Edital do Concurso Prefeitura de Magalhães Almeida - MA 2011

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

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ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES DE ALMEIDA
Rua Manoel Pires de Castro, 279 – Centro - CEP 65.560-000
CNPJ 06.988.976/0001-09 Fone/Fax: (98) 3483.1122
Edital de Concurso Público Nº 001/2011, 22 de março de 2011.
O PREFEITO MUNICIPAL DE MAGALHAES DE ALMEIDA/MA, Estado do Maranhão, no
uso de suas atribuições e prerrogativas legais e de acordo com o art. 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988, divulga e
estabelece regras para a abertura das inscrições e realização de Concurso Público de Provas destinado a selecionar
candidatos para provimento de vagas do Quadro Permanente de Pessoal e Formação de Cadastro de Reserva, observadas as
disposições constitucionais, e, em particular as normas contidas neste Edital, nas seguintes áreas descritas no Anexo I.
I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O presente Concurso Público destina-se a selecionar candidatos para o provimento de cargos existentes no quadro
permanente desta Prefeitura, de acordo com as Leis Municipais vigentes e será regido por este Edital e executado
pela Dinâmica Consultoria.
1.2 No que se refere ao quantitativo de cargos vagos, habilitação exigida e valor do vencimento assim como valor da
inscrição está estabelecido no anexo I deste edital.
II – DAS INSCRIÇÕES
2.1 A inscrição do Candidato implicará o conhecimento prévio e a aceitação das presentes instruções e normas
estabelecidas neste Edital.
2.2.1 - Período de inscrição: As inscrições serão realizadas dos dias 04 a 15 de abril de 2011 no Tropical Clube, na
Praça Paulo Gomes, Centro, e na sede da empresa, Praça Santo Antonio 1009, Shopping Tarcila Broder sala 209,
centro, Parnaiba-PI.
2.2.2 – Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.
2.2.3 – Só será aceita uma única inscrição por candidato no concurso.
2.2.4 – O valor relativo à inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo nos casos de cancelamento do certame por
decisão da Administração.
2.3 O número de vagas, para cada cargo, a nomenclatura, os pré-requisitos, a escolaridade, a remuneração e a carga
horária são estabelecidos no Anexo I.
2.4 – Os conteúdos programáticos dos cargos estão descritos nos Anexos II, parte integrante deste Edital.
2.5 – As inscrições dos Candidatos proceder-se-á através de:
2.5.1 – Inscrições:
a.
preenchimento do formulário de inscrição e assinatura com termo de que detém os requisitos exigidos;
b.
cópia do documento de identidade e apresentação do original;
c.
comprovação do pagamento da Taxa de Inscrição realizado através da Conta Corrente a favor de M. da S.
Carvalho Gestão Empresarial - nº 27329-5, Ag. nº 0023-X– Banco do Brasil.
d.
efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição no valor estabelecido para cada cargo de acordo com o nível de
escolaridade, conforme Anexo I deste Edital;
e.
não será permitido depósito em “caixa rápido”, salve transferências bancárias;
f.
antes de efetuar o recolhimento da taxa, o Candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-
requisitos para inscrição;
g.
não será permitida a inscrição condicionada, admitindo-se, no entanto, a inscrição através de Procuração com
poderes especiais do Candidato, onde conste o cargo desejado, o nome e a identificação da pessoa autorizada, não
havendo necessidade de Firma reconhecida do Candidato. É obrigatória a apresentação de documento de
identidade do Candidato e o de seu representante;
h.
a documentação para efetivação da inscrição, ficará retida, no local da inscrição: a Ficha de Inscrição, o
Comprovante de Pagamento da Taxa de Inscrição e a Procuração, se for o caso; será entregue ao Candidato o
Recibo da Inscrição, o qual passará a ser a comprovação de que o mesmo efetivou sua inscrição;
2.5.2 – o Candidato assumirá a responsabilidade pelos dados fornecidos no ato da inscrição.
2.5.3 o Candidato, ao se inscrever, deverá indicar a especialidade ou modalidade a qual estará concorrendo (quando a
oferta de vagas for distribuída por especialidade ou modalidade, se for o caso) e concorrerá apenas com os
Candidatos que fizerem aquela opção, o gerando nenhum direito ao Candidato modificar sua escolha, após
confirmada sua inscrição.
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2.6 – Inscrições dos Candidatos Portadores de Deficiências:
a.
as pessoas portadoras de deficiência poderão participar do Concurso Público de Provas, desde que a deficiência
seja compatível com as atribuições do cargo, na proporção de 5% (cinco por cento) das vagas ofertadas, por
cargo, na forma da Lei;
b.
na aplicação deste percentual serão desconsideradas as partes decimais inferiores a 0,5 (cinco décimos) e
arredondadas aquelas iguais ou superiores a tal valor;
c.
quando do preenchimento do Formulário de Requerimento de Inscrição, o Candidato portador de deficiência
deverá indicar sua condição no campo apropriado a este fim. Obrigatoriamente, deverá indicar se deseja
concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças (CID) vigente, bem como a provável causa da deficiência e deverá juntar
ao formulário de inscrição atestado médico indicando o tipo e grau de deficiência que apresenta e se está
compatível com o exercício do cargo para o qual se inscreverá, sem prejuízo de perícia médica posterior,
solicitada pela administração;
d.
quando convocados, os portadores de deficiência submeter-se-ão a exame médico oficial, que terá decisão
terminativa sobre a qualificação do Candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência e de
compatibilidade para o exercício do cargo;
e.
consideram-se deficiências aquelas conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões
mundialmente estabelecidos e que constituam inferioridade que implique grau acentuado de dificuldade para
integração social;
f.
não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção;
g.
a perícia será realizada por Médico credenciado pelo Município, preferencialmente por especialista na área de
deficiência de cada Candidato, devendo o Laudo ser proferido no prazo de 05 (cinco) dias úteis após a
convocação do aprovado;
h.
quando a perícia concluir pela inaptidão do Candidato, havendo Recurso, constituir-se-á Junta Médica para nova
inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo interessado;
i.
a Junta Médica deverá apresentar Laudo dentro de 05 (cinco) dias;
j.
as vagas definidas para os portadores de deficiência que não forem preenchidas por falta de Candidatos, por
reprovação no Concurso ou no exame médico, serão preenchidas pelos demais concursados, observada a ordem
geral de classificação.
k.
Não serão reservadas vagas para portadores de deficiência, em virtude da exigência de aptidão plena para
exercício das atribuições e tarefas do cargo de Guarda Municipal, de conformidade com o disposto no § 4º do art.
7º, da Lei n. 4.520, de 19 de setembro de 2007, e com fundamento no art. 34, inciso II, da Lei Estadual n. 3.181,
de 21 de fevereiro de 2006.
2.7 – Da Divulgação
A divulgação oficial do inteiro teor deste Edital e os demais Editais, relativo às informações referentes às etapas deste
Concurso Público e seus extratos dar-se-ão com a afixação no Painel de Publicações oficiais do Município e serão
publicados no Diário Oficial dos Municípios, e também em caráter meramente informativo, na Internet, pelo site:
www.dinamicaparnaiba.com.br.
III – DAS PROVAS
3.1
O concurso será composto por 03 tipos de provas, sendo elas: Provas Objetivas, Titulos e Prática,
conforme item 4.1 deste Edital.
3.1.1 - As Provas serão objetivas, com 40 questões e 04 alternativas, em conformidade com os Programas
Disciplinares distribuídos aos Candidatos no ato da inscrição, na forma como se encontra disposto no Anexo II deste
Edital.
3.2 As provas serão realizadas no dia 15 de maio de 2011. Os locais e horários da realização das Provas serão dados a
conhecer posteriormente, através de cartazes afixados nos locais de inscrição, como através de ampla divulgação pela
Imprensa falada ou escrita, local ou regional, ou através do site www.dinamicaparnaiba.com.br.
3.3 – Todas as Provas serão realizadas no Município, devendo o Candidato comparecer ao local designado para a prova com
antecedência de 60 (Sessenta) minutos do horário local fixado para o início, munido de caneta esferográfica (tinta
preta ou azul), do comprovante de inscrição e de documento de identidade, sem os quais não poderá prestar Provas.
