Edital do Concurso Prefeitura de Amparo do Serra - MG 2012

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

Prefeitura Municipal de Amparo do Serra /MG
Edital de Abertura de Concurso Público nº 01/2012
PMAS– Edital 01/2012
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A Prefeitura Municipal de Amparo do Serra/MG torna público que estarão abertas inscrições ao Concurso Público de Provas e
Títulos para provimento de cargos vagos de seu Quadro Permanente nos termos do Plano de Cargos e Vencimentos da Prefeitura
Municipal e das normas estabelecidas neste Edital. O concurso será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores
Associados, inscrita no CNPJ 23.852.734/0001-02, situada na Avenida Amazonas, 311, 3º Andar - Centro, CEP: 30.180-000 Belo
Horizonte/MG.
1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. Os cargos, vagas, vencimentos, valores de inscrição, cargas horárias, escolaridades e tipos de provas, são os constantes do
Anexo I. As atribuições resumidas dos cargos constam do Anexo II e os programas das provas objetivas constam do Anexo III,
deste Edital.
2 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
2.1. Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português, na forma da Lei.
2.2. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.
3 - DAS CONDIÇÕES PARA A POSSE
3.1. Estar em dia com as obrigações eleitorais.
3.2. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.
3.3. Ter, na data da posse, 18 (dezoito) anos completos.
3.4. Estar em gozo dos direitos políticos.
3.5. Possuir a habilitação exigida para o cargo pretendido.
3.6. Gozar de boa saúde física e mental.
4 - DAS INSCRIÇÕES
4.1 SEDE DO MUNICÍPIO:
4.1.1. Local: Prefeitura Municipal de Amparo do Serra – Praça Dr. João Pinheiro, 07 - Centro
4.1.2. Período:
27/03 a 10/04/2012
(exceto sábado, domingo e feriado)
4.1.3. Horário: 08:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00horas
4.1.4 O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração específica, o
original da cédula de identidade e CPF, ou de documento equivalente, de valor legal. No caso de inscrição por procuração, esta
deverá ser acompanhada também de cópia autenticada de documento do procurador.
4.2 VIA INTERNET:
4.2.1 Será admitida a inscrição via INTERNET, no endereço www.magnusconcursos.com.br , solicitada até às 23:59 horas do
dia 10/04/2012 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 11/04/2012.
4.2.2 A inscrição efetuada via Internet somente será validada após confirmação do recolhimento do valor da inscrição, através de
procedimento a ser informado no ato da inscrição.
4.2.3 São de responsabilidade única do candidato os dados cadastrais informados na solicitação de inscrição, inclusive quanto à
declaração de deficiência.
4.2.4 O valor da inscrição, uma vez pago, não será devolvido, sob hipótese alguma, salvo no caso de não realização do Concurso,
ou do cancelamento do certame, situação em que o candidato poderequerer a restituição junto à Administração Municipal, após
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confirmação definitiva da sua não realização, corrigido monetariamente, a partir da data do pagamento da inscrição, em prazos e
datas a serem divulgados à época.
4.3. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, nas condições do item
9.10 deste Edital, desde que as deficiências sejam compatíveis com as atribuições do cargo, conforme declarado no ato da
inscrição juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código
correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência e entregue Prefeitura
Municipal durante o período das inscrições, pelo candidato ou pelo seu procurador, em envelope contendo, externamente, em sua
face frontal, os seguintes dados: CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO DO SERRA - Edital nº 01/2012,
O NOME DO CANDIDATO, NÚMERO DE INSCRIÇÃO E O CARGO PLEITEADO ou enviado via CORREIOS com Aviso de
Recebimento (AR), com data de postagem dentro do período das inscrições para a Prefeitura Municipal de Amparo do Serra
Praça Dr. João Pinheiro, 07
- Centro
– Amparo do Serra – MG – CEP: 35.444-000.
4.3.1 Caso necessite de condição especial para fazer as provas, o candidato deverá declarar ser portador de deficiência,
especificando-a no ato da inscrição, juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com
expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da
deficiência.
4.4. A declaração falsa ou inexata, que o seja passível de correção por parte do candidato dos dados constantes na ficha de
inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas, determinará o cancelamento da inscrição e anulação
de todos os atos decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo da adoção das medidas judiciais cabíveis, assegurado o direito de
recurso contra as decisões que cancelarem as inscrições e que anularem os atos delas decorrentes, junto à Comissão do
Concurso Público, que será decidido em 48(quarenta e oito) horas, em conformidade com o princípio da ampla defesa e do
contraditório (art. 5º, LV, CF/88). Caso haja inexatidão nas informações contidas na ficha de inscrição, o candidato deverá corrigir
dentro do prazo previsto no item 4.1
4.5 A Magnus Auditores e Consultores Associados não se responsabiliza por inscrições não recebidas por motivos de ordem
técnica dos computadores, na hipótese de as falhas não serem de sua responsabilidade.
4.6. O Edital estará disponível no endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br e na Prefeitura Municipal à disposição dos
interessados.
4.7. Outras informações:
a) Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional;
b) Não serão recebidas inscrições por via postal, fax, condicional e/ou extemporânea;
c) O candidato poderá se inscrever em apenas um cargo.
4.8 O candidato abrangido pelo Decreto 6.593 de 02/10/08 que regulamenta o art. 11 da Lei 8.112 de 11/12/90, que dispõe
sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de
inscrição, exclusivamente nos dias 27, 28 e 29/03 /2012, na Prefeitura Municipal de Amparo do Serra – Praça Dr. João Pinheiro, 07
- Centro - Amparo do Serra / MG onde receberá o Formulário de Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição.
4.8.1 Terá direito a isenção do pagamento da inscrição o candidato que por razões financeiras, não podem arcar com o custo da
inscrição e que comprove por qualquer meio admitido em lei, sua hipossuficiência financeira.
4.8.2 Terá direito à isenção do pagamento da inscrição o candidato que comprovar ser membro de família de baixa renda por meio
de inscrição em algum programa de ajuda social dos governos Federal ou Estadual ou ainda apresentar laudo emitido pela
Secretaria de Assistência Social do Município em que reside, comprovando que o mesmo pertence à família de baixa renda, nos
termos das legislações vigentes ou apresentar cópia acompanhada de original da Carteira de Trabalho e Previdência Social, de
forma a provar sua situação de hipossuficiência econômica e financeira.
4.8.3 No ato da solicitação da isenção o candidato deverá apresentar o formulário de pedido de isenção devidamente preenchido e
assinado, declarando que sua renda familiar o impossibilita de arcar com as despesas da inscrição sem prejuízo de seu próprio
sustento e de seus familiares. Apresentar original e fotocópia da cédula de identidade e CPF ou de documento equivalente, de
valor legal. No caso de inscrição por procuração, esta deverá ser acompanhada também de cópia autenticada de documento do
procurador no ato da solicitação de isenção.
4.8.4 A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do
art. 10 do Decreto nº 83.936, de 06/09/1979, e observado o artigo 299 do Código Penal Brasileiro (falsidade ideológica).
4.8.5 A Comissão de Concurso Público consultará ao órgão gestor para confirmar a veracidade das informações prestadas, e farão
publicar no site www.magnusconcursos.com.br a relação dos pedidos deferidos no dia 30/03/2012, assegurado o direito de
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recurso junto à Comissão do Concurso Público, no prazo de dois dias úteis a partir do primeiro dia subseqüente à divulgação da
relação de deferimentos, podendo ser via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do prazo
recursal.
4.8.6 Serão considerados indeferidos os pedidos de isenção daqueles candidatos cujo nome não constar na relação acima referida.
4.8.7 O candidato cuja isenção do pagamento da taxa de inscrição for deferida estará automaticamente inscrito neste concurso.
4.8.8 O candidato que tiver o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição indeferido poderá efetuar sua inscrição
conforme o disposto no item 4.1, e seus subitens.
4.9 A candidata lactante poderá amamentar durante a realização das provas, desde que leve 1 (um) acompanhante, que ficará em
local determinado pela Coordenação do Concurso Público e será responsável pela guarda da criança. Durante o período de
amamentação, a candidata lactante será acompanhada por fiscal, que garantirá que sua conduta esteja de acordo com os termos e
condições estabelecidos, não havendo compensação desse período no tempo de duração da prova.
