Edital do Concurso Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT SC) 2006

Esfera: Federal

Visualizaçao do Edital do Concurso

Ministério das Comunicações
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Diretoria Regional de Santa Catarina
Edital de Concurso Público N.º 100/2006
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT torna público que realizará Concurso
Público, por intermédio de sua Diretoria Regional de Santa Catarina, para provimento dos
cargos de Operador de Triagem e Transbordo I, Técnico de Atendimento em Vendas Júnior e
Técnico Operacional Júnior e formação de cadastro reserva de aprovados durante o seu período
de validade, mediante regras e condições contidas neste Edital.
1. DO EMPREGO
Os candidatos, aprovados em todas as fases da seleção, serão chamados a assinar contrato
individual de trabalho com a ECT, de acordo com a classificação obtida e com as necessidades
da Empresa, o qual reger-se-á pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT,
inclusive no que diz respeito ao Contrato de Experiência e à rescisão do Contrato de Trabalho,
sujeitando-se às normas internas e ao Plano de Carreiras, Cargos e Salários da ECT.
1.1. Jornada de trabalho: 44 (quarenta e quatro) horas semanais, com atividades de segunda-feira
a sábado, podendo ocorrer escala de revezamento nos domingos e feriados, bem como no horário
noturno, obedecidas as normas legais que disciplinam o assunto, exceção feita às categorias
profissionais diferenciadas.
1.2. Desempenhos esperados dos profissionais: Conhecimento e domínio dos procedimentos e/ou
técnicas de execução de seu trabalho, realizando suas tarefas com interesse, qualidade, dedicação
e responsabilidade; relacionamento interpessoal adequado com a sua equipe de trabalho e com os
clientes, criando um clima de colaboração e de respeito; capacidade para executar suas tarefas
com precisão, rapidez e organização; pontualidade; capacidade para identificar as interfaces de
seu cargo e o impacto do seu desempenho no resultado de sua unidade e da organização; entre
outros.
2. BENEFÍCIOS OFERECIDOS
2.1. Aos empregados serão oferecidos auxílio-alimentação, vale-transporte e assistência médica e
odontológica ambulatorial extensiva aos seus dependentes legais. Após o período de experiência,
farão jus à assistência médica e odontológica compartilhada, extensiva aos seus dependentes
legais, em ambulatórios próprios e em rede de credenciados.
2.2. Os benefícios auxílio-alimentação e assistência médica estão condicionados à previsão no
Acordo Coletivo de Trabalho vigente e aos critérios estabelecidos pelas normas internas da ECT.
2.3. Aos admitidos será possibilitada a adesão ao Plano de Previdência Complementar por
intermédio do Instituto de Seguridade Social dos Correios - POSTALIS.
3. DOS CARGOS
3.1. Cargo: Operador de Triagem e Transbordo I
3.1.1. Requisitos Exigidos: Ensino Médio completo.
3.1.2. Salário: R$ 479,98
3.1.3. Sumário das atribuições do cargo: Triagem de objetos postais, recebimento, conferência e
expedição de malas e objetos postais; paletização, carregamento e descarregamento de malas e
objetos postais de aeronaves; deslocar e arrumar cargas em geral manobrando máquinas
transportadoras.
3.1.4. Particularidades do cargo: a atividade do Operador de Triagem e Transbordo I envolve o
levantamento de até 30 Kg em atividades repetitivas; permanência em pé e agachamentos por
longos períodos e constante movimentação de punhos e braços.
3.2.Cargo: Técnico Operacional Júnior
3.2.1.Requisitos Exigidos: Ensino Médio completo
- Conhecimento em microinformática (Windows, Word, Excell, Internet)
3.2.2. Curso de Formação: Curso de Técnico Operacional nível júnior ministrado pela ECT
3.2.3. Salário Admissional: R$ 1.047,74
3.2.4. Sumário das atribuições do cargo: Coordenar, supervisionar, orientar e executar estudos de
elaboração de programas operacionais em geral; efetuar vendas e exposições de selos e demais
peças filatélicas; supervisionar o serviço de telegramas recebidos e a transmitir; distribuir e
coordenar os serviços executivos de atendimento aos usuários; reexaminar o distritamento local e
propor as modificações cabíveis; participar de trabalhos de inspeção e outras atividades correlatas
ao cargo.
3.2.5 Desempenhos esperados do profissional na execução das tarefas inerentes ao cargo:
Capacidade para perceber as tendências atuais, bem como o impacto sobre a realidade da ECT;
percepção da influência do mercado no negócio da empresa; visão de futuro não se prendendo a
paradigmas do passado e rotinas; empreendedor; capacidade para expressar idéias com clareza,
objetividade e discernimento por escrito ou oralmente; capacidade de interagir com sua equipe de
trabalho, fornecedores e clientes; Dominar e aplicar os conhecimentos e práticas necessários a
execução de suas atividades levando em consideração a aplicação da Legislação Postal;
atualização técnica e busca de novas idéias ou métodos para obter os resultados; facilidade de
interagir entre as pessoas evitando conflitos e cooperando para atingir objetivos; facilidade de
identificar os problemas, buscar as soluções, priorizando os métodos e ações a serem
implementados; empenho para o alcance dos objetivos e resultados de sua unidade de trabalho,
levando em consideração princípios éticos e profissionais, dentre outros.
3.3. Cargo: Técnico em Atendimento e Vendas Júnior
3.3.1. Requisitos Exigidos: Ensino Médio completo
- Conhecimento em micro informática (Windows, Word, Excel e Internet)
3.3.2. Curso de Formação: Curso de Técnico em Atendimento e Vendas nível júnior ministrado
pela ECT.
3.3.3. Salário Admissional: R$ 1.047,74
3.3.4. Sumário das atribuições do cargo: Coordenar, orientar e executar os serviços de
atendimento ao usuário de tráfego postal, de distribuição e recolhimento de objetos de
correspondência e malote; atender grandes usuários; participar e/ou elaborar projetos de criação e
de desenvolvimento de produtos e serviços; planejar e realizar visitas a clientes, promovendo
produtos e serviços comercializados pela Empresa e outras atividades relacionadas ao cargo.
3.3.5. Desempenhos esperados do profissional na execução das tarefas inerentes ao cargo:
Capacidade para aplicar em suas atividades conhecimentos de marketing focados no cliente;
capacidade para buscar novas oportunidades de negócio para a empresa; perceber as tendências
atuais e a influência do mercado no desenvolvimento da força de venda da empresa; capacidade
para discernir o cenário mercadológico com vistas a desenvolver a força de vendas dos produtos e
serviços da empresa utilizando marketing, merchandising, atendimento atacado e a varejo,
conquistando novos clientes e mantendo os já existentes; ser empreendedor; capacidade para
expressar idéias com clareza, objetividade e discernimento por escrito ou oralmente; capacidade
de interagir com sua equipe de trabalho; empenho para o alcance dos objetivos e resultados de sua
unidade de trabalho, levando em consideração princípios éticos profissionais, dentre outros.
4. LOCALIDADES OBJETO DO CONCURSO:
4.1. Cidade/Região/microrregião: Anexo I
4.2. Cidades jurisdicionadas: Anexo I
4.3. Nº de vagas: Anexo I
5. REQUISITOS BÁSICOS PARA INGRESSO NO CARGO
5.1.Ter sido aprovado no concurso público, na forma estabelecida neste Edital.
5.2.Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar
amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo
de direitos políticos, nos termos do § 1.º, artigo 12, da Constituição Federal.
5.3. Possuir, na data da contratação, certificado/diploma do ensino de nível médio, técnico ou
superior em nível de graduação, de acordo com o cargo, em instituição de ensino público ou
privado, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação-MEC.
5.4.Estar em dia com as obrigações eleitorais.
5.5. Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
5.6.Ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação.
5.7.Ter aptidão física e mental para o pleno exercício das atribuições do cargo.
5.8. Não ter sido demitido por justa causa por ato de improbidade ou exonerado a bem do serviço
público, nos últimos 5 anos.
5.9. Apresentar outros documentos comprobatórios dos requisitos exigidos, na época da
contratação, em conformidade com os termos deste Edital.
6. INSCRIÇÕES
6.1.Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que
preenche todos os requisitos exigidos para o ingresso no cargo.