3.4 Os Candidatos que necessitarem de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das Provas deverão
solicitá-lo por escrito. Essa solicitação será atendida obedecendo critérios de viabilidade e de razoabilidade.
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3.5 – A não solicitação de tratamento diferenciado implica a sua não concessão no dia de realização das Provas.
3.6 – O ingresso na sala de provas somente será permitido ao Candidato que apresentar documento original de identificação
com foto recente, tais como: RG, Carteira de Motorista, Carteira do Trabalho.
3.7 – As Provas terão tempo de duração de 03:00h (três horas) corridas.
3.8 Cada questão valerá 10 (dez) pontos. Será considerado aprovado o Candidato que obtiver o mínimo de 60%
(Sessenta por cento) da prova.
3.9 – Os Gabaritos serão recolhidos dos candidatos no seu final, e não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para
nenhuma Prova, nem sua realização fora do horário determinado.
3.10 Será atribuída “nota zero” a questão que for assinalada mais de uma vez, a que estiver em branco ou a que for
detectada rasura na folha de resposta.
3.11 – Do preenchimento da Folha Resposta (Gabarito):
a.
não amasse e nem dobre a Folha Resposta (Gabarito);
b.
tenha a máxima atenção para não cometer rasuras;
c.
não tente apagar uma questão já marcada, nem com borracha ou corretivo – sob pena de nulidade da questão;
d.
cada questão possui apenas uma opção correta;
e.
não será disponibilizada outra Folha Resposta por falha do Candidato.
IV – DA MODALIDADE DAS PROVAS
4.1 – As provas serão assim distribuídas:
NIVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO: 20 questões de Português, 10 Questões de Matemática e 10 questões
de Conhecimento Especifico;
NIVEL MÉDIO; 10 questões de Português, 10 questões de Conhecimentos Gerais e 20 questões de
conhecimento Especifico; e Titulos Anexo VI , além de Prova Prática Anexo V para os cargos de Técnico em
Informática, Agente Administrativo, Inspetor da Guarda Municipal e Guarda Municipal.
NIVEL SUPERIOR; 10 questões de Português, 10 questões de Conhecimentos Gerais e 20 questões de
conhecimento Especifico e Prova de Titulos Anexo VI ;
4.2 – DAS PROVAS DE TITULOS:
4.2.1 A prova de títulos de caráter classificatório será avaliada pela empresa contratada para realização do Concurso
Público.
4.2.2 Após a entrega dos títulos, será vetada, qualquer substituição, inclusão ou complementação de documentos e
somente serão aceitos e avaliados os títulos entregues no prazo estabelecido.
4.2.3 – Cada titulo será considerado apenas uma vez.
4.2.4 – Os estágios não serão computados como tempo de serviço.
4.2.3 – Todos os títulos deverão ser apresentados em fotocópias devidamente autenticadas em cartório e/ou acompanhada de
original para a conferência devida. O certificado do Curso de Especialização deverá ser registrado pelo órgão competente
devidamente credenciado.
4.2.4 Na contagem de tempo de serviço, não serão considerados os exercícios simultaneamente em dois ou mais órgãos,
cabendo arredondamento para mais quando a fração do total for superior a seis meses, e para menor se inferior.
4.2.5 No ato de entrega dos documentos, será fornecido recibo comprobatório da entrega dos mesmos, não sendo aceito
títulos não relacionados com a área e nem recebido protocolos de documentos.
4.2.6 Todos os documentos apresentados cuja a devolução não for solicitada até 60 (sessenta dias) contados da data da
homologação do resultado final do Concurso, poderão ser incinerados pela empresa.
V – DA CLASSIFICAÇÃO
5.1 Os candidatos aprovados, serão classificados em ordem decrescente da nota, dentro da opção do cargo para qual
concorreu, na proporção de 02 vezes o numero de vagas estabelecidas, observadas as condições estabelecidas no item
3.8.
5.2 Em caso de empate na Classificação Final, terá preferência, para efeito de classificação, o candidato com idade igual
ou superior a 60(sessenta) anos, na forma do disposto no parágrafo único do art.27 da Lei nº10741/2003 (Estatuto do Idoso),
persistindo empate seguirá a seguinte ordem de desempate, maior pontuação na prova especifica, maior nota na prova de
Português, persistindo o empate o Candidato que for mais idoso(em casos abaixo do 60 anos).
5.3 – O Cartão de Respostas será o único meio levado em consideração para efeito de correção.
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5.4 Não será permitido, em nenhuma hipótese, o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo seletivo no
estabelecimento de aplicação das Provas.
VI – DOS CLASSIFICÁVEIS
6.1 – Respeitada a Classificação dos Candidatos Aprovados, em caso de uma das opções acima, e, ocorrendo ainda
disponibilidade de vagas, serão convocados os Candidatos considerados Classificáveis, de acordo com a ordem de
classificação.
VII – DOS RECURSOS
7.1 – Os Recursos serão interpostos até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação dos resultados, dirigidos a responsável
da empresa que se encontrará na sede da Prefeitura no mesmo local onde foi efetivada as inscrições.
7.2 O direito de recorrer, quanto à elaboração da Prova, exercer-se-á até 48 (quarenta e oito) horas, contados a partir do
dia da divulgação do Gabarito Oficial.
7.3 O resultado do recurso será divulgado no site da empresa com o endereço eletrônico a seguir
WWW.dinamicaparnaiba.com.br , conforme cronograma de execução do concurso.
VIII – DA POSSE DOS CANDIDATOS HABILITADOS
8.1 – A posse será condicionada a:
a.
ter nacionalidade brasileira;
b.
estar em gozo dos direitos políticos;
c.
ter idade mínima de 18 (dezoito) anos para o investidura no cargo;
d.
estar quite com o serviço militar, exceto para os Candidatos do sexo feminino e com a Justiça Eleitoral, para todos
os Candidatos;
e.
não estar cumprindo sanção por idoneidade aplicada por qualquer órgão ou entidade da esfera federal, estadual ou
municipal;
f.
ter escolaridade exigida para o exercício do cargo, bem como registro para o exercício da profissão, quando
exigido;
g.
apresentar cópia da Carteira de Identidade, CPF/MF, PIS/PASEP, Carteira Profissional, Certidão de Nascimento
ou Casamento, Fotografia 3/4 colorida e recente;
h.
às pessoas portadoras de necessidades especiais, compatibilidade da deficiência atestada, com o cargo de opção
do Candidato, comprovada através de perícia médica realizada pelo município, que emitirá parecer sobre o
enquadramento do tipo ou grau de deficiência e sua compatibilidade com o cargo;
i.
realizar exame de sanidade física e mental, que comprove a aptidão necessária para o exercício de cada emprego;
Parágrafo único - A não apresentação de qualquer um dos comprovantes exigidos tornará sem efeito a aprovação
obtida pelo Candidato, anulando-se todos os atos ou efeitos decorrentes da inscrição no Concurso.
IX – DO PROVIMENTO E LOTAÇÃO
9.1 – A partir da data de homologação do resultado final do Concurso Público, o Candidato classificado será convocado, por
escrito, através de Carta ou Edital de Convocação. A Convocação obedecerá à ordem rigorosa de classificação e o
Candidato deverá apresentar-se ao Setor de Pessoal da Prefeitura no prazo e condições estabelecidas no ato
convocatório, observadas as seguintes condições:
a.
apresentar-se na Prefeitura Municipal munido de toda documentação exigida neste Edital. A não comprovação
de qualquer um dos requisitos eliminará o Candidato do Concurso.
b.
os admitidos não farão jus a modificação do local de trabalho, pelo período mínimo de 03 (três) anos de efetivo
exercício, salvo comprovada necessidade do serviço e conveniência da administração.
c.
poderá a Administração discricionariamente deslocar os servidores de unidade administrativa para outra, como
também de localidade, dependendo da conveniência, necessidade e oportunidade da administração.
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X – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 Aos Candidatos portadores de Deficiências Físicas, estão sendo destinado, nos termos da Lei, 5% (cinco por cento)
das vagas ofertadas por cargo disponibilizado neste Concurso, na forma no Capítulo II, item 2.6, letras “a” até “j”.
As vagas que não forem preenchidas por inexistência de Candidatos portadores de deficiência física serão
automaticamente destinadas aos demais Candidatos.
