar sua inscrição via Internet deverá, até o último dia de inscrição,
entregar no Posto de Atendimento - ANEXO III ou encaminhar via SEDEX à FUNCAB Concurso Público
Companhia de Processamento de Dados da Paraíba - CODATA, Caixa Postal n.º 99708 CEP: 24.020-976
Niterói/RJ,o laudo médico ORIGINAL ou cópia autenticada em cartório, atestando claramente a espécie e o
grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Internacional de Doenças CID, bem como a provável causa da deficiência. Devendo ser notificado à FUNCAB
seu envio, através de mensagem encaminhada para o correio eletrônico notificacao@funcab.org
especificando nome completo do candidato, número da Ficha de Inscrição, data de postagem e o número
identificador do objeto.
6.4. O candidato com deficiência poderá solicitar condições especiais para a realização das provas, devendo
solicitá-las, no campo específico da Ficha de Inscrição On-line, no ato de sua inscrição.
6.4.1. A realização das provas em condições especiais requeridas pelo candidato, conforme disposto no
subitem 6.4, ficará sujeita, ainda, à apreciação e deliberação da FUNCAB, observados os critérios de viabilidade
e razoabilidade.
6.5. O candidato que não declarar a deficiência conforme estabelecido no subitem 6.2, ou deixar de enviar o
laudo médico ORIGINAL ou cópia autenticada em cartório ou enviá-lo fora do prazo determinado, perderá a
prerrogativa em concorrer às vagas reservadas.
7. DAS PROVAS ESPECIAIS
7.1. Caso haja necessidade de condições especiais para se submeter à Prova Objetiva, o candidato deverá
solicitá-la no ato da inscrição, no campo específico da Ficha de Inscrição, indicando claramente quais os
recursos especiais necessários, arcando o candidato com as consequências de sua omissão.
7.1.1. As provas ampliadas serão exclusivamente elaboradas em fonte tamanho 16.
7.2. A realização da prova em condições especiais ficará sujeita, ainda, à apreciação e deliberação da FUNCAB,
observados os critérios de viabilidade e razoabilidade.
7.3. As candidatas lactantes que tiverem necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de
solicitar atendimento especial para tal fim, deverão levar um acompanhante que ficará em sala reservada para
essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança, não fazendo jus a prorrogação do tempo,
conforme subitem 8.15.
7.3.1. A candidata lactante que comparecer ao local de provas com o lactente e sem acompanhante não
realizará as provas.
8. DAS CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA
8.1. As informações sobre os locais e os horários de aplicação da Prova Objetivaserão publicadas através de
Edital, no Diário Oficial do Estado e disponibilizadas no Posto de Atendimento ANEXO III, e no site
www.funcab.org com antecedência mínima de 5 (cinco) dias da data de sua realização, conforme consta no
Cronograma Previsto – ANEXO II.
8.2. Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP),
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constando, data, horário e local de realização da Prova Objetiva, disponível no site www.funcab.org.
8.2.1. É importante que o candidato tenha em mãos, no dia de realização da prova objetiva, o seu Comunicado
Oficial de Convocação para Prova (COCP), para facilitar a localização de sua sala, sendo imprescindívelque
esteja de posse do documento oficial de identidade conforme especificado nos subitens 8.7 e 8.7.1.
8.2.2. Não será enviada à residência do candidato, comunicação individualizada. O candidato inscrito deverá
obter as informações necessárias sobre sua alocação através das formas descritas nos subitens 8.1 e 8.2.
8.3. O candidato é o único responsável pela identificação correta de seu local de realização de provas e pelo
comparecimento no horário determinado.
8.4. Os horários das provas referir-se-ão ao horário local.
8.5. Quando da realização da prova objetiva, o candidato deverá, ainda, obrigatoriamente, levar caneta
esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, não podendo utilizar outro tipo de
caneta ou material.
8.5.1. O candidato deverá comparecer para a realização da Prova Objetiva, portando documento oficial e
original de identificação, com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário estabelecido para o
fechamento dos portões.
8.6. Não será permitido o ingresso de candidato no local de realização das provas, após o horário fixado para o
fechamento dos portões, sendo que as provas objetivas serão iniciadas 10 (dez) minutos após esse horário.
Após o fechamento dos portões, não será permitido o acesso de candidatos, em hipótese alguma, mesmo que
as provas ainda não tenham sido iniciadas.
8.7. Serão considerados documentos oficiais de identidade:
- Carteiras expedidas pelas Forças Armadas, pelos Corpos de Bombeiros e pelas Polícias Militares;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos de Classe);
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteiras Funcionais do Ministério Público e Magistratura;
- Carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo com foto).
8.7.1. Não serão aceitos como documento de identidade:
- Certidão de nascimento ou Casamento;
- CPF;
- Títulos eleitorais;
- Carteiras de Motorista (modelo sem foto);
- Carteiras de Estudante;
- Carteiras Funcionais sem valor de identidade;
- Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
8.7.1.1. O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação
do candidato (foto e assinatura).
8.7.2. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da Prova Objetiva,
documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que
ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias. Na ocasião será
submetido à identificação especial, compreendendo coletas de assinaturas em formulário próprio para fins de
Exame Grafotécnico e coleta de digital.
8.8. A identificação especial seexigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente
dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.
8.9. O documento de identidade deverá ser apresentado ao Fiscal de Sala ou de Local, antes do acesso à sala
de prova.
8.9.1. Não será permitido, em hipótese alguma, o ingresso nas salas de candidatos sem documento oficial e
original de identidade nem mesmo sob a alegação de estar aguardando que alguém o traga.
8.10. Não será permitida a permanência de candidatos que já tenham terminado a prova no local de realização
das mesmas. Ao terminarem, os candidatos deverão se retirar imediatamente do local, não sendo possível
nem mesmo a utilização dos banheiros e bebedouros.
8.10.1. É vedada a permanência de acompanhantes no local das provas, ressalvado o contido no subitem 7.3.
8.11. A prova acontecerá em dia, horário e locais indicados nas publicações oficiais e no COCP. Não haverá,
sob pretexto algum, segunda chamada, nem justificação de falta, sendo considerado eliminado do Concurso
Público o candidato que faltar à Prova Objetiva. Não haverá aplicação de prova fora do horário, data e locais
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pré-determinados.
8.12. Será realizada coleta de digital de todos os candidatos, a critério da FUNCAB e da Comissão do Concurso,
objetivando a realização de exame datiloscópico, com a confrontação dos candidatos que venham a ser
convocados para contratação.
8.13. Poderá ser utilizado detector de metais nos locais de realização da Prova Objetiva.
8.14. O candidato não poderá ausentar-se da sala de realização da Prova Objetiva após assinatura da Lista de
Presença e recebimento de seu Cartão de Respostas até o início efetivo da prova e, após este momento,
somente acompanhado por Fiscal. Portanto, é importante que o candidato utilize banheiros e bebedouros, se
necessitar, antes de sua entrada na sala.
8.15. o haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em virtude
de afastamento do candidato.
8.16. Será automaticamente eliminado do Concurso Público, o candidato que durante a realização da Prova
Objetiva:
a) for descortês com qualquer membro da equipe encarregada pela realizaçãoda Prova Objetiva;
b) for responsável por falsa identificação pessoal;
c) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação;
d) ausentar-se do recinto da prova ou do teste sem permissão;
e) deixar de assinar lista de presença;
f) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;
g) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
h) não permitir a coleta da impressão digital ou o uso do detector de metais;
i) não atender às determinações deste Edital.
8.16.1. Será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato que, durante a realização da prova
objetiva, além de descumprir as determinações acima, também:
a) for surpreendido em comunicação com outro candidato;
b) não devolver o Cartão de Respostas ao término da prova objetiva e, antes de sair da sala;
c) ausentar-se do local da prova antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do início da mesma;
d) for surpreendido portando celular durante a realização da prova. Celulares deverão ser desligados, retiradas
as baterias, e guardados dentro do envelope fornecido pela FUNCAB ao entrar em sala e mantido lacrado e
dentro da sala até a saída definitiva do local da realização da prova;
e) não atender ao critério da alínea acima e for surpreendido com celular fora do envelope fornecido ou
portando o celular no deslocamento ao banheiro/bebedouro ou o telefone celular tocar, estes últimos, mesmo
dentro do envelope fornecido pela FUNCAB;
f) for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou de qualquer outra forma;
g) utilizar-se de livros, códigos impressos, máquinas calculadoras e similares ou qualquer tipo de consulta;
h) não devolver o Caderno de Questões, se sair antes do horário determinado no subitem 9.11.
