Edital do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - PE (IF/PE) 2013

Visualizaçao do Edital do Concurso

SERVICO PUBLICO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCACAO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO
EDITAL Nº 11 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2013.
CONCURSO PÚBLICO DE TÉCNICO – ADMINISTRATIVO
O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
SERTÃO PERNAMBUCANO, no uso da competência da competência que lhe foi delegada pela
Portaria Ministerial 1.494 de 28/12/2012, publicada no Diário Oficial da União 31 de dezembro de
2012, e tendo em vista a autorização concedida pela Portaria Interministerial nº 25 de 05/02/2013,
publicada no Diário Oficial da União em 06 de fevereiro de 2013, do Excelentíssimo Senhor Ministro de
Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação e a distribuição das autorizações para
provimento de vagas, conforme Portaria 1.475 de 20/12/2012 publicada no Diário Oficial da União em
21 de dezembro de 2012, do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Educação, e de acordo com as
normas estabelecidas pela Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e o Decreto 6.944, de 21 de agosto
de 2009, torna pública a abertura das inscrições para o Concurso Público, destinado a selecionar
candidatos com vistas ao provimento dos cargos constantes no presente Edital, na Carreira de Técnico-
administrativo em Educação: NÍVEL SUPERIOR: Administrador, Pedagogo/área, cnico em Assuntos
Educacionais, Bibliotecário e Economista. NÍVEL INTERMEDIÁRIO: Técnico em Intérprete em
Linguagens de Sinais - LIBRAS para exercício na Reitoria e nos campi do Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, sob o regime de que trata a lei nº 8.112/90 de 11 de
dezembro de 1990, publicada no DOU de 12 de dezembro de 1990, e suas respectivas alterações.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Concurso Público será regido por este Edital e anexos, e pelos diplomas legais citados e será
executado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
1.2. A primeira e única etapa, para os cargos de vel superior, de caráter eliminatório e classificatório,
constituir-se-á de provas objetivas.
1.3. Para o cargo de nível médio: Técnico em Intérprete em Linguagens de Sinais LIBRAS, o concurso
constará de aplicação de provas objetiva e prática em que serão avaliados os conhecimentos e/ou
habilidades relacionadas ao cargo.
1.4. O cronograma previsto para este Concurso Público, encontra-se no Anexo IV deste Edital.
2. DOS CARGOS E VAGAS
2.1. As 16 (dezesseis) vagas para os cargos efetivos, da carreira de Técnico-administrativo em
Educação estão relacionadas no Anexo I deste Edital.
2.2. Requisitos de qualificação para ingresso no cargo: de acordo com o Anexo I deste Edital.
2.3. Regime Jurídico: Lei 8.112/90 e demais regulamentações pertinentes.
2.4. Regime de trabalho: de acordo com o Anexo I deste Edital.
2.5. A jornada de trabalho poderá ocorrer nos campi deste Instituto ou em qualquer cidade que o mesmo
tenha Campus avançado, durante o turno diurno e/ou noturno de acordo com as especificidades do cargo
e as necessidades da Instituição.
2.6. Descrição das Atividades: de acordo com o Anexo II deste Edital.
2.7. A remuneração corresponderá ao padrão inicial do (primeiro) nível de capacitação do respectivo
nível de classificação, constante do Anexo I deste Edital, e poderá ser acrescida de:
2.7.1 Percentual de Incentivo à Qualificação para os candidatos que possuam escolaridade superior à
exigência para ocupação do cargo;
2.7.2. Auxílio Pré-escolar por dependente, até os 6(seis) anos de idade; e,
2.7.3. Auxílio Alimentação.
3. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO
3.1. O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este Edital será investido no cargo, se
atendidas, na data da investidura, as seguintes exigências:
3.1.2. Ter sido aprovado e classificado no Concurso, na forma estabelecida neste Edital;
3.1.3. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou se de nacionalidade portuguesa ser amparado pelo estatuto da
igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do
disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436/72, ou ainda, no caso de ter nacionalidade estrangeira, apresentar
comprovante de permanência definitiva no Brasil;
3.1.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
3.1.5. Estar em gozo dos direitos políticos;
3.1.6. Estar quite com as obrigações eleitorais;
3.1.7. Estar quite com as obrigações do Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino);
3.1.8. Possuir os requisitos exigidos para o cargo a que irá concorrer, conforme Anexo I;
3.1.9. Estar devidamente registrado em Conselho Regional de Classe, quando couber, bem como estar
quite com as obrigações legais do órgão fiscalizador e demais exigências de habilitação para o exercício
do cargo;
3.1.10. Possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;
3.1.11. Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em
cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei n.º 8.112/90;
3.1.12. Apresentar declaração do órgão público a que esteja vinculado, quando for o caso, registrando que
o candidato tem situação jurídica compatível com a nova investidura em cargo público federal, haja vista
não ter incidido nos artigos 132, 135, e 137, parágrafo único, da Lei 8.112/90 e suas alterações
(penalidade de demissão e de destituição de cargo em comissão), nem ter sofrido, no exercício de função
pública, penalidade por prática de atos desabonadores;
3.1.13. Apresentar declaração quanto ao exercício ou não de cargo/emprego ou função pública e quanto
ao recebimento de proventos de aposentadoria e/ou pensões;
3.1.14. A acumulação de cargos somente será permitida àqueles casos estabelecidos na Constituição
Federal, na Lei nº. 8.112/90 e Parecer AGU GQ nº. 145/98, não podendo o somatório da carga horária dos
cargos acumulados ultrapassarem 60 horas semanais, respeitada a compatibilidade de horários.
3.1.15. Ter aptidão física e mental, conforme artigo 5º, inciso VI, da lei nº. 8.112/90, que será averiguada
exame admissional, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados pelo
item 17.5.15 e 17.5.16 deste edital, os quais correrão a suas expensas;
3.1.16. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasião
do exame-admissionais, este não poderá ser admitido;
3.1.17. Possuir a escolaridade e a formação no nível e modalidade exigidos para o cargo em consonância
com a Lei 11.784/2008 e habilitação e titulação constantes no anexo I deste Edital.
3.1.18. Apresentar, por ocasião da posse, as certidões abaixo:
3.1.18.1.Certidão Criminal Negativa: Justiça Federal;
3.1.18.2.Certidão Criminal Negativa: Justiça Estadual;
3.1.18.3.Certidão Criminal Negativa: Justiça Eleitoral;
3.1.18.4.Certidão Criminal Negativa: Polícia Civil; e
3.1.18.5.Certidão Criminal Negativa: Polícia Federal.
3.1.19. Não estar inscrito na dívida ativa.
3.2. Os candidatos de nacionalidade estrangeira deverão ter fluência na língua portuguesa.
3.3. A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no subitem 3.1 deste item e
daqueles que vierem a ser estabelecidos impedirá a posse do candidato.
3.4. No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela
decorrentes, se o candidato não comprovar os requisitos constantes do subitem 3.1, não se considerando
qualquer situação adquirida após essa data.
3.5. Para posse e investidura no cargo, o candidato entregará na Diretoria de Gestão de Pessoas em
funcionamento na Reitoria os documentos necessários, conforme previstos neste Edital e outros exigidos
pela Legislação vigente.
4. DA ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
4.1. A isenção deverá ser solicitada mediante o preenchimento do requerimento de isenção, disponível no
endereço eletrônico
www.ifsertao-pe.edu.br
, no período de 12 de março de 2013 até 21 de março de 2013.
4.2. Para realização da inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá:
4.2.1. estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que
trata o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007;
4.2.2. for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 2007;
4.2.3. indicar o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico.
4.3. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano, consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a
veracidade das informações prestadas pelo candidato.
4.4. As informações prestadas no formulário de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato,
podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação
do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do artigo 10 do Decreto 83936, de 06
de setembro de 1979.
4.5. Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:
a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;
b) fraudar e/ou falsificar documentação;
c) não observar a forma, o prazo estabelecido no subitem 4.1 deste edital.
4.6. Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via postal, via fax ou via
correio eletrônico.
