Edital do Concurso Ministério Público Estadual - BA (MPE/BA) 2014

Visualizaçao do Edital do Concurso

EDITAL Nº 198/2013
O Procurador-Geral de Justiça do Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, faz saber
aos interessados que estarão abertas as inscrições ao IV CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS
DO QUADRO DE SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA, o qual será
regido pelas disposições deste Edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Concurso Público a que se refere o presente Edital destina-se ao preenchimento de 15
(quinze) vagas para o cargo de ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO, 05 (cinco) vagas para
o cargo de MOTORISTA e 60 (sessenta) vagas para o cargo de ANALISTA TÉCNICO do Quadro de
Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia, juntamente com aquelas que vierem a surgir no
período de validade do certame, que será de 18 (dezoito) meses, contado das datas das respectivas
homologações estabelecidas no Item 9 deste Edital, podendo este prazo, antes de esgotado,
prorrogar-se 01 (uma) vez, por igual período, a critério da Administração e por ato expresso do
Procurador-Geral de Justiça do Estado da Bahia.
1.2. O Concurso Público será realizado pelo Instituto AOCP, com sede na Avenida Dr. Gastão
Vidigal, 959 - Zona 08, CEP 87050-440, Maringá PR, endereço eletrônico
www.institutoaocp.org.br e correio eletrônico candidato@institutoaocp.org.br, sob a supervisão da
Comissão do IV Concurso Público para Cargos do Quadro de Servidores do Ministério Público do
Estado da Bahia, nomeada pelas Portarias nºs 1022 e 1023/2013, publicadas no Diário da Justiça
Eletrônico do Estado da Bahia - DJE, em 13/09/2013.
1.3. A seleção para os cargos de que trata este Edital compreenderá exames para aferir
conhecimentos e habilidades, mediante aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e
classificatório, prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação psicológica, de
caráter eliminatório, para os cargos de ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO e ANALISTA
TÉCNICO, prova de títulos de caráter classificatório para os cargos de ANALISTA TÉCNICO, e
MOTORISTA, e ainda avaliação psicológica, de caráter eliminatório para o cargo de MOTORISTA.
4. A convocação para as vagas informadas na Tabela 2.1 deste Edital, bem como a lotação das
vagas será feita de acordo com a necessidade e a conveniência do Ministério Público do Estado da
Bahia, dentro do prazo de validade do concurso.
1.5. As atribuições dos cargos são as constantes no Anexo I deste Edital.
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1.6. Os conteúdos programáticos da prova objetiva encontram-se no Anexo II deste Edital.
1.7. Não serão fornecidas, por telefone ou e-mail, informações a respeito de datas, locais e horários
de realização das provas e demais eventos. O candidato deverá observar rigorosamente as formas
de divulgação estabelecidas neste Edital e demais publicações no endereço eletrônico
www.institutoaocp.org.br.
2. DOS CARGOS
2.1. O cargo, a especialidade, a área de conhecimento, o período para aplicação das provas objetiva
e discursiva, o código do cargo, a carga horária semanal, as vagas de ampla concorrência, vagas
para pessoa com deficiência (PcD), a remuneração inicial bruta, os requisitos mínimos para a posse
e a taxa de inscrição, são os estabelecidos a seguir:
Tabela 2.1
NÍVEL MÉDIO
(1)
PERÍODO DE APLICAÇÃO DAS PROVAS: MANHÃ
Cargo
Código
do
Cargo
Carga
Horária
Semanal
Vagas Ampla
Concorrência
Vagas
PcD
Remuneração
Inicial Bruta
(2)
Requistos mínimos para a
posse no cargo
Taxa de
Inscrição
ASSISTENTE
TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
201
40h
14 01
R$ 2.775,71
Ensino médio completo R$ 80,00
MOTORISTA 202 04 01
Ensino Médio completo,
Carteira Nacional de
Habilitação, categoria “D” ou
"E” e experiência mínima de 2
anos no cargo.
R$ 80,00
NÍVEL SUPERIOR
(1)
PERÍODO DE APLICAÇÃO DAS PROVAS: TARDE
Cargo e Especialidade
Área de
Conhecimento
Código
do
Cargo
Carga
Horária
Semanal
Vagas Ampla
Concorrência
Vagas
PcD
Remuneração
Inicial Bruta
(2)
Requistos mínimos para a
posse no cargo
Taxa de
Inscrição
ANALISTA TÉCNICO:
ARQUITETURA,
URBANISMO E
ENGENHARIA
Arquitetura 401
40h
04 01
R$ 5.000,29
Curso Superior completo em
Arquitetura e registro no
Conselho de Classe
competente, se houver.
R$ 120,00
Engenharia
Civil
402 07 01
Curso Superior completo em
Engenharia Civil e registro no
Conselho de Classe
competente, se houver.
ANALISTA TÉCNICO:
CONTABILIDADE
Ciências
Contábeis
403 40h 16 01 R$ 5.000,29
Curso Superior completo em
Ciências Contábeis e registro
no Conselho de Classe
competente, se houver.
R$ 120,00
ANALISTA TÉCNICO:
GERENCIAMENTO
ADMINISTRATIVO
Administração 404 40h 01 - R$ 5.000,29
Curso Superior completo em
Administração e registro no
Conselho de Classe
competente, se houver.
R$ 120,00
ANALISTA TÉCNICO:
JURÍDICO
Direito 405 40h 19 01 R$ 5.000,29
Curso Superior completo em
Direito e registro no Conselho
de Classe competente, se
houver.
R$ 120,00
ANALISTA TÉCNICO:
MEIO AMBIENTE
Ciências
Biológicas
406 40h 01 - R$ 5.000,29
Curso Superior completo em
Ciências Biológicas e registro
no Conselho de Classe
competente, se houver.
R$ 120,00
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Engenharia
Ambiental
407 01 -
Curso Superior completo em
Engenharia Ambiental e
registro no Conselho de
Classe competente, se
houver.
Geologia 408 01 -
Curso Superior completo em
Geologia e registro no
Conselho de Classe
competente, se houver.
Urbanismo 409 01 -
Curso Superior completo em
Arquitetura e Urbanismo e
registro no Conselho de
Classe competente, se
houver.
ANALISTA TÉCNICO:
SISTEMAS
Análise de
Sistemas,
Ciências da
Computação,
Engenharia da
Computação ou
Sistemas de
Informação
410 40h 04 01 R$ 5.000,29
Curso Superior completo em
Análise de Sistemas, Ciências
da Computação, Engenharia
da Computação ou Sistemas
de Informação e registro no
Conselho de Classe
competente, se houver.
R$ 120,00
(1)
Ver as atribuições dos cargos no Anexo I deste Edital.
(2)
Além da Remuneração Inicial Bruta constante na Tabela 2.1, também será oferecido ao servidor Auxílio Alimentação e, quando
for o caso, Auxílio-Transporte.
2.2. O candidato aprovado e convocado para a posse, poderá ser alocado em qualquer Município do
Estado da Bahia onde haja sede do Ministério Público do Estado da Bahia.
2.3. Os cargos em Concurso são regidos pelas Leis Estaduais n
os
8.966/2003, 10.703/2007,
11.171/2008, 11.617/2009, 12.607/2012, 12.628/2012 e 6.677/1994 e pelos Atos Normativos n
os
003,
004, 006 e 009/2011, 001 e 014/2012, e 001 e 002/2013.
3. DOS REQUISITOS PARA A POSSE NO CARGO
3.1. São requisitos básicos para o ingresso no quadro de servidores do Ministério Público do Estado
da Bahia:
a) ser brasileiro, nos termos da Constituição Federal;
b) ter completado 18 (dezoito) anos;
c) estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos;
d) possuir a escolaridade exigida e demais requisitos para o exercício do cargo, conforme as
especificações da Tabela 2.1;
e) declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos
órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal, para fins de verificação
do acúmulo de cargos;
f) quitação com as obrigações eleitorais e militares (para os candidatos do sexo masculino);
g) não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público;
h) ter sido considerado APTO pela Junta Médica Oficial;
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i) ter sido APROVADO no Concurso, na forma estabelecida neste Edital;
j) apresentar certidões válidas dos distribuidores das Justiças Estadual, Federal e Eleitoral;
l) para os cargos de Motorista, possuir Carteira de Nacional de Habilitação, categoria “D” ou
“E” e experiência mínima de 2 (dois) anos;
m) para os cargos de Assistente Técnico-Administrativo e de Motorista, possuir certificado,
devidamente registrado, de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino
credenciada pelo Ministério da Educação – MEC;
n) para o cargo de Analista Técnico, possuir certificado de Conclusão ou Diploma,
devidamente registrado, do curso de graduação, fornecido por instituição de ensino credenciada pelo
Ministério da Educação – MEC.
