Edital do Concurso Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica - ES (IPC/ES) 2007

Visualizaçao do Edital do Concurso

MUNICÍPIO DE CARIACICA
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
DO MUNICÍPIO DE CARIACICA (IPC)
EDITAL N.º 1 – IPC, DE 22 DE JUNHO DE 2007
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO
A DIRETORA PRESIDENTE DO
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS
SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE
CARIACICA (IPC), nos termos da Lei
Complementar Municipal n.º 012/2006 e do
Municipal Decreto n 45/2007, publicado no
Diário Oficial do Espírito Santo de 6 de junho de
2007, torna pública a realização de concurso
público para provimento de vagas em cargos de
nível superior e de nível médio, mediante as
condições estabelecidas neste edital.
1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O concurso público será regido por este edital e executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de
Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
1.2 A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá as seguintes fases:
a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
b) avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior.
1.3 O concurso público será realizado na cidade de Cariacica/ES.
1.3.1 Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na cidade de realização das provas,
estas poderão ser realizadas em outras localidades.
2 DOS CARGOS
2.1 NÍVEL SUPERIOR
CARGO 1: ASSISTENTE SOCIAL
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC), acrescido de registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
ATRIBUIÇÕES: realizar ou orientar estudos, projetos e pesquisas no campo do Serviço Social; coletar
dados e proceder à tabulação; elaborar relatórios específicos; formular, supervisionar, orientar e avaliar
os trabalhos de natureza técnico-científica; assessorar, assistir, apreciar e/ou executar trabalhos que
requerem o conhecimento de sua formação profissional nas atividades do IPC; realizar atendimento
familiar promovendo estudos e a investigação do meio e da realidade social do segurado e dependentes,
visando à concessão de benefícios previdenciários e assistenciais; fazer triagem dos casos apresentados
para estudo, prestando orientação com vistas à solução adequada do problema; orientar os beneficiários
quanto aos direitos a que façam jus junto ao IPC; desempenhar outras atribuições de acordo com a sua
unidade e natureza de trabalho conforme determinação superior e de acordo com a sua área de
formação.
VENCIMENTO: R$ 1.260,00.
VAGAS: 2.
CARGO 2: CONTADOR
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação (MEC), acrescido de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
ATRIBUIÇÕES: desenvolver estudos e projetos, coletar dados e proceder à tabulação, elaborar relatórios
específicos; planejar e executar as tarefas técnicas de contabilidade, tais como: supervisionar, organizar e
coordenar os serviços contábeis do órgão; preparar normas de trabalho de Contabilidade; coordenar e
formular estudos e projetos relativos à Gestão Previdenciária; executar trabalhos e estudos relacionados
com a gestão contábil, financeira e orçamentária do Instituto; prestar assessoramento na análise de
custos de empresas prestadoras de serviços ao órgão; emitir pareceres e efetuar revisões contábeis;
orientar e manter a escrituração contábil; elaborar análises contábeis da situação financeira, econômica e
patrimonial; examinar e analisar balancetes mensais e balanço anual; participar da elaboração de
proposta orçamentária; elaborar planos de contas; desenvolver estudos para avaliação sobre a
capitalização de recursos financeiros do Fundo de Previdência; analisar e avaliar os resultados obtidos,
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utilizando técnicas estatísticas ou análise de conteúdo, para possibilitar a compreensão e explicação dos
fenômenos em estudos e desempenhar outras atribuições de acordo com a sua unidade e natureza de
trabalho, conforme determinação superior e de acordo com a sua área de formação.
VENCIMENTO: R$ 1.260,00.
VAGA: 1.
CARGO 3: MÉDICO PERITO PREVIDENCIÁRIO
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Medicina e certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização em Medicina do
Trabalho ou em Perícia Médica do Trabalho, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida
pelo Ministério da Educação (MEC), acrescidos de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
ATRIBUIÇÕES: desenvolver as atribuições do cargo de acordo com a formação profissional; revisar e
executar trabalhos relacionados com a defesa e proteção da saúde dos servidores municipais e
dependentes; efetuar pecias médicas e firmar laudos de exame médico-pericial sobre a capacitação para
o trabalho; realizar perícias médico-administrativas e previdenciárias; presidir e fazer parte de juntas
médicas; examinar os beneficiários do regime para efeitos de licença, fornecendo pareceres técnicos;
examinar e emitir laudos para fins previdenciários e assistenciais; desempenhar outras atribuições de
acordo com a sua unidade e natureza de trabalho conforme determinação superior e de acordo com a
sua área de formação.
VENCIMENTO: R$ 1.890,00.
VAGAS: 5.
CARGO 4: PROCURADOR PREVIDENCIÁRIO
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC), acrescido de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
ATRIBUIÇÕES: elaborar estudos e emitir pareceres jurídicos acerca dos benefícios previdenciários, a
serem concedidos aos servidores públicos do município de Cariacica; emitir pareceres jurídicos
específicos, de interesse da administração geral da autarquia; propor e elaborar pareceres setoriais
quanto aos aspectos jurídicos institucionais; estabelecer e manter contatos, por determinação superior,
com entidades federais, estaduais, municipais e sociedade civil, visando obter dados e informações
necessárias ao desenvolvimento de pareceres e opinamentos do Instituto; conceber e orientar técnica e
juridicamente a execução de pesquisas e consultas na área jurídica, visando subsidiar estudos e
pareceres; representar judicial e extrajudicialmente o IPC, exercendo privativamente a sua consultoria e
assessoramento jurídico; promover medidas administrativas e judiciais para proteção dos bens e
patrimônio do IPC; examinar e aprovar previamente as minutas dos editais de licitação, contratos,
acordos, convênios, ajustes e quaisquer outros instrumentos em que haja um acordo de vontades para
formação de nculo obrigacional, onerosa ou não, qualquer que seja a denominação dada aos mesmos,
celebrados entre o IPC e os órgãos ou entidades integrantes da Administração Pública, inclusive seus
aditamentos; fixar administrativamente a interpretação da Constituição, das leis, decretos, ajustes,
contratos e atos normativos em geral, e orientar o seu cumprimento; editar enunciados dos seus
pronunciamentos; propor ação civil pública em representação ao IPC; opinar previamente sobre a forma
de cumprimento de decisões judiciais e pedido de extensão de julgados relacionados com o IPC;
desempenhar outras atribuições de acordo com a sua unidade e natureza de trabalho, conforme
determinação superior e de acordo com a sua área de formação.
