Edital do Concurso Prefeitura de Figueira - PR 2012

Visualizaçao do Edital do Concurso

PREFEITURA MUNICIPAL DE FIGUEIRA
Estado do Paraná
Rua Dr. Zoilo Simões, 410 - Fone/Fax (043) 547-1114 - CEP 84285-000 -
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CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2012
EDITAL DE CONCURSO Nº 01/2012
O Prefeito do Município de Figueira, Estado do Paraná, Sr. GERALDO GARCIA MOLINA, por meio de suas
atribuições legais, torna público a ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PÚBLICO de provas
escritas e provas práticas para provimento dos cargos efetivos vagos e dos que vagarem na vigência deste
concurso constantes no item 1 (um) deste edital, os quais integram a estrutura de cargos de provimento efetivo
da administração direta, previstos no Plano de Carreira, Cargos e Salários, sendo regidos pelo Estatuto dos
funcionários Públicos do Município de Figueira; tudo em conformidade com os dispositivos constitucionais
pertinentes e com a Comissão Organizadora do Concurso Público, positivada pela Portaria nº 016/2012, de 20 de
janeiro de 2012, publicado em 27/01/2012.
Os trabalhos serão executados pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de
Londrina - FAUEL, com sede na Av. Higienópolis, 174, andar, Londrina PR, e supervisionado pela Comissão
Organizadora do Concurso Público.
1 DOS CARGOS, VENCIMENTOS, MEROS DE VAGAS, JORNADA DE TRABALHO E REQUISITOS
PARA HABILITAÇÃO
1.1 Estão abertas as inscrições para o Concurso Público visando o preenchimento dos cargos abaixo
relacionados:
Cargo
Vagas
Vagas
PNE*
Salário
R$
C/H
Sem.
Escolaridade Exigida
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DO PSF 20 02 675,70
40 Ensino Fundamental completo
AGENTE DE ENDEMIAS DO PSF 03 675,70
40 Ensino Fundamental completo
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL DO PSF
02 675,70
40
Ensino médio completo, curso de qualificação
em Auxiliar em Saúde Bucal**
CONTADOR 01 2.646,44
20 Ensino superior em ciências contábeis**
DENTISTA 01 3.234,52
40 Ensino superior em odontologia**
ENFERMEIRO DO PSF 03 2.058,32
40 Ensino superior em enfermagem**
MÉDICO 03 5.205,24
40 Ensino superior em medicina**
MÉDICO VETERINÁRIO 01 1.324,17
20 Ensino superior em medicina veterinária**
MONITOR DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO
DO TRABALHO INFANTIL
04 675,70
40
Ensino médio completo
OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES 01 794,50
40 Ensino Alfabetizado***
TÉCNICO DE ENFERMAGEM 04 01 998,97
40
Ensino médio completo, curso técnico em
enfermagem**
TÉCNICO DE HIGIENE DENTAL
01 911,32
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Ensino médio completo, curso técnico em
higiene dental**
* Portadores de Necessidades Especiais.
** Possuir registro no respectivo conselho de classe, no ato da convocação para assumir o cargo e mantê-lo
após a admissão, ficando sob sua responsabilidade o pagamento do respectivo conselho.
*** Possuir CNH (carteira nacional de habilitação) categoria D, no ato da prova prática.
1.2 O regime de trabalho e remuneração dos candidatos aprovados neste Concurso Público será regido pelo
Regime Estatutário.
1.3 As vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, conforme dispositivos legais, caso não
sejam preenchidas, serão ocupadas pelos demais candidatos aprovados, conforme ordem de classificação.
1.4 Maiores informações acerca do presente concurso podem ser pesquisadas no endereço eletrônico
www.fauel.org.br ou através do e-mail coordenaconcursos@fauel.org.br .
1.5 – Para os candidatos aprovados e convocados ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, a Prefeitura
Municipal de Figueira PR irá fornecer o Curso introdutório de formação inicial e continuada de ACS, sendo
obrigatória a conclusão do curso, sob pena de desclassificação no Concurso Público.
1.6 – Os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde deverão indicar na ficha de inscrição, a
localidade em que pretendem atuar como agentes, respeitando o item 1.8.
1.7 – Os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde deverão residir, desde a publicação do
presente edital, na localidade (bairro/distrito) em que pretendem atuar conforme especificado na tabela abaixo. A
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comprovação de residência será feita posteriormente no ato da contratação, mediante apresentação da conta de
água, luz, telefone ou outro documento idôneo, conforme Lei Federal nº 11.350/2006.
1.8 – Quadro das subdivisões das localidades dos Agentes Comunitários de Saúde:
Nº VAGAS LOCALIDADE/BAIRRO
08 PSF URBANO 1: Centro; Jardim Santa Bárbara; Jardim Elizabete; Jardim
Araucária; Jardim Alto da Glória; Residencial Vale Verde; Vila Marli; Jardim
Boa Vista; Jardim São Francisco.
07 PSF URBANO 2: Jardim Primavera; Jardim Leonor; Jardim Aurora;
Embalo; Parque das Laranjeiras; Jardim Paraná; Jardim Araretama; Volta
Redonda.
02 PSF RURAL: Bairro Cambuí; Bairro Tatapuí; Madeireira Rio das Pedras.
01 PSF RURAL: Bairro Água Verde; Bairro Barreirinho.
01 PSF RURAL: Bairro Areia Branca
01 PSF RURAL: Bairro Bela Vista
2 – DAS INSCRIÇÕES
2.1 - As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.fauel.org.br, no
período compreendido entre as 08h (horário de Brasília) de 17 de fevereiro de 2012 até às 17h (horário de
Brasília) do dia 08 de março de 2012.
2.2 - Para os candidatos que não tiverem acesso à Internet, será disponibilizado um posto de inscrição na
Prefeitura do Município de Figueira, situada na Rua Zoilo Simões, 410, centro, no mesmo período das inscrições
via internet, no horário das 08h às 11h e das 13h30min às 17h, durante os dias úteis, considerando-se o horário
de Brasília, onde serão disponibilizados computadores e pessoal para orientação quanto à realização de
inscrições.
2.3 - Para os efeitos dos itens anteriores, nem a FAUEL, nem o Município se responsabilizam por solicitação de
inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,
congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de
dados.
2.4 Todas as inscrições somente serão acatadas após a comprovação do pagamento da taxa de
inscrição, que deverá ser efetuada, obrigatoriamente, por intermédio de boleto bancário, obtido no próprio
endereço eletrônico, pagável em qualquer agência bancária, até a data do seu vencimento, não sendo efetivada
a inscrição de candidatos que efetuarem o pagamento da taxa de inscrição por meio de depósito, DOCs
(operação bancária), transferência ou similar.
2.5 - O boleto bancário, emitido no último dia do período de inscrições, poderá ser pago ao primeiro dia útil
subsequente ao do término das inscrições.
2.6 O candidato deverá conferir os dados de sua inscrição antes do pagamento, observar sua disponibilidade
de prestar o presente concurso público e certificar-se de que preenche todos os requisitos necessários para
tomar posse do cargo, pois sob nenhuma hipótese, o valor pago, como taxa de inscrição será devolvido.
2.7 - Não serão admitidas, em nenhuma hipótese, duas ou mais inscrições do mesmo candidato às vagas/cargos
ofertados neste Concurso Público, sendo válida somente a última inscrição efetuada e paga.
2.8 A efetivação da inscrição implica o conhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todos os prazos e
normas estabelecidos pelo presente Edital. A verificação em qualquer época de documentos falsos ou inexatos,
ou falta de cumprimento às condições exigidas, acarretará no cancelamento da inscrição em qualquer momento,
por decisão da Comissão Organizadora do Concurso Público, com posterior publicação. Cancelada a inscrição,
serão anulados todos os atos dela decorrentes.
2.9 A Comissão Organizadora deste Concurso Público divulgará a homologação das inscrições, em mural na
Prefeitura do Município de Figueira, no Órgão de Imprensa Oficial do Município e no site www.fauel.org.br no
prazo de até 10 (dez) dias após o encerramento das mesmas.
2.10 Se o candidato não encontrar o seu nome no Edital das inscrições homologadas ou encontrar erros em
seus dados pessoais ou para o cargo ao qual se inscreveu, deverá, no prazo de 03 (três) dias úteis após a
publicação do Edital de Homologação das Inscrições, apresentar recurso no Posto de Inscrição ou enviar recurso
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via e-mail para coordenaconcursos@fauel.org.br, comprovando ter cumprido todos os itens da etapa das
inscrições.
2.11 – Se o candidato não acompanhar a publicação da homologação das inscrições e seu nome não constar na
relação das inscrições homologadas, ele não poderá fazer a prova e se o seu nome constar em outro cargo, ele
somente poderá fazer a prova para o cargo onde sua inscrição foi homologada.
2.12 - – DA TAXA DE INSCRIÇÃO
Escolaridade exigida
Valor da
Taxa de
inscrição
Até o Ensino fundamental R$ 40,00
Ensino médio R$ 70,00
Ensino superior R$ 120,00
3 – DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
3.1 - Haverá isenção da taxa de inscrição, conforme Decreto Federal nº 6.593/2008.