4. DA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
4.1. Haverá isenção da taxa de inscrição para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único
para Programas Sociais do Governo Federal CadÚnico, até a data da inscrição no Concurso
Público, nos termos do Decreto Federal 6.135, de 26 de junho de 2007 e do Decreto Federal
6.593 de 2 de outubro de 2008.
4.2. A solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público de que trata este Edital
será realizada somente via internet.
4.3. O candidato interessado em obter a isenção da taxa de inscrição deverá:
a) solicitar a isenção da taxa no período das 08h do dia 13/01/2014 às 23h59min do dia
17/01/2014, observado o horário oficial de Brasília DF, mediante preenchimento do Requerimento
de Isenção da Taxa de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
b) indicar no Requerimento de Isenção o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo
CadÚnico ao candidato. A indicação do NIS de qualquer outra pessoa da família beneficiada,
implicará no indeferimento da solicitação de Isenção;
4.4. O candidato interessado em obter a isenção da Taxa de Inscrição, portador de deficiência ou
não, que necessitar de atendimento especial durante a realização da prova, deverá no ato do pedido
de isenção da taxa de inscrição, indicar claramente no Requerimento de Isenção da Taxa de
Inscrição quais os recursos especiais necessários. O laudo médico, original ou cópia autenticada,
deverá ser enviado, via SEDEX com AR (Aviso de Recebimento), em envelope fechado endereçado
ao Instituto AOCP, conforme disposições do subitem 7.5 deste Edital.
4.5. As informações prestadas no Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, serão de inteira
responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a
pública, o que acarretará na sua eliminação imediata do Concurso Público.
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4.6. O Instituto AOCP consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das
informações prestadas pelo candidato, sendo este o responsável pelo deferimento ou indeferimento
da solicitação da Isenção.
4.7. Não será concedida isenção do pagamento da taxa de inscrição ao candidato que:
a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;
b) fraudar e/ou falsificar qualquer documentação;
c) não observar a forma, o prazo e os horários estabelecidos no subitem 4.3 deste Edital;
4.8. Não será aceita solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição via fax ou via correio
eletrônico.
4.9. A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 24/01/2014 no endereço
eletrônico www.institutoaocp.org.br e será publicado no Diário Oficial.
4.10. O candidato que tiver a solicitação de isenção da taxa de inscrição indeferida poderá impetrar
recurso através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, no período das 08h do dia
27/01/2014 às 23h59min do dia 28/01/2014 através do link Recurso contra o Indeferimento do
Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição. Não serão aceitos recursos contra o indeferimento
da Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição fora do período estabelecido neste Edital.
4.11. Se após a análise do recurso, permanecer a decisão de indeferimento do requerimento de
isenção da taxa, o candidato poderá acessar o endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br até às
23h59 do dia 10/02/2014, realizar uma nova inscrição, gerar a Guia de Recolhimento e efetuar o
pagamento até o seu vencimento para participar do certame.
4.12. O interessado que não tiver seu requerimento de isenção deferido e que não realizar uma nova
inscrição na forma e no prazo estabelecidos no item 4 deste Edital estará automaticamente excluído
da Seleção.
4.13. Os candidatos que tiverem as solicitações de isenção deferidas já o considerados
devidamente inscritos no Concurso Público e poderão consultar o status da sua inscrição no
endereço eletrônico do Instituto AOCP a partir do dia 03/02/2014.
5. DAS INSCRIÇÕES
5.1. A inscrição no Concurso Público implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação pelo
candidato das condições estabelecidas neste Edital.
5.2. As inscrições para o Concurso Público do Ministério Público do Estado da Bahia serão
realizadas somente via internet. Não serão aceitas inscrições efetuadas e/ou cujo pagamento tenha
sido efetuado de forma diversa da estabelecida neste item.
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5.3. O candidato poderá efetuar inscrição para mais de um cargo do Concurso Público do
Ministério Público do Estado da Bahia, desde que a prova objetiva seja em períodos distintos,
devendo observar os períodos de aplicação das provas (manhã e tarde) estabelecidos na
Tabela 2.1 deste Edital.
5.4. O período para a realização das inscrições será a partir das 08h do dia 13/01/2014 às
23h59min do dia 10/02/2014, observado horário oficial de Brasília DF, através do endereço
eletrônico www.institutoaocp.org.br.
5.5. Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá:
a) preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição declarando estar ciente das condições
exigidas para admissão no cargo e submetendo-se às normas expressas neste Edital.
b) imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor estipulado
na Tabela 2.1 deste Edital.
5.6. Não será permitido em hipótese alguma, o candidato alterar o cargo para o qual se inscreveu.
5.7. O candidato terá sua inscrição deferida somente após o recebimento, pelo Instituto AOCP,
através do banco, da confirmação do pagamento de sua taxa de inscrição.
5.7.1. o candidato que efetuar mais de uma inscrição para o mesmo período de prova, terá
confirmada apenas a última inscrição realizada, sendo as demais canceladas
independentemente da data de pagamento das inscrições.
5.8. É de exclusiva responsabilidade do candidato a exatidão dos dados cadastrais informados no
ato da inscrição.
5.9. Declaração falsa ou inexata dos dados constantes no Formulário de Solicitação de Inscrição,
bem como a falsificação de declarações ou de dados e/ou outras irregularidades na documentação
determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos dela decorrentes, implicando
em qualquer época, na eliminação automática do candidato sem prejuízo das cominações legais
cabíveis. Caso a irregularidade seja constatada após a nomeação do candidato, o mesmo será
exonerado do cargo pelo Ministério Público do Estado da Bahia.
5.10. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado em toda a rede bancária, até a data de
seu vencimento. Caso o candidato não efetue o pagamento do seu boleto bancário até a data do
vencimento, o mesmo deverá acessar o endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, imprimir a
segunda via do boleto bancário e realizar o pagamento até o dia 11 de fevereiro de 2014. As
inscrições realizadas com pagamento após esta data não serão acatadas.
5.11. O Instituto AOCP, em nenhuma hipótese, processará qualquer registro de pagamento com data
posterior à estabelecida no subitem 5.10 deste edital. O valor referente ao pagamento da taxa de
inscrição não será devolvido em hipótese alguma, a não ser por anulação plena deste concurso.
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5.12. Não serão aceitas inscrições pagas em cheque que venha a ser devolvido por qualquer motivo,
nem as pagas em depósito ou transferência bancária e, nem tampouco, as de programação de
pagamento que não sejam efetivadas.
5.13. O Ministério Público do Estado da Bahia e o Instituto AOCP não se responsabilizam por
solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores,
falhas de comunicação e/ou congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores
de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
5.14. O descumprimento de quaisquer instruções constantes neste Item, implicará no não
deferimento da inscrição.
5.15. A qualquer tempo, o Ministério Público do Estado da Bahia poderá determinar a anulação da
inscrição, e todos os atos dela decorrentes, se verificada qualquer prática irregular, seja de natureza
administrativa, civil ou penal.
6. DA INSCRIÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD)
6.1. Às pessoas com deficiência, serão reservados 5% (cinco por cento) do número total de vagas
providas durante a validade do presente concurso, desde que as atribuições do cargo sejam
compatíveis com a deficiência. As disposições referentes às Pessoas com Deficiência deste Edital
são correspondentes às da Lei 7.853/89 e do Decreto 3.298/99 alterado pelo Decreto
5.296/2004.
6.1.1. a compatibilidade da pessoa com deficiência com o cargo no qual se inscreveu será declarada
por junta médica oficial do Estado da Bahia, perdendo o candidato o direito à nomeação caso seja
considerado inapto para o exercício do cargo.
6.2. A pessoa com de deficiência participará do Concurso Público em igualdade de condições com os
demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de
aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas de acordo
com o previsto no presente Edital.