VENCIMENTO: R$ 1.890,00.
VAGAS: 2.
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2.2 NÍVEL MÉDIO
CARGO 5: MOTORISTA
REQUISITOS: certificado de conclusão de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição
de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acrescido de Carteira Nacional de
Habilitação na categoria “B”.
ATRIBUIÇÕES: conduzir veículos automotores destinados ao transporte de passageiros e cargas;
recolher o veículo à garagem ou local destinado quando concluída a jornada do dia, comunicando
qualquer defeito porventura existente; manter o veículo em perfeitas condições de funcionamento; fazer
reparos de emergência; zelar pela conservação do serviço que lhe for entregue; encarregar-se do
transporte e entrega de correspondência ou carga que lhe for confiada; promover o abastecimento de
combustíveis, água e óleo; verificar o funcionamento do sistema elétrico, lâmpada, faróis, sinaleiras,
buzinas e indicadores de direção; providenciar a lubrificação quando indicada; verificar o grau de
densidade e nível de água da bateria, bem como calibração dos pneus; auxiliar o grupo administrativo
na assistência aos servidores; serviços externos gerais; executar tarefas afins.
VENCIMENTO: R$ 556,50.
VAGAS: 2.
CARGO 6: TÉCNICO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO
REQUISITOS: certificado de conclusão de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição
de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acrescido de conhecimento em informática
(programas: Windows, Word, Excel e noções gerais de utilização de Internet).
ATRIBUIÇÕES: desempenhar as atribuições de apoio cnico, utilizando conhecimentos técnicos
profissionalizantes de Administração, Secretariado, Contabilidade, Informática entre outros, que vêm a
ser de interesse do Instituto e sob a supervisão das respectivas áreas de trabalho, compreendendo
receber, cadastrar, controlar e distribuir processos e documentos; análise e confecção de folha de
pagamento e atividades concernentes à mesma; controle de consignações e margem consignável, junto
às entidades financeiras autorizadas; realizar cálculos de débitos previdenciários; realizar cálculo da
média das 80 (oitenta) últimas contribuições conforme legislação vigente; proceder levantamentos de
orçamento no mercado local para compra de material e/ou aquisição de serviços de terceiros; cadastrar e
acompanhar os contratos de fornecedores de bens e serviços firmados pelo Instituto; controlar entrada e
saída de material de consumo e de bens patrimoniais do Instituto, bem como controlar sua
movimentação interna; conferir material e notas fiscais, verificando a qualidade e atendimento dos itens
adquiridos; instituir os processos de direitos e vantagens dos servidores do Instituto; controlar saldo
financeiro e orçamentário dos recursos destinados ao Instituto; proceder ao levantamento de dados para
elaboração de balancetes, balanços e inventários do Instituto; proceder ao arquivamento e
desarquivamento de documentos orçamentários e financeiros da Autarquia; elaborar, conferir e
classificar os seus documentos, procedendo a sua escrituração contábil, bem como manter
permanentemente atualizados os registros dos respectivos documentos; elaborar demonstrações
contábeis, aplicando as técnicas apropriadas, objetivando apresentar resultados parciais e totais da
situação patrimonial, econômica e financeira da Autarquia; redigir, sob orientação e de acordo com os
padrões do Instituto, a correspondência convencional de sua área, bem como os respectivos formulários,
procedendo à sua digitação e conferência observados os aspectos de estética e padrão definidos; receber
e encaminhar pessoas, orientando-as e prestando informações de sua área de atuação, quando solicitada;
controlar o estoque da área de trabalho, solicitando ressuprimento, mediante autorização da chefia
imediata, bem como proceder à sua distribuição quando solicitada; receber, classificar, protocolar e
distribuir a correspondência e outros documentos de sua área de trabalho, dispensando atenção especial
para os que exijam respostas urgentes, para que sejam providenciados em tempo hábil; documentar
programas e rotinas computacionais de acordo com especificações da área; digitar trabalhos técnicos ou
pareceres jurídicos produzidos pelo Instituto de acordo com os padrões determinados, conferir e fazer as
correções necessárias, e manter os arquivos organizados e armazenados em mídia física; desempenhar
outras atribuições, de acordo com as atividades próprias de sua unidade e da natureza do seu trabalho
para o cargo que foi designado, conforme determinação superior.
VENCIMENTO: R$ 787,50.
VAGAS: 8.
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2.3 A jornada de trabalho para os cargos de que trata este edital será de 30 horas semanais, podendo ser
alterada para 40 horas semanais, conforme lei vigente no ato da posse, assim como o valor dos
vencimentos, implicando a inscrição do candidato em tácita e integral aceitação das condições que
venham a ser estabelecidas.
3 DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
3.1 Não reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência para provimento imediato em
virtude do quantitativo oferecido, sendo mantido cadastro de reserva para cada cargo, na forma da Lei
Complementar Municipal n.º 1, de 29 de agosto de 1994, e do Decreto n.º 3.298, de 20 de dezembro de
1999, e suas alterações.
3.1.1 Aos candidatos portadores de deficiência, a partir da décima vaga aberta, serão reservadas 10% das
vagas ofertadas neste concurso blico, conforme o § 1do artigo 16 da Lei Complementar Municipal
n.º 1, de 29 de agosto de 1994.
3.2 Para concorrer ao cadastro de reserva, o candidato deverá:
a) no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência;
b) encaminhar laudo médico, original ou cópia simples, emitido nos últimos doze meses, atestando a
espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência, na forma do
subitem 3.2.1.