10.2 Os Candidatos portadores de deficiência física, nos termos da Lei, se aprovados e classificados, terão seus nomes
publicados em separado.
10.3 O Candidato portador de deficiência participará do Concurso em igualdade de condições com os demais Candidatos,
no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas
para aprovação.
10.4 O Concurso terá a validade de dois anos, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual
período, por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.
10.5 Serão publicados apenas os resultados dos Candidatos que obtiverem aprovação no Concurso (classificados e
classificáveis).
10.6 Não será fornecido ao Candidato qualquer documento probatório de classificação no Concurso, valendo para esse
fim, a homologação publicada em Edital.
10.7 A classificação no processo seletivo e o número de vagas existentes não asseguram ao Candidato o direito de
ingresso automático no Quadro de Pessoal do Poder Executivo Municipal, mas seguindo a rigorosa ordem de
classificação, sendo realizado o chamamento atendendo ao interesse da Administração, em razão das carências
apresentadas, após publicação em periódicos oficiais e jornais de circulação do Estado.
10.8 O Candidato aprovado será convocado por Edital ou carta, obrigando-se a declarar por escrito se aceita ou não o
cargo para o qual estiver sendo convocado. O não comparecimento do interessado no prazo estabelecido no ato
convocatório permitirá a Prefeitura Municipal declará-lo desistente e convocar o próximo Candidato.
10.9 – Será excluído do Concurso por Ato do Prefeito Municipal o Candidato que:
a.
fizer em qualquer documento declaração falsa ou inexata;
b.
não mantiver atualizado seu endereço junto a Comissão Executiva do Concurso. Em caso de alteração de
endereço indicado no formulário de inscrição, o Candidato deverá dirigir-se a Comissão Executiva do Concurso
para atualizá-lo.
10.10 – Será excluído do Concurso por Ato da Comissão Organizadora o Candidato que:
a.
usar de incorreção ou descortesia com qualquer membro da equipe encarregada da realização das provas;
b.
for surpreendido durante a aplicação das provas em comunicação com outro Candidato verbalmente, por
escrito ou por qualquer meio, na tentativa de burlar a prova;
c.
for responsável por falsa identificação pessoal.
10.11 A inscrição do Candidato implicará no conhecimento e na aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor
deste Edital e das instruções específicas, expedientes dos quais não poderá alegar desconhecimento.
10.12 Não será permitido o ingresso de Candidatos, em hipótese alguma, no estabelecimento onde estiverem sendo
realizadas as provas, após o fechamento dos portões.
10.13 Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do
Candidato e deverão conter, obrigatoriamente, filiação, fotografia, data de nascimento e órgão expedidor.
10.14 Decorridos 60 (sessenta) dias após da divulgação do resultado final do Concurso, por questões de segurança, as
Folhas-Resposta, bem como as Provas, serão incineradas.
10.15 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Concurso.
10.16 Fica eleito o Foro de Magalhães de Almeida/MA, para dirimir todas e qualquer questão pertinente ao presente
Edital, ficando renunciado qualquer outro.
Magalhães de Almeida(MA), 22 de março de 2011.
João Cândido Carvalho Neto
Prefeito Municipal
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ANEXO I - DAS VAGAS
CARGO REQUISITO /ESCOLARIDADE LOTAÇÃO Nº DE
VAG
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CAR
GA
HOR
ARIA
TAXA
DE
INSCRI
ÇÃO
SALÁRI
O BASE
VIGIA ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
SEDE 10 40 h R$35,00 R$545,00
VIGIA ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
POLO I 07 40 h R$35,00 R$545,00
VIGIA ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
POLO II
04 40 h R$35,00 R$545,00
VIGIA ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
POLO III 04 40 h R$35,00 R$545,00
AUXILIAR
OPERACIONAL
DE SERVIÇOS
DIVERSOS
ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
SEDE 09 40
horas
R$35,00 R$545,00
AUXILIAR
OPERACIONAL
DE SERVIÇOS
DIVERSOS
ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
POLO I 06 40
horas
R$35,00 R$545,00
AUXILIAR
OPERACIONAL
DE SERVIÇOS
DIVERSOS
ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
POLO II 03 40
horas
R$35,00 R$545,00
AUXILIAR
OPERACIONAL
DE SERVIÇOS
DIVERSOS
ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
POLO III 07 40
horas
R$35,00 R$545,00
AGENTE
ADMINISTRATI
VO
ENSINO MÉDIO SEDE 02 40
horas
R$50,00 R$545,00
AGENTE
ADMINISTRATI
VO
ENSINO MÉDIO POLO II 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
AGENTE
ADMINISTRATI
VO
ENSINO MÉDIO POLO III 02 40
horas
R$50,00 R$545,00
TÉCNICO EM
INFORMÁTICA
ENSINO MÉDIO SEDE 02 40
horas
R$50,00 R$545,00
TÉCNICO EM
INFORMÁTICA
ENSINO MÉDIO POLO I 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
TÉCNICO EM
INFORMÁTICA
ENSINO MÉDIO POLO II 02 40
horas
R$50,00 R$545,00
TÉCNICO EM
INFORMÁTICA
ENSINO MÉDIO POLO III 02 40
horas
R$50,00 R$545,00
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ESTADO DO MARANHÃO
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MOTORISTA ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
SEDE 02 40
horas
R$40,00 R$545,00
LAVANDEIRA ENSINO FUNDAMENTAL
INCOMPLETO
SEDE 01 40
horas
R$35,00 R$545,00
COZINHEIRA FUNDAMENTAL INCOMPLETO SEDE 01 40
horas
R$35,00 R$545,00
AUXILIAR DE
ENFERMAGEM
ENSINO MÉDIO TÉCNICO SEDE 04 40
horas
R$50,00 R$545,00
AGENTE DE
ENDEMIAS
ENSINOMÉDIO SEDE 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
ATENDENTE DE
UNIDADE DE
SAÚDE
ENSINO MÉDIO SEDE 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
ATENDENTE DE
UNIDADE DE
SAÚDE
ENSINO MÉDIO POLO II 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
ATENDENTE DE
UNIDADE DE
SAÚDE
ENSINO MÉDIO POLO III 02 40
horas
R$50,00 R$545,00
ATENDENTE DE
CONSULTORIO
DENTÁRIO
ENSINO MÉDIO
SEDE 02 40
horas
R$50,00 R$545,00
ATENDENTE DE
CONSULTORIO
DENTÁRIO
ENSINO MÉDIO
POLO I 02 40
horas
R$50,00 R$545,00
ATENDENTE DE
CONSULTORIO
DENTÁRIO
ENSINO MÉDIO
POLO II 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
ATENDENTE DE
CONSULTORIO
DENTÁRIO
ENSINO MÉDIO
POLO III 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
AUXILIAR DE
CONSULTORIO
DENTÁRIO
ENSINO MÉDIO
SEDE 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
AUXILIAR DE
CONSULTORIO
DENTÁRIO
ENSINO MÉDIO
POLO II 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
AUXILIAR DE
CONSULTORIO
DENTÁRIO
ENSINO MÉDIO
POLO III 01 40
horas
R$50,00 R$545,00
PROFESSOR
NIVEL
ESPECIAL
MAGISTÉRIO OU ENSINO MÉDIO
NA MODALIDADE NORMAL
POLO I 07 20
horas
R$70,00 R$700,00
PROFESSOR
NIVEL
ESPECIAL
MAGISTÉRIO OU ENSINO MÉDIO
NA MODALIDADE NORMAL
POLO II 08 20
horas
R$70,00 R$700,00
PROFESSOR
NIVEL
ESPECIAL
MAGISTÉRIO OU ENSINO MÉDIO
NA MODALIDADE NORMAL
POLO III 13 20
horas
R$70,00 R$700,00
PROFESSOR DE
MATEMÁTICA
LICENCIATURA PLENA EM
MATEMÁTICA
SEDE 02 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
MATEMÁTICA
LICENCIATURA PLENA EM
MATEMÁTICA
POLO I 01 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
MATEMÁTICA
LICENCIATURA PLENA EM
MATEMÁTICA
POLO II 02 20
horas
R$70,00 R$980,00
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ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES DE ALMEIDA
Rua Manoel Pires de Castro, 279 – Centro - CEP 65.560-000
CNPJ 06.988.976/0001-09 Fone/Fax: (98) 3483.1122
PROFESSOR DE
MATEMÁTICA
LICENCIATURA PLENA EM
MATEMÁTICA
POLO III 02 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
PORTUGUÊS DE
6º AO 9º ANO.
