Edital do Concurso Prefeitura de Itaúna - MG 2011

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚNA – MG
CONCURSO PÚBLICO – EDITAL 01/2011
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A Comissão do Concurso blico Municipal, nomeada pela Portaria 5200/2011, faz saber que
realizará Concurso blico de Provas Objetivas, Provas Práticas e Provas de Títulos para
preenchimento de cargos do seu Quadro de Servidores, observado o disposto na Legislação
Municipal e na forma determinada neste Edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES PREMILINARES
1.1. A Seleção Pública regida por este Edital, será de responsabilidade da Secretaria Municipal de
Administração e fiscalizado pela Comissão nomeada pela Portaria nº 5200/2011.
1.2. Os trabalhos sob a Fiscalização da Comissão terminarão com o envio da Classificação Final do
certame para a homologação do Chefe do Executivo Municipal.
1.3. O concurso público será executado pela empresa Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda. - EPP.
1.4. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que
preenche todos os requisitos exigidos. Uma vez efetivada a inscrição, somente será permitida a
alteração nos seus dados, mediante requerimento formal do candidato, durante o período das
inscrições determinado no item 5.1. deste Edital.
1.5. O concurso público será realizado no Município de ITAÚNA/MG.
1.5.1. Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na cidade para realização das
provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades.
1.6. As bibliografias sugeridas poderão ser utilizadas pelas bancas realizadoras das questões, mas
este referencial não retira o direito da banca de se embasar em atualizações, outros títulos e
publicações não citadas nesta bibliografia. A Bibliografia Sugerida tem apenas o caráter orientador.
2. DAS INFORMAÇÕES GERAIS E REQUISITOS PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS,
CARGOS E VALORES DE INSCRIÇÕES
2.1. Os cargos, vagas, vencimentos, valores de inscrição, carga horária, escolaridades, tipos de
provas e o número de questões e turnos, e atribuições dos cargos e programa de provas a serem
aplicadas a cada cargo, são os constantes dos Anexos I e II, deste Edital.
3. DO ATENDIMENTO ESPECIAL PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
3.1. Das vagas de cada cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do
Concurso bico, será reservado para os candidatos portadores de deficiência o percentual de 10%.
3.1.1. Para pleno atendimento ao subitem 3.1, no que diz respeito ao arredondamento,
considerando que a Lei Municipal não vislumbra tal assunto, quando a aplicação do percentual
previsto no edital resultar em número fracionado, aplica-se a regra da percentagem mínima e
máxima orientada pelo Supremo Tribunal Federal por meio do Senhor Ministro Marco Aurélio no
documento MS 26.310-5/DF - Relator Ministro Marco Aurélio – DJ 31.10.2007.
3.2. Para concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência, o candidato deverá:
a) no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência;
b) encaminhar laudo médico original ou cópia autenticada, emitido nos últimos doze meses,
atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código
correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da
deficiência, na forma do subitem 3.2.1.
3.2.1.O candidato deverá encaminhar a cópia simples do CPF e o laudo médico (original ou cópia
autenticada) a que se refere a alínea “b” do subitem 3.2, via SEDEX ou carta registrada com aviso
de recebimento, postado impreterivelmente durante o período das inscrições, para a Rumo Certo
Serviços e Assessoria Ltda EPP, no endereço da Rua Curvelo, 32, Lj. 12 Bairro Floresta BH
– MG – CEP: 31015-172.
3.2.2. O fornecimento do laudo médico (original ou cópia autenticada), por qualquer via, é de
responsabilidade exclusiva do candidato. A Rumo Certo Serviços e Assessoria não se responsabiliza
por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada do laudo a seu destino.
3.3. O laudo médico (original ou cópia autenticada) terá validade somente para este concurso
público e não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.
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3.4. A inobservância do disposto no subitem 3.2 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas
reservadas aos candidatos em tal condição e o não-atendimento às condições especiais necessárias.
3.5. O candidato portador de deficiência poderá requerer, no ato da inscrição, atendimento especial
para o dia de realização das provas, na forma do subitem 5.9.2 deste Edital, indicando as condições
de que necessita para a realização destas, conforme previsto no artigo 40, parágrafos e 2º, do
Decreto Federal nº. 3.298, de 1999 e suas alterações.
3.5.1. A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de
portadores de deficiência será divulgada pela Internet, no endereço eletrônico
www.rumocertoservicos.com.br, no site da Prefeitura Municipal de ITAÚNA/MG e no mural da citada
prefeitura, no dia 16/01/2012.
3.5.1.1.O candidato disporá de 03 (três) dias úteis, a partir da divulgação da relação citada no
subitem anterior para contestar o indeferimento, pessoalmente ou via SEDEX, no endereço indicado
no subitem 10.8 deste Edital. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.