3.2-Conforme o Decreto Federal n.º 6.593, de 2 de outubro de 2008, Art. 1º, ficam isentos do pagamento da taxa
de inscrição neste Concurso Público, realizado no âmbito municipal, os candidatos que:
a) estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o
Decreto Federal n.º 6.135, de 26 de junho de 2007; e
b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007.
3.3-O candidato que faz jus ao benefício deverá:
a) efetuar sua inscrição no concurso público no período de 17 a 28 de fevereiro de 2012, através do site
www.fauel.org.br.
b) Preencher a declaração de que atende à condição estabelecida no item 3.2, “b”, conforme anexo III deste
edital.
c) Encaminhar por Sedex para a FAUEL, Av. Higienópolis, 174 -8º andar CEP 86020-908, Londrina PR, até o
dia 29 de fevereiro de 2012, os seguintes documentos: Anexo III devidamente preenchido, cópia autenticada do
documento de identificação tipo R.G.; cópia autenticada da Carteira de Trabalho CTPS (páginas que
identifiquem o candidato e caracterizem a sua situação de desemprego).
3.4 - A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no
parágrafo único do art. 10 do Decreto n.º 83.936, de 6 de setembro de 1979.
3.5 -Não será aceita solicitação de isenção do pagamento de valor de inscrição via fax ou via correio eletrônico.
3.6 - A relação dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos será divulgada, em mural na Prefeitura Municipal
de Figueira - PR, e no site 7www.fauel.org.br/concurso no dia 05 de março de 2012.
3.7 - Não haverá recurso contra o indeferimento do requerimento de isenção da taxa de inscrição.
3.8 - Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão acessar o endereço eletrônico
www.fauel.org.br, imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição e efetuar o pagamento até o dia 09 de
março de 2012.
4 – DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
4.1 Serão destinadas aos portadores de deficiência, 5% do total de vagas do concurso, conforme item 1.1,
desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser
preenchido, nos termos do art. 43 do Decreto nº 3.298/99.
4.1.1- Para efeito do cálculo da proporcionalidade dos 5% referido no item 3.1 será considerado como inteira a
fração igual ou superior a 0,5 (zero vírgula cinco).
4.2 O candidato portador de deficiência deverá enviar, obrigatoriamente, via SEDEX postado até o dia 08 de
março de 2012, para a FAUEL, Av. Higienópolis,174 - andar – CEP 86020-908, Londrina PR, Anexo IV, deste
Edital devidamente preenchido e laudo médico ou atestado (original ou cópia autenticada) indicando a espécie, o
grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da classificação internacional
de doenças (CID) vigente, bem como a provável causa da deficiência e, também, o enquadramento previsto no
artigo do Decreto Federal nº. 3.298 de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federal 5.296 de 2
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de dezembro de 2004. Não serão considerados resultados de exames e/ou documentos diferentes do descrito
e/ou que tenham sido emitidos a mais de 90 (noventa) dias.
4.3 – Caso o candidato inscrito como portador de deficiência não se enquadre nas categorias definidas no art. 4º,
incisos I a V, do Decreto Federal nº. 3.298/99, ou seu Laudo Médico o se enquadre nas especificações deste
edital, a homologação de sua inscrição se dará na listagem geral de candidatos.
4.4 – Haverá concorrência em igualdade de condições para todos os candidatos.
4.5 Fica anulada a participação do candidato como portador de necessidades especiais, sem possibilidade de
posterior discussão, quando, no ato da inscrição, não tenha declarado esta condição nem tampouco obedecido
aos requisitos anteriormente descritos.
4.6 O candidato, com deficiência ou não, que necessitar de condição(ões) especial(ais) para realização da
prova, no ato da inscrição, deverá protocolar um requerimento na Prefeitura do Município de Figueira, solicitando
a(s) condição(ões) especial(ais) de que necessita, sendo vedadas alterações posteriores. Caso não o faça, sejam
quais forem os motivos alegados, fica sob sua exclusiva responsabilidade a opção de realizar ou não a prova.
4.7 O resultado final será também publicado em duas listas, sendo a primeira com a pontuação de todos os
candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda, somente a pontuação destes.
5 – DAS ETAPAS DO CONCURSO PÚBLICO
O Concurso Público compreenderá as seguintes etapas:
5.1 Primeira etapa realização de Prova Escrita Objetiva, aplicada a todos os candidatos, possuindo caráter
eliminatório e classificatório.
5.2 – Segunda etapa – realização das seguintes provas:
5.2.1 – Provas de aptidão prática de caráter eliminatório e classificatório, sendo aplicada para o cargo de
OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES.
5.3 – Terceira etapa – realização de exame médico pré-admissional para verificar se o candidato preenche todos
os requisitos para investidura no cargo, no ato da convocação para admissão.
6 – DA PRIMEIRA ETAPA –
6.1 – Da Composição da Prova Objetiva
6.1.1 A prova objetiva para os cargos cuja escolaridade seja até o ensino fundamental, será composta por 40
questões, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento:
Conteúdos Quantidade de Questões Peso Individual
Conhecimentos Específicos do cargo 10 6,0
Conhecimentos Gerais e Legislação 10 2,0
Língua Portuguesa 10 1,0
Matemática 10 1,0
MÁXIMO DE PONTOS A SEREM OBTIDOS (nº questões x peso) 100,00
6.1.2 A prova objetiva para os cargos cuja escolaridade seja ensino médio e superior, será composta por 40
questões, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento:
Conteúdos Quantidade de Questões Peso Individual
Conhecimentos Específicos do cargo 15 5,0
Conhecimentos Gerais e Legislação 15 1,0
Língua Portuguesa 10 1,0
MÁXIMO DE PONTOS A SEREM OBTIDOS (nº questões x peso) 100,00
6.2 – Dos Conteúdos Programáticos e Atribuições dos Cargos
6.2.1 – Os conteúdos programáticos estão disponibilizados no Anexo I e as Atribuições dos Cargos estão
disponibilizados no Anexo II, observando-se a especificidade para cada cargo e estarão disponíveis no site
www.fauel.org.br.
6.3 – Das Disposições Gerais Sobre a Prova Objetiva
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6.3.1 As provas escritas objetivas serão realizadas no dia de abril de 2012, devendo o candidato
comparecer às 08h30min, pois os portões permanecerão aberto somente até às 09 horas (horário de Brasília).
Os locais de aplicação das provas serão publicados no Edital de Homologação das Inscrições.
6.3.2 O candidato deverá comparecer ao local da prova portando documento oficial de identificação com
fotografia e caneta esferográfica azul ou preta.
6.3.3 – Considera-se documento oficial de identificação: Cédula de Identidade (RG), Carteira Nacional de
Habilitação com foto, Carteira de Trabalho, Passaporte e Certificado de Reservista. Também serão aceitas as
carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelos Corpos de Bombeiros Militares, pelos órgãos fiscalizadores
de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc.), carteiras funcionais do Ministério Público ou expedidas por
órgão público que, por lei federal, valham como identidade.
6.3.4 Não serão aceitos como documentos de identificação a certidão de nascimento, CPF, título de eleitor,
carteira de motorista (modelo antigo), carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade, nem
documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.
6.3.5 Também não serão aceitos o protocolo e/ou o comprovante pagamento de pedido de documento, bem
como de sua 2ª via.
6.3.6 – Poderá ser exigida identificação especial do candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas
relativas à fisionomia ou à assinatura do portador. A mesma exigência será feita nos casos de apresentação de
Boletim de Ocorrência original, expedido há no máximo 90 dias, ou sua cópia autenticada, quando houver perda,
furto ou roubo dos documentos de identificação.
6.3.7 A falta de apresentação de documento de identificação com foto, descrito no item 6.3.4, compõe falta de
requisito para realizar a prova, cominando na exclusão do candidato do concurso.
6.3.8 – Não haverá segunda chamada para a realização das provas. O não comparecimento a qualquer uma das
provas de caráter eliminatório implicará na eliminação automática do candidato.
6.3.9 – Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, mesmo em
razão de afastamento de candidato da sala de provas.
6.3.10 A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha, contendo cinco opções (A, B, C, D, e
E), com uma única alternativa a ser assinalada de acordo com o comando da questão, que terá marcação
correspondente no Cartão Resposta e seu preenchimento deverá ter conformidade com as instruções
apresentadas em sua parte superior.
6.3.11 – O tempo de resolução da prova é de 3 (três) horas, e o tempo mínimo para deixar o local de provas é de
1 (uma) hora. O candidato que não tenha terminado sua prova, somente poderá afastar-se da sala com
acompanhamento do fiscal responsável.
6.3.12 Não serão computadas as questões não preenchidas integralmente, não assinaladas ou assinaladas a
lápis, assim como aquelas que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.
6.3.13 – Sua correção obedecerá a uma escala centígrada (de 0 a 100 pontos), estando classificado nesta etapa,
somente o candidato que somar 50 pontos, cominando com a eliminação dos demais.
6.3.14 – Não será permitida a permanência de acompanhante de candidato ou de pessoas estranhas ao
Concurso Público, nas dependências do local de aplicação da prova.