3.2.1 O candidato portador de deficiência deverá encaminhar o laudo médico (original ou cópia simples)
referido na alínea “b” do subitem 3.2, postado impreterivelmente até o dia 25 de julho de 2007, para a
Central de Atendimento do CESPE/UnB Concurso IPC (laudo médico), Campus Universitário Darcy
Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, mezanino Asa Norte, Brasília/DF, Caixa Postal
4488, CEP 70904-970.
3.2.1.1 O candidato poderá, ainda, entregar, até o dia 25 de julho de 2007, das 8 horas às 19 horas (exceto
sábado, domingo e feriado), pessoalmente ou por terceiro, laudo médico (original ou cópia simples)
referido na alínea “b” do subitem 3.2, na Central de Atendimento do CESPE/UnB, Campus Universitário
Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, mezanino – Asa Norte, Brasília/DF.
3.2.2 O fornecimento do laudo médico, por qualquer via, é de responsabilidade exclusiva do candidato. O
CESPE/UnB o se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada do laudo a seu
destino.
3.3 O candidato portador de deficiência poderá requerer, na forma do subitem 5.6.8 deste edital,
atendimento especial, no ato da inscrição, para o dia de realização das provas, indicando as condições de
que necessita para a realização destas, conforme previsto no artigo 40, parágrafos 1.º e 2.º, do Decreto n.º
3.298/99, e suas alterações.
3.4 O laudo médico (original ou cópia simples) tevalidade somente para este concurso público e não
será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.
3.4.1 A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de
portadores de deficiência será divulgada no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007, na ocasião da divulgação do edital de locais e horários
de realização das provas.
3.4.1.1 O candidato disporá de um dia a partir da data de divulgação da relação citada no subitem
anterior para contestar o indeferimento, pessoalmente ou por meio de fax, e-mail ou via SEDEX, citados
no subitem 14.4 deste edital. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.
3.5 A inobservância do disposto no subitem 3.2 acarretará a perda do direito ao pleito ao cadastro de
reserva aos candidatos em tal condição e o não-atendimento às condições especiais necessárias.
3.6 Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, se não eliminados no concurso, serão
convocados para se submeter à perícia médica promovida por equipe multiprofissional do IPC, formada
por seis profissionais, que verificará sobre a sua qualificação como deficiente ou não, bem como, no
estágio probatório, sobre a incompatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada,
nos termos do artigo 43 do Decreto n.º 3.298/99 e suas alterações.
3.7 Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie e
o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Internacional de Doenças (CID-10), conforme especificado no Decreto n.º 3.298/99 e suas alterações, bem
como à provável causa da deficiência.
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3.8 A não-observância do disposto no subitem 3.7, a reprovação na perícia médica ou o não-
comparecimento à perícia acarretará a perda do direito ao cadastro de reserva aos candidatos em tais
condições.
3.9 O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica por não ter sido considerado
deficiente, caso seja aprovado no concurso, figurará na lista de classificação geral por cargo.
3.10 O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica no decorrer do estágio probatório
em virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo será exonerado do cargo.
3.11 Os candidatos que, no ato da inscrição, declararem-se portadores de deficiência, se não eliminados
no concurso e considerados portadores de deficiência, terão seus nomes publicados em lista à parte e,
caso obtenham classificação necessária, figurarão também na lista de classificação geral por cargo.
3.12 As vagas definidas nos subitens 3.1 e 3.1.1 que não forem providas por falta de candidatos
portadores de deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem
geral de classificação por cargo.
4 DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NOS CARGOS
4.1 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado
pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos
políticos, nos termos do § 1.º do artigo 12 da Constituição Federal e do Decreto n.º 70.436/72.
4.2 Gozar dos direitos políticos, nos termos do § 1.º do artigo 12 da Constituição Federal.
4.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais.
4.4 Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino.
4.5 Ter, no mínimo, dezoito anos completos na data da posse.
4.6 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
4.7 Ser aprovado no concurso público e possuir na data da posse os requisitos exigidos para o exercício
do cargo, conforme estabelecido no item 2 deste edital.
4.8 Cumprir as determinações deste edital.
5 DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO
5.1 TAXAS:
a) R$ 75,00 para os cargos de nível superior;
b) R$ 45,00 para os cargos de nível médio.
5.2 Será admitida a inscrição exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007, solicitada no período entre 10 horas do dia 2 de julho de
2007 e 23 horas e 59 minutos do dia 24 de julho de 2007, observado o horário oficial de Brasília/DF.
5.2.1 O CESPE/UnB não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de
ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação,
bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
5.3 O candidato poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da
União (GRU COBRANÇA).
5.3.1 A GRU estará disponível no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007 e
deverá ser impressa para o pagamento da taxa de inscrição imediatamente após a conclusão do
preenchimento da ficha de solicitação de inscrição online.
5.3.2 A GRU COBRANÇA pode ser paga em qualquer banco, bem como nas lotéricas e Correios,
obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários.
5.3.3 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 25 de julho de 2007.
5.3.4 As inscrições somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição.
5.4 O comprovante de inscrição do candidato estará disponível no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007, por meio da página de acompanhamento, após o
acatamento da inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse
documento.
5.5 Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, o CESPE/UnB disponibilizará postos de
inscrição com computadores, localizados nos endereços listados a seguir, no período entre 10 horas do
dia 2 de julho de 2007 e 23 horas e 59 minutos do dia 24 de julho de 2007, observado o horário de
funcionamento de cada estabelecimento.
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UF
Cidade Local Endereço
ES Cariacica Informática Futura Avenida Getúlio Vargas, n.º 29 – Campo Grande
ES Cariacica Informática Futura Rua Argeu Pinheiro, n.º 7 – Itaciba
5.6 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO
5.6.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche
todos os requisitos exigidos. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo. Uma vez
efetivada a inscrição não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.