3.5.1.2. A listagem dos candidatos que pleiteiam as vagas de deficientes será publicada nos
endereços citados no item 3.5.1, no dia 24/01/2012.
3.6. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, se aprovados, além de figurar na
lista geral terão também seus nomes publicados em lista específica de portadores de deficiência.
3.7. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, se aprovados, serão convocados
para se submeter à perícia médica promovida por equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde,
que verificará sobre a sua caracterização como deficiente ou não, bem como, sobre a
compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada, nos termos do art. 43 do
Decreto nº. 3.298, de 1999 e suas alterações.
3.8. A o caracterização de deficiência ou o não-comparecimento à perícia médica, observado o
disposto no subitem 3.11, acarretará a exclusão do candidato da listagem relativa aos portadores de
deficiência, permanecendo listado apenas na classificação da ampla concorrência.
3.9. O candidato inscrito como portador de deficiência declarado inapto em perícia médica em
virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo ou cuja deficiência não for
configurada pela perícia médica será eliminado do concurso público.
3.10. Os candidatos aprovados e classificados como portadores de deficiência serão nomeados,
deduzido o número de aprovados nessa condição do quantitativo de vagas estabelecido neste edital,
observado o limite de vagas reservadas. As vagas definidas no Anexo I que o forem providas por
falta de candidatos portadores de deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos,
observada a ordem geral de classificação.
3.10.1 A (primeira) nomeação de candidato classificado portador de necessidades especiais
deverá ocorrer quando da nomeação da (primeira) vaga do cargo contemplado neste Edital com
a referida reserva. As demais nomeações ocorrerão na 11ª (décima primeira) vaga, 21ª (vigésima
primeira) e assim por diante, até terminarem as vagas reservadas, durante o prazo de validade
deste concurso público. Para tanto, será nomeado candidato mais bem classificado no cargo.
3.11. Os candidatos deverão comparecer à Secretaria Municipal de Saúde de ITAÚNA para
submissão à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou vel de
deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de
Doenças (CID-10), conforme especificado no Decreto Federal Nº. 3.298, de 1999 e suas alterações,
bem como a provável causa da deficiência, no prazo de 03 (três) dias a contar da data da publicação
do resultado.
3.12 A não existência de candidatos portadores de deficiência ou no caso de reprovação desses, as
vagas que seriam a eles destinadas serão aproveitadas pelos demais candidatos, com estrita
observância da ordem classificatória.
4. DAS CONDIÇÕES PARA INVESTIDURA NO CARGO
4.1. O candidato aprovado no concurso público de que trata este Edital será investido no cargo, se
atendidas, cumulativamente, as seguintes exigências:
a) ter sido aprovado e classificado na forma estabelecida neste Edital;
b) ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar
amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo
dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal;
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c) estar em dia com as obrigações eleitorais;
d) possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme Anexo I deste Edital;
e) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
f) gozar dos direitos políticos;
g) firmar declaração, sob as penas da lei, de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada
por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;
h) apresentar declaração, em formulário específico, se exerce ou não outro cargo, emprego ou
função pública federal, estadual e municipal;
i) estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;
j) conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste edital;
k) não ter sofrido, em caso de exercício de função pública, penalidade por prática de atos
desabonadores;
l) Estar quites com a Justiça Estadual e Federal (Certidão Negativa de Antecedentes Criminais).
5. DAS INSCRIÇÕES
5.1. Período: 21/11/2011 a 08/01/2012 (exceto sábados, domingos e feriados).
5.1.1. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa sica (CPF) do
candidato.
5.1.2. É permitida a inscrição para mais de um cargo, desde que haja compatibilidade de data e
horário para realização da prova objetiva de múltipla escolha, devendo o candidato, neste caso,
preencher uma ficha de inscrição para cada cargo pretendido, imprimir um boleto para cada cargo e
realizar o pagamento da taxa de inscrição para cada cargo pretendido.
5.2. PRESENCIAL: A inscrição em sua forma presencial será feita na sede da Prefeitura de ITAÚNA,
situada na Praça Dr. Augusto Gonçalves, nº 538 – Centro, no horário de 09:00 às 17:00 horas.
5.2.1. O candidato receberá no ato da inscrição boleto para recolhimento da taxa de inscrição
referente ao cargo escolhido.
5.2.2. As inscrições efetuadas presencialmente somente serão validadas após o recolhimento da
taxa de inscrição.
5.2.3. A Rumo Certo Serviços e Assessoria não se responsabiliza pelo descumprimento, por parte do
candidato, das instruções para inscrição presencial constantes deste edital.