6.3.15 – Será sumariamente eliminado do Concurso, o candidato que:
a) durante a realização da prova, fizer tentativa de consulta de qualquer natureza;
b) utilizar-se de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou similar;
c) utilizar-se de processos ilícitos na realização das provas ou fizer qualquer tipo de comunicação com
outro candidato;
d) tratar com descortesia os fiscais de provas, seus auxiliares, coordenadores ou autoridades;
e) perturbar a ordem dos trabalhos;
f) criar tumulto e/ou situação constrangedora para si, para outros candidatos, para pessoas que
trabalham pelo concurso e para a instituição aplicadora;
g) afastar-se do local das provas sem o acompanhamento do fiscal;
h) antes de ter concluído as provas, deixe de assinar a Lista de Presença e/ou seu Cartão Resposta;
i) ausentar-se da sala portando o Cartão Resposta e/ou o Caderno de Questões;
j) descumprir as instruções contidas na capa das provas ou emanadas pelos fiscais ou por responsáveis
pelo concurso.
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6.4 – Durante a prova:
6.4.1 Aparelhos celulares e eletrônicos deverão ser desligados durante o período de realização da prova. A
FAUEL não se responsabilizará por perda ou extravio de qualquer objeto ocorrido durante a realização das
provas.
6.4.2 Ao atingir o horário estipulado para o início do exame, o candidato receberá o Caderno de Provas e seu
Cartão de Respostas, sendo que, são de inteira responsabilidade do candidato a conferência de seus dados
(nome, número de inscrição e de identidade), a assinatura nos campos necessários, a conferência das páginas e
do número de questões do Caderno de Provas.
6.4.3 O preenchimento e o cuidado com o Cartão de Respostas são de inteira responsabilidade do candidato,
pois será o único documento válido para a correção, não podendo o candidato amassar, molhar, dobrar, rasgar,
manchar ou, de qualquer modo, danificar o Cartão, sob pena de ter sua correção prejudicada pela
impossibilidade de realização da leitura óptica. Em hipótese nenhuma haverá sua substituição em caso de
erro ou rasura no preenchimento dos dados ou na transcrição das respostas.
6.4.4 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em
caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para a realização das provas. Nesse caso, o
candidato será acompanhado por fiscal da FAUEL, devidamente treinado.
6.4.5 Nos casos de dúvida relacionada a qualquer questão, o candidato poderá solicitar a folha de ATA ao
fiscal, para que registre seus motivos, os quais posteriormente serão analisados pela equipe técnica da empresa
e pela Comissão Organizadora.
6.4.6 – As anotações de informações relativas às respostas, deverão ser realizadas apenas no verso do
comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
6.4.7 Ao terminar a prova e o preenchimento do Cartão de Respostas, entregue o cartão resposta ao fiscal de
sala.
6.4.8 - Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até o final da prova, para acompanhar o
encerramento dos trabalhos, assinar a folha ATA, lacrar o envelope dos gabaritos, que deverá ter suas
assinaturas sobre a fita do lacre.
6.4.9 – Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato ou de pessoas estranhas ao Concurso
Público nas dependências do local de aplicação da prova.
6.4.10 – Após a conclusão da sua prova, o candidato poderá levar consigo o caderno de provas.
6.4.11 O gabarito preliminar estará disponível no site www.fauel.org.br até às 09 horas do dia 02 de abril de
2012.
7 – DA SEGUNDA ETAPA – PROVAS DE APTIDÃO PRÁTICA E PROVA DE TÍTULOS
7.1 – Da Prova de Aptidão Prática
7.1.1 Os candidatos ao cargo de Operador de Máquinas Leves, deverão prestar prova prática, de caráter
eliminatório e classificatório, que avaliará suas habilidades relacionadas ao cargo pretendido, a ser realizada no
dia de abril de 2012, às 13h30min, devendo os candidatos comparecerem em frente a Prefeitura Municipal de
Figueira para o deslocamento ao local da prova prática.
7.1.2 - Os critérios das provas práticas para o cargo de Operador de Máquinas Leves, serão os seguintes:
a) Verificação das condições da máquina;
b) Verificação e utilização dos itens e procedimentos de segurança;
c) Partida e parada;
d) Uso correto dos instrumentos de manuseio; e
e) Obediência às situações do trajeto.
7.1.2.1 Para a realização da prova prática, os candidatos deverão escolher 01 (uma) das máquinas
relacionadas na tabela seguinte:
Trator Massey Fergunson 275 4 X 2 – Ano 2001
Trator New Rolland TL 75 – 4 x 4 - Ano 2008
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7.1.3 A prova prática será valorada da seguinte forma: o candidato inicia a prova com 100 pontos, sendo-lhe
subtraído o somatório de pontos perdidos relativos às faltas cometidas durante a realização da prova, sendo sua
pontuação final calculada de acordo com a fórmula abaixo:
Pontuação da Prova Prática = (100 - ? PP), sendo “? PP” = somatória dos pontos perdidos.
A gravidade das faltas serão definidas conforme o previsto no Código de Trânsito Brasileiro e serão valoradas da
seguinte forma:
a) Faltas Gravíssimas: 30 pontos negativos;
b) Faltas Graves: 20 pontos negativos;
c) Faltas Médias: 10 pontos negativos, e;
d) Faltas Leves: 05 pontos negativos.
7.1.4 - As provas práticas consistirão na operação de máquina específica para o cargo em que está concorrendo,
na presença de examinadores, em tarefa a ser determinada no momento da prova, através de planilha
previamente elaborada pela FAUEL, na qual, constarão além das questões, o grau da infração cometida.
7.1.5 – Todos os Exames práticos serão realizados perante uma comissão designada pelos dirigentes do
concurso, e terão a duração máxima de 30 (trinta) minutos. Durante todo o tempo, o candidato examinado deverá
estar acompanhado por no mínimo, um dos examinadores.
8 – DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS
8.1 – Dos Recursos Interpostos Contra a Prova Escrita
8.1.1 Os candidatos que desejarem interpor recurso contra os gabaritos preliminares disporão de 03 (três) dias
úteis, a contar do início do horário de expediente da Prefeitura do Município de Figueira, do primeiro dia útil
subsequente à publicação do gabarito preliminar e da prova escrita que estarão disponíveis no site
www.fauel.org.br devendo o recurso ser protocolado na Prefeitura Municipal de Figueira.
8.1.2. – O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo na elaboração de seu recurso, indicando de maneira
evidente, suas intenções (alteração de gabarito, anulação da questão, etc.).
8.1.3 Serão preliminarmente indeferidos os recursos extemporâneos, inconsistentes, que afrontem a dignidade
e o decoro da FAUEL, da Prefeitura do Município de Figueira ou de qualquer de seus colaboradores, o mesmo
ocorrendo com recursos enviados via postal e via fax.
8.1.4 A Comissão Organizadora julgará os recursos e, caso alguma questão seja anulada, sua respectiva
pontuação será atribuída a todos os candidatos, alterando-se o gabarito preliminar publicado.
8.2 – Dos Recursos Interpostos Contra as Demais Fases do Concurso
8.2.1 – O candidato poderá interpor recurso contra o Edital de Homologação, caso não tenha seu nome publicado
ou encontre erro em seus dados pessoais, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis, a contar da publicação.
8.2.2 Os recursos contra a prova prática terão prazo de 03 (três) dias úteis, a contar do início do horário
comercial do primeiro dia útil, subseqüente ao da publicação do resultado final da prova.
8.2.3 Os recursos genéricos contra qualquer ocorrência durante o andamento corrente do concurso, terão
prazo de 03 (três) dias úteis, a contar de sua efetivação, devendo o recurso ser protocolado na Prefeitura
Municipal de Figueira.
9 – DO RESULTADO FINAL
9.1 Para os cargos em que for exigida apenas a prova objetiva, os candidatos serão classificados em ordem
decrescente, de acordo com a nota final obtida.
9.2 – Para os cargos em que forem exigidas provas objetivas e de aptidão prática, os candidatos serão
classificados em ordem decrescente, de acordo com a média aritmética ponderada das duas provas, utilizando-
se a seguinte fórmula:
(nota da prova escrita) x 0,4 + (nota da prova prática) x 0,6 = Média de Classificação
9.3 - Serão considerados aprovados, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.
10 – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
10.1 – Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
a) Tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição no concurso, conforme art.
27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
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b) Obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;
c) Obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Gerais e Legislação;
d) Obtiver maior nota na prova de Língua Portuguesa.
e) O candidato mais idoso.
f) Por sorteio.
11 – DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO
11.1 – Aprovação no Concurso Público.
11.2 – Ser brasileiro nato ou naturalizado.
11.3 Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino, por meio de
comprovação.
11.4 – Estar em dia com as obrigações eleitorais, apresentando comprovante da última eleição.
11.5 – Possuir cédula de identidade RG e estar cadastrado no CPF.
11.6 – Ter idade mínima de dezoito (18) anos na data da convocação;
11.7 Candidatos para o cargo de Operador de Máquinas Leves, devem possuir CNH de categoria “D”, no ato
da prova prática.
11.8 Não possuir condenação criminal transitada em julgado e não cumprida, sendo comprovado por
declaração assinada pelo candidato.
11.9 – Não ter sido demitido por justa causa do serviço público, sendo comprovado por declaração assinada pelo
candidato.