5.6.1.1 Será permitido ao candidato fazer mais de uma inscrição para diferentes cargos neste concurso
público desde que não haja coincidência nos turnos de aplicação das provas, devendo, para isso, realizar
as inscrições para cada cargo, bem como pagar as respectivas taxas de inscrição.
5.6.2 É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros ou para outros concursos
públicos.
5.6.3 É vedada inscrição condicional, extemporânea, via postal, via fax ou via correio eletrônico.
5.6.4 Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do
candidato.
5.6.5 As informações prestadas na solicitação de inscrição via Internet serão de inteira responsabilidade
do candidato, dispondo o CESPE/UnB do direito de excluir do concurso público aquele que não
preencher o formulário de forma completa e correta.
5.6.6 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo
em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.
5.6.7 O comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento da inscrição deverá ser mantido em
poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.
5.6.8 O candidato, portador de deficiência ou não, que necessitar de atendimento especial para a
realização das provas deverá indicar, na solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários e,
ainda, enviar, a o dia 25 de julho de 2007, impreterivelmente, via SEDEX, para a Central de
Atendimento do CESPE/UnB – Concurso IPC (laudo médico), Campus Universitário Darcy Ribeiro,
Instituto Central de Ciências (ICC), mezanino, ala norte Asa Norte, Brasília/DF, Caixa Postal 4488,
CEP 70904-970, laudo médico (original ou cópia simples) que justifique o atendimento especial
solicitado. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior e nos que
forem de interesse da Administração Pública. A solicitação de condições especiais será atendida segundo
os critérios de viabilidade e de razoabilidade.
5.6.8.1 O laudo médico (original ou cópia simples) referido no subitem 5.6.8 poderá, ainda, ser entregue,
até o dia 25 de julho de 2007, das 8 horas às 19 horas, pessoalmente ou por terceiro, na Central de
Atendimento do CESPE/UnB, localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de
Ciências (ICC), ala norte, mezanino – Asa Norte, Brasília/DF.
5.6.8.2 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá, além de
solicitar atendimento especial para esse fim, levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para
essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante
não realizará as provas.
5.6.8.3 O laudo médico (original ou cópia simples) terá validade somente para este concurso público e
não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.
5.6.8.4 A relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido será divulgada no
endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007, na ocasião da divulgação do edital
de locais e horários de realização das provas.
5.6.8.4.1 O candidato disporá de um dia a partir da data de divulgação da relação citada no subitem
anterior para contestar o indeferimento, pessoalmente ou por meio de fax, e-mail ou via SEDEX, citados
no subitem 14.4 deste edital. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.
5.6.8.5 A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de
razoabilidade.
5.6.9 O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição via Internet, que tem ciência e aceita que,
caso aprovado, entregará os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por
ocasião da posse.
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6 DAS FASES DO CONCURSO
6.1 Será aplicado exame de habilidades e de conhecimentos mediante aplicação de provas objetivas, para
todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os objetos de avaliação constantes
deste edital, bem como avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível
superior, conforme os quadros a seguir.
6.1.1 NÍVEL SUPERIOR
PROVAS/TIPO
ÁREA DE CONHECIMENTO N.º DE ITENS CARÁTER
(P
1
) Objetiva Conhecimentos Básicos 50 ELIMINATÓRIO E
(P
2
) Objetiva Conhecimentos Específicos 70 CLASSIFICATÓRIO
(P
3
) Avaliação de títulos CLASSIFICATÓRIO
6.1.2 NÍVEL MÉDIO
PROVAS/TIPO ÁREA DE CONHECIMENTO N.º DE ITENS CARÁTER
(P
1
) Objetiva Conhecimentos Básicos 50 ELIMINATÓRIO E
(P
2
) Objetiva Conhecimentos Específicos 70 CLASSIFICATÓRIO
6.2 As provas objetivas para os cargos de nível superior terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão
aplicadas no dia 16 de setembro de 2007, no turno da manhã.
6.3 As provas objetivas para os cargos de nível médio terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão
aplicadas no dia 16 de setembro de 2007, no turno da tarde.
6.4 Os locais e os horários de realização das provas objetivas serão publicados no Diário Oficial do Estado
do Espírito Santo e divulgados na Internet, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007, nas datas prováveis de 4 ou 5 de setembro de 2007. São
de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas
e o comparecimento no horário determinado.
6.4.1 O CESPE/UnB poderá enviar, como complemento às informações citadas no subitem anterior,
comunicação pessoal dirigida ao candidato, por e-mail ou pelos Correios, sendo de sua exclusiva
responsabilidade a manutenção/atualização de seu correio eletrônico e a informação de seu endereço
completo e correto na solicitação de inscrição, o que não o desobriga do dever de observar o edital a ser
publicado, consoante o que dispõe o subitem 6.4 deste edital.
7 DAS PROVAS OBJETIVAS (para todos os cargos)
7.1 Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão
ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a
que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo
designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o
campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item
ERRADO.
7.2 Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos dois campos da
folha de respostas.
7.3 O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será
o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha de respostas será de
inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções
específicas contidas neste edital e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da
folha de respostas por erro do candidato.
7.4 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da
folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este
edital ou com a folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada ou campo de marcação
não-preenchido integralmente.
7.5 O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a
sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da
leitura óptica.
7.6 O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu
número de inscrição e o número de seu documento de identidade.
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA (IPC)
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7.7 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em
caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o
candidato será acompanhado por agente do CESPE/UnB devidamente treinado.
7.8 O CESPE/UnB divulgará a imagem da folha de respostas dos candidatos que realizaram as provas
objetivas, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007, após a data de
divulgação do resultado final das provas objetivas. A referida imagem ficará disponível aquinze dias
corridos da data de publicação do resultado final do concurso público.
7.8.1 Após o prazo determinado no subitem anterior, o serão aceitos pedidos de disponibilização da
imagem da folha de respostas.
8 DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS (somente para os cargos de nível superior)
8.1 A avaliação de títulos valerá 5,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja
superior a esse valor.