6.2. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das regras e condições
estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas contidas nos comunicados e em outros
editais pertinentes ao presente Concurso Público que porventura venham a ser publicados, das
quais não poderá alegar desconhecimento.
6.3. Período de 10/04 a 20/04/2006, exceto aos domingos e feriados.
6.4. Horário: O de atendimento das Agências de Correios, não havendo atendimento fora do
horário estabelecido.
6.5. Local: Agência (Anexo I)
6.6. Taxa de Inscrição:
6.6.1. Operador de Triagem e Transbordo I – R$ 17,00
6.6.2. Técnico de Atendimento em Vendas Júnior e Técnico Operacional Júnior – R$ 25,00
6.7. Documentação exigida:
a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida em modelo a ser fornecido no local da inscrição, na
qual o candidato formalizará sua opção para concorrer, exclusivamente, às vagas destinadas ao
cargo de sua escolha, durante o prazo de validade deste Concurso Público, na qual prestará todas
as informações solicitadas, expressando sua concordância em aceitar as condições do presente
Concurso Público e as que vierem a se estabelecer, sob as penas da lei.
b) Comprovação do pagamento da taxa de inscrição, a título de ressarcimento de despesas com
materiais e serviços do Concurso, a ser paga no local indicado no ato da inscrição;
c) Cédula oficial de identidade.
6.8.A Ficha de Inscrição deverá ser entregue no local de inscrição, onde será emitido o respectivo
comprovante.
6.8.1.O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos
locais de realização das provas.
6.9. O candidato deverá efetuar uma única inscrição no concurso.
6.10. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes da Ficha de Inscrição, bem como a
apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição e a
anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, ficando o candidato sujeito às
penalidades legais.
6.11. São vedadas a isenção total ou parcial e a devolução da taxa de inscrição, salvo em caso de
cancelamento do certame por conveniência ou interesse da ECT.
6.12. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
6.13. Será considerada nula a inscrição, se o cheque utilizado para o pagamento da taxa for
devolvido por qualquer motivo.
7. INSCRIÇÃO POR PROCURAÇÃO
7.1. Será permitida a inscrição por procuração, mediante entrega do respectivo mandato,
acompanhado de cópia do documento de identidade do candidato e apresentação do documento
de identidade do procurador. Para cada candidato, deverá ser apresentada uma
procuração(original), que ficará retida.
7.2. O candidato ou seu procurador são os únicos responsáveis pelas informações prestadas na
Ficha de Inscrição. A ECT e/ou entidade contratada pela ECT para realização deste certame não
se responsabilizarão por informações e endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo
candidato ou seu procurador.
7.3. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações
prestadas por seu procurador na Ficha de Inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais
erros de seu representante quando do seu preenchimento.
7.4. Depois de efetuada a inscrição, o respectivo comprovante será entregue ao procurador.
8. CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
8.1. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso
Público, desde que as atribuições do cargo pretendido não sejam incompatíveis com a deficiência
de que são portadoras, e a elas serão reservados 10% (dez por cento) do total das vagas
oferecidas, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Decreto 3.298, de
20.12.99.
8.1.1. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrarem nas
categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto 3.298/99.
8.2. No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá declarar, na Ficha de
Inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando Laudo Médico atestando
a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência. Este
Laudo será retido e ficará anexado à Ficha de Inscrição. Caso o candidato não anexe o laudo
médico, não será considerado como portador de deficiência apto para concorrer às vagas
reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição. O Laudo também deverá
ser apresentado quando dos exames pré-admissionais, no caso do candidato ser aprovado e
convocado.
8.2.1. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição,
não poderá interpor recurso em favor de sua situação.
8.3. Quando da convocação para o pré-admissional, será eliminado da lista de portadores de
deficiência o candidato cuja deficiência, assinalada na Ficha de Inscrição, não se confirme.
8.4. O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para a realização das
provas deverá requerê-lo, no prazo citado no subitem 9.1, com justificativa acompanhada de
parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.
8.5. As solicitações de condições especiais, bem como de recursos especiais, serão atendidas
obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade.
8.6. Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de
correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.
8.7. Os candidatos aprovados no Concurso Público serão submetidos a exames médicos e
complementares, que irão avaliar a sua condição física e mental.
8.8. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, estas
serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.
8.9. As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no
Decreto 3.298/99, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais
candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e aos critérios de aprovação, ao
horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais
candidatos.
8.10. Os candidatos que no ato da inscrição se declararem portadores de deficiência, se aprovados
no Concurso Público, terão seus nomes publicados na lista geral dos aprovados e em lista à parte.
8.11. Os portadores de deficiência, em razão da necessária igualdade de condições, concorrerão a
todas as vagas deste Edital, sendo reservado, no mínimo, o percentual de 10% em face da
classificação obtida.
9. REALIZAÇÃO DAS PROVAS
9.1. Caso haja necessidade de condições especiais para se submeter às provas e demais exames
previstos neste Edital, o candidato portador de deficiência, ou não, deverá solicitá-las por escrito,
à Gerência de Recursos Humanos/DR/Santa Catarina, situada à Praça XV de novembro, 242 – 2º
andar, sala 206 – Florianópolis/SC, até o quinto dia útil após o encerramento das inscrições,
indicando claramente quais os recursos especiais necessários.
9.2. As provas serão realizadas no dia 04/06/2006 às 14 horas, em locais que serão divulgados
posteriormente, através do Diário Oficial da União e do site www.correios.com.br.
9.3. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o
comparecimento no horário determinado.
9.4. A ECT providenciará, como complemento às informações citadas no subitem 9.2, o envio de
comunicação pessoal dirigida ao candidato, informando a data, o local e o horário de realização
das provas.
9.5. A comunicação complementar dirigida ao candidato, se extraviada ou por qualquer motivo
não for recebida pelo candidato, não desobriga o candidato do dever de observar os editais a
serem publicados, consoante dispõe o subitem 9.2. deste Edital.
9.6. Não serão aceitos pedidos de alteração de cidade onde o candidato deverá fazer as provas,
bem como da localidade de opção para cujas vagas concorrerá.
9.7. O ingresso do candidato na sala onde se realizarão as provas só será permitido no horário
estabelecido, mediante a apresentação do Comprovante de Inscrição e de Documento de
Identidade Oficial (original), preferencialmente o usado na inscrição.
9.7.1. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos
Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos
de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional
(ordens, conselhos, etc); Passaporte; Certificado de Reservista; Carteiras Funcionais do
Ministério Público; Carteiras Funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham
como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo novo
com foto).
9.7.2. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas,
documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar
documento que ateste o registro da ocorrência com data de validade atualizada, bem como um
outro documento oficial que o identifique.
9.7.3. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, títulos
eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem
valor de identidade, documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados, cópias e
protocolos.
9.7.4. O candidato que não apresentar documento de identidade oficial original, na forma definida
no subitem 9.7.1 deste Edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do
Concurso Público.
9.7.5. Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do local, cidade, data e horário
determinados.
9.7.6. Será excluído deste Concurso Público o candidato que faltar, chegar atrasado à prova, ou
que, durante a sua realização, for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com
pessoas estranhas, oralmente, por escrito ou através de equipamentos eletrônicos, ou, ainda, que
venha a tumultuar a realização das provas, podendo responder legalmente pelos atos ilícitos
praticados.
9.7.7. Não será permitido ao candidato entrar ou permanecer com aparelhos eletrônicos (bip,
telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop,
receptor, gravador etc.). Caso o candidato leve algum aparelho eletrônico, este deverá ser
recolhido à Coordenação e devolvido ao final das provas. O descumprimento da presente
instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tal ato como tentativa de
fraude.
9.7.7.1. É expressamente proibido ao candidato entrar ou permanecer com armas no local de
realização das provas. Caso o candidato detenha o porte legal de arma, este deverá ser orientado a
recolhê-la à Coordenação, a qual lhe será devolvida ao término das provas.
9.7.8. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos
nem a utilização de máquinas calculadoras ou similares, anotações, impressos, livros ou qualquer
outro material de consulta.
9.7.9. Não será permitida a entrada de candidatos após o início das provas.
9.7.10. O candidato não poderá ausentar-se da sala de realização das provas, sem
acompanhamento de fiscal, após ter assinado a lista de presença.