11.10 Não estar em exercício de cargo público incompatível, nem tampouco aposentado em decorrência de
cargo, função ou emprego público, de acordo com o previsto no art. 37, XVI, XVII e §10 da Constituição Federal.
11.11 Estar registrado no respectivo Conselho de Classe, bem como estar em dia com as demais exigências
legais do órgão fiscalizador e regulador do exercício profissional, quando for o caso.
11.12 – Possuir escolaridade e habilitação legal para o exercício do cargo pretendido.
11.13 Os requisitos acima deverão ser comprovados pelo candidato aprovado e convocado para tomar posse
do cargo.
11.14 Apresentar carteira de trabalho e demais documentos solicitados no Edital de Convocação para tomar
posse do cargo.
11.15 O atendimento a cada um dos requisitos acima é de responsabilidade exclusiva do candidato e sua
inobservância acarreta a impossibilidade de sua titularização.
12 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1 – É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos Editais e demais comunicados com
a divulgação dos locais e datas das provas que serão publicados no Órgão de Imprensa Oficial do Município,
afixado em mural no hall de entrada da Prefeitura do Município de Figueira e estarão também disponíveis no site
www.fauel.org.br .
12.2 Não será expedido qualquer documento comprobatório de classificação ou aprovação, valendo-se o
candidato, das publicações oficiais do Concurso.
12.3 – No processo de titularização, fica o candidato convocado, sujeito à aprovação em exame pré-
admissional, podendo ser médico e/ou psicológico.
12.4 – Os candidatos aprovados e convocados prestarão serviços na jurisdição territorial do município de
Figueira, podendo ser na sede, distritos, vilas e/ou localidades, de acordo com as necessidades da administração
do município.
12.5 – A convocação para nomeação dar-se-á por Edital, publicado em Órgão de Imprensa Oficial do Município
e através de correspondência registrada.
12.6 – Os aprovados serão chamados exclusivamente para preenchimento de vagas existentes, de acordo com a
necessidade do serviço público municipal, atendendo aos Princípios da Administração Pública.
12.7 – Caso venha a mudar de endereço e telefone, informados no ato da inscrição do concurso, o candidato
aprovado deverá atualizar seus dados cadastrais, protocolando pedido na Prefeitura do Município de Figueira.
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12.8 O candidato classificado que, quando convocado para tomar posse, não aceitar a convocação, poderá
solicitar o deslocamento para o final da lista de classificação do respectivo cargo pelo prazo de validade do
concurso, através de requerimento protocolado na Prefeitura do Município de Figueira – PR.
12.9 – O candidato nomeado será efetivado no cargo quando cumprir os requisitos do estágio probatório
previsto na Constituição Federal e no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Figueira.
12.10 Os Cartões Resposta deste Concurso, serão arquivados pela instituição responsável, pelo prazo de
validade do concurso e depois incinerados.
13 – DA VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO
13.1 – O prazo de validade do presente Concurso Público será de 02 (dois) anos, a contar da data de
homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.
13.2 – A aprovação no Concurso Público não garante a titularização no cargo pretendido, assegurando apenas, a
expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato, condicionado à observância dos Princípios
da Oportunidade e da Conveniência do Poder Público.
14 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
14.1 – Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público, com
auxílio da Procuradoria Geral do Município.
14.2 São partes integrantes deste Edital, todos os seus Anexos, que trarão os Conteúdos Programáticos, as
atribuições de cada cargo, o requerimento de isenção da taxa de inscrição, requerimento de reserva de vagas
para portadores de deficiência, o requerimento para recurso e o cronograma, os quais estão disponíveis no site
www.fauel.org.br e no mural da Prefeitura do Município de Figueira – PR.
14.3 – Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.
Município de Figueira, Estado do Paraná, em 16 de fevereiro de 2012.
GERALDO GARCIA MOLINA
Prefeito
VALDIRENE DA SILVA SOUZA
Presidente
Comissão Organizadora de Concurso
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CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2012
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01.01/2012
ANEXO I
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Para os cargos que exijam como escolaridade mínima até o ensino fundamental completo:
Interpretação de textos. Ortografia oficial. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Flexão do substantivo e
adjetivo (gênero e número). Uso de conectivos. Emprego dos pronomes. Pontuação. Conhecimentos
básicos de concordância nominal e verbal.
Para os cargos do ensino médio e superior:
Interpretação de textos. Ortografia oficial. Divisão silábica. Acentuação gráfica e crase. Flexão do
substantivo e adjetivo (gênero e número). Emprego das classes de palavras. Pontuação. Concordância
nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras: sinônimos, antônimos,
homônimos e parônimos. Sintaxe da oração e do período. Redação de correspondências oficiais.
Obs. Não serão cobradas as alterações promovidas pelo novo Acordo Ortográfico, pois, de acordo com
a resolução de 29 de setembro de 2008, a reforma entrou em vigor em janeiro de 2009, mas as duas
grafias (a antiga e a nova) continuarão valendo até dezembro de 2012.
MATEMÁTICA
Para os cargos que exijam como escolaridade mínima até o ensino fundamental completo:
Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de
medida no Brasil. Perímetro e área das principais figuras geométricas planas. Regra de três simples.
Razão e Proporção. Porcentagem e juros simples. Análise e interpretação de gráficos e tabelas.
CONHECIMENTOS GERAIS E LEGISLAÇÃO PARA TODOS OS CARGOS
Fundamentos históricos e geográficos do Brasil. República Velha (1889 e 1930). A Revolução de 1930
e a Era Vargas. O Estado Novo (1937 a 1945). República Liberal-Conservadora (1946 a 1964).
Governos militares. A Nova República. Brasil Contemporâneo. Atualidades: Tópicos relevantes e atuais
de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações
internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas ambientais. Interação entre o clima, a
vegetação, o relevo, a hidrografia e o solo no espaço natural brasileiro. Os recursos minerais e
energéticos brasileiros, produção e consumo, conservação e esgotamento. História do Estado.
Aspectos históricos do Município. Aspectos geográficos do Município: hidrografia, relevo, população,
clima, vegetação, limites geográficos, economia e símbolos municipais. Ética e trabalho. Constituição
da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas atualizações. (arts. a 14 e arts. 37 a 43). Lei
Orgânica e Estatuto do Servidor Municipal.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DO PSF:
Conhecimentos específicos: Competências e habilidades do Agente Comunitário de Saúde. Cadastramento de famílias. Pré-Natal. Parto
e Nascimento Humanizado, Puerpério. Aleitamento materno. Vigilância epidemiológica.
Conhecimentos básicos: Conceitos básicos: endemias, epidemia, pandemia, hospedeiros, reservatório, vetores de doenças, via de
transmissão de doenças. Indicadores de saúde. Interpretação demográfica. Saneamento Básico Meio Ambiente (água, Solo e Saúde).
Higiene pessoal (bucal). Saúde da criança, do adolescente, da mulher (exames de prevenção ao câncer de mama e cérvico-uterino), do
homem (exames de prevenção ao câncer de próstata), do idoso. Prevenção a acidentes da criança e do idoso. Direitos da criança. Direito
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dos idosos. Alimentação e nutrição. Planejamento familiar. Prevenção e combate ao uso de drogas. Conhecimento sobre as principais
doenças Infecciosas e Parasitárias: DST/AIDS, coqueluche, dengue, difteria, doença de chagas, escarlatina, esquistossomose, febre
amarela, febre tifóide, hanseníase, hepatites, leptospirose, malária, meningite, parotidite, poliomielite, raiva, rubéola, sarampo, tétano,
tuberculose, varicela e outras doenças do aparelho respiratório e circulatório. Biologia e controle de roedores, escorpiões e outros
peçonhentos. Calendário de vacinas. PSF (programa de saúde da família). Sistema Único de Saúde (SUS): Seus princípios, Suas
diretrizes, Leis (8.080/90 e 8.142/90); Normas e Portarias atuais; Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96) e (NOAS/2001).
AGENTE DE ENDEMIAS DO PSF:
Conhecimentos específicos: Competência e habilidades dos agentes de endemias. Recomendação quanto ao manuseio de inseticidas e
uso de E.P.I..
Conhecimentos básicos: Conceitos básicos: endemias, epidemia, pandemia, hospedeiros, reservatório, vetores de doenças, via de
transmissão de doenças. Indicadores de saúde. Interpretação demográfica. Saneamento Básico Meio Ambiente (água, Solo e Saúde).
Higiene pessoal (bucal). Saúde da criança, do adolescente, da mulher (exames de prevenção ao câncer de mama e cérvico-uterino), do
homem (exames de prevenção ao câncer de próstata), do idoso. Prevenção a acidentes da criança e do idoso. Direitos da criança. Direito
dos idosos. Alimentação e nutrição. Planejamento familiar. Prevenção e combate ao uso de drogas. Conhecimento sobre as principais
doenças Infecciosas e Parasitárias: DST/AIDS, coqueluche, dengue, difteria, doença de chagas, escarlatina, esquistossomose, febre
amarela, febre tifóide, hanseníase, hepatites, leptospirose, malária, meningite, parotidite, poliomielite, raiva, rubéola, sarampo, tétano,
tuberculose, varicela e outras doenças do aparelho respiratório e circulatório. Biologia e controle de roedores, escorpiões e outros
peçonhentos. Calendário de vacinas. PSF (programa de saúde da família). Sistema Único de Saúde (SUS): Seus princípios, Suas
diretrizes, Leis (8.080/90 e 8.142/90); Normas e Portarias atuais; Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96) e (NOAS/2001).