8.2 Somente serão aceitos os tulos abaixo relacionados, expedidos até a data da entrega, observados os
limites de pontos do quadro a seguir.
QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
ALÍNEA TÍTULO
VALOR DE
CADA
TÍTULO
VALOR
MÁXIMO DOS
TÍTULOS
A
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de doutorado ou
certificado/declaração de conclusão de doutorado, acompanhado
do histórico do curso, na área de formação específica a que
concorre.
1,50 1,50
B
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de mestrado ou
certificado/declaração de conclusão de mestrado, acompanhado
do histórico escolar, na área de formação específica a que concorre.
1,00 1,00
C
Certificado/Declaração de conclusão de curso de pós-graduação,
em nível de especialização, acompanhado de histórico escolar, na
área de formação específica a que concorre, com carga horária
mínima de 360 horas.
0,50 0,50
D
Exercício de atividade profissional de nível superior na
Administração Pública ou Privada, em empregos/cargos na área
de formação específica a que concorre.
0,25 por ano
completo, sem
sobreposição de
tempo
1,75
E
Aprovação em concurso público para provimento de vaga em
cargo privativo da área de formação específica a que concorre.
0,05 0,25
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS
5,00
8.3 Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo, no horário e no local
estipulados no edital de convocação para a avaliação de títulos.
8.3.1 Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.
8.4 No ato de entrega dos títulos, o candidato deverá preencher e assinar o formulário a ser fornecido
pelo CESPE/UnB, no qual indicará a quantidade de títulos apresentados. Juntamente com esse
formulário deverá ser apresentada uma cópia, autenticada em cartório, de cada título declarado. Os
documentos apresentados não serão devolvidos.
8.4.1 Não serão recebidos documentos originais.
8.4.2 Não serão aceitos documentos ilegíveis, como também, os emitidos via fax, páginas eletrônicas ou
outras formas que não àquelas exigidas neste edital.
8.5 Não serão consideradas, para efeito de pontuação, as cópias não-autenticadas em cartório.
8.6 Na impossibilidade de comparecimento do candidato, serão aceitos os títulos entregues por terceiros,
mediante apresentação de documento de identidade original do procurador e de procuração simples do
interessado, acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato.
8.6.1 Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas por seu procurador no ato
de entrega dos títulos, bem como a entrega dos títulos na data prevista no edital de convocação para essa
fase, arcando o candidato com as conseqüências de eventuais erros de seu representante.
8.7 DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À COMPROVAÇÃO DOS TÍTULOS
8.7.1 Para a comprovação da conclusão do curso de pós-graduação em nível de doutorado ou de
mestrado, será aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por instituição reconhecida pelo
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MEC, ou certificado/declaração de conclusão de curso de doutorado ou mestrado, expedido por
instituição reconhecida pelo MEC, acompanhado do histórico escolar do candidato, no qual conste o
número de créditos obtidos, as disciplinas em que foi aprovado e as respectivas menções, o resultado
dos exames e do julgamento da tese ou da dissertação.
8.7.1.1 Para curso de doutorado ou de mestrado concluído no exterior, será aceito apenas o diploma,
desde que revalidado por instituição de ensino superior no Brasil.
8.7.1.2 Outros comprovantes de conclusão de curso ou disciplina não serão aceitos como os títulos
relacionados nas alíneas A e B do quadro de títulos.
8.7.2 Para receber a pontuação relativa ao título relacionado na alínea C do quadro de títulos, o
candidato deverá comprovar, por meio de certificado, que o curso de especialização foi realizado de
acordo com as normas do Conselho Nacional de Educação (CNE) ou de acordo com as normas do
extinto Conselho Federal de Educação (CFE).
8.7.2.1 Caso o certificado não comprove que o curso de especialização foi realizado de acordo com o
solicitado no subitem anterior, deverá ser anexada declaração da instituição, atestando que o curso
atende às normas do CNE ou de acordo com as normas do extinto CFE.
8.7.2.2 Não receberá pontuação na alínea C do quadro de títulos o candidato que apresentar certificado
que não comprove que o curso foi realizado de acordo com as normas do CNE ou de acordo com as
normas do extinto CFE ou, ainda, sem a declaração da instituição referida no subitem 8.7.2.1.
8.7.2.3 Para receber a pontuação relativa ao título relacionado na alínea C do quadro de títulos, serão
aceitos somente os certificados/declarações em que constem a carga horária.
8.7.2.4 Para receber a pontuação relativa ao título relacionado na alínea C do quadro de títulos deste
edital, será aceito somente o histórico escolar em que constem as disciplinas cursadas, professores e sua
titulação, a carga horária e a menção obtida.
8.7.3 Para receber a pontuação relativa aos títulos relacionados na alínea D do quadro de títulos, o
candidato deverá atender a uma das seguintes opções:
a) cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo a parte de identificação do
candidato e do registro do empregador (com início e fim, se for o caso), acrescida de declaração do
empregador que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, com
a descrição das atividades desenvolvidas, se realizado na área privada, acompanhada do diploma de
conclusão de curso de graduação na área de formação a que concorre;
b) declaração ou certidão de tempo de serviço que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a
espécie do serviço realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas, se realizado na área blica,
acompanhada do diploma de conclusão de curso de graduação na área de formação a que concorre;
c) contrato de prestação de serviços ou recibo de pagamento autônomo (RPA) acrescido de declaração
do contratante que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, no
caso de serviço prestado como autônomo, acompanhada do diploma de conclusão de curso de
graduação na área de formação a que concorre.
8.7.3.1 A declaração ou certidão mencionada na opção “b” do subitem anterior deverá ser emitida por
órgão de pessoal ou de recursos humanos. Não havendo órgão de pessoal ou de recursos humanos, a
autoridade responsável pela emissão do documento deverá declarar/certificar também essa inexistência.
8.7.3.2 A comprovação por meio do recibo de pagamento autônomo (RPA) será aceita com a
apresentação do primeiro mês e do último mês recebido.