9.7.11. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com, no mínimo, 30
minutos de antecedência, portando lápis preto nº 2, borracha e caneta esferográfica azul ou preta,
e só poderá ausentar-se do recinto de provas, depois de decorrida 1 (uma) hora do início das
mesmas.
9.7.11.1. O candidato somente poderá levar consigo o caderno de questões, após o final das
provas.
9.7.12. Não haverá segunda chamada para as provas. O não-comparecimento a quaisquer das
provas resultará na eliminação automática do candidato.
9.7.13. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das
provas em virtude de afastamento de candidato da sala de provas.
9.7.14. As provas objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico.
9.7.15. As respostas das provas objetivas deverão ser transcritas para a Folha de Respostas, que é
o único documento válido para correção eletrônica. Em nenhuma hipótese haverá substituição da
Folha de Respostas, sendo da responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de
marcações feitas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legível.
9.7.16. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de
aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das
provas e/ou aos critérios de avaliação.
9.7.17. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá
levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável
pela guarda da criança.
9.7.18. Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que,
durante a realização de qualquer uma das provas:
a) usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;
b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas;
c) utilizar-se de régua de cálculo, livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar,
dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos, telefone celular,
gravador, receptor e/ou pagers e/ou comunicar-se com outro candidato;
d) faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas,
com as autoridades presentes e/ou com candidatos;
e) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua
realização;
f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;
g) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;
h) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas ou neste Edital.
i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.
j) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos, para obter aprovação própria ou de terceiros, em
qualquer etapa do processo seletivo;
k) fizer, em qualquer momento, declaração falsa ou inexata.
9.7.19. Se, a qualquer tempo, for constatado por meio eletrônico, estatístico, visual ou
grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será
automaticamente eliminado do concurso.
9.7.20. Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras
pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Nesse
caso, se necessário, o candidato será acompanhado por um fiscal devidamente treinado.
10. SELEÇÃO - de caráter eliminatório e classificatório
10.1. PROVAS OBJETIVAS - de caráter classificatório e eliminatório
10.1.1. As provas objetivas constarão das disciplinas de Português e Matemática para o cargo de
Operador de Triagem e Transbordo I, num total de 40 questões e Português, Matemática e
Informática para os cargos de Técnico em Atendimento e Vendas Jr e Técnico Operacional Jr,
num total de 50 questões. Serão apresentadas em um único caderno de acordo com o cargo e
conteúdo programático divulgado neste Edital, anexo II.
10.1.2. As provas objetivas terão a duração de 4 horas.
10.1.3. Será eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 50 pontos em cada uma das
disciplinas.
10.1.4. A relação dos candidatos que obtiverem 50 pontos em cada disciplina será publicada no
Diário Oficial da União.
10.1.5. A classificação final será feita em função da média obtida pela soma das notas das provas
objetivas.
10.1.6. As provas objetivas serão distribuídas conforme especificação abaixo:
Para o cargo de Operador de Triagem e Transbordo I
a) Português; 20 questões; nota total da prova: 100 pontos; nota mínima para aprovação: 50
pontos
b) Matemática: 20 questões; nota total da prova: 100 pontos; nota mínima para aprovação: 50
pontos
Para os cargos de Técnico em Atendimento e Vendas Jr e Técnico Operacional Jr
a) Português; 20 questões; nota total da prova: 100 pontos; nota mínima para aprovação: 50
pontos
b) Matemática: 20 questões; nota total da prova: 100 pontos; nota mínima para aprovação: 50
pontos
c) Noções de Informática: 10 questões; nota total da prova: 100 pontos; nota mínima para
aprovação: 50 pontos.
10.1.7. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
10.1.7.1. Apurado o total de pontos, na hipótese de empate, serão adotados os seguintes critérios
para o desempate, aplicados sucessivamente:
a) obtiver maior nota em Português
b) obtiver maior nota em Matemática
c) persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.
11. DOS RECURSOS
11.1. Caberá recurso contra questões das provas objetivas e contra erros ou omissões no gabarito,
dentro de 5 (cinco) dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte ao da divulgação do
gabarito.
11.1.1. Em qualquer um dos casos, o recurso devidamente fundamentado, incluindo bibliografia
pesquisada, deverá conter todos os dados que informem a identidade do reclamante e seu número
de inscrição, bem como seu endereço completo, inclusive com o respectivo CEP.
11.1.2. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, abrangendo uma ou mais questões
relativamente ao seu conteúdo, sendo automaticamente desconsiderados recursos de igual teor
interpostos pelo mesmo candidato.
11.1.3. As provas objetivas de todos os candidatos devem ser recorrigidas de acordo com o novo
gabarito, se houver alteração do gabarito oficial por força do julgamento de recurso.
11.1.4. A decisão dos recursos será dada a conhecer, coletivamente, em caráter irrecorrível na
esfera administrativa, somente quando houver deferimento, através de edital publicado no Diário
Oficial da União.
11.1.5. A decisão proferida pela Banca Examinadora tem caráter irrecorrível na esfera
administrativa, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
11.1.6. Os pontos correspondentes à anulação de item ou questão das provas objetivas, por força
do julgamento de recurso, serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem
recorrido.
11.2. Os recursos devem ser:
a) apresentados, sem formalização de processo, datilografados ou digitados, devendo ser uma
folha para cada questão recorrida, conforme modelo definido no Anexo III deste edital.
b) postados, por SEDEX, ou protocolados dentro de 5 (cinco) dias úteis, contados do dia seguinte
ao da divulgação do gabarito, junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Gerência de
Recursos Humanos/DR/Santa Catarina, situada à Praça XV de novembro, 242 – 2º andar, sala
206 – Florianópolis/SC.
11.3. Não serão aceitos recursos interpostos por fax-símile, telegrama, internet ou outro meio que
não seja o especificado neste Edital.
11.4. Os recursos intempestivos serão desconsiderados e os inconsistentes serão indeferidos.
12. TESTE DE ROBUSTEZ FÍSICA (Força Muscular) - de caráter eliminatório
12.1.1. Este teste será aplicado para os candidatos aprovados na prova objetiva para o cargo de
Operador de Triagem e Transbordo I.
12.1.2. Os candidatos aprovados para o cargo de Operador de Triagem e Transbordo I nas provas
objetivas serão convocados para a realização do teste de robustez física, gradualmente, mediante
as necessidades da Empresa.
12.1.3. O teste de Robustez Física constará de exames de Dinamometria com a seguinte
aparelhagem:
a) Manual: capacidade de carga= 50 Kgf
b) Escapular : capacidade de carga= 50 Kgf
c) Dorsal: capacidade de carga= 200 Kgf
12.1.4. As manobras de força deverão ser realizadas em séries de três tentativas por aparelho. O
resultado a ser considerado será aquele de maior valor.
12.1.5. O candidato será considerado APTO ou INAPTO no teste de robustez física.
12.1.6. O teste de robustez física obedecerá aos seguintes critérios de avaliação:
a) Dinamometria Manual - desempenho mínimo para aprovação:
Masculino: 35 quilogramas-força
Feminino: 30 quilogramas-força
b) Dinamometria Escapular - desempenho mínimo para aprovação:
Masculino: 35 quilogramas-força
Feminino: 30 quilogramas-força
c) Dinamometria Dorsal - desempenho mínimo para aprovação:
Masculino: 90 quilogramas-força
Feminino: 80 quilogramas-força
12.1.7. O candidato que não comparecer para a realização desta etapa na data, local e horário
determinados, será eliminado do concurso público.
13. TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - de caráter eliminatório
13.1. O teste de Aptidão Física consistirá em 3 (três) testes subseqüentes, todos de caráter
eliminatório, e obedecerá a seguinte ordem:
I - Teste de Barra Fixa;
II - Teste de Impulsão Horizontal;
III -Teste de Corrida de Doze Minutos.
13.1.1. O candidato será considerado APTO ou INAPTO na prova de capacidade física.
13.1.2. O candidato será considerado APTO na prova de capacidade física se, submetido a todas
as fases dos testes de avaliações, atingir a performance mínima de 2,0 (dois) pontos para cada
teste e média aritmética de 3,0 (três) pontos no conjunto dos testes.