LICENCIATURA PLENA
PORTUGUÊS.
SEDE 01 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
PORTUGUÊS DE
6º AO 9º ANO.
LICENCIATURA PLENA
PORTUGUÊS.
POLO I 01 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
PORTUGUÊS DE
6º AO 9º ANO.
LICENCIATURA PLENA
PORTUGUÊS.
POLO II 02 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
PORTUGUÊS DE
6º AO 9º ANO.
LICENCIATURA PLENA
PORTUGUÊS.
POLO III 02 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
CIENCIAS DE 6º
AO 9º ANO.
LICENCIATURA PLENA EM
CIENCIAS
SEDE 01 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
CIENCIAS DE 6º
AO 9º ANO.
LICENCIATURA PLENA EM
CIENCIAS
POLO II 01 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
INGLÊS DE 6º
AO 9º ANO.
LICENCIATURA PLENA EM
INGLÊS
POLO II 01 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
HISTORIA DE 6º
AO 9º ANO.
LICENCIATURA PLENA EM
HISTÓRIA
POLO II 01 20
horas
R$70,00 R$980,00
PROFESSOR DE
GEOGRAFIA DE
6º AO 9º ANO.
LICENCIATURA PLENA EM
GEOGRAFIA
POLO II 01 20
horas
R$70,00 R$980,00
GUARDA
MUNICIPAL
ENSINO MÉDIO SEDE 20* 40
horas
R$50,00 R$545,00
INSPETOR DA
GUARDA
MUNICIPAL
ENSINO MÉDIO SEDE 05* 40
horas
R$60,00 R$650,00
ELETRICISTA FUNDAMENTAL INCOMPLETO SEDE 01 40
horas
R$
60,00
R$680,00
TOTAL 156 VAGAS
*De acordo com Lei municipal 380/2008 deve ser respeitado 05 vagas para o sexo feminino na Guarda Municipal e 01
vaga para Inspetor da Guarda Municipal.
ANEXO II - DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
NIVEL SUPERIOR
LÍNGUA PORTUGUESA (TODOS OS CARGOS)
Funções da linguagem; Denotação e conotação; Leitura e interpretação textual; Semântica: Sinonímia, paronímia,
antonímia e homonímia; Sistema ortográfico: grafia de palavras, acentuação gráfica, divisão silábica, emprego de
maiúscula e minúscula; Morfologia: classe e flexão de Palavras; Concordância: nominal e verbal; Regência dos
principais verbos; Crase; Análise sintática; Pontuação; Emprego de Pronomes de Tratamento; Erros mais
generalizados.
CONHECIMENTOS GERAIS (TODOS OS CARGOS)
Fatos de relevância Nacional ou Internacional acontecidos no ano de 2011.
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ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES DE ALMEIDA
Rua Manoel Pires de Castro, 279 – Centro - CEP 65.560-000
CNPJ 06.988.976/0001-09 Fone/Fax: (98) 3483.1122
PROFESSOR PORTUGUÊS
Construção de competências e habilidades no ensino da Língua portuguesa e da literatura. ANÁLISE TEXTUAL. O
tema ou a idéia global ou tópico de parágrafos; Argumento principal defendido pelo autor; O objetivo ou finalidade
defendido pelo autor; Elementos característicos de cada tipo e gêneros textuais; Função da linguagem; Paráfrase:
fidelidade aos segmentos de origem; Relações de intertextualidade; Informações explícitas e implícitas veiculadas;
Níveis de linguagem; Relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade,
oposição, condição, explicação, adição, estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações); Coesão e coerência;
Relação de sentido entre palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia); Efeitos de sentido pretendidos pelo uso de
recursos lexicais e gramaticais; Usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões; Diferença entre língua oral
e língua escrita; Implicações sócio-históricas dos índices contextuais e situacionais na construção da imagem de
locutor e interlocutor (marcas dialetais, níveis de registros, jargão, gíria). ANÁLISE LINGÜÍSTICA. Gramática
normativa, descritiva e internalizada; Concepção de erro; Processo de formação de palavras; Colocação pronominal;
Regência verbal e nominal; Concordância verbal e nominal. 3. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação
gráfica, pontuação. Figuras de linguagem: pensamento, sintaxe e palavra.
PROFESSOR MATEMÁTICA
Números: números inteiros; divisibilidade; números racionais; números irracionais e reais. Funções: Igualdade de
funções; determinação do domínio de uma função; função injetiva, sobrejetiva e bijetiva; função inversa; composição
de funções; funções crescentes, decrescentes, pares e ímpares; os zeros e o sinal de uma função; funções lineares,
constantes do 1º e 2º grau, modulares, polinomiais, logarítmica e exponenciais. Equações: desigualdades e inequações.
Geometria: plana, espacial e analítica. Trigonometria: triangulo retângulo; estudo do seno, co-seno e tangente.
Seqüências: seqüências de Fibonacci, seqüências numéricas; progressão aritmética e geométrica. Matrizes:
determinantes; sistemas lineares; análise combinatória; binômio de Newton. Noções de Estatística: medidas de
tendência central; medidas de dispersão, distribuição de freqüência; gráficos; tabelas. Matemática Financeira:
Proporção, porcentagem, juros e taxas de juros, juro exato e juro comercial, sistemas de capitalização, descontos
simples, desconto racional, desconto bancário; taxa efetiva, equivalência de capitais. Cálculo de Probabilidade.
Números Complexos. Cálculo Diferencial e Integral das Funções de uma Variável. Noções de História da Matemática.
Avaliação e Educação Matemática: formas e instrumentos. Metodologia do Ensino de Matemática: uso de material
concreto, calculadora e computador.
PROFESSOR INGLÊS
Simple present and simple past (affirmative, negative and interrogative); Present continuous and past continuous
(affirmative, negative and interrogative); Present perfect and past perfect (affirmative, negative and interrogatíve);
Present perfect continuous (affirmative, negative and interrogative); Future tense: will, going to (affirmative, negative
and interrogative); Modals verbs: can, could, should, must, have, may; Passive voice; Possessive case; Relative
clauses: who/that/which/whoselwhom/where; Comparatives and superlatives; Imperative; Personal Pronouns (object
pronouns, subject pronouns); Possessive pronoun; Possessive adjective; Interpretação textual.
PROFESSOR CIÊNCIAS
Aspectos Metodológicos do Ensino de Ciências. Identidade dos Seres Vivos: Aspectos físicos, químicos e estruturais
da célula; As Organelas; Importância dos Ácidos Nucléicos; A Organização Celular: Seres Procariontes, Eucariontes e
sem Organização Celular; Funções Celulares: Síntese, Transporte, Eliminação de Substâncias e Processos de
Obtenção de Energia: Fermentação, Fotossíntese e Respiração Celular; Divisão e Reprodução Celular. Origem e
Evolução da Vida: Hipóteses sobre a Origem da Vida e Características da Terra Primitiva; Idéias Evolucionistas:
Teoria de Lamarck e Teoria de Darwin; Fatores e Mecanismos de Evolução; Origem do Homem: Análise da
Intervenção/Adaptação do homem na Transformação do Ambiente. Diversidade da Vida: Características e
Classificação dos Seres Vivos: Principais Características dos Representantes de cada Reino da Natureza; Critérios de
Classificação; Regras de Nomenclatura e Categorias Taxonômicas; Biodiversidade no Planeta e no Brasil: Espécies
Ameaçadas. Principais Filos e Divisões dos Reinos da Natureza; Características Anatômicas e Fisiológicas do
Homem: Fisiologia dos Sistemas Biológicos (digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, endócrino,
imunológico, reprodutor e locomotor). Transmissão da Vida: Fundamentos da Hereditariedade: Gene e Código
Genético, Cálculos com Probabilidade; Primeira e Segunda Lei de Mendel; Genética Humana: Grupos Sanguíneo,
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ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES DE ALMEIDA
Rua Manoel Pires de Castro, 279 – Centro - CEP 65.560-000
CNPJ 06.988.976/0001-09 Fone/Fax: (98) 3483.1122
Distúrbios Metabólicos, Compatibilidade e Incompatibilidade de Tecidos e de Órgãos, Influência dos Fatores
Ambientais; Aplicações da Engenharia Genética: Clonagem, Transgênicos e Projeto Genoma. lnteração entre os Seres
Vivos: Conceitos Básicos em Ecologia; Relações Tróficas (cadeias e teias alimentares; distribuição natural da matéria
e da energia e concentração de pesticidas e de subprodutos radiativos); Relações Ecológicas Limitadoras do
Crescimento Populacional; Ciclos Biogeoquímicos; Biomas da Terra; Ecossistemas do Brasil. Poluição e outras
Degradações do Ambiente.