8.17. Não é permitido qualquer tipo de anotação e/ou utilização de papel ou similar, além do Caderno de
Questões, do Cartão de Resposta, não sendo permitida, nem mesmo, a anotação de gabarito.
8.17.1. O candidato que for pego com a anotação do gabarito deverá entregá-la ao fiscal ou se desfazer da
mesma, e em caso de recusa será eliminado do certame.
8.18. Após entrar em sala ou local de provas e durante as etapas, não será admitida qualquer espécie de
consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, papéis, manuais, impressos
ou anotações, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, gravador ou similares,
máquina de calcular MP3, MP4 ou similares, notebook, palmtop, receptor, máquina fotográfica ou similares,
controle de alarme de carro ou qualquer outro receptor de mensagens, nem o uso de relógio, óculos escuros
ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como: chapéu, bonés, gorro, etc.
8.19. Constatando-se que o candidato utilizou processos ilícitos através de meio eletrônico, estatístico, visual
ou grafotécnico, sua prova será anulada e será automaticamente eliminado do Concurso Público.
8.20. É proibido o porte de armas nos locais das provas, não podendo o candidato armado realizar as mesmas.
8.21. É expressamente proibido fumar no local de realização da Prova Objetiva.
8.22. O tempo total de realização da Prova Objetiva será de 3 horas e 30 minutos.
8.23. Toda e qualquer ocorrência, reclamação ou necessidade de registro, deverá ser imediatamente
manifesta ao fiscal ou representante da FUNCAB no local e no dia da realização da prova, para o registro na
folha ou ata de ocorrências e, caso necessário, sejam tomadas as providências cabíveis. Não serão
consideradas e nem analisadas as reclamações que não tenham sido registradas na ocasião.
8
9. DA PROVA OBJETIVA
9.1. A Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída de questões de múltipla
escolha, conforme o Quadro de Provas, subitem 9.5.
9.1.1. Cada questão terá 5 (cinco) alternativas, sendo apenas uma correta.
9.2. Cada candidato receberá um Caderno de Questões e um único Cartão de Respostas que o poderá ser
rasurado, amassado ou manchado.
9.3. O candidato deverá seguir atentamente as recomendações contidas na capa de seu Caderno de Questões
e em seu Cartão de Respostas.
9.4. Antes de iniciar a Prova Objetiva, o candidato deverá transcrever a frase que se encontra na capa do
Caderno de Questões para o quadro “Exame Grafotécnico” do Cartão de Respostas.
9.5. A organização da prova, seu detalhamento, número de questões por disciplina e valor das questões
encontram-se representados nas tabelas abaixo:
ENSINO SUPERIOR
CARGO: ANALISTA DE INFORMÁTICA Especialidades: Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Redes,
Segurança da Informação e Projetos.
Disciplinas
Quantidade de
questões
Valor de cada
questão
Pontuação
Máxima
Líng
ua Portuguesa
10
1
10
Inglês Técnico
10
1
10
Tecnologia da Informação
15
2
30
Conhecimentos Específicos
25
2
50
Totais
60
100
CARGO: TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO / FINANÇAS
Disciplinas
Quantidade de
questões
Valor de cada
questão
Pontuação
Máxima
Língua Portuguesa
10
1
10
Matemática Financeira
10
1
10
Informática Básica
15
2
30
Conhecimentos Específicos
25
2
50
Totais
60
100
ENSINO MÉDIO OU CURSO TÉCNICO EQUIVALENTE
CARGOS: ASSISTENTE DE INFORMÁTICA/PROGRAMADOR, AUXILIAR DE INFORMÁTICA/APOIO AO USUÁRIO.
Disciplinas
Quantidade de
questões
Valor de cada
questão
Pontuação
Máxima
Língua Portuguesa
15
1
15
Inglês Técnico
5
1
5
Tecnologia da Informação
10
2
20
Conhecimentos Específicos
20
3
60
Totais
50
100
CARGOS: ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS, AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS.
Disciplinas
Quantidade de
questões
Valor de cada
questão
Pontuação
Máxima
Língua Portuguesa
15
1
15
Matemática Financeira
5
1
5
Informática Básica
10
2
20
Conheci
mentos Específicos
20
3
60
Totais
50
100
9
9.6. Será eliminado do presente Concurso Público o candidato que não obtiver, pelo menos, 50% (cinquenta
por cento) dos pontos da Prova Objetiva e/ou obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas.
9.7. O candidato deverá transcrever as respostas da Prova Objetiva para o Cartão de Respostas, que será o
único documento válido para correção eletrônica.
9.8. A transcrição das alternativas para o Cartão de Respostas e sua assinatura é obrigatória e serão de inteira
responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas nele
contidas, pois a correção da prova será feita somente nesse documento e por processamento eletrônico.
Assim sendo, fica o candidato obrigado, ao receber o Cartão de Respostas, verificar se o número do mesmo
corresponde ao seu número de inscrição contido no COCP e na Lista de Presença. Não haverá substituição de
Cartão de Respostas.
9.8.1. Por motivo de segurança, poderão ser aplicadas provas de mesmo teor, porém com gabaritos
diferenciados, de forma que, caberá ao candidato, conferir se o TIPO DE PROVA constante em seu Cartão de
Respostas corresponde a do Caderno de Questões recebido. Caso haja qualquer divergência, o candidato
deverá, imediatamente, informar ao Fiscal de Sala e solicitar a correção.
9.9. O candidato deverá marcar, para cada questão, somente uma das opções de resposta. Será considerada
errada e atribuída nota 0 (zero) à questão com mais de uma opção marcada, sem opção marcada, com
emenda ou rasura.
9.10. O candidato poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora,
contada do seu efetivo início.
9.11. O candidato poderá levar o próprio exemplar do Caderno de Questões se deixar a sala a partir de 1
(uma) hora para o término do horário da prova.
9.12. Ao final da prova, os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último
candidato termine sua prova, devendo todos assinar a Ata de Fiscalização, atestando a idoneidade da
fiscalização da prova, retirando-se da mesma de uma só vez.
9.12.1. No caso de haver candidatos que concluam a prova ao mesmo tempo, sendo um ou dois desses
necessários para cumprir o subitem 9.12, a seleção dos candidatos será feita mediante sorteio.
9.13. No dia de realização da prova não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação e/ou
pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo da mesma e/ou aos critérios de avaliação.
9.14. Por motivo de segurança, somente é permitido ao candidato fazer qualquer anotação durante a prova no
seu Caderno de Questões, devendo ser observado o estabelecido no subitem 8.17.
9.15. Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao Fiscal, o Caderno de Questões, se ainda não o
puder levar, o Cartão de Respostas, bem como todo e qualquer material cedido para a execução da prova.
9.16. O gabarito oficial sedisponibilizado nos sites www.funcab.org e www.secadm.pb.gov.br no dia útil
após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (Horário local), conforme Cronograma Previsto
ANEXO II.
9.17. Os cartões de resposta estarão disponíveis no site www.funcab.org até 15(quinze) dias após a divulgação
do resultado da Prova Objetiva.
10. DA PROVA DE TÍTULOS
10.1. Serão convocados para entrega de Títulos os candidatos aos cargos de Ensino Superior aprovados na
Prova Objetiva dentro de quantitativo de 05 vezes o número de vagas.
10.2. Para efeito de posicionamento, será considerada a ordem decrescente da nota obtida na Prova Objetiva.
Em caso de empate na última posição do quantitativo definido acima, todos os empatados nesta posição serão
convocados.
10.2.1. Todos os candidatos que concorrem às vagas destinadas às pessoas com deficiência aprovados Prova
Objetiva serão convocados, mesmo que não alcancem posicionamento definido no subitem 10.1.
