Edital do Concurso Prefeitura de Ipaba - MG 2011

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PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
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PREFEITURA MUNICIPAL
DE IPABA - MG
PROCESSO SELETIVO
PUBLICO Nº 01 /2011
EDITAL COMPLETO
Inscrições:
PRESENCIAIS:
PERÍODO: DE 24 DE OUTUBRO a 11 DE NOVEMBRO DE 2011.
LOCAL: Prefeitura Municipal de Ipaba
Avenida José Rodrigues de Almeida, nº 212 – Centro
IPABA / MG
HORÁRIO: de 12h00 às 17h30, exceto sábados, domingos e feriados.
VIA INTERNET:
No endereço eletrônico www.maximaauditores.com.br
(acessar o link
correspondente ao “Processo Seletivo Público
da Prefeitura Municipal de
Ipaba”), das 12h00 (doze horas) do dia 24/10/2011
até as 23h59m (vinte e
três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 13/11/2011
(horário de
Brasília/DF).
Provas objetivas:
DATA: 04/12/11 (DOMINGO)
LOCAL E HORÁRIO: A CONFIRMAR DIA 21/11/11
DIVULGAÇÃO NO QUADRO DE AVISOS DA PREFEITURA
MUNICIPAL e SITE: www.maximaauditores.com.br .
MÁXIMA – AUDITORIA, CONSULTORIA E TREINAMENTOS LTDA.
Rua Caconde, 1.426 – Cachoeirinha – Belo Horizonte – MG. CEP 31130-510
Sede Provisória: Rua Francisco Proença, 134 – Santa Rosa – Belo Horizonte – MG. CEP 31.255-800
Telefax n.º (31)3425-3902 E-mail: maximaauditores@hotmail.com
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
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PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
O Prefeito Municipal de Ipaba, Estado de Minas Gerais, no uso das atribuições que lhe confere a Lei
Orgânica do Município e de acordo com o Art. 37, Inciso II, da Constituição Federal, torna público que fará
realizar Processo Seletivo Público de Provas Objetivas Teóricas e Provas de Títulos, dependendo do cargo,
para provimento temporário de vagas nos cargos do Quadro de Pessoal dos Programas do CRAS Centro
de Referência e Assistência Social, PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PROJOVEM
Adolescente, Programa Bolsa Família – IGD e Programa Saúde da Família - PSF, discriminadas no Anexo I
deste Edital, sob o regime jurídico estatutário conforme determina a Lei Municipal 058/94, de 26 de
agosto de 1994 que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores de Município de IPABA, e de acordo com as
Leis Municipais 572 de 18 de abril de 2011 e 583 de 23 de setembro de 2011, bem como nas demais
legislações pertinentes e normas estabelecidas no presente Ato Convocatório.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O Processo Seletivo Público, regido pelos termos deste Edital, será executado pela empresa Máxima
Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda., regularmente contratada na forma da Lei 8.666, de
21 de junho de 1993, em estrita consonância com o disposto no ordenamento jurídico positivo, e será
fiscalizado pela Comissão de Organização, Acompanhamento e Fiscalização do Processo
Seletivo Público do Município de Ipaba, doravante denominada Comissão de Fiscalização,
designada através do Decreto nº 07, de 22 de abril de 2011.
1.2 Os cargos e suas especificações (número de vagas; vencimentos iniciais; valores das taxas de
inscrição; disciplinas das provas objetivas; número de questões por disciplina; peso de cada questão;
escolaridade mínima exigida; pré-requisitos cumulativos, carga horária de trabalho, etc) são os
constantes do ANEXO I – DOS CARGOS E SUAS ESPECIFICAÇÕES, deste Edital.
1.3 As atribuições específicas de cada cargo são as constantes do ANEXO II – DESCRIÇÃO DAS
ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS CARGOS, deste Edital.
1.4 Os programas das disciplinas que compõem a prova objetiva de cada cargo são os constantes do
ANEXO III – DOS PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DA PROVA OBJETIVA, deste Edital.
1.5 O Cronograma estimado para a realização do processo seletivo Público é o constante do ANEXO VII,
que poderá ser alterado no interesse da eficácia das realizações, a critério da Comissão de
Fiscalização.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. São condições básicas para a inscrição:
2.1.1 Estar ciente de que deverá possuir e apresentar comprovação, na data da posse, a
formação mínima exigida para o cargo e a documentação prevista no subitem 7.5 deste
Edital;
2.1.2 Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital;
2.1.3 Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, residir na área de circunscrição do
PSF da comunidade que iconcorrer desde a data da publicação deste Edital, devendo, no
momento da inscrição, optar pela localidade de acordo com o seu domicílio, o que será
demonstrado através de comprovante de endereço, conforme disposto no item 7.5, letra f.
somente.
2.2 As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente no período, local e horário a seguir:
2.2.1 Período: de 24 de outubro a 11 de novembro de 2011;
2.2.2 Local: Prefeitura Municipal de Ipaba Avenida José Rodrigues de Almeida, nº 212
Centro – IPABA - MG
2.2.3 Horário: de 12h00 às 17h30, exceto sábados, domingos e feriados.
2.3 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos:
2.3.1. Comprovante de Depósito Bancário, no valor da respectiva taxa de inscrição, a ser
efetuado em favor de Máxima Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda., nos
seguintes Bancos:
? Caixa Federal - Ag. 2161 - Conta : 1519.5 ( Nas agências ou lotéricas)
? Bancoob/Sicoob (Banco 756) - Ag. 3027 - Conta: 26.744.9
? Bradesco – Ag. 02928.9 – Conta: 0010124.9 ou Banco Postal/correios
2.3.2. Original e cópia ou cópia autenticada da Carteira de Identidade ou documento
equivalente e do CPF;
2.3.3. Ficha de Inscrição, em formulário próprio, a ser preenchida no ato da inscrição.
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2.3.4. Inscrição via internet, conforme disposto no item 2.9 deste edital.
2.4 Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta.
2.5 Considera-se devidamente preenchida a Ficha de Inscrição que contenha a correta identificação do
candidato, a indicação do cargo para o qual está concorrendo e não apresente emendas,
entrelinhas, rasuras, informações insuficientes, em branco ou ilegível.
2.6 Na falta da Carteira de Identidade, poderá ser apresentado outro documento de igual valor legal,
desde que contenha, no mínimo, a fotografia, a assinatura e a filiação do candidato.
2.7 É obrigatória a apresentação do documento original quando a cópia apresentada não contiver
autenticação cartorial, devendo a mesma ser conferida e autenticada pelo responsável pelo
recebimento das inscrições.
2.8 A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou por procuração, não sendo aceitas inscrições por via
postal, extemporânea, sob condição, ou por qualquer outro meio, vedada ainda a substituição de
quaisquer dos comprovantes exigidos e anexados à Ficha de Inscrição.
2.8.1 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações
prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais equívocos no
preenchimento da Ficha de Inscrição e ou na apresentação da documentação pertinente.
2.8.2 No caso de inscrição por procuração, deverá ser apresentada original e cópia simples ou
cópia autenticada do documento de identidade do candidato, original e cópia do documento
de identidade do procurador.
2.9 DAS INSCRIÇÕES VIA INTERNET O candidato poderá realizar sua inscrição via internet,
utilizando-se do endereço eletrônico http://www.maximaauditores.com.br (acessar o link
correspondente ao “Processo Seletivo Público da Prefeitura Municipal de Ipaba”), das 12h00 (oito
horas) do dia 24/10/2011 até às 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do
dia 13/11/2011, (horário de Brasília/DF), observando os procedimentos estabelecidos a seguir:
2.9.1 Ler atentamente o Edital disponível no endereço eletrônico;
2.9.2 Preencher o Requerimento Eletrônico de Inscrição, informando a opção do cargo ao qual irá
concorrer, confirmar os dados cadastrados e transmiti-los pela Internet;
2.9.3 Gerar e imprimir o boleto bancário para pagamento do valor de inscrição correspondente;
2.9.4 Efetuar o pagamento da importância referente à inscrição expressa no anexo I, de acordo
com o cargo para o qual irá concorrer, até o dia de vencimento indicado no boleto;
2.9.5 O boleto bancário a que se refere o subitem 2.9.3 será emitido em nome do requerente e
deverá ser impresso em impressora a laser ou jato de tinta, para possibilitar a correta
impressão e leitura dos dados e do código de barras. A impressão desse documento em
outro tipo de impressora é de exclusiva responsabilidade do candidato;
2.9.6 O pagamento da Taxa de Inscrição impressa no boleto bancário poderá ser efetuado em
qualquer lotérica ou agência bancária, observados os horários de atendimento e das
transações financeiras de cada instituição;
2.9.7 O candidato que optar pela inscrição via internet poderá ter o valor da tarifa bancária
acrescido ao valor da inscrição, conforme opção de pagamento escolhida;
2.9.8 O candidato deverá antecipar o pagamento caso, na localidade em que pretenda efetuá-lo,
o último dia de pagamento seja feriado que acarrete o fechamento das agências bancárias,
de modo que o pagamento seja feito até o dia de vencimento indicado no boleto,
conforme previsto neste Edital;
2.9.9 A segunda via do boleto bancário somente estará disponível para impressão durante o
período de inscrição determinado no subitem 2.9 deste Edital;
2.9.10 A inscrição do candidato somente será concretizada e validada após a confirmação do
pagamento do valor da Taxa de Inscrição pela instituição bancária à MÁXIMA Auditoria,
Consultoria e Treinamentos Ltda.
