Edital do Concurso Prefeitura de Cajueiro da Praia - PI 2011

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

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PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJUEIRO DA PRAIA
Avenida Geraldo Laura, 628 – Centro – CEP: 64.222-000
CNPJ Nº 01.612.620/0001-44
ESTADO DO PIAUÍ
Edital de Concurso Público Nº 001/2010, 20 de dezembro de 2010.
O PREFEITO MUNICIPAL DE CAJUEIRO DA PRAIA, Estado do Piauí, no
uso de suas atribuições e prerrogativas legais e de acordo com o art. 37, inciso II, da Constituição
Federal de 1988, divulga e estabelece regras para a abertura das inscrições e realização de
Concurso Público de Provas destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas do
Quadro Permanente de Pessoal e Formação de Cadastro de Reserva, observadas as disposições
constitucionais, e, em particular as normas contidas neste Edital, nas seguintes áreas descritas no
Anexo I.
I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O presente Concurso Público teve os cargos criados e suas vagas criadas ou ampliadas pela
Lei Municipal 235/2010 e outras Leis Municipais vigentes, e seregido por este Edital e
executado pela Dinâmica Consultoria.
1.2 O Concurso de Provas destina-se a selecionar Candidatos para provimento de Cargos do
Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, Estado do
Piauí, e Formação de Cadastro de Reserva, na forma como se encontra estabelecido no
Anexo I deste Edital, no que se refere ao quantitativo de cargos vagos, localidade, carga
horária, salário base, requisito de escolaridade e valor da inscrição.
II – DAS INSCRIÇÕES
2.1 – A inscrição do Candidato implicará o conhecimento prévio e a aceitação das presentes
instruções e normas estabelecidas neste Edital.
2.2.1 Taxa de inscrição: Os valores referentes a Taxa de Inscrição equivalentes aos cargos
concorridos encontra-se no anexo I deste Edital.
2.2.2 - Período de inscrição: As inscrições serão realizadas dos dias 10 a 14 de janeiro de 2011, na
sede da Prefeitura municipal de Cajueiro da Praia, Piauí, das 08:00h às 13:00h, localizada na
Avenida Geraldo Laura, 628 e na sede da Dinãmica Consultoria localizada na Praça Santo
Antonio 1009, Shopping Tarcila Broder sala 209 em horário comercial, em Parnaiba.
2.2.3 – Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.
2.2.4 – Só será aceita uma única inscrição por candidato no concurso.
2.2.5 O valor relativo à inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo nos casos de
cancelamento do certame por decisão da Administração.
2.3 O número de vagas, para cada cargo, a nomenclatura, os pré-requisitos, a escolaridade, a
remuneração e a carga horária são estabelecidos no Anexo I.
2.4 – Os conteúdos programáticos, assim como as atribuições dos cargos estão descritos nos
Anexos II e III, parte integrante deste Edital.
2.5 – As inscrições dos Candidatos proceder-se-á através de:
2.5.1 – Inscrições:
a.
preenchimento do formulário de inscrição e assinatura com termo de que detém os
requisitos exigidos;
b.
cópia do documento de identidade e apresentação do original;
c.
comprovação do pagamento da Taxa de Inscrição realizado através da Conta Corrente
PMCP/Concurso Público - nº 10205-9 Ag. nº 2255-1– Banco do Brasil.
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d.
efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição no valor estabelecido para cada cargo de
acordo com o nível de escolaridade, conforme Anexo I deste Edital;
e.
não será permitido pagamento em “caixa rápido” e não serão permitidos depósitos e
transferências bancárias;
f.
antes de efetuar o recolhimento da taxa, o Candidato deverá certificar-se de que possui
todas as condições e pré-requisitos para inscrição;
g.
não será permitida a inscrição condicionada, admitindo-se, no entanto, a inscrição através
de Procuração com poderes especiais do Candidato, onde conste o cargo desejado, o nome
e a identificação da pessoa autorizada, não havendo necessidade de Firma reconhecida do
Candidato. É obrigatória a apresentação de documento de identidade do Candidato e o
de seu representante;
h.
a documentação para efetivação da inscrição, ficará retida, no local da inscrição: a Ficha
de Inscrição, o Comprovante de Pagamento da Taxa de Inscrição e a Procuração, se for o
caso; será entregue ao Candidato o Recibo da Inscrição, o qual passará a ser a
comprovação de que o mesmo efetivou sua inscrição;
2.5.2 – o Candidato assumirá a responsabilidade pelos dados fornecidos no ato da inscrição.