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL DO PSF:
Preenchimento de fichas clinica. Prevenção. Cariologia. Placa bacteriana. Técnicas de escovação. Tipos de dentição. Anatomia dental.
Esterilização, Desinfecção, Assepsia, Antiasepsia. Ergonomia (trabalho a quatro mãos). Métodos de Prevenção (selantes, flúor, palestras).
Materiais e Instrumentais utilizados na clinica odontológica (seqüência, utilização). Rotina de cuidados com equipamentos da clinica.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Sistema Único de Saúde (SUS): seus princípios e diretrizes. Leis (8.080/90 e 8.142/90).
Normas e portarias atuais, Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96). Programa Saúde da Família (PSF). Informática: Sistema
Operacional Windows 98, ME, 2000/XP e GNU/LINUX, Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office XP, 2003 e 2007 (Word, Excel,
PowerPoint), Internet; Anti-vírus.
CONTADOR:
Conhecimentos básicos - Contabilidade Geral: objetivo, finalidade; conceito, objeto e campo de atuação; patrimônio e suas variações;
contas (conceito, tipo e plano de contas); escrituração; métodos, diário, razão e livros auxiliares; registro de operações mercantis e de
serviços; Provisões; depreciação, amortização e exaustão; ajustes e levantamento de demonstrativos financeiros (balanço Patrimonial,
demonstração do resultado do exercício, demonstração das mutações do patrimônio liquido e demonstração das origens e aplicações de
recursos); participações societárias (conceito, classificação e formas); Contabilidade Societária: Cisão, Incorporação e Fusão.partes
relacionadas, Contabilidade gerencial: noções preliminares (características da contabilidade gerencial); custos para avaliação de estoques,
controle e tomada de decisão; informações contábeis para tomada de decisão; análise de balanços como instrumento de avaliação de
desempenho (análise vertical, análise horizontal e análise por quocientes liquidez, atividade e rentabilidade). Auditoria: noções básicas
de auditoria interna, natureza e campo de atuação da auditoria; auditoria governamental, campo de atuação, classificação, aplicação,
auditoria externa ou independente, normas CVM. Contabilidade Intermediária: conceitos, funções, aplicações. Contabilidade Pública:
conceito, campo de atuação; bens públicos, entidades públicas, conceito e classificação; orçamento: conceito, elaboração e regime
orçamentário; créditos adicionais: conceito e classificação; receitas e despesas orçamentárias; estágios e classificação; receitas e
despesas extra-orçamentárias, variações independentes da execução orçamentária; sistema de contas: conceito e classificação;
demonstrativos contábeis: balanço orçamentário, financeiro e patrimonial e demonstrativo das variações patrimoniais; SIAFI (Sistema
integrado de administração financeira), contabilidade orçamentária, financeira e patrimonial: despesas e receitas segundo as categorias
econômicas. Classificação funcional programática: código e estrutura. Programa de trabalho de governo (demonstrativo de funções), LOA,
LDO, Lei orçamentária, orçamento-programa, programas e sub-programas por projetos e atividades. Comparativo da receita orçada com a
arrecadada. Comparativo da despesa autorizada com a realizada. Demonstrativo da dívida flutuante (restos a pagar). Organização dos
serviços de contabilidade pública. Formulas de escrituração contábil. Controle dos bens patrimoniais. Controladoria no setor público:
conceito, classificação, forma de atuação, objetivos; o controle no setor público; controle interno e controle externo: o exercício do controle
na gestão pública: regulamentação legal. Legislação: Lei 4.320/64; Lei 6.404/76. Lei 9.430/96. Lei 10.406/02. Lei complementar nº 101/00.
Lei complementar 123/2006. Lei complementar 116/2003. Instrução Normativa SRF 459/04. Instrução Normativa SRF 971/09.
Instrução Normativa SRF nº 480/04. Resolução CFC 750/93. Tópicos contemporâneos de Contabilidade Geral. Lei 8.666/93. Constituição
de l988 e suas alterações (arts. 145 a 169). Toda legislação citada anteriormente e suas respectivas alterações e complementações até a
publicação deste Edital.
DENTISTA:
Conhecimentos específicos - Odontologia Social e Preventiva: Educação em saúde bucal. Epidemiologia aplicada à odontologia.
Níveis de prevenção. Métodos preventivos (Flúor, Selantes). Prevenção das doenças bucais.
Anatomia: Anatomia dental e análise funcional. Anatomia e aplicação clínica. Sistema dental.
Anestesia: Farmacologia dos anestésicos locais. Anestésicos locais e controle da dor. Complicações das anestesias locais. Técnicas
anestésicas em odontologia. Substância anestésica. Toxicologia.
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Cirurgia: Princípios da cirurgia. Técnica exodônticas. Acidentes e complicações exodônticas. Técnicas cirúrgicas. Instrumental.
Medicação pré e pós-operatório.
Dentística restauradora: Cárie dentária. Princípios de preparo cavitário. Materiais protetores do complexo dentina polpa. Restaurações
de resina em dentes anteriores e posteriores. Adesivos. Amálgama. Cimento ionômero de vidro. Tratamento Restaurador Atraumático
(ART). Tratamentos preventivos. Técnicas restauradoras minimamente invasivas. Isolamento absoluto. Radiologia oral.
Endodontia: Considerações iniciais. Topografia da cavidade pulpar. Alterações patológicas no periápice. Tratamento conservador da
polpa dental. Abertura coronária. Obturação do canal radicular. Apecificação. Reabsorção dentária.
Farmacologia e Terapêutica Aplicada à Odontologia: Antibióticos. Analgésicos. Atipiréticos. Antiinflamatórios. Hemostáticos. Drogas
Ansiolíticas. Relaxantes musculares de ação central. Vitaminas. Tratamento de paciente grávidas, diabéticos. Problemas cardiovasculares,
doenças gastrointestinais e doenças do sangue. Endocardite bacteriana.
Odontopediatria: Procedimentos preventivos e restauradores. Prevenção da cárie dentária na criança e no adolescente. Traumatismo na
dentição decídua. Tratamento pulpar em dentes decíduos. Restaurações em dentes decíduos. Anatomia dos dentes decíduos. Fluorose
dental. Selantes. Técnicas anestésicas em crianças. Técnicas de RX em crianças. Farmacologia para crianças.
Patologia Bucal: Distúrbios do desenvolvimento e do crescimento. Doenças de origem microbiana. Distúrbios do metabolismo. Doenças
do sistema específico. Anomalias dentárias. Patologia das glândulas salivares. Tumores de tecidos moles.
Periodontia: Anatomia periodontal. Classificação das doenças periodontais. Placa e cálculo dental. Doença periodontal necrosante.
Raspagem e alisamento radicular. Gengivite. Periodontite. Doenças infecciosas.
Materiais dentários: Materiais de moldagem, gessos, ligas para amálgama. Composição das resinas.
Ética odontológica: Código de ética odontológica.
Saúde Pública: Sistema Único de Saúde (SUS): seus princípios e diretrizes. Leis (8.080/90 e 8.142/90). Normas e portarias atuais. Norma
Operacional Básica (NOB/SUS/96). Programa Saúde da Família (PSF).
ENFERMEIRO DO PSF:
Conhecimentos específicos - Enfermagem: conceito, objetivos, categorias e atribuições. Noções de Anatomia e Fisiologia. Esterilização,
desinfecção, assepsia e antissepsia. Fontes de infecções: ambiente, paciente e equipe médica. Infecção hospitalar. Técnicas e
procedimentos: admissão do paciente, sistema de informação em enfermagem - prontuário, sinais vitais, aferição de altura e peso,
lavagem das mãos, arrumação de cama, higiene oral, banhos, lavagem intestinal, curativos, sondagem nasogástrica, sonda nasoenteral,
nebulização, inalação, aspiração, retirada de pontos. Posições para exames. Administração de medicamentos. Assistência cirúrgica:
central de material de esterilização, tipos, potencial de contaminação, materiais e equipamentos dos centros. Enfermagem pré-operatório:
prevenção de complicações, instrumentais e fios cirúrgicos, cuidados pós operatórios. Atendimento de emergência: parada
cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas superiores, hemorragias, traumatismos, desmaios, convulsões, queimaduras, picadas de
animais peçonhentos. Saúde do profissional de enfermagem.
Conhecimento sobre as principais doenças Infecciosas e Parasitárias: AIDS, coqueluche, dengue, difteria, escarlatina, doença de
chagas, esquistossomose, febre amarela, hanseníase, hepatites, leptospirose, malária, meningite, parotidite, poliomielite, raiva, rubéola,
sarampo, tétano, tifóide, tuberculose, varicela e outras doenças do aparelho respiratório e circulatório.
Enfermagem materno-infantil: Assistência de enfermagem à mulher no ciclo grávido-puerperal. Assistência de enfermagem às principais
afecções ginecológica. Assistência de enfermagem ao recém-nascido e à parturiente (normal ou com complicações). Crescimento e
desenvolvimento infantil. Assistência de enfermagem ao aleitamento materno. Crianças com afecções dos aparelhos respiratórios, renais,
vias urinárias e do aparelho reprodutor. Distúrbios metabólicos, hematológicos, cardiovasculares e digestivos, considerações pediátricas.