6.3. São consideradas pessoas com deficiência, de acordo com o Artigo do Decreto Federal
3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, nos
termos da Lei, as que se enquadram nas categorias de I a V a seguir; e as contempladas pelo
enunciado da Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça: “O portador de visão monocular tem
direito de concorrer, em Seleção Competitiva Pública, às vagas reservadas aos deficientes”:
I - deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano,
acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia,
paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia,
hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros
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com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam
dificuldades para o desempenho de funções (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004);
II - deficiência auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais,
aferida por audiograma nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz (Redação dada
pelo Decreto nº 5.296, de 2004);
III - deficiência visual - cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho,
com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor
olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em
ambos os olhos for igual ou menor que 60º; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições
anteriores (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004);
IV - deficiência mental funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com
manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades
adaptativas, tais como:
a) comunicação;
b) cuidado pessoal;
c) habilidades sociais;
d) utilização dos recursos da comunidade (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004);
e) saúde e segurança;
f) habilidades acadêmicas;
g) lazer e
h) trabalho;
V - deficiência múltipla – associação de duas ou mais deficiências.
6.4. Para concorrer como Pessoa com Deficiência, o candidato deverá:
6.4.1. ao preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição, conforme o subitem 5.5 deste Edital, ou
o Requerimento de Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição, conforme subitem 4.4, declarar que
pretende participar do Concurso como portador de deficiência e especificar no campo indicado o tipo
de deficiência;
6.4.2. enviar o laudo médico com as informações descritas no subitem 6.4.2.1 deste Edital, conforme
disposições do subitem 7.5 deste Edital.
6.4.2.1. o laudo médico deverá ser original ou cópia autenticada, estar redigido em letra legível, em
papel timbrado, e dispor sobre a espécie e o grau ou nível da deficiência da qual o candidato é
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portador com expressa referência ao código correspondente de Classificação Internacional de
Doença CID. O laudo médico deverá ainda conter a razão social da instituição emitente, CNPJ,
CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, endereço completo, nome do responsável
para contatos, telefone, e número do registro no Conselho Regional de Medicina, do profissional que
assinou o referido laudo. Somente serão considerados os laudos médicos emitidos nos últimos 30
(trinta) dias anteriores à data da realização da inscrição;
6.4.2.2. não haverá devolução do laudo médico, tanto original quanto cópia autenticada, e não serão
fornecidas cópias do mesmo.
6.5. O candidato com deficiência que não proceder conforme as orientações deste item não será
considerado como Pessoa com Deficiência, perdendo o direito à reserva de vaga e passando à
ampla concorrência. Nestes casos o candidato não poderá interpor recurso em favor de sua situação.
6.6. Caso a deficiência não esteja de acordo com os termos da Organização Mundial da Saúde e da
Legislação supracitada neste item, a opção de concorrer às vagas destinadas aos portadores de
deficiência será desconsiderada, passando o candidato à ampla concorrência.
6.7. O deferimento das inscrições dos candidatos que se inscreverem como Pessoa com Deficiência
estará disponível no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br a partir da data de 18/02/2014. O
candidato que tiver a sua inscrição indeferida poderá impetrar recurso na forma do item 16 deste
Edital.
6.8. O candidato inscrito como Pessoa com Deficiência, se aprovado no Concurso Público, terá seu
nome divulgado na lista geral dos aprovados e na lista dos candidatos aprovados específica para
Pessoas com Deficiência.
6.9. Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas às Pessoas com Deficiência, esta
será preenchida com estrita observância da ordem de classificação geral.
7. DA SOLICITAÇÃO DE CONDIÇÃO ESPECIAL PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVA
E DISCURSIVA E CANDIDATA LACTANTE
7.1 O candidato, que necessitar de condição especial durante a realização das provas, portador de
deficiência ou não, poderá solicitar esta condição, conforme previsto no Decreto Federal nº 3.298/99.
7.2. As condições específicas disponíveis para realização das provas são: prova em braile, prova
ampliada (fonte 25), fiscal ledor, intérprete de libras, acesso à cadeira de rodas e/ou tempo adicional
de até 1 (uma) hora para realização das provas (somente para os candidatos portadores de
deficiência). O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização
das provas deverá requerê-lo, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da
área de sua deficiência, no prazo estabelecido no subitem 7.5 deste Edital.
7.3. Para solicitar condição especial o candidato deverá:
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7.3.1. no ato da inscrição, indicar claramente no Formulário de Solicitação de Inscrição, ou no
Requerimento de Solicitação de Isenção quais os recursos especiais necessários;
7.3.2. enviar o laudo médico, original ou cópia autenticada, conforme disposições do subitem 7.5
deste Edital;
7.3.2.1 O laudo médico deverá ser original ou cópia autenticada, estar redigido em letra legível,
dispor sobre a espécie e o grau ou nível da deficiência arguida pelo candidato, com expressa
referência ao código correspondente de Classificação Internacional de Doença CID, justificando a
condição especial solicitado.
7.4. Da Candidata Lactante
7.4.1. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá:
7.4.1.1. solicitar esta condição indicando claramente no Formulário de Solicitação de Inscrição a
opção lactante;
7.4.1.2. enviar certidão de nascimento do lactente (cópia simples) ou laudo médico (original ou cópia
autenticada) que ateste esta necessidade, conforme disposições do subitem 7.5 deste Edital;
7.4.2. A candidata que necessitar amamentar deverá ainda levar um acompanhante, sob pena de ser
impedida de realizar as provas na ausência deste. O acompanhante ficará responsável pela guarda
do lactente em sala reservada para amamentação. Contudo, durante a amamentação, é vedada a
permanência de quaisquer pessoas que tenham grau de parentesco ou de amizade com a candidata
no local;
7.4.3. Ao acompanhante não será permitido o uso de quaisquer dos objetos e equipamentos
descritos no item 15 deste Edital durante a realização do certame;
7.4.4. Nos horários previstos para amamentação, a candidata lactante poderá ausentar-se,
temporariamente, da sala de prova acompanhada de uma fiscal. Não será concedido tempo adicional
para a candidata que necessitar amamentar, a título de compensação, durante o período de
realização das provas;
7.5. Os documentos referentes às disposições dos subitens 4.4, 6.4.2, 7.2, 7.3.2 e 7.4.1.2 deste
Edital deverão ser encaminhados, via SEDEX com AR (Aviso de Recebimento) até o dia 11/02/2014
em envelope fechado endereçado ao Instituto AOCP com as informações abaixo:
DESTINATÁRIO: Instituto AOCP
Caixa Postal 132
Maringá– PR
CEP 87.001 – 970
Concurso Público do Ministério Público do Estado da Bahia
(LAUDO MÉDICO/CONDIÇÃO ESPECIAL/LACTANTE)
NOME DO CANDIDATO: XXXXXX XXXXXXXXXXXX
CARGO: XXXXXXXXXXXX
NÚMERO DE INSCRIÇÃO: XXXXXXXX
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7.6. O envio desta solicitação não garante ao candidato a condição especial. A solicitação será
deferida ou indeferida pelo Instituto AOCP, após criteriosa análise, obedecendo a critérios de
viabilidade e razoabilidade.
7.7. O envio da documentação incompleta, fora do prazo definido no subitem 7.5 ou por outra via
diferente da estabelecida neste Edital, causará o indeferimento da solicitação da condição especial.
7.7.1. O Instituto AOCP não receberá qualquer documento entregue pessoalmente em sua sede.
7.8. o haverá devolução da cópia da certidão de nascimento, laudo médico original ou cópia
autenticada, bem como quaisquer documentos enviados e não serão fornecidas cópias dos mesmos.
7.9. O Instituto AOCP não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada da
referida documentação ao seu destino.
7.10. O deferimento das solicitações de condição especial estará disponível aos candidatos no
endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br a partir da data de 18/02/2014. O candidato que tiver a
sua solicitação de condição especial indeferida poderá impetrar recurso na forma do item 15 deste
Edital.
8. DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES
8.1. O edital de deferimento das inscrições será divulgado no endereço eletrônico
www.institutoaocp.org.br na data de 18/02/2014.
8.2. No edital de deferimento das inscrições, constará a listagem dos candidatos às vagas para
ampla concorrência, às vagas para portadores de deficiência e dos candidatos solicitantes de
condições especiais para a realização das provas.