2.5.3 o Candidato, ao se inscrever, deverá indicar a especialidade ou modalidade a qual estará
concorrendo (quando a oferta de vagas for distribuída por especialidade ou modalidade, se
for o caso) e concorrerá apenas com os Candidatos que fizerem aquela opção, não gerando
nenhum direito ao Candidato modificar sua escolha, após confirmada de sua inscrição.
2.6 – Inscrições dos Candidatos Portadores de Deficiências:
a.
as pessoas portadoras de deficiência poderão participar do Concurso Público de Provas,
desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo, na proporção de 5%
(cinco por cento) das vagas ofertadas, por cargo, na forma da Lei;
b.
na aplicação deste percentual serão desconsideradas as partes decimais inferiores a 0,5
(cinco décimos) e arredondadas aquelas iguais ou superiores a tal valor;
c.
quando do preenchimento do Formulário de Requerimento de Inscrição, o Candidato
portador de deficiência deverá indicar sua condição no campo apropriado a este fim.
Obrigatoriamente, deverá indicar se deseja concorrer às vagas reservadas aos portadores
de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Internacional de Doenças (CID) vigente, bem como a provável causa da deficiência e
deverá juntar ao formulário de inscrição atestado médico indicando o tipo e grau de
deficiência que apresenta e se está compatível com o exercício do cargo para o qual se
inscreverá, sem prejuízo de perícia médica posterior, solicitada pela administração;
d.
quando convocados, os portadores de deficiência submeter-se-ão a exame médico oficial,
que terá decisão terminativa sobre a qualificação do Candidato como deficiente ou não, e
o grau de deficiência e de compatibilidade para o exercício do cargo;
e.
consideram-se deficiências aquelas conceituadas na medicina especializada, de acordo
com os padrões mundialmente estabelecidos e que constituam inferioridade que implique
grau acentuado de dificuldade para integração social;
f.
não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis
de correção;
g.
a perícia será realizada por Médico credenciado pelo Município, preferencialmente por
especialista na área de deficiência de cada Candidato, devendo o Laudo ser proferido no
prazo de 05 (cinco) dias úteis após a convocação do aprovado;
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h.
quando a perícia concluir pela inaptidão do Candidato, havendo Recurso, constituir-se-á
Junta Médica para nova inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo
interessado;
i.
a Junta Médica deverá apresentar Laudo dentro de 05 (cinco) dias;
j.
as vagas definidas para os portadores de deficiência que o forem preenchidas por falta
de Candidatos, por reprovação no Concurso ou no exame médico, serão preenchidas
pelos demais concursados, observada a ordem geral de classificação.
2.7 – Da Divulgação
A divulgação oficial do inteiro teor deste Edital e os demais Editais, relativo às informações
referentes às etapas deste Concurso Público e seus extratos dar-se-ão com a afixação no Painel de
Publicações oficiais do Município e serão publicados no Diário Oficial dos Municípios, e também
em caráter meramente informativo, na Internet, pelo site: www.dinamicaparnaiba.com.br.
III – DAS PROVAS
3.1 As Provas serão objetivas, com 40 questões e 04 alternativas, em conformidade com os
Programas Disciplinares distribuídos aos Candidatos no ato da inscrição, na forma como se
encontra disposto no Anexo II deste Edital.
3.2 As provas serão realizadas no dia 06 de fevereiro de 2011, com início às 08:00h (horário
local) e término às 11:00h (horário local). Os locais da realização das Provas serão dados a
conhecer posteriormente, através de cartazes afixados nos locais de inscrição, como através
de ampla divulgação pela Imprensa falada ou escrita, local ou regional, ou através do site
www.dinamicaparnaiba.com.br.
3.3 Todas as Provas serão realizadas no Município, devendo o Candidato comparecer ao local
designado para a prova com antecedência de 60 (Sessenta) minutos do horário local fixado
para o início, munido de caneta esferográfica (tinta preta ou azul), do comprovante de
inscrição e de documento de identidade, sem os quais não poderá prestar Provas.
3.4 Os Candidatos que necessitarem de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a
realização das Provas deverão solicitá-lo por escrito. Essa solicitação será atendida
obedecendo critérios de viabilidade e de razoabilidade.
3.5 – A não solicitação de tratamento diferenciado implica a sua não concessão no dia de realização
das Provas.