10.2.2. Os candidatos com deficiência que forem convocados e que não estiverem dentro do posicionamento
definido no subitem 10.1, se aprovados no Concurso Público, constarão somente na classificação à parte e
estarão concorrendo apenas às vagas destinadas às pessoas com deficiência, não constando na listagem geral,
referente às vagas de ampla concorrência.
10.3. Os títulos para análise deverão, impreterivelmente, no período definido no Cronograma Previsto
ANEXO II, ser entregues no Posto de Atendimento - ANEXO III, ou encaminhados via SEDEX à FUNCAB
Concurso Público da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba - CODATA, Caixa Postal n.º 99708
CEP: 24.020-976 – Niterói/RJ, devendo ser notificado à FUNCAB seu envio, através de mensagem encaminhada
para o correio eletrônico notificacao@funcab.org especificando nome completo do candidato, número da
Ficha de Inscrição, data de postagem e o número identificador do objeto.
10
10.3.1. Não serão aceitos documentos após o prazo de entrega. O candidato deverá guardar consigo o
protocolo de entrega para fim de comprovação em eventual necessidade.
10.4. Os títulos deverão ser apresentados por meio de cópias autenticadas em cartório, anexando formulário
próprio para entrega de títulos, disponível no site www.funcab.org, onde o candidato deverá numerar e
descrever todos os documentos que estão sendo entregues. Cada documento deverá ser numerado de acordo
com o descrito no formulário de títulos. Deverá também anexar declaração de veracidade, conforme modelo
constante no ANEXO IV.
10.4.1. Fica reservado à Comissão do Concurso ou a FUNCAB, o direito de exigir, a seu critério, a apresentação
dos documentos originais para conferência.
10.4.2. Não serão analisados os títulos que o estiverem acompanhados do formulário de entrega
devidamente preenchido ou da declaração de veracidade.
10.4.3. Após a entrega dos títulos não será permitida a complementação da documentação.
10.5. A Prova de Títulos terá caráter apenas classificatório.
10.6. Somente serão considerados os títulos que se enquadrarem nos critérios previstos neste Edital e que
sejam voltados para a área específica do cargo - habilitação.
10.7. Todos os cursos previstos para pontuação na avaliação de títulos deverão estar concluídos.
10.8. Somente serão considerados como documentos comprobatórios diplomas e certificados ou declarações
de conclusão dos cursos feitos em papel timbrado da instituição, atestando a data de conclusão, a carga
horária e a defesa da monografia/dissertação/tese, com aprovação da banca e carimbo da instituição, quando
for o caso.
10.9. Serão considerados os seguintes títulos, para efeitos do presente Concurso Público:
DISCRIMINAÇÃO
VALOR POR TÍTULO
A) Pós
-
Graduação
Stricto Sensu
Doutorado
1,5
ponto
B) Pós
-
Graduação
Stricto Sensu
Mestrado
1
,
2
ponto
C) Pós
-
Graduação
Lato Sensu
(360 horas)
Especi
alização
0,8 ponto
D) Certificações em TI 0,5 ponto
Tempo de Serviço Valor
E) Tempo de serviço prestado na função
0,2 pontos a cada ano completo até o limite de
05 (cinco) anos, prestados a partir de 1999.
10.10. Somente será pontuado um título em cada nível de titulação.
10.11. Na avaliação do tempo de serviço será considerado, estritamente, no cargo equivalente ao cargo
pleiteado.
10.12. Na contagem de pontos do tempo de serviço não serão computados os pontos que ultrapassarem o
limite estabelecido, nem períodos concomitantes.
10.12.1. Para comprovação do tempo de serviço no cargo pretendido somente será aceita a seguinte forma:
ATIVIDADE
PRESTADA
COMPROVAÇÃO
Em Órgão
Público
Documento expedido pelo Poder Federal, Estadual ou Municipal, conforme o âmb
ito da
prestação da atividade, em papel timbrado, com carimbo do órgão expedidor, datado e
assinado pelo Departamento de Pessoal/Recursos Humanos da Secretaria de
Administração ou Departamento de Pessoal/Recursos Humanos do órgão equivalente, não
sendo aceitas, sob hipótese alguma, declarações expedidas por qualquer órgão que não
especificado neste item.
Em
Empresa
Privada
Cópia da carteira de trabalho (página de identificação com foto e dados pessoais e registro
do(s) contrato(s) de trabalho). Em caso de contrato de trabalho em vigor (carteira sem
data de saída), o tempo de serviço será considerado até a data final indicada para a
entrega dos títulos.
Como
Prestador de
Serviço
Cópia do contrato de prestação de serviços e declaração da empresa ou do setor
onde
atua/atuou, em papel timbrado e com carimbo de CNPJ, data e assinatura do responsável
pela emissão da declaração, comprovando efetivo período de atuação no cargo.
11
10.13. Não será aceita comprovação de exercício profissional na qualidade de proprietário/sócio de empresa,
ou como voluntário ou estagiário.
10.14. Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras somente serão aceitos se
revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-
se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação, conforme legislação que trata da matéria.
10.15. Para os cursos de Mestrado e Doutorado exigir-se-á o certificado no qual conste à comprovação da
defesa e aprovação da dissertação/tese.
10.15.1. Os diplomas de Mestrado, Doutorado e Especialização expedidos por universidades estrangeiras
somente serão aceitos se reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos
e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior, conforme legislação que
trata da matéria.
10.15.2. Em caso de impossibilidade de apresentação do diploma, por ainda não ter sido emitido pela
Instituição de Ensino, serão aceitas, para fins de pontuação, declarações de conclusão dos cursos Mestrado e
Doutorado se o curso for concluído a partir de 01/01/2010, desde que constem do referido documento a
comprovação da defesa e aprovação da dissertação/tese.
10.16. Os cursos de especialização lato sensu deverão ser apresentados por meio de certificados
acompanhados do correspondente histórico.
10.16.1. Somente serão pontuados os cursos de especialização lato sensu iniciados após a conclusão do curso
exigido como requisito ao exercício do cargo.
10.16.2. Em caso de impossibilidade de apresentação do diploma, por ainda não ter sido emitido pela
Instituição de Ensino, será aceita, para fins de pontuação, declaração de conclusão do curso de especialização
lato sensu se o curso for concluído a partir de 01/01/2010, desde que constem do referido documento o
histórico do curso com data de conclusão e aprovação da monografia.
10.17. Para certificações exigir-se-á o documento no qual conste à comprovação da certificação, a qual deverá
ser reconhecida no mercado profissional.
10.18. A nota final dos títulos, de caráter classificatório, corresponderá à soma dos pontos obtidos pelo
candidato, variando de 0 (zero) a 05 (cinco) pontos.
10.19. As listagens com as notas dos candidatos, cujos títulos forem analisados, serão divulgadas no site
www.funcab.org, na data constante no Cronograma Previsto – ANEXO II.
11. DOS RECURSOS
11.1. O candidato poderá apresentar recurso, devidamente fundamentado, em relação a qualquer das
questões da Prova Objetiva, informando as razões pelas quais discorda do gabarito ou conteúdo da questão.
11.2. O recurso será dirigido à FUNCAB e deverá ser interposto no prazo de até 02 (dois) dias úteis após a
divulgação do gabarito oficial.
11.2.1. Admitir-se-á para cada candidato um único recurso por questão, o qual deverá ser enviado via
formulário específico disponível On-line no site www.funcab.org, que deverá ser integralmente preenchido,
sendo necessário o envio de um formulário para cada questão recorrida. O formulário estará disponível a
partir das 8h do primeiro dia até às 18h do último dia do prazo previsto no Cronograma, considerando-se o
horário local.
11.2.2. O formulário preenchido de forma incorreta, com campos em branco ou faltando informações será
automaticamente desconsiderado, não sendo encaminhado à Banca Acadêmica para avaliação.
11.3. O recurso deve conter a fundamentação das alegações comprovadas por meio de citação de artigos,
amparados pela legislação, itens, páginas de livros, nome dos autores.
11.3.1. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões da Prova
Objetiva, porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente.
11.4. A Prova Objetiva será corrigida de acordo com o novo gabarito oficial após o resultado dos recursos.
11.5. Será facultado ao candidato solicitar revisão da nota da Prova de Títulos.
11.6. O pedido de revisão deverá conter, obrigatoriamente, o nome do candidato, o número de sua inscrição e
ser encaminhado à FUNCAB, na data definida no Cronograma Previsto ANEXO II, no horário compreendido
entre 08h00min e 18h00min (horário local), via formulário disponível no site www.funcab.org.
11.7. Será indeferido liminarmente o recurso ou pedido de revisão que descumprir as determinações
constantes neste Edital; for dirigido de forma ofensiva à FUNCAB e/ou a Comissão do concurso; for
apresentado fora do prazo ou fora de contexto.
12
11.8. A Banca Examinadora constitui a última instância para recurso ou revisão, sendo soberana em suas
decisões, razão porque não caberão recursos adicionais.
11.9. As anulações de questões ou alterações de gabarito ou de notas ou resultados, resultantes das decisões
dos recursos ou pedidos de revisão deferidos, serão dados a conhecer, coletivamente, através Internet no site
www.funcab.org e afixadas no Posto de Atendimento, nas datas estabelecidas no Cronograma Previsto
ANEXO II.
12. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CONCURSO PÚBLICO
12.1. A nota final no Concurso Público para os cargos de Ensino Médio ou Curso Técnico equivalente será a
nota final da Prova Objetiva.
12.2. A nota final no Concurso Público para os cargos de Ensino Superior será a nota final da Prova Objetiva
adicionada a nota da Prova dos Títulos.
12.3. No caso de igualdade de pontuação final para classificação, após observância do disposto no
parágrafoúnico, do art. 27, da Lei 10.741, de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso), dar-se-á preferência
sucessivamente aocandidato que obtiver:
Nos cargos de Ensino Superior: Analista de Informática Especialidades: Desenvolvimento de Sistemas,
Banco de Dados, Redes, Segurança da Informação e Projetos.
a) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina de Conhecimentos Específicos;
b) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Tecnologia da Informação;
c) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Língua Portuguesa;
d) persistindo o empate, te preferência o candidato com mais idade, considerando dia, mês, ano e, se
necessário, hora e minuto do nascimento.
Nos cargos de Ensino Superior: Técnico de Administração / Finanças
a) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina de Conhecimentos Específicos;
b) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Informática Básica;
c) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Língua Portuguesa;
d) persistindo o empate, te preferência o candidato com mais idade, considerando dia, mês, ano e, se
necessário, hora e minuto do nascimento.
Nos cargos de Ensino Médio ou Curso Técnico Equivalente: Assistente de Informática, Auxiliar de
Informática.
a) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina de Conhecimentos Específicos;
b) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Língua Portuguesa;
c) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Tecnologia da Informação;
d) persistindo o empate, te preferência o candidato com mais idade, considerando dia, mês, ano e, se
necessário, hora e minuto do nascimento.
Nos cargos de Ensino Médio ou Curso Técnico Equivalente: Assistente de Administração e Finanças, Auxiliar
de Administração e Finanças.
a) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina de Conhecimentos Específicos;
b) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Língua Portuguesa;
c) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Informática Básica;
d) persistindo o empate, te preferência o candidato com mais idade, considerando dia, mês, ano e, se
necessário, hora e minuto do nascimento.
13 DISPOSIÇÕES FINAIS
13.1. Os candidatos poderão obter informações gerais referentes ao Concurso Público através do site
www.funcab.org ou pelo e-mail concursos@funcab.org ou no Posto de Atendimento - ANEXO III.
13.1.1. Não serão dadas por telefone informações a respeito de datas, locais e horários de realização das
provas e nem de resultados, gabaritos, notas, classificação, convocações ou outras quaisquer relacionadas aos
resultados provisórios ou finais das provas e do Concurso Público. O candidato deverá observar rigorosamente
os Editais e os comunicados a serem divulgados na forma definida neste Edital.
13
13.1.2. Quaisquer alterações nas regras fixadas neste Edital somente poderão ser feitas por meio de Edital de
retificação.
13.1.3. A Comissão do concurso e a Funcab não se responsabiliza por informações de qualquer natureza,
divulgados em sites de terceiros.
13.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato, acompanhar as publicações dos Editais, comunicações,
retificações e convocações referentes a este Concurso Público, durante todo o período de validade do mesmo.
13.3. Caso o candidato queira utilizar-se de qualquer direito concedido por legislação pertinente, deverá fazer
a solicitação somente na CODATA, até o último dia das inscrições, em caso de domingo ou feriado, até o
primeiro dia útil seguinte. Este período não será prorrogado em hipótese alguma, não cabendo, portanto,
acolhimento de recurso posterior relacionado a este subitem.
13.4. Os resultados finais serão divulgados na Internet nos sites www.funcab.org e www.secadm.pb.gov.br e
publicado no Diário Oficial do Estado.
13.5. O resultado final do Concurso Público será homologado pela Companhia de Processamento de Dados da
Paraíba - CODATA.
13.6. Acarretará a eliminação do candidato do Concurso Público, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a
burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital e/ou em outros Editais relativos ao
Concurso Público, nos comunicados e/ou nas instruções constantes de cada prova.
13.7. A Administração Pública reserva-se o direito de proceder às contratações, em número que atenda ao
interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e até o número de vagas
ofertadas neste Edital, das que vierem a surgir ou forem criadas por lei, dentro do prazo de validade do
Concurso Público.
13.8. A convocação para contratação será feita por meio de publicação no Diário Oficial do Estado e no site
www.codata.pb.gov.br.
13.9. O candidato convocado para contratação poderá solicitar a CODATA que seja reclassificado para o final
da lista geral dos aprovados.
13.10. O candidato que não atender à convocação para a apresentação dos requisitos citados no item 2, deste
Edital ou, que não solicitar a reclassificação para o final da lista geral dos aprovados, no prazo de 30 dias, a
partir da publicação no Diário Oficial do Estado, será automaticamente excluído do Concurso Público.
13.11. Não será fornecido ao candidato documento comprobatório de classificação em qualquer etapa do
presente Concurso Público, valendo, para esse fim, o resultado final divulgado nas formas previstas no subitem
13.4.
13.12. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço junto à FUNCAB, até o encerramento da primeira
fase do Concurso Público sob sua responsabilidade, e, após, junto à CODATA.
13.13. As legislações com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, bem como alterações em
dispositivos legais e normativos a ela posteriores, não serão objetos de avaliação nas provas do presente
Concurso Público.
13.14. O candidato aprovado no Concurso Público, quando convocado para contratação e efetivo exercício do
cargo, será submetido a Exame Médico Admissional para avaliação de sua capacidade física e mental na Junta
Médica do Estado da Paraíba, cujo caráter é eliminatório e constitui condição e pré-requisito para que se
concretize a contratação.
13.15. As ocorrências não previstas neste Edital serão resolvidas a critério exclusivo e irrecorrível da Comissão
do concurso e da FUNCAB e, em última instância administrativa, pela Assessoria Jurídica da CODATA.
13.16. Todos os cursos, requisitos para ingresso, referenciados no ANEXO I deste Edital, deverão ter o
reconhecimento e/ou sua devida autorização por órgão oficial competente.
13.17. A Comissão e a FUNCAB não se responsabilizam por quaisquer textos, apostilas, cursos, referentes a
este Concurso Público.
13.18. Os documentos produzidos e utilizados pelos candidatos em todas as etapas do Concurso Público são
de uso e propriedade exclusivos da Banca Examinadora, sendo terminantemente vedada a sua disponibilização
a terceiros ou a devolução ao candidato.
13.19. A FUNCAB e a Comissão do concurso reservam-se no direito de promover as correções que se fizerem
necessárias, em qualquer fase do presente certame ou posterior ao mesmo, em razão de atos não previstos ou
imprevisíveis.
13.20. Os candidatos aprovados que não atingiram a classificação necessária ao número de vagas previstas
neste Edital, integram a lista dos aprovados.
14
13.21. As despesas, relativas à participação em todas as fases do Concurso blico, correrão a expensas do
próprio candidato.
13.22. Integram este Edital, os seguintes Anexos:
ANEXO I – Quadro de Vagas
ANEXOII – Cronograma;
ANEXOIII – Posto de Atendimento;
ANEXO IV – Declaração de Veracidade;
ANEXO V – Atribuições dos Cargos e
ANEXO VI – Conteúdo Programático.
João Pessoa, 23 de novembro de 2012.
Comissão do Concurso Público da CODATA
Marlene Rodrigues da Silva – Presidente
Ana Beatriz Diniz Sabino Cruz – SEAD
Fabiana Maria Ismael da Costa Cunha – CODATA
Ana Maria Cabral Gondim – CODATA
Boaz Antonio de Vasconcelos Lopes – CODATA
15
ANEXO I
QUADRO DE VAGAS
ENSINO MÉDIO OU CURSO TÉCNICO EQUIVALENTE
COD
CARGO REQUISITO VAGAS
VAGAS
PARA
PCD*
CARGA
HORÁRI
A
MENSAL
SALÁRIO
BASE INICIAL
M01
ASSISTENTE DE
ADMINISTRAÇÃO E
FINANÇAS
ENSINO MÉDIO OU CURSO
TÉCNICO EQUIVALENTE
04 -- 220h R$ 676,66
M02
ASSISTENTE DE
INFORMÁTICA/
PROGRAMADOR
ENSINO MÉDIO OU CURSO
TÉCNICO EQUIVALENTE
13 01 220h R$ 890,43
M03
AUXILIAR DE
ADMINISTRAÇÃO E
FINANÇAS
ENSINO MÉDIO OU CURSO
TÉCNICO EQUIVALENTE
09 01 220h R$ 622,00
M04
AUXILIAR DE INFORMÁTICA
/ APOIO AO USUÁRIO
ENSINO MÉDIO OU CURSO
TÉCNICO EQUIVALENTE
05 -- 220h R$ 622,00
TOTAL
31
02
*Pessoas com Deficiência
ENSINO SUPERIOR COMPLETO
COD
CARGO REQUISITO VAGAS
VAGAS
PARA
PCD*
CARGA
HORÁRI
A
MENSAL
SALÁRIO
BASE INICIAL
S01
ANALISTA DE
INFORMÁTICA/
DESENVOLVIMENTO DE
SISTEMAS
ENSINO SUPERIOR
COMPLETO EM
PROCESSAMENTO DE
DADOS, OU
INFORMÁTICA, OU
TELEMÁTICA, OU
TELECOMUNICAÇÃO, OU
CIÊNCIA DA
COMPUTAÇÃO, OU
ENGENHARIA DE
COMPUTAÇÃO OU
ANÁLISE DE SISTEMAS
24 01 220h R$ 2.029,09
S02
ANALISTA DE
INFORMÁTICA/ BANCO DE
DADOS
05 -- 220h R$ 2.029,09
S03
ANALISTA DE
INFORMÁTICA/REDES
05 -- 220h R$ 2.029,09
S04
ANALISTA DE
INFORMÁTICA/SEGURANÇA
DA INFORMAÇÃO
09 01 220h R$ 2.029,09
S05
ANALISTA DE
INFORMÁTICA/PROJETOS
09 01 220h R$ 2.029,09
S06
TÉCNICO DE
ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS
ENSINO SUPERIOR
COMPLETO EM
QUALQUER FORMAÇÃO
03 -- 220h R$ 2.029,09
TOTAL
55
03
*Pessoas com Deficiência
16
ANEXO II
CRONOGRAMA PREVISTO
EVENTOS DATAS PREVISTAS
Solicitação de Isenção do valor da Inscrição
03 a 05/12/2012
Divulgação das Isenções deferidas e indeferidas
17/12/2012
Recurso contra o indeferimento da Isenção
18/12/2012
Resultado do Recurso contra o indeferimento da Isenção
27/12/2012
Período de Inscrições pela Internet
03/12/12 a 02/01/13
Último dia para pagamento do Boleto Bancário
03/01/2013
Divulgação da Relação Preliminar dos candidatos inscritos
10/01/2013
Prazo para Recursos contra o indeferimento das inscrições
11/01/2013
. Divulgação das respostas aos recursos contra o indeferimento das
inscrições
. Homologação dos Candidatos Inscritos
18/01/2013
Divulgação dos Locais da Prova Objetiva
15/02/2013
Realização da Prova Objetiva
03/03/2013
Divulgação do Gabarito da Prova Objetiva (a partir das 12h)
05/03/2013
Período para entrega dos recursos contra a Prova Objetiva 06 e 07/03/2013
. Divulgação da Resposta aos Recursos contra a Prova Objetiva
. Divulgação das Notas da Prova Objetiva
. Resultado Final para os cargos de Ensino Médio ou Curso Técnico
equivalente
21/03/2013
Convocação para entrega dos Títulos dos cargos de Ensino Superior 21/03/2013
Prazo para entrega dos Títulos 26 a 28/03/2013
Divulgação das notas dos Títulos 17/04/2013
Prazo para o pedido de revisão da nota dos Títulos 18 e 19/04/2013
Divulgação das respostas ao pedido de revisão da nota dos Títulos 26/04/2013
Divulgação do Resultado Final para os cargos de Ensino Superior 26/04/2013
17
ANEXO III
POSTO DE ATENDIMENTO
LOCAL FUNCIONAMENTO
Lyceu Paraibano - Avenida Getúlio Vargas, 450 – Sala Externa 04,
Centro - João Pessoa.
Segunda a sexta-feira (exceto feriados)
9h às 12h – 13h às 17h
ANEXO IV
DECLARAÇÃO DE VERACIDADE
Eu, ___________________________________, declaro que as informações constantes nos documentos
entregues para fins de pontuação na etapa de títulos do Concurso Público para provimento de cargos na área
da Informática do quadro de servidores da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba - CODATA são
completas, verdadeiras e corretas em todos os detalhes.
Local e data.
_____________________________________________
Assinatura
18
ANEXO V
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
ENSINO MÉDIO OU CURSO TÉCNICO EQUIVALENTE:
- ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças, contabilidade e logística;
atender fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre serviços; tratar de documentos
variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas;
executar serviços gerais de escritório.
- ASSISTENTE DE INFORMÁTICA/ PROGRAMADOR
Operar sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos,
recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registro de erros, consumo da
unidade central de processamento (CPU), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Assegurar o
funcionário do hardware e do software; garantindo a segurança das informações, por meio de cópias de
segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações
sigilosas descartadas. Operar e monitorar sistemas de comunicação de rede, preparar equipamentos e meios
de comunicação, cuidando da segurança operacional por meio de procedimentos específicos. Atender clientes
e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software; inspecionar o ambiente para segurança no
trabalho.
- AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Auxiliar nos serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças, contabilidade e
logística; atender fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre serviços; tratar de
documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios
e planilhas; executar serviços gerais de escritório.
- AUXILIAR DE INFORMÁTICA / APOIO AO USUÁRIO
Organizar a rotina de serviços e realizar entrada e transmissão de dados, operando teleimpressoras e
microcomputadores; registrar e transcrever informações; organizar documentos e informações. Orientar
usuários e os auxiliar na recuperação de dados e informações. Disponibilizar fonte de dados para usuários.
Arquivar documentos, classificando-os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los.
Prestar serviços de computação, alimentar base de dados e elaborar estatísticas. Executar tarefas relacionadas
coma elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e
preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.
ENSINO SUPERIOR:
- ANALISTA DE INFORMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, BANCO DE DADOS, REDES, SEGURANÇA
DA INFORMAÇÃO, PROJETOS
Desenvolver e implantar sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade do sistema.
Especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas,
codificando aplicativos. Administrar ambientes informatizados, elaborar documentação técnica. Estabelecer
padrões, coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisar tecnologias em
informática. Projetar soluções em tecnologia da informação, identificando problemas e oportunidades,
criando protótipos, validando novas tecnologias e projetando aplicativos em linguagem de baixo, médio e alto
nível. Implementar soluções em tecnologia da informação, gerenciar ambientes operacionais e de banco de
dados; organizar treinamentos a usuários. Administrar ambientes computacionais, definindo parâmetros de
utilização de sistemas, implantando e documentando rotinas e projetos e controlando os níveis de serviço de
sistemas operacionais, banco de dados e redes. Fornecer suporte técnico no uso de equipamentos e
programas computacionais e no desenvolvimento de ferramentas e aplicativos de apoio para usuários,
orientar na criação de banco de dados de sistemas de informações, configurar e instalar recursos e sistemas
computacionais, gerenciar a segurança do ambiente computacional.
- TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS
Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, contabilidade,
patrimônio, informações financeira e tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar
planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional.
Prestar consultoria administrativa à organização.
19
ANEXO VI
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
NÍVEL SUPERIOR
LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão de textos. Reescrita de passagens do texto. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das
letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos:
conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e
verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. Emprego dos sinais de
pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem.
Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.
INGLÊS TÉCNICO: (só para o cargo de Analista de Informática)
Interpretação de textos de manuais técnicos; gramática; substantivos; artigos; adjetivos; pronomes; verbos;
auxiliares modais; advérbios; preposições e conjunções.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: (só para o cargo de Analista de Informática)
Sistema operacional: gerência de memória; sistema de E/S, sistemas de arquivos. Lógica de programação e
estrutura de dados: algoritmos; raciocínio lógico; tipos de variáveis; expressões aritméticas, lógicas e
relacionais; comandos de atribuição; comandos de entrada e saída; estrutura condicional; estrutura de
repetição; matrizes e vetores; funções e procedimentos; arquivos; modularização e desenvolvimento TOP-
DOWN; orientação a objetos: conceitos fundamentais, princípios de programação orientada a objetos;
arquivo; registro; campo; chave primária, secundária, de acesso, de ordenação; tipos de arquivo: permanente,
de transação, intermediário; organização de arquivos; métodos de acesso arquivos; conceitos de estrutura de
dados: divisão esquemática das estruturas de dados, alocação estática, alocação dinâmica, listas lineares,
pilha, fila; estruturas hierárquicas: árvore (definição, representação, caminhamento em árvore binária,
transformação de árvore em árvore binária); implementação de hierarquias; e implementação de redes.
Segurança da informação: gestão de segurança da informação: classificação e controle de ativos de
informação, segurança de ambientes físicos e lógicos, controles de acesso, segurança de serviços terceirizados;
gestão de risco: planejamento, identificação e análise de risco, plano de continuidade de negócio; política de
segurança da informação: processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria;
sistemas de backup: tipos de backups, planos de contingência e meios de armazenamento para backups;
dispositivos de segurança de redes de computadores: firewalls, conceito de DMZ, detectores de intrusão (IDS e
IPS), proxies, NAT, sniffers; ataques a redes de computadores: prevenção e tratamento de incidentes, tipos de
ataques (spoofing, flood, DoS, DDoS, phishing); malwares: vírus de computador, cavalo de tróia, adware,
spyware, backdoors, keylogger, worm8; segurança na internet: virtual private networks, segurança em
servidores WWW, SMTP, POP, FTP e DNS. Banco de dados: fundamentos; características; funcionalidades;
modelos de bancos de dados; projeto lógico e físico de banco de dados; modelos relacionais e de entidade-
relacionamentos; linguagem SQL; sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados: ADABAS para Mainframes e
Open Systems, Oracle 10g, MS-SQL Server 7.0/2000, PostgreSQL, MySQL,; fundamentos de Datawarehouse.
Modelagem dimensional. Redes de computadores: princípios e fundamentos de comunicação de dados; meios
de transmissão; topologias de redes de computadores; arquitetura e protocolos de rede de comunicação;
modelos de referência OSI e principais padrões internacionais; arquitetura cliente-servidor; elementos de
interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores; internet;
protocolo TCP/IP. Servidores WEB / APLICAÇÃO / CONTAINERS: características, funcionalidades e
conhecimentos básicos de JBoss, Apache, Tomcat e IIS.
MATEMÁTICA FINANCEIRA: (só para o cargo Técnico em Administração/Finanças)
Juros simples. Juros Compostos. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxas nominais e efetivas. Desconto
racional simples. Desconto comercial ou bancário simples. Desconto racional composto. Desconto comercial
ou bancário composto. Fluxo de caixa uniforme. Fluxo de caixa irregular. Valor presente líquido. Taxa interna
de retorno. Sistemas de Amortização (Sistema francês “Price”, Sistema de amortização constante “SAC”,
Sistema de amortização mista “SAM”).
20
INFORMÁTICA BÁSICA: (só para o cargo Técnico em Administração/Finanças)
Ambiente operacional Windows (XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de
tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e
cópia de arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de
transferência; Configurações básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência,
segundo plano e protetor de tela; Windows Explorer. Ambiente Intranet e Internet. Conceito básico de
internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. Principais
navegadores. Ferramentas de Busca e Pesquisa. Processador de Textos. MS Office 2003/2007 - Word.
Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos.
Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor ortográfico.
Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007 - Excel.
Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e
funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Correio
Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de
endereços. Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones. Atalhos de teclado. Segurança da Informação.
Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
ANALISTA DE INFORMÁTICA – ESPECIALIDADE: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
NATURAL: Conceitos, Fundamentos e Sintaxe da Linguagem Natural. Desenvolvimento e Manutenção de
Aplicações nas Plataformas Mainframe e Open Systems; JAVA (J2EE): Conceitos, Fundamentos e Sintaxe da
Linguagem Java. Desenvolvimento de Aplicações na Plataforma J2EE. Uso de Servlets e JSP. Tomcat. Jboss.
Eclipse. Controle de versões: CVS. UML: conceitos, fundamentos e sintaxe da UML. ANÁLISE E PROJETO DE
SISTEMAS: engenharia de software: evolução; características; ciclos de vida; metodologias; técnicas de
especificação; plano de projeto: recursos; métricas de produtividade e qualidade; estimativas; técnicas de
decomposição; modelos de estimativas; cronogramas; aquisição de software; metodologias de
desenvolvimento de sistemas: Análise essencial, Análise Estruturada e Análise orientada a objetos; análise de
sistemas: análise de requisitos; princípios de análise; conceitos, metodologias, arquiteturas, técnicas, fases,
ferramentas, diagramas e notações da análise orientada a objetos, análise estruturada, engenharia da
informação e análise essencial, prototipação; projeto de software: fundamentos; processo; arquitetura de
software; estrutura de programas; estrutura de dados; conceitos, metodologias, técnicas, fases, ferramentas,
diagramas e notações de projeto modular, projeto orientado a fluxos de dados, projeto orientado a estruturas
de dados e projeto orientado a objetos; linguagens: características; fundamentos; gerações; estilos de
codificação; eficiência; algoritmos; lógica de programação; tipos de dados; expressões; estruturas de controle
e repetição; pseudocódigo; fluxogramas; estruturas de dados homogêneas e heterogêneas; representação e
manipulação de matrizes, listas, filas, pilhas e árvores; teste de software: fundamentos; técnicas; teste da
caixa branca; teste da caixa preta; teste de loops; verificações; validações; teste de unidades; teste de
integração; teste de validação; teste do sistema; Debugging.
ANALISTA DE INFORMÁTICA – ESPECIALIDADE: BANCO DE DADOS
Banco de dados: conceitos básicos de banco de dados: esquema, campos, registros, índices, relacionamentos,
transação, triggers, stored procedures, tipos de banco de dados, modelo conceitual, modelo entidade x
relacionamento, normalização de dados: conceitos, primeira, segunda e terceira formas normais. DML:
Linguagem de manipulação de DADOS. DDL: Linguagem de Definição de Dados. Banco de dados distribuídos.
Datawarehouse. Business Intelligence, Data Mining, OLAP e ERP. Administração de Banco de Dados
Relacionais: projeto e implantação de SGBDs relacionais. Administração de usuários e perfis de acesso.
Controle de proteção, integridade, concorrência e bloqueio de transações. Backup e restauração de dados.
Tolerância a falhas e continuidade de operação. Monitoração e otimização de desempenho. Adabas:
fundamentos, administração e configuração. Performance e detecção de problemas, DDM´s, linguagem
Natural, nas Plataformas Mainframe e Open Systems; Oracle: fundamentos, instalação, administração e
configuração. Performance e detecção de problemas, Procedures, Packages, Functions, Triggers, Views,
Materialized views, Jobs e Sequences, linguagens Oracle OID. Postgree/SQL Server: fundamentos, instalação,
administração e configuração. Performance e detecção de problemas. MySql: fundamentos, instalação,
administração e configuração. Performance e detecção de problemas.
21
ANALISTA DE INFORMÁTICA – ESPECIALIDADE: REDES
REDES DE COMUNICAÇÃO - Redes de computadores: princípios e fundamentos de comunicação de dados;
Meios de transmissão. Técnicas básicas de comunicação. Técnicas de comutação de circuitos, pacotes e
células. Topologias de redes de computadores; Arquitetura e protocolos de redes de comunicação. Modelo de
referência OSI e principais padrões internacionais. Arquitetura cliente-servidor. Tecnologias de redes locais
Ethernet/Fast, Ethernet/Gigabit, Ethernet. Fibras ópticas: fundamentos, padrões 1000BaseSX e 1000BaseLX.
Redes sem fio (wireless). Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores,
bridges, switches, roteadores). Qualidade de serviço (QoS), serviços diferenciados e serviços integrados. Redes
de longa distância. Redes Frame-Relay, DSL e MPLS. Internet. Protocolo TCP/IP. Conceitos e configuração de
serviços de Nomes de Domínios (DNS), HTTP, SSL, NTP, SSH, TELNET, FTP, DHCP, SMTP, POP, IMAP. Proxy
cache. Proxy reverso. NAT. Redes Virtuais. Conceito de VPN e VLAN. GERÊNCIA DE REDES - Protocolo SNMP.
Conceitos de MIB. MIB II e MIBs proprietárias. Serviços de gerenciamento de rede (NMS). RMON. Gerência de
falha, de capacidade e de mudança. Conhecimento de ferramentas para administração, análise de
desempenho, inventário e tunning de sistemas aplicativos. ROTEAMENTO - Encaminhamento de pacotes.
Tipos de protocolos de roteamento. Rotas estáticas e dinâmicas. Routing Information Protocol (RIP). Open SPF
(OSPF); Sistemas Autônomos (AS); BGP; Estratégias de roteamento. SISTEMAS OPERACIONAIS - Instalação,
customização, administração, operação e suporte em ambiente Linux, Windows 2003 Server, Windows 2008
Server e Virtualização. Programação de scripts Shell; Fundamentos: Sistemas de arquivos; Gerência de E/S;
Gerência de processador. "Multithreading". Comunicação entre processos. Gerência de memória. Swapping;
Memória virtual. Monitoramento e logging. Performance e detecção de problemas. Serviços de diretório,
padrão X.500 e LDAP. Segurança em sistemas operacionais.
ANALISTA DE INFORMÁTICA – ESPECIALIDADE: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Segurança da informação: conceitos de segurança da informação. Classificação da informação. Análise e
gerenciamento de riscos. Ameaça. Tipos de ataques e vulnerabilidade. Ataques e proteções relativos a
hardware, sistemas operacionais, aplicações, bancos de dados e redes. Antivírus, firewalls, DMZ, proxies, IDS.
Conceitos de ERP.
ANALISTA DE INFORMÁTICA – ESPECIALIDADE: PROJETOS
Gerência da Tecnologia da Informação: gerenciamento de projetos baseado no PMBOK, planejamento,
acompanhamento e controle, ferramentas de gerenciamento projetos, gerência de escopo, estrutura de
decomposição de trabalho, gerência de prazos, gerência de custos, gerência de qualidade, gerência de RH,
gerência de risco, governança em TI ITIL e COBIT 4.0. Processos de Desenvolvimento de Software: Processo
Unificado (UP), processos ágeis, Extreme Programming (XP), Scrum. Conceitos Básicos de Programação para a
WEB: HTML, XML, XHTML e CSS. Conceitos ECM, BPM e BPEL.
TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO / FINANÇAS
ADMINISTRAÇÃO: Princípios fundamentais e funções do administrador, Processo administrativo. Processo
decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Modelos de
organização. Projeto organizacional. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Conceitos
básicos de administração de projetos. Princípios fundamentais de administração de projetos. Administração de
Material planejamento, aquisição, armazenamento e controle. Controle de bens patrimoniais, classificação,
inventário e movimentação de bens patrimoniais. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O papel do Estado voltado para
a regulação, funções e características das agências reguladoras e agências executivas. Estrutura administrativa:
Princípios básicos. Poderes e deveres do administrador público. Organização administrativa brasileira
(Constituição Federal 1988 art. 37 a 38). Bens públicos: Conceito e classificação dos bens públicos.
Administração, utilização e alienação de bens públicos. Aquisição de bens pela administração. Elaboração de
especificações de termo de referência e projetos básicos para contratação de obras e serviços. Licitações e
contratos da Administração Pública. Lei 8666/1993 e suas alterações. Lei 10520/2002 pregão. Decreto
nº 5450/2005 – pregão eletrônico. Modalidades de contratos administrativos. O sistema de registro de preços
– Decreto nº 3931/2001. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: Preceitos constitucionais – Constituição
Federal de 1988 (Título III – Capítulo VII – Seção II). Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Rotina Trabalhista
e Previdenciária. Desenvolvimento de Recursos Humanos: treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Avaliação de desempenho: objetivos, responsabilidade e características. ORÇAMENTO E CONTABILIDADE
PÚBLICA: Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao setor Público - Conceito e campo de atuação.
22
Execução Orçamentária da receita pública - Conceito, previsão, lançamento, cobrança, arrecadação e
recolhimento, receita vinculada, programação financeira. Execução Orçamentária da despesa pública -
Conceito, fixação, reserva, empenho, liquidação e pagamento, créditos adicionais suplementares, especial e
extraordinário, restos a pagar, despesa de exercício anterior. Sistema Financeiro - as disponibilidades e o
realizável, dívida flutuante, receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias, aplicações financeiras,
operações de crédito por antecipação da receita (ARO), baixa e incorporação de valores financeiros. Sistema
Patrimonial bens, participações, operações de crédito e de compensação na Administração blica. vida
Pública escrituração contábil da constituição, do ajustamento e do resgate da dívida pública. Princípios
orçamentários. Leis orçamentárias. Receitas e despesas públicas. Plano de contas aplicado ao setor público.
Contabilização das transações do setor público. Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.
Transparência, controle e fiscalização. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Lei de
Responsabilidade Fiscal (101/2000). Lei 4320/64. Plano Plurianual PPA. Lei de Diretrizes Orçamentárias
LDO. Lei do Orçamento Anual LOA. CONTABILIDADE GERAL: Contabilidade conceito e campo de aplicação.
Atos e Fatos Contábeis e Administrativos. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Estrutura Conceitual para
Elaboração e Divulgação de relatório Contábil Financeiro. Avaliação de estoques. Avaliação do imobilizado e
teste de redução ao valor recuperável (impaiment test). Ativo intangível. Elaboração e apresentação das
demonstrações contábeis. Análise das Demonstrações Contábeis: índices de liquidez e rotatividade. Análises
Horizontal e Vertical. Escrituração Contábil. Teoria das Contas. Critérios de Avaliação dos Componentes
Patrimoniais. Lei das S/A nº 6404/1976 e alterações.
NÍVEL MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão de textos. Reescrita de passagens do texto. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das
letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos:
conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal
e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Emprego dos sinais de pontuação.
Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Coletivos.
Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.
INGLÊS TÉCNICO: (só para os cargos de Assistente de Informática e Auxiliar de Informática)
Interpretação de textos de manuais técnicos; gramática; substantivos; artigos; adjetivos; pronomes; verbos;
auxiliares modais; advérbios; preposições e conjunções.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: (só para os cargos de Assistente de Informática e Auxiliar de Informática)
Sistema operacional: gerência de memória; sistema de E/S, sistemas de arquivos. Lógica de programação e
estrutura de dados: algoritmos; raciocínio lógico; tipos de variáveis; expressões aritméticas, lógicas e
relacionais; comandos de atribuição; comandos de entrada e saída; estrutura condicional; estrutura de
repetição; matrizes e vetores; funções e procedimentos; arquivos; modularização e desenvolvimento TOP-
DOWN; orientação a objetos: conceitos fundamentais, princípios de programação orientada a objetos;
arquivo; registro; campo; chave primária, secundária, de acesso, de ordenação; tipos de arquivo: permanente,
de transação, intermediário; organização de arquivos; métodos de acesso arquivos; conceitos de estrutura de
dados: divisão esquemática das estruturas de dados, alocação estática, alocação dinâmica, listas lineares,
pilha, fila; estruturas hierárquicas: árvore (definição, representação, caminhamento em árvore binária,
transformação de árvore em árvore binária); implementaçãode hierarquias; e implementação de redes. Banco
de dados: fundamentos; características; funcionalidades; modelos de bancos de dados; projeto lógico e físico
de banco de dados; modelos relacionais e de entidade-relacionamentos; linguagem SQL; sistemas
Gerenciadores de Bancos de Dados: Oracle 9i, MS-SQL Server 7.0/2000, PostgreSQL, MySQL; fundamentos de
Datawarehouse. Modelagem dimensional.
MATEMÁTICA FINANCEIRA: (só para os cargos Assistente de Administração e Finanças, Auxiliar de
Administração e Finanças)
Porcentagens, capitalização simples, capitalização composta, desconto simples. Noções sobre inflação. Taxas
de juros: nominal, equivalente, real e efetiva. Introdução aos pagamentos parcelados.
23
INFORMÁTICA BÁSICA: (só para os cargos Assistente de Administração e Finanças, Auxiliar de Administração
e Finanças)
Ambiente operacional Windows (XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de
tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e
cópia de arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de
transferência; Configurações básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência,
segundo plano e protetor de tela; Windows Explorer. Ambiente Intranet e Internet. Conceito básico de
internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. Principais
navegadores. Ferramentas de Busca e Pesquisa. Processador de Textos. MS Office 2003/2007 - Word.
Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos.
Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor ortográfico.
Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007 - Excel.
Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e
funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Correio
Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de
endereços. Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones. Atalhos de teclado. Segurança da Informação.
Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
ASSISTENTE DE INFORMÁTICA
Servidores WEB / Aplicação / Containers: características, funcionalidades e conhecimentos básicos de JBoss,
Apache, Tomcat e IIS. REDES DE COMUNICAÇÂO - Redes de computadores: princípios e fundamentos de
comunicação de dados; Meios de transmissão. Topologias de redes de computadores; Arquitetura e
protocolos de redes de comunicação. Modelo de referência OSI e principais padrões internacionais.
Arquitetura cliente-servidor; Tecnologias de redes locais Ethernet/Fast, Ethernet/Gigabit, Ethernet; Fibras
ópticas: fundamentos, padrões 1000BaseSX e 1000BaseLX; Redes sem fio (wireless); Elementos de
interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores); Redes
de longa distância. Redes Frame-Relay e DSL; Internet. Protocolo TCP/IP. Conceitos de serviços de Nomes de
Domínios (DNS), HTTP, SSL, SSH, FTP, DHCP, SMTP; Proxy cache. Proxy reverso. NAT; Conceito de VPN.
GERÊNCIA DE REDES: Protocolo SNMP. Conceitos de MIB. Serviços de gerenciamento de rede (NMS).
ROTEAMENTO: Encaminhamento de pacotes. Tipos de protocolos de roteamento; Rotas estáticas e dinâmicas;
SISTEMAS OPERACIONAIS: Operação e suporte em ambiente Linux e Windows 2003 Server, Programação de
scripts Shell; Fundamentos: Sistemas de arquivos; Gerência de dispositivos; Gerência de memória. Swapping;
Memória virtual; Monitoramento e logging; Performance e detecção de problemas; Virtualização de
servidores.
AUXILIAR DE INFORMÁTICA
Ambientes operacionais: Microsoft Windows 2003/XP/2000/9x: conceitos, estruturas, utilitários, comandos,
configuração e instalação, virtualização, sistema de arquivos, armazenamento distribuído, RAID, rede de
armazenamento (SAN), servidores de armazenamento (NAS), serviços de diretório Microsoft Active Directory
(AD), servidores Web Internet Information Services (IIS). Redes de Computadores: arquitetura OSI da ISO,
TCP/IP, HTTP e HTTPS.
ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos
pronomes de tratamento, ofícios, memorandos, requerimentos, pareceres e outras correspondências. Noções
de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de
documentos, cadastro, tipos de arquivos, organização e administração de arquivos, técnicas modernas.
Atividades de Protocolo e Registro: Serviço de protocolo e arquivo: tipos de arquivo, acessórios do
arquivo, fases do arquivamento: técnicas, sistemas e métodos. Expedição de
correspondência: registro e encaminhamento. Administração de material: aquisição, cadastros, registros,
controle e movimentação de estoques, armazenamento, transporte, reposição, segurança. Desenvolvimento
de Recursos Humanos: treinamento e desenvolvimento de pessoal. Rotina Trabalhista e Previdenciária. Ética
no exercício profissional: a imagem da organização, imagem profissional, sigilo e postura. Contabilidade Geral:
24
Princípios Fundamentais, Conceito, Objeto, Finalidade, Campo de aplicação. Patrimônio. Situação Líquida.
Plano de Contas. Escrituração Contábil. Despesa e Receitas. Fatos Administrativos. Operações com
Mercadorias. Operações Contábeis. Tributos: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ISS e INSS. Análise das demonstrações
financeiras. Análise de balanço. Indicadores econômico-financeiros. Sistemas de custeamento: custo real,
custo padrão, custos orçados ou estimados. Custeio direto ou variável. Custeio por absorção. Custeio baseado
em atividades (ABC). Formação de preços de venda. Poder público: Autarquias; Sociedades de economia
mista; Empresa pública; Fundações. Bens públicos: Conceito e classificação dos bens públicos. Administração,
utilização e alienação de bens públicos. Lei no 4.320/64. Princípios orçamentários: Fases do orçamento. Plano
Plurianual. Lei de Diretrizes Orçamentárias. Orçamento Anual. Aquisição de bens pela administração.
Elaboração de especificações de termo de referência e projetos básicos para contratação de obras e serviços.
Licitações e contratos da Administração Pública. Lei 8666/1993. Lei nº 10520/2002 pregão. Decreto
5450/2005 pregão eletrônico. O sistema de registro de preços Decreto 3931/2001. Contrato
administrativo: conceito, formalização, alterações, execução, inexecução e rescisão.
AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos
pronomes de tratamento, ofícios, memorandos, requerimentos, pareceres e outras correspondências.
Comunicação. Manuais, regulamentos, normas organizacionais. Arquivo: tipos de arquivo, acessórios do
arquivo, fases do arquivamento: cnicas, sistemas e métodos. Protocolo: recepção, classificação, registro e
distribuição de documentos. Expedição de correspondência: registro e encaminhamento. Recepção:
informações, encaminhamento, atendimento à clientes, registro, manuseio e transmissão de informações.
Relacionamento interpessoal: a importância do autoconhecimento, as diferenças individuais, temperamento,
caráter, personalidade, superação de conflitos no relacionamento, capacidade de empatia. Ética no exercício
profissional: a imagem da organização, imagem profissional, sigilo e postura. Administração de material:
aquisição, cadastros, registros, controle e movimentação de estoques, armazenamento, transporte, reposição,
segurança. Contabilidade Geral: Princípios Fundamentais, Conceito, Objeto, Finalidade, Campo de aplicação.
Patrimônio. Situação Líquida. Plano de Contas. Escrituração Contábil. Desenvolvimento de Recursos
Humanos: treinamento e desenvolvimento de pessoal. Rotina Trabalhista e Previdenciária. Poder blico:
Autarquias; Sociedades de economia mista; Empresa pública; Fundações. Princípios orçamentários. Fases do
orçamento. Plano Plurianual. Lei de Diretrizes Orçamentárias. Orçamento Anual. Lei no 4.320/64. Licitação -
Conceitos. Finalidades. Princípios. Objeto. Obrigatoriedade. Dispensa. Inexigibilidade. Pregão Eletrônico.