8.3. Quanto ao indeferimento de inscrição, caberá pedido de recurso, sem efeito suspensivo,
conforme o disposto no item 15 deste Edital.
8.4. O Instituto AOCP, quando for o caso, submeterá os recursos à Comissão do Concurso do
Ministério Público do Estado da Bahia que decidirá sobre o pedido de reconsideração e divulgará o
resultado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
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9. DAS FASES DO CONCURSO
Tabela 9.1
NÍVEL MÉDIO
CARGO FASE TIPO DE PROVA ÁREA DE CONHECIMENTO
Nº DE
QUESTÕES
PESO POR
QUESTÃO
(PONTOS)
VALOR
TOTAL
(PONTOS)
CARÁTER
ASSISTENTE
TÉCNICO-ADMINISTRA
TIVO
Objetiva
Língua Portuguesa 10 1,00 10,00
Eliminatório e
Classificatório
Raciocínio Lógico 10 1,00 10,00
Noções de Informática 10 2,00 20,00
Ética e Direitos Humanos 10 2,00 20,00
Legislação Aplicável ao Ministério
Público do Estado da Bahia
10 3,00 30,00
Noções Administrativas 10 3,00 30,00
TOTAL DE QUESTÕES E PONTOS 60 --------------- 120,00 ---------------
Discursiva De acordo com o item 11 01 --------------- 30,00
Eliminatório e
Classificatório
Avaliação
Psicológica
De acordo com o item 12 --------------- --------------- --------------- Eliminatório
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS --------------- --------------- 150,00
Tabela 9.2
NÍVEL MÉDIO
CARGO FASE TIPO DE PROVA ÁREA DE CONHECIMENTO
Nº DE
QUESTÕES
PESO POR
QUESTÃO
(PONTOS)
VALOR
TOTAL
(PONTOS)
CARÁTER
MOTORISTA
Objetiva
Língua Portuguesa 10 1,00 10,00
Eliminatório e
Classificatório
Raciocínio Lógico 10 1,00 10,00
Ética e Direitos Humanos 10 2,00 20,00
Geografia 10 2,00 20,00
Legislação Aplicável ao Ministério
Público do Estado da Bahia
10 3,00 30,00
Legislação de Trânsito 10 3,00 30,00
TOTAL DE QUESTÕES E PONTOS 60 --------------- 120,00 ---------------
Avaliação
Psicológica
De acordo com o item 12 --------------- --------------- --------------- Eliminatório
Títulos De acordo com o item 13 --------------- --------------- 10,00 Classificatório
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS --------------- --------------- 130,00
Tabela 9.3
NÍVEL SUPERIOR
CARGO FASE TIPO DE PROVA ÁREA DE CONHECIMENTO
Nº DE
QUESTÕES
PESO POR
QUESTÃO
(PONTOS)
VALOR
TOTAL
(PONTOS)
CARÁTER
ANALISTA TÉCNICO
Objetiva
Língua Portuguesa 10 1,00 10,00
Eliminatório e
Classificatório
Raciocínio Lógico 10 1,00 10,00
Noções de Informática 10 2,00 20,00
Ética e Direitos Humanos 10 2,00 20,00
Legislação Aplicável ao Ministério
Público do Estado da Bahia
10 3,00 30,00
Conhecimentos Específicos 10 3,00 30,00
TOTAL DE QUESTÕES E PONTOS 60 --------------- 120,00 ---------------
Discursiva De acordo com o item 11 01 --------------- 30,00
Eliminatório e
Classificatório
Avaliação
Psicológica
De acordo com o item 12 --------------- --------------- --------------- Eliminatório
Títulos De acordo com o item 13 --------------- --------------- 10,00 Classificatório
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS --------------- --------------- 160,00
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10. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVA E DISCURSIVA
10.1. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na cidade de Salvador, Estado da Bahia,
podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a
capacidade de alocação do Município.
10.2. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data de 23 de março de 2014, em horário e
local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico
www.institutoaocp.org.br e no CARTÃO DE INFORMAÇÃO DO CANDIDATO.
10.3. O CARTÃO DE INFORMAÇÃO DO CANDIDATO com o local de realização das provas deverá
ser emitido no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br a partir de 28 de fevereiro de 2014.
10.4. O local de realização da prova objetiva, constante no CARTÃO DE INFORMAÇÃO, divulgado
conforme subitens anteriores, não será alterado em hipótese alguma a pedido do candidato.
10.5. O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco)
minutos do horário fixado para o fechamento do portão de acesso ao local de realização das provas,
munido de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, seu documento oficial de
identificação com foto e o Cartão de Informação do Candidato, impresso através do endereço
eletrônico www.institutoaocp.org.br.
10.5.1. São considerados documentos de identidade as carteiras e/ou dulas de identidade
expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo
Ministério das Relações Exteriores, cédulas de identidade fornecidas por ordens e conselhos de
classe, que, por lei federal, valem como documento de identidade, a Carteira de Trabalho e
Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação com foto, nos termos da Lei
9.503 art. 159, de 23/9/97. Não serão aceitos documentos de identificação em cópias, ainda que
autenticadas, ilegíveis e/ou não identificáveis.
10.5.2. No caso de perda ou roubo do documento de identificação, o candidato deverá apresentar
certidão que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, 30 (trinta)
dias da data da realização das provas objetiva e discursiva e, ainda, ser submetido à identificação
especial, consistindo na coleta de impressão digital.
10.6. Não haverá segunda chamada para as provas objetiva e discursiva, ficando o candidato
ausente, por qualquer motivo, eliminado do Concurso Público.
10.7. Após identificado e ensalado, o candidato somente poderá ausentar-se da sala 60 (sessenta)
minutos após o início das provas, acompanhado de um Fiscal. Exclusivamente nos casos de
alteração psicológica e/ou fisiológica temporários e necessidade extrema, que o candidato necessite
ausentar-se da sala antes dos 60 (sessenta) minutos após o início das provas, poderá fazê-lo desde
que acompanhado de um Fiscal.
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10.8. Após a abertura do pacote de provas, o candidato não poderá consultar ou manusear qualquer
material de estudo ou leitura.
10.8.1. O horário de início das provas será o mesmo, ainda que realizadas em diferentes locais.
10.9. Em hipótese alguma será permitido ao candidato:
10.9.1. prestar as provas sem que esteja portando um documento oficial de identificação
original que contenha, no mínimo, foto, filiação e assinatura;
10.9.2. realizar as provas sem que sua inscrição esteja previamente confirmada;
10.9.3. ingressar no local de realização das provas após o fechamento do portão de acesso;
10.9.4. realizar as provas fora do horário ou espaço físico pré-determinados;
10.9.5. comunicar-se com outros candidatos durante a realização das provas;
10.9.6. portar indevidamente e/ou fazer uso de quaisquer dos objetos e/ou equipamentos citados no
item 15 deste Edital.
10.10. O Instituto AOCP recomenda que o candidato não leve nenhum dos objetos ou
equipamentos relacionados no item 15 deste Edital. Caso seja necessário o candidato portar
algum desses objetos, estes deverão ser obrigatoriamente acondicionados em envelopes de
guarda de pertences fornecidos pelo Instituto AOCP e conforme o previsto neste Edital.
Aconselha-se que os candidatos retirem as baterias dos celulares, garantindo assim que
nenhum som será emitido, inclusive do despertador caso esteja ativado.
10.11. O Instituto AOCP não ficará responsável pela guarda de quaisquer dos objetos pertencentes
aos candidatos tampouco se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de
equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.
10.12. o será permitida entrada de candidatos no local de realização das provas portando armas.
O candidato que estiver armado será encaminhado à Coordenação.
10.13. Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoa estranha ao certame, em
qualquer local de prova, durante a realização das provas objetiva e discursiva, salvo o previsto no
subitem 7.4.2 deste Edital.
10.14. O Instituto AOCP poderá, a seu critério, coletar impressões digitais dos candidatos bem
como utilizar detectores de metais.
10.15. Ao terminar as provas objetiva e discursiva, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao Fiscal
de Sala sua Folha de Respostas (prova objetiva) e Folha da Versão Definitiva (prova discursiva)
devidamente preenchidas e assinadas.
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10.16. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas ou da Folha da Versão
Definitiva por erro do candidato.
10.17. O candidato poderá entregar sua Folha de Respostas e Folha da Versão Definitiva e deixar
definitivamente o local de realização das provas somente após decorridos, no mínimo, 60 (sessenta)
minutos do seu início, porém não poderá levar consigo o Caderno de Questões.
10.18. Os três últimos candidatos poderão deixar a sala após entregarem suas Folhas de
Respostas e Folhas da Versão Definitiva e assinarem o termo de fechamento do envelope no qual
serão acondicionadas todas as Folhas de Respostas e Folhas da Versão Definitiva da sala.
10.19. O candidato poderá levar consigo o Caderno de Questões, desde que permaneça na
sala até 01 (uma) hora antes do período final estabelecido no subitem 10.20 deste Edital,
devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal da sala sua Folha de Respostas e Folha da
Versão Definitiva (para os cargos que contem Prova Discursiva) devidamente preenchidas e
assinadas.
10.20. A aplicação das provas objetiva e discursiva terá a duração de 04h30min (quatro horas e
trinta minutos), incluído o tempo de marcação na Folha de Respostas e Folha da Versão Definitiva.
Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas em razão do afastamento
de candidato da sala de provas.
10.21. A prova escrita, que compreenderá as provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e
classificatório, será distribuída e avaliada conforme as Tabelas do item 9 deste Edital.
10.21.1. A prova objetiva terá 60 questões, com 05 (cinco) alternativas cada, sendo que cada
questão terá apenas 01 (uma) alternativa correta, sendo atribuída pontuação 0 (zero) às questões
com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a
lápis.
10.21.2. Para ser considerado habilitado e não ser eliminado do Concurso Público, o candidato
deverá obter pontuação igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos de cada
Área de Conhecimento que compõe a prova objetiva.
11. DA PROVA DISCURSIVA
11.1. A prova discursiva será aplicada para os cargos 201: Assistente Técnico – Administrativo e
401 a 410: Analista Técnico e será composta por 01 (uma) questão de Conhecimentos Específicos
conforme estabelecido nas Tabelas do item 9 deste Edital.
11.2. O candidato deverá, obter pontuação igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total
de pontos de cada Área de Conhecimento que compõe a prova objetiva, para que tenha sua prova
discursiva corrigida, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos neste Edital.
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11.3. No julgamento da prova discursiva, a Banca Examinadora apreciará, além do
conhecimento técnico-científico sobre a matéria, a sistematização lógica e o nível de
persuasão, bem como a adequada utilização do vernáculo.
11.4. A prova discursiva será avaliada considerando-se os seguintes aspectos:
a) o conhecimento técnico-científico sobre a matéria
b) o atendimento ao tema proposto na questão;
c) a clareza de argumentação/senso crítico;
d) a seletividade de informação;
e) a criatividade/originalidade;
f) a utilização adequada da Língua Portuguesa;
11.5. O candidato terá sua prova discursiva avaliada com nota 0 (zero):
a) em casos de não atendimento ao conteúdo avaliado e ao tema proposto, de manuscrever
em letra ilegível ou de grafar por outro meio que não o determinado neste Edital;
b) apresentar acentuada desestruturação na organização textual ou atentar contra o pudor;
c) redigir seu texto a lápis ou à tinta em cor diferente de azul ou preta;
d) não apresentar as questões redigidas na FOLHA DA VERSÃO DEFINITIVA ou entregar em
branco;
e) apresentar identificação, em local indevido, de qualquer natureza (nome parcial, nome
completo, outro nome qualquer, número(s), letra(s), sinais, desenhos ou códigos);
11.6. A correção da prova discursiva será realizada por uma Banca Examinadora, a qual avaliará os
Conhecimentos Específicos bem como a utilização adequada da Língua Portuguesa.
11.7. Conforme as Tabelas do item 9, será atribuído à Prova Discursiva o valor de 30 (trinta)
pontos, devendo o candidato atingir 50% (cinquenta por cento) ou mais desta pontuação para ser
considerado habilitado e não ser eliminado do concurso público.
11.8. A folha da VERSÃO DEFINITIVA será o único documento válido para a avaliação da prova
discursiva. As folhas para rascunho, no caderno de questões, são de preenchimento facultativo e não
valerão para a finalidade de avaliação da prova discursiva.
11.9. O candidato disporá de, no máximo, 15 (quinze) linhas para elaborar a resposta da cada
questão da prova discursiva, sendo desconsiderado para efeito de avaliação qualquer fragmento de
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texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão de 15 (quinze) linhas
permitida para a elaboração de seu texto.
11.10. A omissão de dados, que forem legalmente exigidos ou necessários para a correta solução
das questões, acarretará em descontos na pontuação atribuída ao examinando nesta fase.
12. DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
12.1. A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, será aplicada para todos os cargos de que
trata este Edital.
12.1.1. Para os cargos 201: Assistente Técnico – Administrativo e 401 a 410: Analista Técnico, o
candidato deverá ser considerado habilitado na Prova Discursiva, nos termos do subitem 11.7 e estar
classificado até a posição estabelecida na Tabela 12.1 deste Edital.
12.1.2. Para o cargo 202: Motorista, o candidato deverá ser considerado habilitado na Prova
Objetiva, nos termos do subitem 10.21.2 e estar classificado até a posição estabelecida na Tabela
12.1 deste Edital.
12.1.3. Todos os empatados na última posição prevista na Tabela 12.1 serão convocados para a
Avaliação Psicológica.
TABELA 12.1
CLASSIFICAÇÃO MÍNIMA PARA CONVOCAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
NÍVEL MÉDIO
CARGO Ampla Concorrência PcD
201: ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
140º (centésima
quadragésima posição)
10º (décima posição)
202: MOTORISTA 40º (quadragésima posição) 10º (décima posição)
NÍVEL SUPERIOR
CARGO E ESPECIALIDADE ÁREA DE CONHECIMENTO Ampla Concorrência PcD
ANALISTA TÉCNICO: ARQUITETURA,
URBANISMO E ENGENHARIA
401: ARQUITETURA 40º (quadragésima posição) 10º (décima posição)
402: ENGENHARIA CIVIL 70º (septuagésima posição) 10º (décima posição)
ANALISTA TÉCNICO:
CONTABILIDADE
403: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
160º (centésima sexagésima
posição)
10º (décima posição)
ANALISTA TÉCNICO:
GERENCIAMENTO
ADMINISTRATIVO
404: ADMINISTRAÇÃO
10º (décima posição) -
ANALISTA TÉCNICO:
JURÍDICO
405: DIREITO
190º (centésima nonagésima
posição)
10º (décima posição)
ANALISTA TÉCNICO:
MEIO AMBIENTE
406: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
10º (décima posição) -
407: ENGENHARIA AMBIENTAL
10º (décima posição) -
408: GEOLOGIA
10º (décima posição) -
409: URBANISMO
10º (décima posição) -
ANALISTA TÉCNICO:
SISTEMAS
410: ANÁLISE DE SISTEMAS,
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO,
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
OU SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
40º (quadragésima posição) 10º (décima posição)
12.2. A Avaliação Psicológica realizar-se-á na data de 25/05/2013, na cidade de Salvador BA, em
horário e local a serem divulgados através do edital de convocação, posteriormente.
12.2.1. É obrigatório o comparecimento do candidato no local e horário determinados para a
aplicação da avaliação psicológica.
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12.2.2. A identificação correta do local de aplicação da avaliação psicológica e o comparecimento no
horário determinado, serão de inteira responsabilidade do candidato.
12.2.3. O candidato deverá apresentar-se no local, dia e horário determinados para a realização da
Avaliação, munido do documento oficial de identidade com foto, e caneta esferográfica transparente
de tinta azul ou preta.
12.2.4. O candidato somente poderá retirar-se do recinto da aplicação dos testes de avaliação
psicológica, entre os testes para utilização dos sanitários e bebedouros, e definitivamente após o
término da aplicação do último teste da etapa de Avaliação Psicológica.
12.3. Para efeitos deste Edital considera-se Avaliação Psicológica o processo realizado mediante o
emprego de um conjunto de procedimentos científicos, que permite identificar aspectos psicológicos
do candidato compatíveis com as atribuições/perfil do cargo.
12.4. Os candidatos serão avaliados nos seguintes aspectos: capacidade intelectual e de raciocínio
lógico, condições de relacionamento interpessoal, manifestação e controle da ansiedade e
agressividade, controle emocional frente a situações de tensão e pressão, além de boa capacidade
de iniciativa e de verbalização, conforme disposto na Tabela 12.2 deste Edital.
TABELA 12.2
Característica DESCRIÇÃO PARÂMETRO
Controle Emocional
Habilidade de reconhecer as próprias emoções diante de um estímulo, controlando-as de
forma que não interfiram prejudicialmente em seu comportamento.
Adequado
Ansiedade
Capacidade de expressar seus sentimentos, com controle da ansiedade, sem infringir limites
e com prudência no contato com os outros.
Diminuída
Atenção Distribuída Capacidade de atentar e lidar com diferentes estímulos apresentados simultâneamente. Maior ou igual a 25%
Sociabilidade
Capacidade de lidar com os outros de forma leal, empática, estabelecendo bons padrões de
relacionamento interpessoal.
Elevada
Capacidade
Intelectual
Capacidade de raciocínio lógico frente a situações problema. Maior ou igual a 25%
Agressividade
Capacidade de controlar impulsos agressivos, nas diferentes situações interpessoais,
comportando-se com educação e presteza.
Diminuída
Iniciativa
Capacidade de propor e empreender novas atitudes e/ou idéias, direcionando-as em pró do
serviço.
Elevada
12.5. A avaliação psicológica consistirá na utilização de testes psicológicos validados em nível
nacional, aplicados coletivamente, que atendam às normas em vigor do Conselho Federal de
Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia, e escolhidos em função das atribuições/perfil do
cargo.
12.6. A avaliação psicológica considerará o perfil profissiográfico do candidato, exigido para o
desempenho do cargo/perfil, na qual constarão os seguintes procedimentos: testes de avaliação de
personalidade, funções cognitivas e habilidades específicas.
12.7. A avaliação da personalidade, será em conformidade com a descrição de atribuições do
cargo/perfil, no qual o candidato deverá demonstrar compatibilidade de seu perfil pessoal com as
exigências do cargo.
12.8. O resultado da avaliação psicológica será obtido por meio da análise conjunta dos instrumentos
psicológicos utilizados. Isto quer dizer que, para o candidato ser considerado RECOMENDADO para
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a admissão deverá apresentar o perfil desejado para o desempenho do cargo, contemplando
satisfatoriamente todas as exigências da avaliação psicológica concomitantemente
12.9. O candidato será avaliado como RECOMENDADO ou NÃO RECOMENDADO na Avaliação
Psicológica, sendo eliminado o candidato considerado NÃO RECOMENDADO.
12.10. A não recomendação do candidato na avaliação psicológica não significará, necessariamente,
incapacidade intelectual e/ou existência de transtornos de personalidade, indicando apenas que não
atendeu, à época dos exames, aos requisitos e/ou perfil, exigidos para o exercício do cargo/perfil
pretendido.
12.11 Os resultados finais serão obtidos por meio da análise técnica global de todo o material
produzido pelo candidato, sendo observadas as orientações e parâmetros contidos nos manuais dos
instrumentos técnicos utilizados nas avaliações.
12.12 Será considerado "NÃO RECOMENDADO" o candidato que apresentar características
restritivas ou impeditivas e/ou não apresentar características de personalidade, capacidade
intelectual, habilidades específicas, isolada ou cumulativamente, de acordo com os requisitos
psicológicos para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo/perfil.
12.13. É assegurado ao candidato, considerado "NÃO RECOMENDADO" na avaliação psicológica,
ter acesso à Devolutiva de sua avaliação psicológica, devendo requerê-lo através de link próprio
disponível no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
12.13.1. Não será permitida a gravação da entrevista devolutiva, tampouco, retirar ou reproduzir os
testes psicológicos e as folhas de respostas.
12.13.2. O acesso à documentação pertinente à Avaliação Psicológica do candidato somente será
possível na presença do Psicólogo responsável pela devolutiva.
12.14. Estará automaticamente eliminado o candidato que:
a) não comparecer no dia e horário divulgados no edital de convocação para essa fase;
b) durante a aplicação da avaliação psicológica for surpreendido em comunicação com
outras pessoas, verbalmente, por escrito ou de qualquer outra forma, bem como utilizando-se de
livros, anotações, impressos ou similares, máquina calculadora, bip, telefone celular, notebook,
relógio, equipamentos eletrônicos, etc.;
c) tornar-se descortês com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação da
avaliação psicológica, ou perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
d) utilizar-se de qualquer meio na tentativa de burlar a avaliação psicológica, ou for
responsável por falsa identificação pessoal;
e) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;
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f) deixar de assinar a lista de presença;
g) sair do recinto em que estiver sendo aplicada a avaliação psicológica, fora das
normas especificadas no item 13.2.4 deste edital.
h) for considerado NÃO RECOMENDADO para o cargo/perfil.
12.15. Os casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporários que impossibilitem a realização
dessa fase não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento
privilegiado.
12.16. Caberá interposição de recurso, devidamente fundamentado, nos termos do item 18 deste
Edital contra o resultado da Avaliação Psicológica.
12.17. Será disponibilizado o link para interposição de recurso contra o resultado da Avaliação
Psicológica somente após a realização da entrevista devolutiva da Avaliação Psicológica.
13. DA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS
13.1. A prova de títulos, de caráter classificatório, será realizada para os cargos 202: Motorista e
401 a 410: Analista Técnico e somente terão seus títulos corrigidos os candidatos considerados
RECOMENDADOS na Avaliação Psicológica. Os títulos deverão ser entregues na data de
25/05/2013, por ocasião da realização da Avaliação Psicológica.
13.2. A relação dos candidatos habilitados a participar da Prova de Títulos, a data para preencher o
Formulário de Cadastro de Títulos e o período em que os títulos deverão ser enviados serão
divulgados em edital a ser publicado oportunamente.
13.3. Os candidatos habilitados e interessados em participar da prova de títulos deverão:
a) preencher o Formulário de Cadastro de Títulos disponível no endereço eletrônico
www.institutoaocp.org.br;
b) após completado o preenchimento, imprimir duas vias do comprovante de cadastro dos
títulos, reter uma para si e enviar a outra juntamente com os documentos comprobatórios via Sedex
com AR (Aviso de Recebimento) para o endereço informado nas etiquetas geradas.
DESTINATÁRIO: Instituto AOCP
Caixa Postal 132
Maringá– PR
CEP 87.001 – 970
Concurso Público do Ministério Público do Estado da Bahia
(LAUDO MÉDICO/CONDIÇÃO ESPECIAL/LACTANTE)
NOME DO CANDIDATO: XXXXXX XXXXXXXXXXXX
CARGO: XXXXXXXXXXXX
NÚMERO DE INSCRIÇÃO: XXXXXXXX
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Tabela 13.1
CARGO 202: MOTORISTA
ITEM TÍTULOS PONTOS
PONTUAÇÃO
MÁXIMA
01
Experiência profissional comprovado em atividades/funções de motorista, exclusivamente para
cargo de MOTORISTA, através de registro em carteira de trabalho (CTPS) ou por atestado da
empresa ou órgãos nos quais o candidato as tenha exercido, em papel timbrado e com firma
reconhecida, com Carteira Nacional de Habilitação, categoria “D” ou "E”
2,00 pontos por ano
(a partir de 3 anos)
10,00
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 10,00
Tabela 13.2
CARGOS 401 a 410
ITEM TÍTULOS PONTOS PONTUAÇÃO MÁXIMA
01 Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado na área do cargo a que concorre.
2,50
(por título)
2,50
02 Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado na área do cargo a que concorre.
1,50
(por título)
1,50
03
Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de
360 h/a na área do cargo a que concorre.
1,00
(por título)
1,00
05
Experiência profissional comprovado em atividades/funções similares ao estabelecido
neste Edital, através de registro em carteira de trabalho (CTPS) ou por atestado da
empresa ou órgãos nos quais o candidato as tenha exercido, em papel timbrado e com
firma reconhecida.
1,00 ponto por ano 5,00
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 10,00
13.4. Todos os documentos pertinentes à prova de títulos deverão ser apresentados em
fotocópias autenticadas por cartório competente.
13.5. O candidato deverá apresentar, juntamente com os documentos pertinentes à prova de
títulos, cópia autenticada do certificado/declaração ou diploma de conclusão do curso de
graduação.