4.10 Caso necessite de condições especiais para se submeter às provas previstas neste edital, o candidato ou seu procurador
deverá solicitá-las por escrito, durante o período de inscrições, em envelope contendo externamente em sua face frontal, os
seguintes dados: CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO DO SERRA - Edital 01/2011, O NOME DO
CANDIDATO, NÚMERO DO CPF E O CARGO PLEITEADO, pessoalmente ou por meio de SEDEX com aviso de recebimento,
com data de postagem até o dia 10/04/2012, para a Prefeitura Municipal de Amparo do Serra - Concurso Público 001/2012, Praça
Dr. João Pinheiro, 07
- Centro
- Amparo do Serra / MG – CEP: 35.444-000.
5 - DAS PROVAS
O Concurso Público constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha, Práticas e de Títulos.
5.1. As Provas Objetivas de ltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para todos os cargos e
terão duração máxima de 03 (três) horas.
5.1.1 A cada prova será atribuído um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
5.1.2 O conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha secomposto de 40 (quarenta) questões, com 04 (quatro) opções de
respostas cada, valorizado de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 2,5 (dois e meio) o valor de cada questão.
5.1.3 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos do conjunto das Provas
Objetivas de Múltipla Escolha.
5.1.4 O programa de provas para as questões de múltipla escolha é o constante do Anexo III deste Edital.
5.2. As Provas Práticas, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para os cargos MOTORISTA e OPERADOR DE
MÁQUINAS PESADAS e constarão de:
5.2.1 Para o cargo de MOTORISTA I, exame de direção em veículo compatível com a categoria da CNH exigida, avaliado por
examinador habilitado, resultando em Laudo de Avaliação Técnica, avaliando, desta forma, a capacidade prática do candidato no
exercício e desempenho das tarefas do cargo conforme critérios preestabelecidos, separados por tipo de falta, a seguir:
I - FALTA GRAVE - MENOS 15 PONTOS POR FALTA:
- Deixar de observar e respeitar as placas de sinalização;
- Arrancar o veículo com a porta aberta;
- Uso incorreto do cinto de segurança;
- Interromper o funcionamento do motor sem justa razão após o início da prova.
II - FALTA MÉDIA - MENOS 7,5 PONTOS POR FALTA:
- Apoio do pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;
- Controle incorreto de embreagem;
- Arrancar o veículo sem soltar o freio de mão;
- Avanço sobre o balizamento demarcado quando da colocação do veículo na vaga e/ou na marcha-a-ré rente ao meio-fio.
III - FALTA LEVE - MENOS 2,5 PONTOS POR FALTA:
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- Movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado;
- Manuseio irregular do cambio;
- Regulagem incorreta dos retrovisores;
- Uso incorreto dos instrumentos do painel.
5.2.2 A não execução do teste na totalidade do percurso preestabelecido ou falha como colisão com outro veículo ou qualquer
objeto presente no percurso, subir no meio-fio ou colocar em risco a vida dos passageiros que se encontrarem no veículo na hora
do teste e de transeuntes, implicará na reprovação do candidato.
5.2.3 Os candidatos deverão apresentar sua habilitação original ao examinador no ato da prova.
5.2.4 Para o cargo de OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS, constará de execução de manobra com equipamento, a ser
definido no ato da prova, disponibilizado num canteiro de obras, ou em outro local a ser indicado pela Comissão de Concurso.
5.2.4.1 A Prova Prática se avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e será aprovado o candidato que obtiver, no
mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos, conforme critérios estabelecidos a seguir: Execução correta da tarefa: no tempo
determinado, ou seja, 10 min. (70 pontos); em até 2 min. após o tempo determinado (60 pontos); acima de 2 min. e abaixo de 4
min. após o tempo determinado (50 pontos); acima de 4 min. e abaixo de 6 min. após o tempo determinado (40 pontos); acima de 6
min. e abaixo de 8 min. após o tempo determinado (30 pontos); acima de 8 min. após o tempo determinado (10 pontos); não
executar a tarefa ou executar a tarefa incorretamente (0 ponto). Postura pessoal na realização da tarefa: Ótimo (30 pontos); Bom
(20 pontos); Regular (10 pontos); Péssimo (0 ponto).
5.2.4.2 A Prova Prática será avaliada por examinador habilitado, consumando em Laudo de Avaliação Técnica, avaliando desta
forma a capacidade prática do candidato no exercício e desempenho das tarefas do cargo.
5.2.5. Somente serão corrigidas as provas práticas dos candidatos que obtiverem aprovação nas provas Objetivas de Múltipla
Escolha.
5.2.4.3 O candidato deverá apresentar sua habilitação original ao examinador no ato da prova.
5.3 A Prova de Títulos, de caráter classificatório, somente para os aprovados nas provas objetivas, será valorizada de 0 (zero) a
10 (dez) pontos, sendo que pontuação superior a 10 (dez) pontos será desconsiderada.
5.3.1 Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou
aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 15, 16 e 17/05/2012 pelo candidato ou
pelo seu procurador, em envelope contendo externamente em sua face frontal, os seguintes dados: CONCURSO PÚBLICO
PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO DO SERRA - Edital nº 01/2012, O NOME DO CANDIDATO, NÚMERO DE INSCRIÇÃO E
O CARGO PLEITEADO. O candidato, deverá enviar por meio de SEDEX com aviso de recebimento, com data de postagem até o
dia 17/05/2012, para a Prefeitura Municipal de Amparo do Serra - Concurso Público 001/2012, Praça Dr. João Pinheiro, 07
-
Centro
- Amparo do Serra / MG – CEP: 35.444-000.
5.3.2 Os títulos considerados neste concurso, suas pontuações, o limite máximo por categoria e a forma de comprovação, são:
CARGO TÍTULOS PONTOS
MÁXIMO DE
PONTOS
COMPROVAÇÃO
Para todos os cargos de nível
superior
Pós-graduação na área com
carga horária mínima de 360
horas
05 (cinco)
pontos por
curso
05 (cinco)
pontos
Diploma ou certificado de
conclusão do curso.
5.3.3 A avaliação dos títulos apresentados será feita pela Comissão Municipal de Concurso Público.
6 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
6.1. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Práticas serão realizadas no Município de Amparo do Serra, no dia
29/04/2012
6.1.2 Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Amparo do Serra e disponível no site: www.magnusconcursos.com.br a
partir do dia 26/04/2012, planilhas contendo locais e horários de realização das Provas Objetivas e Práticas.
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6.2 O ingresso na sala ou locais de provas só será permitido dentro do horário estabelecido ao candidato que apresentar
comprovante definitivo de inscrição, documento de Identidade, apresentado no ato da inscrição. Como o documento não ficará
retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceito cópias, ainda que autenticadas.
6.3 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas objetivas com antecedência mínima de 30
minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
6.4 Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.
6.5 No horário fixado para o início das provas, conforme estabelecido neste edital, os portões da unidade serão fechados pelo
Coordenador do local, em estrita observância do horário oficial de Brasília/DF, não sendo admitidos quaisquer candidatos
retardatários.
6.6 O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar em hipótese alguma.
6.7 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança
Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de
exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério blico;
carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional
de habilitação (somente o modelo com foto).
6.8 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista
(modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não
identificáveis e/ou danificados.
6.9 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento. Candidato que esteja
portando documento com prazo de validade expirado, caso existente, poderá realizar a prova, sendo, contudo, submetido a
identificação especial.
6.10. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do
candidato em sua exclusão do Concurso Público, seja qual for o motivo alegado.
6.11 Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.
6.12 Não será permitido ao candidato portar máquina calculadora, computador portátil, relógio digital do tipo Data Bank, aparelhos
celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou capazes de transmitir dados.
6.12.1. O candidato que ingressar no local de prova com os equipamentos citados no item 6.13 deverá deixá-los desligados.
6.12.2. Será de inteira responsabilidade do candidato eventual extravio ou dano, sendo que nem o município, nem a empresa
organizadora do concurso responsabilizar-se-ão por qualquer prejuízo sofrido pelo candidato.
6.13. O candidato portador de deficiência que necessitar de provas em condições especiais, deverá informar no ato da inscrição,
através de requerimento, juntamente com parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.
6.14 Ao iniciar a prova, o candidato deverá permanecer na sala pelo tempo mínimo de 30 (trinta) minutos.
6.15. O candidato deverá transcrever suas respostas, para o cartão de respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.
6.16. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que
legível.
6.17
Não sesubstituído o cartão de respostas por erro do candidato e a ausência de assinatura no mesmo implicará em sua
anulação.