5.2.4. Documentação exigida: O candidato que fizer inscrição presencial na sede da Prefeitura
deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração
específica, os seguintes documentos:
- Original e fotocópia da cédula de identidade ou de documento equivalente, de valor legal. No caso
de inscrição por procuração, esta deverá ser acompanhada também de cópia autenticada de
documento do procurador.
5.3. INTERNET:
5.3.1 As inscrições poderão ser realizadas pela Internet no site: www.rumocertoservicos.com.br, no
período 21/11/2011 até 23:59 hora (horário de Brasília) do dia 08/01/2012, desde que
efetuado seu pagamento até o dia 09/01/2012.
5.3.2. O candidato, após conclusão de sua inscrição, emitirá boleto disponibilizado no site da
empresa organizadora e recolherá o valor correspondente ao cargo escolhido até a data de
vencimento indicada no item 5.3.1 deste edital.
5.3.3. As inscrições efetuadas via Internet somente serão validadas após o pagamento da taxa de
inscrição, através do boleto bancário.
5.3.4. A Rumo Certo Serviços e Assessoria não se responsabiliza por inscrições via Internet não
recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,
congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que
impossibilite a transferência dos dados, se estas falhas não forem em decorrência de culpa exclusiva
da instituição organizadora.
5.3.5. A Rumo Certo Serviços e Assessoria não se responsabiliza pelo descumprimento, por parte do
candidato, das instruções para inscrição via Internet constantes deste edital.
5.4. O comprovante de inscrição, após seu acatamento, será enviado para o endereço de e-mail
informado pelo candidato, quando da solicitação de sua inscrição, a partir do 24/01/2012.
5.4.1. Caso o candidato não receba seu comprovante de inscrição no período informado no subitem
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anterior, poderá retirá-lo no endereço eletrônico www.rumocertoservicos.com.br.
5.5. São de responsabilidade única do candidato os dados cadastrais informados na solicitação de
inscrição, inclusive quanto à declaração de deficiência.
5.6. Não serão acatadas inscrições cujo pagamento do valor da inscrição tenha sido efetuado em
desacordo com as opções oferecidas no ato do preenchimento da inscrição via Internet, seja qual for
o motivo alegado.
5.7. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente
concurso, desde que as deficiências de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do
cargo e declarado no ato da inscrição conforme item 3 deste Edital.
5.8. Das Disposições Gerais Sobre a Inscrição no Concurso Público:
5.8.1. Caso o seja atendida a determinação do subitem 1.2., não será permitida, em hipótese
alguma, a alteração dos dados da inscrição.
5.8.2. É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio
eletrônico.
5.8.3. É vedada a transferência do valor pago a tulo de taxa para terceiros ou para outros
concursos.
5.9. Outras informações:
a) Só o pagamento da inscrição não significa que o candidato esteja inscrito;
b) A taxa de expediente relativa a inscrição neste concurso público para investidura em cargo
público da Prefeitura Municipal de ITAÚNA, será devolvida ao candidato na hipótese de
cancelamento do certame por conveniência da Administração Pública;
b.1) A devolução ocorrerá no prazo de até 60 (sessenta) dias contados da publicação, em órgão
oficial de imprensa, do ato de cancelamento do concurso.
c) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta;
5.9.1. O Edital e o Manual do Candidato estarão disponíveis no site www.rumocertoservicos.com.br,
no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de ITAÚNA/MG.
5.9.2. O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá
indicar, em formulário próprio, no ato da solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários
e, ainda, enviar, durante o período de inscrições, impreterivelmente, via SEDEX ou AR - Aviso de
Recebimento, para a sede da Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda EPP, à Rua Curvelo, 32,
Lj. 12 Bairro Floresta BH MG CEP: 31015-172 laudo médico (original ou cópia autenticada)
que justifique o atendimento especial solicitado.
5.9.2.1. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior e nos que
forem de interesse da Administração Pública.
5.9.2.2. A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de
razoabilidade, mediante fundamentação.
5.9.2.3. O laudo médico (original ou cópia autenticada) referido no subitem 5.9.2 deverá ser
enviado via SEDEX ou Carta Registrada, postado impreterivelmente durante o período das
inscrições, para a sede da Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda EPP, à Rua Curvelo, 32, Lj.
12 – Bairro Floresta – BH – MG – CEP: 31015-172.
5.9.2.4. O fornecimento do laudo médico (original ou cópia autenticada), por qualquer via, é de
responsabilidade exclusiva do candidato. A Rumo Certo Serviços e Assessoria não se responsabiliza
por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada do laudo a seu destino.
5.9.2.5. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de
solicitar atendimento especial para tal fim deverá levar um acompanhante, que ficará em sala
reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não
levar acompanhante não realizará as provas.