3.6 O ingresso na sala de provas somente será permitido ao Candidato que apresentar
documento original de identificação com foto recente, tais como: RG, Carteira de Motorista,
Carteira do Trabalho.
3.7 – As Provas terão tempo de duração de 03:00h (três horas) corridas.
3.8 Cada questão valerá 10 (dez) ponto. Será considerado aprovado o Candidato que obtiver o
mínimo de 50% (cinqüenta por cento) da prova.
3.9 As Provas e os Gabaritos serão recolhidos dos candidatos no seu final, e não haverá, sob
qualquer pretexto, segunda chamada para nenhuma Prova, nem sua realização fora do
horário determinado.
3.10 Será atribuída “nota zero” a questão que for assinalada mais de uma vez, a que estiver em
branco ou a que for detectada rasura na folha de resposta.
3.11 – Do preenchimento da Folha Resposta (Gabarito):
a.
não amasse e nem dobre a Folha Resposta (Gabarito);
b.
tenha a máxima atenção para não cometer rasuras;
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c.
não tente apagar uma questão marcada, nem com borracha ou corretivo sob pena de
nulidade da questão;
d.
cada questão possui apenas uma opção correta;
e.
não será disponibilizada outra Folha Resposta por falha do Candidato.
3.12 Será proibido o uso de qualquer que seja o aparelho eletrônico, sendo permitido ao
candidato utilizar apenas canetas, lápis e borracha, demais objetos deverão ser entregue aos fiscais
no momento da entrada para a realização do concurso sendo devolvidos ao final do mesmo.
IV – DA MODALIDADE DAS PROVAS
4.1 – As provas serão assim distribuídas:
NIVEL FUNDAMENTAL- Português 20 questões, Matemática 10 questões e
Conhecimento Especifico 10 questões.
NIVEL MÉDIO – Português 20 questões e Conhecimentos Específicos 20 questões.
NIVEL SUPERIOR – Português 20 questões e Conhecimentos Específicos 20 questões.
V – DA CLASSIFICAÇÃO
5.1 – Os candidatos aprovados, serão classificados em ordem decrescente da nota, dentro da opção
do cargo para à qual concorreu, observadas as condições estabelecidas no item 3.8.
5.2 Em caso de empate na Classificação Final, terá preferência, para efeito de classificação, maior
pontuação na prova especifica, persistindo o empate o Candidato que for mais idoso.
5.3 – O Cartão de Respostas será o único meio levado em consideração para efeito de correção.
5.4 – Não será permitido, em nenhuma hipótese, o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas
ao processo seletivo no estabelecimento de aplicação das Provas.
VI – DOS CLASSIFICÁVEIS
6.1 Respeitada a Classificação dos Candidatos Aprovados, em caso de uma das opções acima, e,
ocorrendo ainda disponibilidade de vagas, serão convocados os Candidatos considerados
Classificáveis, de acordo com a ordem de classificação.
VII – DOS RECURSOS
7.1 Os Recursos serão interpostos até 48 H(quarenta e oito) horas após a divulgação dos
resultados, dirigidos única e exclusivamente ao Presidente da Comissão Coordenadora do
Concurso.
7.2 O direito de recorrer, quanto à elaboração da Prova, exercer-se-á a48H (quarenta e oito)
horas, contados a partir do dia da divulgação do Gabarito Oficial.
7.3 Os recursos deverão ser entregues na sede da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, no
protocolo geral.
7.4 O resultado do recurso será entregue na sede da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia,
conforme cronograma de execução do concurso.
VIII – DA POSSE DOS CANDIDATOS HABILITADOS
8.1 – A posse será condicionada a:
a.
ter nacionalidade brasileira;
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b.
estar em gozo dos direitos políticos;
c.
ter idade mínima de 18 (dezoito) anos para o investidura no cargo;
d.
estar quite com o serviço militar, exceto para os Candidatos do sexo feminino e com a
Justiça Eleitoral, para todos os Candidatos;
e.
não estar cumprindo sanção por idoneidade aplicada por qualquer órgão ou entidade da
esfera federal, estadual ou municipal;
f.
Apresentar cópia autenticada do Certificado de escolarização assim como do Registro do
Orgão competente;
g.
apresentar de cópia autenticada de Carteira de Identidade, CPF/MF, PIS/PASEP, Carteira
Profissional, Titulo de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, 02 Fotografias 3/4
colorida e recente e Comprovante de Residência;
h.