13.1.3. O candidato que não obtiver pontuação mínima em qualquer dos testes não poderá
prosseguir na realização dos demais testes.
13.1.4. Será considerado eliminado na prova de capacidade física e, conseqüentemente, eliminado
do concurso público o candidato que:
I – deixar de realizar algum dos testes de capacidade física;
II – obtiver pontuação menor que 2,00 (dois) pontos em qualquer um dos testes;
III – não alcançar a média aritmética simples de 3,00 (três) pontos no conjunto dos testes; ou
IV – não comparecer para a realização da prova de capacidade física.
13.2. Teste de Barra Fixa
13.2.1.Teste Masculino
13.2.1.1. A metodologia para a preparação e execução do Teste de Barra Fixa para os candidatos
do sexo masculino obedecerá aos seguintes seqüenciais de ações:
I – ao comando “em posição”, o candidato deverá dependurar-se na barra, com pegada livre
(pronação ou supinação) e braços estendidos, podendo receber ajuda para atingir essa posição,
devendo manter o corpo na vertical e sem contato com o solo;
II – ao comando “iniciar”, o candidato flexionará simultaneamente os cotovelos até o queixo
ultrapassar a parte superior da barra. Em seguida , estenderá novamente os cotovelos até a posição
inicial;
III – a contagem das execuções corretas levará em consideração as seguintes observações:
a) o movimento só será considerado completo após a total extensão dos cotovelos;
b) a não-extensão total dos cotovelos, antes do início de uma nova execução, será considerada um
movimento incorreto, o qual não será computado no desempenho do candidato.
13.2.1.2. Não será permitido ao candidato:
I – tocar com o(s) pé(s) no solo ou em qualquer parte de sustentação da barra após o início das
execuções, sendo, para tanto, permitida a flexão das pernas;
II – receber qualquer tipo de ajuda física;
III – utilizar luva(s) ou qualquer material para proteção das mãos;
IV – apoiar o queixo na barra.
13.2.1.3. A pontuação do Teste de Barra Fixa masculino será atribuída conforme a seguir:
MASCULINO
Número de Flexões Pontos
De zero a 2 0 (eliminado)
3 2
4 3
5 4
Igual ou superior a 6 5
13.2.1.4. O candidato deverá realizar no mínimo 3 (três) flexões completas para obter a pontuação
mínima do teste. A não-execução de pelo menos 3 (três) flexões válidas eliminará o candidato.
13.2.1.5. Será concedida uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho
mínimo na primeira após 5 minutos.
13.2.1.6. Teste Feminino
13.2.1.7. A metodologia para a preparação e execução do Teste de Suspensão em Barra Fixa
feminino obedecerá as seguintes ações:
I – ao comando “em posição”, a candidata deverá dependurar-se na barra com pegada livre
(pronação ou supinação), mantendo os braços flexionados e o queixo acima da parte superior da
barra, podendo receber ajuda para atingir esta posição;
II – ao comando “iniciar”, depois de tomada a posição inicial pela candidata, o fiscal da prova
inicia imediatamente a cronometragem do tempo, devendo a candidata permanecer na posição,
sendo que o fiscal avisará o tempo decorrido na execução.
13.2.1.8. Será proibido à candidata do sexo feminino quando da realização do Teste de Suspensão
em Barra Fixa:
I – após a tomada da posição inicial, receber qualquer tipo de ajuda física;
II – utilizar luva(s) ou qualquer outro artifício para proteção das mãos;
III – ceder a sustentação, deixando o queixo ficar abaixo da parte superior da barra; ou
IV – apoiar o queixo na barra.
13.2.1.9. A pontuação do Teste de Suspensão em Barra Fixa feminino será atribuída conforme a
seguir:
FEMININO
Tempo em Suspensão Pontos
De zero a 10s 0 (eliminado)
De 11s a 15s 2
De 16s a 20s 3
De 21s a 25s 4
Igual ou superior a 26s 5
13.2.1.10. Cada candidata deverá realizar como performance mínima 2,00 (dois) pontos na
execução do Teste de Suspensão em Barra Fixa.
13.2.1.11. Será concedida uma segunda tentativa à candidata que não obtiver o desempenho
mínimo na primeira após 5 minutos.
13.3. Teste de Impulsão Horizontal
13.3.1. A metodologia para a preparação e execução do Teste de Impulsão Horizontal para os
candidatos do sexo masculino e do sexo feminino obedecerá aos seguintes aspectos:
I – ao comando “em posição”, o candidato deverá posicionar-se atrás da linha de medição inicial,
em pé, estático, com os pés paralelos e sem tocar a linha;
II – ao comando “iniciar”, o candidato saltará à frente com movimento simultâneo dos pés. A
marcação da distância saltada será a partir da linha de medição inicial, a qual será computada na
marcação, até a marca no solo, de qualquer parte do corpo do candidato que estiver mais próxima
da linha;
III – a marcação levará em consideração as seguintes observações:
a) a última parte do corpo (mais próxima da linha de saída) que tocar o solo será referência para a
marcação;
b) na aterrissagem com os pés, o calcanhar do pé que estiver mais próximo da linha de saída será
a referência.
13.3.2. Não será permitido ao candidato:
I – receber qualquer tipo de ajuda física;
II – utilizar qualquer equipamento, aparelho ou material de auxílio à impulsão;
III – perder o contato de nenhum dos pés com o solo antes da impulsão;
IV – tocar com o(s) pé(s) na linha de medição inicial (salto “queimado”);
V – projetar o corpo à frente com conseqüente rolamento.
13.3.3. O Teste de Impulsão Horizontal será realizado em piso adequado, em uma superfície
plana e uniforme.
13.3.4. A pontuação do Teste de Impulsão Horizontal será atribuída conforme a seguir:
MASCULINO
Distância Pontos
Igual ou inferior a 1,75 m 0 (eliminado)
de 1,76 m a 1,85 m 2
de 1,86 m a 1,95 m 3
de 1,96 m a 2,05 m 4
Igual ou superior a 2,06 m 5
FEMININO
Distância Pontos
Igual ou inferior a 1,35 m 0 (eliminado)
de 1,36 m a 1,45 m 2
de 1,46 m a 1,55 m 3
de 1,56 m a 1,65 m 4
Igual ou superior a 1,66 m 5
13.3.5. Será concedida uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho
mínimo na primeira ou queimar o salto.
13.3.6. O salto iniciado, mesmo que “queimado”, será contado como tentativa, e 02 (dois) saltos
“queimados” implicará a eliminação do candidato.
13.4. Teste de Corrida de Doze Minutos
13.4.1. A metodologia para a preparação e execução do teste de corrida de 12 (doze) minutos será
a seguinte:
I – o candidato deverá, no tempo de 12 (doze) minutos, percorrer a maior distância possível. O
candidato poderá, durante os 12 (doze) minutos, deslocar-se em qualquer ritmo, correndo ou
caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir;
II – o início e o término do teste serão indicados ao comando da banca examinadora emitido por
sinal sonoro;
III – após o final do teste, o candidato deverá permanecer parado ou se deslocar em sentido
perpendicular à pista, sem abandoná-la, até ser liberado pela banca.
13.4.2. Não será permitido ao candidato:
I – uma vez iniciado o teste, abandonar a pista antes de ser liberado pela banca;
II – deslocar-se, no sentido progressivo ou regressivo da marcação da pista, após finalizados os 12
(doze) minutos, sem ter sido liberado pela banca;
III – dar ou receber qualquer tipo de ajuda física.
13.4.3. O Teste de Corrida de Doze Minutos deverá ser aplicado em uma pista com condições
adequadas e marcação escalonada a cada 10 (dez) metros.
13.4.4. A pontuação do Teste de Corrida de Doze Minutos será atribuída conforme a seguir:
MASCULINO
Distância Pontos
Igual ou inferior a 2.200 m 0 (eliminado)
de 2.201 m a 2.400 m 2
de 2.401 m a 2.600 m 3
de 2.601 m a 2.800 m 4
Igual ou superior a 2.801 m 5
FEMININO
Distância Pontos
Igual ou inferior a 1.800 m 0 (eliminado)
de 1.801 m a 2.000 m 2
de 2.001 m a 2.200 m 3
de 2.201 m a 2.400 m 4
Igual ou superior a 2.401 m 5
13.4.5. O candidato do sexo masculino que não alcançar a distância mínima de 2.201 metros e o
candidato do sexo feminino que não alcançar a distância mínima de 1.801 metros será eliminado
do concurso.