2.9.11 O comprovante provisório de inscrição do candidato será o boleto, devidamente quitado.
2.9.12 Na inscrição via internet o candidato deverá retornar ao site: www.maximaauditores.com.br
após o dia 21/11/11 e imprimir o comprovante definitivo de inscrição ou confirmar o
deferimento de sua inscrição na relação de candidatos inscritos;
2.9.13 Na inscrição presencial o comprovante de inscrição já será o definitivo;
2.9.14 Optando pela inscrição via Internet não se aceito pagamento da Taxa de Inscrição por
depósito em caixa eletrônico, transferência ou depósito em conta corrente, DOC, cheque,
ordens de pagamento ou qualquer outra forma diferente da prevista neste Edital;
2.9.15 Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desobediência às condições
previstas neste Edital;
2.9.16 Serão desconhecidos os requerimentos de inscrição cujos pagamentos forem efetuados
após a data estabelecida no subitem 2.9.4;
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2.9.17 O Requerimento Eletrônico de Inscrição e o valor pago referente à Taxa de Inscrição são
pessoais e intransferíveis;
2.9.18 A Prefeitura Municipal de Ipaba e a Máxima Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda. não
se responsabilizam por requerimento de inscrição não recebido por motivo de ordem
técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de
comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência
de dados pelo requerente nos prazos estabelecidos, ressalvada a hipótese de falha no
sistema da empresa, quando a inscrição deverá ser requerida por ofício ou e-mail dirigido à
Comissão de Fiscalização ou à Empresa responsável pela organização, nos endereços
constantes do subitem 8.12;
2.9.19 A Prefeitura Municipal de Ipaba e a Máxima Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda. não
se responsabilizam por falhas de impressão ou outros fatores de ordem técnica que
impossibilitem o pagamento da Taxa de Inscrição;
2.9.20 Após 24/11/11 não serão aceitas reclamações sobre possíveis indeferimentos,
cancelamentos ou erros no processo de inscrição;
2.9.21 As informações prestadas no Requerimento Eletrônico de Inscrição são de inteira
responsabilidade do candidato, eximindo-se a Prefeitura Municipal de Ipaba e a Máxima
Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda. de quaisquer atos ou fatos decorrentes de
informações incorretas ou incompletas, endereço inexato ou incompleto ou código incorreto
referente ao cargo, fornecidos pelo candidato;
2.10 A inexatidão das declarações ou a irregularidade dos documentos, ainda que verificados
posteriormente, eliminarão o candidato do processo seletivo Público, anulando-se todos os atos
decorrentes da inscrição, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou
criminal.
2.11 O simples pagamento no valor da taxa de inscrição não caracteriza a inscrição do candidato, que
somente se efetivará mediante preenchimento e conseqüente registro oficial de recebimento da
Ficha de Inscrição nos termos do subitem 2.5, sem prejuízo do disposto no subitem 2.10 deste
Edital.
2.12 Somente serão aceitas as inscrições cujo comprovante de pagamento apresente o exato valor da
taxa de inscrição do cargo a que se refere, conforme o disposto no Anexo I deste Edital.
2.13 Não haverá devolução do valor da taxa de inscrição, exceto em situações excepcionais de
cancelamento ou não realização do processo seletivo, quando será devida restituição dos valores
pagos pelos candidatos inscritos, no prazo máximo de 30 dias, contados a partir da data do Decreto
ou Ato de cancelamento, Banco Brasil Agência 4064-9 IPABA - MG, mediante apresentação do
comprovante de inscrição, documento de identidade, ou ainda: via postal ou internet, mediante
requerimento, dirigido à Comissão de Fiscalização, no endereço da Prefeitura, constante do item
8.11 deste edital, indicando Banco, Agência e Conta para depósito. Em qualquer situação a
restituição somente será efetuada em nome do candidato inscrito.
2.13.1 Na hipótese de não realização ou cancelamento do processo seletivo, constante do item
acima, a Prefeitura poderá optar por realizar novo processo seletivo, no prazo máximo de
90 dias, garantindo nova inscrição aos inscritos no evento cancelado, nas mesmas
condições, sem qualquer ônus financeiro.
2.14 Cada candidato poderá concorrer em apenas um cargo e, caso efetue mais de uma inscrição no
processo seletivo, será considerada apenas a última inscrição, ficando automaticamente cancelada
a(s) inscrição(ões) anterior(es).
2.15 Das vagas destinadas e das que porventura vierem a ser criadas durante o prazo de validade do
concurso, 10% (dez por cento), por cargo, serão destinadas a candidatos portadores de deficiência,
na forma da Lei Orgânica Municipal, Lei Estadual n.11.867, de 28 de julho de 1995 e do Decreto
Federal n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e suas alterações.
2.16 Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem neste processo
seletivo, desde que haja compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência de que são
portadoras, participando do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais
candidatos nos diversos itens e condições deste Edital.
2.17 No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá apresentar declaração dica,
atestando sua necessidade especial, onde deverá constar a espécie e nível da deficiência, com
expressa referência à Classificação Internacional de Doença - CID, ficando obrigado a declarar, no
campo próprio do requerimento de inscrição, a deficiência de que é portador e se necessita de
condições especiais para se submeter à prova prevista neste edital, sob pena de serem as mesmas
consideradas desnecessárias, em caso de omissão.
2.18 O candidato portador de deficiência visual total deverá realizar prova, obrigatoriamente, com o
auxílio de um fiscal “ledor”, levando para o local de provas o material necessário à sua realização;
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2.19 O candidato portador de deficiência que fizer sua inscrição via internet deverá encaminhar à
Máxima Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda. a declaração médica exigida no item
2.19, ficando obrigado a declarar, no campo próprio do requerimento eletrônico de inscrição
a deficiência de que é portador e se necessita de condições especiais para se submeter à
prova prevista neste edital, sob pena de serem as mesmas consideradas desnecessárias, em
caso de omissão.
2.20 A declaração de deficiência, para efeito de Inscrição e realização das provas, não substitui, em
hipótese alguma, a avaliação médica admissional para fins de aferição da compatibilidade da
deficiência com as atribuições do cargo pretendido;
2.21 Caso não haja nomeação e posse conjunta de todos os aprovados, a nomeação de candidato
portador de deficiência deverá ocorrer na proporção de 01 (uma) para cada 9 (nove) nomeações
dos aprovados na concorrência plena, ou seja, haverá uma nomeação para candidato deficiente
aprovado, independentemente de sua classificação geral, e assim sucessivamente até o vencimento
do concurso ou convocação de todos os classificados.
2.22 A inscrição do candidato implicará na cita aceitação das normas e condições estabelecidas neste
Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
2.23 Em hipótese alguma haverá a substituição do cargo consignado na Ficha de Inscrição.
3. DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo para o provimento dos cargos deste Edital será realizado mediante Provas Objetivas e
Provas de títulos, conforme especificado neste Edital.
3.1. Da Prova Objetiva:
3.1.1. Serão aplicadas Provas Objetivas, de caráter eliminatório, a todos os candidatos
regularmente inscritos neste Processo Seletivo Público, de conformidade com o disposto no
Anexo I do presente Edital, bem como às seguintes determinações:
a) Valorização: de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, incluídas todas as disciplinas, ou de 0 (zero)
a 90 (noventa) pontos, incluídas todas as disciplinas, dependendo da função, conforme
descrito no anexo I.
b) Duração: 3 (três) horas.
c) Composição das Questões: múltipla escolha com 4 (quatro) alternativas para cada
enunciado, sendo uma única delas a correta.
d) Disciplinas Genéricas: Português, Noções de Informática e Legislação pertinente ao
Programa Social Relacionado à Função.
e) Disciplinas Específicas: Conhecimentos de formação específica aplicável a candidatos
inscritos em cargos de nível de escolaridade superior, médio ou fundamental, cada qual
em sua área de atuação, quando o cargo exigir.
f) O número de questões, a escolaridade e os pesos correspondentes às disciplinas de cada
prova, variáveis conforme o cargo pleiteado são os dispostos no Anexo I do presente
Edital.
3.1.2. Será eliminado o candidato que obtiver pontuação 0 (zero) em quaisquer das disciplinas da
Prova Objetiva.
3.1.3. Será aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) dos pontos
distribuídos na Prova Objetiva, calculados conforme item 3.1.1 acima.
3.1.4. Os programas das disciplinas que integram a Prova Objetiva são os constantes do Anexo III
deste Edital.
3.1.5. A bibliografia constante desse anexo é apenas sugerida, como forma de orientação dos
estudos pelos candidatos, não sendo obrigatório a sua exclusividade na elaboração das
questões.
3.1.6. Se por qualquer eventualidade uma questão tiver resposta dupla e/ou divergência na
redação, verificada mediante recurso dos candidatos e/ou diretamente pela Comissão de
Fiscalização, essa será anulada com a pontuação respectiva adicionada a todos candidatos
que tenham a mesma na sua prova.
3.2 Da Prova de Títulos:
3.2.1 A Prova de Títulos tem por objetivo valorar a experiência profissional, tendo caráter eliminatório
e/ou classificatório, mediante pontuação adicional na forma deste item, com base nos fatores
discriminados no Anexo IV deste Edital.
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3.2.2 Haverá Prova de Títulos para todos os cargos, conforme estabelecidos no Anexo IV.
3.2.3 Somente serão computados nessa pontuação os Títulos apresentados pelos candidatos
aprovados na Prova Objetiva, nos termos do subitem 3.1.3, conforme a divulgação do
Resultado Provisório do Processo Seletivo, de que trata o subitem 5.1.
3.2.4 Os títulos de que trata esse capítulo deverão ser protocolados no dia e local de
realização das provas escritas, onde haverá fiscal credenciado para recebimento ao final
da prova.