PROFESSOR GEOGRAFIA
Introdução: Tratamento didático para o ensino da Geografia; o sentido do aprendizado da geografia;
competência/habilidades em geografia. Cartografia: meios de orientação; fusos horários; linhas imaginárias; mapas;
escalas; gráficos; escala cartográfica e escala geográfica. Climatologia: tempo e clima; tipos de clima; fatores e
elementos climáticos; influência do clima na vida humana. Geologia: estrutura geológica; relevo; solos. Hidrografia:
oceanos; mares; bacias hidrográficas brasileiras. Vegetação: tipos de vegetação; paisagens naturais. Geopolítica e
Econômica: o espaço como produto do homem; capitalismo; desenvolvimento e subdesenvolvimento; economia do
pós-guerra; o Brasil, a nova ordem mundial e a globalização; o comércio internacional; o Mercosul; a economia
mundial e do Brasil; o problema da dívida externa; energia e transporte; a agropecuária; o comércio; a indústria; os
serviços; as relações de trabalho; as desigualdades sociais e a exploração humana; a revolução técnico-científica.
Geografia da população: a população e as formas de ocupação do espaço; os contrastes regionais do Brasil;
urbanização e metropolização. Ecologia: ecossistemas naturais; impactos ambientais; recursos naturais e devastação
histórica; política ambiental. Geografia do Maranhão: formação e ocupação do espaço cearense, divisão política do
Maranhão, o espaço maranhense no contexto econômico e cultural.
PROFESSOR HISTÓRIA
Introdução aos estudos históricos: historicidade do conhecimento histórico: metodologias e conceitos da ciência-
histórica; periodização e tempo; o historiador e seu trabalho; conhecimento e verdade em história. Pré-história:
primórdios da humanidade; períodos da pré-história; primeiros habitantes da América / Brasil. Antiguidade Oriental:
economia, sociedade e cultura do Egito, Mesopotâmia, Palestina, Fenícia e Pérsia. Antiguidade Clássica: a civilização
Grega e Romana, economia sociedade e cultura. Idade Média: o feudalismo; o império bizantino; o mundo islâmico; o
império de Carlos Magno; os grandes reinos germânicos; as cruzadas; a formação das monarquias nacionais; as
grandes crises dos séculos XIV e XV; o renascimento cultural e urbano; a emergência da burguesia. Idade Moderna: o
renascimento comercial e o declínio do feudalismo; os grandes estados nacionais; a revolução cultural do
renascimento; o humanismo; a reforma e a contra reforma; as grandes navegações; o absolutismo monárquico. Idade
Contemporânea: a revolução francesa; a era napoleônica e o congresso de Viena; a revolução industrial; o liberalismo,
o socialismo, o sindicalismo, o anarquismo e o catolicismo social; as independências na América espanhola; partilha
da Ásia e da África; Imperialismo europeu e norte-americano no séc. XIX. A guerra mundial; a revolução russa; a
crise de 1929; o nazi-facismo; a 2ª guerra mundial; o bloco capitalista e o bloco socialista; a guerra fria; a nova ordem
mundial; América Latina e as lutas sociais; o socialismo em Cuba e na China; integração e conflito em um mundo
globalizado. História do Brasil: cultura, economia e sociedade no Brasil colonial; a crise do sistema colonial; a família
real no Brasil; a independência; a crise e a consolidação do estado monárquico; economia cafeeira e a imigração
européia; a guerra do Paraguai; a crise do estado monárquico; a campanha abolicionista; a proclamação da república;
da república oligárquica à revolução de 30; Nacionalismo e projetos políticos; economia e sociedade do Estado Novo;
o fim do governo Vargas e a experiência democrática; os governos militares; redemocratização; a questão agrária e os
movimentos sociais; o Brasil no atual contexto internacional. História do Maranhão: o processo de ocupação e
produção no espaço Maranhense.
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Rua Manoel Pires de Castro, 279 – Centro - CEP 65.560-000
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NÍVEL MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA
(COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO)
Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Colocação Pronominal:
Próclise, Ênclise e Mesóclise; Crase; Verbos; Pontuação; Classes de Palavras; Ortografia; Processo de formação de
palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.
CONHECIMENTOS GERAIS (TODOS OS CARGOS)
Fatos de relevância Nacional ou Internacional acontecidos na última década.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROFESSOR NIVEL ESPECIAL: A Didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; Didática
como teoria da instrução;O processo ensino-aprendizagem: objetivos, planejamento, metodologia e avaliação; O
estudo científico da infância e adolescência, desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social; Estatuto da
Criança e do Adolescente: Lei 8.069 de 13 de julho de 1990; Desenvolvimento moral e religioso; Bullying no
Ambiente Escolar; Principais teorias da aprendizagem: inatismo, behaviorismo, interacionismo; humanismo; As
contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a Psicologia Pedagogia e para as bases empíricas, metodológicas e
epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem; A teoria das inteligências múltiplas de Gardner; A avaliação
como processo e como produto; Informática educativa; O Movimento Histórico da Renovação Pedagógica no Brasil
(Tendências Pedagógicas); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96: Princípios e fins da
Educação Nacional; Níveis e Modalidades de Educação e Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular,
Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos; Parâmetros Curriculares Nacionais; Constituição Federal/88;
Gestão Escolar Democrática; Inclusão Educacional.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Noções de operação de Microcomputadores: Sistema operacional Windows,
Microsoft Office. Conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico, Internet Explorer e Outlook
Express. Noções de utilização de softwares. Teclas e suas Funções.
ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO
Boletim de Produção; Métodos de Organização de Filas; Triagem de Pacientes; Conhecimento e Identificação de
Equipamentos e Instrumentos de um Consultório Odontológico; Princípios Básicos de Esterilização e Desinfecção:
Material e Ambiente; Técnica de Aplicação de Medicamentos: Vias de Administração de Medicamentos; Higiene;
Conhecimentos e Processamentos da Revelação de Radiografia; Processo de Esterilização.
AGENTE ADMINISTRATIVO
Correspondência Oficial: Elementos básicos e Normas. Os Atos oficiais (apostila, ata, atestado, aviso, carta, certidão,
circular, convênio, declaração, decreto, edital, estatuto, fax, memorando, ofício, portaria, regimento, relatório,
requerimento). Noções de Informática: conhecimentos básicos de microcomputadores; noções básicas dos sistemas
operacionais Windows e dos aplicativos Word e Excel: principais comandos e funções.
ATENDENTE DE UNIDADE DE SAÚDE E ATENDENTE DE CONSULTORIO DENTÁRIO
Noções de Qualidade no Atendimento, Noções de segurança no trabalho, Noções de ética, Imunização, Cuidados e
procedimentos no caso de doenças mais comuns, Higiene em geral, Funcionamento do Sistema Único de Saúde.
AUXILIAR DE CONSULTORIO DENTÁRIO
Conceito de saúde. Sistema Único de Saúde (Lei 8.080/90). Controle social. Conferências e Conselhos de Saúde (Lei
8.142/90) .Educação Permanente em Saúde. Programas de Saúde Pública: Programa Nacional de Imunização,
Tuberculose, Hanseníase e Hiperdia (Hipertensão Arterial e Diabetes). Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
Estratégia de Saúde da Família. Programa de Atenção Básica de Saúde. Funções do ACD. Preenchimento da ficha
clínica: odontograma. Normas de biossegurança: métodos de limpeza e esterilização dos materiais; desinfecção de
equipamentos e superfícies; procedimentos com o lixo; lavagem das mãos; Equipamentos de Proteção Individual
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ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES DE ALMEIDA
Rua Manoel Pires de Castro, 279 – Centro - CEP 65.560-000
CNPJ 06.988.976/0001-09 Fone/Fax: (98) 3483.1122
EPI. Imunização dos profissionais. Instrumentais odontológicos. Organização da bandeja clínica. Materiais dentários
:restauradores provisórios, amálgama, resina composta, cimento de ionômero de vidro. Odontologia preventiva:
organização e execução de atividades de higiene bucal. Radiologia: radioproteção. Filmes: componentes e
armazenamento. Processamento radiográfico manual e automático. Soluções processadoras. Ética Profissional.