13.4.6. Cada candidato terá apenas uma tentativa para realizar o teste.
13.4.7. O teste de aptidão física será aplicado para os candidatos aprovados para o cargo
Operador de Triagem e Transbordo I.
13.4.7.1. Os candidatos aprovados para o cargo de Operador de Triagem e Transbordo I nas
provas objetivas serão convocados para a realização do teste de aptidão física, gradualmente,
mediante as necessidades da Empresa.
13.4.8.O candidato deverá apresentar Atestado Médico, no qual deverá estar consignada a sua
Aptidão para realização dos testes de Robustez Física e de Aptidão Física, bem como o nome do
Médico (por extenso), a sua assinatura, o número do seu registro no Conselho Regional de
Medicina e o seu número de Identidade.
13.4.9. O candidato que não comparecer para a realização desta etapa na data, local e horário
determinado, será excluído do concurso público.
13.4.10. Os candidatos serão informados por meio de telegrama da aprovação ou eliminação nesta
fase do concurso público.
13.4.11. Caberá recurso contra os testes de robustez ou de aptidão física, dentro de 2 (dois) dias
úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte ao do recebimento do telegrama.
13.4.12. O recurso deverá ser objetivo, claro e consistente, com a indicação precisa daquilo em
que o candidato se julgar prejudicado, contendo todos os dados que informem a identidade do
reclamante e seu número de inscrição, bem como seu endereço completo, inclusive com o
respectivo CEP. Recursos inconsistentes serão indeferidos.
13.4.13. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, abrangendo um ou mais testes,
sendo automaticamente desconsiderado recursos de igual teor interpostos pelo mesmo candidato.
13.4.14. A decisão dos recursos será dada a conhecer, em caráter irrecorrível na esfera
administrativa, somente quando houver deferimento, através de telegrama encaminhado ao
candidato.
13.4.14.1. A decisão proferida pela Banca Examinadora tem caráter irrecorrível na esfera
administrativa, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
13.4.15. Os recursos devem ser:
a) apresentados, sem formalização de processo, datilografados ou digitados, em formulário
conforme modelo definido no Anexo IV deste edital.
b) postados, por SEDEX, ou protocolados dentro de 2 (dois) dias úteis, contados do dia seguinte
ao do recebimento do telegrama, junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Gerência
de Recursos Humanos/DR/Santa Catarina, situada à Praça XV de novembro, 242 – 2º andar, sala
206 – Florianópolis/SC.
14. Não serão aceitos recursos interpostos por fax-símile, telegrama, internet ou outro meio que
não seja o especificado neste Edital.
15. CURSO DE FORMAÇÃO – Eliminatório (Para os cargos de Técnico Operacional e de
Atendimento e Vendas)
15.1. O curso de formação será ministrado pela ECT, para os candidatos aprovados e
classificados dentro do número de vagas oferecidas neste edital, em um dos Centros de
Treinamento da Empresa localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte
e Recife ou em qualquer cidade do País utilizando-se inclusive de inovações tecnológicas para o
citado treinamento.
15.2. A carga horária do curso de formação será de aproximadamente 500 h/a.
15.3. Durante o curso de formação os candidatos farão jus à bolsa de treinamento no valor de
R$523,87 a título de auxílio financeiro, que corresponde a 50% (cinqüenta por cento) da
remuneração da referência inicial do cargo a que estiver concorrendo, conforme estabelece a Lei
nº 9.624/98 de 02.04.98.
15.4. No caso do candidato ser servidor/empregado da Administração Pública Federal Direta ou
Indireta, ser-lhe-á facultado optar pela percepção do vencimento/remuneração e das vantagens de
seu cargo efetivo.
15.5. Os candidatos aprovados no Curso de Formão, conforme as vagas estabelecidas para este
certame, serão chamados a assinar Contrato Individual de Trabalho com a ECT, regido pela CLT,
podendo, inclusive, serem lotados nas dependências da Empresa em qualquer localidade do
Estado detentor das vagas a que estão concorrendo, obedecidas as normas que regem este
processo seletivo.
15.6. Os candidatos matriculados no Curso de Formação estarão sujeitos às normas internas da
ECT e serão avaliados quanto ao rendimento nos módulos que compõem o curso. Aqueles que
não obtiverem o rendimento satisfatório em cada um dos módulos serão excluídos do processo.
15.7. Em caso de deslocamento para a realização do Curso de Formação em qualquer dos Centros
de Treinamento, o ônus será de responsabilidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
– ECT.
15.8. Durante o Curso de Formação serão exigidas dos alunos 44 (quarenta e quatro) horas de
dedicação semanal, para fins de participação nas aulas, tempo de estudo e estágios práticos nas
dependências da ECT.
16. MATRÍCULA NO CURSO
16.1. Os candidatos aprovados para os cargos de Técnico Operacional e Técnico em Atendimento
e Vendas, nesta etapa de caráter eliminatório, de acordo com o item 15.1 deste Edital, farão
avaliação da aptidão física e mental que deverá envolver, dentre outros, exames médicos e
complementares, que terão por objetivo averiguar as condições de saúde apresentadas pelos
candidatos face às exigências das atividades ao cargo. No caso dos portadores de deficiência será
verificada também a compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo
pretendido. Essa avaliação será realizada por profissionais multidisciplinares da ECT ou
credenciados.
16.2. Os candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidas no presente edital deverão
comparecer para matrícula, na data fixada, sob pena de perderem o direito de ingresso ao Curso.
Igualmente perderão tal direito aqueles que deixarem de apresentar no ato da matrícula os
seguintes documentos:
a)Certidão de Casamento se for o caso;
b)Titulo de Eleitor com comprovante de votação da última eleição;
c)Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação ou outro documento que comprove estar
em dia com as obrigações militares, se for do sexo masculino;
d)Carteira de Identidade;
e)Duas fotos 3X4 recentes;
f)Cartão de Identificação de Contribuinte – CIC/CPF;
g)Diploma / Certificado da escolaridade exigida para o cargo pleiteado ou equivalente;
16.3. No ato da matrícula, o aluno assinará Termo de Responsabilidade em que estará
condicionado à sua aprovação no Curso de Formação, a obrigatoriedade de prestar serviços à
ECT, pelo prazo de 1 (um) ano, após o termino do curso, contados a partir da data de sua
admissão no quadro de pessoal da ECT (Contrato de Experiência), sob pena de ressarcimento à
ECT do investimento nele aplicado.
17. BENEFÍCIOS DO CURSO
17.1. Bolsa de treinamento no valor de R$ 523,87, exceto para o servidor/empregado da
Administração Pública Federal Direta ou Indireta, que optar pela percepção do
vencimento/remuneração e pelas vantagens de seu cargo efetivo.
17.2. Hospedagem, exceção feita aos residentes na cidade de localização do Centro de
Treinamento ou da realização do Curso de Formação.
17.3. Durante a permanência no curso o aluno receberá a quantia de R$ 14,00 a título de auxílio
alimentação para cada dia de curso.
17.4. Excluem-se do benefício do auxilio alimentação disposto no subitem 17.3 os candidatos que
forem servidores da Administração Pública Federal Direta ou Indireta que optarem pela
remuneração e vantagens do cargo efetivo.
18. RESULTADO E CONVOCAÇÃO
18.1. O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado, no posto de inscrição e pela internet no
endereço eletrônico
www.correios.com.br, em até cinco dias úteis após a realização das provas.
18.2. Os candidatos aprovados para o cargo de Operador de Triagem e Transbordo I nas provas
objetivas serão convocados para a realização dos testes de robustez e de aptidão física,
gradualmente, mediante as necessidades da Empresa.
18.3. O resultado das provas objetivas estará à disposição dos interessados no Diário Oficial da
União e pela internet no endereço eletrônico
www.correios.com.br, em até 30 dias após a
realização das provas.