3.2.5 Os títulos deverão ser entregues em fotocópias autenticadas por cartório de notas, ou original e
cópia, que deverá ser autenticada por fiscal credenciado, protocolados na coordenação do
processo seletivo, no local e durante a realização das provas objetivas, contendo a
identificação do candidato e seu número de inscrição. Não serão aceitos documentos originais
ou documentos via fax ou correio.
3.2.6 A apresentação de Títulos não é obrigatória, ficando, porém, o candidato ciente de que se não
apresentá-los na data e hora marcada, receberá nota 00 (zero) de pontuação na Avaliação de
Títulos.
3.2.7 A avaliação de títulos não elimina nenhum candidato, pois é uma etapa apenas de pontuação
classificatória, exceto pela exigência de experiência mínima, que poderá acarretar a eliminação
dependendo da função.
3.2.8 No julgamento dos títulos serão distribuídos no máximo 100,0 (cem) pontos ou no máximo 10,0
(dez) pontos dependendo da função, observados os limites de que trata o quadro do ANEXO
IV, experiência profissional comprovada na mesma função ou em função similar a que o
candidato concorrer nesse processo seletivo;
3.2.9 Fica facultada à Prefeitura Municipal ou à empresa organizadora do presente processo seletivo
Público a solicitação dos documentos originais relativos aos títulos, para esclarecimento de
divergências eventuais.
3.2.10 A Comissão de Fiscalização do Processo Seletivo poderá solicitar avaliação prática
acompanhada por um profissional da área para comprovação da experiência.
3.2.11 Será de responsabilidade única e exclusiva do candidato a apresentação tempestiva dos títulos
de que dispuser, não se admitindo, em qualquer hipótese, a apresentação dos mesmos fora
dos prazos ou dos locais estabelecidos neste Edital.
3.2.12 Não serão considerados os títulos entregues fora do prazo previsto no subitem 3.2.4.
3.2.13 Somente serão aceitos os títulos referentes a área de atuação do candidato.
3.2.14 A pontuação de títulos pela experiência profissional será efetuada com base em:
a) Anotações da Carteira de Trabalho ou contratos administrativos, nesse último caso,
acompanhado por certidão de contagem de tempo ou declaração de prestação de serviços,
assinada pela autoridade gestora do órgão contratante.
b) Certificado de conclusão de curso ou treinamento de qualificação ou requalificação
profissional emitido por instituição idônea, com carga horária mínima de 12 h/aula e com
indicação do conteúdo programático, dentro da área ou especialidade a que concorre.
3.2.15 As frações do período de experiência menores que 01 (um) ano serão arredondadas para o
número inteiro sempre que atingir 183 dias ou mais e a cada período de trabalho comprovado
de 365 dias, será concedido 10 (dez) pontos de títulos ou 1 (um) ponto de título dependendo
da função, observados os limites de que trata o quadro do ANEXO IV;
3.2.16 O período de experiência profissional para efeito de títulos será considerado ao último dia
das inscrições nesse processo seletivo;
3.2.17 Não será considerado tempo de serviço concomitante para efeito de pontuação por experiência
profissional;
3.2.18 Outras formas de comprovação de experiência profissional só serão aceitas se previamente
aprovadas pela Comissão de Fiscalização;
3.2.19 Somente serão analisados os títulos dos candidatos aprovados nas provas escritas.
3.3 Do Curso Introdutório de formação inicial – Agente Comunitário de Saúde
Os candidatos classificados dentro do número de vagas deverão se submeter ao Curso Introdutório de
formação inicial que será exigido para a função de Agente Comunitário de Saúde, de acordo com os
seguintes critérios:
3.3.1 Será realizado pela Prefeitura Municipal de Ipaba em local e data a ser divulgado até
16/12/11;
3.3.2 Terá duração mínima de 20 horas/aula;
3.3.3 Terá caráter eliminatório, com avaliação escrita, sendo obrigatório o aproveitamento mínimo
de 60% (sessenta por cento) e frequência mínima de 90% (noventa por cento) da carga
horária;
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3.3.4 Os candidatos serão convocados para participar do curso em números máximos definidos em
função da quantidade de vagas disponibilizadas, conforme previsto nos subitens seguintes
visando a formação de um banco de candidatos aproveitáveis no prazo de validade do
Processo Seletivo:
a) Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde ACS (PSF BELA VISTA, PSF CENTRO,
PSF NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS E PSF SÃO JOSÉ) serão convocados os 14
(quatorze) primeiros classificados no Resultado Provisório, incluindo o candidato aprovado
na condição de portador de deficiência, previsto no anexo I;
b) Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde ACS (PSF BOACHÁ E PSF VALE
VERDE). – Serão convocados os 10 (dez) primeiros classificados no Resultado Provisório,
incluindo o candidato aprovado na condição de portador de deficiência, previsto no anexo
I.
3.3.5 Os parâmetros do curso serão os estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme disposto
na Lei Federal Nº 11.350/2006.
4. DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA
4.1. A Prova Objetiva será realizada com observância das condições abaixo:
4.1.1 DATA: As provas escritas objetivas serão realizadas no dia 04/12/11 - DOMINGO
4.1.2 LOCAL E HORÁRIO: o local e horário serão confirmados DIA 21/11/2011, MEDIANTE
PUBLICAÇÃO NO QUADRO DE AVISOS DA PREFEITURA MUNICIPAL e SITE
www.maximaauditores.com.br .
4.2. Não haverá segunda chamada para a realização da Prova Objetiva.
4.3. Em hipótese alguma será realizada prova fora do local ou do horário determinado.
4.4. Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta, nem o uso ou
porte de calculadora, bip, telefone celular, walk-man, ou outro meio de transmissão de som, imagem
ou comunicação, bem como relógio que contenha calculadora eletrônica.
4.5. Será automaticamente eliminado do Processo Seletivo o candidato que faltar à prova ou que,
durante a sua realização, for surpreendido em flagrante comunicação com outro candidato ou com
terceiros, por quaisquer dos meios de que trata o subitem anterior, o mesmo se aplicando ao
candidato que venha a tumultuar, de alguma outra forma, a realização da prova.
4.6. O candidato deverá comparecer ao local da realização da prova com antecedência mínima de 30
(trinta) minutos, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis, borracha, o
Comprovante de Inscrição e a documentação de que trata o subitem 4.7 a seguir.
4.7. O ingresso do candidato na sala onde se realizará a prova somente será permitido mediante a
apresentação do Comprovante de Inscrição e do documento original de identidade ou outro de igual
valor legal, desde que contenha, no mínimo, fotografia, assinatura e filiação, preferencialmente o
mesmo apresentado no ato da inscrição.
4.8. Não será permitida a entrada de candidatos no local da prova após o início da mesma.
4.9. No início das provas o candidato receberá o caderno de provas, folha de rascunho e folha oficial de
respostas.
4.10. Ao término da prova, o candidato entregará ao Fiscal de Sala o Caderno de Provas e a folha oficial
de respostas, retendo para si a folha de rascunho, para conferência posterior.
4.11. Será considerado ausente o candidato que deixar de assinar a Lista de Presença ou não devolver a
Folha Oficial de Respostas devidamente assinada.
4.12. A leitura das orientações constantes da capa do "Caderno de Provas" e a verificação da função a
que se refere o mesmo são da responsabilidade do candidato, sendo sumariamente eliminado
aquele que, por qualquer razão, realizar a prova de função distinta daquela para o qual se
inscreveu, seja do mesmo nível de escolaridade ou não.
4.13. Somente serão computadas as opções transferidas à caneta para a Folha Oficial de Respostas, não
se considerando válida a questão que contenha mais de uma opção assinalada, emenda, rasura ou
que não tenha sido transferida para a referida Folha.
4.14. O desempenho do candidato na Prova Objetiva será apurado mediante o exame da Folha Oficial de
Respostas.
4.15. É da inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os atos e
resultados referentes a este Processo Seletivo Público.
4.16. Os gabaritos oficiais das Provas Objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura
Municipal e no site www.maximaauditores.com.br no dia seguinte ao da aplicação das provas
escritas, às 09h00 (nove horas).
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5. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE
5.1 Da Classificação Provisória
A classificação provisória do processo seletivo público será divulgada por cargo, em ordem
alfabética, incluindo todos os candidatos inscritos, separada por candidatos de concorrência
plena e PDE – Portadores de Deficiência, sob a denominação de "Resultado Provisório",
contendo: número da inscrição, nome do candidato, pontuação obtida na Prova Objetiva, resultado
da prova prática (se for o caso), pontuação por título (se for o caso) e classificação provisória.
5.2 Da Classificação Final
A classificação final do processo seletivo público será divulgada por cargo, em ordem decrescente
de classificação, incluindo todos os candidatos inscritos, separada por candidatos de
concorrência plena e PDE Portadores de Deficiência, sob a denominação de "Resultado
Final", contendo: número da inscrição, nome do candidato, nota final da Prova Objetiva, resultado
da prova prática (se for o caso), pontuação por título (se for o caso) e classificação final.
5.2.1. A classificação final será divulgada após o julgamento de possíveis recursos da Prova
Objetiva, da prova prática e prova de título.
5.3. Dos Critérios de Desempate
Verificando-se a ocorrência de empate no total dos pontos apurados, terá preferência na ordem de
classificação, sucessivamente, o candidato que:
a) Tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição no processo
seletivo, conforme art. 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
b) Tiver obtido maior nota na prova de títulos,
c) Tiver obtido maior nota na prova de conhecimentos específicos, se houver;
d) Tiver obtido maior nota na prova de português;
e) For o mais idoso.