4.7. Cada pedido de isenção será remetido para o CadÚnico e a decisão de deferimento ou indeferimento
do pedido de isenção dependerá do julgamento do próprio órgão gestor do CadÚnico.
4.8. A relação dos candidatos com pedidos de isenção deferidos e indeferidos se disponibilizada no
endereço eletrônico
www.ifsertao-pe.edu.br
na data provável de 29/03/2013.
4.9. Quanto ao indeferimento de solicitação de isenção não caberá recurso.
4.10. Os candidatos, cujas solicitações de isenção tiverem sido indeferidas, para poderem participar do
certame, deverão gerar a GRU e efetuar o seu respectivo pagamento até data estabelecida no subitem
5.3.2.
5. DA INSCRIÇÃO
5.1. No ato da inscrição o candidato deverá optar por um cargo e o campus no qual será lotado.
5.2. Da taxa:
5.2.1. Para Cargos de Nível Superior: Administrador, Pedagogo/área, Técnico em Assuntos
Educacionais, Bibliotecário e Economista, o valor da taxa é de R$ 75,00.
5.2.2. Para o Cargo de Nível Intermediário: Técnico em Intérprete em Linguagens de Sinais -
LIBRAS, o valor da taxa é de R$ 45,00.
5.2.3. Será Admitida a inscrição via internet no endereço eletrônico
www.ifsertao-pe.edu.br
solicitada no
período das 8h do dia 12 de março de 2013 até as 23h 59min do dia 12 de abril de 2013. Observado
horário de Brasília.- DF.
5.2.4. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano o se responsabilizará por solicitação de inscrição
não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento
das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
5.3. Dos procedimentos para inscrição:
5.3.1. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá efetuar recolhimento da taxa
no valor referente ao cargo, no Banco do Brasil S.A., via GRU GUIA DE RECOLHIMENTO DA
UNIÃO, a ser obtida no final do processo de inscrição.
5.3.2. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 13/04/2013, em espécie, não sendo
pagamento em cheque.
5.3.3. As inscrições somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição.
5.3.4. O candidato que não recolher o valor da taxa de inscrição, de acordo com o subitem 5.3.2 terá sua
inscrição indeferida.
5.4. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO
5.4.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche
todos os requisitos exigidos.
5.4.2. É de exclusiva responsabilidade do candidato a exatidão dos dados cadastrais informados no ato da
inscrição.
5.4.3. Não serão aceitas inscrições efetuadas por fax ou por Correios.
5.4.4. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do
candidato.
5.4.5. Será aceita somente uma inscrição por candidato, isto é, não será permitida inscrição em mais de
um cargo. E havendo inscrições múltiplas, prevalecerá a inscrição de data/hora mais recente.
5.4.6. Declaração falsa ou inexata dos dados constantes no formulário de inscrição são de inteira
responsabilidade do candidato, dispondo o Instituto Federal do Sertão Pernambucano do direito de excluir
do concurso público aquele que não preencher a solicitação de forma completa e correta.
5.4.7. A falsificação de declarações ou de dados e/ou outras irregularidades na documentação verificada
em qualquer etapa do presente concurso implicará na eliminação automática do candidato sem prejuízo
das cominações legais.
5.5. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo
em caso de cancelamento do concurso.
5.6. O pagamento da GRU efetuado após a data do vencimento implicará o cancelamento da inscrição.
5.7. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano não se responsabiliza por pagamentos não confirmados
por problemas bancários.
5.8. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição exceto o previsto no item 4.
5.9. O comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser mantido
em poder do candidato e, se necessário, apresentado nos locais de realização das provas.
5.10. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar
atendimento especial para tal fim no formulário de inscrição, deverá levar acompanhante, que ficará em
sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não
levar acompanhante não realizará as provas.
5.11. A relação dos candidatos que tiverem suas inscrições homologadas será divulgada na internet, no
endereço eletrônico
www.ifsertao-pe.edu.br
.
6. DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS
6.1. Aos portadores de deficiência, nos termos do art. , § 2º, da Lei 8.112/90 c/c o art. 37, § 1º, do
Decreto 3.298/99, serão reservadas vagas às pessoas portadoras de deficiência, amparadas pelo artigo 37,
inciso VIII, da Constituição Federal e pelo artigo 5º, parágrafo 2º, da Lei 8.112, de 11 de dezembro de
1990, publicada no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 1990, serão reservadas 5% das vagas
para cada cargo elencado no Anexo I, e das que vierem a surgir durante o processo de validade do
concurso.
6.2. Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem anterior resulte em número fracionado, este
deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente, desde que não ultrapasse a 20% das vagas
oferecidas, nos termos do parágrafo do artigo 5º da Lei Nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990,
publicada no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 1990.
6.3. Somente haverá reserva de vagas para os candidatos portadores de deficiência quando o número de
vagas/área for igual ou superior a 5.
6.4. Caso o primeiro provimento seja destinado a apenas uma vaga, esta deverá ser preenchida pelo
candidato melhor qualificado da lista. Assim, das próximas vagas que venham a surgir, para o cargo
pleiteado, somente será destinada ao primeiro candidato que figure na lista de candidatos com deficiência
quando se atingir o número previsto no subitem anterior.
6.5. Somente serão consideradas como pessoas portadores de deficiência aquelas que se enquadram nas
categorias discriminadas no artigo do Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo
Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.
6.6. Os candidatos portadores de deficiência que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão:
6.6.1. Declarar tal intenção no formulário de Inscrição e, se necessário, solicitar condições especiais para
realizar as provas objetivas (prova ampliada fonte 24, ledor, intérprete de libras, braile, auxílio para
transcrição, sala de fácil acesso ou tempo adicional).
6.6.2. O candidato portador de deficiência, resguardadas as condições previstas no Decreto 3.298/99,
participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que concerne, ao
conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local das provas e à nota
mínima exigida para todos os demais candidatos.
6.6.3. O candidato portador de deficiência deverá encaminhar cópia simples do RG e laudo médico
(original ou cópia autenticada), com letra legível, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie, o
grau e/ou vel de deficiência de que são portadores, com expressa referência ao código correspondente
da classificação Internacional de Doenças (CID) e à sua provável causa ou origem, justificar o
atendimento especial solicitado para:
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Concurso Público Instituto Federal Sertão Pernambuco – Portadores de Deficiência
Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
Petrolina - PE
CEP 56302-320
6.6.4. O envio deverá será através dos Correios, utilizando o serviço de SEDEX com A.R. (Aviso de
Recebimento), no período de 12/03/2013 até 21/03/2013 (será observada a data de postagem).
6.7. O candidato que não enviar a documentação, ou a fizer fora do prazo, terá a solicitação indeferida.
6.8. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que
impeça a chegada dessa documentação a seu destino.
6.9. Na falta do atestado médico ou não conter as informações necessárias anteriormente indicadas, o
candidato não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que
tenha assinalado tal opção no Requerimento de Inscrição.
6.10. A relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido será divulgada na
internet, no endereço eletrônico
www.ifsertao-pe.edu.br
, na ocasião da divulgação da homologação das
inscrições.
6.11. O candidato dispo de 02 (dois) dias úteis a partir da divulgação da relação citada no subitem
anterior para contestar o indeferimento de sua inscrição ou necessidade especial através do endereço
eletrônico
comissão.concurso@ifsertao-pe.edu.br
. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.
6.12. Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, estas serão
preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.
6.13. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, caso aprovados no concurso, serão
convocados antes da posse para submeterem-se à Equipe Multiprofissional, que verificará sua
qualificação como portador de deficiência nos termos do art. 43 do Decreto nº 3.298/99 e suas alterações,
e a compatibilidade de sua deficiência com o exercício normal das atribuições do cargo. Devendo, ainda,
durante o estágio probatório, se submeter às avaliações periódicas a serem realizadas pela equipe
multiprofissional para fins de verificar a compatibilidade em ter as atribuições do cargo e a deficiência
apresentada (§2º, do art. 43, do Decreto nº 3298/99).