às pessoas portadoras de necessidades especiais, compatibilidade da deficiência atestada,
com o cargo de opção do Candidato, comprovada através de perícia médica realizada
pelo município, que emitirá parecer sobre o enquadramento do tipo ou grau de
deficiência e sua compatibilidade com o cargo;
i.
realizar exame de sanidade física e mental, que comprove a aptidão necessária para o
exercício de cada emprego, atestado que possui bom estado saúde ;
Parágrafo único - A não apresentação de qualquer um dos comprovantes exigidos tornará
sem efeito a aprovação obtida pelo Candidato, anulando-se todos os atos ou efeitos
decorrentes da inscrição no Concurso.
IX – DO PROVIMENTO E LOTAÇÃO
9.1 – A partir da data de homologação do resultado final do Concurso Público, o Candidato
classificado será convocado, por escrito, através de Carta ou Edital de Convocação. A
Convocação obedecerá à ordem rigorosa de classificação e o Candidato deverá apresentar-se
ao Setor de Pessoal da Prefeitura no prazo e condições estabelecidas no ato convocatório,
observadas as seguintes condições:
a. apresentar-se na Prefeitura Municipal munido de toda documentação exigida neste Edital.
A não comprovação de qualquer um dos requisitos eliminará o Candidato do Concurso.
b. os admitidos não farão jus a modificação do local de trabalho, pelo período mínimo de 03
(três) anos de efetivo exercício, salvo comprovada necessidade do serviço e conveniência
da administração.
c. poderá a Administração discricionariamente deslocar os servidores de unidade
administrativa para outra, como também de localidade, dependendo da conveniência,
necessidade e oportunidade da administração.
d. O servidores aprovados deverão cumprir a carga horária de acordo com exigência deste
concurso.
X – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 Aos Candidatos portadores de Deficiências Físicas, estão sendo destinado, nos termos da
Lei, 5% (cinco por cento) das vagas ofertadas por cargo disponibilizado neste Concurso, na
forma no Capítulo II, item 2.6, letras “a” até “j”. As vagas que não forem preenchidas por
inexistência de Candidatos portadores de deficiência física serão automaticamente
destinadas aos demais Candidatos.
10.2 Os Candidatos portadores de deficiência física, nos termos da Lei, se aprovados e
classificados, terão seus nomes publicados em separado.
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10.3 O Candidato portador de deficiência participará do Concurso em igualdade de condições
com os demais Candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local
de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas para aprovação.
10.4 O Concurso terá a validade de dois anos, a contar da data da homologação, podendo ser
prorrogado por igual período, por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.
10.5 Serão publicados apenas os resultados dos Candidatos que obtiverem aprovação no
Concurso (classificados e classificáveis).
10.6 Não será fornecido ao Candidato qualquer documento probatório de classificação no
Concurso, valendo para esse fim, a homologação publicada em Edital.
10.7 A classificação no processo seletivo e o número de vagas existentes não asseguram ao
Candidato o direito de ingresso automático no Quadro de Pessoal do Poder Executivo
Municipal, mas seguindo a rigorosa ordem de classificação, sendo realizado o chamamento
atendendo ao interesse da Administração, em razão das carências apresentadas, após
publicação em periódicos oficiais e jornais de circulação do Estado.
10.8 O Candidato aprovado será convocado por Edital ou carta, obrigando-se a declarar por
escrito se aceita ou não o cargo para o qual estiver sendo convocado. O não
comparecimento do interessado no prazo estabelecido no ato convocatório permitirá a
Prefeitura Municipal declará-lo desistente e convocar o próximo Candidato.
10.9 – Será excluído do Concurso por Ato do Prefeito Municipal o Candidato que:
a.
fizer em qualquer documento declaração falsa ou inexata;
b.
não mantiver atualizado seu endereço junto a Comissão Executiva do Concurso. Em
caso de alteração de endereço indicado no formulário de inscrição, o Candidato deverá
dirigir-se a Comissão Executiva do Concurso para atualizá-lo.
10.10 – Será excluído do Concurso por Ato da Comissão Organizadora o Candidato que:
a.
usar de incorreção ou descortesia com qualquer membro da equipe encarregada da
realização das provas;
b.
for surpreendido durante a aplicação das provas em comunicação com outro
Candidato verbalmente, por escrito ou por qualquer meio, na tentativa de burlar a
prova;
c.
for responsável por falsa identificação pessoal.