6. DOS RECURSOS
6.1. Caberá a interposição de recurso, sem efeito suspensivo, em face da publicação do gabarito oficial
da Prova Objetiva, dos erros ou omissões na atribuição de pontos, ou da classificação provisória
dos candidatos.
6.2. Os recursos deverão ser interpostos por escrito, no prazo máximo de 3 (três) dias úteis após a
divulgação do resultado impugnado, contendo, obrigatoriamente, a justificativa fundamentada,
protocolados na Prefeitura ou encaminhados, via sedex com aviso de recebimento (AR), à
empresa organizadora, endereçados à Comissão de Fiscalização, preferencialmente utilizando o
modelo de formulário constante do Anexo VII deste Edital.
6.3. Não serão aceitos recursos apresentados após o prazo estabelecido no item 6.2, averiguando-se a
sua tempestividade pela data da postagem.
6.4. A competência para conhecer e julgar os recursos interpostos é da empresa MÁXIMA
AUDITORIA, CONSULTORIA E TREINAMENTOS LTDA;
6.4.1 As decisões dos recursos interpostos serão divulgadas nos quadros de avisos da Prefeitura
e informado aos recorrentes via correio ou e-mail.
6.5. Os recursos deverão ser protocolados junto à Comissão de Fiscalização no endereço sede da
Prefeitura Municipal de Ipaba/ MG Av. José Rodrigues de Almeida, 212 - Centro Ipaba Minas
Gerais, no horário de 12h00 às 18h00 ou encaminhados, via sedex, à Máxima Auditoria,
Consultoria e Treinamentos Ltda., no endereço: Rua Francisco Proença, n.º 134, Bairro Santa
Rosa, CEP 31.255-800, Belo Horizonte/MG.
6.6. A empresa organizadora do Processo Seletivo disponibilizará à Comissão de Fiscalização, um
exemplar do caderno de provas de cada função imediatamente após a realização das mesmas
para que sejam consultadas em caso de recursos.
7. DA CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO
7.1. A convocação dos candidatos aprovados será efetuada via correspondência ou telegrama enviado
ao endereço indicado pelo candidato no ato da inscrição e afixação no quadro de avisos da
Prefeitura Municipal de Ipaba e, obedecerá, rigorosamente, a ordem de classificação final de acordo
com as necessidades da Prefeitura de Ipaba e durante o prazo de validade do Processo Seletivo.
7.2. Os candidatos contratados serão lotados de acordo com a necessidade e critérios estabelecidos
pela Prefeitura Municipal, a quem compete a designação do local de trabalho e data para o início do
exercício.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
9
7.3. Todos os candidatos classificados serão submetidos, para o efeito de contratação, a exame médico
oficial realizado por profissionais credenciados pela Prefeitura Municipal, que emitirão Laudo Médico
decisivo sobre a regularidade ou não das condições físicas e mentais do candidato para o
desempenho do cargo.
7.4. Os candidatos aprovados, portadores de deficiência serão submetidos a exame médico especial,
para atestar a compatibilidade de sua deficiência com as atribuições do cargo.
7.5. O candidato regularmente contratado deverá apresentar-se à Administração, no prazo máximo de 5
(cinco) dias corridos, sob pena de eliminação, os seguintes documentos:
a) C.P.F. em vigor;
b) título de eleitor,com comprovante de votação na última eleição, nos dois turnos, quando
houver;
c) certificado de reservista, se do sexo masculino;
d) carteira de identidade;
e) PIS ou PASEP, se tiver;
f) comprovante de residência em nome do candidato, avós, pais, irmãos ou cônjuge com o qual o
candidato resida;
g) declaração de que exerce ou não outro cargo, emprego ou função pública, discriminando-os;
h) laudo médico favorável, fornecido pelo médico credenciado pela Prefeitura de IPABA;
i) fotocópia autenticada dos documentos de habilitação exigidos para a função a qual concorreu;
j) mero de registro no conselho de classe da profissão, se o cargo exigir,
k) 2 (duas) fotografias 3x4 recente.
l) Comprovação de possuir a nacionalidade brasileira se, em caso de nacionalidade portuguesa,
estar amparado pela reciprocidade de direitos advinda da legislação específica (art. 13 do
Decreto n.70.536, de 18/04/1972 e art. 12 § 1º da Constituição Federal).
7.6. O candidato que, por qualquer motivo, não se apresentar no prazo de que trata o subitem anterior
perderá o direito à vaga, sendo convocado outro candidato aprovado, respeitada a ordem de
classificação.
8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. O Processo Seletivo Público regido por este Edital terá prazo de validade de 1(um) ano, a contar da
data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura
Municipal.
8.2. Somente se abrirá novo Processo Seletivo Público, antes de expirado o prazo de validade do
presente, caso não existam candidatos aprovados e classificados para o preenchimento das vagas
oferecidas.
8.3. O candidato aprovado deverá manter endereço atualizado junto à Prefeitura Municipal de Ipaba
durante o prazo de validade deste Processo Seletivo Público;
8.4. A inscrição do candidato importará no conhecimento prévio deste Edital e na aceitação das
condições do Processo Seletivo Público, tais como se acham estabelecidas.
8.5. Será excluído do Processo Seletivo Público, em qualquer de suas fases, o candidato que:
a) Apresentar, em qualquer fase documento ou declaração falsa ou inexata;
b) Agir com descortesia, violência verbal ou física, ameaçar, constranger ou ofender quaisquer dos
membros da Comissão de Fiscalização, ou da equipe de aplicação de provas.
c) For surpreendido no momento da realização das provas em comunicação com outro candidato,
verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma vedada neste edital, bem como utilizando
livros, cadernos, apostilas, anotações, impressos ou equipamentos eletrônicos.
d) Valendo-se da condição de servidor público, tentar utilizar meios fraudulentos para obter
aprovação própria ou de terceiros;
e) Apresentar-se embriagado para a realização das provas.
8.6. As publicações e divulgações oficiais referentes a este processo seletivo Público serão
afixadas no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no site da empresa organizadora
www.maximaauditores.com.br .
8.7. Fica expressamente proibida a participação dos membros da Comissão criada pelo Decreto n
o
07/2011, como candidatos às vagas disponibilizadas no presente processo seletivo.
8.8. Reclamações de candidatos sobre a existência de erro em questões das provas, mesmo que por
suposição, somente serão conhecidas quando comunicadas, registradas e assinadas pelo
candidato e pelo aplicador de provas, em formulário próprio de ocorrências, disponível para este fim
na ocasião da realização da prova.
8.9. Os prazos estabelecidos neste edital são preclusivos, contínuos e comuns a todos os candidatos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
10
8.10. Eventuais modificações introduzidas neste Edital serão levadas ao conhecimento público mediante
afixação no Quadro de Avisos e divulgação nos demais veículos referidos no subitem 8.6,
podendo a Comissão de Fiscalização utilizar-se de todos os meios de comunicação existentes na
região, tais como rádios, faixas, carros de som, televisão, etc., para promover a divulgação de
quaisquer atos aditivos necessários ou prestar informações aos candidatos e ao público em geral.
8.11. Maiores informações na Prefeitura Municipal, à Av. José Rodrigues de Almeida, 212 - Centro
Ipaba – Minas Gerais ou pelos telefones (33)3327-1226 / (33)3327-1114 das 12h00 às 18h00 horas,
ou ainda na empresa organizadora do presente concurso público, com escritório Rua Francisco
Proença, n.º 134, Bairro Santa Rosa, CEP 31.255-800, Belo Horizonte/MG, pelo telefone 31.3425-
3902, ou pelo e-mail: maximaauditores@hotmail.com .
8.12. Fazem parte integrante deste edital os Anexos I, II, III, IV, V, VI e VII, Tabela de Cargos e
Especificações, Descrição das Atribuições dos Cargos, Programa das Provas Objetivas, Das Provas
de Títulos, Modelo de Requerimento, Modelo de Procuração e Cronograma, respectivamente.
8.13. Caso não haja candidato inscrito ou aprovado em qualquer das funções aqui indicadas, a
contratação será efetuada com base na avaliação do currículo do(s) novo(s) candidato(s), até a
preparação de novo Processo Seletivo Público.
8.14. Este Edital será publicado, de forma resumida, em jornal de grande circulação no Município e
região, em três diferentes datas.
8.15. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão de Fiscalização, devendo constar
em Ata.
8.16. Não serão fornecidas, por via telefônica ou postal, informações quanto à posição dos candidatos na
classificação do processo seletivo.
8.17. Caberá ao Prefeito Municipal a homologação do resultado final do processo seletivo.
IPABA, 07 de outubro de 2011.
Geraldo dos Reis Neves
Prefeito Municipal
Maria Aparecida de Oliveira Brito
Presidente da Comissão de Organização, Acompanhamento e
Fiscalização do Processo Seletivo Público nº 01/2011
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
11
DE VAGAS
CARGO CÓD.