6.18. Será excluído do concurso o candidato que:
a) Se apresentar após o horário estabelecido;
b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;
c) Não apresentar o Comprovante de Inscrição e/ou documento de identidade;
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d) Durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas,
oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha a tumultuar a sua realização;
e) Ausentar-se do recinto da prova, a o ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal de
prova.
f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes.
6.19. Não haverá revisão genérica de provas.
6.20. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal somente o cartão de respostas.
7 - DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE
7.1. Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo exigido de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos das provas
Objetivas de Múltipla Escolha e Práticas.
7.2. A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas Objetivas de Múltipla Escolha, Práticas
e de Títulos e será divulgada em duas listas, uma contendo a classificação geral de todos os candidatos aprovados e a outra
somente a classificação dos candidatos portadores de deficiência.
7.3. Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada preferência, para efeito de classificação,
sucessivamente, ao candidato que:
a) Se idoso, amparado pela Lei nº 10.741/03 - Estatuto do Idoso, ao de idade mais avançada.
b) Quando não idoso, obtiver maior número de pontos na Prova de Língua Portuguesa;
c) Quando não idoso, obtiver maior número de pontos na Prova Específica;
d) Quando não idoso, obtiver maior número de pontos na Prova Prática;
e) O de maior idade.
8 - DOS RECURSOS
8.1 Caberecurso, contra indeferimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição, cancelamento de inscrições, exclusão de
candidatos, questões e resultados ou de qualquer decisão que venha a interferir no campo dos direitos subjetivos dos candidatos,
em única e última instância, à Comissão de Concurso Público, no prazo de três dias úteis a partir do primeiro dia útil subseqüente à
divulgação, podendo ser via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do prazo recursal.
8.1.1 Contra questão das provas Objetivas de Múltipla Escolha, nos três dias úteis após o dia da divulgação do gabarito oficial,
desde que devidamente fundamentado, divulgação esta que ocorrerá no dia útil após a realização das provas, podendo ser via
CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do prazo recursal.
8.1.2 Caberá recurso contra resultados, em única e última instância, à Comissão de Concurso Público, no prazo de três dias úteis a
partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação, podendo ser via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de
postagem dentro do prazo recursal.
8.2. Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados, os que não
contiverem dados necessários à identificação do candidato ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos
preestabelecidos.
8.3. Os recursos deverão ser protocolados na Prefeitura Municipal de Amparo do Serra, no horário de expediente e encaminhados
à Comissão Municipal de Concurso Público, ou via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do
prazo recursal.
8.4. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, seja em virtude de
recurso administrativo, seja por decisão judicial, serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou
entrado em juízo.
9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1. O candidato aprovado e nomeado será regido pelo Estatuto dos Servidores Municipais de Amparo do Serra.
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9.2. O prazo de validade do presente concurso é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo
ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.
9.3. A Comissão Municipal de Concurso Público terá a responsabilidade de acompanhar a realização do concurso, receber os
recursos, encaminhando-os à Magnus Auditores e Consultores Associados, que fará estudo, fornecendo parecer.
9.4. Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual sua eficiência e capacidade serão objetos
de avaliação para o desempenho do cargo.
9.5 O candidato aprovado dentro do limite de vagas previstas, durante o prazo de validade do certame, tem direito a nomeação
para o cargo a que concorreu e foi habilitado, ressalvada a apresentação, pela Administração Pública, dos motivos determinantes
que a impeçam de fazê-lo, o que deverá ser amplamente divulgado no Diário Oficial e nos meios indicados no edital para
publicação dos atos do certame, para fins de controle pelos candidatos prejudicados, e pelos Órgãos Públicos responsáveis pela
fiscalização dos atos de admissão.
9.6 O candidato aprovado neste Concurso Público podedesistir do respectivo certame seletivo, definitiva ou temporariamente. A
desistência será feita mediante requerimento endereçado ao Prefeito Municipal. O candidato nomeado pode desistir do concurso
público até o dia útil anterior à data da posse. No caso de desistência temporária, o candidato renunciará a sua classificação e
passará a posicionar-se em último lugar na listagem oficial dos aprovados no certame seletivo, aguardando nova convocação, que
pode ou não vir a efetivar-se no período de vigência deste certame seletivo.
9.7. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso
público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.
9.8. A Prefeitura Municipal de Amparo do Serra e a Magnus Auditores e Consultores Associados não se responsabilizam por
quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este concurso.
9.9. O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal, durante o prazo de validade do concurso, seu
endereço atualizado, visando eventuais convocações.
9.10. Em cumprimento ao disposto no Decreto Federal nº. 3.298/99 e suas alterações, será reservado aos portadores de
deficiência o percentual mínimo de 5% (cinco por cento) das vagas existentes e máximo de 20% (vinte por cento), que vierem a
surgir ou forem criadas no prazo de validade do Concurso, sendo que 20% (vinte por cento) será aplicável nos casos em que se
faça necessário o arredondamento para afastar a incidência de número fracionário e alcançar o primeiro número inteiro
subseqüente, respeitando-se, quanto às demais nomeações, o percentual de reserva de 5% (cinco por cento), conforme
estabelecido no Anexo I deste Edital.
9.10.1 - A 1ª (primeira) nomeação de candidato classificado portador de necessidades especiais deverá ocorrer quando da
nomeação da (primeira) vaga do cargo contemplado neste Edital com a referida reserva. As demais nomeações ocorrerão na
21ª (vigésima primeira) vaga, 41ª (quadragésima primeira) vaga, 61ª (sexagésima primeira) vaga e assim por diante, até
terminarem as vagas reservadas, durante o prazo de validade deste Concurso Público. Para tanto, será convocado o candidato
melhor classificado no cargo.
9.10.2 Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes, estas serão preenchidas pelos demais
concursados, com a estrita observância da ordem de classificação.
9.10.3 Os portadores de deficiência, quando de sua posse, serão submetidos a exame médico a fim de comprovar a qualificação
do candidato como deficiente ou o, e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo, assegurado o direito
de recurso junto à Prefeitura Municipal, no prazo de três dias úteis a partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação do
resultado do exame.
9.10.4 É considerado portador de deficiência aquele que se enquadrar nas condições especificadas no artigo 4º do Decreto Federal
nº 3.298/99.
9.10.5 Caso surjam novas vagas no decorrer do prazo de validade do concurso público, 5% (cinco por cento) delas serão
igualmente, reservadas para candidatos portadores de deficiência.
9.11 O candidato aprovado, quando nomeado, deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos, para efeito de
posse no cargo:
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8
a) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;
b) Fotocópia autenticada do CPF;
c) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;
d) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);
e)Laudo médico favorável, fornecido pelo Serviço de Medicina Municipal;
f) 02 (duas) fotografias 3x4;
g) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor e comprovante de certidão de quitação eleitoral;
h) Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;
i) Fotocópia autenticada do comprovante de capacitação legal para o exercício do cargo, bem como registro no órgão competente,
quando cabível;
j) Certidão Negativa de antecedentes criminais Federal e Estadual, ou outra forma de comprovação de sua idoneidade, ou ainda,
apresentação de esclarecimentos e provas, quando houver registro de antecedentes criminais.
l) Fotocópia da certidão dos filhos menores de 14 anos, juntamente com o comprovante de escolaridade.
m) O candidato, no ato da posse, para fins de verificação da existência ou não de algum óbice, deverá declarar se foi ou o
investido ou nomeado anteriormente para cargo ou função pública, devendo, em caso positivo, apresentar Certidão Funcional
emitida pelo Órgão Público ao qual estava vinculado.
9.12 Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Concurso Público, ouvida a Magnus Auditores e
Consultores Associados, empresa responsável pela execução do Concurso.
9.13 Caberá ao Sr. Prefeito Municipal a homologação do resultado final.
9.14 A guarda das provas e recursos relativos concurso público será feita pela Prefeitura Municipal de Amparo do Serra, durante 06
(seis) anos conforme a Resolução nº 14, de 24/10/2001, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), sem prejuízo do
cumprimento de prazos diferenciados para a guarda da documentação remanescente para fins de fiscalização dos atos de
admissão pelo TCEMG.
9.15 Toda informação referente à realização do concurso será fornecida pela Prefeitura Municipal de Amparo do Serra, através da
Comissão Municipal de Concurso Público e afixadas no quadro de publicação oficial dos atos da Prefeitura Municipal de Amparo do
Serra, no Diário Oficial, bem como no endereço eletrônico: www.magnusconcursos.com.br .
Amparo do Serra /MG, 25 de janeiro de 2012
Astolfo Gomes Fuscaldi
Prefeito Municipal
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ANEXO I
CARGOS
Nº DE
VAGAS
Nº DE
VAGAS
D. F.
VENCIMENTO
MENSAL (R$)
VALOR
INSCRIÇÃO
(R$)
CARGA
HORÁRIA
SEMANAL
ESCOLARIDADE E
PRÉ-REQUISITOS
TIPO DE PROVA E NUMERO DE
QUESTÕES
Auxiliar Administrativo
03
-
675,79 35,00 40h
Ensino Médio Completo e
Informática Básica
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
C.B. Informática 15
Auxiliar de Serviços Gerais
08
01
624,00 35,00 40h Ensino Fundamental Incompleto
Língua Portuguesa 15
Matemática 15
Conhec. Gerais 10
Contador
01
-
1.400,00 75,00 40h
Curso Superior de Contabilidade
Registro no Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Enfermeiro
03
-
1.400,00 75,00 40h
Curso Superior de Enfermagem
Registro no Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Fiscal Sanitário
01
-
675,69 35,00 40h Ensino Médio Completo
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Fisioterapeuta
01
-
1.400,00 75,00 30h
Curso Superior em Fisioterapia
Registro no Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Gari
02
-
624,00 35,00 40h Ensino Fundamental Incompleto
Língua Portuguesa 15
Matemática 15
Conhec. Gerais 10
Mecânico
01
-
636,72 35,00 40h Ensino Fundamental Incompleto
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Médico Pediatra
01
-
400,00 120,00 05h/plant
Curso Superior de Medicina e
Especialidade na Área
Registro no Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Médico Ginecologista
01
-
400,00 120,00 05h/plant
Curso Superior de Medicina e
Especialidade na Área
Registro no Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
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10
Médico Cardiologista
01
-
400,00 120,00 05h/plant
Curso Superior de Medicina e
Especialidade na Área
Registro no Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Motorista
05
01
662,44 35,00 40h
Ensino Fundamental Incompleto
CNH-D
Língua Portuguesa 15
Matemática 15
Conhec. Gerais 10
Prática
Nutricionista
02
-
1.400,00 75,00 30h
Curso Superior em Nutrição
Registro no Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Odontólogo
01
-
1.400,00 75,00 40h
Curso Superior em Odontologia
Registro no Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Operador de Máquinas Pesadas
02
-
662,44 35,00 40h Ensino Fundamental Incompleto
Língua Portuguesa 15
Matemática 15
Conhec. Gerais 10
Prática
Pedreiro
02
-
636,72 35,00 40h Ensino Fundamental Incompleto
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Professor II - Português
01
-
10,05
hora/aula
60,00 24h/sem
Ensino Superior Completo
Habilitação em Língua Portuguesa
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Professor II – Matemática
02
-
10,05
hora/aula
60,00 24h/sem
Ensino Superior Completo
Habilitação em Matemática
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Professor II – Ed. Física
01
-
10,05
hora/aula
60,00 24h/sem
Ensino Superior em Educação Física
Registro no Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Professor II - Inglês
01
-
10,05
hora/aula
60,00 24h/sem
Ensino Superior Completo
Habilitação em Inglês
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Supervisor Pedagógico
04
-
1.400,00 75,00 24h/sem
Curso Superior em Pedagogia com
Habilitação em Supervisão Escolar.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
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11
Técnico em Enfermagem
06
01
675,69 35,00 40h
Ensino Médio – Curso Técnico
de Enfermagem /
Registro no
Órgão Competente.
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
Técnico em Informática
01
-
675,69 35,00 40h
Ensino Médio – Técnico em
Informática
Língua Portuguesa 15
Conhec. Gerais 10
Conhec. Específicos 15
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ANEXO II
CARGO ATRIBUIÇÕES RESUMIDAS DOS CARGOS
Auxiliar Administrativo
Redigir correspondência e expedientes de rotina, geralmente padronizados; examinar
processos e papéis avulsos e dar informações sumárias; fazer e conferir cálculos aritméticos
segundo critérios já definidos; escriturar livros e fichas, e fazer síntese de assuntos; preencher
guias, requisições e outros impressos; selecionar, classificar e arquivar documentos; conferir
serviços executados na unidade; fazer pesquisas e levantamentos de dados destinados a
instruir processos, organizar quadros demonstrativos, relatórios, balancetes e estudos
diversos; participar de trabalhos relacionados com a organização de serviços de escritório que
envolvam conhecimento das atribuições da unidade; executar trabalhos de datilografia e
digitação; atender o público em geral; receber, protocolar e encaminhar expedientes; efetuar
ligações telefônicas internas e externas; Executar atividades inerentes ao cargo.
Auxiliar de Serviços Gerais
Receber, relacionar e entregar processos, cartas, telegramas, fax, guias e documentos
diversos em setores de trabalho, domicílios, bancos, correio e estabelecimentos comerciais,
colhendo recibo, quando necessário; distribuir e recolher folhas de presença; atender a
telefonemas, receber recados e prestar ao público informações simples; pesar, selar e expedir
correspondência e pequenos volumes; auxiliar na mudança de veis e utensílios; fazer e
servir café nos setores de trabalho; preparar lanches e refeições; limpar e conservar nos
prédios públicos instalações sanitárias, portas, vidros, azulejos, ladrilhos e pisos; auxiliar na
embalagem e expedição de medicamentos, impressos e outros materiais; remover lixos e
detritos; controlar entrada e saída de pessoas em portarias; lavar roupas e materiais de cama,
mesa e banho; Executar atividades inerentes ao cargo.
Contador
Organizar e dirigir os trabalhos inerentes à área da contabilidade, planejando,
supervisionando, orientando sua execução e participando dos mesmos, de acordo com as
exigências legais e administrativas, para apurar os elementos necessários à elaboração
orçamentária e ao controle da situação patrimonial e financeira do Município; elaborar
prestações de contas; executar atividades de informática básica; participar de eventos ligados
à Secretaria em que presta serviço; e exercer demais atividades inerentes ao cargo, conforme
regulamentação do CRC. Executar atividades inerentes ao cargo.
Enfermeiro
Distribuir, instruir e controlar serviços executados por auxiliares, clínica médica, referentes a
enfermagem, cuidados de higiene, vigilância e distribuição de medicamentos, roupas e
alimentos a doentes; verificar temperatura, pulso e respiração de pacientes; aplicar sondas,
raios ultravioletas e infravermelhos; fazer transfusões de sangue e plasma; coletar e classificar
sangue, determinando seu tipo e fator RH; auxiliar cirurgiões, como instrumentador, durante
as operações; fazer curativos pós-operatório delicados e retirar pontos; auxiliar médicos na
assistência a gestantes em partos normais ou em casos operatórios; prestar os primeiros
cuidados aos recém-nascidos; participar do planejamento e implantação de programas de
saúde pública e de educação em saúde da comunidade; padronizar o atendimento de
enfermagem; avaliar o desempenho técnico-profissional dos agentes de saúde comunitária e
auxiliares de enfermagem; desempenhar tarefas afins.
Fiscal Sanitário
Coordenar, Planejar, Programar, Orientar e Executivo ou fazer executar, sob sua supervisão
direta, atos no campo de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental; participar de
atividades e educação em saúde; participar do desenvolvimento tecnológico e da gestão,
planejamento e desenvolvimento institucional; investigar surtos de toxinfecção alimentar;
cadastrar e fiscalizar o serviço de saúde tais como: consultório dico, consultório
odontológico, consultório veterinário, psicológico, laboratório de prótese dentária, clinicas
médicas, institutos de fisioterapia, casa de repouso, clínica geriátrica, unidades básicas de
saúde, exceto as que empreguem serviço de radiação ionizante. Executar atividades inerentes
ao cargo.
Fisioterapeuta
Examinar pacientes, fazer diagnósticos, prescrever e realizar tratamentos de fisioterapia;
requisitar, realizar e interpretar exames; orientar e controlar o trabalho de auxiliares de saúde;
estudar, orientar, implantar, coordenar e executar projetos e programas especiais de saúde
pública; desempenhar tarefas afins.
Gari
Executar tarefas elementares, sem complexidade, tais como capina e varredura dos
logradouros públicos, apontamento e andagem de ferramentas, desempenhar tarefas afins.
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13
Mecânico
Desmontar e proceder ao desamassamento de lataria e demais equipamentos dos veículos;
confeccionar pinos de centro, roldanas, arruelas e buchas para dinamo e motor de arranque,
parafusos e porcas diversas; fazer o embuchamento de dinamos e de motores de arranque;
examinar, desmontar, reparar e montar motores de explosão, caixas de cambio e diferenciais
de veículos e tratores e instalações elétricas e hidráulicas; substituir peças quebradas
ou
desgastadas, que prejudicam o bom funcionamento de máquinas; desempenhar tarefas
afins.
Médico Pediatra
Examinar pacientes, fazer diagnósticos, prescrever e realizar tratamentos clínicos, cirúrgicos
e de natureza profilática relativos às diversas especializações médicas; requisitar, realizar e
interpretar exames de laboratórios e Raio X; orientar e controlar o trabalho de enfermagem;
atuar no controle de moléstias transmissíveis, na realização de inquéritos epidemiológicos e
em trabalhos de educação sanitária; estudar, orientar, implantar, coordenar e executar
projetos e programas especiais de saúde pública; orientar e controlar atividades
desenvolvidas em pequena unidades médicas; realizar exames clínicos individuais,
fazer diagnósticos, prescrever tratamentos a pacientes, bem como realizar pequenas
cirurgias; desempenhar tarefas afins.
Médico Ginecologista
Examinar pacientes, fazer diagnósticos, prescrever e realizar tratamentos clínicos, cirúrgicos e
de natureza profilática relativos às diversas especializações médicas; requisitar, realizar e
interpretar exames de laboratórios e Raio X; orientar e controlar o trabalho de enfermagem;
atuar no controle de moléstias transmissíveis, na realização de inquéritos epidemiológicos e
em trabalhos de educação sanitária; estudar, orientar, implantar, coordenar e executar projetos
e programas especiais
de saúde pública; orientar e controlar atividades desenvolvidas em
pequena unidades médicas; realizar exames clínicos individuais, fazer diagnósticos,
prescrever tratamentos a pacientes, bem como realizar pequenas cirurgias; desempenhar
tarefas afins.
Médico Cardiologista
Examinar pacientes, fazer diagnósticos, prescrever e realizar tratamentos clínicos, cirúrgicos e
de natureza profilática relativos às diversas especializações médicas; requisitar, realizar e
interpretar exames de laboratórios e Raio X; orientar e controlar o trabalho de enfermagem;
atuar no controle de moléstias transmissíveis, na realização de inquéritos epidemiológicos e
em trabalhos de educação sanitária; estudar, orientar, implantar, coordenar e executar projetos
e programas es
peciais de saúde pública; orientar e controlar atividades desenvolvidas em
pequena unidades médicas; realizar exames clínicos individuais, fazer diagnósticos,
prescrever tratamentos a pacientes, bem como realizar pequenas cirurgias; desempenhar
tarefas afins.
Motorista
Dirigir automóvel, ônibus, caminhão, camioneta, ambulância dentro ou fora do perímetro
urbano e suburbano; conduzir passageiros; transportar cargas, entregando-as nos locais de
serviço ou de depósito; carregar, descarregar e conferir mercadorias transportadas em
caminhão ou camioneta; cuidar da manutenção do veículo e fazer-lhe pequenos reparos; zelar
pela boa conservação do bem público; cuidar da limpeza do veículo sob sua responsabilidade;
preencher controles sobre a quilometragem dos veículos, entrada e saída da garagem pública;
desempenhar tarefas afins.
Nutricionista
Elaborar, implantar, manter e avaliar planos e/ou programas de alienação e nutrição para a
população; propor e coordenar adoção de norma, padrões e métodos de educação e
assistência alimentar, em estabelecimentos escolares, hospitalares e outros; elaborar informes
técnicos para divulgação de normas e métodos de higiene alimentar, visando a proteção
materno-infantil; prescrever regimes para pessoal sadias ou subnutridas, bem como dietas
especiais para doentes; orientar a execução dos cardápios, verificando as condições dos
gêneros alimentícios, sua preparação e cozimento, sem desperdício de seus valores nutritivos;
desempenhar tarefas afins.
Odontólogo
Examinar estomatologicamente os pacientes para o fim de diagnóstico; fazer restaurações de
diversos tipos, extrações e outros tratamentos com alveolotomia, suturas, incisão de
abscessos e avulsão de tártaro; aplicar anestesia local, regional ou troncular; realizar
intervenções cirúrgico-bucais; tirar e interpretar radiografias; confeccionar prótese;
desempenhar tarefas afins.
Operador de Máquinas
Pesadas
Executar trabalhos de terraplenagem, escavações, movimentação de terras e preparação de
terrenos, para fins específicos; realizar aberturas de ruas, estradas; operar motoniveladora;
regularizar os taludes e espalhar o asfalto dentro dos padrões estabelecidos; operar trator de
esteira; operar o rolo compactador de grande porte, patrol e retroescavadeira; executar outras
tarefas compatíveis com a natureza do cargo.
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14
Pedreiro
Executar serviços de assentamento de meio-fio, sarjeta e manilha de barro ou concreto;
construir alicerces, assentar tijolos, blocos, pedras, pisos e azulejos, segundo as técnicas
pertinentes; orientar ou executar a mistura de materiais para obtenção de argamassa; rebocar
as estruturas construídas; realizar trabalhos de manutenção preventiva e corretiva em prédios
e logradouros públicos municipais; construir túmulos e fechar sepulturas; zelar pela limpeza do
local de trabalho e conservação do equipamento usado; desempenhar tarefas afins.
Professor II - Português
Cumprir e fazer cumprir os horários do calendário escolar; Planejar, elaborar e executar
integralmente os programas, planos e atividades inerentes a cada área da especialidade do
servidor, na escola; Participar da elaboração e execução da proposta pedagógica; Reunir
semanalmente para a avaliação do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigações
para com a secretaria e outros setores; Executar atividades inerentes ao cargo.
Professor II - Matemática
Cumprir e fazer cumprir os horários do calendário escolar; Planejar, elaborar e executar
integralmente os programas, planos e atividades inerentes a cada área da especialidade do
servidor, na escola; Participar da elaboração e execução da proposta pedagógica; Reunir
semanalmente para a avaliação do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigações
para com a secretaria e outros setores; Executar atividades inerentes ao cargo.
Professor II – Educação Física
Cumprir e fazer cumprir os horários do calendário escolar; Planejar, elaborar e executar
integralmente os programas, planos e atividades inerentes a cada área da especialidade do
servidor, na escola; Participar da elaboração e execução da proposta pedagógica; Reunir
semanalmente para a avaliação do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigações
para com a secretaria e outros setores; Executar atividades inerentes ao cargo.
Professor II - Inglês
Cumprir e fazer cumprir os horários do calendário escolar; Planejar, elaborar e executar
integralmente os programas, planos e atividades inerentes a cada área da especialidade do
servidor, na escola; Participar da elaboração e execução da proposta pedagógica; Reunir
semanalmente para a avaliação do plano de ensino; Cumprir o cronograma de obrigações
para com a secretaria e outros setores; Executar atividades inerentes ao cargo.
Supervisor Pedagógico
Orientar o corpo docente no desenvolvimento de suas atividades profissionais, através de
assessoria cnico-pedagógica; colaborar na elaboração de grades curriculares, adaptação de
programas e organização de calendário escolar; elaborar, avaliar e selecionar material didático
a ser utilizado nas unidades escolares; avaliar o trabalho pedagógico das unidades
educacionais, a fim de propor soluções que visem tornar o ensino mais eficiente; participar da
elaboração e/ou orientar a confecção de material destinado à divulgação do pensamento, da
arte e do saber, nos termos da Constituição Federal, Art. 206, II; Participar da elaboração e/ou
orientar a confecção de material destinado a conscientização dos alunos para preservação do
patrimônio artístico, histórico, cultural e ambiental do país, estado e município; orientar e
supervisionar a aplicação de métodos, técnicas e procedimentos didáticos, bem como a
execução dos planos e programas estabelecidos; elaborar programas de habilitação e
aperfeiçoamento dos recursos humanos na área de ensino e, uma vez aprovados, orientar,
coordenar e controlar sua implantação; participar de reuniões com pais, professores e demais
profissionais de ensino; colaborar na busca e seleção de materiais didáticos indispensáveis à
realização dos planos de ensino, juntamente com a direção das escolas; Executar atividades
inerentes ao cargo.
Técnico em Enfermagem
Distribuir, instruir e controlar serviços executados por auxiliares, clínica médica, referentes a
enfermagem, cuidados de higiene, vigilância e distribuição de medicamentos, roupas e
alimentos a doentes; elaborar planos de visitação domiciliar, destinados a orientação das
atividades do visitador sanitário; aplicar sondas, raios ultravioletas e infravermelhos; fazer
transfusões de sangue e plasma; coletar e classificar sangue, determinando seu tipo fator RH;
auxiliar cirurgiões, como instrumentador, durante as operações; fazer curativos pós-operatório
delicados e retirar pontos; auxiliar médicos na assistência a gestantes em partos normais ou
em casos operatórios; prestar os primeiros cuidados aos recém- nascidos; desempenhar
tarefas afins.
Técnico em Informática
Administrar ambiente informatizado; prestar suporte às unidades administrativas; estabelecer
padrões; coordenar projetos; cuidar da rede lógica; realizar manutenção de hardware; prestar
assistência aos usuários dos telecentros; executar outras tarefas compatíveis com a natureza
do cargo.
Prefeitura Municipal de Amparo do Serra /MG
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15
ANEXO III
PROGRAMAS DAS PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA
CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, GARI, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS.
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Texto; Alfabeto; Sílaba; Grafia correta das palavras; Separação de
Sílabas; Feminino; Masculino; labas Tônicas, Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas; Substantivo, Coletivo,
Acentuação; Sinônimos e Antônimos; Encontro Vocálico e Encontro Consonantal; Dígrafo; Pontuação; Frase, Tipos
de Frase; Singular e Plural; Artigo; Substantivo Próprio e Comum; Gênero, Número e Grau do Substantivo;
Adjetivo; Pronomes; Verbos, Tempos do Verbo; Frase e oração; Sujeito; Predicado; Advérbio.
MATEMÁTICA: Conjuntos; Sistema de Numeração Decimal; Sistema Romano de Numeração; Adição, Subtração,
Multiplicação e Divisão de Números Naturais; Números Racionais; Operações com Frações (Adição Subtração,
multiplicação e divisão); meros Decimais; Porcentagem; Sistema Monetário, Medidas de Comprimento, Massa,
Capacidade e Tempo; Geometria (Ponto, Plano, Retas, Semi-retas, Segmento de Retas, Ângulos, Polígonos,
Triângulo; Perímetro de um triângulo, Quadrilátero, Tipos de Paralelogramos). Figuras geométricas.
CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia, Estudos Sociais e Ciências de a série. Assuntos ligados à
atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Ambiental, Esportiva, Artística
Literária e Social do Brasil.
CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO
MECÂNICO E PEDREIRO.
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Texto; Alfabeto; Sílaba; Grafia correta das palavras; Separação de
Sílabas; Feminino; Masculino; labas Tônicas, Oxítonas, Paroxítonas e Proparoxítonas; Substantivo, Coletivo,
Acentuação; Sinônimos e Antônimos; Encontro Vocálico e Encontro Consonantal; Dígrafo; Pontuação; Frase, Tipos
de Frase; Singular e Plural; Artigo; Substantivo Próprio e Comum; Gênero, Número e Grau do Substantivo;
Adjetivo; Pronomes; Verbos, Tempos do Verbo; Frase e oração; Sujeito; Predicado; Advérbio.
CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia, Estudos Sociais e Ciências de a série. Assuntos ligados à
atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Ambiental, Esportiva, Artística
Literária e Social do Brasil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
MECÂNICO: Instrumentos e ferramentas; Conhecimentos operacionais de eletricidade de autos; Noções básicas
de: mecânica, operação e manutenção preventiva dos equipamentos automotivos de veículos leves, pesados e
máquinas; Conhecimento de sistema de funcionamento dos componentes dos equipamentos como: leitura do
painel, nível de óleo, de água, condições de freio, pneus, etc; Diagnósticos de falhas de funcionamento dos
equipamentos; Lubrificação e conservação dos veículos e máquinas em geral. Outras questões versando sobre as
atividades e atribuições específicas do cargo pleiteado.
PEDREIRO: 1. Normas de Segurança e Higiene no Trabalho. 2. Conhecimentos de projetos Arquitetônicos. 3.
Aplicação dos traços de argamassa. 4. Elevação de alvenaria e demais seguimentos. 5. Consertos e reparos em
prédios dentro das normas técnicas. 6. Serviços de acabamento dentro da área dos serviços de Pedreiro. 7.
Aplicação de revestimento cerâmico e pisos diversos. 8. Aplicação de instalações Elétrica. 9. Aplicação de
acimentado liso.
CARGO DE NÍVEL ENSINO MÉDIO
AUXILIAR ADMINISTRATIVO.
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão de texto literário ou informativo. 2 Conhecimentos Lingüísticos:
Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, labas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da
Prefeitura Municipal de Amparo do Serra /MG
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16
palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica.
Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto,
concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica:
sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.
CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de e grau. Assuntos ligados à atualidade nas
áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística, Literária e
Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico (comum e quantitativo).
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows: Configurações
básicas do Sistema Operacional (painel de controle), Organização de pastas e arquivos, Operações de
manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear). 2. Editor de Textos Microsoft Word:
Criação, edição, formatação e impressão, Criação e manipulação de tabelas, Inserção e formatação de gráficos e
figuras. 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: Criação, edição, formatação e impressão, Utilização de fórmulas,
Formatação condicional, Geração de gráficos. 4. Internet: Conceitos e arquitetura, Utilização dos recursos WWW a
partir dos Web Browsers, Internet Explorer e Netscape, Produção, manipulação e organização de mensagens
eletrônicas (e-mail). 5. Sistemas de Informação: Características e componentes, Recursos de hardware e
software, Aplicações.
CARGOS DE NÍVEL ENSINO MÉDIO
FISCAL SANITÁRIO, TÉCNICO EM ENFERMAGEM E TÉCNICO EM INFORMÁTICA.
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão de texto literário ou informativo. 2 Conhecimentos Lingüísticos:
Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, labas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da
palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica.
Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto,
concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica:
sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.
CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de e grau. Assuntos ligados à atualidade nas
áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística, Literária e
Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico (comum e quantitativo).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
FISCAL SANITÁRIO: Conhecimento do Sistema Único se Saúde (Sus): Legislação Básica do SUS - Leis 8080/90
e 8142/90. NOAS 01/02 Norma Operacional de Assistência à Saúde. - A obrigatoriedade de notificação pelos
profissionais de saúde, de algumas doenças transmissíveis Relação de doenças para o Brasil. Indicadores de
Saúde. Legislação Sanitária; Epidemiologia e Controle de Zoonoses (Raiva, Controle de Quirópteros, Leptospirose,
Controle de Roedores, Toxoplasmose, Tuberculose, Brucelose, Teníase, Cisticercose, Fasciolose, Salmonelose,
Leishmaniose: visceral e cutânea, Larva migrans, Hidatidose, Esquistossomose). Transição demográfica e
epidemiológica. Vigilância Epidemiológica. Investigação Epidemiológica de Casos e Epidemias. Sistema de
Informação em Saúde e Vigilância Epidemiológica. Doenças de Interesse para a Saúde Pública e Vigilância
Epidemiológica: AIDS, Cólera, Dengue, Esquistossomose Mansônica, Febre Tifóide, Hanseníase, Antaviroses,
Hepatites Virais, Leptospirose, Menigites, Raiva, Tuberculose e Tétano. Doenças Emergentes e Reemergentes.
Esquema Básico de Vacinação e vacinação de adultos.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS). Código
de Ética e Lei do Exercício Profissional. Funcionamento os sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular,
linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário e órgãos genitais. Agentes infecciosos e ectoparasitos
(vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes). Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e
ectoparasitos. Saneamento básico. Promoção da saúde e modelos de vigilância. Estratégia de Saúde da Família.
Atuação nos programas do Ministério da Saúde. Educação em saúde. Conceito e tipo de imunidade. Programa de
imunização. Doenças de notificação compulsória. Noções básicas sobre administração de fármacos: efeitos
colaterais e assistência de enfermagem. Procedimentos técnicos de enfermagem. Assistência integral de
enfermagem à saúde: da criança e do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso e mental. Assistência ao
indivíduo, família e comunidade com transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e
contagiosos. Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-operatório. Assistência de enfermagem em urgência
e emergência. Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção. Classificação de artigos e
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superfícies hospitalares aplicando conhecimentos de desinfecção, limpeza, preparo e esterilização de material.
Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Conceitos de Hardware: Instalação e configuração, memória; cpu; unidades de
armazenamento; dispositivos de entrada e saída; periféricos. Conceitos de Internet, Intranet e seus serviços:
aplicativos utilizados na Internet (Internet Explorer, Outlook Express). Sistemas operacionais Windows (98, 2000,
2003, XP e AltaVista): características de cada sistema operacional; manipulação de arquivos, pastas e atalhos;
tipos de arquivos e suas extensões; Windows Explorer; procedimento de backup; sistemas de arquivos (FAT,
FAT32, NTFS, Etx2, Ext3). Noções de Linux e Softwares Livres: comandos UNIX, conhecimentos gerais; tipos de
licenciamento de software. Conhecimento e operação do pacote Office (2000 e XP): Excel, Access, Word e
PowerPoint. Segurança para microcomputadores: tipos de ameaças; técnicas e mecanismos de prevenção,
detecção e remoção. Redes de computadores: topologias; equipamentos de rede; compartilhamento de recursos e
cabeamento estruturado; acesso remoto; administração de redes em Windows Server e Linux; instalação e
configuração de microcomputadores em uma rede TCP/IP. Banco de Dados: conceitos básicos; noções de
linguagem de consulta estruturada (SQL); normalização. Novas Tecnologias: conhecimentos gerais sobre novas
ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado.
CARGOS NÍVEL SUPERIOR EDUCAÇÃO
PROFESSOR II PORTUGUÊS, PROFESSOR II MATEMÁTICA, PROFESSOR II - EDUCAÇÃO FÍSICA,
PROFESSOR II – INGLÊS E SUPERVISOR PEDAGÓGICO.
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de texto literário ou informativo. Noções gerais e práticas de gramática.
CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de e grau. Assuntos ligados à atualidade nas
áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística, Literária e
Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico (comum e quantitativo). Conhecimentos básicos de
informática e Internet.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROFESSOR II PORTUGUÊS: Gêneros textuais e domínio discursivo: 1. Contexto de produção, circulação e
recepção textual. 2. Texto, textualidade e textualização. 3. Textualização dos discursos: narrativo, descritivo, de
relato, expositivo, injuntivo e argumentativo (organização textual, fases ou etapas, coesão verbal e nominal,
conexão textual, organização lingüística dos enunciados) 4. Língua, discurso e interação: vozes do texto,
modalização e argumentatividade, marcas de subjetividade. 5. Suportes textuais (organização, público -alvo,
credibilidade). 6. Perigrafia de livros literários e não-literários. 7. Variedade lingüística. 8. Língua falada e escrita.
9. Interação literária. 10. O ensino de literatura na escola. 11. Práticas de letramento escolar: leitura e de
produção textual. 12. Estratégias e habilidades em leitura e escrita.
PROFESSOR II MATEMÁTICA: 1. Linguagem básica dos conjuntos: Os conjuntos dos números naturais,
inteiros, racionais e reais. Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Potências de
expoentes racionais. Radiciação. A reta numérica. Propriedades específicas de cada um desses conjuntos:
Naturais: múltiplos e divisores, fatoração, máximo divisor comum e nimo múltiplo comum. Inteiros: múltiplos e
divisores. Representação decimal dos números racionais e reais. 2. Linguagem algébrica: Equações e Inequações-
Equações do e do graus. Raízes de produtos de polinômios do 1o e do 2o graus. Sistemas de equações do
grau, com duas variáveis. Inequações produto e quociente, envolvendo polinômios do e 2º graus. Razões e
Proporções- Proporcionalidade. Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Regra de três simples e composta. Porcentagem, juros e descontos simples. Taxas compostas de juros e de
desconto. Cálculo Algébrico-Operações com expressões algébricas. Identidades algébricas notáveis. Polinômios.
Operações. Funções: Funções do 1o e do 2o graus. Raízes. Estudo de sinais. Gráficos. Gráfico de uma função real
de variável real: intervalos de crescimento e/ou decrescimento, raízes, pontos de máximo/mínimo e variação de
sinais da função. Matrizes - Matriz genérica, matriz quadrada, triangular, diagonal, identidade, nula, transposta e
inversa. Igualdade e operações de matrizes Sistemas lineares: Equações lineares, sistemas de equações lineares e
escalonamento. 3. Linguagem Estocástica: Noções de análise combinatória e probabilidade -Problemas que
podem ser resolvidos via listagens, diagrama de árvore ou pela utilização do Princípio Fundamental da Contagem.
Probabilidade de um evento em um espaço amostral finito. Binômio de Newton. Triângulo de Pascal. Tratamento
da Informação - Interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas e/ou gráficos (segmentos, coluna,
setores). Média aritmética e ponderada. 4. Linguagem geométrica: Geometria plana - Posição de retas no plano.
Teoremas de Pitágoras e Tales. Polígonos. Polígonos regulares. Perímetro. Ângulos internos e externos.
Congruência e semelhança de triângulos. Quadriláteros. Tipos, propriedades, perímetros e áreas. Circunferência e
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disco. Propriedades, perímetro e área. Ângulos na circunferência. Relações métricas e trigonométricas em
triângulos retângulos. Áreas e perímetros de triângulos. Geometria sólida: Volumes de sólidos. Áreas total e
lateral de figuras tridimensionais. Figuras tridimensionais e suas planificações. 5. Fundamentos da matemática:
História e conteúdos conceituais específicos da matemática. 6. Matemática e ensino. Diferentes práticas
pedagógicas no ensino da matemática.
PROFESSOR II - EDUCAÇÃO SICA: Educação Física no contexto da Educação; Educação Física, esporte e
sociedade; História da Educação Física no Brasil; Função social da Educação Física; Papel do professor de
Educação Física; Metodologia do ensino da Educação Física; Educação Física e lazer; Corporeidade; Aprendizagem
motora; Fisiologia do exercício; Teoria do treinamento esportivo; Psicologia da aprendizagem; Psicologia do
esporte; Avaliação em Educação Física. Critérios de seleção e organização de conteúdos. Objetivos gerais da área
Educação Física. Esportes: Atletismo. Esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol.
Esportes com bastões. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Organização de eventos esportivos. Jogos: Jogos
pré-desportivos. Brincadeiras da cultura popular. Lutas: Judô, Capoeira. Atividades Rítmicas e Expressivas:
Danças: danças populares brasileiras; danças populares urbanas; danças modernas, contemporâneas e jazz;
danças e coreografias associadas a manifestações culturais. Percepção corporal e espaço-temporal. Ginásticas de
preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas;
ginástica olímpica e rítmica desportiva. Primeiros socorros no esporte.
PROFESSOR II INGLÊS: Interpretation of test. Simple Present Tense, Present Continuous, Past Simple, Past
Continuous, Present Perfect, Past Perfect, Future Tense, Modal Verbs, Passive Voice, Conditionals, Reported
Speech, Gerund and Infinitive, Genitive Case, Nouns, Pronouns, Prepositions, Adjectives, Adverbs, Linking Words,
Phrasal Verbs.
SUPERVISOR PEDAGÓGICO: Reflexão crítica sobre a Supervisão Pedagógica. Relação entre Supervisor
Pedagógico X Professores. A postura ética na ação educacional do profissional de Supervisão Escolar. Fatores que
interferem no processo ensino-aprendizagem. A integração do trabalho do supervisor escolar com os demais
profissionais envolvidos no sistema: a participação do profissional no aperfeiçoamento das equipes escolares. As
concepções de aprendizagem e as práticas pedagógicas. Organização e orientação do processo ensino-
aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem: as contribuições de Piaget e de Vygotsky. Planejamento como
instrumento da praxis pedagógica: níveis de planejamento. Plano de ensino-aprendizagem: estrutura, seleção,
criação, organização dos conteúdos e da metodologia. Relação professor aluno. Os grupos sociais na escola:
integração, controle e disciplina. Projeto Educativo: conceito e metodologia de elaboração. Avaliação escolar:
finalidade, avaliação x concepção de educação. A didática em diferentes correntes pedagógicas. Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96). O professor como sujeito histórico de transformação. A construção
do conhecimento x postura do professor. Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares nacionais:
objetivos gerais do ensino fundamental, avaliação e orientações didáticas. Gestão democrática da escola como
fator de melhoria da qualidade de ensino. A elaboração do currículo e as concepções curriculares. Ética
profissional. A democratização da escola: autonomia, autogestão, participação e cidadania. Políticas Educacionais
Brasileiras para a Educação Básica. A Legislação Federal e os PCNs. Currículo como construção sócio-histórica.