5.9.2.6. O laudo médico (original ou cópia autenticada) valerá somente para este concurso, não será
devolvido e não serão fornecidas cópias desse laudo.
5.9.2.7. A relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido, será divulgada
na Internet, no site www.rumocertoservicos.com.br, no site da Prefeitura Municipal de ITAÚNA/MG e
no mural da citada prefeitura no dia 16/01/2012.
5.9.2.7.1. Os candidatos que solicitaram atendimento especial que não constarem da listagem do
subitem acima, estarão com seu pedidos considerados indeferidos.
5.9.2.8. O candidato disporá de 03 (três) dias a partir da divulgação da relação citada no subitem
anterior para contestar o indeferimento, pessoalmente ou via SEDEX no endereço citado no subitem
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10.8 deste Edital. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.
5.9.2.9. A relação definitiva dos candidatos com atendimento especial deferido, após análise dos
recursos, em decisão definitiva, será publicada nos endereços citados no item 5.9.2.7 no dia
24/01/2012.
5.10 Nos dias 21 e 22/11/2011, os candidatos que por razões financeiras não puderem arcar com
o custo da taxa de inscrição, poderão solicitar a gratuidade da mesma, na sede da Prefeitura
Municipal de ITAÚNA/MG, no local destinados às inscrições presenciais.
5.10.1 Terá direito à isenção do pagamento da inscrição o candidato que comprovar ser membro de
família de baixa renda por meio de inscrição em algum programa de ajuda social dos governos
Federal ou Estadual ou ainda apresentar laudo emitido pela Secretaria de Assistência Social do
Município em que reside, comprovando que o mesmo pertence à família de baixa renda, nos termos
das legislações vigentes ou apresentar pia acompanhada de original da Carteira de Trabalho e
Previdência Social, de forma a provar sua situação de hipossuficiência econômica e financeira, ou ser
doador de sangue, conforme art. 1º da Lei Municipal 726/2007.
5.10.2 No ato da solicitação da isenção o candidato assinará declaração de que sua renda familiar o
impossibilita de arcar com as despesas da inscrição sem prejuízo de seu próprio sustento e de seus
familiares, observado o artigo 299 do Código Penal Brasileiro (falsidade ideológica) em formulário a
ser preenchido no local da solicitação.
5.10.3 A Comissão de Concurso Público analisará os pedidos de isenção de inscrição, e fará publicar
no site www.rumocertoservicos.com.br, a relação dos pedidos deferidos no dia 05/12/2011,
assegurado direito de recurso junto à Prefeitura Municipal de ITAÚNA/MG, nos 03 (três) dias úteis
subsequentes à divulgação de relação de deferimentos, podendo ser pessoalmente ou via Correios,
com Aviso de Recebimento, com data de postagem dentro do prazo recursal, para o endereço citado
no item 10.8 deste edital.
5.10.4. Os candidatos que solicitaram isenção de taxa de inscrição e que não constarem da listagem
do subitem acima, estarão com seu pedidos considerados indeferidos.
5.10.5. A relação definitiva, após análise dos recursos, será publicada no site:
www.rumocertoservicos.com.br, no site da Prefeitura Municipal de ITAÚNA/MG e no mural da citada
prefeitura no dia 19/12/2011.
5.10.6. A inscrição dos candidatos com pedido de isenção deferidos, sefeita na sede da Prefeitura
Municipal de ITAÚNA/MG.
6. DAS PROVAS
6.1. O Concurso blico constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha, Provas Práticas e de
Títulos.
6.2. As questões das provas objetivas poderão avaliar habilidades que vão além de mero
conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, ntese e avaliação,
valorizando a capacidade de raciocínio.
6.3. Cada questão das provas objetivas poderá contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos
relativos a mais de uma área de conhecimento.
6.4. DAS PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA
6.4.1. De caráter eliminatório, serão aplicadas para todos os cargos e terão duração máxima de 03
(três) horas improrrogáveis.
6.4.2. Cada prova objetiva aplicada para cada cargo consisti de 40 (quarenta) questões de
múltipla escolha, com quatro alternativas (a, b, c, d), com apenas uma opção correta. Cada questão
será valorada em 2,5 (dois pontos e meio) cada, totalizando 100 (cem) pontos, avaliados na escala
de 0 (zero) a 100 (cem).
6.4.3 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de
pontos do conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha aplicadas para cada cargo.
6.4.4 Os programas de provas para as questões de múltipla escolha são o constante do Anexo II
deste Edital.
6.5. DA PROVA DE TÍTULOS
6.5.1. Tem caráter classificatório, e seus pontos somente serão computados para os aprovados nas
provas objetivas de múltipla escolha e será valorizada em até 10 (dez) pontos.