10.11 A inscrição do Candidato implicará no conhecimento e na aceitação das condições
estabelecidas no inteiro teor deste Edital e das instruções específicas, expedientes dos
quais não poderá alegar desconhecimento.
10.12 Não será permitido o ingresso de Candidatos, em hipótese alguma, no estabelecimento
onde estiverem sendo realizadas as provas, após o fechamento dos portões.
10.13 Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza,
a identificação do Candidato e deverão conter, obrigatoriamente, filiação, fotografia, data
de nascimento e órgão expedidor.
10.14 Decorridos 60 (sessenta) dias após da divulgação do resultado final do Concurso, por
questões de segurança, as Folhas-Resposta, bem como as Provas, serão incineradas.
10.15 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Concurso.
Cajueiro da Praia(PI), 20 de dezembro de 2010.
Girvaldo Albuquerque da Silva
Prefeito Municipal
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ANEXO I - DAS VAGAS
CARGO
VA
GA
S
LOCALIDADE C. H.
SEM
ANA
L
SALÁRIO
BASE
REQUISITO
ESCOLARIDADE
VALOR DA
INSCRIÇÃO
Professor 06 A Critério da
Administração
(Zona Rural)
20
horas
R$822,93 Graduação em Normal
Superior, Pedagogia e
Licenciaturas Plenas
R$60,00
Instrutor de
Informática
01 A Critério da
Administração
40
horas
R$1.117,00 Curso Superior em
Informática
R$60,00
Enfermeiro 01 A Critério da
Administração
40
horas
R$1.200,00 Graduação em Enfermagem e
Registro no Orgão de Classe
R$90,00
Nutricionista 01 A Critério da
Administração
40
horas
R$1.200,00 Graduação em Nutrição e
Registro no Orgão de Classe
R$90,00
Bibliotecário
01 A Critério da
Administração
40
horas
R$1.200,00 Graduação em Bibliotecnia e
Registro no Orgão de Classe
R$90,00
Fiscal de Rendas 01 A Critério da
Administração
40
horas
R$800,00 Ensino Médio Completo R$50,00
Agente de Tributos 01 A Critério da
Administração
40
horas
R$650,00 Ensino Médio Completo R$50,00
Fiscal de Obras 01 A Critério da
Administração
40
horas
R$700,00 Ensino Médio Técnico em
Edificações
R$50,00
Técnico em
Enfermagem
02 A Critério da
Administração
40
horas
R$510,00 Ensino Médio técnico em
Enfermagem
R$40,00
Agente Comunitário
de Saúde
01 Tocos 40
horas
R$650,00 Ensino Médio Completo R$40,00
Agente Comunitário
de Saúde
01 Morro Branco 40
horas
R$650,00 Ensino Médio Completo R$40,00
Agente Comunitário
de Saúde(Cadastro de
Reserva)
01 Barra Grande 40
horas
R$650,00 Ensino Médio Completo R$40,00
Agente
Administrativo
03 A Critério da
Administração
40
horas
R$510,00 Ensino Médio Completo R$40,00
Auxiliar
Administrativo
02 A Critério da
Administração
40
horas
R$510,00 Ensino Médio Completo R$40,00
Motorista Categoria
D
03 A Critério da
Administração
40
horas
R$510,00 Ensino Fundamental
Incompleto e CNH Categoria
D
R$30,00
Motorista Categoria
B
02 A Critério da
Administração
40
horas
R$510,00 Ensino Fundamental
Incompleto e CNH Categoria
B
R$30,00
Motorista Categoria
D e Máquinas
Pesadas
03 A Critério da
Administração
40
horas
R$510,00 Ensino Fundamental
Incompleto e CNH Categoria
D, Certificado de Curso p/
Máq. Pesadas
R$30,00
Gari
04 Barra Grande 40
horas
R$510,00 Ensino Fundamental
Incompleto
R$20,00
Auxiliar de Serviços
Gerais
04 A Critério da
Administração
40
horas
R$510,00 Ensino Fundamental
Incompleto
R$20,00
TOTAL 39
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ANEXO II – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
LÍNGUA PORTUGUESA (TODOS OS CARGOS)
Funções da linguagem; Denotação e conotação; Leitura e interpretação textual; Semântica: Sinonímia, paronímia, antonímia e homonímia; Sistema
ortográfico: grafia de palavras, acentuação gráfica, divisão silábica, emprego de maiúscula e minúscula; Morfologia: classe e flexão de Palavras;
Concordância: nominal e verbal; Regência dos principais verbos; Crase; Análise sintática; Pontuação; Emprego de Pronomes de Tratamento; Erros
mais generalizados.