8.7.3.3 Para efeito de pontuação da alínea D do quadro de títulos, será computado apenas o tempo de
serviço transcorrido até a data de encerramento das inscrições. Não será considerada fração de ano nem
sobreposição de tempo.
8.7.3.4 Não será computado, como experiência profissional, o tempo de estágio, de monitoria, de bolsa
de estudo ou de residência médica.
8.7.3.5 Para efeito de pontuação da alínea D do quadro de títulos, somente será considerada a
experiência após a conclusão do curso de nível superior.
8.7.4 A comprovação de aprovação em concurso público deverá ser feita por meio de apresentação de
certidão expedida por setor de pessoal do órgão, ou certificado do órgão executor do certame, em que
constem as seguintes informações:
a) cargo/emprego concorrido;
b) requisito do cargo/emprego, especialmente a escolaridade;
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10
c) aprovação e/ou classificação.
8.7.4.1 Para comprovar a aprovação em concurso público, o candidato poderá, ainda, apresentar cópia de
jornal impresso do Diário Oficial com a publicação do resultado final do concurso, constando o cargo ou
emprego público, o requisito do cargo ou emprego público, a escolaridade exigida e a aprovação e/ou a
classificação, com identificação clara do candidato.
8.7.4.2 Não será considerado concurso público a seleção constituída apenas de prova de títulos e/ou de
análise de currículos e/ou de provas práticas e/ou testes psicotécnicos e/ou entrevistas.
8.7.4.3 Não será considerado como comprovação de aprovação em concurso, outros documentos senão
aqueles citados nos subitens 8.7.4 e 8.7.4.1.
8.8 Todo documento expedido em língua estrangeira somente será considerado se traduzido para a
Língua Portuguesa por tradutor juramentado.
8.9 Cada título será considerado uma única vez.
8.10 Os pontos que excederem o valor máximo em cada alínea do Quadro de Atribuição de Pontos para
a Avaliação de Títulos, bem como os que excederem o limite de pontos estipulados no subitem 8.1 serão
desconsiderados.
9 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO NO CONCURSO
9.1 Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.
9.1.1 A nota em cada item da prova objetiva, feita com base nas marcações da folha de respostas, será
igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo
das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito
oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
9.1.2 O cálculo da pontuação em cada prova objetiva, comum a todos os candidatos, será igual à soma
algébrica das notas obtidas em todos os itens que a compõe.
9.1.3 Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar
em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P
1
);
b) obtiver nota inferior a 18,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P
2
);
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
9.1.4 O candidato eliminado na forma do subitem 9.1.3 deste edital não terá classificação no concurso.
9.1.5 Os candidatos não eliminados na forma do subitem 9.1.3 serão ordenados por cargo de acordo com
os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas que será a soma algébrica das notas obtidas
nas provas objetivas P
1
e
P
2
.
9.2 Serão convocados para a entrega de títulos os candidatos aos cargos de nível superior aprovados nas
provas objetivas e classificados em acinco vezes o número de vagas oferecido neste edital para cada
cargo, respeitados os empates na última posição e a reserva de vagas aos candidatos portadores de
deficiência.
9.2.1 Os candidatos aos cargos de nível superior não convocados para a entrega de tulos serão
eliminados e não terão classificação alguma no concurso.
9.3 Todos os cálculos citados neste edital serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando-
se o número para cima, se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco.
10 DA NOTA FINAL NO CONCURSO
10.1 Para os cargos de nível superior, a nota final no concurso será igual à soma da nota final nas provas
objetivas P
1
e
P
2
e da pontuação obtida na avaliação de títulos P
3
.
10.2 Para os cargos de nível médio, a nota final no concurso será igual à soma da nota final nas provas
objetivas P
1
e
P
2.
10.3 Os candidatos serão ordenados por cargo de acordo com os valores decrescentes das notas finais no
concurso.
10.4 Os candidatos que, no ato da inscrição, declararem-se portadores de deficiência, se não eliminados
no concurso e considerados portadores de deficiência, terão seus nomes publicados em lista à parte e,
caso obtenham classificação necessária, figurarão também na lista de classificação geral por cargo.
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11 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE NO CONCURSO
11.1 Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme
artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
b) obtiver a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P
2
);
c) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P
2
);
d) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P
1
).
11.1.1 Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.
12 DOS RECURSOS
12.1 Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço
eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007, em data a ser determinada no caderno de
provas.
12.2 O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas
objetivas disporá de dois dias para fazê-lo, a contar do dia subseqüente ao da divulgação desses
gabaritos, no horário das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia, ininterruptamente, conforme
datas determinadas no caderno de provas.
12.3 Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o candidato deverá
utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007, e seguir as instruções ali contidas.
12.4 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou
intempestivo será preliminarmente indeferido.
12.5 O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que
o identifique, sob pena de ser preliminarmente indeferido.
12.6 Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente
a esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
12.7 Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de item integrante de
prova, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
12.8 Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações de gabarito serão divulgadas no
endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007 quando da divulgação do gabarito
definitivo. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.
12.9 Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.
12.10 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial
definitivo, bem como recursos contra os resultados finais nas demais fases.
12.11 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.
12.12 A forma e o prazo para a interposição de recursos contra os resultados provisórios nas demais
fases serão disciplinados nos respectivos editais de resultados provisórios.
13 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
13.1 A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o concurso público contidas nos
comunicados, neste edital e em outros a serem publicados.
13.2 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e
comunicados referentes a este concurso público no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e divulgados na
Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007.
13.3 O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público na Central de Atendimento
do CESPE/UnB, localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC),
ala norte, mezanino Asa Norte, Brasília/DF, por meio do telefone (61) 3448 0100, ou via Internet, no
endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007, ressalvado o disposto no subitem
13.5 deste edital.
13.4 O candidato que desejar relatar ao CESPE/UnB fatos ocorridos durante a realização do concurso
deverá fazê-lo à Central de Atendimento do CESPE/UnB, postar correspondência para a Caixa Postal
4488, CEP 70904-970; encaminhar mensagem pelo fax de número (61) 3448 0110; ou enviá-la para o
endereço eletrônico sac@cespe.unb.br.
13.5 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das
provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados na
forma do subitem 13.2.
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12
13.6 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência
mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta,
fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade
original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha durante a realização das
provas.
13.7 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas
Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros
Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos
etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras
funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de
trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n9.503,
de 23 de setembro de 1997).
13.7.1 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos
eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor
de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.
13.7.2 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do
documento.
13.8 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade
original, na forma definida no subitem 13.7 deste edital, não poderá fazer as provas e será
automaticamente eliminado do concurso público.
13.9 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento
de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que
ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias, ocasião em que
será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão
digital em formulário próprio.
13.9.1 A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação
apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.
13.10 Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do certame, o CESPE/UnB poderá proceder
à coleta da impressão digital de todos os candidatos no dia de realização das provas.
13.11 Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferentes dos predeterminados em edital ou
em comunicado.
13.12 Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado
para o seu início.
13.13 O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no
mínimo, uma hora após o início das provas.
13.13.1 A inobservância do subitem anterior acarretará a não-correção das provas e, conseqüentemente, a
eliminação do candidato no concurso público.
13.14 O CESPE/UnB manterá um marcador de tempo em cada sala de provas para fins de
acompanhamento pelos candidatos.
13.15 O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar em hipótese alguma.
13.16 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas levando o caderno de
provas no decurso dos últimos quinze minutos anteriores ao horário determinado para o rmino das
provas.
13.17 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em
razão do afastamento de candidato da sala de provas.
13.18 Não haverá segunda chamada para a realização das provas. O não-comparecimento a estas
implicará a eliminação automática do candidato.
13.19 Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a
utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou
qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.
13.20 Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido
portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook,
palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc.,
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13
bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como
chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha.
13.20.1 O CESPE/UnB recomenda que o candidato não leve nenhum dos objetos citados no subitem
anterior, no dia de realização das provas.
13.20.2 O CESPE/UnB não ficará responsável pela guarda de quaisquer dos objetos supracitados.
13.20.3 O CESPE/UnB não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos
eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.
13.20.4 Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de provas portando armas. O candidato
que estiver armado será encaminhado à Coordenação.
13.21 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato
que, durante a sua realização:
a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;
b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que
não forem expressamente permitidos ou que se comunicar com outro candidato;
c) for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda
eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de
alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de
chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha;
d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as
autoridades presentes ou com os demais candidatos;
e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer
outro meio, que não os permitidos;
f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;
g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;
h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;
i) descumprir as instruções contidas no caderno de provas e na folha de respostas;
j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros,
em qualquer fase do concurso público;
l) não permitir a coleta de sua assinatura e/ou de sua impressão digital.
13.22 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de
aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos
critérios de avaliação e de classificação.
13.23 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por
investigação policial, ter o candidato se utilizado de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele
será automaticamente eliminado do concurso público.
13.24 O descumprimento de quaisquer das instruções supracitadas implicará a eliminação do candidato,
constituindo tentativa de fraude.
13.25 O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de
publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual
período.
13.26 O resultado final do concurso será homologado pela Diretora do IPC, publicado no Diário Oficial do
Estado do Espírito Santo e divulgado no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/ipc2007.
13.27 O candidato deverá manter atualizado seu endereço perante o CESPE/UnB, enquanto estiver
participando do concurso público, por meio de requerimento a ser enviado à Central de Atendimento do
CESPE/UnB, e perante o IPC, se selecionado. São de exclusiva responsabilidade do candidato os
prejuízos advindos da não-atualização de seu endereço.
13.28 Os casos omissos serão resolvidos pelo CESPE/UnB junto com o IPC.
13.29 Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, exceto a listada nos
objetos de avaliação constantes deste edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a
ele posteriores não serão objeto de avaliação nas provas do concurso.
13.30 Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital só poderão ser feitas por meio de outro edital.
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14 DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)
14.1 HABILIDADES
14.1.1 Os itens das provas objetivas poderão avaliar habilidades que vão além de mero conhecimento
memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade
de raciocínio.
14.1.2 Cada item das provas objetivas poderá contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos
relativos a mais de uma área de conhecimento.
14.2 CONHECIMENTOS
14.2.1 Nas provas objetivas, serão avaliados, além das habilidades, conhecimentos, conforme
especificação a seguir.
14.2.2 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia
oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase.
7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e
verbal. 11 Significação das palavras.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceito de Internet e Intranet. 2 Principais navegadores para
Internet. 3 Correio Eletrônico. 4 Principais aplicativos comerciais para edição de textos e planilhas. 5
Procedimento para a realizão de cópias de segurança. 6 Sistema de arquivo, sistema de entrada, saída
e armazenamento e métodos de acesso.
ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade,
educação, tecnologia, transportes, energia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas
inter-relações e suas vinculações históricas.
14.2.3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
CARGO 1: ASSISTENTE SOCIAL:
1 Transformações societárias e seus impactos no mundo do trabalho e no Serviço Social. 2 Política social,
seguridade social e Serviço Social. 2.1 A política de saúde e o campo da seguridade social no Brasil. 2.2
Controle social e saúde. 2.3 Tendências contemporâneas de abordagem do trabalho coletivo da saúde e
no Serviço Social. 2.4 Violência e saúde. 3 Ética em Serviço Social. 4 Planejamento e Serviço Social.
CARGO 2: CONTADOR:
1 Lei n.° 6.404/1976 e legislação complementar. 2 Contabilidade Pública: Plano de contas único para os
órgãos da Administração Direta. 2.1 Registros contábeis de operações típicas em Unidades
Orçamentárias ou Administrativas (sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação).
2.2 Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei n4.320/64. 3 Contabilidade
comercial: elaboração de demonstrações contábeis pela legislação societária e pelos princípios
fundamentais da contabilidade. 4 Consolidação de demonstrações contábeis. 5 Análise econômico-
financeira. 6 Orçamento público: elaboração, acompanhamento e fiscalização. 6.1 Créditos adicionais,
especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. 6.2 Plano plurianual. 6.3 Projeto de Lei
Orçamentária Anual: elaboração, acompanhamento e aprovação. 6.4 Princípios orçamentários. 6.5
Diretrizes orçamentárias. 6.6 Processo orçamentário. 6.7 Métodos, técnicas e instrumentos do Orçamento
Público. 6.8 Normas legais aplicáveis. 6.9 SIDOR, SIAFI. 6.10 Receita pública: categorias, fontes, estágios;
dívida ativa. 6.11 Despesa pública: categorias, estágios. 6.12 Suprimento de fundos. 6.13 Restos a Pagar.
6.14 Despesas de exercícios anteriores. 6.15 A conta única do Tesouro. 6.16 Tomadas e prestações de
contas. 7 Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas. 8 Avaliação e contabilização de
investimentos societários no país. 9 Destinação de resultado. 10 Imposto de renda de pessoa jurídica. 11
IRRF. 12 ICMS. 13 Contribuição social sobre o lucro. 14 PASEP. 15 COFINS. 16 Custos para avaliação de
estoques. 17 Custos para tomada de decisões. 18 Sistemas de custos e informações gerenciais. 19 Estudo
da relação custo versus volume versus lucro. 20 Matemática financeira. 20.1 Regra de três simples e
composta, percentagens. 20.2 Juros simples e compostos: capitalização e desconto. 20.3 Taxas de juros:
nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. 20.4 Rendas uniformes e variáveis. 20.5 Planos de
amortização de empréstimos e financiamentos. 20.6 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações
de financiamento, empréstimo e investimento. 20.7 Avaliação de alternativas de investimento. 20.8 Taxas
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA (IPC)
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de retorno, taxa interna de retorno. 21 Lei n.° 8.666/93 e Lei n.° 10.520/02 e alterações posteriores. 22 Lei
Complementar n.º 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
CARGO 3: MÉDICO PERITO PREVIDENCIÁRIO:
1 Clínica Médica Geral. 2 Medicina do Trabalho. 2.1 Legislação específica. 2.1.1 Lei n.º 6514, de 22/12/77.
2.1.2 Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria n3214, de 08/06/78. 2.1.3 Legislações
complementares. 2.2 Acidente de trabalho: conceitos, registro, comunicação, análise e estatística. 2.3
Prevenção e controle de riscos. 2.4 Gerenciamento de riscos. 2.5 Doenças do trabalho. 2.6 Epidemiologia.
2.7 NR 7. 2.8 Doenças profissionais. 3 Normas Técnicas de Avaliação da Capacidade Laborativa e da
Técnica Pericial. 4 Profissiografia e análises profissiográficas. 5 Legislação previdenciária em geral e do
serviço público em particular. 6 Regulamento de perícia médica.
CARGO 4: PROCURADOR PREVIDENCIÁRIO:
1 Direito civil. 1.1 Estatuto da Criança e do Adolescente. 1.2 Direito de família e sucessões. 1.3 Direito
das obrigações e contratos 2 Processo civil. 2.1 Recursos. 2.2 Mandado de segurança. 2.3 Processo de
conhecimento. 2.4 Processo de execução. 2.5 Processo cautelar. 2.6 Tutela antecipatória. 3 Direito
constitucional. 3.1 Princípios constitucionais. 3.2 Controle de constitucionalidade e de legalidade. 3.3
Processo legislativo. 3.4 Tutelas constitucionais. 3.5 Interpretação constitucional. 3.6 Poder constituinte
originário e derivado. 3.7 Poder constituído 4 Direito administrativo. 4.1 Licitações e contratos
administrativos. 4.2 Servidor público. 4.3 Administração pública. 5 Direito previdenciário. 5.1
Concessão, manutenção e cancelamento de benefícios previdenciários. 5.2 Legislação previdenciária do
estado do Espírito Santo e federal. 5.3 Princípios previdenciários. 5.4 Reforma previdenciária.
14.2.4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO
CARGO 5: MOTORISTA:
1 Legislação de Trânsito: Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503/97) e resoluções do CONTRAN
pertinentes à condução de veículos. 2 Funcionamento de veículos automotores: conhecimentos sicos
de mecânica e de elétrica de automóveis e caminhões. 3 Manutenção de automóveis. 4 Combustíveis. 5
Direção defensiva. 6 Noções de primeiros socorros.
CARGO 6: TÉCNICO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO:
1 Aspectos gerais de hardware. 2 Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas,
geração de material escrito, visual e sonoro e outros. 3 Internet. 4 Administração de rede. 5 Correio
eletrônico. 6 Procedimento para a realização de pia de segurança. 7 Conceitos de organização de
arquivos e métodos de acesso. 8 Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das
relações morfossintáticas, semânticas e discursivas. 8.1 Tipologia textual. 8.2 Paráfrase, perífrase, síntese
e resumo. 8.3 Significação literal e contextual de vocábulos. 8.4 Processos coesivos de referência. 8.5
Coordenação e subordinação. 8.6 Emprego das classes de palavras. 8.7 Estrutura, formação e
representação das palavras. 8.8 Ortografia oficial. 8.9 Pontuação. 8.10 Concordância. 8.11 Regência. 9
Redação de correspondências oficiais. 10 Noções de matemática financeira. 10.1 Conceitos básicos:
razões e proporções, divisão proporcional, regras de três simples e compostas, percentagens. 10.2 Juros
simples e compostos: capitalização e descontos. 10.3 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes,
proporcionais, real e aparente. 10.4 Rendas uniformes e variáveis. 10.5 Cálculo financeiro: custo real
efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 10.6 Avaliação de alternativas de
investimento.
ILCA RODRIGUES BARCELOS
Diretora Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica