Edital do Concurso Prefeitura de Monte Santo - MG 2012

Banca: Selecta Plus

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

End: Rua D. Pedro II, 211 Centro - Alagoinhas - BA, Cep: 48010-050
Site: www.seletaconcursos.com.br
E-mail: seletaconsult@ibest.com.br
CRA/Ba: 01672
Tel/Fax: (75) 3422-5561, (75) 3182 - 7090, 3182 - 7091, 3182 - 7092, Cel: 9947- 0754, - Alagoinhas - Ba
Concurso Público
Prefeitura Municipal - Monte Santo - Ba
Edital de Abertura
EDITAL - 01/2012
A COMISSÃO ESPECIAL DO CONCURSO PÚBLICO, criada através do Decreto
1130 de 05 de dezembro de 2011. No uso de suas atribuições, devidamente autorizada
pelo Prefeito do Município, tendo em vista o disposto no art. 37, II da CF e art. 206, V com a
respectiva alteração dada pela Emenda Constitucional 19 de 04.06.98 e a lei: 40 de 03
de novembro de 2011 , e demais leis que regem o município e em cumprimento às normas
estabelecidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios - TCM - FAZ SABER, que estarão
abertas as inscrições do CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para o provimento
de cargos do quadro efetivo da Prefeitura da Municipal de Monte Santo - Ba, constituindo
a regulamentação do concurso na forma prevista no presente Edital e instruções que o
integram, que será executado pela empresa
devidamente inscrita no Conselho Regional de Administração sob o 01672.
1. DOS CARGOS, ESCOLARIDADE, CARGA HORÁRIA, VAGAS, VENCIMENTOS E
VALOR DE INSCRIÇÃO.
1.1 - O ingresso no cargo far-se-á na referência inicial dos cargos em questão mediante a
aprovação no concurso e nomeação por ato do Prefeito Municipal, em conformidade com
a Lei: 40 de 03 de novembro de 2011, e demais Leis acima especificadas que regem o
município, compreendendo os cargos e vagas distribuídas da seguinte forma:
SELETA SELEÇÃO E CONSULTORIA LTDA
Candidato: Leia atentamente as informações aqui relacionadas.
CRONOGRAMA PREVISTO PARA O CONCURSO
INSCRIÇÕES
PRESENCIAL 14 A 30 DE MARÇO, INTERNET 14 A
01 DE ABRIL
CONSULTA DO LOCAL DA PROVA
OBJETIVA
16 DE ABRIL DE 2012
PROVA OBJETIVA A SER DEFINIDO
HORÁRIO DAS PROVAS ÀS 08:00h
PUBLICAÇÃO DO GABARITO PARCIAL
24 A 72 HORAS APÓS APLICAÇÃO DA PROVA
OBJETIVA
RESULTADO DA PROVA OBJETIVA
DE 1 A 10 DIAS APÓS PUBLICAÇÃO DOS
RECURSOS DOS GABARITOS
ENTREGA DE TÍTULOS
48 HORAS APÓS A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
PARCIAL
RESULTADO FINAL
01 A 10 DIAS APÓS RESULTADO DA PROVA DE
TÍTULOS, PROVA PRÁTICA e RECURSOS.
Anexo I
C O D /C A R G O
VA G AS
C /H
ES C OL A R ID A DE
S ALÁRIO
R$
INS C RÃO
R $
0 1 A s siste nte
S ocial
0 2
30
Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
2.00 0,00
1 00,00
0 2 E nferm eiro
0 1
40
Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
1.80 0,00
1 00,00
0 3 E nge nhe iro
0 1
40
Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
3.50 0,00
1 00,00
0 4 N utric io nista
0 1
40
Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
1.80 0,00
1 00,00
0 5 P s icólo go
0 2
40
Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
2.00 0,00
1 00,00
0 6 Odonlogo 0 1 40 Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
3.00 0,00 1 00,00
0 7 Fisioterapeuta
0 1 40 Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
1.50 0,00 1 00,00
0 8 P rofes sor
Ní vel III- Ciências
0 2 20 Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
819,00 7 0,00
0 9 P rofes sor
Ní vel III- História
0 2 20 Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
819,00 7 0,00
1 0 P rofes sor
Ní vel III- Geo grafia
0 1 20 Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
n o conselho
Co mpe tente
819,00 7 0,00
1 1 P rofes sor
Ní vel III- In g s
0 2 20 Nível su perio r
Co mpleto/R egistro
819,00 7 0,00
12 – Professor Nível III-
Química.
02 20 Nível superior
Completo/Registro no
conselho Competente
819,00 70,00
13 – Professor Nível III-
sica
02 20 Nível superior
Completo/Registro no
conselho Competente
819,00 70,00
14 – Professor Nível III-
Informática
01 20 Nível superior
Completo/Registro no
conselho Competente
819,00 70,00
15 – Professor Nível III-
Educação Artística
01 20 Nível superior
Completo/Registro no
conselho Competente
819,00 70,00
16 – Professor Nível III-
Educação sica
01 20 Nível superior
Completo/Registro no
conselho Competente
819,00 70,00
17 – Coordenador
Pedagógico
01 20 Nível superior
Completo/Registro no
conselho Competente
819,00 70,00
18 – Professor com
especialização em Libras e
Braile
01 Nível superior
Completo/Registro no
conselho Competente
819,00 70,00
19 – Professor Nível III-
Língua Portuguesa
03 Nível superior
Completo/Registro no
conselho Competente
819,00 70,00
20 – Professor Nível III-
Matemática
03 Nível superior
Completo/Registro no
conselho Competente
819,00 70,00
21 Auxiliar de
Enfermagem
05
36
Nível dio
Completo
700,00
60,00
22- Professor Nível I 15 20 Nível dio
Completo / Magistério
655,20 50,00
23 cnico Agricola
01
40
Ensino Médio
Completo/ Técnico
Específico
900,00
50,00
24cnico de Controle
Interno
01
40
Ensino Médio
Completo/ Técnico
Específico
900,00
60,00
25cnico em
Contabilidade
01
40
Ensino Médio
Completo/ Técnico
Específico
2.00,00
60,00
26cnico em Informática
01
40
Ensino Médio
Completo/ Técnico
Específico
900,00
60,00
27 Técnico em Radiologia
01
40
Ensino Médio
Completo/ Técnico
Específico
900,00
60,00
28 Auxiliar Administrativo
05
40
Ensino Médio
Completo
850,00
60,00
29 Recepcionista
05
40
Ensino Médio
Completo
622,00
50,00
30 Auxiliar de Serviços
Gerais
20 40 Fundamental II 622,00 30,00
31 Cozinheiro 03 40 Fundamental II 622,00 30,00
32 Guarda Municipal 01 40 Fundamental II 622,00 30,00
33 Merendeira 05 40 Fundamental II 622,00 30,00
34 Motorista 02 40 Fundamental II-
Carteira de
Habilitação “D”
622,00 30,00
35 Operador de Trator 01 40 Fundamental II-
Carteira de
Habilitação “D”
622,00 30,00
36 Porteiro 03 40 Fundamental II 622,00 30,00
2. DOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
2.1 - Fica reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas disponibilizadas para
cada cargo, no presente concurso para os candidatos portadores de necessidades
especiais em função compatível com a sua aptidão.
2.2 - Às pessoas portadoras de deficiência, que pretenderem fazer uso das prerrogativas
que lhes são facultadas no Inciso VIII do Art. 37 da Constituição Federal e Decreto 3.298 de
20/12/99, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público desde que a
deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições objeto do cargo em
provimento.
2.3 - Consideram-se pessoas portadoras de deficiências aquelas que se enquadrarem nas
categorias discriminadas no artigo do Decreto 3.298/99 alterado pelo Decreto
5.296/2004.
2.4 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios visuais passíveis de correção
simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres. O candidato cego ou
amblíope deverá solicitar prova específica, por escrito e especificar o tipo de deficiência e o
cargo em que se inscreveu. Os candidatos que não o fizerem até o término da inscrição,
seja qual for o motivo alegado, não terão a prova especial preparada.
2.5 - As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas
no Decreto 3.298/99, em especial no seu Art. 40, participarão do Concurso em igualdade de
condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação
e critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima
exigida para todos os demais candidatos.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 - As inscrições PRESENCIAIS ficarão abertas em dias úteis no período de 14 a 30 de
março de 2012, na Prefeitura Municipal Monte Santo - Ba, no endereço: Praça Monsenhor
Berenguer, s/n, Centro, no horário das 8 horas às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda à
sexta-feira ou no site
3.2 - Das condições para a inscrição:
I - Ser brasileiro nato ou naturalizado, com reconhecimento de gozo de direitos políticos,
nos termos do Artigo 12, da Constituição Federal.
II - Estar em dia com as obrigações eleitorais;
III - Se do sexo masculino deverá estar em dias com as obrigações militares;
IV - Ter, na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) e máxima de 65 (sessenta e cinco)
anos completos;
V - Ter a escolaridade e a formação profissional exigida para o exercício do cargo, no
momento do provimento conforme discriminado na tabela do Item 1.1,anexo I;
VI - Declarar, no Requerimento da Inscrição, que possui habilitação exigida para o cargo
pretendido e que conhece e aceita as normas constantes deste Edital;
VII - Preencher todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo.
3.3 - Para efetuar a inscrição o candidato deverá:
- Presencial:
I -
II - Observar atentamente o campo correspondente ao código do cargo pleiteado;
III - Apresentar original da Cédula de Identidade (R.G.), podendo ser substituída por:
Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia
na forma da Lei 9.503/97) e CPF.
: www.seletaconcursos.com.br
Dirigir-se ao Posto de Inscrição, adquirir o Boleto Bancário, em seguida efetuar o
pagamen to da taxa, Ag :1171- 1 , Conta Cor rente: 218 70-7. PAGAR
PREFERENCIALMENTE NO BRADESCO.
Obs: O mesmo documento deverá ser apresentado no dia da realização das provas;
IV - São considerados desistentes os candidatos que, mesmo tendo feito o depósito do
valor de inscrição, não tenham preenchido a respectiva Ficha de Inscrição no período das
inscrições.
V - Observar e cumprir as orientações contidas na própria Ficha e no Edital, pois não
serão admitidas quaisquer alterações posteriores à efetivação da inscrição. -
IMPORTANTE: Após efetivação da Inscrição, não serão aceitos pedidos para qualquer
alteração na Ficha de Inscrição, como também não haverá devolução da importância
paga, a título de ressarcimento das despesas com materiais e serviços em qualquer
hipótese.
Informações no site da empresa:
-
3.4 - Os pagamentos efetuados com cheque somente serão considerados quitados após
a compensação respectiva.
3.5 - Não serão aceitas inscrições por depósito via postal, fac-símile, condicional e/ou
extemporânea.
3.6 - No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá declarar essa
condição e a deficiência da qual é portador preenchendo o campo, atestando a espécie, o
grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.
Deverá enviar o Laudo médico até dez (10) dias após o encerramento das inscrições
pelos correios para o endereço da Seleta Consultoria à rua D. PEDRO II, 211, CENTRO,
ALAGOINHAS - BA, CEP: 48.010 - 050. Caso o candidato não envie o laudo médico como
comprovação da sua deficiência, não será considerado como deficiente apto para
concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no ato da
Inscrição.
3.7 - Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos
os requisitos exigidos para a investidura no cargo.
3.8 - Serão canceladas, a qualquer tempo, as inscrições, provas ou nomeação do
Candidato, se verificadas falsidade de declaração ou irregularidade nas provas ou
documentos.
3.9 - A Seleta Consultoria e a Prefeitura Municipal de Monte Santo - Ba não se
responsabilizarão pela solicitação de inscrição via Internet não-recebidas por motivos de
ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas
de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a
transferência de dados.
4. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
4.1 - As provas serão realizadas no Município de MONTE SANTO - Ba e a entrega de
títulos com prazo de até 48 horas após a publicação do resultado da Prova Objetiva
ocorrerá em data, horário e local a ser publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura
Municipal de Monte Santo e atras da Internet no endereço eletrônico
www.seletaconconcursos.com.br.
4.2 - O candidato somente fará a prova se munido de documento original de
identidade (RG) ou carteira de Trabalho, Previdência Social, carteira Nacional de
Habilitação (CNH) com fotografia na forma da Lei 9.503/97l
www.seletaconcursos.com.br
Via internet: Observando porém, que o candidato que realizar sua inscrição pela
INTERNET até às 23:59 horas do dia 01/04 terá como data limite para efetuar o
pagamento do boleto bancário o dia 03/04/2012.
4.3 -Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento,
CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de
identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
4.4 - Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com
clareza, a identificação do candidato.
4.5 - Havendo erros de digitação de nome, número de documento de identidade, sexo,
data de nascimento, o candidato deverá solicitar ao fiscal de classe a correção no dia da
prova, anexando-se a solicitação em Ata.
4.6 - É de responsabilidade exclusiva do candidato o conhecimento das publicações
relativas ao Concurso, bem como o comparecimento nas datas e horários determinados
nos Editais de Convocação para cada etapa.
4.7- O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, acompanhar as convocações, avisos
e/ou comunicados, através da divulgação no quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e
demais locais públicos bem como no site da Seleta:
obter informações quanto ao local da prova através do citado site, ou dirigir-se à Prefeitura
Municipal de Monte Santo - Ba, no horário das 08:00 às 13:00, de segunda à sexta-feira.
4.8 - O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas
com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o seu início,
munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, comprovante de inscrição e
documento de identificação original, Item 3.3, inciso III, caso o candidato esteja
impossibilitado de apresentar no dia de realização das provas, documentos de identidade
original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que
ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido no máximo 30 dias, ocasião
em que será submetido a identificação especial, compreendendo coleta de dados de
assinatura e de impressão digital em formulário próprio.
4.9 - Não será permitida a entrada de candidatos, sob qualquer pretexto, após o
fechamento dos portões.
4.10 - Não haverá segunda chamada para as provas. O não comparecimento, seja qual
for o motivo que tenha determinado a ausência do candidato, implicará em sua eliminação
automática do concurso.
4.11 - O candidato deverá marcar suas respostas com caneta esferográfica de tinta azul
ou preta, na Folha de Respostas Óptica, observando as seguintes orientações: O
preenchimento correto dos quadrados ópticos, que deverão ser preenchidos conforme as
instruções específicas no Caderno de Questões, contidas também na própria Folha. As
marcações incorretas na Folha de Respostas Óptica geram prejuízos ao candidato.
Serão consideradas incorretas: dupla marcação, marcação rasurada, marcação
emendada, campos de marcação o preenchidos integralmente, marcação
ultrapassando o campo determinado e marcação que não seja feita com caneta
esferográfica de tinta preta ou azul.
4.12 - Os fiscais da sala não estão autorizados a fazer retificações de qualquer natureza
nas instruções ou no enunciado das questões da prova. O candidato deverá fazer
qualquer ato que contrarie o que especifica o seu caderno de provas, se o próprio
Coordenador da Área, reconhecido por um dístico bem visível, autorizar pessoalmente
alguma alteração.
4.13 - Durante a realização das provas não serão permitidas a comunicação dos
candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras, aparelhos eletrônicos (bip,
telefone celular, Mp3, receptor, gravador) e outros equipamentos similares, livros,
anotações, impressos. A Seleta não se responsabilizará por perdas ou extravios de
objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem
por danos a eles causados.
4.14 - Aos portadores de deficiência serão asseguradas provas e/ou locais especiais, a
depender das necessidades específicas, cabendo à Coordenação do Concurso o
cumprimento das demais condições do Edital.
www.seletaconcursos.com.br,
4.15 - Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação
das provas, que terá, impreterivelmente, a duração de três horas e meia, contadas a partir
do seu início.
4.16 - Ao término da prova o candidato deverá devolver ao fiscal o Cartão-Resposta
devidamente assinado.
4.17 - A avaliação da prova será realizada por sistema eletrônico de processamento de
dados, considerados para esse efeito, exclusivamente, as respostas transferidas para o
Cartão-Resposta.
4.18 - Não será informado por telefone, o local e horário das provas, nem o gabarito e o
resultado.
4.19 -
4.20 - CASOS ESPECIAIS
O Candidato que estiver hospitalizado na sede do município de Monte Santo Ba, deverá
comunicar à Comissão do Concurso Público e/ou Seleta, até 12 horas antes da realização
das provas. Para tanto, o seu representante deverá comparecer, apresentando
documento oficial de identidade e munido de:
Atestado do dico que esteja acompanhando o Candidato, declarando a
impossibilidade de locomoção e atestando que o Candidato tem condições de ler, redigir e
marcar o Cartão de Respostas;
Autorização do hospital para acesso do(s) fiscal(is) no horário de realização das provas;
Documento de Identidade do Candidato (o mesmo apresentado no ato da inscrição);
5. DAS ETAPAS DO CONCURSO
5.1 - O Concurso será realizado nas seguintes etapas:
Prova Objetiva: Todos os candidatos serão submetidos a uma Prova Objetiva de
Conhecimentos que será de acordo com o cargo e constará de questões objetivas de
múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E) para resposta, sendo adotada,
para fins de correção, uma única resposta correta por questão.
I - Distribuição das Questões:
Cargos de Nível Superior: 10 - Língua Portuguesa, 05 - Atualidades, 05 - Informática, 20
- Conhecimento Específico.
Cargo de Nível Médio com Conhecimento Específico (Auxiliar de Enfermagem,
Técnico Agricola, Técnico de Controle Interno, Técnico em Contabilidade, Professor Nível
I e Técnico em Radiologia):12 - Língua Portuguesa, 08 - Matemática, 05 - Atualidades, 05
- Informática, 10 - Conhecimento Específico)
Cargo de Nível Médio sem Específico (Auxiliar Administrativo e Recepcionista):15 -
Língua Portuguesa, 10 - Matemática, 05 - Atualidades, 10 - Informática)
Cargo de Nível Médio com Conhecimento Específico (Técnico em Informática):12 -
Língua Portuguesa, 08 - Matemática, 05 - Atualidades, 15 - Conhecimento Específico)
O CANDIDATO TERÁ POR OBRIGATORIEDADE AO ENTRAR NA SALA PARA
FAZER SUA PROVA, DESLIGAR O SEU TELEFONE CELULAR E REMOVER A
BATERIA. QUALQUER SOM GERADO PELO APARELHO NO HORÁRIO DA PROVA
IMPLICARÁ NA ELIMINAÇÃO DO CANDIDATO, O MESMO SERÁ ORDENADO A SE
RETIRAR DA SALA PELO FISCAL.
Cargo de Nível Fundamental II sem Específico (Auxiliar de Serviços Gerais,
Cozinheiro, Guarda Municipal, Merendeira e Porteiro):15 - Língua Portuguesa, 15 -
Matemática, 10 - Atualidades.
Cargo de Nível Fundamental II com Específico (Motorista e Operador de Trator) :15 -
Língua Portuguesa, 10 - Matemática, 15 - Conhecimento Específico)
II - A Prova Objetiva valerá de 0 a 100 pontos. Serão divididos os 100 (cem) pontos pelo
número de questões que compõe a prova escrita, sendo que cada questão terá o mesmo
peso de 2,50 pontos, considerando-se habilitados os candidatos que obtiverem, no
mínimo, 50 (cinquenta) pontos, o equivalente a 50% da prova.
III - A Prova Objetiva será elaborada de acordo com os conteúdos constantes do
Programa que integram este Edital.
Prova Prática:
5. 2 - A Prova Prática será realizada para os candidatos aos cargos de Motorista e
Operador de Trator não eliminados na Prova Objetiva de Conhecimentos e cuja
classificação, seja correspondente a até TRÊS VEZES o número das vagas previstas
para os referidos cargos.
5.3 - A Prova Prática tem caráter classificatório e eliminatório e valerá de 0 a 100 pontos,
sendo tais pontos somados aos pontos da prova objetiva, para serem divididos, obtendo-
se uma média das duas etapas.
5.4 - Os candidatos serão submetidos a uma avaliação do desempenho na direção de
veículos, conforme a Categoria escolhida, na qual serão analisados os itens que seguem:
Controle de embreagem em aclives e declives. Entrada e saída nas vias preferenciais.
Entrada e saída nas curvas e retorno. Uso da sinalização por gestos, luzes e som com o
veículo parado e em movimento. Passagem e ultrapassagem de outro veículo em
movimento. Velocidade regulamentar. Velocidade compatível com a segurança.
Estacionamento e parada. Partida e parada de veículo. Uso de pistas com mais de uma
faixa de circulação no mesmo sentido. Operação de freios. Operação da embreagem.
Operação de instrumentos no painel. Observância da sinalização horizontal e vertical.
Observância da sinalização semafórica. Engrenagem e Desengrenagem das marchas.
Funcionamento do motor. Distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue
imediatamente. Mudança de faixa. Marcha-a-ré.
- Os candidatos deverão apresentar a “C.N.H.” no momento da assinatura para avaliação
prática.
- A avaliação será pública, podendo os demais candidatos acompanhar o desempenho do
candidato avaliado.
- Cada candidato terá um prazo de 20 minutos para a direção do veiculo, obedecendo
nesse ínterim aos comandos do instrutor avaliador. O candidato convocado que não
comparecer para realizar a prova prática será eliminado.
6. DA DESCLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS
6.1- Será desclassificado o candidato que:
I - Não estiver presente na sala de provas no horário determinado para o seu início.
II - Apresentar Laudo Médico ou qualquer outro documento, falso ou incompatível com a
deficiência alegada pelo candidato ou, ainda, quando a Perícia Médica entender que a
deficiência atestada é incompatível com o desempenho das atribuições do cargo.
III - Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;
IV -
Comunicar-se
com outros candidatos durante a
realização da prova;
V - Ausentar-se
da
sala, a qualquer tempo,
sem a autorização e acompanhamento
do
fiscal;
VI
- Iniciadas as provas,
retirar-se
da
sala
antes
de decorridos
60 (sessenta) minutos;
VII
- T
iver
procedimento
inadequado
ou
descortês para com qualquer
dos executores,
autoridades
presentes
e/ou
candidatos;
VIII - Fizer
,
em
qualquer documento, declaração
falsa
ou
inexata
e
for responsável
por
falsa
identificação pessoal;
IX -
Não preencher qualquer
um
dos
requisitos previstos
no presente
Edital
para
investidura no Cargo;
X -
Obtiver
nota inferior a 50% (cinquenta
por
cento) de acertos
na prova
aplicada;
XI
-
Não
assinar
o
cartão-resposta.
XII
- O candidato que
não
comparecer à
alguma das
etapas
do concurso.
7. DA
PROV
A
DE
TÍTULOS
7.1
-
Na forma
prevista
no
art.
19 das
Disposições
Transitórias da
Constituição Federal,
todos
os candidatos
de Nível
Superior
e Professor
Nível
I, que
se
habilitarem
com
média
mínima
de
50% de
acertos
na Prova
Objetiva
será facultada
a
prova
de
títulos com caráter
classificatório,
a
ser requerida no
prazo
de
até 48 horas contados
a
partir da publicação
do
resultado
da
Prova
Objetiva.
7.2 -
Todo documento
apresentado para fins de comprovação
de
experiência
profissional
deverá
ser
emitido pelo setor pessoal competente
e
conter o período
do início e
término do
trabalho
realizado,
obrigatoriamente acompanhados
da
CTPS
e
comprovação
previdenciária, contratos
de prestação
de
serviços
e/ou
decreto de nomeação.
7.3 -
A
declaração do empregador
deverá ser em
papel
timbrado,
reconhecido
firma
que
conste
claramente a
função
desempenhada, a
descrição do
serviço
e
o
nível
de
desempenho
na área
de
atuação, conforme
a
nomenclatura do
cargo que
concorre.
7.4
-
Não
será computado
como
experiência profissional,
o tempo
de
estágio
ou
monitoria.
BAREMA DE TÍTULOS PONTOS PONTOS
MÁXIMOS
Experiência profissional em Serviço Público ou
Privado, estando diretamente relacionada com a
nomenclatura do cargo a que concorre.
01 ponto 5,0
Aprovação comprovada em concurso público,
sendo que se faz necessário que esteja
relacionado diretamente com a nomenclatura do
cargo a que concorre, sendo aceito apenas
mediante comprovação por certidão emitida pelo
órgão público e/ou publicação no Diário Oficial.
02 ponto 2,0
Certificado de curso de especialização, em nível
de pós-graduação, com carga horária mínima de
360 horas, na área especifica a que concorre.
02 pontos 2,0
Diploma, devidamente registrado, de curso de s-
graduação, em nível de mestrado (título de mestre)
na área especifica ao cargo que concorre.
03 pontos 3,0
Diploma, devidamente registrado, de curso de s-
graduação, em nível de doutorado (título de
doutor) na área específica ao cargo que concorre.
04 pontos 4,0
7.5 - A Prova de Títulos tem caráter meramente classificatório, com anexação dos pontos
da tabela abaixo à nota da prova objetiva.
7.6 - Somente aos candidatos dos cargos de Nível Superior e Professor Nível I, será
facultada a apresentação de prova de títulos de formação e especialização devidamente
comprovados.
7.6.1 - No tocante aos títulos de pós-graduação não será aceita certidão ou declaração
somente o certificado.
7.7 - A pontuação só será atribuída ao período de um ano completo. O tempo de serviço
em períodos distintos para completar os 12 meses não será aceito. Somente os 12 (doze)
meses ininterruptos de efetiva atividade profissional serão pontuados.
7.8 - Os pontos serão somados de acordo com as comprovações enviadas pelos
candidatos e pela pontuação máxima demonstrada no quadro acima..
7.9 - As notas atribuídas aos títulos serão adicionadas à nota final, exclusivamente para
efeitos de classificação.
7.10 - Os documentos deverão ser apresentados em fotocópias, autenticadas em cartório
e acompanhadas dos respectivos originais para conferência e devolução imediata, sendo
os mesmos no ato do recebimento, devidamente protocolados.
7.11 - A Seleta não fará devolução de nenhum dos documentos apresentados, os mesmos
serão incinerados pela empresa após homologação do resultado final do concurso .
7.12 - O candidato somente poderá obter até o máximo de 16 (Dezesseis) pontos em
títulos, sendo desprezada pontuação superior a este número.
7.13 - Após o prazo, não serão aceitos pedidos de inclusão de títulos sob qualquer
hipótese ou alegação
8. DOS RECURSOS
8.1 - O prazo para interposição de recursos será de até 48 (quarenta e oito) horas,
contados a partir da publicação dos respectivos resultados e devem ser fundamentados,
com o nome do candidato, cargo e número de inscrição (modelo disponível no site da
Seleta) e enviados para o e-mail:
Obs: Será rejeitado liminarmente o recurso que:
I - não possuir argumentação lógica e consistente;
II - estiver incompleto;
III - estiver fora do prazo determinado (48 horas após divulgação dos resultados);
8.2 - Se dos julgamentos dos recursos resultarem em anulação de questão(ões), a
pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos,
independentemente de terem recorrido ou não.
8.3 - A Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em
suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
8.4 - A eliminação do candidato em razão de não-comparecimento à prova ou a sua
expulsão da sala de prova em razão de comportamento indevido, não poderá ser objeto
de recurso.
9. DO RESULTADO
9.1 - Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50%
(cinquenta por cento) do total da prova.
9.2 - A Classificação Final dos candidatos será obtida através da soma dos escores brutos
de cada prova, convertidos em notas e somadas, gerando-se a apuração final, na
seguinte formula:
seletarecursos@zipmail.com.br
Com Provas de Títulos - CF = (PO + PT )= Notas somadas
CF = Classificação Final
PO = Nota da Prova Objetiva
PT = Nota da Prova de Títulos
Para Motorista e Operador de Máquina (trator) será utilizada a seguinte formula:
Com Prova Prática - CF = (PO + PP + PT) ÷ 2= Notas somadas e divididas
CF = Classificação Final
PO = Nota da Prova Objetiva
PP = Nota da Prova Prática
9.3 - Serão considerados aprovados no processo os candidatos que prestaram as provas
previstas para os cargos aos quais concorreram que não tenham sido eliminados e que
tenham sido classificados em ordem decrescente de classificação e correspondente ao
10 - DO PROVIMENTO
10.1 - Concluído o Concurso e homologados os seus resultados, terão direito subjetivo à
nomeação os candidatos aprovados, dentro do limite de vagas dos cargos estabelecidos
neste edital e de acordo com as necessidades imediatas da administração, obedecendo à
ordem de classificação, ficando aos demais candidatos habilitados reservado o direito à
nomeação, durante o período de validade do concurso, de acordo com as necessidades
administrativas.
10.2 - Os candidatos aprovados deverão tomar posse no prazo de 30 dias após a
publicação do ato de provimento, tendo o prazo máximo de 05 (cinco) dias para entrar em
exercício de função, no lugar para onde for designado, apresentando os seguintes
documentos:
I - Cópia autenticada do Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição, se
na época possuía 18 (dezoito) anos;
II - Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, em caso de candidato do
sexo masculino;
III - Documentação comprobatória da escolaridade mínima exigida, consoante o anexo
dos cargos deste Edital. No caso de Diploma de conclusão de Curso Superior na área de
inscrição do candidato, este deve ser devidamente registrado. No caso de Ensino Médio
e/ou Certificado de conclusão do Ensino Fundamental para os cargos que exigem apenas
este nível, qualquer caso acompanhados dos respectivos históricos escolares. O Diploma
9.2.1 - Para os cargos sem prova de títulos permanecerá como nota final a nota da
prova objetiva.
número das vagas oferecidas para cada cargo.
9.4 - Na hipótese de igualdade de pontos, para fins de classificação, terá preferência,
sucessivamente, o candidato:
9.5 - Tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição do
Processo Seletivo, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
9.6 - For mais idoso
9.7 - Obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;
9.8 - Obtiver maior numero de acertos nas questões de Conhecimento Específico
9.9 - A Comissão Organizadora do Processo publicará o resultado final relacionando o
nome do candidato ao total de pontos obtidos.
9.10 - Os candidatos habilitados portadores de deficiência física serão relacionados.
separadamente quando houver vaga disponível para o cargo.
9.11 - Caso não haja candidatos portadores de deficiência aprovados, a vaga reservada
será destinada aos demais candidatos, com estrita observância da ordem classificatória.
deve referir-se a curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação/MEC, e
respectivos Conselhos Federais, e/ou Nacionais e Conselho Estadual de Educação
CEE;
10.3 - A Prefeitura Municipal, quando da nomeação, através da Secretaria de
Administração, convocará os candidatos habilitados, em ordem de classificação final,
para aplicação dos critérios de desempate; para comprovação dos requisitos mínimos e
realização dos exames de sanidade e capacidade física, mental e psicológica, sendo
eliminado o candidato inapto.
10.4 - O candidato que nomeado através de Decreto do Poder Executivo Municipal, não
tomar posse no prazo de 30 dias, perderá o direito à sua classificação, passando a ser o
último da lista de classificados.
10.5 - O regime jurídico de trabalho será Estatutário, com carga horária no Plano de
Cargos e Salários da Prefeitura Municipal.
10.6 - A nomeação, bem como todos os atos do presente Concuro serão publicados no
lugar de costume da Prefeitura Municipal e registrados no livro próprio dos atos do Poder
Executivo.
11 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1 - Decairá do direito de impugnar os termos deste edital de concurso público, perante
a administração, o candidato que não o fizer até o segundo dia útil, após o encerramento
das inscrições.
11.2 - A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou as de outra
natureza, ocorridas no decorrer do Concurso público, mesmo que verificadas
posteriormente, eliminarão o candidato do concurso, anulando todos os efeitos
decorrentes de sua inscrição.
11.3 - A Prefeitura Municipal aproveitará os candidatos aprovados em número
estritamente necessário ao atendimento de suas necessidades, não havendo, portanto,
obrigatoriedade de preenchimento imediato de todas as vagas.
11.4 - O cronograma do presente concurso, poderá por iniciativa da Comissão, ser
antecipado ou prorrogado, devendo para tanto, ser publicado em Edital contendo
prorrogação ou antecipação de quaisquer das datas, no local de costume de publicação
dos atos oficiais da Prefeitura Municipal e no site da SELETA.
11.5 - Quaisquer informações adicionais sobre o concuro serão obtidas na Prefeitura
Municipal de Monte Santo - Ba ou na SELETA, através do telefone (075) XX 3422-5561 e
home page:
11.6 - Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de
classificação neste concurso, valendo, para esse fim, a homologação pública.
11.7 - O ato de inscrição gera presunção absoluta de que o candidato conhece as
instruções e de que aceita as condições do processo estabelecidas neste Edital.