6.13.1. Compete à Equipe Multiprofissional, designada pelo IF Sertão-PE a qualificação do candidato
como portador de deficiência, nos termos das categorias definidas pela legislação vigente sobre a matéria.
Incumbe a Equipe Multiprofissional a aferição da compatibilidade entre a deficiência diagnosticada e o
exercício das atribuições do cargo.
6.13.2. A reprovação pela Equipe Multiprofissional ou o não comparecimento a ela acarretará a perda do
direito às vagas reservadas aos candidatos com deficiência.
6.14. O candidato com deficiência reprovado pela Equipe Multiprofissional por não ter sido considerado
deficiente, figurará na lista de classificação geral na vaga a qual concorre.
6.15. O candidato qualificado pela Equipe Multiprofissional com deficiência, que figure na lista de
classificação geral dentro do número de vagas destinadas à ampla concorrência permanecerá concorrendo
às vagas reservadas aos deficientes.
7. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
7.1. Será divulgada no dia 03/05/2013 no endereço eletrônico
www.ifsertao-pe.edu.br
através de edital, a
relação dos candidatos que tiveram sua inscrição homologadas.
7.2. Quanto ao indeferimento de inscrição, caberá pedido de reconsideração, sem efeito suspensivo, o
Instituto Federal do Sertão Pernambucano no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis contados a partir da
data de publicação da relação mencionada no item 7.1 deste Edital.
7.3. O recurso aqui mencionado deverá ser preenchido em formulário próprio disponível no site
www.ifsertao-pe.edu.br
o qual deverá ser anexado e encaminhado para o e-mail:
comissão.concurso@ifsertao-pe.edu.br.
7.4. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano, quando for o caso, submeterá os recursos à Comissão
do Concurso que decidirá sobre o pedido de reconsideração e divulgará o resultado através de edital
disponibilizado no site
www.ifsertao-pe.edu.br , j
unto com a divulgação dos locais de prova.
8. DOS CARTÕES DE CONFIRMAÇÃO
8.1. O cartão de confirmação estará disponível no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br a partir de
13/05/2013, na ocasião de divulgação dos locais de prova sendo de responsabilidade exclusiva do
candidato a obtenção desse documento.
8.2. É obrigação do candidato conferir os seguintes dados: nome, número do documento de identidade,
CPF, data de nascimento, sexo, nome do cargo/município e quando for o caso deficiência e condição
especial para realização das provas.
8.3. Os eventuais erros de digitação no nome, número da identidade, CPF, data de nascimento, sexo, etc.,
deverão ser encaminhados para o e-mail: comissão.concurso@ifsertao-pe.edu.br., até o dia 15/05/2013.
8.4. O candidato não poderá alegar desconhecimento do local de realização das provas como justificativa
de sua ausência. O não comparecimento às provas, qualquer que seja o motivo, será considerado como
DESISTÊNCIA do candidato e resultará em sua ELIMINAÇÃO do Concurso Público.
9. DA PROVA OBJETIVA
9.1. A primeira e única etapa para os cargos de nível superior, as provas objetivas para os cargos de que
trata este Edital serão aplicadas no município de Petrolina, no Estado de Pernambuco, na data
19/05/2013, no horário de 08h às 12h, no horário oficial de Brasília –DF.
9.2. Para o cargo de nível médio: Técnico em Intérprete em Linguagens de Sinais LIBRAS, as provas
objetivas para os cargos de que trata este Edital serão aplicadas no município de Petrolina, no Estado de
Pernambuco, na data 19/05/2013, no horário de 08h às 12h, no horário oficial de Brasília –DF.
9.3. Os locais de realização de todas das provas objetivas serão publicados no dia 13/05/2013, disponíveis
no site
www.ifsertao-pe.edu.br
.
9.4. A Prova de Desempenho na Tradução e Interpretação de Libras/ Língua Portuguesa será realizada na
cidade de Petrolina-PE, independentemente do Campus para o qual o candidato se inscreveu.
9.5. O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para o
fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, considerado o horário oficial de Brasília - DF,
munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, seu documento oficial de identificação e o boleto de
inscrição devidamente autenticado.
9.6. A prova objetiva, para os cargos de Nível Superior, será constituída por 60 (sessenta) questões de
múltipla escolha com 05 (cinco) alternativas conforme tabela abaixo:
MATÉRIA
(ver anexo III)
QUANTIDADE DE
QUESTÃO
VALOR POR
QUESTÃO
VALOR TOTAL
Conhecimentos Específicos 25 2 50
Língua Portuguesa 15 2 30
Raciocínio Lógico 05 1 5
Fundamentos Legais da
Administração Pública
15 1 15
TOTAL 100,00
9.7. A prova objetiva para os cargos de Nível Médio será constituída por 60 (sessenta) questões de
múltipla escolha com 05 (cinco) alternativas conforme tabela abaixo:
MATÉRIA
(ver anexo III)
QUANTIDADE DE
QUESTÃO
VALOR POR
QUESTÃO
VALOR TOTAL
Conhecimentos Específicos 25 2 50
Língua Portuguesa 15 2 30
Raciocínio Lógico 05 1 5
Fundamentos Legais da
Administração Pública
15 1 15
TOTAL 100,00
9.8. Da prova objetiva o candidato deverá atingir nonimo 60,00 (sessenta) pontos para ser considerado
classificado.
9.9. O candidato deverá transcrever as respostas da prova objetiva para a Folha de Resposta, que será o
único documento válido para correção das provas, seu preenchimento será de inteira responsabilidade do
candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital, na
Folha de Resposta e na capa do prova. Em hipótese alguma, haverá substituição desta, por erro do
candidato.
9.10. Será de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da
Folha de Respostas, tais como marcação rasurada ou emenda ou campo de marcação “não preenchido”
integralmente.
9.11. O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a
sua Folha de Resposta, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da
leitura óptica.
9.12. O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu
número de inscrição, o número de seu documento de identidade, sua data de nascimento e assinatura da
Folha de Resposta.
9.13. Na prova escrita objetiva, será atribuída pontuação 0,00 (zero) a questões com mais de uma opção
assinalada, questões sem opção, com rasuras ou preenchidas a lápis.
9.14. Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.
9.15. O conteúdo programático dos cargos encontra-se no Anexo III deste Edital.
10. DA PROVA PRÁTICA
10.1. Para a Prova de Desempenho na Tradução e Interpretação de Libras/ Língua Portuguesa serão
convocados os 10 (dez) primeiros candidatos de cada campus, que tenham obtido a nota mínima exigida
na Prova Objetiva.
10.1.1. Todos os candidatos que obtiveram a mesma nota do último classificado nas Provas Objetivas
serão também convocados para realizar a Prova de Desempenho em Libras.
10.2. A Prova de Desempenho em Libras consistirá em uma avaliação, de no máximo 30 minutos, perante
a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade de tradução e
interpretação de Libras/ Língua Portuguesa.
10.3. O Resultado da Prova Objetiva será publicado no dia 24/05/2013, convocando os candidatos
classificados, indicando data, horário e local da Prova de Desempenho, bem como fornecendo orientações
e informações adicionais para a realização da etapa.
10.4. A Prova de Desempenho em Libras para os candidatos classificados de todos os Campi será
realizada na cidade de Petrolina-PE.
10.5. Ao se apresentar para a Prova de Desempenho, no local e horário estabelecido, o candidato deverá
entregar à Banca Examinadora uma via do Currículo Vitae e cópias simples de diplomas e certificados,
sem necessidade de autenticação.
10.6. Serão 20 (vinte) os quesitos avaliados na Prova de Desempenho em Libras, os quais constam do
Anexo VII deste edital.
10.6.1. A nota atribuída para cada quesito varia de 0 a 5 pontos, sendo que a soma dos pontos de todos os
quesitos alcançará o valor máximo de 100 pontos.
10.7. A Prova de Desempenho em Libras será gravada em vídeo para fins de registro e avaliação, sendo a
utilização, o teor e a propriedade exclusivas da Comissão Permanente de Concurso Público.