CONC
PLENA
PDE
CARGA
HORÁRIA
SEMANAL
NÍVEL
ESCOLARIDADE/
HABILITAÇÃO
SALÁRIO
(R$)
TAXA
INSCRIÇÃO
(R$)
DISCIPLINAS DA
PROVA
OBJETIVA
DE
QUESTÕES
PESO
PONTUAÇÃO
EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL E
CURSOS
Prova
Específica e
20 3
AGENTE
COMUNITÁRIO
DE SAÚDE - PSF
BELA VISTA
1 6 1 40h
NF + aprovação no
curso introdutório de
formação inicial
545,00 27,00
Português 20 2
Prova
Específica e
20 3
AGENTE
COMUNITÁRIO
DE SAÚDE - PSF
BOACHÁ
2 4 1 40h
NF + aprovação no
curso introdutório de
formação inicial
545,00 27,00
Português 20 2
Prova
Específica e
20 3
AGENTE
COMUNITÁRIO
DE SAÚDE - PSF
CENTRO
3 6 1 40h
NF + aprovação no
curso introdutório de
formação inicial
545,00 27,00
Português 20 2
Prova
Específica e
20 3
AGENTE
COMUNITÁRIO
DE SAÚDE - PSF
NOSSA
SENHORA DAS
GRAÇAS
4 6 1 40h
NF + aprovação no
curso introdutório de
formação inicial
545,00 27,00
Português 20 2
Prova
Específica e
20 3
AGENTE
COMUNITÁRIO
DE SAÚDE - PSF
SÃO JOSÉ
5 6 1 40h
NF + aprovação no
curso introdutório de
formação inicial
545,00 27,00
Português 20 2
Prova
Específica e
20 3
AGENTE
COMUNITÁRIO
DE SAÚDE - PSF
VALE VERDE
6 4 1 40h
NF + aprovação no
curso introdutório de
formação inicial
545,00 27,00
Português 20 2
Prova
Específica e
20 3
ASSISTENTE
SOCIAL
7 3 30h
NS SERVIÇO SOCIAL +
REGISTRO NO CRESS
900,00 45,00
Português 20 1,5
10
Prova
Específica e
20 3
ATENDENDE DE
CONSULTÓRIO
DENTAL – ACD
8 5 1 40h NF 545,00 27,00
Português 20 1,5
10
ANEXO I – DOS CARGOS E SUAS ESPECIFICAÇÕES
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
12
DE VAGAS
CARGO CÓD.
CONC
PLENA
PDE
CARGA
HORÁRIA
SEMANAL
NÍVEL
ESCOLARIDADE/
HABILITAÇÃO
SALÁRIO
(R$)
TAXA
INSCRIÇÃO
(R$)
DISCIPLINAS DA
PROVA
OBJETIVA
DE
QUESTÕES
PESO
PONTUAÇÃO
EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL E
CURSOS
Prova
Específica e
20 3
CIRURGIÃO
DENTISTA PSF
9 5 1 40h
NS ODONTOLOGIA +
REGISTRO NO CRO
1500,00 76,00
Português 20 1,5
10
Prova
Específica e
20 3
ENFERMEIRO
PSF
10 5 1 40h
NS ENFERMAGEM +
REGISTRO NO COREN
1500,00 76,00
Português 20 1,5
10
Prova
Específica e
20 3
MÉDICO PSF 11 5 1 40h
NS MEDICINA +
REGISTRO NO CRM
5400,00 275,00
Português 20 1,5
10
Legislação 20 3
Português e 10 2
MONITOR CAT -
AUXILIAR
ADMINISTRATIVO
12 1 30h
NM + mínimo de 6
meses de experiência
comprovada na função
600,00 30,00
Noções de
Informática
10 2
100
Legislação e 20 3
MONITOR DE
ARTES CÊNICAS
13 1 30h
NF + mínimo de 6
meses de experiência
comprovada na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Legislação e 20 3
MONITOR DE
BISCUIT
14 1 30h
NF 4ª SÉRIE + mínimo
de 6 meses de
experiência comprovada
na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Legislação e 20 3
MONITOR DE
CABELEIREIRO
15 1 30h
NF 4ª SÉRIE + mínimo
de 6 meses de
experiência comprovada
na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Legislação e 20 3
MONITOR DE
CORTE E
COSTURA
16 1 30h
NF 4ª SÉRIE + mínimo
de 6 meses de
experiência comprovada
na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
13
DE VAGAS
CARGO CÓD.
CONC
PLENA
PDE
CARGA
HORÁRIA
SEMANAL
NÍVEL
ESCOLARIDADE/
HABILITAÇÃO
SALÁRIO
(R$)
TAXA
INSCRIÇÃO
(R$)
DISCIPLINAS DA
PROVA
OBJETIVA
DE
QUESTÕES
PESO
PONTUAÇÃO
EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL E
CURSOS
Legislação e 20 3
MONITOR DE
DANÇA
17 1 30h
NF 4ª SÉRIE + mínimo
de 6 meses de
experiência comprovada
na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Legislação e 20 3
MONITOR DE
DANÇA SÊNIOR
18 1 30h
NF 4ª SÉRIE + mínimo
de 6 meses de
experiência comprovada
na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Legislação e 20 3
MONITOR DE
ESPORTES
19 2 30h
NF + mínimo de 6
meses de experiência
comprovada na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Específica e 20 3
MONITOR DE
INFORMÁTICA
20 1 30h
NF + mínimo de 6
meses de experiência
comprovada na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Legislação e 20 3
MONITOR DE
PINTURA EM
TECIDO
21 2 30h
NF 4ª SÉRIE + mínimo
de 6 meses de
experiência comprovada
na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Legislação e 20 3
MONITOR DE
TRABALHOS
MANUAIS
22 1 30h
NF 4ª SÉRIE + mínimo
de 6 meses de
experiência comprovada
na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Legislação e 20 3
MONITOR DO
GRUPO 3ª IDADE
23 1 30h
NF 4ª SÉRIE + mínimo
de 6 meses de
experiência comprovada
na função
600,00 30,00
Português 20 2
100
Legislação 20 3
Português e 10 2
MONITOR DO
SISVAN
24 1 30h
NM + mínimo de 6
meses de experiência
comprovada na função
600,00 30,00
Noções de
Informática
10 2
100
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
14
DE VAGAS
CARGO CÓD.
CONC
PLENA
PDE
CARGA
HORÁRIA
SEMANAL
NÍVEL
ESCOLARIDADE/
HABILITAÇÃO
SALÁRIO
(R$)
TAXA
INSCRIÇÃO
(R$)
DISCIPLINAS DA
PROVA
OBJETIVA
DE
QUESTÕES
PESO
PONTUAÇÃO
EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL E
CURSOS
Prova
Específica e
20 3
ORIENTADOR
SOCIAL
25 3 30h
NS SERVIÇO SOCIAL +
REGISTRO NO CRESS
900,00 45,00
Português 20 1,5
10
Prova
Específica e
20 3
PEDAGOGO 26 1 30h NS PEDAGOGIA 900,00 45,00
Português 20 1,5
10
Prova
Específica e
20 3
PSICÓLOGO 27 1 30h
NS PSICOLOGIA +
REGISTRO NO CRP
900,00 45,00
Português 20 1,5
10
Prova
Específica e
20 3
TÉCNICO EM
HIGIENE DENTAL
PSF
28 3 40h
NM - TÉCNICO EM
HIGIENE DENTAL
545,00 27,00
Português 20 1,5
10
TOTAIS
78 10
o NF = Nível Fundamental
o NM = Nível Médio
o NS = Nível Superior
o PDE = Portador de Deficiências.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
15
ANEXO II – DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS CARGOS
LEI MUNICIPAL Nº 572/2011 E 578/2011
CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Realizar mapeamento de sua área; Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; Identificar
indivíduos e famílias expostos a situações de risco; Identificar áreas de risco; Orientar as famílias para utilização
adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico,
quando necessário; Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias de Atenção
Básica; Realizar, por meio de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;
Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre as situações das famílias
acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco.
CARGO: ASSISTENTE SOCIAL
Programa PETI: Realizar acompanhamento social ao usuário e às famílias; Acolhimento aos usuários;
encaminhamento à rede de proteção social; construir relatórios das atividades realizadas no âmbito do serviço social e
do programa.
Programa Bolsa Família – IGD: Organizar as rotinas administrativas do conselho, principalmente na tarefa de
subsidiar, levantar e sistematizar as informações que permitam à Presidência do CMAS, ao Colegiado, Comissões e
Grupos de Trabalhos tomarem decisões. Estabelecer os planos de trabalho da Secretaria Executiva e relatórios de
atividades do conselho.
CARGO: ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTAL – ACD
Recepcionar as pessoas em consultório dentário e auxiliar o dentista no atendimento de pacientes agendados, lavando
e esterilizando instrumentos e equipamentos utilizados no tratamento
CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA PSF
Realizar exame clínico com a finalidade de conhecer a realidade epidemiológica de saúde bucal da comunidade;
Realizar os procedimentos clínicos definidos na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde – NOB/SUS 96
e na Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS); Assegurar a integralidade do tratamento no âmbito da
atenção básica para a população adstrita; Encaminhar e orientar os usuários, que apresentarem problemas mais
complexos, a outros níveis de especialização, assegurando o seu retorno e acompanhamento, inclusive para fins de
complementação do tratamento; Realizar atendimentos de primeiros cuidados nas urgências; Realizar pequenas
cirurgias ambulatoriais; Prescrever medicamentos e outras orientações na conformidade dos diagnósticos efetuados;
Emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competência; Executar as ações de assistência integral,
aliando a atuação clínica à de saúde coletiva, assistindo as famílias, indivíduos ou grupos específicos, de acordo com
plano de prioridades locais; Coordenar ações coletivas voltadas para à promoção e prevenção em saúde bucal;
Programar e supervisionar o fornecimento de insumos para as ações coletivas; Supervisionar o trabalho desenvolvido
pelo THD e o ACD; Capacitar as equipes de saúde da família no que se refere às ações educativas e preventivas em
saúde bucal; Registrar na Ficha D Saúde Bucal, do Sistema de Informação da Atenção Básica SIAB todos os
procedimentos realizados.
CARGO: ENFERMEIRO PSF
Apoiar e supervisionar o trabalho do agente comunitário de saúde e do auxiliar de enfermagem; Prestar assistência às
pessoas que necessitam do atendimento de enfermagem a domicílio; desempenhar as atividades previstas para o cargo
de enfermeiro na execução dos serviços prestados a domicílio, quando necessário.