11.8 - A Prefeitura Municipal e a Seleta não se responsabilizam por equívocos
eventualmente cometidos pelo candidato, POR DEIXAR DE LER ESTE EDITAL DO
CONCURSO PUBLICO.
11.9 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os Editais, Comunicados e
demais publicações referentes a este concurso através dos locais de costume e da
Prefeitura Municipal de Monte Santo- Ba.
11.10 - Os casos omissos até a publicação final do processo serão resolvidos pela
Comissão do Concurso Público, após a publicação do Resultado Final, pelo Prefeito do
Município.
11.11 - O prazo de validade do Concurso será de 02 (dois) anos, contados da data da
publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez,
www.seletaconcursos.com.br.
por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.
11. 11.1 - A lotação do candidato aprovado fica a disposição do Município de acordo com
sua necessidade.
11.12 - O concurso público será planejado e executado pela empresa SELETA.
11.13 - A publicação dos aprovados será de responsabilidade da Comissão de concurso
11.14 - A homologação do concurso a que se refere este edital é de competência da
Prefeitura Municipal.
11.15 - Todas as informações referentes ao concurso, após publicação do Resultado Final,
deverão ser obtidas na Prefeitura Municipal de Monte Santo - Ba.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Cargos de Nível Superior:
LÍNGUA PORTUGUESA: Intelecção de textos, Acentuação gráfica e Ortografia pertinente
com o novo acordo ortográfico, Emprego do sinal indicativo de crase, Análise
morfossintática em situações contextuais, Sintaxe de colocação, Sintaxe de regência
verbal e nominal, Sintaxe de concordância verbal e nominal, Período composto por
coordenação e subordinação, Semântica.
CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Conhecimentos marcantes do cenário
cultural, político, econômico e social no Brasil e no Mundo, Princípios de Organização
Social, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Política e Economia Brasileira, Análise dos
principais conflitos nacionais e mundiais. Amplamente veiculados nos últimos dois anos
pela imprensa falada e escrita nacional ou local (rádio, televisão, jornais, revistas e/ou
internet).
INFORMÁTICA: Ambiente operacional Windows (95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do
Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho
com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de
arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas
de transferência; Windows Explorer. Internet. MS Office 2003/2007/XP – Word.
Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição
de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração
de página. Corretor ortográfico. Impressão. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007/XP
Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos.
Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Email.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO:
Assistente Social:
Enfermeiro:
Análise de Conjuntura; Formação Profissional; Participação Social;
Controle Social e Politicas Públicas; Familia;Politica Nacional de Assistencia Social. Lei
Orgânica de Assistencia Social; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso;
Politica Nacional do Idoso; Sistema Único da Assistencia Social; Sistema Único de Saúde
(SUS); Politica Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiencia (Decreto
Federal n.32998 de 20/12/99); Condições do Profissional de Assistencia Social; Historia
do Serviço Social; Código de Ética Profissional do Assistente Social.
Saúde Pública, Políticas de Saúde no Brasil, Evolução Histórica do Sistema
Único de Saúde (SUS), Legislação Básica do SUS (Constituição Federal/88, Secção II
Da Saúde. Lei Federal 8. 080, de 19/09/1990, Lei Federal nº 8. 142, de 28/12/1990,
NOB/96 e NOAS 01 e 02). Princípios do SUS, Política de Saúde e Organização dos
Serviços. Modelos de Atenção em Saúde, Financiamento e Controle Social. Programa de
Saúde à Família, Ética e Legislação de Enfermagem Princípios Básicos de Ética
Profissional e Deontologia de Enfermagem. Atenção a Saúde da mulher, do idoso, da
criança e do adolescente, Calendário Nacional de Vacina de Rotina do Ministério da
Saúde (indicação, contra-indicação, doses, vias de administração, efeitos adversos)
conservação de vacinas e soros. Vigilância Epidemiológica Introdução à Epidemiologia.
Epidemiologia Descritiva, Medidas de Saúde Coletiva (Freqüência Absoluta e Relativa,
Coeficiente ou Taxas de Incidência, Coeficiente ou Taxa de Prevalência, Taxa de Ataque,
Coeficiente de Mortalidade, Coeficiente de Mortalidade Infantil, Taxa de Letalidade,
Portaria 1. 1461/GM/MS, Investigação Epidemiológica, Sistema de Informação em
Saúde (SIM, SINAM, SINASC, SISVAN, SI-API, SAI-SUS, SIH-SUS, SIAB, CENSO),
Doenças Transmissíveis e Parasitárias vias de transmissão, profilaxia e cuidados de
enfermagem, Diabetes, Hipertensão, Tuberculose e Hanseníase.
Código de Ética Profissional; Bases da Nutrição Humana: Anatomia e
fisiologia do Aparelho Digestório; Digestão, absorção e metabolismo dos Nutrientes;
Bases da Dietoterapia: Necessidades e recomendações de Nutrientes e energia,
Consistência de dietas, Avaliação Nutricional; Nutrição e Alimentação nos diversas fases
da vida com carências e excessos nutricionais; Alimentos: componentes e características
físico - químicas, organolépticas, nutricionais, funcionais; Nutrição em condições clínicas
específicas: patologias da Nutrição e sua dietoterapia.Terapia Nutricional. Administração
de Unidades de Alimentação e Nutrição: Planejamento de cardápios, organização,
administração, controle, recursos humanos, materiais e financeiros. Métodos de
aquisição, seleção, armazenamento, conservação dos alimentos; Higienização
ambientes, utensílios e equipamentos; Doenças veiculadas em alimentos. Método
APPCC, controle higiênico sanitário e qualidade da produção de refeições.
Psicologia do Desenvolvimento; Psicopatologia; Ética Profissional; Psicologia
Hospitalar; Avaliação e Intervenções Psicológicas; Políticas em Saúde Mental e Reforma
Psiquiátrica; Teorias da Personalidade; Técnicas Psicoterápicas; Psicodiagnóstico;
Atuação
Professor Nível III - Ciências:
Professor Nível III - História:
Nutricionista:
Psicólogo:
Biologia celular e molecular, Continuidade e evolução da
vida na Terra, Hereditariedade e natureza do material genético, Estudo dos vírus,
bactérias, protistas e fungos, Características gerais e evolução dos vegetais,
Características gerais e evolução dos animais, Estrutura básica e fisiologia dos sistemas
humanos, Os seres vivos e o ambiente: populações, comunidades e ecossistemas,
Ecologia humana: saúde do homem em seu ambiente, Biotecnologia e qualidade de vida
do homem.
Conhecimento Histórico: Conceito de História e sua
importância. HISTÓRIA ANTIGA: Sociedade, política, cultura, economia e religião: Egito,
Mesopotâmia, Grécia e Roma. HISTÓRIA MEDIEVAL: O império bizantino, os árabes e o
islamismo. Os reinos bárbaros e francos. O feudalismo na Europa Ocidental, a igreja
medieval, a crise do feudalismo, as cruzadas. Renascimento comercial e urbano na
Europa. Formação das monarquias centralizadas: Portugal e Espanha. HISTÓRIA
MODERNA: Expansão marítima européia, revolução comercial e mercantilismo, a
montagem da colônia portuguesa na América, humanismo e renascimento, reforma e
contra-reforma, o absolutismo. Apogeu e crise do sistema colonial na América portuguesa,
América colonial inglesa, iluminismo, processo de independência dos EUA: HISTÓRIA
CONTEMPORÂNEA: Revolução francesa, a era napoleônica e congresso de Viena,
Independência do Brasil, a revolução industrial, EUA no século XIX, a construção do
estado brasileiro: I Reinado, período regencial e II Reinado. SÉCULO XX: O ápice da
competição: I e II Guerra, Revolução Russa, Brasil república, crise de 1929, nazifascismo,
a era Vargas, governos populistas, guerra fria, anos de chumbo no Brasil, o fim da guerra
fria nova ordem mundial.
Professor Nível III - Geografia:
Professor Nível III - Inglês:
Professor Nível III - Química: Classificação periódica dos elementos químicos.
Radioatividade. Natureza das emissões radioativas; leis da radioatividade. Fenômenos de
fissão nuclear e fusão nuclear. Ligação química. Teoria eletrônica de valência; ligação
iônica; ligação covalente; ligação metálica; tipos de fórmula; polaridade das ligações e das
moléculas; números de oxidação. Função inorgânica. Conceito; classificação; notação;
nomenclatura; conceitos de Arrhenius, Bronsted e Lowry e de Lewis para ácidos e bases.
Reação química. Reação química; equação química; tipos de reação química;
balanceamento de equação química. Cálculos químicos. Unidade de massa atômica;
massas atômica e molecular; Número de Avogadro; Mol; massa molar volume molar;
cálculos estequiométricos. Soluções. Conceito; classificação; equivalente-grama; tipos de
concentração; diluição; volumetria de neutralização. Termoquímica. Energia e calor;
entalpia; reações exotérmica e endotérmica; calor de reação em pressão constante e em
volume constante; Entalpias de formação das substâncias, de combustão; Lei de Hess.
Cinética química. Velocidade de uma reação química; fatores que a influenciam; energia
de ativação com ou sem influência de catalisador; lei da ação das massas. Química do
carbono. Propriedades fundamentais do átomo de carbono; hibridação; estados de
GEOGRAFIA GERAL: Cartografia. Dinâmica geológica e
formas de relevo. Os domínios naturais: gênese dos solos, fenômenos climáticos e tipos de
climas, paisagens vegetais. Formação da economia-mundo. Globalização e blocos
econômicos. Espaço agrário e industrial. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Fontes
de energia. O crescimento demográfico mundial. Quadro ambiental do planeta.
GEOGRAFIA DO BRASIL. Geomorfologia: as estruturas e o relevo. Dinâmica atmosférica
e os climas. Domínios morfoclimáticos e questões ambientais. Localização geográfica e
ocupação do espaço brasileiro. O espaço industrial. Energia e meio ambiente. O setor
agropecuário e a economia brasileira. Dinâmica demográfica. Urbanização do espaço
brasileiro. A nova dinâmica demográfica. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.
THE ARTICLE – o artigo. PLURAL OF NOUNS – o plural dos
substantivos. PERSONAL PRONOUNS AND REFLEXIVE PRONOUNS os pronomes
pessoais e reflexivos. THE POSSESSIVE CASE o caso possessivo ADJECTIVES AND
ADVERBS os adjetivos e os advérbios. DEMONSTRATIVE PRONOUNS AND
DEMONSTRATIVE ADJECTIVES os demonstrativos (pronomes substantivos e
adjetivos). SIMPLE PRESENT PRESENT PROGRESSIVE o presente. SIMPLE
FUTURE FUTURE PROGRESSIVE- o futuro (futuro do presente). MODAL VERBS
verbos modais. CONDITIONAL CLAUSES (IF CLAUSES) as orações condicionais. THE
PASSIVE VOICE – a voz passiva. GERUND AND INFINITIVE o gerúndio e o infinitivo.
QUESTION TAGS – as perguntas no final da frase. QUESTION WORDS (PRONOUNS
AND ADVERBS) os interrogativos (pronomes e advérbios). RELATIVE PRONOUNS os
pronomes relativos. CONJUCTIONS as conjunções. REPORTED SPEECH (INDIRECT
SPEECH) o discurso indireto. PREPOSITIONS as preposições. L.D.B – Lei
9.394/96.
oxidação de carbono; ligação sigma e pi; geometria molecular; classificação do átomo de
carbono na cadeia carbônica; notação e nomenclatura dos principais radicais orgânicos.
Função orgânica. Conceito; grupamento funcional; fórmulas geral e estrutural; notação e
nomenclatura IUPAC das funções orgânicas. Polaridade das moléculas e força
intermolecular. Moléculas orgânicas polar e apolar; tipos de força interno celular; efeitos
sobre os pontos de fusão e ebulição nos compostos orgânicos. Acidez e basicidade. Acidez
e basicidade de compostos orgânicos. Isomeria. Isomeria plana; isomeria espacial.
Intermediário de reação orgânica. Rupturas hemolítica e heterolítica; tipo de intermediário.
Tipos de mecanismos da reação orgânica. Reação de adição; reação de substituição;
reação de eliminação; reação de oxidação; reação de redução; reagentes eletrofílico e
radical livre; mecanismo da reação orgânica. Reações de compostos orgânicos. Reação de
adição; reação de substituição; reação de eliminação; reação de oxidação. Equilíbrio
químico e equilíbrio iônico em soluções aquosas. Reação reversível; equilíbrio químico;
constante de equilíbrio; deslocamento de equilíbrio; equilíbrio iônico; ionização da água;
ionização dos eletrólitos fracos. Eletroquímica. Potenciais de oxidação e redução; pilhas e
acumuladores; eletrólise.
Professor Nível III - Física:
Professor Nível III - Informática:
Professor Nível III - Educação Artística:Teatro ontem e hoje, teatro de formas animadas,
teatro brasileiro. Artes plásticas na Semana de 22, artes plásticas nos séculos XIX e XX.
Arte e músicas contemporâneas. História da dança. Imagem, linguagem visual, cinema.
LDB. Lei 9.394 de 20/12/96. Parâmetros Curriculares Nacionais
A construção de competências e habilidades no ensino-
aprendizagem da Física. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Física.
Mecânica: Dinâmica da partícula; Dinâmica do corpo rígido; Leis de conservação; Momento
linear, momento angular e energia; Trabalho e energia; Oscilações: movimento harmônico
simples e amortecido; Oscilações forçadas e ressonância; Ondas: princípio de superposição;
Ondas estacionárias; Ressonância; Estática e dinâmica dos fluidos; Gravitação.
Termodinâmica: Calor, trabalho e 1a Lei da Termodinâmica: teoria cinética dos gases; Entropia
e 2ª Lei da Termodinâmica; Transformações reversíveis e irreversíveis; Máquinas térmicas; O
ciclo de Carnot. Eletricidade: Campo Elétrico; Lei de Gauss; Potencial elétrico; Corrente
elétrica; Campo magnético; Fluxo de campo magnético; Campo magnético produzido por
correntes; Força de Lorentz; A lei de Biot-Savart; Lei de Ampere; Lei de Faraday; Ondas
eletromagnéticas. Óptica - a natureza da luz: Modelo corpuscular e ondulatório; A luz e as
demais radiações; Processos luminosos de interação luz-matéria: reflexão, refração, absorção,
difração, interferência e polarização da luz; Óptica da visão. Física moderna - o nascimento da
teoria quântica: Quantização e constante de Planck; Dualidade onda-partícula; A natureza
ondulatória da matéria.
Pacote Office 2000/XP/2003; Internet Explorer;
Conceitos em Hardware; conectividade e configuração de ambiente de usuário; 2.
Sistemas Operacionais (98/2000/XP/2003): Instalação e configuração; Sistemas de
Arquivos; Serviços de rede em ambiente Windows IIS, DNS, WINS, DHCP, Grupos de
Usuários e Unidades Organizacionais, Domínios, Sites, Diretivas de Grupo, Backup; Jogos
educativos, aplicação e acompanhamento do aluno em softwares educacionais
construtivistas e instrucionistas. O uso do computador na Escola, as novas tecnologias,
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e a formação docente, o papel do
Professor na era digital e a utilização da tecnologia como meio de pesquisa e ferramenta no
processo de ensino aprendizagem; 3. Sistema Operacional Linux; 4. Ambientes Virtuais de
Aprendizagem, Portais de Informação, Bibliotecas Virtuais; 4. Sistemas Multimídia,
Linguagem, Multimídia, Hipertexto e Hipermídia.
Professor Nível III - Educação Física: Origem da Educação Física e sua evolução.
Educação,sociedade e cultura escolar: Permanência e Evasão. Teorias que fundamentam
a Prática Pedagógica. A LDB da Educação Brasileira. (Lei 9.394/96). Os Parâmetros
Curriculares Nacionais e a Educação Física. Ludomotricidade. Cinesiologia. Princípios
básicos dos desportos: Handebol, Futsal, Basquete, Voleibol, Natação, Atletismo.
Coordenador Pedagico:Fundamentos da educão: filosóficos, políticos,
sócioeconômicos e culturais; História da educação no Brasil: período colonial, república,
império, movimentos sociais e a educação no Brasil redemocratizado; Estrutura do sistema
organizacional brasileiro: a) o ensino brasileiro, organização administrativa, didática e
funcional, b) a educação na Constituição Brasileira e as perspectivas da LDB nacional;
Legislação do ensino; Leis 4024/61, 5540/58, 5692/71, 7044/82, 9394/96 e 11.114 de
20/06/2005; Objetivos dos diversos graus de ensino: infantil, fundamental, m
Estrutura, compreensão e interpretação de
diferentes textos. Níveis e funções da linguagem. Processos e funções de linguagem.