10.8. Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com antecedência mínima de 30 (trinta)
minutos em relação ao início das mesmas. O horário fixado será o horário oficial de Brasília (DF). Será
vedada a admissão em sala de provas ao candidato que se apresentar após o início das mesmas.
10.9. Não haverá, em qualquer hipótese, segunda chamada para qualquer prova, nem a realização de
prova fora do horário e local marcados para todos os candidatos.
10.10. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF SERTÃO-PE
não assume qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentação e/ou alojamento dos candidatos,
quando da realização das provas deste Concurso Público.
10.11 Não haverá prova prática para os demais cargos Técnico Administrativos.
11. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS
11.1. Em hipótese alguma será permitido ao candidato:
11.1.2. Prestar a prova sem que esteja portando um documento oficial de identidade original que
contenha, no mínimo, foto, filiação e assinatura;
11.1.3. Prestar prova sem que o seu pedido de inscrição esteja previamente confirmado;
11.1.4. O ingresso no estabelecimento de exame após o fechamento dos portões;
11.1.5. Prestar provas fora do horário ou espaço físico predeterminados.
11.2. Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoa estranha ao certame no local de prova
durante a sua realização;
11.3. No caso de perda ou roubo do documento de identidade, o candidato deveapresentar certidão que
ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, trinta dias da data da realização
da prova e, ainda, ser submetido à identificação especial, compreendendo a coleta de assinatura e
impressão digital.
11.5. Após ser identificado e instalado em seu local de prova, o candidato não poderá consultar ou
manusear qualquer material de estudo ou leitura, enquanto aguarda o início das provas.
11.6. Após ser identificado e instalado, o candidato somente poderá ausentar-se da sala acompanhado de
um fiscal.
11.7. Durante as provas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os
candidatos, nem utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, calculadoras, relógios,
agendas eletrônicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento
eletrônico.
11.8. Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, deverão ser desligados e mantidos desta
forma até a saída do prédio. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do
candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.
11.9. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano não se responsabilizará por perdas ou extravios de
objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles
causados, devendo os candidatos evitar portar aparelhos celulares quando da realização da prova escrita
objetiva de múltipla escolha. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano não ficará responsável pela
guarda dos objetos supracitados.
11.10.O candidato que, durante a realização da prova, for encontrado utilizando qualquer um dos objetos
especificados no item 11.7, será automaticamente eliminado do concurso, assim como aqueles que
estiverem utilizando telefones celulares.
11.11. É vedado o ingresso de candidato portando arma nos locais de realização da prova.
11.12. Será também eliminado do concurso o candidato que incorrer nas seguintes situações:
11.12.1. deixar o local de realização da prova sem a devida autorização;
11.12.2. tratar com falta de urbanidade examinadores, auxiliares, fiscais ou autoridades presentes;
11.12.3. proceder de forma a tumultuar a realização das provas;
11.12.4. estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas, por qualquer meio;
11.12.5. usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;
11.12.6 deixar de atender às normas contidas no caderno de provas e às demais orientações expedidas
pela o Instituto Federal do Sertão Pernambucano
11.13. Os 03 (três) últimos candidatos de cada sala poderão sair juntos, após a conferência de todos os
documentos da sala e assinatura da ata.
11.14. Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, sua Folha de
Respostas assinada.
11.15. A prova objetiva terá a duração de 4h (quatro horas) para todos os cargos de que trata este Edital,
incluído o tempo de marcação na Folha de Respostas.
11.16. O candidato somente poderá deixar definitivamente a sala de provas após 60 (sessenta) minutos de
seu início.
11.17. O candidato poderá sair levando consigo o caderno de questões, desde que permaneça na sala até o
final do período estabelecido no subitem 11.15, para a aplicação da prova, devendo obrigatoriamente
devolver ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada.
11.18. Na hipótese de candidata lactante, será facultada a possibilidade de amamentar o filho durante a
realização da prova, desde que leve um acompanhante, o qual será responsável pela criança e
permanecerá em sala reservada para esta finalidade, conforme especificado no subitem 5.10.
11.19. No dia da realização das provas, o serão fornecidas, pela equipe de fiscalização, informações
sobre conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação, ressalvas às informações referentes a
dúvidas objetivas sobre o caderno de provas.
12. DA DESCLASSIFICAÇÃO
12.1. Será desclassificado o candidato que:
12.1.1. Não estiver presente na sala ou local de provas no horário determinado para o seu início do
concurso público;
12.1.2. Não comparecer a prova de Desempenho em Libras no dia, horário estabelecidos no Edital de
convocação;
12.1.3. For surpreendido, durante a execução das provas, em comunicação com outro candidato,
utilizando-se de material não autorizado ou praticando qualquer modalidade de fraude;
12.1.4. Não obtiver a pontuação mínima na prova escrita objetiva.
13. DIVULGAÇÃO DO GABARITO
13.1. O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 20/05/2013 no endereço eletrônico
www.ifsertao-pe.edu.br.
13.2. Para questões mencionadas em atas serão revisadas pela banca e se necessário publicado com
suas devidas alterações.
13.3. É de inteira responsabilidade do candidato verificar o gabarito preliminar e nesta ocasião se for o
necessário pedir revisão na data estabelecida.
13.4. Após a publicação do gabarito oficial não serão aceitos pedidos de revisão.
14. DOS RECURSOS E REVISÕES
14.1. Recursos contra conteúdos das questões e gabaritos da prova objetiva, poderão ser interpostos,
desde que devidamente fundamentado e apresentado no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis contados
após a divulgação dos gabaritos, na Diretoria de Gestão de Pessoas Reitoria, localizada na rua Coronel
Amorim, nº 76, Centro – Petrolina, no horário de 8h às 12h e de 14h às 16h.
14.2. Serão aceitos somente recursos redigidos na Língua Portuguesa.
14.3. O recurso deverá ser argumentado, preenchido em campo próprio constante no endereço eletrônico
www.ifsertao-pe.edu.br
, conforme orientações na página citada.
14.4. Todos os recursos que cumprirem as regras estabelecidas serão analisados e as justificativas dos
deferimentos serão divulgadas no endereço eletrônico
www.ifsertao-pe.edu.br.
Não serão encaminhadas
respostas através de fax, correios eletrônico, correios e para candidatos que não impetraram recurso para
aquela questão deferida.
14.5. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial
definitivo, contra resultado final definitivo.
14.6. O candidato que se julgar prejudicado na prova Desempenho em Libras, deverá protocolar na
Diretoria de Gestão de Pessoas - Reitoria, à rua Coronel Amorim, 76, Centro Petrolina- PE, no prazo
de 48 horas a pós a divulgação do resultado, no horário de 8h às 12h e de 14h às 16h, recurso
devidamente fundamentado.
14.7. Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou, ainda, fora do prazo.
14.8. As decisões dos recursos serão dadas a conhecer, coletivamente, e apenas as relativas aos pedidos
que forem deferidos e quando da divulgação do resultado provisório.
14.9. A pontuação relativa à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será atribuída a todos os
candidatos presentes.
14.10. A Comissão de Concurso do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, responsável pela
organização do certame, constitui última instância para recursos, razão porque não caberão recursos ou
revisões adicionais.
15. DO RESULTADO, HOMOLOGAÇÃO E DOS CRITÉRIOS DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
15.1. O Resultado Final do Concurso Público será homologado e publicado no Diário Oficial da União,
contendo a relação dos candidatos aprovados no certame, classificados de acordo com o anexo II do
Decreto 6.944, de 21 de agosto de 2009, publicado no Diário Oficial da União de 24 de agosto de
2009, ainda que tenha atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso.
15.1. Havendo empate, terá preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato que:
15.1.2. Obtiver maior número de pontos nas questões ou Prova de Conhecimentos Específicos;
15.1.3. Obtiver maior número de pontos na Prova Prática (quando for o caso);
15.1.4. Obtiver maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa;
15.1.5. Obtiver maior número de pontos nas questões de Fundamentos Legais da Administração Pública;
15.1.6. Obtiver maior número de pontos nas questões de Raciocínio Lógico;
15.1.7. Tiver idade mais elevada, salvo na hipótese prevista na Lei 10.741/2003 em que este critério
prevalece sobre os demais.