Oncologia pediátrica e envenenamento infantil.
Enfermagem de Saúde Pública e Coletiva: Noções gerais de Saúde Pública e Coletiva: conceito de saúde e saúde pública e coletiva.
Notificação compulsória. Lixo hospitalar. Calendário de vacinação. Noções de trabalho em equipe. Sistema Único de Saúde (SUS): Seus
princípios, diretrizes e Leis (8.080/90 e 8.142/90); Normas e Portarias atuais; Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96). Programa Saúde
da Família (PSF). Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas alterações. (arts l96 a 200).
Ética Profissional: Código de ética profissional. Conselho Federal e Regional de Enfermagem (COREN e COFEN).
MÉDICO:
Clínica Cirúrgica: Choque. Queimaduras. Gangrenas. Fraturas em geral. Principais fraturas. Torções. Luxações. Traumatismos. Lesões
traumáticas do crânio, coluna vertebral, tórax, abdome e dos membros. Apendicite e hérnias abdominais. Oclusão intestinal. Osteomielite e
tumores dos ossos. Afecções cirúrgicas do aparelho genital. Abdome agudo. Feridas cirúrgicas. Préoperatório. Pós-operatório.
Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Constituiição de l988 e suas alterações (arts 196 a 200).
Conhecimento sobre as principais doenças Infecciosas e Parasitárias: DST/AIDS, cólera, coqueluche, dengue, difteria, doença de
chagas, escabiose, esquistossomose, febre amarela, filariose, hanseníase, hepatites, herpes, histoplasmose, leishmaniose, leptospirose,
malária, meningite, peste, poliomielite, raiva, rubéola, sarampo, tétano, toxoplasmose, tuberculose, gripes e outras doenças do aparelho
respiratório e circulatório.
Medicina Interna: Doenças do Sistema Nervoso: acidentes vasculares cerebrais, comas com e sem sinais de localização, convulsões,
epilepsia, infecções do sistema nervoso, distúrbios do sistema nervoso periférico, miastenia gravis, doença de Parkinson, demência e
depressão. Doenças Endócrino-Metabólicas e Distúrbios Hidroeletrolíticos e Ácidos-Básicos: distúrbios ipotálamohipofisários, distúrbios da
tireóide, do córtex e medula da supra-renal, diabete melito tipo I e II, desidratação hiper e hipotônica, hiper e hipocalemia, acidose e
alcalose metabólicas e respiratórias, desnutrição, hiper e hiponatremia, hiper e hipocalcemia, hiper e hipomagnesemia. Doenças do
Aparelho Respiratório: doenças das vias aéreas superiores, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias, tuberculose, doenças
da pleura, sarcoidose, câncer de pulmão, tromboembolia pulmonar, doenças pulmonares ocupacionais. doenças do sistema
cardiovascular: arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, corpulmonale, miocardiopatia dilatada, endocardite infecciosa e pericardites,
hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, doença isquêmica coronariana. Doenças do Rim e Trato-urinário: insuficiência renal aguda e
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crônica, glomerulonefrites, nefrolitíase, infecções urinárias alta e baixa. Distúrbios Reumatológicos: artrite reumatóide, lupus eritematoso
sistêmico, esclerodermia, gota, artrite séptica, dermatomiosite, osteoporose. Desordens do Sistema Gastrointestinal: esofagites e câncer
do esôfago, úlcera péptica, ncer gástrico, pancreático e colônico, colite ulcerativa, doença de Crohn, apendicite aguda, pancreatites,
obstrução intestinal, hepatites, cirrose hepática, doença diverticular do cólon. Doenças Infecciosas e Parasitárias: febre de origem
indeterminada, septicemia, infecções bacterianas e virais, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, tétano, botulismo, leptospirose,
malária, leishmaniose, toxoplasmose, parasitoses intestinais. Doenças Hematológicas: anemias, leucemias, linfomas, discrasias
sanguíneas. Emergências Médicas: parada cardio-respiratória, insuficiência respiratória aguda, choques, hemorragia digestiva alta e baixa,
queimaduras, afogamentos, intoxicações e envenenamentos, mordedura e picadas de animais peçonhentos.
Saúde Pública: Sistema Único de Saúde (SUS): seus princípios e diretrizes. Leis (8.080/90 e 8.142/90). Normas e portarias atuais. Norma
Operacional Básica (NOB/SUS/96). Programa Saúde da Família (PSF). Constituição Federal de 1988 (arts. 196 a 200.)
MÉDICO VETERINÁRIO:
CLÍNICA MÉDICA: processos gerais de exploração clínica: inspeção, palpação, percussão, termometria clínica; clínica dos aparelhos:
digestivo, respiratório, circulatório, urinário, genital feminino e masculino e pele; síndrome convulsiva; toxicoses; choque; queimaduras;
traumatismos. ANÁLISES CLÍNICAS: interpretação de: hemograma, urinálise, técnicas de exame de fezes, pesquisa de uréia, glicose,
creatinina, colesterol, transminases e fosfatases; microbiologia; função hepática; função tireóide; função renal; eletrólitos e equilíbrio ácido-
básico. ANATOMIA PATOLÓGICA: técnica de necropsia dos caninos, felinos e aves; colheita de material;. exames “post-mortem”;
aspectos gerais das lesões produzidas por agentes biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitos e neoplasias; aparelho respiratório,
aparelho urinário, sistema nervoso, aparelho circulatório. DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS E PARASITÁRIAS DE INTERESSE
SANITÁRIO: etiologia; sintomatologia; epidemiologia; diagnóstico e profilaxia das principais enfermidades dos animais domésticos.
PRINCIPAIS ZOONOSES DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA: etiologia; sintomatologia; epidemiologia; profilaxia. AGENTES DE
TOXINFECÇÕES ALIMENTARES: aspectos microbiológicos das principais intoxicações e infecções veiculadas ou transmitidas por
alimentos. I-DEFINIÇÕES: contaminação; taxa de incidência; quarentena; período de incubação; desinfecção; infecção; desinfestação;
infestação; endemia; imunidade; fonte de infecção; patogenicidade; hospedeiro; período de transmissibilidade; taxa de mortalidade;
zoonoses. LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Anatomia do Aparelho Reprodutivo da fêmea bovina; Reprodução animal: bovicultura; Sistema de inseminação artificial: Tradicional (I.A.)
e por Tempo Fixo (I.A.T.F.); Métodos de detecção das fêmeas em cio; Preparativos e técnicas para coleta do sêmen; Noções sobre as
instalações e equipamentos para prática da inseminação em bovinos; Momento favorável para inseminação; Rufião: tipos, preparo e uso.
Legislação relacionada a inseminação artificial. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas alterações (arts l84 a 191)
MONITOR DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL:
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Estatuto da Criança e do Adolescente. A Propriedade e a Renda no Brasil. Contexto
histórico, atualidade e neoliberalismo. Desigualdade social. Políticas de Seguridade e Previdência Social. Constituição Federal de 1988.
Políticas de Assistência. Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Políticas de Saúde.
Informática: Sistema Operacional Windows 98, ME, 2000/XP e GNU/LINUX, Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office XP, 2003 e
2007 (Word, Excel, PowerPoint), Internet; Anti-vírus.
OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES:
Noções básicas sobre procedimentos de segurança, equipamentos de proteção. Conservação e manutenção de máquinas.
Funcionamento e peças: motores a combustão, sistemas hidráulicos e de refrigeração de motor. Novo código de trânsito brasileiro.
Infrações e penalidades. Normas gerais de circulação e conduta. Habilitação. Sinalização de trânsito. Direção defensiva e preventiva.
Prevenção e combate a incêndios. Primeiros Socorros. Atendimento a acidentes de trânsito.
TÉCNICO DE ENFERMAGEM:
Conhecimentos específicos - Enfermagem: conceito, objetivos, categorias e atribuições. Noções de Anatomia e Fisiologia. Esterilização,
desinfecção, assepsia e antissepsia. Fontes de infecções: ambiente, paciente e equipe médica. Infecção hospitalar. Técnicas e
procedimentos: admissão do paciente, sistema de informação em enfermagem - prontuário, sinais vitais, aferição de altura e peso,
lavagem das mãos, arrumação de cama, higiene oral, banhos, lavagem intestinal, curativos, sondagem nasogástrica, sonda nasoenteral,
nebulização, inalação, aspiração, retirada de pontos. Posições para exames. Administração de medicamentos. Assistência cirúrgica:
central de material de esterilização, tipos, potencial de contaminação, materiais e equipamentos dos centros. Enfermagem pré-operatório:
prevenção de complicações, instrumentais e fios cirúrgicos, cuidados pós operatórios. Atendimento de emergência: parada
cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas superiores, hemorragias, traumatismos, desmaios, convulsões, queimaduras, picadas de
animais peçonhentos. Saúde do profissional de enfermagem.
Conhecimento sobre as principais doenças Infecciosas e Parasitárias: AIDS, coqueluche, dengue, difteria, escarlatina, doença de chagas,
esquistossomose, febre amarela, hanseníase, hepatites, leptospirose, malária, meningite, parotidite, poliomielite, raiva, rubéola, sarampo,
tétano, tifóide, tuberculose, varicela e outras doenças do aparelho respiratório e circulatório.