Consolidação das normas do exercício profissional do Auxiliar de Saúde Bucal, segundo o CFO.
INSPETOR E GUARDA MUNICIPAL
Art. da Constituição da República Federativa do Brasil – 1988 – “Capítulo I –Dos Direitos e Deveres Individuais e
Coletivos”; Arts. 142°, 143º e 144º da Constituição da República Federativa do Brasil 1988; Lei Federal n.º
4.898/1965 “Regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, nos
casos de abuso de autoridade”. Lei Federal 8.069/1990 “Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e
outras providências”; Lei Federal 10.741/2003 “Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e outras providências”;
Lei Federal 9.503/1997 CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO “Capítulo III Das Normas Gerais de
Circulação e Conduta; Capítulo IV Dos Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados; Capítulo IX Dos
Veículos; Capítulo XIV – Da Habilitação; Capítulo XV – Das Infrações”.
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
Lei do Exercício de Enfermagem -Lei Nº 7.498/86 e Decreto Lei 94.406/87, Código de Enfermagem dos Profissionais
de Enfermagem, Relações Humanas com o Cliente e a Equipe Multidisciplinar, Cuidados de Enfermagem à Saúde do
Cliente Adulto, do Idoso, da Mulher, da Criança e do Adolescente Vacinação: aplicação e cadeia de frios; Diluição e
preparo de medicamentos; Administração de medicamento oral e parenteral; Coleta de materiais para exames
laboratoriais; Desinfecção e Esterilização de materiais; Aplicação de nebulização e oxigenoterapia; Banho de aspersão
e no leito; Aplicação de enema; Cuidados de Enfermagem ao Cliente no Pré e Pós-Operatório; Cuidados de
Enfermagem à Gestante, à Puérpera, ao Recém-Nascido e à Criança; Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar;
Preparo do paciente no pós morte; Cuidados de Enfermagem no Preparo dos Clientes para Consultas e Exames
Complementares; Curativos; Sinais Vitais; Cuidados de Enfermagem em Atendimento Pré- Hospitalar em
emergências cardio vasculares, respiratórias, metabólicas, ginecológicas e obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e no
trauma.
AGENTE DE ENDEMIAS
Prevenção e Controle de Saúde Pública; Enfermidades transmitidas entre animais e o homem; Agravos ao homem pela
ação de animais peçonhentos; Vacinação. Vigilância Ambiental: conceitos, indicadores e medidas de controle e
avaliação. SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de Saúde Pública, conhecimentos do SUS.
ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO
Língua Portuguesa
Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; Estabelecer relações entre seqüência de fatos
ilustrados; Conhecimento da língua: ortografia, acentuação gráfica, masculino e feminino, antônimo e sinônimo e
diminutivo e aumentativo.
Matemática
Adição; Subtração; Multiplicação; Divisão. Problemas envolvendo as quatro operações.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
MOTORISTA
Código de Trânsito Brasileiro: Lei 9503/97 (DOU de 24/09/97) – Alterações feitas pela Lei 9.602 de 21/01/98:
disposições Gerais; Composição e Competência do sistema Nacional de Trânsito; Normas Gerais de circulação e
conduta; Pedestre e condutores de veículos não motorizados; Do cidadão; educação para trânsito; sinalização de
trânsito; engenharia de tráfego.
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ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES DE ALMEIDA
Rua Manoel Pires de Castro, 279 – Centro - CEP 65.560-000
CNPJ 06.988.976/0001-09 Fone/Fax: (98) 3483.1122
VIGIA, AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS, LAVANDEIRA, COZINHEIRA
ELETRICISTA;
Serão elaboradas questões relativas à prática de cada função.
ANEXO III- CRONOGRAMA
ATIVIDADE
DATA/PERIODO
LOCAL
PUBLICAÇÃO DO EDITAL 22/03/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHÃES DE ALMEIDA
INSCRIÇÕES 04/04/2011 a 15/04/2011 GINÁSIO DEP. PEDRO NOVAES E NA
SEDE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
DIVULGAÇÃO DOS LOCAIS DE PROVAS 29/04/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHAES DE ALMEIDA/MA E NO
SITE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
APLICAÇÃO DAS PROVAS 15/05/2011 A DEFINIR
DIVULGAÇÃO DO GABARITO 16/05/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHÃES DE ALMEIDA/MA E NO
SITE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
PRAZO PARA RECURSOS DO GABARITO 17 e 18/05/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHÃES DE ALMEIDA/MA E NO
SITE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
RESULTADO DO RECURSO 23/05/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHÃES DE ALMEIDA/MA E NO
SITE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
RESULTADO PARCIAL 01/06/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHÃES DE ALMEIDA/MA E NO
SITE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
RECURSO RESULTADO FINAL 02 e 03/06/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHAES DE ALMEIDA/MA E NO
SITE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
ENTREGA DE TITULOS E PROVA
PRÁTICA
09 e 10/06/2011 A DIVULGAR
RESULTADO FINAL 27/06/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHAES DE ALMEIDA/MA E NO
SITE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
RECURSO DO RESULTADO FINAL 28 2 29/06/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHAES DE ALMEIDA
RESULTADO DO RECURSO 04/07/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHAES DE ALMEIDA/MA E NO
SITE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
HOMOLOGAÇÃO 05/07/2011 SEDE DA PREFEITURA DE
MAGALHÃES DE ALMEIDA/MA E NO
SITE DA EMPRESA RESPONSÁVEL
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ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES DE ALMEIDA
Rua Manoel Pires de Castro, 279 – Centro - CEP 65.560-000
CNPJ 06.988.976/0001-09 Fone/Fax: (98) 3483.1122
A N E X O IV – Modelo de Recurso
FORMULÁRIO PARA RECURSO
Nome:
Endereço:
Cargo:
Nº de Inscrição:
Carteira de Identidade Nº:
Questionamento:
Embasamento:
Data: ___/____/______
Assinatura: _________________________________________________
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ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES DE ALMEIDA
Rua Manoel Pires de Castro, 279 – Centro - CEP 65.560-000
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ANEXO V – PROVAS PRÁTICAS
TÉCNICO EM INFORMÁTICA E AGENTE ADMINISTRATIVO
Será solicitado ao candidato que o mesmo desenvolva um texto(Word) e planilhas (Excel) com matérias relacionadas ao dia-a-dia
De uma Prefeitura.
Inspetor e Guarda Municipal
Teste Físico e Avaliação Psicológica(Guarda Municipal e Trânsito)
1. Do Teste de Aptidão Física:
1. Participarão do Teste de Aptidão Física (TAF) somente os candidatos aprovados na Prova Escrita, na proporção de dois
candidatos por vaga oferecida no Concurso Público.
2. Os candidatos classificados para participar do Teste de Aptidão Física serão convocados, através de Edital, publicado no
murais da Prefeitura Municipal de Magalhães de Almeida, e no site www.dinamicaparnaiba.com.br
2.1. O Edital de convocação para o TAF informará o dia, a hora e o local de sua realização, bem como o local de entrega
de atestado médico, que deverá conter a declaração que o candidato possui condições de saúde para participar da
avaliação física a que será submetido durante o teste.
2.2 O atestado médico deverá ser apresentado em original, datado, no máximo, de 40 (quarenta) dias da data de
realização do Teste de Aptidão Física, e conter a data de emissão, carimbo com o nome do médico e número de inscrição
no CRM.
3. O candidato deverá apresentar-se para submeter-se ao Teste de Aptidão Física, com antecedência mínima de 30 (trinta)
minutos do horário marcado para seu início, munido do documento oficial de identidade utilizado na sua inscrição.