Processos de composição dos textos: narrativos, descritivos e dissertativos. Linguagem:
conotação e denotação; figuras de linguagem; formas de discurso: direto, indireto, indireto
livre. Normas ortográficas vigentes no Brasil. Divisão silábica. Fonemas e letras. Encontros
vocálicos, consonantais e dígrafos. Palavras: estrutura, formação; classes de palavras:
classificação, flexões e emprego. Frase, oração e período: estrutura, organização,
classificação e emprego. Termos da oração. Relações sintático-semânticas de umperíodo:
a coordenação e a subordinação. Sintaxe de concordância (nominal e verbal), de regência
(nominal e verbal), e colocação (pronominal). Crase. Recursos de pontuação. Vícios de
linguagem. LITERATURA BRASILEIRA: Periodização da literatura brasileira. Contexto
histórico (sociocultural, econômico e político) desde o Barroco até a época atual. Autores e
obras mais significativos de cada época
édio e
superior; Planejamento educacional: a) conceitos e princípios, b) questões básicas no
processo de planejamento: técnico, político e administrativo, c) etapas e níveis do
planejamento educacional, d) instrumentos do planejamento educacional (plano, programa
e projetos), e) política educacional brasileira: planos nacionais de desenvolvimento da
Amazônia e planos setoriais de educação, f) órgãos do sistema de planejamento
educacional brasileiro; Orientação educacional: conceitos, objetivos, princípios e funções;
Supervisão: conceitos e fundamentação político-filosófica; Supervisão escolar e
organização do trabalho pedagógico integrado: a ação supervisora no contexto das
experiências curriculares nos diferentes níveis e modalidades de ensino; Concepção e
reflexões sobre planejamento: a) conceitos, características e aspectos, b) princípios que
orientam o planejamento, c) integração dos vários níveis em um processo, d)
planejamento educacional como um processo (sistêmico, dialético e participativo);
Concepções e reflexões sobre o controle e avaliação do processo pedagógico: a) avaliação
curricular, b) avaliação do ensino-aprendizagem, c) avaliação do desempenho docente; A
dimensão técnica do trabalho pedagógico na perspectiva da supervisão escolar: a)
tecnologias e suas utilizações no trabalho pedagógico: televisão, vídeo, informática, b)
cotidiano da escola: conselho escolar, conselho de classe, projetopedagógico.
Professor com especialização em Libras e Braile: Conteúdo Programático:
Fundamentos e princípios da EducaçãoInclusiva; A função do intérprete escolar da Língua
Brasileira de Sinais; Legislação Educacional; A caminhada legislativa na educação
especial e a legislação vigente; Inclusão escolar de alunos surdos; A Política Nacional de
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Professor Nível III- Lingua Portuguesa:
Professor Nível III- Matemática: CONJUNTOS NUMÉRICOS: Números naturais,
números inteiros: divisibilidade, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum,
decomposição em fatores primos. Números racionais e noções elementares de números
reais: operações e propriedades, relação de ordem, valor absoluto, desigualdades.
Porcentagem. Números complexos: representação e operações com números complexos
na forma algébrica e na forma trigonométrica, módulo de números complexos, raízes de
números complexos. Seqüências numéricas. Progressões aritméticas e progressões
geométricas. Soma de um número finito de termos de uma PA e de uma PG. Noção de
limite de uma sequência, soma dos infinitos termos de uma PG de razão com módulo
menor do que 1. Representação decimal de um número real. FUNÇÕES: Noção de
função. Gráficos. Função par e função ímpar. Funções crescentes e funções
decrescentes. Máximos e mínimos. Função modular, funções lineares, funções afins e
funções quadráticas. Equações e inequações envolvendo estas funções. Composição e
inversão de funções. Funções exponenciais e funções logarítmicas: propriedades
fundamentais, gráficos, equações e inequações envolvendo estas fuões.
POLINÔMIOS: Grau de polinômio. Adição e multiplicação de polinômios. Princípio da
identidade de polinômios. Fatoração de polinômios. Algoritmo para dividir polinômios. A
divisão de um polinômio por x – a. COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE: Problemas de
contagem. Arranjos, permutações e combinações. Binômio de Newton. Probabilidade:
noção e distribuição de probabilidades, probabilidade condicional e eventos
independentes. Noções de Estatística: distribuição de frequência (média e mediana),
medidas de dispersão (variância e desvio padrão.) SISTEMAS LINEARES E MATRIZES:
Sistemas lineares: resolução e discussão. Matrizes: adição, multiplicação e inversão de
matrizes. Matrizes associadas a sistemas lineares. Determinante: propriedades e
aplicações a sistemas lineares. Regra de Cramer. TRIGONOMETRIA: Arcos e ângulos:
medida de um arco (radianos), relação entre arcos e ângulos. Funções trigonométricas:
definição, periodicidade, paridade, cálculo nos ângulos notáveis, gráficos. Fórmulas de
adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos. Transformações de soma de funções
trigonométricas em produtos. dentidades trigonométricas básicas. Equações e
inequações envolvendo funções trigonométricas. Lei dos senos e dos cossenos.
Resolução de triângulos. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.
Cargos de Nível Médio:
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, Acentuação gráfica e Ortografia
pertinente com o novo acordo ortográfico, Encontros vocálicos e consonantais,
Pontuação, Morfologia e suas flexões: substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo,
preposição e conjunção, Concordância verbal e nominal, Sintaxe de colocação, Frase,
Oração e Período, Orações coordenadas e subordinadas, Semântica.
MATEMÁTICA: Números Naturais e Inteiros, Divisibilidade, MMC, MDC, Decomposição
em Fatores Primos, Números Racionais, Noções de Números Reais, Relação de Ordem,
Valor Absoluto, Equação de e Grau, Problemas com as quatro operações, Função do
e 2º Grau, Progressão Aritmética e Geométrica, Soma de Número Finito de Termos de
uma PA e de uma PG, Porcentagem, Razão, Proporção, Juros Simples e Noções de
Estatística.
ATUALIDADES: Conhecimentos marcantes do cenário cultural, político, econômico e
social no Brasil e no Mundo, Princípios de Organização Social, Cultural, Saúde, Meio
Ambiente, Política e Economia Brasileira, Análise dos principais conflitos nacionais e
mundiais. Amplamente veiculados nos últimos dois anos pela imprensa falada e escrita
nacional ou local ( rádio, televisão, jornais, revistas e/ou internet).
INFORMÁTICA: Ambiente operacional Windows (95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do
Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho
com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de
arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas
de transferência; Windows Explorer. Internet. MS Office 2003/2007/XP Word. Conceitos
básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos.
Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de
página. Corretor ortográfico. Impressão. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007/XP
Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos.
Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Email.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO: (Auxiliar de Enfermagem, Técnico Agrícola, Técnico de
Controle Interno, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Professor Nível I e
Técnico em Radiologia)
Auxiliar de Enfermagem:1 - Ética Profissional: princípios básicos de ética e relação
humanas - COFEN e COREN. Direitos e deveres do auxiliar de enfermagem. 2- Noções
de Farmacologia: Principais drogas e indicações, cálculo de medicação, cuidados de
enfermagem. 3- Fundamentos de Enfermagem: Procedimentos terapêuticos:
medicação, venóclise, oxigenoterapia e inaloterapia, medicação tópica e retal,
compressas frias e quentes, sondagem nasogástrica, curativos, lavagem intestinal,
assistência de enfermagem na coleta de material e realização de exames, banho no leito.
4- Enfermagem Médico-Cirúrgica: Sinais e Sintomas: tratamento e assistência de
enfermagem em clinica medica e doença transmissível, Clinica Cirúrgica: centro de
material Emergências. 5- Enfermagem Materno Infantil: Obstetrícia, Ginecologia:
Planejamento Familiar e Pediatria. 6- Enfermagem em Saúde Pública: Imunizações,
testes de reações imunológicas, vigilância sanitária, saneamento básico pré e pós
consulta.