Enfermagem de Saúde Pública e Coletiva: Noções gerais de Saúde Pública e Coletiva: conceito de saúde e saúde pública e coletiva.
Notificação compulsória. Lixo hospitalar. Calendário de vacinação. Noções de trabalho em equipe. Sistema Único de Saúde (SUS): Seus
princípios, diretrizes e Leis (8.080/90 e 8.142/90); Normas e Portarias atuais; Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96). Programa Saúde
da Família (PSF). Constituição Federal de l988 e suas alterações (arts 196 a 200).
Ética Profissional: Código de ética profissional. Conselho Federal e Regional de Enfermagem (COREN e COFEN).
TÉCNICO DE HIGIENE DENTAL:
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Noções básicas: Cavidade bucal: condições normais. Cariologia. Placa bacteriana. Noções básicas sobre acometimento periodontais:
gengivite e outras lesões fundamentais. Anatomia dental e do periodonto. Tipos de dentição. Ergonomia. Técnicas de escovação. Métodos
auxiliares de prevenção (flúor, selantes, fio dental, escovas unitufo e interproximal, anti-sépticos). Raspagem sub e supra- gengival.
Selantes. Noções básicas: Biossegurança. Equipamentos de proteção individual. (EPI’s). Noções básicas sobre: descontaminação,
desinfecção, esterilização, assepsia, antiasepsia, cadeia asséptica infecção barreiras protetoras individuais e gerais. Instrumentais e
materiais dentários utilizados na prática diária. Técnicas de RX. Índices Epidemiológicos. Código de Ética da Classe. Sistema Único de
Saúde (SUS): seus princípios, diretrizes e Leis (8.080/90 e 8.142/90); Normas e Portarias atuais, Norma Operacional Básica
(NOB/SUS/96) Programa Saúde da Família (PSF). Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas alterações (arts 196 a
200).
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CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2012
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01.01/2012
ANEXO II
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DO PSF:
Atribuições típicas:
? Realizar mapeamento de sua área;
? Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;
? Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;
? Identificar área de risco;
? Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminando-as e até
agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário;
? Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção
Básicas;
? Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua
responsabilidade;
? Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das
famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;
? Desenvolver ações de educação e vigilância a saúde, com ênfase na promoção da saúde e na
prevenção de doenças;
? Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de
saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras;
? Traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;
? Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela
equipe. Realizar outras tarefas correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo superior imediato.
AGENTE DE ENDEMIAS DO PSF:
Atribuições típicas:
? Desenvolver ações de vigilância em saúde;
? Orientar a comunidade quanto aos meios de controle e prevenção de doenças;
? Encaminhar às unidades de referencia os casos de suspeita de doenças e situações, objeto de
vigilância;
? Realizar ações de saneamento e melhoria do meio ambiente, através de visitas domiciliares
periódicas;
? Executar o plano de combate aos vetores: dengue, leishmaniose, chagas, esquitossomose, etc;
? Palestras, detetização, limpeza e exames;
? Realizar pesquisa de triatomíneos em domicílios em áreas endêmicas;
? Realizar identificações e eliminações de focos e/ou criadouros de Aedes Aegypti e Aedes Albopictus
em imóveis;
? Implantar a vigilância entomológica em municípios não infestados pelo Aedes Aegypiti;
? Realizar levantamento, investigação e/ou monitoramento de flebotomineos no município, conforme
classificação epidemiológica para leshmaniose visceral;
? Prover sorologia de material coletado em carnívoros e roedores para detecção de circulação de
peste em áreas focais;
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? Realizar borrifação em domicílios para controle de triatomíneos em área endêmica; Realizar
tratamento de imóveis com focos de mosquito, visando o controle da dengue.
? Realizar exames coproscópicos para controle de esquistossomose e outras helmintoses em áreas
endêmicas;
? Palestrar em escolas e outros seguimentos; Dedetizar para combater ao dengue e outros insetos e
executar outras tarefas compatíveis com o cargo.
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL DO PSF:
Atribuições típicas:
? Auxiliar o cirurgião dentista em suas atividades, preparando sob sua supervisão os medicamentos e
materiais;
? Preparar e organizar o instrumental e materiais (sugador, espelho, sonda, etc) necessários para o
trabalho; Lavar, esterilizar, lubrificar e cuidar do material odontológico;
? Controlar o estoque de material de gabinete;
? Recepcionar o paciente, registrá-lo e encaminhá-lo ao odontólogo;
? Instrumentalizar o cirurgião dentista durante a realização de procedimentos clínicos (trabalho a
quatro mão);
? Cuidar da higiene, limpeza e do gabinete, agendar o paciente e orientá-lo ao retorno e à preservação
do tratamento;
? Elaborar, sob orientação, demonstrativos e relações, realizando os levantamentos necessários;
? Fazer cálculos simples; Preencher fichas, formulários, talões, mapas, requisições e/ou outros;
? Auxiliar na elaboração de relatórios de atividades desenvolvidas pelo Programa Saúde da Família;
? Sob supervisão do cirurgião dentista, realizar procedimentos educativos e preventivos aos usuários,
individuais ou coletivos, como evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada,
orientações de escovação, uso de fio dental;
? Executar outras tarefas correlatas;
CONTADOR:
Atribuições típicas:
? coordenar a análise e a classificação contábil dos documentos comprobatórios das operações
realizadas, de natureza orçamentária ou não, de acordo com o plano de contas da Prefeitura;
? acompanhar a execução orçamentária da Prefeitura, examinando empenhos de despesas em face
da existência de saldo nas dotações;
? orientar e supervisionar todas as tarefas de escrituração, inclusive dos diversos impostos e taxas;
? controlar os trabalhos de análise e conciliação de contas, conferindo saldos, localizando e retificando
possíveis erros, para assegurar a correção das operações contábeis;
? coordenar a elaboração de balanços, balancetes, mapas e outros demonstrativos financeiros
consolidados da Prefeitura;
? informar processos, dentro de sua área de atuação, e sugerir métodos e procedimentos que visem a
melhor coordenação dos serviços contábeis;
? Controlar e analisar os relatórios sobre a situação econômica, financeira e patrimonial da Prefeitura,
transcrevendo dados e emitindo pareceres;
? orientar e treinar os servidores que o auxiliam na execução de tarefas típicas da classe;
? executar outras atribuições afins.
DENTISTA:
Atribuições típicas:
- promover palestras de caráter educativo;
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- desenvolver programas de prevenção contra doenças dentárias e afins;
- desenvolver e praticar técnicas de profilaxia;
- aplicar selantes;
- extrair, restaurar e raspar dentes;
- fazer cirurgias odotólógicas;
- desenvolver práticas de ortodontia;
- prótese dentária.
- executar outras atribuições afins.
ENFERMEIRO DO PSF:
Atribuições típicas:
? Realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clinicas, fazendo a indicação
para a continuidade da assistência prestada;
? Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever/transcrever
medicações, conforme protocolos estabelecidos nos Programas do Ministério da Saúde e as
Disposições legais da profissão;
? Planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a USF;
? Executar as ações de assistência integral em todas as fases do clico de vida, criança, adolescente,
mulher, adulto e idoso;
? No nível de sua competência, executar assistência básica e ações de vigilância epidemiológica e
sanitária;
? Realizar ações de saúde em diferentes ambientes, na USF e, quando necessário, no domicilio;
? Realizar as atividades corretamente as áreas prioritárias de intervenção na Atenção Básica,
definidas na Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS 2001;
? Aliar a atuação clinica à prática da saúde coletiva;
? Organizar e coordenar a criação de grupos de patologias especifica, como de hipertensos, de
diabéticos, de saúde mental, etc;
? Supervisionar e coordenar ações para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e de
auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho de suas funções;
? Elaborar escalas de serviço e atividades diárias da equipe de enfermagem sob sua
responsabilidade;
? Fazer medicação intramuscular e endovenosa, curativos, retirada de pontos, etc;
? Manter uma previsão a fim de requisitar materiais e medicamentos necessárias, para assegurar o
desempenho adequado dos trabalhos de enfermagem;
? Realizar reuniões de orientação e avaliação, visando o aprimoramento da equipe de trabalho; Fazer
a triagem e prestar atendimento na ausência do médico nos casos de emergência;
? Providenciar o recolhimento dos relatórios das UBS, bem como realizar uma análise dos mesmos;
Planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a USF.
MÉDICO:
Atribuições típicas:
- promover palestras de caráter educativo;
- aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o progresso científico em benefício dos homens;
- exercer a profissão evitando qualquer forma de mercantilismo;
- fornecer informações de interesse da saúde pública e de ordem econômica às autoridades
competentes nos casos de enfermidades de notificação obrigatória;
- informar a abrangência, limites e riscos de suas prescrições e ações profissionais;
- manter –se regularizado no CRM;
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- realizar consultas clínicas aos usuários;
- executar as ações de assistência integral em todas as fases do ciclo da vida: criança, adolescente,
mulher, adulto e idoso;
- aliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva;
- fomentar a criação de grupos de patologias específicas;
- realizar pronto atendimento médico nas urgências e emergências;
- encaminhar aos serviços de maior complexidade, quando necessário;
- realizar cirurgias;
- indicar internação hospitalar;
- solicitar exame completares;
- verificar e atestar óbito;
- executar outras atribuições afins.