6.5.2 Os títulos deverão entregues na sede da Prefeitura Municipal de ITAÚNA durante o período das
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inscrições, pelo candidato em envelope contendo externamente em sua face frontal, os seguintes
dados: CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚNA - MG Edital 001/2011,
NOME DO CANDIDATO, NÚMERO DE INSCRIÇÃO E O CARGO PLEITEADO.
6.5.3. Os tulos, na forma do subitem 6.5.1, deverão ser postados via Correios, dentro do prazo
estabelecido, no subitem 5.1, por SEDEX com AR - Aviso de Recebimento para Rumo Certo Serviços
e Assessoria Ltda EPP, no endereço da Rua Curvelo, nº 32, Lj. 12 Bairro Floresta BH MG
CEP: 31015-172.
6.5.4 Os tulos considerados neste concurso, suas pontuações, o limite máximo por categoria e a
forma de comprovação, são assim discriminados:
- Pós-Graduação (Mínimo 360 horas) --------------------------------------
02 pontos por certificado
- Mestrado--------------------------------------------------------------------
04 pontos por certificado
- Doutorado------------------------------------------------------------------
06 pontos por certificado
6.5.5. Os tulos deverão ser reconhecidos pelo MEC Ministério da Educação e Cultura - e deverão
se referir à área correspondente ao cargo a que o candidato tenha se inscrito.
6.5.6. Não serão aceitos títulos entregues ou postados fora do prazo estabelecido.
6.5.7. Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado,
expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida
oficialmente.
6.5.8. A avaliação dos títulos apresentados será feita pela comissão da banca examinadora da Rumo
Certo Serviços e Assessoria.
6.6. DAS PROVAS PRÁTICAS
6.6.1. As Provas Práticas, de caráter eliminatório, serão aplicadas para os candidatos aprovados
nas provas objetivas de múltipla escolha dos cargos de MOTORISTA, PEDREIRO e PINTOR, e
constarão de:
6.6.2. Para o cargo de MOTORISTA, a prova será um exame de direção em veículo a ser definido
pela Comissão Municipal de Concurso, avaliado por examinador habilitado da empresa Rumo Certo
Serviços e Assessoria Ltda - EPP, resultando em Laudo de Avaliação Técnica, avaliando, desta
forma, a capacidade prática do candidato no exercício e desempenho das tarefas do cargo.
6.6.2.1. A Prova Prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e será aprovado o
candidato que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos pontos, conforme critérios
preestabelecidos, separados por tipo de falta, a seguir:
I – FALTA GRAVE – MENOS 15 PONTOS POR FALTA:
- Não respeitar as placas de sinalização;
- Não respeitar os limites de velocidade;
- Uso incorreto do cinto de segurança;
- Provocar movimentos irregulares durante o teste, sem motivo justificado ou interromper o
funcionamento do motor sem justa razão, após o início do teste.
II – FALTA MÉDIA – MENOS 7,5 PONTOS POR FALTA:
- Uso de marcha desapropriada para a velocidade;
- Apoio do pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;
- Arrancar o veículo sem soltar o freio de mão;
- Controle incorreto de embreagem.
III – FALTA LEVE – MENOS 2,5 PONTOS POR FALTA:
- Regulagem incorreta dos retrovisores;
- Uso incorreto da seta;
- Mudança incorreta de marchas;
- Manobra incorreta de baliza (uma tentativa).
6.6.2.2. A não execução do teste na totalidade do percurso preestabelecido ou falha como colisão
com outro veículo ou qualquer objeto presente no percurso, subir no meio-fio ou colocar em risco a
vida dos passageiros que se encontrarem no veículo na hora do teste e de transeuntes, implicará na
reprovação do candidato.
6.6.2.3. Os candidatos deverão apresentar sua habilitação original (CNH “D”) exigida no Anexo I
deste Edital ao examinador no ato da prova.
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6.6.3. As provas práticas para o cargo de PEDREIRO constarão de execução de uma tarefa da
profissão, a ser determinada pelo avaliador da empresa Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda -
EPP no momento da realização das provas.
6.6.3.1. A Prova Prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, com o tempo de
máximo de 20 (vinte) minutos e será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta
por cento) dos pontos, conforme critérios estabelecidos a seguir: 1 - acabamento de reboco, 2 -
alinhamento dos blocos/tijolos, 3 - amarração dos blocos/tijolos, 4 - espaçamento uniforme, 5 -
espalas no reboco, 6 - junta à vista nos blocos/tijolos, 7 - junta invisível nos blocos/tijolos, 8 -
limpeza do local de trabalho, 9 - prumo dos blocos/tijolos e 10 - velocidade na execução da tarefa.