4. O Teste de Aptidão Física terá por finalidade avaliar a capacidade do candidato para suportar física e organicamente
(fisiologicamente) as condições e exigências de exercício das tarefas rotineiras do cargo de Guarda Municipal e Trânsito.
5. O aquecimento e a preparação para o Teste de Aptidão Física são de responsabilidade do próprio candidato, não podendo
interferir no andamento da avaliação.
6. Não haverá repetição do Teste de Aptidão Física, exceto nos casos em que a banca examinadora concluir pela ocorrência
de fatores de ordem técnica, não provocados pelo candidato, que tenham prejudicado o seu desempenho.
1. Em razão de condições climáticas ou de força maior, a critério da banca examinadora, o Teste de
Aptidão Física poderá ser adiado ou interrompido, importando na fixação de novo horário e ou data que
serão divulgados aos candidatos presentes que ainda não fizeram o teste.
2. Os candidatos que tiverem completado o TAF não irão realizá-lo novamente.
3. Não realizará novamente o teste o candidato que tiver completado o TAF e for considerado Inapto.
7. O Teste de Aptidão Física será composto de exercícios, com as exigibilidades e os critérios de avaliação constantes do
Anexo VII deste Edital.
8. O traje usado para a realização do Teste de Aptidão Física deverá ser o esportivo (camiseta/top, calção/calça de agasalho
ou seus equivalentes e tênis).
9. O Teste de Aptidão Física será realizado por profissionais credenciados especificamente para este fim.
10. Não haverá segunda chamada, independente de motivo alegado pelo candidato, nem realização de TAF fora da data e
horário estabelecidos no edital de convocação para o teste.
11. O resultado do Teste de Aptidão Física será expresso em Apto ou Inapto.
1. Será considerado Apto o candidato que realizar todos os exercícios atendendo 100% (cem por cento)
dos critérios estabelecidos.
2. Será considerado Inapto o candidato que não atingir o desempenho referido no item anterior e,
também, o que receber qualquer tipo de auxilio externo durante a execução de qualquer dos exercícios
do TAF.
3. O candidato considerado Inapto no Teste de Aptidão Física será eliminado do Concurso Público.
2. Da Avaliação Psicológica:
1. Serão convocados para participarem da fase de Avaliação Psicológica, que será de caráter eliminatório, somente os
candidatos considerados Aptos no Teste de Aptidão Física.
2. O candidato para fazer a Avaliação Psicológica deverá apresentar-se, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do
horário marcado para seu início, munido do documento oficial de identidade utilizado na sua inscrição.
3. Os candidatos classificados para participar da Avaliação Psicológica serão convocados, através de Edita, publicado no
murais da Prefeitura Municipal de Magalhães de Almeida/MA e no site www.dinamicaparnaiba.com.br
4. A Avaliação Psicológica tem como finalidade mensurar, de forma objetiva e padronizada, identificando e quantificando
escores, características e habilidades psicológicas do candidato para exercer o cargo de Guarda Municipal e Trânsito, de
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acordo com o perfil estabelecido, através do emprego de um conjunto de instrumentos e técnicas científicas, que
favoreçam um prognóstico a respeito do desempenho, adaptação e adequação, às atribuições do cargo.
5. Na Avaliação Psicológica serão utilizados testes psicológicos, como medidas psicométricas para aferir habilidades
específicas (aptidões variadas, como: atenção, memória, percepção, etc.) e inteligência geral, bem como características de
estrutura de personalidade, que são indicadores que permitem ao Psicólogo avaliar, em termos de probabilidade, o
potencial latente apresentado pelo candidato em questão, naquele momento da avaliação, sua capacidade para solução de
problemas, além de verificar se o mesmo demonstra traços de personalidade, condições de equilíbrio e ajuste psicossocial
adequados ao desempenho das atribuições do Guarda Municipal e Trânsito, subsidiando assim a decisão da junta de
Psicólogos.
6. A Avaliação Psicológica será feita através de aplicação coletiva da bateria de testes psicológicos por um ou mais
Psicólogos.
7. A Avaliação Psicológica será realizada por profissionais credenciados especificamente para este fim.
8. Os instrumentos utilizados para avaliar o perfil psicológico do candidato e verificar sua capacidade de adaptação e seu
potencial de desempenho positivo, serão definidos segundo os parâmetros estabelecidos para o perfil psicológico do
ocupante do cargo de Guarda Municipal e Trânsito, por meio das seguintes características e dimensões (nível)
respectivas: controle emocional (elevado); ansiedade (diminuída); impulsividade (diminuída); domínio psicomotor
(adequado); autoconfiança (boa); resistência à frustração (elevada); potencial de desenvolvimento cognitivo (bom);
memórias auditiva e visual (boas); controle e canalização produtiva da agressividade (elevados); disposição para o
trabalho (elevada); resistência à fadiga psicofísica (boa); iniciativa (adequada); potencial de liderança (adequado);
capacidade de cooperar e trabalhar em grupo (boa); relacionamento interpessoal (bom); flexibilidade de conduta
(adequada); criatividade (adequada); fluência verbal (bom); sinais fóbicos e disrítmicos (ausentes), atenção concentrada
(boa), percepção de detalhes (boa), conforme constante do Anexo V deste Edital.
9. A não habilitação na Avaliação Psicológica não pressupõe a existência de transtornos mentais, aponta, tão somente, que o
avaliado não atende aos parâmetros exigidos para o exercício das atribuições do cargo de Guarda Municipal e Trânsito..
10. A não habilitação para o cargo de Guarda Municipal e Trânsito, quando ocorrer, produz efeitos apenas para o Concurso
objeto deste Edital, referindo-se aos padrões de adaptação e desempenho das atribuições a serem exercidas, em nada
interferindo no que respeita ao exercício da sua profissão.
11. Nenhum candidato considerado não habilitado será submetido a nova avaliação psicológica no presente Concurso
Público.
12. Não se realizará qualquer teste ou etapa da Avaliação Psicológica, ou segunda chamada, fora dos espaços físicos, data e
horários estabelecidos para esse exame, bem como não será dado nenhum tratamento privilegiado, nem será levada em
consideração qualquer alteração, psicológica ou fisiológica passageira, independente do motivo alegado pelo candidato.
13. Não serão aceitos testes psicológicos e laudos realizados por outros Psicólogos.
14. Serão eliminados do Concurso Público os candidatos considerados não habilitados na Avaliação Psicológica, que não
demonstrarem ajuste ao perfil estabelecido para o cargo, bem como aqueles que não realizarem a avaliação conforme
convocação.
ANEXO VII – Metodologia do Teste Físico e Avaliação Psicológica
TESTE FISICO
ABDOMINAL
O exercício consiste na flexão dos membros inferiores e músculos abdominais simultaneamente com o tronco.
1.1 – O candidato coloca-se em decúbito dorsal com o corpo completamente estendido, tendo os braços no prolongamento do
corpo. O candidato por contração de musculatura abdominal, curva-se à posição sentada, flexionando simultaneamente os joelhos,
pelo menos até o nível em que ocorra a passagem dos braços estendidos e paralelos ao solo ao lado dos joelhos, tomando-se por
base os cotovelos, os quais devem alcançar a linha formada pelos joelhos, retornando o avaliado à posição inicial (decúbito
dorsal), até que toque o solo com as mãos. Será contado um movimento completo toda vez que o candidato voltar à posição inicial
em total decúbito dorsal.
1.2 – A partir desta posição iniciar o novo movimento. O teste é iniciado com as palavras Atenção! e Já! - finalizado com a
palavra "Pare!". O cronômetro é acionado no "Já!" e travado no "Pare! O repouso entre os movimentos é permitido, entretanto o
objetivo do teste é tentar realizar o maior número de execuções possíveis em 60 (sessenta) segundos.
1.3 – O número de movimentos executados corretamente em 60 (sessenta) segundos será o resultado.
1.4 – Os movimentos incompletos não serão computados; a performance mínima a ser atingida, com tempo para o exercício
definido em 1 (um) minuto, é: 45 (quarenta e cinco) flexões, se do sexo masculino, e 35 (trinta e cinco) flexões, se do sexo
feminino.