CARGO: MÉDICO PSF
Apoiar e supervisionar o trabalho do agente comunitário de saúde, do auxiliar de enfermagem e do enfermeiro do
programa de saúde da família; Prestar assistência às pessoas que necessitam do atendimento médico a domicílio;
desempenhar as atividades previstas no Programa Saúde da Família, para o cargo de médico na execução dos serviços
prestados a domicílio, quando necessário.
CARGO: MONITOR CAT – AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Desenvolver tarefas na área administrativa. Operar equipamentos diversos. Realizar entregas e recebimentos de
documentos e materiais. Manter organizados documentos e/ou materiais em geral. Atender ao público em geral.
CARGO: MONITOR DE ARTES CÊNICAS
Organizar, coordenar e executar oficinas específicas de teatro, desenvolvendo o potencial interpretativo dos alunos,
promovendo a inserção social e cultural através da história e das teorias sobre o teatro no mundo; Interpretar textos
teatrais e literários.
CARGO: MONITOR DE BISCUIT
Ministrar aulas teóricas e práticas de confecção de materiais em biscuit; Orientar na estética, composição de cores e
texturas e no manuseio e conservação dos materiais; Ensinar o preparo da massa, o ponto da modelagem, fabricação
de peças (imãs de geladeira, flores, bichinhos, etc.)
CARGO: MONITOR DE CABELEIREIRO
Ministrar aulas teóricas e práticas; Orientar na escolha e manuseio de materiais e equipamentos e na inovação de
cortes e penteados acompanhando a tendência da moda; Preparar o aluno para o mercado informal; Promover a
inclusão de pessoas com deficiência.
CARGO: MONITOR DE CORTE E COSTURA
Ministrar aulas teóricas e práticas de corte e costura; Orientar no manuseio de máquinas de costura; Orientar sobre
modelagem, moldes, incentivando o aluno a ter criatividade.
CARGO: MONITOR DE DANÇA
Ensinar técnicas de dança, improvisação, criação, composição e análise do movimento executando a dança por meio
de movimento, respeitando sempre a particularidade cultural de cada indivíduo.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
16
CARGO: MONITOR DE DANÇA SÊNIOR
Ministrar aulas de dança para o grupo da terceira idade; Montar coreografias, organizar apresentações; Liderar e
orientar técnica e artisticamente os alunos, com vistas ao melhor desempenho individual e do grupo.
CARGO: MONITOR DE ESPORTES
Desenvolver coletivamente atividades físicas; Estimular e desenvolver potencial criativo de crianças e adolescentes,
aplicando técnicas esportivas e recreativas; Desenvolver atividades de dança; Planejar, executar e avaliar o
acompanhamento físico das crianças, adolescentes atendidos.
CARGO: MONITOR DE INFORMÁTICA
Desenvolver atividades de monitoria sendo responsável pelo atendimento ao público, durante 30 horas semanais,
propondo e executando ações relacionadas às operações dos micros computadores e ministrar cursos na área de
informática.
CARGO: MONITOR DE PINTURA EM TECIDO
Ministrar aulas teóricas e práticas de pintura em tecido; Orientar na distribuição de espaço, teoria das cores e
conservação dos materiais; Visar a qualidade do trabalho e desenvolvimento da criatividade e técnicas diversas.
CARGO: MONITOR DE TRABALHOS MANUAIS
Exercer o papel de liderança, bem como motivador promovendo o espírito de grupo, estimular a criatividade através de
atividades artesanais; desempenhar demais atividades correlacionadas as atividades do programa.
CARGO: MONITOR DO GRUPO 3ª IDADE
Realizar busca ativa e inscrição dos idosos; registrar frequência; desenvolver atividades recreativas; organizar passeios
e eventos relacionados à terceira idade.
CARGO: MONITOR DO SISVAN
Monitorar e inserir dados nos SISVAN Sistema de vigilância alimentar e nutricional pertinentes ao programa bolsa
família.
CARGO: ORIENTADOR SOCIAL
Mediar e facilitar o processo de socialização do jovem e a integração dos coletivos sob sua responsabilidade;
desenvolver conteúdos e atividades que lhe são atribuídos no traçado metodológico do Projovem Adolescente; Realizar
planejamento juntamente com a equipe de referência do CRAS de todas as ações a serem desenvolvidas; Participar de
atividades com as famílias dos jovens, bem como auxiliar em seu acompanhamento.
CARGO: PEDAGOGO
Acompanhar as atividades pedagógicas do Programa PETI, incentivar a criatividade, o espírito de autocrítica dos
profissionais envolvidos nas atividades do programa e acompanhar todas as atividades correlacionadas.
CARGO: PSICÓLOGO
Realizar acompanhamento social ao usuário e às famílias; Acolhimento aos usuários; encaminhamento à rede de
proteção social; construir relatórios das atividades realizadas no âmbito da psicologia.
CARGO: TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL PSF
Organizar o agendamento de consultas e fichários de pacientes; Recepcionar e preparar os clientes para atendimentos,
instrumentando o cirurgião dentista e manipulando materiais de uso odontológico; Participar de projetos educativos e de
orientação de higiene bucal; Colaborar nos levantamentos e estudos epidemiológicos; Demonstrar técnicas de
escovação; Fazer a tomada e revelação de radiografias intrabucais; Remover indultos, placas e cálculos supra
gengivais; Aplicar substâncias para prevenção de cárie; Inserir e condensar materiais restauradores; Polir restaurações
e remover suturas; Orientar e supervisionar, sob delegação, os trabalhos de auxiliares; Proceder à limpeza e a assepsia
do campo operatório; Confeccionar modelos e preparar moldeiras; Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene e
qualidade; Zelar pela manutenção, limpeza, conservação, guarda e controle de todo o material, aparelhos,
equipamentos e de seu local de trabalho; Participar de programa de treinamento, quando convocado.
ANEXO III - DOS PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DA PROVA OBJETIVA
III.01 – PROVA DE PORTUGUÊS
Cargos de vel Fundamental - 4ª Série: MONITOR DE BISCUIT, MONITOR DE CABELEREIRO, MONITOR DE
CORTE E COSTURA, MONITOR DE DANÇA, MONITOR DE DANÇA SÊNIOR, MONITOR DE PINTURA EM TECIDO,
MONITOR DE TRABALHOS MANUAIS E MONITOR DO GRUPO 3ª IDADE.
1. Interpretação e Compreensão de texto; 2. Frases: tipos; 2.1. Termos essenciais da oração: sujeito e predicado. 3.
Pontuação; 4. Ortografia; 5. Acentuação Gráfica; 6. Classes de palavras; 6.1. Substantivo; 6.2. Adjetivo; 6.3. Numeral;
6.4. Pronome; 6.5. Verbo; 7. Sílaba; 7.1. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas e ao acento tônico;
7.2. Divisão silábica; 7.3. Acento tônico.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CARPANEDA, Isabella; BRAGANÇA, Angiolina. Porta Aberta Língua Portuguesa. Vols. I a IV. São Paulo, FTD,
2005.
ORCHIS, Amália; CHU, Angelina e SIMONCELLO, Vera. Registrando Descobertas Língua Portuguesa. Vols. II a IV.
São Paulo, FTD, 2005.
GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; SBRUZZI, Geonice. Descobrindo a gramática. Vols. I a IV. São Paulo
FTD,2000.
Cargos de Nível Fundamental - NF Completo: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, ATENDENTE DE
CONSULTÓRIO DENTAL ACD, MONITOR DE ARTES CÊNICAS, MONITOR DE ESPORTES E MONITOR DE
INFORMÁTICA.
1. Interpretação e compreensão de texto. 2. Conhecimentos lingüísticos: Morfossintaxe: 2.1. Frase: tipos; 2.2. Oração;
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2.3. Estrutura do período simples e composto (coordenação); 2.4. Termos essenciais da oração; 2.5. Termos
integrantes da oração; 2.6. Termos acessórios da oração; 2.7. Orações coordenadas e subordinadas; 2.8. Regência
verbal e nominal; 2.9. Concordância verbal e nominal; 3. Pontuação; 4. Ortografia; 5. Acentuação gráfica; 6. Classes de
palavras: 6.1. Substantivo; 6.2. Adjetivo; 6.3. Numeral; 6.4. Pronome; 6.5. Verbo: emprego de tempos e modos verbais;
6.6. Advérbio; 6.7. Preposição; crase; 6.8. Conjunções coordenativas; 7. Emprego dos porquês; 8. Sílaba: 8.1.
Classificação das palavras quanto ao número de sílabas e ao acento tônico; 8.2. Divisão silábica; 8.3. Acento tônico.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática: Teoria e Prática. 26 ed. Ref. São Paulo: Atual, 2001
NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. 15 ed. São Paulo: Scipione,
1999.
Cargos de Nível Médio - NM: MONITOR DE CAT AUXILIAR ADMINISTRATIVO, MONITOR DO SISVAN E
TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL.
Cargos de Nível Superior - NS: ASSISTENTE SOCIAL, CIRURGIÃO DENTISTA PSF, ENFERMEIRO PSF, MÉDICO
PSF, ORIENTADOR SOCIAL, PEDAGOGO E PSIGÓLOGO.