CONHECIMENTOS GERAIS(TODOS OS CARGOS)
Fatos de relevância Nacional ou Internacional acontecidos na última década.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
PROFESSOR
A Didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; Didática como teoria da instrução;O processo ensino-aprendizagem:
objetivos, planejamento, metodologia e avaliação; O estudo científico da infância e adolescência, desenvolvimento físico, emocional, intelectual e
social; Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990; Desenvolvimento moral e religioso; Bullying no Ambiente
Escolar; Principais teorias da aprendizagem: inatismo, behaviorismo, interacionismo; humanismo; As contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon
para a Psicologia Pedagogia e para as bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem; A teoria das
inteligências múltiplas de Gardner; A avaliação como processo e como produto; Informática educativa; O Movimento Histórico da Renovação
Pedagógica no Brasil (Tendências Pedagógicas); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96: Princípios e fins da Educação
Nacional; Níveis e Modalidades de Educação e Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e
Adultos; Parâmetros Curriculares Nacionais; Constituição Federal/88; Gestão Escolar Democrática; Inclusão Educacional.
NUTRICIONISTA:
Conhecimentos em nutrição humana; macro e micro nutrientes; digestão e absorção de nutrientes; cálculos de necessidades nutricionais; alimentação
nas diferentes fases da vida (lactente, pré-escolar, escolar, adolescente, idoso, gestação e lactação). Avaliação nutricional: no adulto e pediatria (sadia
e enferma). Terapia nutricional em: Diabetes Mellitus, HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), Hiperlipidemias, Transplantes, Paciente Crítico,
Cirurgias, Erros Inatos do Metabolismo, Dieta Enteral e Parenteral, Fibrose Cística, Câncer, AIDS, Nefrologia, Gastroenterologia, Obesidade e
Desnutrição. Aspectos físicos das Unidades de Alimentação e Nutrição. Funcionamento das Unidades de Alimentação e Nutrição. Efeito do
processamento sobre os nutrientes dos alimentos: vitaminas e proteínas. Doenças veiculadas por alimentos. Cuidados higiênicos com instalações,
equipamentos, utensílios, gêneros alimentícios e manipuladores de alimentos.
ENFERMEIRO
Fundamentação teórica-prática do cuidar: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Consulta de Enfermagem, Medidas de Biossegurança
Princípios, métodos e técnicas de esterilização. Avaliação das condições de saúde individual e coletiva, Métodos e técnicas de Avaliação clínica,
Sinais Vitais, Identificação de Sinais e Sintomas por disfunção de órgãos e sistemas, Exames Complementares. Procedimentos relacionados ao
atendimento às necessidades de Higiene e conforto, Alimentação, Eliminações, O processo saúde-doença no cuidar da saúde individual e coletiva:
Concepções teóricas sobre saúde-doença. Enfermagem em Saúde Pública. Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças, Riscos e Agravos à Saúde e
Reabilitação do cliente. Doenças como Problemas de Saúde Pública. Doenças Emergentes, Remergentes e Permanecentes. Políticas Nacionais de
Saúde, Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), Historicidade, princípios, diretrizes e financiamento. Participação Popular e o Controle Social.
Atenção Básica de Saúde. A Estratégia de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde. Sistema de Vigilância a Saúde: epidemiológica,
ambiental e sanitária (ANVISA). Informação, Comunicação e Educação. Programas de Saúde. Atuação do Enfermeiro (a) nos Programas de
Assistência à Saúde da Mulher. Planejamento Familiar. Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Trabalhador, Saúde do Adulto e do Idoso, DST
e AIDS, Tuberculose, Hanseníase. Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), Programa Nacional de Imunização. Saúde Mental e o CAPS. Educação em
Saúde. Educação Popular em Saúde. Ambiente sustentável e Qualidade de vida. Implementação e Avaliação da Assistência de Enfermagem a clientes
e grupos humanos no ambiente domiciliar e ambulatorial. Programa de Humanização da Assistência ao cliente. Processo de Trabalho em Saúde.
Planejamento, organização e Gerência de Serviços de Saúde. Regulação, Controle e avaliação do Serviço de Saúde e de Enfermagem; Supervisão e
Avaliação da Qualidade da Assistência e do Serviço de Enfermagem. Administração de recursos materiais; Relações Interpessoais no Trabalho.
Educação Permanente em Saúde e a Enfermagem. Aspectos históricos, éticos e legais do exercício profissional: Princípios éticos e legais da prática
profissional. Código de deontologia e o processo ético de transgressões e Penalidades. Competências do Enfermeiro segundo a Lei de Exercício
Profissional. Entidades de Classe.
BIBLIOTECÁRIO
Serviços de Rotina: Seleção, Aquisição, Registro; Catalogação e catálogos; Acervo de uma biblioteca; Noções de Conservação; Noções de Arquivo;
Métodos de Arquivamento; Preservação e conservação do Material Bibliográfico, Consultas, Empréstimos; Divulgação; Outras tarefas típicas de
Bibliotecário.
NÍVEL MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA
(COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO)
Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Colocação Pronominal: Próclise, Ênclise e Mesóclise; Crase;
Verbos; Pontuação; Classes de Palavras; Ortografia; Processo de formação de palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.
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PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJUEIRO DA PRAIA
Avenida Geraldo Laura, 628 – Centro – CEP: 64.222-000
CNPJ Nº 01.612.620/0001-44
ESTADO DO PIAUÍ
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
FISCAL DE RENDAS
Noções de Direito Tributário. Tributos: Modalidades, Competência Tributária da União, Estados, Distrito Federal e Municípios suas atribuições;
Fato Gerador; Ativo. Capacidade Tributária, Preferência. IPTU: O seu Fato Gerador, Sujeito Passivo e Ativo. Imposto de Transmissão “inter-vivos” :
Fato Gerador, não incidência e isenção. Taxas, Poder de Polícia, Prestação de Serviços. Contribuição de Melhoria: Finalidade, Fato Gerador,
Requisitos à aplicabilidade. Finalidade das Infrações e Penalidades. Higiene Pública: Conceito, Abrangência, Estabelecimentos e locais sujeitos à
Fiscalização. Da Ordem Pública: Costume, Segurança, Diversões. Do Trânsito Público. Das Construções em Geral: Licença, Projetos, Prazos e
Demolições.
AGENTE DE TRIBUTOS
Constituição Federal de 1988, Sistema Tributário Nacional e Sistema Tributário Municipal.
AGENTE ADMINISTRATIVO
Administração Pública:: Princípio Básico da Administração Pública, Legalidade, Moralidade Administrativa, Finalidade
Pública – Publicidade.Contratos Administrativos: Características – Licitações – Princípios Gerais – Modalidades.
Servidores Públicos: Regime Estatutário, Regime Especial, Regime Trabalhista. Expediente Funcional e Organizacional
Material de Escritório. Técnicas de Serviços de Escritório Conceito de Documentação e sua Terminologia.
FISCAL DE OBRAS
Fundações/Baldrames: Tipos. Paredes: Materiais e Revestimentos. Piso: Níveis, Declividades e Materiais. Forro/Esquadrias: Tipos. Telhados: Tipos,
Calha e Rufo. Instalações: Elétrica e hidro-sanitária. Noções de Higiene e Segurança no Trabalho: Principais causas e conseqüências de acidente do
trabalho; Noções sobre o uso de extintores de incêndio; Principais medidas de segurança para evitar acidentes de trabalho.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Políticas de Saúde/SUS. Legislação e ética profissional. Indicadores epidemiológicos. Parâmetros pertinentes a Saúde da Família.
Constituição Federal 88 (artigo 196 a 200). Conhecimentos Específicos do cnico em Enfermagem: Sistema Único de Saúde SUS;
Educação para Saúde; Bioética e Legislação do Exercício Profissional; Cidadania e Humanização; Biossegurança nas ações em
saúde; Vigilância epidemiológica; Preparação e acompanhamento do cliente na realização de exame diagnóstico; Sinais vitais e
medidas antropométricas; Controle Hídrico e Diurese; Técnica de higiene, conforto e segurança do cliente;Posições para exames;
Cuidados de enfermagem ao paciente em situação de urgência e emergência; Trabalho em Equipe; Humanização do atendimento ao
cliente/paciente no ambulatório e/ou no hospital; Limpeza e preparo da unidade do paciente; Procedimentos de enfermagem na
admissão, alta, transferência e óbito; Princípios de preparo e administração de medicamentos; Manuseio de equipamentos e materiais
esterilizados; Curativo simples. Assistência de enfermagem em clínica médica; Assistência de enfermagem ao paciente idoso.