Cada item será avaliado em até 10 pontos.
6.6.3.1.2 O candidato deverá portar colher de pedreiro, prumo, esquadro, régua, linha e
desempenadeira.
6.6.4. As provas práticas para o cargo de PINTOR constarão de execução de uma tarefa da
profissão, a ser determinada pelo avaliador da empresa Rumo Certo Serviços e Assessoria Ltda -
EPP no momento da realização das provas.
6.6.4.1. A Prova Prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, com o tempo de
máximo de 20 (vinte) minutos e será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta
por cento) dos pontos, conforme critérios estabelecidos a seguir: 1 habilidades com ferramentas;
2 – eficiência/qualidade; 3 – produtividade; 4 – organização na execução dos trabalhos/economia do
material; 5 – técnica/aptidão. Cada item será avaliado em até 20 pontos.
6.7 Serão convocados para as Provas Práticas somente os primeiros colocados de cada cargo em
número equivalente a 5 (cinco) vezes o número de vagas oferecidas não podendo, em hipótese
alguma, o número de candidatos ser inferior a 10 (dez), exceto quando o número total de aprovados
for menor que o número máximo de candidatos estabelecido.
6.7.1 Em caso de empate com o último classificado, farão prova prática todos os candidatos que
obtiverem a mesma nota do último convocado.
7. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
7.1. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no dia 05/02/2012 e as Provas
Práticas serão realizadas no dia 11/03/2012, em locais e horários a serem definidos pela empresa
organizadora do concurso público.
7.1.1 As provas serão realizadas em dois turnos, sendo o turno da manhã no período de 09:00 às
12:00 horas e o turno da tarde no período de 14:00 às 17:00 horas.
7.1.2 Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de ITAÚNA - MG e disponíveis no site
www.rumocertoservicos.com.br, a partir do dia 24/01/2012, planilhas contendo locais e horários
de realização das provas objetivas.
7.1.2.1 Estarão disponíveis no site www.rumocertoservicos.com.br, no site da Prefeitura Municipal
de ITAÚNA/MG e afixadas no mural da citada prefeitura, a partir do dia 12/03/2012, planilhas
contendo locais e horários de realização de provas práticas.
7.1.3. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta dos locais e horários para
realização das provas concernentes ao cargo escolhido.
7.2 O ingresso do candidato na sala de provas será permitido dentro do horário estabelecido
mediante apresentação de original de documento de Identidade Oficial.
7.2.1. Serão considerados documentos de Identidade Oficial: carteiras expedidas pelos Comandos
Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de
Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional
(ordens, conselhos, etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do
Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham
como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).
7.2.2. o serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, tulos
eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem
valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.
7.2.3. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do
documento.
7.3. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência
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ou retardamento do candidato em sua exclusão do concurso, seja qual for o motivo alegado.
7.4. Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.
7.5. O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência nima de 30 (trinta)
minutos, munido de lápis, borracha e caneta tipo esferográfica azul ou preta.
7.6. Não sepermitido o uso de máquina calculadora, computador portátil, relógio digital do tipo
Data Bank, aparelhos de celulares ou com quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou capazes de
transmitir dados, sob pena de exclusão do certame.
7.7. O candidato deverá transcrever suas respostas, na folha de respostas, com caneta esferográfica
azul ou preta.
7.8. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta,
emenda ou rasura, ainda que legível.
7.9. Será excluído do concurso o candidato que:
a) Se apresentar após o horário estabelecido;
b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;
c) Não apresentar o documento de identidade exigido;
d) Durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou
com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda
que venha a tumultuar a sua realização;
e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que
na companhia do fiscal de prova;
f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e
autoridades presentes.
7.10. Não haverá revisão genérica de provas.
7.11. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal somente a folha de respostas
devidamente assinada.
7.11.1. O candidato é responsável pela assinatura da sua folha de respostas. Folha de respostas
sem assinatura torna-se documento sem validade e não será corrigido.
8. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE
8.1. Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo exigido de 60% (sessenta por cento) do
total geral de pontos das provas Objetivas de Múltipla Escolha e Práticas (quando houver).
8.2. A classificação final dos candidatos aprovados na fase eliminatória será efetivada após análise
dos títulos apresentados.
8.3. Em caso de empate, na nota final no concurso, como primeiro critério para desempate, nos
termos da Lei Federal n°. 10.741, de de outubro de 2003, será beneficiado o candidato que tiver
idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
8.3.1. Caso entre os candidatos empatados haja mais de um candidato nessa condição, será
beneficiado o mais idoso.