Planejamento, execução e avaliação das ações na escola. Acompanhamento do trabalho pedagógico e da
avaliação dos alunos. O Cotidiano Escolar: o educador, o educando e suas relações. Direito à educação constituído
na legislação brasileira.
CARGOS DE ENSINO SUPERIOR
CONTADOR, ENFERMEIRO, FISIOTERAPEUTA, MÉDICO PEDIATRA, MÉDICO GINECOLOGISTA, MÉDICO
CARDIOLOGISTA, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO.
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de texto literário ou informativo. Noções gerais e práticas de gramática.
CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de e grau. Assuntos ligados à atualidade nas
áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística, Literária e
Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico (comum e quantitativo). Conhecimentos básicos de
informática e Internet.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CONTADOR: Contabilidade Publica: Conceitos gerais; Campo de aplicação. Regimes contábeis. Técnicas de
registro e de lançamentos contábeis. Plano de Contas. Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial.
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Demonstração das Variações Patrimoniais. Orçamento Público: Conceitos gerais; Processo de Planejamento. Ciclo
Orçamentário. Orçamento por Programas. Receita Pública: Conceito; Classificação; Estágios; Escrituração
Contábil. Dívida Ativa. Despesa Pública: Conceito; Classificação; estágios, escrituração contábil. Restos a Pagar:
Conceitos; Sistemática; Implicações após a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dívida Pública: Conceitos;
Sistemáticas; Implicações após a Lei de Responsabilidade Fiscal. Regime de Adiantamento: Conceito; Finalidades;
Controle dos Adiantamentos. Patrimônio Público: Conceito; Bens, direitos e obrigações das Entidades Públicas.
Variações Patrimoniais. Variações Ativas e Passivas. Créditos Adicionais: Conceito; Classificação; Autorização e
Abertura; Vigência; Indicação e Especificação de recursos. Controle Interno: Conceitos; Objetivos; Implantação do
Sistema de Controle Interno e metodologias existentes. Prestação de Contas: Demonstrativos exigidos e seu
preenchimento; Prazos. Licitações: Modalidades; Conceitos Gerais; Limites; Processos e Procedimentos
Licitatórios. Legislação Federal: Lei nº 4.320/64; Lei Complementar nº 101/2000; Lei nº 8.666/93 e suas
alterações.
ENFERMEIRO: 1. Administração aplicada a enfermagem: gerência e liderança, supervisão e auditoria - conceito,
finalidade e características; administração de recursos materiais e recursos humanos em enfermagem -
generalidades e cálculo de pessoal; exercício profissional, princípios, direitos, deveres, regulamentação do
exercício profissional, entidades de classe, criação e finalidade; 2. Metodologia da assistência de enfermagem:
Sistematização da Assistência em Enfermagem, Exame Físico, Preparo e Administração de
medicamentos/soluções. Processo de Enfermagem. Aspectos Éticos e Legais da Prática de Enfermagem; 3.
Enfermagem em clínica médica: assistência de enfermagem aos clientes com distúrbios: oncológicos,
respiratórios, cardiovasculares, neurológicos, hematológicos, gastrointestinais, ortopédicos, nito-urinários,
endócrinos, metabólicos, hidroeletrolíticos e de locomoção; 4. Enfermagem em clínica cirúrgica: aspectos gerais
da assistência de enfermagem cirúrgica; saúde e enfermagem; conceitos; fatores etiológicos das doenças e
métodos de tratamento; graus de dependência dos pacientes; assistência de enfermagem no pré, trans e pós-
operatório; tipos de cirurgia, principais complicações no pós-operatório imediato dos diversos tipos de cirurgia;
procedimentos de enfermagem no centro de esterilização de materiais; desinfecção e esterilização - meios e
métodos; 6. Enfermagem em emergência: assistência de enfermagem ao cliente em situações de emergência -
parada cardiorespiratória, reanimação cardiopulmonar cerebral; acidente vascular encefálico; síndrome
coronariana aguda; arritmia cardíaca; choque; edema agudo de pulmão; crise hipertensiva; alterações
metabólicas; politraumatismo; traumatismo crânio-encefálico; traumatismo raqui-medular; traumatismo torácico
e traumatismo abdominal; fraturas e entorses; alterações de comportamento; corpos estranhos; insolação e
intermação; desmaio e tontura; convulsão e inconsciência; queimaduras; afogamento; intoxicação e
envenenamento; 7. Enfermagem no pré-hospitalar: biossegurança; NR32 cinemática do trauma; avaliação da
vítima; hemorragias; resgate e transporte; choque elétrico; emergências respiratórias; protocolo nas emergências
abdominais e traumáticas. Acidente com múltiplas vítimas e desastres: conceito, princípios de controle de cena,
triagem, tratamento e transporte. Suporte Básico de Vida; 8. Enfermagem em saúde pública: Assistência de
enfermagem na prevenção e controle de doenças infecto-parasitárias, crônico-degenerativas, e processo de
reabilitação; Sistema Único de Saúde (SUS); Pacto pela Saúde, Programa Nacional de Imunização (PNI);
acidentes e violência; DST/AIDS; doenças cardiovasculares; educação em saúde; Programa de Assistência à
Mulher, Criança e do Trabalhador; saúde do idoso; 9. Enfermagem em Saúde Mental: integração da assistência de
enfermagem às novas políticas públicas de atenção à saúde mental da criança e adulto; 10. Enfermagem na
saúde da mulher: câncer de colo de útero e de mama; ciclo grávido-puerperal; mortalidade materna; assistência
ginecológica; planejamento familiar; humanização do parto e nascimento; assistência de enfermagem no pré-
natal, parto e puerpério; gravidez de risco; emergências obstétricas; 11. Enfermagem em pediatria: crescimento
e desenvolvimento; saúde da criança; saúde do adolescente; assistência de enfermagem à criança hospitalizada;
doenças agudas na infância; prevenção de acidentes na infância; 12. Enfermagem em neonatologia: assistência
de enfermagem ao recém-nato à termo; aleitamento materno; assistência de enfermagem ao recém-nato de
risco; reanimação neonatal; icterícia/fototerapia; oxigenioterapia; transporte do recém-nato de risco.
FISIOTERAPEUTA:
Anatomia e Fisiologia: artrologia e miologia dos membros superiores e inferiores e
do tronco; neuroanatomia; anatomia do sistema respiratório e cardiovascular; neurofisiologia;
fisiologia: respiratória, cardiovascular, articular e do envelhecimento; Avaliação e conduta
fisioterapêutica para as disfunções cardiovasculares (afecções vasculares periféricas crônicas e agudas,
insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana), pneumológicas (doença pulmonar obstrutiva crônica, afecções
pleurais, bronquiectasia, Síndrome de Angústia Respiratória Aguda, insuficiência respiratória aguda, fibrose
cística, traumatismos torácicos, pneumonia e atelectasia), reumatológicas (artroses, artrite reumatóide,
espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistêmico), geriátricas (osteoporose, alterações fisiológicas
decorrentes do envelhecimento, incontinência urinária), traumato-ortopédicas (desvios da coluna vertebral,
fraturas, luxações, lesões de partes moles, lesões articulares, complicações osteoarticulares pós-traumáticas:
rigidez, distrofia simpático-reflexa, síndrome compartimental), neurológicas (acidente vascular encefálico,
traumatismo raque-medular, polineuropatias, doenças extra-piramidais, lesões de nervos periféricos e paralisia
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facial) e dermatológicas (paciente queimado, úlceras de pressão); Fisioterapia em pré e pós-operatório de
cirurgias torácicas, abdominais e ortopédicas; Fisioterapia em Terapia Intensiva: avaliação fisioterapêutica e
radiológica do tórax, abordagem cinesioterapêutica do aparelho locomotor e do sistema respiratório, síndrome de
imobilismo, noções de assistência ventilatória, monitorização respiratória e desmame; Fisioterapia Geral -
cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia, fototerapia.
MÉDICO PEDIATRA: 1- Aspectos gerais da an