Cuidados de enfermagem a clientes/pacientes nas diversas etapas do tratamento cirúrgico: pré/trans e pós-operatórios das cirurgias
gerais; Normas e rotinas do centro cirúrgico; Transtornos mentais: conceito, etiologia, epidemiologia, sinais e sintomas clínicos,
farmacoterapia, assistência de enfermagem; Alcoolismo; Emergências; Noções básicas sobre o processo gestacional– sinais e
sintomas; Assistência de enfermagem no pré-natal, parto. Complicações e doenças decorrentes da gravidez; Aleitamento materno;
Agravos sociais: a criança e ao adolescente de violência e abandono; Assistência de enfermagem no atendimento ginecológico;
Anotações de enfermagem. Assistência ao cliente/paciente em tratamento clínico e cirúrgico. Centro de Terapia Intensiva. Programa
Nacional de Imunização-PNI. Notificação das doenças Transmissíveis: Prevenção e Controle.
AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE
Boletim de Produção; Assistência Básica de Saúde à Comunidade: Conceito de Saúde e Prevenção de Doenças; Material e Ambiente; Higiene;
Saneamento Básico e as demais atribuições contidas na Portaria GM Nº 1.886/1997 do Ministério da Saúde.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Conhecimentos sobre: Ata; Ofício; Memorando; Certidão; Atestado; Declaração; Curriculum; Procuração; Aviso; Comunicado; Circular;
Requerimento; Portaria; Edital; Decreto; Organograma
;
Fluxograma;Recebimento e Remessa de Correspondência Oficial; Impostos e Taxas; Siglas e
Abreviaturas; Formas de Tratamento em correspondências oficiais; Tipos de Correspondência; atendimento ao público; Noções de Protocolo;
Arquivo e as cnicas de Arquivamento; Assiduidade; Disciplina na execução dos trabalhos Relações Humanas no trabalho; Noções básicas de
administração pública; Ética no serviço público; Técnicas de qualidade no atendimento público; Trabalho em equipe; Noções básicas de segurança no
trabalho;Relacionamento interpessoal.
ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO
Língua Portuguesa
Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; Conhecimento da língua:
ortografia, acentuação gráfica, masculino e feminino, antônimo e sinônimo e diminutivo e aumentativo.
Matemática
Adição; Subtração; Multiplicação; Divisão. Problemas envolvendo as quatro operações
.
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CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
MOTORISTA
Código de Trânsito Brasileiro: Lei 9503/97 (DOU de 24/09/97) – Alterações feitas pela Lei 9.602 de 21/01/98: disposições Gerais; Composição e
Competência do sistema Nacional de Trânsito; Normas Gerais de circulação e conduta; Pedestre e condutores de veículos não motorizados; Do
cidadão; educação para trânsito; sinalização de trânsito; engenharia de tráfego.
GARI E AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS;
Serão elaboradas questões relativas à prática de cada função.
ANEXO III - CRONOGRAMA
ATIVIDADE DATA/PERIODO LOCAL
PUBLICAÇÃO DO EDITAL 20/12/2010 Locais de Inscrição e no site:
www.dinamicaparnaiba.com.br
INSCRIÇÕES 10 a 14/01/2011 Locais de Inscrição e no site:
www.dinamicaparnaiba.com.br
DIVULGAÇÃO DO HORÁRIO E
LOCAL DE PROVAS
21/01/2011 Locais de Inscrição e no site:
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APLICAÇÃO DAS PROVAS 06/02/2011 Locais de Inscrição e no site:
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DIVULGAÇÃO DO GABARITO 07/02/2011 Locais de Inscrição e no site:
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PRAZO PARA RECURSOS DO
GABARITO
08 e 09/02/2011 LOCIAS DE INSCRIÇÃO
RESULTADO DO RECURSO 14/02/2011 Locais de Inscrição e no site:
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RESULTADO FINAL 23/02/2011 Locais de Inscrição e no site:
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RECURSOS DO RESULTADO 24 e 25/02/2011 LOCIAS DE INSCRIÇÃO
RESULTADO DO RECURSO 28/02/2011 Locais de Inscrição e no site:
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HOMOLOGAÇÃO DO
CONCURSO
01/03/2011 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJUEIRO DA
PRAIA