8.4. Não havendo candidatos na condição prevista no subitem 8.3, ou persistindo o empate, serão
consideradas, sucessivamente, até obter o desempate:
a) o candidato com mais idade;
b) maior nota na Prova Específica, quando houver;
c) a maior nota na Prova de Língua Portuguesa.
9. DOS RECURSOS
9.1. Caberecurso, em única e última instância, à banca examinadora da Rumo Certo Serviços e
Assessoria.
9.1.1 Contra questão das provas Objetivas de Múltipla Escolha, nos três dias úteis após o dia da
divulgação do gabarito oficial, desde que demonstrado erro material, divulgação esta que ocorrerá
no 1º dia útil após a realização das provas.
9.1.2 Contra os resultados, nos três dias úteis após o dia da sua publicação, desde que demonstrado
erro material.
9.2. Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou
não fundamentados, os que não contiverem dados necessários à identificação do candidato ou ainda
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aqueles a que se der entrada fora dos prazos preestabelecidos.
9.3. Os recursos deverão ser protocolados presencialmente no setor de Protocolo do Edifício sede da
Prefeitura Municipal de ITAÚNA – MG, situado na Praça Dr. Augusto Gonçalves, Nº 538 – Centro, ou,
ainda, via Sedex, com as seguintes informações: CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA MUNICIPAL DE
ITAÚNA - MG Edital 001/2011, NOME DO CANDIDATO, NÚMERO DE INSCRIÇÃO E O CARGO
PLEITEADO.
9.4. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões,
porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, que o obtiveram os
pontos na correção inicial.
10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1. O candidato aprovado e nomeado será regido pelo Estatuto dos Servidores Públicos do
Município de ITAÚNA/MG.
10.2. Os recursos serão analisados pela banca examinadora da Rumo Certo Serviços e Assessoria,
que emitirá parecer fundamentado sobre a matéria.
10.3. O prazo de validade do presente concurso é de 02 (dois) anos, contados da data da
homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.
10.4. A nomeação, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos
candidatos, número de vagas fornecido e seu prazo de validade.
10.5. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação
tácita das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital.
10.6. A Prefeitura Municipal de ITAÚNA e a Rumo Certo Serviços e Assessoria não se
responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este
concurso.
10.7. O candidato deverá requerer mediante protocolo, junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura
Municipal durante o prazo de validade do concurso, as mudanças de endereços para atualização,
visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível a sua
convocação, por falta da citada atualização.
10.8. O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público na Central de
Atendimento da Rumo Certo Serviços e Assessoria por meio do telefone (31) 3347-2457 ou via
Internet, no site www.rumocertoservicos.com.br, ou ainda por SEDEX com AR, para o endereço:
Rua Curvelo, nº 32, Lj. 12 Bairro Floresta BH MG CEP: 31015-172, ressalvado o disposto no
subitem 10.9 deste Edital.
10.9. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização
das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem
divulgados na forma do subitem 7.1.2.
10.10. As despesas decorrentes da participação em todas as fases e em todos os procedimentos do
Concurso Público correrão à conta do candidato, que o terá direito a alojamento, alimentação,
transporte e/ou ressarcimento de despesas.
11. DA NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO
11.1. Concldo o concurso público e homologado o resultado final, serão nomeados os candidatos
aprovados dentro do mero de vagas ofertado neste edital obedecida a estrita ordem de
classificação, o prazo de validade do concurso e o cumprimento das disposições legais pertinentes.
11.2. O candidato portador de deficiência, aprovado e classificado, será nomeado e terá lotação,
observadas a estrita ordem de classificação, a proporcionalidade e a alternância com os candidatos
de ampla concorrência e, ainda, verificar em sua totalidade as orientações expostas no item 3 deste
edital.
11.2.1. A não observância pelo candidato inscrito como portador de deficiência, de qualquer das
disposições deste edital, implicará a perda do direito de ser nomeado às vagas reservadas aos
portadores de deficiência.
11.3. O candidato aprovado, quando nomeado, deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes
documentos, para efeito de posse no cargo:
a) Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
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b) Fotocópia da certidão de nascimento dos filhos (se tiver);
c) Fotocópia do CPF;
d) Fotocópia da Carteira de Identidade;
e) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);
f) Laudo médico favorável, fornecido pelo Médico da Prefeitura de ITAÚNA;
g) 02 (duas) fotografias 3x4 (recentes);
h) Fotocópia do Título de Eleitor com o comprovante de votação na última eleição;
i) Fotocópia do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;
j) Fotocópia do comprovante de capacitação legal para o exercício do cargo, conforme previsto neste
edital, bem como registro no órgão competente, quando cabível;
k) Certidão Negativa de antecedentes criminais;
l) Para o cidadão português: apresentação de documento expedido pelo Ministério da Justiça que
reconhece a igualdade de direitos, obrigações civis e gozo dos direitos políticos, nos termos dos
artigos 15 e 17 do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal, celebrado em
22/04/2000 e promulgado pelo Decreto nº 3.927/2001;
m) Para o cidadão português: apresentação de documento de identidade de modelo igual ao do
brasileiro, com a menção da nacionalidade do portador e referência ao Tratado de Amizade,
Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal, nos termos de seu art. 22;
n) Declaração de acúmulos de cargos;
o) Declaração de bens.
p) comprovante de endereço;
q) laudo médico favorável fornecido pela Medicina do Trabalho da Prefeitura Municipal de
ITAÚNA/MG.