MÉDICO VETERINÁRIO:
Atribuições típicas:
- promover palestras de caráter educativo;
- aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o progresso científico em benefício dos animais
e homens;
- exercer a profissão evitando qualquer forma de mercantilismo;
- fornecer informações de interesse da saúde pública e de ordem econômica às autoridades
competentes nos casos de enfermidades de notificação obrigatória;
- informar a abrangência, limites e riscos de suas prescrições e ações profissionais;
- manter–se regularizado no CRMV;
- realizar a eutanásia nos casos devidamente justificados;
- executar outras atribuições afins.
MONITOR DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL:
Atribuições típicas:
? Realizar serviços sócio-educativos em núcleos para um coletivo de 30 a 40 crianças e adolescentes
até dezesseis anos;
? As atividades desenvolvidas irão abranger reforço escolar, recreação e lazer, atividades artísticas e
culturais, atividades com as famílias (reuniões bimestrais, palestras, oficinas), assim como,
articulação com a rede de garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, alem do
acompanhamento das ações empreendidas pelo município no trabalho de enfrentamento infantil;
? Envio de relatórios, documentos e fichas via sistema ou impresso;
? Realizar outras atividades pertinentes a função;
OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES:
Atribuições típicas:
? operar tratores e reboques, para execução de serviços de carregamento e descarregamento de
material, roçada de terrenos e limpeza de vias, praças e jardins;
? conduzir e manobrar a máquina, acionando o motor e manipulando os comandos de marcha e
direção, para posicioná-la conforme as necessidades do serviço;
? operar mecanismo de tração e movimentação dos implementos da máquina, acionando pedais e
alavancas de comando, para carregar ou descarregar terra, areia, cascalho, pedras e materiais
análogos;
? zelar pela boa qualidade do serviço, controlando o andamento das operações e efetuando os ajustes
necessários, a fim de garantir sua correta execução;
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? pôr em prática as medidas de segurança recomendadas para a operação e estacionamento da
máquina, a fim de evitar possíveis acidentes;
? limpar e lubrificar a máquina e seus implementos, seguindo as instruções de manutenção do
fabricante, bem como providenciar a troca de pneus, quando necessária;
? efetuar pequenos reparos, utilizando as ferramentas apropriadas, para assegurar o bom
funcionamento do equipamento;
? acompanhar os serviços de manutenção preventiva e corretiva da máquina e seus implementos e,
após executados, efetuar os testes necessários;
? anotar, segundo normas estabelecidas, dados e informações sobre os trabalhos realizados,
consumo de combustível, conservação e outras ocorrências, para controle da chefia;
? executar outras atribuições afins.
TÉCNICO DE ENFERMAGEM:
Atribuições típicas:
- promover palestras de caráter educativo;
- aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o progresso científico em benefício dos e
homens;
- exercer a profissão evitando qualquer forma de mercantilismo;
- fornecer informações de interesse da saúde pública e de ordem econômica às autoridades
competentes nos casos de enfermidades de notificação obrigatória;
- informar a abrangência, limites e riscos de suas prescrições e ações profissionais;
- realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas;
- auxiliar no atendimento de emergência e procedimento de pronto socorro;
- fazer triagem dos pacientes a serem avaliados;
- fazer curativos e medicações de pacientes externos;
- cumprir o plano de assistência de enfermagem;
- curativos;
- verificar o funcionamento de C.C. e C.O.
- manter os materiais estéreis dentro do prazo de validade;
- executar outras atribuições afins.
TÉCNICO DE HIGIENE DENTAL:
Atribuições típicas:
? dispor os instrumentos odontológicos sobre local apropriado, colocando-os na ordem de utilização
para passá-los ao Cirurgião-dentista durante a consulta ou ato operatório;
? preparar o paciente para consultas ou cirurgias, posicionando-o de forma apropriada na cadeira,
bem como proceder à assepsia da região bucal com substâncias químicas apropriadas, para
prevenir contaminação;
? passar os instrumentos ao Cirurgião-dentista, posicionando peça por peça na mão do mesmo, à
medida que forem solicitados, para facilitar o desempenho funcional;
? proceder à assepsia da bandeja de instrumental, limpando e esterilizando o local e as peças, para
ordená-las para o próximo atendimento e evitar contaminações;
? manipular materiais e substâncias de uso odontológico, segundo orientação do Cirurgião-dentista;
? orientar os pacientes sobre higiene bucal;
? fazer demonstrações de técnicas de escovação;
? participar do treinamento de atendentes de consultório dentário;
? executar ou auxiliar na aplicação de substâncias para a prevenção de cárie dental;
? confeccionar modelos em gesso, bem como selecionar e preparar moldeiras;
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? fazer tomada e revelação de radiografias intra-orais;
? realizar teste de vitalidade pulpar;
? realizar a remoção de indutos, placas e cálculos supragengivais;
? polir restaurações, vedando a escultura;
? remover suturas;
? inserir e condensar substâncias restauradoras;
? participar dos programas educativos de saúde oral promovidos pela Prefeitura, orientando a
população sobre prevenção e tratamento das doenças bucais;
? elaborar boletins de produção e relatórios, baseando-se nas atividades executadas para permitir
levantamentos estatísticos;
? zelar pelo estado de conservação e manutenção dos equipamentos e instrumentos postos sob sua
guarda;
? manter estoque de medicamentos, observando a quantidade e o período de validade dos mesmos;
? executar outras atribuições afins.
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CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2012
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01.01/2012
ANEXO III
REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
Nome do candidato:
Registro Geral (RG):
Órgão expedidor:
CPF: Telefone: ( )
Cargo pretendido:
Número de Identificação Social – NIS (atribuído pelo CadÚnico):
Solicito isenção da taxa de inscrição no Concurso Público aberto pelo Edital nº 01.01/2012 e declaro que:
a) Estou inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto
6.135, de 26 de junho de 2007.
b) Sou membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 2007.
Declaro, sob as penas da lei, serem verdadeiras as informações prestadas. Estou ciente de que poderei ser
responsabilizado criminalmente, caso as informações aqui prestadas não correspondam à verdade.
_______ de ___________________________ de 2012.
_________________________________________________
Assinatura
Para uso exclusivo da Comissão de Concurso
Figueira - PR, ______/ ______/ 2012 ( ) Deferido ( ) Indeferido
Assinatura do Presidente da Comissão de Concurso: _______________________________________
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CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2012
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01.01/2012
ANEXO IV
REQUERIMENTO DE RESERVA DE VAGAS PARA CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
E/OU CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA
À COMISSÃO ORGANIZADORA DE CONCURSOS
IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO
Nome:
Inscrição: Documento:
Cargo Pretendido:
Deseja participar da reserva de vagas destinadas a candidatos portadores de deficiência, conforme previsto no Decreto
Federal n.º 3.298/1999
( ) Não ( ) Sim
Tipo da Deficiência: ( ) Física ( ) Auditiva ( ) Visual ( ) Mental ( ) Múltipla
Necessita condições especiais para realização da(s) prova(s)?
( ) Não ( ) Sim
Em caso positivo, especificar: _______________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
Figueira - PR, _____ de ___________________ de 2012.
__________________________________________
Assinatura do candidato
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CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2012
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01.01/2012
Anexo V – Requerimento de recurso
REQUERIMENTO DE RECURSO
IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO
Nome:
Inscrição: R.G.:
Cargo Pretendido: Fone:
À Comissão Organizadora do Concurso Público/ Fundação de Apoio a Universidade Estadual de Londrina -
FAUEL
O PRESENTE RECURSO REFERE-SE A :
JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO:
_______________________, _____ de ________________ de 2012.
_______________________________________
Assinatura do Candidato
INSTRUÇÕES:
? Somente serão analisados pela Comissão Organizadora os recursos protocolados dentro dos prazos previstos e formulados de
acordo com as normas estabelecidas no Edital de Abertura;
? No caso de recurso às questões da prova escrita este deverá apresentar argumentação lógica e consistente, devendo, ainda,
estar acompanhado de cópia da bibliografia pesquisada para fundamentação.
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CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2012
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01.01/2012
Anexo VI
CRONOGRAMA
ETAPA OU ATIVIDADE DATAS
Publicação do Edital 17/02/2012
Período de Inscrição
17/02/2012 a
08/03/2012
Último dia para pagamento do boleto bancário 09/03/2012
Publicação da relação das inscrições homologadas e divulgação dos locais para
realização das provas objetivas.
23/03/2012
Prazo para recurso quanto a homologação das inscrições 26, 27 e 28/03/2012
Realização da Prova Objetiva, prática 1º/04/2012
Publicação do gabarito preliminar da prova objetiva
Até 02/04/2012 às 9
horas.
Recebimento de recurso contra gabarito preliminar 03, 04 e 05/04/2012
Publicação do resultado final da prova objetiva, prática 13/04/2012
Recebimento de recurso contra resultado final da prova objetiva e prática 16, 17 e 18/04/2012
Homologação do resultado final
20/04/2012