1- Interpretação e compreensão de texto; 2- Conhecimentos lingüísticos: Morfossintaxe: 2.1- Frase: tipos; 2.2- Oração;
2.3- Estrutura do período simples e composto (coordenação e subordinação); 2.4- Termos essenciais da oração; 2.5-
Termos integrantes da oração; 2.6- Termos acessórios da oração; 2.7- Orações coordenadas e subordinadas; 2.8-
Regência verbal e nominal; 2.9- Concordância verbal e nominal; 3- Pontuação; 4- Ortografia; 5- Acentuação gráfica; 6-
Classes de palavras: 6.1- Substantivo; 6.2- Adjetivo- locução adjetiva; 6.3- Numeral; 6.4- Pronome; 6.5- Verbo:
emprego de tempos e modos verbais; 6.5.1- Elementos estruturais; 6.5.2- Vozes; 6.5.3- Auxiliar; 6.5.4- Regular; 6.5.5-
Irregular; 6.6- Advérbio - locução adverbial; 6.7- Preposição – crase; 6.8- Conjunções coordenativas e subordinativas; 7-
Sílaba: 7.1- Divisão silábica; 7.2- Acento tônico
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática: Teoria e Prática. 26 ed. Ref. São Paulo: Atual, 2001
NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa. 15 ed. São Paulo: Scipione,
1999.
III.02 – PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA (NI)
Cargo de Nível Médio – NM: MONITOR CAT – AUXILIAR ADMINISTRATIVO E MONITOR DO SISVAN
1. Sistema Operacional Microsoft Windows: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle).
Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e
renomear). 2. Editor de textos Microsoft Word: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de
tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel:
Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de
dados. 4. Internet: Navegação e busca de documentos.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
Manuais impressos ou eletrônicos dos Sistemas de Informática.
III.03 – PROGRAMAS DAS PROVAS ESPECÍFICAS
CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): organização, princípios e diretrizes; Epidemiologia: conceitos
básicos, principais agravos a saúde, doenças de notificação compulsória; Vacinação – calendário de vacinação; Noções
específicas sobre Programa Saúde da Família, área de abrangência, territorialização, trabalho voltado à família,
programas de saúde, trabalho em equipe.
CARGO: ASSISTENTE SOCIAL E ORIENTADOR SOCIAL
1. Noções de políticas públicas Sociais; 2. Procedimentos profissionais, métodos de ação do Serviço Social; 3. Código
de Ética profissional dos Assistentes Sociais; 4. Conhecimento da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), do
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Estatuto do Idoso; 5. Noções básicas de Doenças Mentais. História,
Fundamentos Teóricos e Éticos do Serviço Social; 6. Declaração Universal dos Direitos Humanos; 7. Política Nacional
de Saúde Mental; 8. Projeto Ético Político do Serviço Social; 9. Assistência Social como garantia de direitos: seguridade
social (saúde, assistência social e previdência); 10. Atuação do Assistente Social junto ao CRAS (Centro de Referência
da Assistência Social); 11. Legislação Previdenciária.
CARGO: ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTAL – ACD
Bases legais para habilitação e exercício das Profissões Auxiliares em Odontologia: Competência profissional; ética
profissional; Anatomia e fisiologia da cavidade bucal; Notação dentária; Odontologia social e saúde pública: promoção,
educação e prevenção em saúde; processo saúde-doença; educação em saúde bucal; Etiologia e prevenção dos
principais problemas de saúde bucal: Cárie Dental, Doença Periodontal e Câncer Bucal. Placa bacteriana: identificação,
relação com dieta, saliva e flúor. Técnicas auxiliares no trabalho odontológico. Principais doenças relacionadas ao
trabalho odontológico e formas de prevenção. Prevenção e controle de riscos de infecção na prática odontológica.
Ergonomia. Conhecimento sobre técnica de manipulação, equipamento, material e instrumental odontológico.
Planejamento, organização e administração da clinica odontológica. Processamento radiográfico e montagem de
radiografias Recepção do paciente.
CARGOS: CIRURGIÃO DENTISTA PSF
Ações preventivas - aplicação de selantes, uso do flúor e orientações sobre a higiene bucal. Atendimentos a gestantes.
Dentística - cariologia. Cárie dentária. Periodontia. Endodontia (emergência). Pulpotomia. Pulpites. Terapêutica.
Anestesiologia. Pequenas cirurgias e exodontias. Biosegurança. Patologia oral. Oclusão. Plano de tratamento.
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Radiologia: anomalias dentais e tecido de sustentação. Proteção do complexo dentina polpa. posição dos dentes.
Disseminação das infecções bucais. Notificação de agravos. Atendimento de bebê. Pericementite. Negligência e maus
tratos à criança e ao adolescente. Vigilância à saúde - conceito, componentes e práticas.
SAÚDE PÚBLICA: Epidemiologia: bases conceituais, indicadores de saúde, sistema de informação em saúde;
epidemiologia e serviços de saúde; epidemiologia e meio ambiente, Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde.
Organização e administração dos Serviços de Saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes históricos,
princípios e diretrizes do SUS, trabalho em equipe, diagnóstico de saúde, planejamento estratégico situacional. controle
social - gestão colegiada, financiamento, legislação e normalização; Modelos Técnicoassistenciais em saúde; Vigilância
em Saúde, Vigilância Sanitária; Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e: origens; determinações econômicas,
sociais e históricas; Ética: proteção à vida humana ; saúde física e mental
CARGOS: ENFERMEIRO PSF
Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social;
Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias; Situação
atual, medidas de controle e de tratamento; Planejamento e programação local de saúde, distritos sanitários e enfoque
estratégico. Planejamento, organização, coordenação e supervisão do trabalho da enfermagem junto a Equipe de
Saúde da Família, nos Centros de Saúde e na comunidade. Planejamento e coordenação da capacitação e educação
permanente dos auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Assistência integral às pessoas em todas
as fases da vida: criança, adolescente, adulto e idoso, no Centro de Saúde, domicílio, escolas, creches e asilos (saúde
do trabalhador, saúde mental, doenças crônicas degenerativas, sexualidade, gravidez, parto e puerpério, aleitamento
materno, climatério, prevenção do câncer de mama e cérvico-uterino, violência doméstica, doenças transmissíveis,
planejamento familiar, calendário básico de vacinação, infecções respiratórias agudas, diarréia, desidratação,
desnutrição, crescimento e desenvolvimento infantil, etc.). Lei do Exercício Profissional e Código de Ética de
Enfermagem.
CARGO: MÉDICO PSF
a) Políticas de Saúde: Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - princípios, diretrizes e
arcabouço legal; controle social; Indicadores de saúde : Sistema de Notificação e de Vigilância Epidemiológica e
Sanitária; Endemias/epidemias; Situação atual, medidas de controle e de tratamento; Planejamento e Programação
Local de Saúde, distritos sanitários e enfoque estratégico; Saúde da família sua evolução, seus princípios e sua
aplicação. Municipalização da Saúde. Situação da Saúde no Brasil.
b) Clínica Médica: Prontuário Médico; Reanimação Cardio-Respiratória; Preenchimento de Declaração de Óbito;
Doenças de Notificação Compulsória; Noções de Farmacologia; Código de Ética Médica; Noções Básicas de
Urgência/Emergência na Prática Médica: Reanimação Cardio-respiratória-cerebral. Emergência Hipertensiva. Infarto
agudo do miocárdio. Arritmias cardíacas paroxísticas. Insuficiência cardíaca. Edema agudo de pulmão.Insuficiência
respiratória. Descompensações no paciente diabético. Acidente vascular cerebral. Estado epilético.
c) Conteúdo específico: Cuidados gerais com o paciente em medicina interna; Doenças cardiovasculares: hipertensão
arterial; dislipidemias; cardiopatia isquêmica; insuficiência cardíaca; miocardiopatias e valvulopatias; arritmias cardíacas;
Infecções respiratórias. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar;
pneumonias e abcessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar; tuberculose, edema agudo de
pulmão. Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica; doenças intestinais inflamatórias e parasitárias; diarréia;
colelitíase e colecistite; pancreatite; hepatites virais e hepatopatias tóxicas; insuficiência hepática crônica; cirrose;
abdome agudo. Doenças renais: infecções do trato urinário; insuficiência renal aguda e crônica; glomerulonefrites;
síndrome nefrótica; litíase renal. Doenças endócrinas: diabetes mellitus; hipotireoidismo e hipertireoidismo; obesidade;
tireoidite e nódulos tireoidianos; distúrbios das glândulas suprarenais; distúrbios das glândulas paratireóides. Doenças
reumáticas: artrites; espondiloartropatias; colagenoses; gota. Doenças infecciosas e terapia antibiótica. Tétano, Raiva
Humana, Leptospirose, Dengue, Escabiose, Pediculose, esquistossomose, hanseníase, leishmaniose. Distúrbios
hidroeletrolíticos e acidobásicos; Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática
clínica diária. Anemias, púrpuras, distúrbios da coagulação. Intoxicações exógenas; Acidentes por animais peçonhentos.
Doenças sexualmente transmissíveis; Doenças neurológicas: Cefaléias, epilepsia; AVC, meningites;
polirradiculoneurites, polineurites, doença periféricas; Doenças degenerativas e infecciosas do SNC. Alcoolismo.
Enfermidades bucais. Micoses superficiais, dermatites. Emergências psiquiátricas. TEP e TVP: Anticoagulantes e
Fibronoliticos.
CARGO: MONITOR DE INFORMÁTICA
Hardware (manutenção, configuração, instalação, suporte). Software. Rede de computadores (instalação, configuração,
manutenção, suporte). Sistemas Operacionais.