15.2. Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados serão considerados
reprovados.
16. DA VALIDADE
16.1. O resultado do concurso público terá validade de 12 (doze) meses a contar da data de publicação da
homologação final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período a
critério do Instituto Federal do Sertão Pernambuco.
17. DA NOMEAÇÃO
17.1. O provimento dos cargos de nível superior e do cargo de nível intermediário dar-se-á na carreira dos
servidores cnico-administrativos em Educação vinculados ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico
Administrativos em Educação, de que trata a lei 11.091/2005.
17.2. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, de acordo com as
especificidades do cargo e a necessidade da instituição.
17.3. O candidato habilitado será nomeado, rigorosamente de acordo com a classificação obtida,
considerando-se as vagas existentes ou que venham a existir para o cargo a que concorreu, no Quadro
Permanente do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
17.4. O candidato nomeado deverá satisfazer aos requisitos legais para a Posse em cargo público federal,
inclusive ser declarado apto nos exames médicos, físicos e mentais, conforme legislação em vigor e
normas estabelecidas neste Edital.
17.5. Os candidatos nomeados deverão, dentro do prazo legal, comparecer ao Instituto Federal de
Educação, do Sertão Pernambucano, portando os documentos comprobatórios dos requisitos legais, e os
seguintes exames e laudos médicos, expedidos, no máximo, há 60 (sessenta) dias:
17.5.1.Certidão de nascimento / casamento, RG, CPF;
17.5.2.Título de eleitor, e Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral;
17.5.3.Documento do Conselho Regional e comprovante de quitação do conselho;
17.5.4.Certificado de reservista (se for do sexo masculino);
17.5.5.Diploma de Conclusão de Curso exigido no Edital;
17.5.6.Certidão de antecedentes criminais (Estadual e Federal);
17.5.7.Certidão que não está escrito na dívida ativa da União;
17.5.8.Duas fotos 3x4;
17.5.9.Certidão de nascimento e CPF dos dependentes;
17.5.10.Comprovante de residencia atualizado;
17.5.11.Documento do PIS / PASEP;
17.5.12.Documento informando data do 1º emprego (carteira de trabalho ou comprovante legal);
17.5.13.Cartão de Conta Bancária;
17.5.14.CPF e RG do cônjuge se for dependente do Imposto de Renda ou outro fim
17.5.15.Originais de Exames laboratoriais: Hemograma, Glicemia, Colesterol Total, HDL, Triglicerídeos,
Tipagem Sanguínea, Creatinina, VDRL, TGP, Gama GT, EPF, Parcial da Urina, ECG e Raio-X de tórax
PA;
17.5.16. RX do Tórax Bilateral, Teste Ergométrico, Ácido Úrico e PSA, se o candidato tiver 40 anos
completos ou mais, além dos exames solicitados no subitem 17.5.16.
17.6. A Equipe de profissionais de saúde do Instituto Federal do Pernambucano fornecerá laudo de
Aptidão física e mental.
17.7. Os documentos que comprovem os requisitos básicos para investidura no cargo serão exigidos por
ocasião do provimento das vagas, de acordo com o que dispõe o artigo 5º, incisos I, II, III, IV, V, VI e
parágrafo do mesmo artigo da Lei nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, no ato da
posse.
17.8. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no prazo de 30 (trinta) dias contados da
publicação no Diário Oficial da União do ato de provimento (nomeação). Será tornado sem efeito o ato de
provimento se a posse não ocorrer neste prazo (artigo 13 da Lei nº. 8.112/90) ou o candidato não
apresentar os documentos exigidos para provimento do cargo, permitindo ao Instituto Federal do Sertão
Pernambucano convocar o próximo candidato habilitado.
17.9. É de 14 (quatorze) dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício,
contados da data da posse. O servidor será exonerado do cargo, se não entrar em exercício neste prazo
(artigo 15 da Lei nº. 8.112/90), permitindo ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano convocar o
próximo candidato habilitado.
18. DO APROVEITAMENTO DO CANDIDATO
18.1. O candidato aprovado neste Concurso Público será nomeado de acordo com a classificação final
obtida, considerando a legislação pertinente, as vagas existentes ou que vierem a existir para o Quadro
Permanente do Instituto Federal do Sertão Pernambucano nos cargos indicados neste Edital.
18.2. No interesse da Administração Federal e com a anuência do candidato habilitado, este poderá ser
nomeado para lotação em outro Campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, diferente daquela
para a qual fez a inscrição, ou para lotação em outra Instituição Federal de Ensino.
18.3. Para fins de possível convocação, o candidato habilitado será responsável pela atualização de
endereço e telefones, durante a vigência do Concurso Público.
18.4. Os candidatos classificados poderão ser convidados a ter sua nomeação, com lotação e exercício, em
outra unidade do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, desde que haja vaga para a área de
concentração a qual foi classificado. Neste caso, a não aceitação não implicará desclassificação, devendo
o candidato formalizar desistência à vaga para a qual foi convidado em outro campus para que seu nome
permaneça na lista de classificados.
18.5. O concurso público regido por este Edital poderá ser aproveitado por qualquer outra Instituição de
Ensino Público da Rede Federal.
19. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
19.1. A inexatidão das afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à
realização do Concurso, implicarão eliminação sumária do candidato, ressalvado o direito de ampla
defesa, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo
de eventuais sanções de caráter judicial.
19.2. Não serão admitidos servidores com vínculo de trabalho por prazo determinado ou indeterminado,
em cargos/empregos públicos/funções nesta ou em outra repartição/instituição pública, exceto nos casos
de acúmulo legal, de acordo com a Constituição Federal, ou mediante prévia renúncia ou exoneração do
vínculo existente.
19.3. As condições do exercício do cargo blico dos candidatos aprovados e nomeados serão reguladas
pelo Regime Jurídico Único;
19.4. Os casos omissos até a publicação final do concurso serão resolvidos pela Comissão do Concurso e,
após a publicação do resultado final, pelo Reitor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
19.5. Durante o período de validade do Concurso poderá haver outras nomeações, de acordo com as
autorizações que ocorrerem.
19.6. O candidato deverá manter seu endereço atualizado junto à Diretoria de Gestão de Pessoas do
Instituto Federal do Sertão Pernambuco
19.7. O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público através da comissão do
Concurso no Instituto Federal do Sertão Pernambucano pelo telefone (87) 2101-2350.
19.8.Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das
provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados.
19.9. O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência mínima de trinta
minutos, munido dos documentos necessários exigidos no Edital.
19.10. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos
eleitorais, carteira de motorista sem foto, carteiras de estudantes, carteiras funcionais sem valor de
identidade, documentos ilegíveis, não identificáveis, e cópias de documentos mesmo que autenticadas.
19.11. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação e/ou notas,
valendo para tal fim a homologação do resultado final do Concurso, publicada no Diário Oficial da
União.
19.12. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas
no edital e das instruções específicas para cada cargo, das quais não poderá alegar desconhecimento.
19.13. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano não se responsabiliza por quaisquer cursos, textos e
apostilas referentes a este concurso.
Petrolina, 26 de fevereiro de 2013.
Sebastião Rildo Fernandes Diniz
Reitor
SERVICO PUBLICO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCACAO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO
ANEXO I
DOS CARGOS, REQUISITOS, JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIO
TÉCNICO- ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - NÍVEL SUPERIOR
REITORIA
Cargos Requisito/Exigência
Vencimento
Básico
Quantidade
de Vagas
Carga
Horária
Economista Curso Superior em Economia 3.138,70 01 40h
TÉCNICO- ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - NÍVEL SUPERIOR
CAMPUS OURICURI
Cargos Requisito/Exigência
Vencimento
Básico
Quantidade
de Vagas
Carga
Horária
Pedagogo/área
Curso Superior em Pedagogia.
3.138,70
1 40h
Técnico em
Assuntos
Educacionais
Curso Superior em Pedagogia ou
Licenciaturas.