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CORRIDA
2.1 - Corrida de 100m (cem) metros:
2.1.1sexo feminino – com o tempo máximo de 18 (dezoito) segundos;
2.1.2sexo masculino – com tempo máximo de 16,30 (dezesseis vírgula trinta) segundos;
2.2 - Corrida longa, no tempo máximo de 12 minutos:
a) 2.000 (dois mil) metros, para o sexo feminino;
b) 2.400 (dois mil e dois mil e quatrocentos) metros, para o sexo masculino.
2.3 As corridas serão realizadas no Ginásio Dep. Pedro Novaes, e medidas das distâncias.
2.4 O candidato deverá realizar o exercício partindo do início da sua raia, podendo posteriormente, continuar o teste na raia que
melhor lhe convier.
2.5 O candidato que alcançar as distâncias estipuladas para as corridas em tempo inferior ou igual ao estabelecido no item 6.3.2
será considerado apto e aprovado neste exercício.
2.6 Não serão admitidas novas tentativas para este exercício.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
1. CONTROLE EMCIONAL
- habilidade do candidato para reconhecer as próprias emoções, diante de um estímulo qualquer, antes que as mesmas
interfiram em seu comportamento, controlando-as, a fim de que sejam manifestadas de maneira adequada no meio em que estiver
inserido, devendo o candidato adaptar-se às exigências ambientais, mantendo intacta a capacidade de raciocínio;
2. ANSIEDADE
- aceleração das funções orgânicas, causando agitação emocional que possa afetar a capacidade cognitiva do candidato,
devido à antecipação de conseqüências futuras. A preocupação antecipada leva a um estado de preparação física e psicológica
para defender a incolumidade pessoal contra uma possível adversidade, o que deixa o indivíduo em constante estado de alerta
(fase 1 do ciclo de estresse);
3. IMPULSIVIDADE
- falta de capacidade para governar as próprias emoções, caracterizando-se pela surpresa às reações e pela tendência em reagir
de forma involuntária, inesperada, intensa e brusca diante de um estímulo interno ou externo sem a possibilidade de haver prévio
raciocínio sobre o fator motivante do ato impulsionado
4. DOMINIO PSICOMOTOR
- habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo movimenta-se com eficiência, atendendo com presteza às solicitações
psíquicas e/ou emocionais.
5. AUTOCONFIANÇA
- atitude de autodomínio do candidato, presença de espírito e confiança nos próprios recursos, estabelecendo contatos de
forma resoluta e decidida. Capacidade de reconhecer suas características pessoais dominantes e acreditar em si mesmo;
6. RESISTENCIA A FRUSTAÇÃO
- habilidade do candidato em manter suas atividades em bom nível qualitativo e quantitativo, quando privado da satisfação de
uma necessidade pessoal, em uma dada situação de trabalho ou particular;
7. POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- grau de inteligência geral (fator G), dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para
incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
8. MEMORIA AUDITIVA E VISUAL
- capacidade para memorizar sons e imagens, tornando-os disponíveis à consciência, para a lembrança imediata, a partir de
um estímulo atual;
9. CONTROLE E CANALIZAÇÃO POSITIVA DA AGRESSIVIDADE
- capacidade do candidato de controlar a manifestação da energia agressiva a fim de que a mesma não surja de forma
inadequada em seu comportamento, e para que, ao mesmo tempo, possa direcioná-la à realização de atividades que sejam
benéficas para si e para a sociedade, mostrando-se uma pessoa combativa;
10. RESISTENCIA A FADIGA PSICOFISICA
10.1 - aptidão psíquica e somática do candidato para suportar uma longa exposição a agentes estressores, sem sofrer danos
importantes em seu organismo e sem que tais agentes interfiram na sua capacidade cognitiva;
11. INICIATIVA
11.1 - capacidade de influenciar o curso dos acontecimentos, colocando-se de forma atuante, não passiva, diante das
necessidades de tarefas ou situações. Tal capacidade implica uma disposição para agir ou empreender uma ação, tomando a
frente em uma determinada situação;
12. POTENCIAL DE LIDERANÇA
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12.1 - : habilidade para agregar as forças latentes existentes em um grupo, canalizando-as no sentido de trabalharem de modo
harmônico e coeso na solução de problemas comuns, visando atingir objetivos pré-definidos. Facilidade para conduzir,
coordenar e dirigir as ações das pessoas, para que atuem com excelência e motivação, estando o futuro líder disponível para
ser treinado em sua potencialidade;
13. DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO
13.1- capacidade para lidar, de maneira produtiva, com tarefas sob sua responsabilidade, participando delas de maneira
construtiva;
14. CAPACIDADE DE COOPERAR E TRABALHAR EM GRUPO
14.1 - disposição do candidato para ceder às exigências do grupo, ao mesmo tempo em que se propõe a atender às solicitações
de apoio, emprestando suas habilidades em prol da realização de ações para a conclusão das tarefas, visando atingir os
objetivos definidos pelos seus componentes;
15. FLEXIBILIDADE DE CONDUTA
15.1 - capacidade de perceber e reagir adequadamente às necessidades, sentimentos e comportamentos dos outros;
16. CRIATIVIDADE
16.1 - habilidade do candidato para tirar conclusões e revitalizar soluções antigas a que chegou pela própria experiência
anterior e vivência interna, apresentando então novas soluções para os problemas existentes, procurando assim buscar formas
cada vez mais eficazes de realizar ações e atingir objetivos, valendo-se dos meios disponíveis no momento;
17. FLUÊNCIA VERBAL
17.1 - : facilidade para utilizar as construções lingüísticas na expressão do pensamento, por meio de verbalização clara e
eficiente, manifestando-se com desembaraço, sendo eficaz na comunicação;
OBS.: As características terão as seguintes Dimensões (Níveis):
a) elevado: muito acima dos níveis medianos;
b) bom: acima dos níveis medianos;
c) adequado: dentro dos níveis medianos;
d) diminuído: abaixo dos níveis medianos;
e) ausente: não apresenta as características elencadas
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ANEXO VI – TITULOS
PROFESSOR NIVEL SUPERIOR E MÉDIO
TÍTULO NÚMERO
MÁXIMO
PONTOS
UNITÁRIOS
VALOR
MÁXIMO
Certificado de doutorado
01 06 6,0
Certificado de mestrado
01 05
5,0
Certificado de especialização em área relacionada com a educação com carga
horária mínima de 360horas
01 4,0 4,0
CAPACITAÇÃO: Certificado de participação em cursos, seminários,
congressos, e /ou outros aperfeiçoamentos na área da educação em carga
horária de 40 horas
03
1,0
3,0
CAPACITAÇÃO: Certificado de participação em cursos, seminários,
congressos, e /ou outros aperfeiçoamentos na área da educação em carga
horária de 60 horas
02
2,0
4,0
CAPACITAÇÃO: Certificado de participação em cursos, seminários,
congressos, e /ou outros aperfeiçoamentos na área da educação em carga
horária de 80 horas
01
3,0
3,0
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO CARGO A QUE CONCORRE,
COM NO MÁXIMO 05(CINCO) ANOS MEDIANTE:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: portaria, decreto, ato de nomeação,
contrato de trabalho ou declaração acompanhado de comprovação de
pagamento constando data do início, da permanência ou término;
ADMINISTRAÇÃO PRIVADA: carteira de trabalho ou contrato de
trabalho acompanhado de comprovação de pagamento constando data do
início, da permanência ou término;
CADA
ANO
1,0
5,0
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS
30,0
CARGOS NIVEL MÉDIO EXCETO PROFESSOR
TÍTULO NÚMERO
MÁXIMO
PONTOS
UNITÁRIOS
VALOR
MÁXIMO
Curso de Informática \9minimo 20 horas)
0
2
1,0
2
,0
Curso de atualização na área do cargo para qual está concorrendo(mínimo de
20 horas)
02
1,0
2,0
Aprovação em Concurso Público para cargo de nível médio igual ou similar
ao qual está concorrendo
01
1
,0
1
,0
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO CARGO A QUE CONCORRE,
COM NO MÁXIMO 05(CINCO) ANOS MEDIANTE:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: portaria, decreto, ato de nomeação,
contrato de trabalho ou declaração acompanhado de comprovação de
pagamento constando data do início, da permanência ou término;
ADMINISTRAÇÃO PRIVADA: carteira de trabalho ou contrato de
trabalho acompanhado de comprovação de pagamento constando data do
início, da permanência ou término;
05
1,0
5,0
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS
10,0