CARGO: PEDAGOGO
O Pedagogo e a organização do trabalho na escola. Propostas e alternativas para o fazer do pedagogo. O trabalho do
pedagogo junto à família e à comunidade: limites e perspectivas. As relações de poder no espaço escolar. O pedagogo
e o processo de construção de projetos político-pedagógicos. Educação, trabalho e cidadania. A Educação Básica no
Brasil: acesso, permanência, inclusão e fracasso escolar; planejamento escolar e o trabalho coletivo. Projetos de
trabalho e interdisciplinaridade. O pedagogo no contexto sócio-político educacional brasileiro. A organização da
Educação Básica: LDB 9394/96; Princípios e fins da educação nacional; Diretrizes curriculares para a Educação
Básica; Parâmetros Curriculares Nacionais; Financiamento da Educação Básica.
CARGO: PSICÓLOGO
1- Legislação em saúde pública e saúde mental; 2- Estruturas clínicas: Psicopatologia: neuroses, psicoses, perversões;
3- Noções de nosologia e Psicopatologia; 4- Noções de Psicanálise; 5- A clínica social; 6- Distúrbios emocionais da
criança; 7- A política de atendimento à criança e ao adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente; 8- Trabalho
com famílias; 9- O trabalho com grupos Teoria e prática. Oficinas; 10- Elaboração, implementação, monitoramento e
avaliação de projetos sociais; 11- O processo psicodiagnóstico (entrevista, testes, devolução); 12- Diagnóstico e
problemas de aprendizagem; 13- Conhecimento do Estatuto do Idoso e da Lei Maria da Penha.
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CARGO: TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL PSF
Manipulação e preparo de materiais odontológicos; Anatomia bucal: estruturas e função; Cárie dental: conceito,
etiologia, controle; Doença periodontal: conceito, etiologia, controle; Placa bacteriana: identificação, fisiologia, relação
com dieta, saliva e flúor; Biossegurança: ergonomia (ambiente de trabalho, posições de trabalho) e controle de infecção
cruzada (paramentação/proteção individual); Métodos de esterilização e desinfecção: normas e rotina, expurgo e
preparo de material e desinfecção do meio e assepsia do equipamento e superfícies, etc; Medidas de prevenção:
terapia com flúor, selantes, raspagem e polimento coroário, instrução de higiene oral e educação para a saúde;
Organização da clínica odontológica e trabalho em equipe; Epidemiologia: índices epidemiológicos em saúde bucal;
Proteção pulpar e materiais restauradores: utilização, preparação, técnicas de inserção, condensação e polimento;
Instrumental e equipamento: utilização e emprego; Passos e instrumentos utilizados na clínica odontológica; Técnica de
incidência radiográfica e revelação.
III.04 – LEGISLAÇÃO
CARGO: MONITOR CAT AUXILIAR ADMINISTRATIVO, MONITOR DE ARTES CÊNICAS, MONITOR DE BISCUIT,
MONITOR DE CABELEIREIRO, MONITOR DE CORTE E COSTURA, MONITOR DE DANÇA, MONITOR DE DANÇA
SÊNIOR, MONITOR DE ESPORTES, MONITOR DE PINTURA EM TECIDO, MONITOR DE TRABALHOS MANUAIS,
MONITOR DO GRUPO 3ª IDADE, MONITOR DO SISVAN
PORTARIA Nº 458, de 4 de outubro de 2001 - Estabelece Diretrizes e Normas do Programa de Erradicação do Trabalho
Infantil – PETI;
PORTARIA Nº 666, de 28 de dezembro de 2005 - Disciplina a integração entre o Programa Bolsa Família e o Programa
de Erradicação do Trabalho Infantil.
LEI No 10.836, de 9 de janeiro de 2004. - Cria o Programa Bolsa Família
LEI Nº 11.692, de 10 de junho de 2008. - Dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM
LEI Nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010 - Dispõe sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica;
Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Ministério do Desenvolvimento Social e
Combate à Fome. – 1. ed. – Brasília: 2009.
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ANEXO IV - DAS PROVAS DE TÍTULOS
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
FUNÇÕES: MONITOR CAT – AUXILIAR ADMINISTRATIVO, MONITOR DE ARTES CÊNICAS, MONITOR DE
BISCUIT, MONITOR DE CABELEIREIRO, MONITOR DE CORTE E COSTURA, MONITOR DE DANÇA, MONITOR
DE DANÇA SÊNIOR, MONITOR DE ESPORTES, MONITOR DE INFORMÁTICA, MONITOR DE PINTURA EM
TECIDO, MONITOR DE TRABALHOS MANUAIS, MONITOR DO GRUPO 3ª IDADE E MONITOR DO SISVAN
Especificação do Título Comprovação Critérios Pontuação
Experiência em cargo igual ou
similar ao qual se inscreveu nesse
processo seletivo
Cópia das anotações da Carteira de
Trabalho ou contratos administrativos,
nesse último caso, acompanhado por
certidão de contagem de tempo ou
declaração de tempo de serviços,
assinada pela autoridade gestora do órgão
contratante.
10 (dez) pontos para cada
ano de serviço,
devidamente
comprovado, limitado a
70 pontos, de acordo com
o disposto nos itens 3.2.8
e 3.2.14 a 3.2.17. deste
edital.
70(setenta)
Curso ou Treinamento de
qualificação ou requalificação
profissional com carga horária
mínima de 12 h/aula, dentro da área
ou especialidade a que concorre.
Certificado de conclusão, com indicação
de carga horária e conteúdo programático.
05 pontos por certificado.
Limitado a 6(seis)
certificados.
30 (trinta)
Total máximo de pontos>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 100 (cem)
FUNÇÕES: ASSISTENTE SOCIAL, ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTAL – ACD, CIRURGIÃO DENTISTA
PSF, ENFERMEIRO PSF, MÉDICO PSF, ORIENTADOR SOCIAL, PEDAGOGO, PSICÓLOGO E TÉCNICO EM
HIGIENE DENTAL PSF
Especificação do Título Comprovação Critérios Pontuação
Experiência em cargo igual ou
similar ao qual se inscreveu nesse
processo seletivo
Cópia das anotações da Carteira de
Trabalho ou contratos administrativos,
nesse último caso, acompanhado por
certidão de contagem de tempo ou
declaração de tempo de serviços,
assinada pela autoridade gestora do órgão
contratante.
01 (um) ponto para cada
ano de serviço,
devidamente
comprovado, limitado a 7
pontos, de acordo com o
disposto nos itens 3.2.8 e
3.2.14 a 3.2.17. deste
edital.
7(sete)
Curso ou Treinamento de
qualificação ou requalificação
profissional com carga horária
mínima de 12 h/aula, dentro da área
ou especialidade a que concorre.
Certificado de conclusão, com indicação
de carga horária e conteúdo programático.
01 ponto por certificado.
Limitado a 3(três)
certificados.
3 (três)
Total máximo de pontos>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 10 (dez)
FUNÇÃO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS: Devido à necessidade de curso preparatório, não será
valorizada a experiência anterior para essa função.
ANEXO V – MODELO DE REQUERIMENTO
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 01/2011
REQUERIMENTO
ASSUNTO:
Nome completo: Inscrição n.º :
Cargo:
O abaixo assinado requer
e apresenta suas justificativas:
Data:
Ass. do candidato:
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPABA/MG - EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N° 01/2011
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ANEXO VI – MODELO DE PROCURAÇÃO
PROCURAÇÃO
Nome _______________________________________________, Identidade nº __________________, órgão
expedidor: _______________, CPF nº. _________________________, residente à ____________________________,
nº________, Bairro __________________, ___________________/_____, CEP: ________________, Telefone:
________________, E-mail:________________________________________, pelo presente instrumento particular de
procuração, nomeia e constitue seu bastante procurador, o Senhor ______________________________________,
brasileiro, ______________, RG _________________, portador do CPF nº ___________________, Residente a Rua
____________________________nº __________ Bairro ____________________, ______________/MG, conferindo-
lhe poderes especiais para lhe representar junto a Prefeitura Municipal de IPABA e a empresa Máxima Auditoria,
Consultoria e Treinamentos Ltda., especialmente para fazer a inscrição no Processo Seletivo Público n.º 01/2011 da
Prefeitura Municipal de IPABA – MG para o cargo de ______________________________________.
_____________________, _____ de __________________ de 2011.
_____________________________________
Assinatura (Igual documento de Identidade)
ANEXO VII - CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº. 01/2011
DATA HORÁRIO
ATIVIDADE
DIVULGAÇÃO NO SITE:
www.maximaauditores.com.br
e:
07/10/11 15h00 Publicação do Edital
Imprensa oficial, Jornal da
região e Prefeitura Municipal
13/10/11 18h00
Final do prazo de recursos e impugnação sobre o
Edital
Prefeitura Municipal
24/10/11 08h00 Início das Inscrições -
13/11/11 23h59 Término das Inscrições -
21/11/11 15h00
Publicação da relação de candidatos inscritos e
indeferimentos de inscrições
Divulgação do local e horário das provas
Quadro de Avisos da
Prefeitura Municipal
24/11/11 15h00
Encerramento do prazo de recursos deferimentos
e indeferimentos de inscrições
Prefeitura Municipal
04/12/11 -
Realização de provas escritas e apresentação
dos títulos
-
05/12/11 09h00 Publicação do Gabarito das provas
Quadro de Avisos da
Prefeitura Municipal
08/12/11 09h00
Encerramento do prazo de recursos: provas
escritas e provas de títulos
-
12/12/11 15h00
Publicação de decisões sobre recursos das
provas escritas
Publicação do Resultado Provisório
Quadro de Avisos da
Prefeitura Municipal
15/12/11 15h00
Encerramento do prazo de recursos do
Resultado Provisório
-
16/12/11 15h00
Divulgação do Resultado Final do Processo
Seletivo
Quadro de Avisos da
Prefeitura Municipal
. Todas as informações relacionadas ao processo seletivo serão publicadas no site: www.maximaauditores.com.br