3.138,70
1 40h
Bibliotecário/
Documentalista
Curso Superior em Biblioteconomia ou
Ciências da Informação
3.138,70
1 40 h
TÉCNICO- ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - NÍVEL INTERMEDIÁRIO
CAMPUS OURICURI
Cargos Requisito/Exigência
Vencimento
Básico
Quantidade
de Vagas
Carga
Horária
Técnico em
Tradutor e
Intérprete em
Linguagens de
Sinais -
LIBRAS
Ensino médio completo com formação de
Tradutor e Intérprete de Libras em cursos de
educação profissional reconhecidos pelo
Sistema que os credenciou; ou cursos de
extensão universitária; ou cursos de
formação continuada promovidos por
instituições de ensino superior e instituições
credenciadas por Secretarias de Educação
conforme Lei nº 12.319/2010.
1.912,99 1 40h
TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - NÍVEL SUPERIOR
CAMPUS SALGUEIRO
Cargos Requisito/ Exigência
Venciment
o Básico
Quantidade
de Vagas
Carga
Horária
Pedagogo/área
Curso Superior em Pedagogia.
3.138,70
1 40h
Técnico em
Assuntos
Educacionais
Curso Superior em Pedagogia ou
Licenciaturas.
3.138,70
1 40h
Bibliotecário/
Documentalista
Curso Superior em Biblioteconomia ou
Ciências da Informação
3.138,70
1 40 h
TÉCNICO- ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - NÍVEL INTERMEDIÁRIO
CAMPUS SALGUEIRO
Cargos Requisito/Exigência
Vencimento
Básico
Quantidade
de Vagas
Carga
Horária
Técnico em
Tradutor e
Intérprete em
Linguagens de
Sinais -
LIBRAS
Ensino médio completo com formação de
Tradutor e Intérprete de Libras em cursos
de educação profissional reconhecidos
pelo Sistema que os credenciou; ou cursos
de extensão universitária; ou cursos de
formação continuada promovidos por
instituições de ensino superior e
instituições credenciadas por Secretarias
de Educação conforme Lei nº 12.319/2010.
1.912,99 1 40h
TÉCNICO- ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - NÍVEL SUPERIOR
CAMPUS FLORESTA
Cargos Requisito/ Exigência
Vencimento
Básico
Quantidade
de Vagas
Carga
Horária
Administrador
Curso Superior em Administração.
3.138,70
1 40h
Pedagogo Curso Superior em Pedagogia.
3.138,70
1 40h
Técnico em
Assuntos
Educacionais
Curso Superior em Pedagogia ou
Licenciaturas.
3.138,70
1 40h
Bibliotecário/
Documentalista
Curso Superior em Biblioteconomia ou
Ciências da Informação.
3.138,70
1 40 h
TÉCNICO- ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - NÍVEL INTERMEDIÁRIO
CAMPUS FLORESTA
Cargos Requisito/Exigência
Vencimento
Básico
Quantidade
de Vagas
Carga
Horária
Técnico em
Tradutor e
Intérprete em
Linguagens de
Sinais -
LIBRAS
Ensino médio completo com formação de
Tradutor e Intérprete de Libras em cursos de
educação profissional reconhecidos pelo
Sistema que os credenciou; ou cursos de
extensão universitária; ou cursos de
formação continuada promovidos por
instituições de ensino superior e instituições
credenciadas por Secretarias de Educação
conforme Lei nº 12.319/2010.
1.912,99 1 40h
TÉCNICO- ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - NÍVEL INTERMEDIÁRIO
CAMPUS PETROLINA
Cargos Requisito/Exigência
Vencimento
Básico
Quantidade
de Vagas
Carga
Horária
Técnico em
Tradutor e
Intérprete em
Linguagens de
Sinais -
LIBRAS
Ensino médio completo com formação de
Tradutor e Intérprete de Libras em cursos de
educação profissional reconhecidos pelo
Sistema que os credenciou; ou cursos de
extensão universitária; ou cursos de
formação continuada promovidos por
instituições de ensino superior e instituições
credenciadas por Secretarias de Educação
conforme Lei nº 12.319/2010.
1.912,99 1 40h
TÉCNICO- ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - NÍVEL INTERMEDIÁRIO
CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL
Cargos Requisito/Exigência
Vencimento
Básico
Quantidade
de Vagas
Carga
Horária
Técnico em
Tradutor e
Intérprete em
Linguagens de
Sinais -
LIBRAS
Ensino médio completo com formação de
Tradutor e Intérprete de Libras em cursos de
educação profissional reconhecidos pelo
Sistema que os credenciou; ou cursos de
extensão universitária; ou cursos de
formação continuada promovidos por
instituições de ensino superior e instituições
credenciadas por Secretarias de Educação
conforme Lei nº 12.319/2010.
1.912,99 1 40h
SERVICO PUBLICO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCACAO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO
ANEXO II
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
ADMINISTRADOR
Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio,
materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar
planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho
organizacional; prestar consultoria administrativa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e
extensão.
BIBLIOTECÁRIODOCUMENTALISTA
Disponibilizam informação em qualquer suporte; gerenciam unidades como bibliotecas, centros de
documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratam
tecnicamente e desenvolvem recursos informacionais; disseminam informação com o objetivo de facilitar
o acesso e geração do conhecimento; desenvolvem estudos e pesquisas; realizam difusão cultural;
desenvolvem ações educativas. Podem prestar serviços de assessoria e consultoria.
ECONOMISTA
Analisam o ambiente econômico; elaboram e executam projetos de pesquisa econômica, de mercado e de
viabilidade econômica, dentre outros. Participam do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliam
políticas de impacto coletivo para o governo, ONG e outras organizações. Gerem programação
econômico-financeira; atuam nos mercados internos e externos; examinam finanças empresariais. Podem
exercer mediação, perícia e arbitragem.
PEDAGOGO
Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re)construção do projeto pedagógico de escolas de
educação infantil, de ensino médio ou ensino profissionalizante com a equipe escolar; viabilizar o
trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações
a ela vinculadas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas
atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas
atividades de ensino, pesquisa e extensão.
TRADUTOR E INTERPRETE EM LINGUAGENS DE SINAIS – LIBRAS
Traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos bem idioma para o outro, bem como traduzir e
interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outro idioma,
reproduzindo .Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor.
SERVICO PUBLICO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCACAO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO
ANEXO III
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COMUNS PARA NÍVEL SUPERIOR E INTERMEDIÁRIO
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, análise e interpretação de texto. Elementos da Comunicação. Tipos
de Discurso. Técnicas Argumentativas. Aspectos Polissêmicos. Figuras de Linguagem. Ortografia e
Acentuação gráfica. Estrutura da formação das palavras (emprego de tempos e modos verbais, vozes).
Flexão nominal e verbal. Pronomes. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase.
Pontuação.
RACIOCÍNIO LÓGICO: Questões que usem raciocínio lógico-matemático para sua solução.
FUNDAMENTOS LEGAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Princípios fundamentais da
Constituição Federal/88: Art. 5º (Direitos e Garantias Fundamentais) e artigos 37/41 (Administração
Pública), Lei 11.091 de 12/01/2005 (já com o texto retificado), Princípios Básicos da Administração;
Improbidade Administrativa, Administração direta e indireta, Centralizada e Descentralizada, Código de
ética do servidor público: 1171 de 22/06/1994, Lei nº 8.112/90 e suas alterações.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO NÍVEL SUPERIOR
ADMINISTRADOR
1. ADMINISTRAÇÃO GERAL: Teorias administrativas: clássica, humanista, estruturalista, teoria
contingencial, teoria de sistemas. Dinâmica das organizações: organização como um sistema social;
cultura organizacional; teorias da motivação; teorias da liderança; processo decisório; gestão de conflitos.
Comunicação interpessoal e intergrupal. Comunicação formal e informal na organização. Barreiras à
comunicação. Sistemas de informação gerenciais. Planejamento organizacional: as escolas de
planejamento estratégico, Balanced Scorecard, planejamento baseado em cenários (cenários
prospectivos). Arranjo/desenho organizacional/tipos de estruturas: estrutura linear, estrutura matricial,
organização por equipes, organização em redes. Mapeamento de processos: técnicas de fluxogramação,
técnicas de análise e simplificação de processos, manualização, automação e ciclo de melhoria de
processos. Instrumentos gerenciais: gestão do conhecimento. Gestão do desempenho. Gestão de
competências.
2. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: A evolução da administração pública no Brasil: O Estado
oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem estar, o Estado regulador,
as reformas administrativas. Modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático (Weber) e
gerencial. A redefinição do papel do Estado: Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilização e
responsabilização). Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento
participativo, parceria entre governo e sociedade. Orçamento público: princípios orçamentários, diretrizes
orçamentárias, processo orçamentário. Licitação pública: modalidades, dispensa e inexigibilidade.
Pregão. Contratos e compras. Convênios e termos similares.
BIBLIOTECÁRIO/DOCUMENTALISTA
1. BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: conceitos básicos. Gestão da informação
e gestão do conhecimento: conceitos básicos e finalidades. Organização, armazenamento e transmissão da
informação na sociedade. As cinco leis da biblioteconomia.
2. ATENDIMENTO AO USUÁRIO: Processo de referência. Serviço de referência. Entrevista de
referência. Interação entre bibliotecário e usuário. Estudo de usuário e de comunidade. Treinamento e
orientação de usuários. Marketing da informação, divulgação e promoção. Gestão da qualidade do
atendimento. Pesquisa de satisfação. Circulação de recursos informacionais: empréstimo, reserva,
devolução. Empréstimo entre bibliotecas.
Serviço de referência virtual.
3. RECURSOS INFORMACIONAIS: Fontes de informação: tipologia e função. Obras de referência.
Bibliografia: planejamento e elaboração.Bibliografias e catálogos nacionais. Guias bibliográficos.
Disseminação da informação. Disseminação seletiva da informação.
4. REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA: Instrumentos adotados na representação descritiva. Descrição
bibliográfica. Catalogação: conceito, objetivos, sistemas informatizados. Registros catalográficos:
terminologia e campos. Instrumentos e normas vigentes da catalogação descritiva. Código de Catalogação
Anglo-Americano, 2.ed. (AACR 2). Descrição de Recursos e Acesso (Resource description and access
RDA): noções básicas. Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (Functional Requirements for
Bibliographic Records FRBR): noções básicas. Catalogação cooperativa e controle bibliográfico.
Formato MARC21. Catalogação de multimeios. Normas técnicas para a área de documentação (ABNT):
referência bibliográfica, resumos.
5. REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA: Sistemas de organização do conhecimento: características,
funções e tipologia. Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de
indexação, tipos de indexação. Metadados. Ontologias. Taxonomia. Web Semântica. Tesauro: princípios
e métodos. Classificação Decimal de Dewey (CDD).
6. DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES: princípios e métodos. Metodologia de conspectus.
Política de desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação e descarte. Formação e
desenvolvimento de coleções. Processos de seleção participativa. Intercâmbio entre bibliotecas.
Conservação e restauração de documentos.
7. ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE BIBLIOTECAS: Princípios e funções administrativas
em bibliotecas. Estrutura organizacional de bibliotecas, as grandes áreas funcionais da biblioteca. Centros
de documentação e serviços de informação. Planejamento bibliotecário. Planejamento de sistemas de
Bibliotecas. Liderança. Aspectos éticos e profissionais da gestão da informação.
8. AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS: Bases de dados bibliográficas. Planejamento da automação de
bibliotecas. Principais sistemas de gestão de acervos bibliográficos nacionais e internacionais. Protocolo
Z39.50. Redes Cooperativas de Bibliotecas. Bibliotecas digitais: Conceitos e definições. Requisitos para
implementação de bibliotecas digitais. Softwares para construção de bibliotecas digitais. Educação a
distância.
ECONOMISTA
1. ESTRUTURA E INTERPRETAÇÃO DE BALANÇOS: Elementos fundamentais para análise das
demonstrações financeiras; Análise através de índices; Índices-padrão e modelo de avaliação de
empresas; Análise do capital de giro.
2. ECONOMIA AGRÍCOLA: O papel da agricultura no desenvolvimento; Agricultura e crescimento
econômico no Brasil; Inovações tecnológicas, agroindústria e desenvolvimento agrícola; O papel das
cooperativas na Região Sul.
3. ECONOMIA INDUSTRIAL: Oligopólio na teoria da organização industrial; Concentração e
centralização do capital; Objetivos e organização do crescimento das firmas; Estratégias de crescimento
das firmas; Desenvolvimento tecnológico.
4. ECONOMIA MONETÁRIA: Origens e função da moeda; Política monetária; Sistema financeiro
brasileiro; Estrutura de financiamento das economias.
5. ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO: Fundamentos da economia do setor público; Participação do
setor público na economia; Tributação e orçamento público. Economia de empresas: Competição e
estratégia da empresa; Aglomerados empresariais e competição; Globalização e estratégia da empresa.
6. DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO: Desenvolvimento e subdesenvolvimento;
Desenvolvimento segundo Schumpeter: as funções dos bancos; Desenvolvimento segundo a CEPAL e
desenvolvimentismo no Brasil; Estratégias de industrialização; Comércio internacional e
desenvolvimento. Economia Brasileira: Origem da indústria brasileira; Anos 50: o Plano de Metas e a
industrialização; Anos 60 e 70: o PAEG, o II PND e a substituição de importações; A crise dos anos 80 e
a aceleração inflacionária; A abertura comercial dos anos 90; A estabilização econômica.
7. ECONOMETRIA: Modelos de uma única equação: o modelo de regressão linear. Pressupostos
básicos, estimação e testes de hipóteses. Problemas em análise de regressão: heterocedasticidade,
autocorrelação nos resíduos e multicolinearidade.
8. MODELOS DE MAIS DE UMA EQUAÇÃO: o modelo de equações simultâneas; Os métodos de
estimação de mínimos quadrados indireto e bietápico Elaboração, Análise e Administração de Projetos:
Planejamento de projetos; Análises econômico-financeiras de projetos; Financiamento de projetos;
Gerência da execução de projetos.
9. MERCADO DE CAPITAIS: Estrutura do mercado de capitais; Mercado de ações (a vista, a termo,
futuro, de opções); Avaliação de ações; Modelos de precificação de ativos e avaliação de risco.
Estatística: Distribuições de frequência; Média, mediana, moda, variância, desvio padrão e coeficiente de
variação; Teoria elementar da probabilidade; As distribuições binomial, normal e de “Student” t; Teoria
elementar da amostragem; Teoria estatística da estimação; Testes de hipótese e significância;
Ajustamento de curvas e o método dos mínimos quadrados.
10. MATEMÁTICA FINANCEIRA: Juros e capitalização simples; Capitalização Composta;
Descontos; Fluxo de Caixa; Séries de pagamentos iguais com termos antecipados e postecipados; Valor
Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno; Sistemas de amortização (Tabela Price, Sistema de
Amortização Constante e Sistema Misto).
11. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: Conceitos Financeiros Básicos; Técnicas de Análise e
Planejamento Financeiro; Custo e Estrutura de Capital; Fontes de Financiamento.
PEDAGOGO
1. EDUCAÇÃO E SEUS ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 1.1. Paradigmas da
educação brasileira; 1.2. Tendências pedagógicas em educação; 1.3. Didática geral (conceitos e
abrangência do conhecimento pedagógico).
2. GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS2.1. Sistema de organização e gestão da escola; 2.2.
Projeto político-pedagógico; 2.3. O papel do currículo no ambiente escolar; 2.4. Avaliação institucional;
2.5. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem; 2.6. O papel do pedagogo na ação
educativa.
3. BASES LEGAIS DA EDUCAÇÃO NACIONAL 3.1. Constituição Federal de 1988, Título VIII,
Capítulo III da Educação, da Cultura e do Desporto; 3.2. Decreto nº. 1.171/94, de 22/06/1994; 3.3.