Técnico em Contabilidade:1 - Noções de Contabilidade geral: conceito, princípios
contábeis geralmente aceitos; contabilização de operações básicas; 2- Contabilidade
Pública: noções gerais; conceitos básicos; campo de aplicação; objeto; 3- Regime
Contábil: regime de competência e de Caixa; 4- Orçamento Público: noções gerais de
orçamentos; conceito; principais orçamentos; 5- Créditos Adicionais: créditos
suplementares; créditos especiais; créditos extraordinários; 6- Receita Pública; definição,
classificação, e estágios da receita pública; 7- Despesa Pública: definição, classificação, e
estágios da despesa pública; 8- Escrituração de Operação Típicas da Contabilidade
Pública: sistema orçamentário; sistema financeiro; sistema patrimonial; 9- Balanços:
orçamentários, financeiros e patrimonial; Demonstração das variações Patrimoniais.
Técnico de Controle Interno: Administração Direta, Administração Indireta, Princípios
dos Cargos Públicos, Servidor, Condições de Investudura e a Emenda Constitucional Nº.
19. CONGRESSO NACIONAL: Disposições, Criação, Estruturação e Atribuições. DA
ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL: Da Competência do Município, da Administração Pública
Municipal, da Organização dos Poderes, Sistema Orçamentário, das Vedações
Orçamentárias e Sistema de Controle Integrado. DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL:
Câmara Municipal, das Atribuições, da Organização, dos Órgãos, dos Vereadores, das
Proposições e da sua Tramitação, das Sessões, das Discussões e das Deliberações. LEI
4320/64: Elaboração da Proposta Orçamenria, Exercício Financeiro, Execução
orçamentária, Classificação da Receita e da Despesa, Fundos Especiais, Controle da
Execução Orçamentária.
Técnico Agrícola:1- Solos: capacidade de uso; adubação; conservação; água no solo;
interpretação de análises; 2- Clima: climas do Brasil; o clima em relação às plantas; balanço
hídrico; 3- Plantas: nutrição das plantas; ecologia vegetal; 4- Mecanização: preparo do solo
seqüência de trabalho e equipamento adequado, aradura, e gradagem; plantio e tratos
culturais; aplicação de defensivos; colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento de
sementes; produção de sementes e mudas; 5- Economia Rural: planejamento agrícola e
elaboração de projetos avaliação de custos e rentabilidade agrícola; administração rural; 6-
Sementes e Mudas: embriologia da semente formação e conceito funcional de semente;
colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes; produção de sementes e
mudas; Fitossanidade: doenças e pragas de plantas cultivadas; controle de doenças e pragas;
defensivos agrícolas e seu uso adequado.
Técnico em Informática:1- Conceitos básicos de operação de microcomputadores; 2-
Noções básicas de operação de microcomputadores em rede local; 3- Operação do sistema
operacional Windows 2000 e 98: uso de arquivos, pastas e operações mais freqüentes, uso de
aplicativos e ferramentas; 4- Operação do editor de textos Word 2000: conceitos básicos;
principais comandos aplicáveis ao texto; uso de tabelas, mala direta e ferramentas; impressão
de documentos; 5- Operação de planilha Excel 2000: conceitos básicos; digitação e edição de
dados; construção de fórmulas para cálculos de valores; criação de gráficos; formatação de
dados e planilhas; 6- Noções gerais de utilização da Internet e suas ferramentas.
Técnico em Laboratório:1- Obtenção e conservação de amostras biológicas destinadas à
análise: técnicas, anticoagulantes usados, fatores de interferência na qualidade das análises.
2- Equipamentos de uso em laboratório, pesagens, volumétrica, microscopia (fotometria-leis
de absorção da luz). 3- Princípios bioquímicos implicados nas principais dosagens
sangüíneas: glicídios, lipídios, protídeos, componentes inorgânicos, uréia, creatinina,
bilirrubinas e enzimas hepáticas. 4 - Urina : análise qualitativa, quantitativa e sedimento. 5-
Parasitologia Humana: principais métodos para pesquisa de parasitas intestinais;
Hematozoários: características morfológicas e ciclo evolutivo. 6- Bacteriologia Humana:
métodos bacteriológicos de identificação dos principais agentes etiológicos das infecções
genitais, urinárias, respiratórias e das meninges; principais meios de cultura, técnicas de
coloração, coprocultura, teste de sensibilidade a antibióticos; hemocultura. 7- Imunologia
Clínica: reação de precipitação; fixação de complemento; aglutinação. 8- Técnicas
Hematológicas: câmara de contagem; identificação e contagem das células sangüíneas:
glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e principais células do sangue periférico; contagem de
plaquetas e reticulóides; principais colorações; métodos de dosagem da hemoglobina;
hematócrito; índices hematimétricos; prova de falcização; curva de resistência globular
osmótica; célula L.E. 9- Coagulação: tempo de sangramento e de coagulação; prova do laço;
retração do coágulo; tempo de protombina; tempo de tromboplastina parcial ativada; tempo de
trombina; fibrinogênio. 10- Tipagem Sangüínea: sistema ABO; fator Rh. 11- Noções de higiene
e assepsia.
Técnico em Radiologia:1- Anatomia Geral; princípios de formação de imagem; componentes
da câmara escura, colgaduras, chassis; revelação e fixação, lavagem e secagem de filmes
radiográficos; proteção radiológica e princípios do posicionamento. 2- Anatomia Geral e
Noções Básicas radiológicas: do tórax, do abdomem, do membro superior, do membro inferior,
do cóccix, sacro e coluna lombar, da coluna torácica e cervical, do crânio, da face e seios
paranasais, mastóides e ossos temporal.
CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL II COM CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
(MOTORISTA E OPERADOR DE TRATOR):
Pefeitura Municipal de Monte Santo - Ba,13 de março de 2012.
Everaldo Joel de Araújo
Prefeito do Município.
Professor Nível I
: Dos Teóricos Paulo Freire, Piaget,Vigotsky, Emília Ferreiro e suas
contribuições metodológicas, Planejamento de ensino: componentes básico / importância /
conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Pedagogia de projetos. Metodologias de
Ensino.
CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL II:
MATEMÁTICA: Números Pares e Impares, Antecessor e Sucessor, Números Primos,
Múltiplos e Divisores, Fatoração, Equação do Grau, Divisibilidade, Expressões Simples,
Razão, Proporção, Porcentagem, Regra de Três Simples, Juros Simples, Operações com
Números Naturais, Fração Ordinária, Números Naturais e Inteiros, MMC, MDC.
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, Divisão silábica, Encontros vocálicos e
consonantais, Ortografia e Acentuação gráfica (atualizada com o novo acordo ortográfico),
Classificação de palavras, Flexões, Emprego (substantivo, artigo, numeral, adjetivo,
pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção), Análise do período simples (termos
essenciais, integrantes e acessórios, Período composto (orações coordenadas e
subordinadas), Semântica.
CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Conhecimentos marcantes do cenário cultural,
político, econômico e social no Brasil e no Mundo, Princípios de Organização Social, Cultural,
Saúde, Meio Ambiente, Política e Economia Brasileira, Análise dos principais conflitos
nacionais e mundiais. Amplamente veiculados nos últimos dois anos pela imprensa falada e
escrita nacional ou local (rádio, televisão, jornais, revistas e/ou internet).
Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503 de
23/09/97, revisada pela Lei 9.602 de 21/01/98). Capítulo I - Disposições preliminares. Capítulo
III - Das normas gerais de circulação e conduta. Capítulo IV - Dos pedestres e condutores de
veículos não motorizados. Capítulo V - Do cidadão. Capítulo VI - Da educação para o trânsito.
Capítulo VII - Da sinalização de trânsito. Capítulo VIII - Da engenharia de tráfego, da operação,
da fiscalização e do policiamento ostensivo de trânsito. Capítulo IX - Seção II - Da segurança
dos veículos. Capítulo XIV - Da habilitação. Capítulo XV - Das infrações. Capítulo XVI - Das
penalidades. Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro - Dos conceitos e definições. Anexo II do
Código de Trânsito Brasileiro, aprovado pela Resolução 160/04 - DOU 11/06/04 - Os sinais de
trânsito. Noções de Primeiros Socorros. Noções de mecânica: o motor; sistema de
transmissão; sistema de direção; sistema de pneus; sistema de freios; sistema elétrico;
carroçaria.
Execução: Seleta Consultoria
Impressão e diagramação: gráfica da seleta