11.4. Estará impedido de tomar posse o candidato que deixar de apresentar qualquer um dos
documentos especificados no subitem 11.3, exceto os mencionados na alínea "b" e e”, bem como
deixar de comprovar qualquer um dos requisitos para investidura no cargo estabelecidas no item 4.
deste Edital.
11.5. A constatação de inautenticidade do certificado de comprovação de escolaridade exigida no
Anexo I deste edital, implica a eliminação do candidato deste concurso blico, a qualquer tempo,
sem prejuízo das sanções cabíveis.
11.6. O candidato nomeado apresentar-se-á para posse e exercício, às suas expensas.
11.7. Será tornado sem efeito o ato de nomeação do candidato que deixar de apresentar qualquer
documento exigido para a posse.
11.8. Todos os candidatos nomeados serão submetidos a estágio probatório de 3 (três) anos.
11.9. Ao inscrever-se no presente Concurso, o candidato declara ter conhecimento pleno, de sua
nomeação e possível transferência posterior, para qualquer unidade nos limites territoriais do
município.
11.10. O horário e o local de trabalho dos candidatos nomeados serão determinados pela Prefeitura
Municipal de ITAÚNA – MG, à luz dos interesses e necessidades dessa instituição.
11.11 Não haverá segunda convocação para candidato que não comparecer nos prazos
estabelecidos na Lei Municipal 2.584/91 para nomeação, posse e exercício do cargo para o qual
tenha sido aprovado.
12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão de Concurso, ouvida a Rumo
Certo Serviços e Assessoria, empresa responsável pela execução do concurso.
12.2. Fixa-se o prazo de 03 (três) dias úteis para interposição de recurso para todas as decisões e
resultados divulgados durante o certame.
12.2.1. Os recursos podem ser elaborados e entregues dentro do prazo estabelecido no item 12.2,
pessoalmente ou enviados via Correios. O documento postado deve possuir AR Aviso de
Recebimento, pois a postagem deve ser dentro do prazo supracitado.
12.2.2. O endereço para envio/entrega dos recursos é: Pça Dr. Augusto Gonçalves, 538, Centro,
ITAÚNA - MG, CEP. 35.680-054
12.3. Caberá ao Senhor Prefeito Municipal a homologação do resultado final do concurso.
12.4. Todas as informações referentes ao concurso serão afixadas no quadro de publicação oficial
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dos atos da Prefeitura Municipal de ITAÚNA - MG.
12.5. Todos os cargos oferecidos serão obrigatoriamente preenchidos dentro do prazo de validade
do concurso.
12.6. A anulação de quaisquer questões do certame, seja por recurso administrativo ou por decisão
judicial, resultaem beneficio de todos os candidatos, ainda que estes não tenham recorrido ou
ingressado em juízo.
12.7. A posse fica condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pela Medicina do
Trabalho do Município de ITAÚNA e ao atendimento das condições constitucionais e legais.
12.8. No ato da posse serão exigidos todos os documentos declarados pelo candidato no período de
inscrição, bem como a inexistência de nculo em cargo blico, exceto nas hipóteses previstas no
art. 37, incisos XVI e XVII, da Constituição Federal, quando a posse se der em regime de 44 horas;
não ter sido demitido ou destituído de Cargo em Comissão do Serviço Público Municipal.
12.9. Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, bem como alterações
em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objetos de avaliação nas provas do
Concurso.
12.10. Decorridos 180 (cento e oitenta) dias da homologação do Concurso Público, e não se
caracterizando óbice administrativo, legal ou judicial, é facultada a empresa organizadora manter
pelo período de validade do Concurso Público apenas os registros eletrônicos a ele referentes. Fica a
cargo da Prefeitura Municipal de ITAÚNA a guarda dos demais materiais, tais como: edital, fichas de
inscrição, provas, gabaritos, listagens diversas, publicações, pelo prazo de até 05 (cinco) anos.
ITAÚNA/MG, 22 DE SETEMBRO DE 2011.
EUGÊNIO PINTO
PREFEITO MUNICIPAL