18.4. O prazo de validade deste Concurso Público será contado a partir do dia da publicação dos
resultados das provas objetivas no Diário Oficial da União. As retificações, republicações ou
outras modificações no resultado por força de recursos, não invalidam a data da primeira
publicação oficial.
18.5. A convocação dos aprovados será feita obedecendo-se rigorosamente a ordem de
classificação obtida, as necessidades da Empresa e o prazo de validade do Concurso. A chamada
para as etapas subseqüentes à primeira será feita mediante telegrama ou carta, com confirmação
de recebimento no endereço do destinatário. Caso não tenha pessoa para receber o Telegrama, a
ECT fará tentativa de três entregas em horários alternados. Após este procedimento, não
conseguindo efetuar a entrega do telegrama e, não havendo o comparecimento, o candidato será
excluído definitivamente do cadastro de aprovados do Concurso Público. O telegrama ou carta
será remetido para o endereço informado pelo candidato no formulário de inscrição.
19. PROCEDIMENTOS PRÉ-ADMISSIONAIS - de caráter eliminatório
19.1. Nesta etapa será realizada avaliação da aptidão física e mental, de caráter eliminatório, que
deverá envolver, dentre outros, exames médicos e complementares que terão por objetivo
averiguar as condições de saúde apresentadas pelos candidatos, face às exigências das atividades
inerentes ao cargo.
19.2. No caso dos portadores de necessidades especiais, estes serão submetidos à perícia médica
a ser realizada por equipe multiprofissional da ECT ou credenciados, que ratificará a condição do
candidato como deficiente, sendo a declaração de incompatibilidade entre as atribuições do cargo
e a deficiência do candidato realizada durante o período de experiência, de acordo com o art. 43,
parágrafo 2º, do Decreto 3.298/99. O candidato deverá comparecer à perícia médica munido de
laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao
código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como a provável
causa da deficiência.
19.3. Os candidatos aprovados no Concurso Público serão submetidos a exames médicos
compostos de entrevista médica, avaliação clínica antropométrica e exames complementares.
19.4. O exame médico terá caráter exclusivamente eliminatório e os candidatos serão
considerados aptos ou inaptos.
19.5. O exame médico objetivará aferir se os candidatos gozam de boa saúde física e psíquica.
19.6. O exame médico será composto por entrevista médica, avaliação clínica, avaliação
antropométrica e por exames complementares definidos pela área de saúde ocupacional da
Empresa.
19.6.1. A entrevista médica, a avaliação clínica e a avaliação antropométrica serão feitas, sempre
que possível, por médico do quadro próprio da Empresa.
19.6.1.1. Caso não seja possível o atendimento por médico do quadro próprio, a entrevista
médica, a avaliação clínica e a avaliação antropométrica serão realizadas por médico da rede
conveniada ou da rede credenciada (nesta ordem).
19.6.1.2. A entrevista médica consistirá em perguntas feitas ao candidato sobre patologias de que
seja portador ou de que tenha sido portador, histórico familiar e outras informações julgadas
relevantes, pelo médico examinador, para aferir a saúde física e psíquica do candidato.
19.6.1.3. A omissão e/ou negação, pelo candidato, de informações relevantes na entrevista
médica, intencionalmente, implicará em sua imediata eliminação do Concurso Público e caso
tenha ultrapassado essa fase, na anulação da contratação realizada.
19.6.2. Os exames complementares a serem realizados pelos candidatos, serão de caráter
obrigatório, e deverão ser realizados no prazo a ser definido pela área de saúde ocupacional.
19.6.2.1. Os exames complementares serão feitos na rede conveniada ou na rede credenciada da
Empresa.
19.6.2.2. A critério do médico examinador, poderão ser considerados os resultados de exames
recentes realizados pelo candidato, às suas expensas, em médico ou em entidade particular ou,
ainda, na rede pública de saúde.
19.7. Para submeter-se ao exame médico, o candidato deverá comparecer no dia, no horário e no
local designados pela Empresa e a ele comunicados por meio de telegrama.
19.8. Após a entrevista médica, a avaliação clínica e a análise dos resultados dos exames
complementares realizados pelos candidatos, o órgão de medicina do trabalho da Empresa emitirá
parecer conclusivo da aptidão ou inaptidão de cada um, emitindo o Atestado de Saúde
Ocupacional (ASO) a ser assinado por médico do trabalho da Empresa e pelo candidato.
19.9. Serão considerados inaptos os candidatos submetidos à avaliação pré-admissional que
estiverem, dentre outras, em uma das seguintes situações e que o comprometimento seja
incompatível com as atribuições do cargo o qual estiver concorrendo:
Ortopedia e reumatologia: Seqüelas de fraturas de membros superiores e de membros inferiores;
seqüelas de fraturas da coluna vertebral em qualquer nível; luxação recorrente de ombro;
deformidades importantes, congênitas ou adquiridas, em membros superiores, que comprometam
a função de pinça, de uma ou ambas as mãos, e em membros inferiores, que impeçam a
deambulação normal, ocasionando diferença de comprimento entre os membros, com
conseqüência báscula de bacia; ausências parciais ou totais de membros, congênita ou adquirida,
que prejudicam a função; patologia da coluna vertebral que comprometem a manutenção da
postura correta(cifose e escoliose com desvio acima de 15 graus; aumento acentuado da lordose
lombar; spina bífida; costela cervical; hérnia de disco; mega apófises transversas; patologias
degenerativas; espondilolises; espondilolisteses; redução de espaços discais; nódulos de
Schmorl); esporão do calcâneo/escafóide acessório; pés planos, geno valgus ou varo; calosidades
e hiperqueratoses plantares importantes; tendinites ou tenossinovites; doenças reumáticas crônicas
(AR, EA, LES, Gota).
Cardiovascular: Hipertensão arterial sistêmica e arritmias (dependente de
avaliação especializada); insuficiência cardíaca congestiva; cardiopatias congênitas ou adquiridas;
insuficiência venosa ou arterial de membros inferiores.
Pulmonar: Pneumopatias crônicas
(DPOC, enfisema pulmonar. Fibroses pulmonares); doenças pulmonares infecciosas crônicas;
asma brônquica.
Neurologia: Paralisia de membros; neuropatias centrais ou periféricas;
incoordenação motora ou sensitiva; epilepsias.
Dermatologia: Patologias dermatológicas foto
sensíveis; seqüelas importantes de queimaduras; doenças dermatológicas que incapacitam para a
função.
Oftalmologia: Retinopatias; cataratas; ceratocones; degeneração mióptica; glaucomas;
déficit visual; exo e endotropias adquiridas por paralisias/paresias que apresentarem diplopia;
restrições e aduções oculares(do melhor olho), que sejam clinicamente incompatíveis com a
função pleiteada.
Audiometria: Surdez severa ou grave; hipoacusias que prejudicam a função; perdas auditivas
induzidas por ruídos - pair.
Renal: Insuficiência renal crônica; hematúria; glomerulonefrite;
síndrome nefrótica; litíase renal. Outras situações: Baixa capacidade aeróbia; diabetes mellitus
insulino dependente; dislipidemias severas; obesidade mórbida com comprometimento aeróbio;
hepatopatias em geral; litíase biliar; dependência química; psicoses; etilismo; processos herniários
em geral; multíparas com problemas no assoalho pélvico; gigantomastia; outras patologias,
seqüelas, deformidades congênitas ou adquiridas, que possam incapacitar para a função proposta.
20. CONTRATAÇÃO
20.1. A convocação dos candidatos para esta fase será processada, gradualmente, mediante as
necessidades da ECT, nos cargos e para as localidades objeto do presente concurso, observando-
se a ordem de classificação dos candidatos nas provas objetivas e a aptidão nos exames pré-
admissionais.
20.2. Os candidatos aprovados em todas as fases do certame serão admitidos mediante Contrato
de Experiência (arts. 443, § 2º, “c” e 445, § único da CLT). Nesse período, a ECT avaliará, para
efeito de conversão ao Contrato por Prazo Indeterminado, a adequação do candidato ao cargo e o
desempenho obtido, inclusive nos treinamentos que o cargo exigir, conforme os procedimentos de
avaliação de desempenho utilizados, atualmente, pela Empresa para os cargos de nível básico e
médio: capacidade profissional, iniciativa, cooperação, relacionamento, comprometimento com
resultados, cumprimento de normas e regulamentos e cortesia. Para os cargos de nível superior a
avaliação de desempenho recairá sobre os seguintes aspectos: visão estratégica, comunicação,
competência técnica, relacionamento interpessoal, tomada de decisão, visão de processo e
comprometimento com resultados.