13.6. Não serão avaliados os documentos:
a) entregues ou postados fora do prazo ou de forma diferente do estabelecido no edital de
convocação para a prova de títulos;
b) que não forem cadastrados no Formulário de Cadastro de Títulos;
c) cuja cópia esteja ilegível;
d) cuja cópia não esteja autenticada em cartório, bem como documentos gerados por via
eletrônica que não estejam acompanhados com o respectivo mecanismo de autenticação;
e) sem data de expedição;
f) de doutorado ou mestrado concluídos no exterior que não estejam revalidados nos termos
do subitem 13.15.3.
13.7. Somente serão aceitos documentos apresentados em papel com timbre do órgão emissor e
respectivos registros, e se deles constarem todos os dados necessários à identificação das
instituições e dos órgãos expedidores e à perfeita avaliação do documento.
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13.8. Não serão aferidos quaisquer títulos diferentes dos estabelecidos nas Tabelas 13.1. e 13.2.
13.9. Não será admitido, sob hipótese alguma, o pedido de inclusão de novos documentos.
13.10. Os documentos apresentados não serão devolvidos em hipótese alguma, tampouco serão
fornecidas cópias dos mesmos.
13.11. Comprovada, em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos documentos
apresentados, o candidato terá anulada a respectiva pontuação atribuída, sem prejuízo das sanções
legais cabíveis.
13.12. A prova de títulos terá o valor máximo de 10 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos
apresentados seja superior a este valor, conforme disposto nas Tabelas 13.1 e 13.2 deste Edital.
13.13. A relação com a nota obtida na prova de títulos será publicada em edital, no endereço
eletrônico www.institutoaocp.org.br.
13.14. Quanto ao resultado da prova de títulos, será aceito recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis,
contados da data de publicação mencionada no subitem anterior, e na forma descrita no item 17
deste Edital.
13.15. Da Titulação Acadêmica:
13.15.1. Os títulos de especialização, mestrado e doutorado serão comprovados mediante
Certificados expedidos por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. Somente serão aceitas
Declarações de Conclusão de Curso, quando acompanhadas do histórico escolar do candidato,
nos quais conste a carga horária do curso, as disciplinas cursadas com as respectivas
menções, o resultado dos exames e do julgamento da tese, dissertação ou monografia, a
comprovação da apresentação e aprovação atestando que o curso atende às normas da Lei nº
9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, ou do Conselho Nacional de Educação (CNE)
ou esta de acordo com as normas do extinto Conselho Federal de Educação (CFE). Caso o
histórico escolar ateste a existência de alguma pendência ou falta de requisito de conclusão do
curso, a declaração não será aceita.
13.15.2. Para os cursos de doutorado ou de mestrado concluídos no exterior, somente será aceito
certificado, desde que revalidado por instituição de ensino oficial no Brasil e traduzido para a língua
portuguesa por tradutor juramentado.
13.15.3. Os certificados/declarações ou diplomas de pós-graduação, em nível de especialização lato
sensu, deverão conter a carga horária cursada.
13.16 Da Experiência Profissional:
13.16.1. Não será considerado o período de experiência concomitante.
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13.16.2. Não serão considerados o tempo de estágio curricular, de monitoria, de bolsa de estudo ou
prestação de serviços como voluntário.
13.16.3. Somente serão considerados, para fins de pontuação, os títulos relativos à área de
atuação/conhecimento para a qual o candidato concorre. Caberá à Banca Examinadora a apreciação
da correlação entre a escolaridade, formação acadêmica e a experiência profissional com a área
objeto do candidato.
13.16.4. Será considerado para fins de pontuação o período efetivo de cada ano completo de
experiência profissional. Não será considerado o período fracionado que não complete o ano
integralmente.
13.16.5. A comprovação de experiência profissional na área do cargo a que concorre será feita por
meio de apresentação de:
a) ATIVIDADE EM EMPRESA/INSTITUIÇÃO PRIVADA - o candidato deverá apresentar
cópias legíveis, todas devidamente autenticadas, das seguintes páginas da CTPS: foto, identificação
e o contrato de trabalho que comprove a experiência no cargo para o qual o candidato concorre.
b) ATIVIDADE EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA - o candidato deverá apresentar declaração ou
certidão emitida pelo Órgão onde o candidato exerceu suas atividades com a firma do responsável.
c) ATIVIDADE COMO AUTÔNOMO o candidato deverá apresentar o recibo de pagamento
autônomo-RPA, acompanhado do contrato de prestação de serviço.
13.16.6. A declaração/certidão mencionada na letra “b” do subitem anterior deverá ser emitida por
órgão de pessoal ou de recursos humanos. Não havendo órgão de pessoal ou de recursos humanos,
a autoridade responsável pela emissão do documento deverá declarar/certificar também essa
inexistência.
13.16.7. Quando o órgão de pessoal possuir outro nome correspondente, a declaração deverá conter
o nome do órgão por extenso, não serão aceitas abreviaturas.
14. DO RESULTADO FINAL E CLASSIFICAÇÃO
14.1. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos.
14.2. Para o cargo 201: Assistente Técnico Administrativo, a Nota Final dos candidatos
habilitados será igual a soma das notas obtidas na prova objetiva e na prova discursiva, se não
eliminados na avaliação psicológica.
14.3. A Nota Final dos candidatos habilitados para o cargo 202: MOTORISTA, a Nota Final dos
candidatos habilitados será igual a soma das notas obtidas na prova objetiva e na prova de títulos, se
não eliminados na avaliação psicológica.
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14.4. A Nota Final dos candidatos habilitados para os cargos 401 a 410: ANALISTA TÉCNICO, a Nota
Final dos candidatos habilitados será igual a soma das notas obtidas na prova objetiva, na prova
discursiva e na prova de títulos, se não eliminados na avaliação psicológica.
14.5. Na hipótese de igualdade da nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
a) tiver maior idade, dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos,
conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003);
b) obtiver maior pontuação em questões objetivas de peso 3;
c) obtiver maior pontuação questões objetivas de peso 2;
d) obtiver questões objetivas de peso 1;
e) obtiver a maior nota na prova discursiva, quando houver;
f) obtiver a maior nota na prova de títulos, quando houver;
g) tiver maior idade.
14.6. O resultado final do Concurso Público será publicado por meio de duas listagens, a saber:
a) Lista Geral, contendo a classificação de todos os candidatos habilitados, inclusive os
inscritos como portador de deficiência em ordem de classificação;
b) Lista de Portadores de Deficiência, contendo a classificação exclusiva dos candidatos
habilitados inscritos como portador de deficiência em ordem de classificação;
15 DA ELIMINAÇÃO
15.1. Será eliminado do Concurso Público o candidato que:
15.1.1. não estiver presente na sala ou local de realização das provas no horário determinado para o
seu início;
15.1.2. for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato,
utilizando-se de material não autorizado ou praticando qualquer modalidade de fraude para obter
aprovação própria ou de terceiros;
15.1.3. for surpreendido, durante a realização das provas, utilizando e/ou portando indevidamente ou
diferentemente das orientações deste Edital:
a) equipamentos eletrônicos como máquinas calculadoras, MP3, MP4, telefone celular, tablets,
notebook, gravador, máquina fotográfica, controle de alarme de carro e/ou qualquer aparelho similar;
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b) livros, anotações, réguas de cálculo, dicionários, códigos e/ou legislação, impressos que não
estejam expressamente permitidos ou qualquer outro material de consulta;
c) relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como
chapéu, boné, gorro etc.
15.1.4. caso qualquer objeto, tais como aparelho celular, aparelhos eletrônicos ou relógio de qualquer
espécie venha a emitir ruídos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de
pertences e/ou conforme as orientações deste Edital, durante a realização das provas.
15.1.5. for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;
15.1.6. faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas,
com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;
15.1.7. fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer outro meio, que não
os permitidos;
15.1.8. afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;
15.1.9. ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a Folha de Respostas ou a Folha da Versão
Definitiva;
15.1.10. descumprir as instruções contidas no caderno de questões, na Folha de Respostas e na
Folha da Versão Definitiva;
15.1.11. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento
indevido;
15.1.12. não permitir a coleta de sua assinatura e, quando for o caso, coleta da impressão digital
durante a realização das provas;
15.1.13. for surpreendido portando qualquer tipo de arma e se negar a entregar a arma à
Coordenação;
15.1.14. recusar-se a ser submetido ao detector de metal;
15.1.15. recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua
realização;
15.1.16. não atingir a pontuação mínima estabelecida neste Edital para ser considerado habilitado
em qualquer das fases do cetame.