Decreto nº. 5.154/04 de 23/07/2004; 3.4. Decreto nº. 5.622/05, de 19/12/2005; 3.5. Decreto nº. 5.626/05,
de 19/12/2005; 3.6. Decreto nº. 5.840/06 de 13/07/2006; 3.7. Lei Federal nº. 8.069/90, de 13/07/1990; 3.8.
Lei Federal nº. 9.394/96 (LDB), de 20/12/1996; 3.9. Lei Federal nº. 10.098/00, de 19/12/2000; 3.10 Lei
Federal nº. 10.436/02, de 24/04/2002; 3.11. Lei Federal nº. 10.639/2003, de 09/01/2003; 3.12. Lei Federal
nº. 10.861 de 14/04/2004; 3.13. Lei Federal nº. 11.645 de 10/03/2008; 3.14. Parecer nº. 02/01, de
11/09/2001; 3.15. Parecer nº. 05/2011, de 05/05/2011; 3.16. Parecer nº. 17/2001, de 03/07/2001; 3.17.
Parecer nº. 41/2002, de 02/12/2002; 3.18. Resolução nº. 02/2012, de 30/01/2012.
4.LEGISLAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL – 4.1. Lei nº. 8.112, de 11/12/1990.
TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
1. ORGANIZAÇÃO E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Constituição Federal:
Art. 205, 206, 208, 210 e 214. Bases legais da Educação Profissional e Tecnológica: LEI 9.394/96 e
dispositivos complementares. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Parecer
CNE/CEB 07/2010 e Resolução CNE/CEB 04/2010. A Educação Profissional e Tecnológica.
Ensino Médio Integrado. Decreto No 5.154/04. Parecer CNE/CEB No 16/99. Resolução CNE/CEB No
04/1999. Parecer CNE/CEB No 39/2004. PROEJA: Decreto Nº 5.840/2006. Os Institutos Federais: Lei
No. 11.892/2008. A educação a distância: Decreto No 5.622/05.
2. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: concepção, formulação, construção, gestão e avaliação. 3.
Supervisão e gestão pedagógica do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação
Superior.
3. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: concepções, fundamentos psicológicos,
sociológicos e didáticos. Sequências didáticas: planejamento, intervenções didáticas e avaliação da
aprendizagem na perspectiva dialógica e da aprendizagem significativa. A organização curricular na
perspectiva da interdisciplinaridade. Diversidade cultural, inclusão social e atenção a pessoas com
necessidades educacionais especiais.
4. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: Sistema Nacional de Avaliação: SAEB, SINAES, ENEM.
5. AS NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO: Utilização das tecnologias da informação e
comunicação: desafios e perspectivas.
6. SABERES DOCENTES E PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: A identidade do professor
profissional.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA TRADUTOR E INTERPRETE EM LINGUAGENS DE
SINAIS - LIBRAS
1. Educação de surdos: fundamentos históricos, legais e teórico-metodológicos.
2. Concepções de surdez e políticas educacionais para surdos.
3. Conhecimento do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos.
4. A Língua Brasileira de Sinais: aspectos culturais e identidade surda.
5. Diferenças entre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa.
6. Aspectos Linguísticos de Língua Brasileira de Sinais – Libras: léxico, fonologia, morfologia e sintaxe.
7. Contexto histórico do Profissional Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa.
8. A atuação do Tradutor e Intérprete Educacional.
9. Código de ética na tradução e interpretação.
SERVICO PUBLICO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCACAO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO
ANEXO IV
CRONOGRAMA PREVISTO
EVENTO DATA PREVISTA*
Início e término das inscrições. 12/03/2013 a 12/04/2013
Início e término das solicitações de isenção da taxa de inscrição.
12/03/2013 a 21/03/2013
Divulgação das solicitações de isenção deferidas e indeferidas.
29/03/2013
Inicio e término de pagamento da GRU.
12/03/2013 a 13/04/2013
Prazo para postagem dos laudos dicos, exigidos para inscrições de
Portadores de Deficiências.
12/03/2013 a 21/03/2013
Homologação de inscrições para Portadores de Deficiências.
29/03/2013
Prazo de recursos contra inscrições indeferidas dos Portadores d
e
Deficiências.
1º/04 e 02/04/2013
Resultado dos Recursos das Inscrições Indeferidas dos Portadores de
Deficiências.
05/04/2013
Homologação das inscrições.
03/05/2013
Divulgação dos horários e locais das provas escritas objetivas.
13/05/2013
Aplicação das provas escritas objetivas.
19/05/2013
Divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas.
20/05/2013
Prazo para interposição de recursos contra as provas objetivas e gabaritos.
20 e 21 /05/2013
Divulgação das respostas dos recursos contra as provas objetivas e
gabaritos.
24/05/2013
Divulgação do Resultado Final da Prova Objetiva.
24/05/2013
Convocação para a prova de Desempenho de Libras.
24/05/2013
Prova de Desempenho de Libras de acordo com a Convocação. 27 e 28/05/2013
Resultado da Prova de Desempenho de Libras. A partir do dia 30/05/2013
Prazo para interposição de recursos contra o resultado da Prova de
Desempenho de Libras.
48 horas após a divulgação
do resultado no site
Homologação do resultado final. A partir do dia 04/06/2013
*As datas aqui previstas poderão ser alteradas no caso de ocorrência de fato relevante. As alterações no cronograma serão
divulgadas pelos mesmos meios utilizados para a divulgação deste Edital.
SERVICO PUBLICO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCACAO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO
ANEXO V
FORMULÁRIO PARA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO
À Comissão Organizadora do Concurso.
Eu, ______________________________________________, RG ________________, CPF
_________________, data de nascimento ____/____/____, NIS (Número de Inscrição Social) nº.
_______________, residente e domiciliado a (Rua,
Av.)________________________________________, nº _________, Bairro _________, CEP
___________, venho requerer isenção da taxa de inscrição, com base no Decreto 6.593/2008, do
Concurso para o cargo ______________________, do Campus de ___________________ do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, objeto do Edital nº
11/2013 referente ao Concurso Público de Provas para o Provimento de Cargos Técnico-
administrativos em Educação, em razão de ser membro de família de baixa renda, nos termos do
Decreto 6.135/2007, e não possuir condições financeiras para custear o valor referente a respectiva
taxa de inscrição.
Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de
que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.
________________, _____/_____/______
___________________________________________________
Assinatura
SERVICO PUBLICO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCACAO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO
ANEXO VI
FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA
NOME DO CANDIDATO: ______________________________________________________________
CARGO PRETENDIDO: ________________________________________________________________
CPF: ____________________________ INSCRIÇÃO: __________________ FONE: _______________
DEFICIENTE VISUAL: ( ) Sim ( ) Não
CPF: ____________________________________
Se SIM: ( ) Requer prova em Braile
( ) Prova ampliada, com tamanho de letras correspondente a corpo 24
( ) OUTRA DEFICIÊNCIA. Especificar:
Especificar o(s) recurso(s) especial(is) necessário(s)
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
SERVICO PUBLICO FEDERAL
MINISTERIO DA EDUCACAO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SERTÃO
PERNAMBUCANO
ANEXO VII
QUESITOS A SEREM AVALIADOS NA PROVA DE DESEMPENHO NA TRADUÇÃO E
INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA
CRITÉRIO A SER AVALIADO NOTA ATRIBUÍDA (0 a 5)
1. Ausência de omissão do conteúdo na Tradução
2. Classificador
3. Configuração de Mãos
4. Construção Idearia
5. Convivência com Surdos
6. Cultura Surda
7. Entrevista
8. Expressão facial e corporal
9. Gíria/ Provérbios
10. Identidade Surda
11. Interpretação de Texto
12. Leitura do Alfabeto Manual
13. Postura Ética
14. Processo Anafórico
15. Registro Lingüístico
16. Soletração do Alfabeto Manual
17. Tradução Consecutiva
18.Tradução Simultânea
19. Variações regionais
20. Versão para Sinais (Contexto)
TOTAL
Observação: A cada item será atribuída uma nota de 0 a 5 pontos. A soma de todos os pontos de cada item
totalizará, no máximo, 100 pontos.