20.2.1. No caso dos candidatos portadores de deficiência a avaliação no Contrato de Experiência
contará com a assistência de equipe multiprofissional conforme dispõe legislação aplicável à
espécie. Caso a avaliação da equipe conclua negativamente quanto à compatibilidade para o
efetivo exercício do cargo, o candidato não será considerado apto, sendo eliminado do Concurso.
20.3. Os critérios de avaliação de desempenho citados no subitem 20.2. serão utilizados, também,
durante o Contrato de Trabalho por Prazo Indeterminado.
20.4. O candidato, por ocasião da sua admissão no quadro de pessoal da ECT (Contrato de
Experiência), declarará sua condição relativa à acumulação de cargos públicos, bem como
entregará, no órgão de administração de pessoal, cópia da declaração de bens e renda do ano em
curso, exceto se estiver desobrigado de fazê-lo na forma das normas legais vigentes.
20.5. Para a efetivação da admissão é indispensável que o candidato preencha e comprove todos
os requisitos exigidos, e ainda que apresente os seguintes documentos:
a) Carteira de Trabalho e Previdência Social;
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia), quando for o caso;
c) Título de Eleitor com votação atualizada (cópia);
d) Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação ou outro documento que comprove
estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino (cópia);
e) Carteira de Identidade (cópia );
f) 02 (duas) fotos 3x4 recentes;
g) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP ou declaração da firma anterior, informando não
haver feito o cadastramento (cópia);
h) Cartão de Identificação de Contribuinte - CIC/CPF (cópia);
i) Comprovante de Escolaridade (cópia);
j) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos (cópia);
k) Atestado de vacinação obrigatória para os filhos menores de 14 anos (cópia);
l) Certidão de Nascimento dos filhos solteiros maiores de 14 e menores de 21 anos (cópia).
21. DISPOSIÇÕES GERAIS
21.1. A realização deste Concurso Público será coordenada pela ECT, podendo a seu critério e
conveniência contratar entidade especializada para realização de todo o processo.
21.2. Todas as publicações referentes a este Concurso Público serão de responsabilidade da ECT.
21.3. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, pelo Diário Oficial da União, a
publicação de todos os atos e editais referentes a este Concurso Público.
21.4. Não haverá, sob qualquer hipótese ou alegação, segunda chamada para as etapas previstas
para este Concurso Público.
21.5. Será automaticamente eliminado o candidato que:
a) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;
b) agir com incorreção ou descortesia, independentemente do momento, para com qualquer
membro da equipe encarregada da aplicação de provas ou do processo seletivo;
c) faltar ou não comparecer, na data acordada para assinatura do Contrato de Trabalho, ou, ainda,
transgredir as normas e regras deste Concurso Público;
d) não comparecer nos locais, datas e horários determinados;
e) não atender ou recusar convocação para qualquer uma das cidades que integram a localidade de
sua opção.
f) infringir qualquer norma ou regulamento do presente Edital.
21.6. Aos candidatos admitidos será facultada, a critério e conveniência da ECT, a cessão para
outros órgãos da esfera federal, estadual e municipal bem como a solicitação de transferência de
localidade, após 01 (um) ano de efetivo serviço na ECT, ficando esta, porém, condicionada à
existência de vaga na nova localidade de opção.
21.7. O prazo de validade deste Concurso Público é de 01 (um) ano, a contar da data de
publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério
da ECT.
21.8. Os candidatos aprovados para o mesmo cargo, na mesma localidade ou cidade, em concurso
anterior serão convocados durante o prazo de validade do Concurso Público, com prioridade
sobre os novos concursados.
21.9. As vagas existentes ou que surgirem serão destinadas a qualquer uma das cidades que
integram as localidades envolvidas neste Concurso Público.
21.10. Ao candidato aprovado poderá ser dada a opção de formalização, por escrito, do interesse
em suprir vagas em outras cidades pertencentes ou não ao seu Estado de origem, mediante as
necessidades da ECT e em conformidade ao estabelecido neste Edital, sem contudo haver
prejuízo ao candidato, quando não houver interesse do mesmo.
21.10.1. A opção, por localidade distinta da localidade base de opção inicial, somente será
admitida quando se esgotar a relação de candidatos aprovados para a localidade da nova opção de
interesse.
21.11. O candidato aprovado deverá manter junto à ECT, durante o prazo de validade deste
Concurso Público, seu endereço atualizado, visando a eventuais convocações. Não lhe caberá
nenhuma reclamação, caso não seja possível à ECT convocá-lo por falta dessa atualização.
21.11.1 A mudança de endereço, quando ocorrer, deverá ser informada formalmente, por meio de
carta assinada pelo próprio candidato, a ser enviada e/ou entregue na Gerência de Recursos
Humanos/DR/Santa Catarina, situada à Praça XV de novembro, 242 – 2º andar, sala 206 –
Florianópolis/SC.
21.12. A desistência do candidato selecionado e convocado para preenchimento de uma vaga
implicará na sua exclusão do cadastro de aprovados, sendo o fato formalizado em Termo de
Desistência Definitiva do Concurso.
21.12.1 Nos casos em que o candidato comprove estar impossibilitado temporariamente de prover
a vaga oferecida, o fato poderá ser registrado em Termo de Desistência Temporária, no qual o
candidato renunciará à sua classificação original, passando a ocupar a última classificação na lista
dos aprovados, aguardando nova convocação, que poderá ou não se efetivar, exclusivamente, no
período de vigência do Concurso.
21.12.1.1. O candidato só poderá desistir temporariamente uma única vez. Quando convocado e
novamente se recusar ao preenchimento da vaga, o fato será registrado como desistência
definitiva, sendo excluído do cadastro de aprovados.
21.13 Os servidores públicos civis aposentados ou não, militares, militares reformados ou da
reserva remunerada, poderão prestar este certame público, respeitados os preceitos contidos no
art. 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal, além de outras normas legais aplicáveis.
21.14. A ECT não possui vínculo ou convênio com nenhuma instituição de ensino ou cursos
preparatórios, não se responsabilizando por quaisquer cursos, textos ou apostilas não
expressamente indicados para este Concurso Público.
21.15. A aprovação no Concurso Público assegurará apenas a expectativa de direito à contratação,
ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes,
do exclusivo interesse e conveniência da ECT, da rigorosa ordem de classificação, da existência
de vaga e do prazo de validade do Concurso.
21.16. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos,
enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, até a data da
convocação dos candidatos para o evento correspondente, circunstância que será mencionada em
Edital ou aviso a ser publicado no Diário Oficial da União.
21.17. O resultado final deste Concurso Público fica devidamente homologado pelo Presidente da
Comissão Organizadora, a partir de sua divulgação no Diário Oficial da União.
21.18. Os casos omissos, não previstos neste Edital ou não incluídos na Ficha de Inscrição, serão
apreciados pela Comissão Organizadora deste Concurso Público.