15.2. Se, a qualquer tempo, for constatado por qualquer meio, ter o candidato se utilizado de
processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do Concurso
Público.
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16 DOS RECURSOS
16.1. Caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados, ao Instituto AOCP no prazo de
02 (dois) dias úteis da publicação das decisões objetos dos recursos, assim entendidos:
16.1.1. contra o indeferimento da inscrição nas condições: pagamento não confirmado, condição
especial e inscrição como portador de deficiência;
16.1.2. contra o indeferimento da solicitação isenção da taxa de inscrição;
16.1.3. contra as questões da prova objetiva e o gabarito preliminar;
16.1.4. contra o resultado da prova objetiva;
16.1.5. contra o resultado da prova discursiva;
16.1.6. contra o resultado da avaliação psicológica
16.1.7. contra o resultado da prova de títulos;
16.1.8. contra a nota final e classificação dos candidatos.
16.2. É de exclusiva responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação das decisões
objetos dos recursos no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, sob pena de perda do prazo
recursal.
16.3. Os recursos deverão ser protocolados em requerimento próprio disponível no endereço
eletrônico www.institutoaocp.org.br.
16.4. Os recursos deverão ser individuais e devidamente fundamentados. Especificamente para o
caso dos subitens 16.1.4 e 16.1.5 estes deverão estar acompanhados de citação da bibliografia.
16.5. Os recursos interpostos que não se refiram especificamente aos eventos aprazados ou
interpostos fora do prazo estabelecido neste Edital não serão apreciados.
16.6. Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento referido no subitem 16.1 deste
Edital.
16.7. Admitir-se-á um único recurso por questão para cada candidato, relativamente ao gabarito
preliminar divulgado, não sendo aceitos recursos coletivos.
16.8. Na hipótese de alteração do gabarito preliminar por força de provimento de algum recurso, as
provas objetivas serão recorrigidas de acordo com o novo gabarito.
16.9. Se da análise do recurso resultar anulação de questão(ões) ou alteração de gabarito da prova
objetiva, o resultado da mesma será recalculado de acordo com o novo gabarito.
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16.10. No caso de anulação de questão(ões) da prova objetiva, a pontuação correspondente será
atribuída a todos os candidatos, inclusive aos que não tenham interposto recurso.
16.11. Caso haja procedência de recurso interposto dentro das especificações, poderá,
eventualmente, alterar-se a classificação inicial obtida pelo candidato para uma classificação superior
ou inferior, ou, ainda, poderá acarretar a desclassificação do candidato que não obtiver notanima
exigida para a aprovação.
16.12. Recurso interposto em desacordo com este Edital não será considerado.
16.13. O prazo para interposição de recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.
16.14. Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos
irreparáveis ao candidato.
16.15. Não serão aceitos recursos via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.
16.16. Os recursos serão analisados e somente serão divulgadas as respostas dos recursos
DEFERIDOS no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. Não serão encaminhadas respostas
individuais aos candidatos.
16.17. A Banca Examinadora do Instituto AOCP, empresa responsável pela organização do certame,
constitui última instância administrativa para recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela
qual não caberão recursos ou revisões adicionais.
17. DA NOMEAÇÃO E DA CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO E
AVALIAÇÃO MÉDICA
17.1. Após as homologações do resultado do Concurso, os candidatos APROVADOS serão
nomeados por ordem de classificação final, mediante ato do Procurador-Geral de Justiça, publicado
no Diário da Justiça Eletrônico do Estado da Bahia, quando começará a correr o prazo legal para
a efetiva posse.
17.1.1. Se o candidato nomeado não comparecer, no prazo de 30 (trinta) dias, nos termos do art.
da Lei 12.607/2012, será nomeado o próximo candidato, de acordo com a ordem de classificação
final.
17.2. Após a nomeação, o Procurador-Geral de Justiça convocará para entrega de documentação e
avaliação médica, os candidatos APROVADOS, por ordem de classificação final e código, por meio
do Diário da Justiça Eletrônico do Estado da Bahia e do site www.mp.ba.gov.br.
17.3. Os candidatos nomeados e convocados deverão apresentar os documentos indicados a seguir,
e outros que se fizerem necessários:
a) Curriculum Vitae;
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b) 02 fotos atuais (tamanho 3x4);
c) Carteira de Identidade (RG);
d) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
e) Certificado, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio, fornecido por
instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação MEC para o cargo de Assistente
Técnico-Administrativo e de Motorista;
f) Carteira Nacional de Habilitação, categoria “D” ou "E” para o cargo de Motorista;
g) Comprovação de experiência mínima de 2 (dois) anos para o cargo de Motorista, na forma
do item 6.3.2;
h) Certificado, devidamente registrado, de conclusão de ensino superior na habilitação
específica requerida, fornecida por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação
MEC para o cargo de Analista Técnico;
i) Comprovante de registro no conselho de classe da habilitação específica para o cargo de
Analista Técnico, quando da existência de conselho correspondente;
j) Título de Eleitor;
k) Comprovante(s) de votação ou justificativa da última eleição;
l) Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação (apenas para o sexo masculino);
m) Certidão de casamento e de nascimento de filhos (se houver);
n) Para filhos com até 07 anos, cópia do cartão de vacina;
o) Para filhos de 07 a 14 anos, cópia do comprovante de matrícula escolar;
p) Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (se houver);
q) PIS/PASEP (se houver);
r) Comprovante de residência;
s) Comprovante de conta-corrente do Banco Bradesco;
t) Certidões válidas dos distribuidores das Justiças Estadual, Federal, Eleitoral e Militar, nos
lugares em que o aprovado residiu nos últimos 2 (dois) anos;
u) Certidão válida relativa aos assentos funcionais, expedida pelo órgão próprio, no caso do
candidato ser servidor público;
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v) Ficha cadastral;
w) Declaração de bens;
x) Declaração de Acumulação de Cargo Público;
y) Declaração de Parentesco;
z) Declaração de Opção do PLANSERV;
aa) Declaração de Auxílio Transporte;
ab) Requerimento de Auxílio Alimentação;
ac) Solicitação de Crachá;
ad) Termo de Responsabilidade para Uso de Correio Eletrônico.
17.3.1. Os documentos previstos nas alíneas “c” a “s” deverão ser apresentados em cópia
acompanhada do original, ou em fotocópias autenticadas.
17.3.2. Os documentos constantes das alíneas “t”e “u” deverão ser apresentados no original.
17.3.3. Os formulários referentes aos documentos constantes das alíneas “a” e “v” a “ad”
encontram-se no site www.mp.ba.gov.br e nas sedes das Promotorias de Justiça Regionais.
17.4. Os candidatos convocados para avaliação médica deverão submeter-se à Junta Médica Oficial
do Estado da Bahia, munidos dos exames laboratoriais e complementares listados abaixo:
a) para todos os candidatos: hemograma completo; glicemia; sumário de urina; parasitológico
de fezes; acuidade visual; raio X do tórax (PA), com laudo;
b) para candidatos acima de quarenta anos: eletrocardiograma; mamografia (candidatas do
sexo feminino); PSA de próstata (candidatos do sexo masculino).
17.4.1. Os exames laboratoriais e complementares serão às expensas do candidato.
17.4.2. Somente serão aceitos exames realizados até trinta dias imediatamente anteriores à data de
publicação do Ato de nomeação do candidato.
17.4.3. Durante a avaliação médica, poderão ser solicitados outros exames complementares, a
depender da necessidade de esclarecimento de diagnóstico, a critério da Junta Médica Oficial do
Estado da Bahia.
17.4.4. Em todos os exames deverá constar, além do nome, número do documento de identidade do
candidato.
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17.5. É responsabilidade exclusiva do candidato o comparecimento ao local indicado para a
avaliação médica, em data, horário e condições constantes do Edital de Convocação.
17.5.1. O candidato que deixar de se apresentar, por qualquer motivo, para avaliação médica, na
forma estabelecida no subitem 10.5., será considerado desistente e não será empossado.
17.5.2. O Ministério Público do Estado da Bahia, respaldado no laudo expedido pela Junta