Francisco Feliciano
Presidente Regional da Comissão Organizadora de Concurso Público
ANEXO I
CARGO: OPERADOR DE TRIAGEM E TRANSBORDO I
Localidade Base (Microrregião): FLORIANÓPOLIS/SC
Vagas: 5(cinco)
Cidades Jurisdicionadas: Biguaçú, Estreito, Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro Da Imperatriz e
São Jose
Endereços para inscrições:
AC AEROPORTO HERCILIO LUZ; Avenida Diomicio Freitas 3393; Carianos; Florianopolis;
SC
AC AGUAS MORNAS; Rua Coronel Antonio Lehmkuhl, 584; Centro; Aguas Mornas; SC
AC ANGELINA; Rua Leoberto Leal 115, Sala 1; Centro; Angelina; SC
AC ANITAPOLIS; Rua Ivo Silveira, 36; Centro; Anitapolis; SC
AC ANTONIO CARLOS; Rua Seis De Novembro, 30 Sala 02; Centro; Antonio Carlos; SC
AC ARTHUR MARIANO; Rua Vereador Arthur Mariano 501; Picadas Do Norte; Sao Jose; SC
AC BIGUACU; Rua Getulio Vargas, 98; Centro; Biguacu; SC
AC CAPOEIRAS; Avenida Governador Ivo Silveira, 2445; Capoeiras; Florianopolis; SC
AC CENTRAL DE FLORIANOPOLIS; Praca Quinze De Novembro 242; Centro; Florianopolis;
SC
AC CIDADE UNIVERSITARIA; Centro De Convivencia - Ufsc; Trindade; Florianopolis; SC
AC ESTREITO; Rua Coronel Pedro Demoro, 1923; Estreito; Florianopolis; SC
AC LAGOA; Rua Henrique Veras Do Nascimento, 82; Lagoa Da Conceicao; Florianopolis; SC
AC PALHOCA; Avenida Do Barao Rio Branco 240; Centro; Palhoca; SC
AC PAULO LOPES; Rua Santa Catarina, 126; Centro; Paulo Lopes; SC
AC RANCHO QUEIMADO; Praca Leonardo Sell, 199; Centro; Rancho Queimado; SC
AC SANTO AMARO DA IMPERATRIZ; R Prefeito Jose Kehrig, 5155; Centro; Santo Amaro
Da Imperatriz; SC
AC SAO BONIFACIO; Avenida 29 De Dezembro, 670; Centro; Sao Bonifacio; SC
AC SAO JOSE; Rua Getulio Vargas, 48; Centro; Sao Jose; SC
ACC I BAIA SUL; Rua Joao Motta Espezim, 583; Saco Dos Limoes; Florianopolis; SC
ACC I DIAS VELHO; Avenida Nossa Senhora Do Rosario, 78; Jardim Atlantico; Florianopolis;
SC
ACC I INGLESES; Rodovia Sc - 403 5981 1o; Ingleses Do Rio Vermelho; Florianopolis; SC
AF FLORIANOPOLIS; Avenida Irineu Bornhausen, 4800; Agronomica; Florianopolis; SC
Localidade Base (Microrregião): BLUMENAU/SC
Vagas: 3(três)
Cidades Jurisdicionadas: Blumenau e Gaspar
Endereços para inscrições:
AC AGUA VERDE; Rua Frei Estanislau Schaette 378; Asilo; Blumenau; SC
AC APIUNA; Rua Quintino Bocaiuva, 230; Centro; Apiuna; SC
AC ASCURRA; Rua Benjamin Constant, 174 Sala 01; Centro; Ascurra; SC
AC BADENFURT; Rua Werner Duwe, 202; Badenfurt; Blumenau; SC
AC BENEDITO NOVO; Rua Quirino Longo, 150; Centro; Benedito Novo; SC
AC BLUMENAU; Rua Angelo Dias, 79; Centro; Blumenau; SC
AC DOUTOR PEDRINHO; Rua Aderbal Ramos Da Silva, 134; Centro; Doutor Pedrinho; SC
AC GASPAR; Rua Coronel Aristiliano Ramos, 158; Centro; Gaspar; SC
AC INDAIAL; Rua Manoel Simao, 55; Nacoes; Indaial; SC
AC ITOUPAVA; Rua Joseph Werner, 91; Itoupava; Blumenau; SC
AC LUIS ALVES; Rua Paulo Kraisch, 44; Vila Do Salto; Luiz Alves; SC
AC POMERODE; Rua Luis Abry, 22; Centro; Pomerode; SC
AC RIO DOS CEDROS; Rua Doutor Jorge Lacerda, 494; Centro; Rio Dos Cedros; SC
AC RODEIO; Rua Barao Rio Branco, 909; Centro; Rodeio; SC
AC TIMBO; Avenida Sete De Setembro, 533; Centro; Timbo; SC
AC VORSTADT; Rua Antonio Treiss, 1160; Vorstadt; Blumenau; SC
AF BLUMENAU; Rua Sao Paulo, 3200; Itoupava Seca; Blumenau; SC
AC CURITIBANOS; Rua Maximino De Moraes, 396; Centro; Curitibanos; SC
TÉCNICO DE ATENDIMENTO EM VENDAS JÚNIOR e TÉCNICO OPERACIONAL
JÚNIOR
Localidades Base (Microrregião): Diretoria Regional de Santa Catarina
Cidades jurisdicionadas: Blumenau, Chapecó, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba,
Joinville, Lages e Tubarão.
Vagas: 5(cinco) para cada cargo (Técnico de Atendimento em Vendas Júnior e Técnico
Operacional Júnior).
Endereços para inscrições: Agência dos Correios/ECT
FLORIANÓPOLIS/SC - Agência Central – Praça XV de novembro, 242 - Florianópolis/SC;
BLUMENAU/SC - Rua Ângelo Dias, 79 – Blumenau/SC;
CHAPECÓ/SC - Praça Coronel Bertaso, 154 – Chapecó/SC;
JOINVILLE/SC - Praça Marechal Castelo Branco, 475 Joinville/SC
LAGES/SC – Rua Coronel Cordova, 328 - Lages/SC;
ITAJAÍ/SC – Rua Gil Stein Ferreira, 50 – Itajaí/SC;
JOAÇABA/SC – Rua Trompowski, 7 – Joaçaba/SC;
TUBARÃO/SC – Rua Coronel Cabral, 110 – Tubarão/SC.
CURITIBANOS; Rua Maximino De Moraes, 396; Centro; Curitibanos; SC
ANEXO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS
OPERADOR DE TRIAGEM E TRANSBORDO I, TÉCNICO OPERACIONAL JUNIOR e
TÉCNICO DE ATENDIMENTO EM VENDAS JÚNIOR
PORTUGUÊS
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Separação de sílabas.Reconhecimento de classes de
palavras: nome, pronome, verbo, preposições e conjunções. Pronomes: colocação, uso, formas
pronominais de tratamento. Concordância nominal e verbal. Emprego de tempos e modos. Vozes
do verbo. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Estrutura do vocábulo: radicais e
afixos. Formação de palavras: composição e derivação. Termos da oração. Tipos de predicação.
Estrutura do período: coordenação e subordinação. Semântica: sinonímia e antonímia.
MATEMÁTICA
Números relativos, inteiros e fracionários: operações e suas propriedades (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação). Múltiplos e divisores: Máximo Divisor Comum e Mínimo
Múltiplo Comum.Frações ordinárias e decimais. Números decimais: propriedades e operações.
Expressões numéricas. Equações do 1º e 2º graus. Problemas. Sistema de medida de tempo.
Sistema métrico decimal. Sistema monetário brasileiro. Problemas, números e grandezas
proporcionais: razões e proporções. Divisão em partes proporcionais. Regra de três simples e
composta. Porcentagem. Juros simples: juros, capital, tempo, taxas e montante.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA ( Somente para os cargos de Técnico em Atendimento
e Vendas Jr e Técnico Operacional Jr)
Conceitos básicos de computação. Componentes de hardware e sofware de computadores.
Sistema operacional Windows (98/2000). Conhecimento de Word. Excel e PowerPoint. Internet.
ANEXO III
FORMULÁRIO DE RECURSO – PROVAS OBJETIVAS
Nome do candidato:
Endereço completo:
CEP
Cargo:
N.ºda inscrição:
RG:
Local de Inscrição/Opção:
Marque com X a prova objeto do recurso: Português ( ) Matemática ( )
C. Específicos ( ) Inglês ( ) Outra ( ....................)
Escreva os dados da questão objeto do recurso:
QUESTÃO N.º( ) Gabarito oficial ( ) Resposta do candidato ( )
ARGUMENTAÇÃO DO CANDIDATO:
LOCAL E DATA:
Assinatura do candidato:
ANEXO IV
FORMULÁRIO DE RECURSO - TESTES ROBUSTEZ OU DE APTIDÃO FÍSICA.
Nome do Candidato:
Endereço Completo:
CEP:
Cargo:
Nº da Inscrição:
RG.:
Local de Inscrição/Opção:
Solicitação
Como candidato(a) ao cargo de (preencher o cargo pretendido), solicito revisão do resultado no
teste de robustez ou de aptidão física (conforme o caso).
JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO:
Local e Data:
Assinatura do candidato: