Edital do Concurso Prefeitura de Mulungu do Morro - BA 2010

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

Estado da Bahia
Prefeitura Municipal de Mulungu do Morro
CNPJ: 16.445.876/0001-81- Rua Eronides Souza Santos, 55 Mulungu do Morro Bahia
Tel: (74) 3643-1076 Fax: (74) 3643-1230 E-mail:
pmmmorro@yahoo.com.br
GESTÃO RESPONSÁVEL
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS EXISTENTES NO
QUADRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MULUNGU DO MORRO
MANUAL DO
CANDIDATO
LIDERANÇA CONSULTORIA - Razão Social: C. Carvalho e Cia. Ltda.
Praça Alfredo Agostinho de Deus, Nº 285 Sobreloja -Centro Lauro de Freitas/Bahia
CEP 42.700-000 Fone (71) 34927132/ 8880 9919 ||| (75) 3485 1100 - Fone/fax (75) 3223 4121
CNPJ nº 00.869.599/0001-02
www.consultorialideranca.com.br \ ccarvalho@terra.com.br
MANUAL DO
CANDIDATO
LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE MANUAL
ETAPAS DO CONCURSO
INSCRIÇÃO
VIA INTERNET: 13 a 26/09/2010
INSCRIÇÕES PRESENCIAIS:20 a 24/09/2010
Homologação das inscrições
16/10/2010
Edital confirmando a data das provas
18/10/2010
Cartão de Informação do Candidato
A partir de 18/10/2010 (via internet)
Data das provas escritas
07/11/2010
Divulgação do gabarito
Até 15/11/2010
Resultado da prova objetiva escrita
Até o 15º dia após a realização das provas,
ou após o julgamento de recursos.
Prova de Títulos (Professor) Limite
para entrega dos documentos
Até o 3º dia útil após divulgação resultado das
provas objetivas.
Resultado geral
Até o 15º dia após publicação da provas de
títulos, ou após o julgamento de recursos.
Homologação
Até o 30º dia após resultado geral
9 As datas previstas neste manual são de caráter informativo, podendo ser modificadas em função
de eventuais recursos interpostos nas diversas fases e sempre serão validadas pelos Editais
publicados no decorrer do processo.
9 Visite sempre o WEBSITE da
Liderança Consultoria para manter-se atualizado sobre todas
informações referente ao Concurso.
9 No dia 18/10/2010, será publicado Edital confirmando a data de realização das provas objetivas
escritas e da disponibilização do Cartão de Informação do Candidato.- CIC . No cartão constará a
data, local e sala onde o candidato fará sua prova.
9 O CIC, é um instrumento para confirmação dos dados da inscrição do Candidato, e informação do
local e data da prova. As informações CIC serão disponibilizas a partir do dia 18 de outubro de
2010 no endereço da Internet:
http://www.consultorialideranca.com.br
9 O candidato poderá obter as informações constantes no CIC, nas listas publicadas no endereço da
Internet:
http://www.consultorialideranca.com.br, nos murais da Prefeitura e Câmara Municipal,
no posto de inscrição, no mural do Fórum da Comarca de Morro do Chapéu e no sitio: -
www.ba.tmunicipal.org.br/prefeitura/mulungudomorro/publicacao , (Diário Oficial Eletrônico do
Município).
9 Através do CIC ou lista de inscrições homologadas, o candidato deverá conferir de imediato e
detalhadamente, os dados registrados no sistema informatizado da empresa organizadora do
Concurso.
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GESTÃO RESPONSÁVEL
9 Caso haja inexatidão na informação, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com a
Comissão Municipal de Concurso, na Prefeitura Municipal, Rua Eronides Souza Santos, 55
Mulungu do Morro Bahia, Tel: (74) 3643-1076 Fax: (74) 3643-1230, CEP: 44.885-000; ou
pelo link [fale conosco] no website. www.consultorialiderança.com.br ou ainda pelo e-mail
ccarvalho@terra.com.br .
9 O candidato terá acesso ao local de prova com a apresentação do documento original de
identidade utilizado na inscrição. Sem o documento de identidade o candidato não poderá
entrar na sala de realização das provas, implicando na sua eliminação do concurso.
9 Após resolver as questões objetivas da prova escrita, o candidato deverá assinar e marcar as
respostas na Folha Óptica, que é o documento oficial para correção.
9 É de responsabilidade do Candidato a conferência da paginação e sequência de questões do
caderno de Prova e dos dados impressos na Folha Óptica, que deverá ser preenchida e assinada
conforme instruções específicas contidas na mesma. Os prejuízos advindos das marcações
incorretas são de exclusiva responsabilidade do candidato, não haverá substituição da folha por
erro do mesmo.
9 São consideradas marcações incorretas, implicando em não se computar a questão: dupla
marcação, marcação rasurada, marcação emendada, campos de marcação não preenchidos
integralmente, marcação ultrapassando o campo delimitado e marcação que não seja feita com
caneta esferográfica azul ou preta.
9 Somente serão convocados para a entrega de títulos, os candidatos aos cargos de Professor
habilitados na prova objetiva. Os candidatos convocados terão prazo de três dias úteis para
entregar documentação para avaliação de títulos, em envelopes lacrados, identificado com o seu
nome, número de inscrição e número do documento de identidade, no Posto de Inscrição
presencial, sendo atribuída a nota ZERO na avaliação de títulos ao candidato que não entregar os
referidos documentos no período estabelecido.
9 O Barema dos títulos pontua três itens: I - CURSO PÓS-GRADUAÇÃO, II - CURSOS DE
TREINAMENTO, III - EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Os títulos,
conforme Art. 21 do Edital de Abertura de Inscrições, serão pontuados se referentes à área
educacional. Os itens I e II serão comprovados através de Diploma ou Certificados e o Item III,
deverá ser comprovado através de Declaração ou Certidão de tempo de docência no ensino
fundamentale/ou educação infantil. Se atribuída a pontuação zero ao documento que o
demonstre claramente o período de atividade no ensino fundamental.
9 - As provas objetivas escritas terão duração de 3 horas.
9 Os candidatos inscritos pela internet que optarem por vagas reservadas para deficientes, deverão
encaminhar até dois dias após o período de inscrições, a documentação comprobatória (art 12 do
edital), para Comissão Municipal de Coordenação do Concurso.
9 Os documentos encaminhados para Comissão Municipal de Coordenação do Concurso serão
protocolados diretamente na Prefeitura Municipal de Mulungu do Morro ou postados Via SEDEX
da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
9 MAIORES INFORMAÇÕES DIRIJA-SE A COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DO
CONCURSO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE MULINGU DO MORRO Rua Eronides
Souza Santos, 55 Mulungu do Morro Bahia, Tel: (74) 3643-1076 Fax: (74) 3643-1230,
CEP: 44.885-000; ou pelo link [fale conosco] no website. www.consultorialiderança.com.br ou
ainda pelo e-mail
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Estado da Bahia
Prefeitura Municipal de Mulungu do Morro
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CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS EXISTENTES NO
QUADRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MULUNGU DO MORRO
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº 01/2010
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MULUNGU DO MORRO, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais,
nos termos da Constituição Federal, da Lei Orgânica Municipal e demais legislações pertinentes, faz saber que
estarão abertas as inscrições ao Concurso Público para provimento de vagas nos cargos existentes no quadro da
Prefeitura Municipal de MULUNGU DO MORRO, indicados neste Edital, nos níveis correspondentes, que se regerá
pelas disposições que integram o presente Edital.
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. - Poderão candidatar-se aos cargos públicos do quadro de funcionários da Prefeitura todos os cidadãos que
preencham os seguintes requisitos:
a) - ser brasileiro nato ou naturalizado;
b) - estar em gozo dos direitos políticos;
c) - estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
d) - não ter registro de antecedentes criminais;
e) - preencher os pré-requisitos exigidos para ocupação do cargo.
f) - ter na data de assinatura do termo de posse, idade mínima de 18 anos;
g) - estar apto, física e mentalmente, para o exercício do cargo para o qual concorrerá, não sendo portador de
deficiência incompatível com as atribuições do cargo;
h) - conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital e no Regulamento Geral;
Art. - A aprovação em concurso não cria direito a nomeação, mas esta quando se der respeitará a ordem de
classificação dos candidatos.
Art. - A declaração falsa ou inexata de dados constantes da ficha de inscrição, bem como a apresentação de
documentos falsos ou graciosos, determinarão o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos
decorrentes.
Art. - Os pedidos de inscrição significarão a aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições do
Regulamento Geral e deste Edital.
Art. - Os pedidos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Concurso, cabendo-lhe a decidir sobre sua
aprovação.
Art. - Encerrado o prazo das inscrições será publicada a relação dos candidatos regularmente inscritos, com
indicações dos respectivos números de inscrição.
Art. 7º - Durante a realização da prova não será permitido ao candidato sob pena de ser excluído do concu
rso:
I. Comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao concurso, bem como consultar livros ou
apostilas, salvo as fontes informativas que forem declaradas no edital do concurso.
II. Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais e na companhia do fiscal.
III. Utilizar-se de calculadoras, agendas eletrônicas, relógios digitais, telefones celulares ou outros
equipamentos similares, que não poderão ingressar nos locais de realização das provas.
IV. Utilizar meios ilícitos para execução da prova;
V. Perturbar de qualquer modo, a execução dos trabalhos.
CAPÍTULO II
DAS DISPOSIÇÕES ESPECIAIS
Art. - A habilitação para o provimento será por Cargo, mediante Concurso Público, de acordo com as
especificações e requisitos mínimos descritos neste Edital.
Art. - Os candidatos deverão ter os requisitos mínimos para preenchimento dos cargos em concurso na data da
convocação para nomeação.
Art. 10 - Os cargos de Professor são regidos pela Lei Municipal 002/1998
de 10 de fevereiro de 1998; o cargo de
Agente Comunitário de Saúde é regido pela Lei 028/2008 de 05 de maio de 2008; e os demais cargos, constantes
deste Edital, são regidos pela Lei 017/2010 de 18 de junho de 2010. Aplica-se à todos os cargos as demais leis
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pertinentes, em especial a Lei 035/97 de 20 de março de 1997 (Regime Jurídico Único dos Servidores do Município
de Mulungu do Morro), Emenda Constitucional n° 51/06 e Lei Federal nº 11.350/06.
Art. 11- O Concurso Público, objetiva o preenchimento de vagas para os cargos constantes do ANEXO I, parte
integrante deste Edital.
Art. 12 - Das vagas existentes, 5% (cinco por cento) por cargo serão reservadas às pessoas portadoras de
deficiência, desde que a fração obtida deste cálculo seja superior a 0,5 (cinco décimos), condicionado, entretanto à
apresentação de laudo médico estabelecendo a compatibilidade entre o cargo e a deficiência do candidato na
conformidade do Regulamento Geral estatuído pelo Decreto Municipal nº 087/2010 de 13 de agosto de 2010.
Parágrafo único - Fica obrigado ao candidato portador de deficiência, a apresentação, no ato da inscrição, de laudo
médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.
Art. 13 - O prazo de validade do concurso, para efeito de nomeação, será de dois anos, contados da data de sua
homologação, prorrogável uma vez, por igual período.
Art. 14 - As vagas serão preenchidas, por cargo, em ordem rigorosa de classificação, de acordo com a necessidade
e conveniência da administração e conforme opção única manifestada pelo candidato no Requerimento de Inscrição -
RI, observados os critérios estatuídos no artigo 30 deste edital.
Parágrafo As vagas para os cargos de professor serão preenchidas por Cargo/Região, conforme opção única
manifestada pelo candidato no Requerimento de Inscrição RI, na observância da Regionalização regulamentada
pelo Decreto Municipal 090/2010 de 25 de agosto de 2010 e do quantitativo do Anexo I - D
Parágrafo 2°- As vagas para Agente Comunitário de Saúde, serão preenchidas por Cargo/Micro Área, conforme
opção única manifestada pelo candidato no Requerimento de Inscrição RI, e o cadastro de reserva destina-se ao
preenchimento de vagas decorrente de vacância do cargo na respectiva microárea.
Art. 15 - O regime jurídico de trabalho será Estatutário, com carga horária no Plano de Cargos e Salários de cada
categoria.
Art. 16 - O valor básico dos vencimentos dos cargos é o constante da tabela de vencimento dos funcionários
municipais, conforme Legislação Municipal.
CAPITULO III
DA INSCRIÇÃO
Art. 17 - As inscrições serão abertas no período de 13 a 26 de setembro de 2010, para inscrições via Internet e no
período de 20 a 24 de setembro de 2010, no horário das 09:00h ás 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, de forma
presencial, no posto de inscrição, localizado na - Rua Eronides Souza Santos, 94, Centro, MULUNGU DO MORRO -
BA, mediante preenchimento do Requerimento de Inscrição - RI, acompanhado da seguinte documentação.
a) Cópia da Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, ou outro equivalente;
b) CPF Cadastro de Pessoa Física;
c) Procuração se for o caso, com poderes especiais para requerer a inscrição, acompanhada da Cédula de
Identidade do Procurador;
d) Comprovante do recolhimento da taxa de inscrição, através de Boleto Bancário
na Agência: 1696-9
Conta: 11924-5 P.M.M.M CONCURSO PÚBLICO Banco do Brasil, dentro do vencimento do boleto bancário.
Parágrafo 1° - São também considerados documentos de identidade, as carteiras e/ou cédulas de identidade
expedidas pelo Ministério de Relações Exteriores, Forças Armadas, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação
com foto, e Carteiras expedidas por Órgãos e Conselhos de Classe.
Parágrafo 2°- Será indeferida a inscrição do candidato que o tenha preenchido corretamente o RI (Requerimento
de Inscrição), na inscrição presencial ou via Internet, e/ou que não tenha quitado a respectiva taxa de inscrição no
prazo de validade do boleto bancário.
Art. 18 - As inscrições via Internet serão a partir do acesso ao site: www.consultorialideranca.com.br
e serão
validadas após o pagamento do boleto bancário.
Parágrafo Único A Comissão Municipal e a C. Carvalho e Cia. Ltda. (Liderança Consultoria) não se responsabilizam
por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de
comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que
impossibilitem a transferência de dados.
Art. 19 - O Concurso constituir-se-á de questões objetivas de caráter eliminatório e classificatório. Para os cargos de
Professor, será aplicada prova adicional, de títulos, de caráter classificatório e para os cargos de Agente de
Endemias e Agente Comunitário de Saúde será exigido conclusão com aproveitamento do curso introdutório de
formação inicial e continuada, oferecido pelo Município aos candidatos, melhores classificados na quantidade
equivalente ao dobro das respectivas vagas oferecidas neste Edital, na conformidade do Anexo II -B
Art. 20 - As provas objetivas (escritas) serão compostas de questões pertinentes às especificidades do cargo em
concurso, contendo cada questão 05 (cinco) alternativas de respostas, sendo considerado habilitado o candidato que
obtiver nota igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) dos pontos no somatório da prova objetiva, obedecendo
aos seguintes critérios:
I - Será avaliada na escala de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos;
II - O total de pontos de cada candidato, no conjunto das provas, será igual à soma da nota obtida na prova
referente a cada matéria constante dos programas;
III - O total de pontos máximo que um candidato poderá obter é de 100 (cem) pontos, incluindo a avaliação
dos Títulos, no caso de Professor;
IV As provas objetivas (escritas) terão duração de 03 (três) horas.
Parágrafo - Para cada um dos cargos em Concurso, as provas respectivas serão estatisticamente avaliadas de
acordo com desempenho do grupo a elas submetidas.
Parágrafo - A prova constará de 40 (quarenta) questões objetivas, valendo 2,0 pontos cada uma, distribuídas na
forma do ANEXO II.
Art. 21 - A Prova de Títulos de caráter classificatório, será realizada exclusivamente para os candidatos aos cargos
de Professor, habilitados na prova objetiva (escrita), considerando-se os seguintes títulos em área Educacional:
I - CURSO PÓS GRADUAÇÃO COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 360H.
a) Especialização
2,0
b) Mestrado
2,5
c) Doutorado
3,0
Total máximo de pontos
8,0
II - CURSOS DE TREINAMENTO
a) Acima de 120h
1,0
Total máximo de pontos
4,0
III - EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ED. INFANTIL E/OU ENSINO FUNDAMENTAL
a) Por cada ano de ensino público Municipal.
1,5
b) Por cada ano de ensino público em outras esferas de governo
1,0
c) Por cada ano de ensino em outras instituições
regulamentadas
0,5
Total máximo de pontos
8,0
TOTAL GERAL (Escore Máximo) 20,0 (PONTOS)
Parágrafo independente da quantidade de títulos apresentados pelos candidatos, a pontuação será limitada ao
escore máximo estabelecido nos itens e no total apresentado no caput deste artigo.
Parágrafo - Os Candidatos aprovados para o cargo de Professor, terão prazo de 3 (três) dias úteis, contados da
publicação do resultado, para entregar à Comissão Municipal de Concurso, no mesmo local de inscrição, os
documentos para serem avaliados na Prova de Títulos, na forma estabelecida neste artigo.
Parágrafo 3º- Cada Candidato deverá colocar cópias de seus documentos em envelope lacrado, contendo: Número
de inscrição, nome do Candidato e relação de documentos.
Parágrafo 4º- Os títulos, conforme o caput deste artigo, serão pontuados se referentes à área educacional. Os
itens I e II serão comprovados através de Diploma ou Certificados emitidos por instituições regulamentas o Item III,
deverá ser comprovado através de Declaração ou Certidão de tempo de docência na educação infantil e/ou ensino
fundamental. Será atribuída a pontuação zero ao documento que não demonstre claramente o período de atividade
docente.
CAPITULO IV
DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
Art. 22 A prova OBJETIVA (escrita) será realizada em local a ser definido e divulgado posteriormente em Edital de
convocação de provas, nesta cidade.
Parágrafo - Anulada alguma questão da prova Objetiva, os pontos correspondentes serão creditados a todos os
candidatos.
Parágrafo - Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova: não respondidas, que contenham emenda ou
rasura, que contenham mais de uma resposta assinalada ou que forem marcadas incorretamente no cartão-resposta.
Parágrafo 3º - A ausência de assinatura no cartão de resposta, implicará na atribuição de nota 0 (zero) na prova do
candidato.
Art. 23 - O candidato terá acesso ao local da realização da prova, indicado no Cartão de Informação do Candidato,
com a apresentação da Cédula de Identidade utilizada para inscrição (via original).
Art. 24 Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado e a ausência do candidato implicará na sua
eliminação.
Art. 25 O candidato deverá chegar ao local da prova trinta minutos antes do horário determinado para início da
aplicação das provas, não sendo permitida a entrada de candidato sob qualquer pretexto, após o fechamento dos
portões.
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Art. 26 - No dia da prova o candidato deverá apresentar-se no local e horário indicados, munidos de:
- Documento de identidade, em via original; (obrigatório)
- Cartão de informação do candidato; (opcional)
- Caneta azul ou preta.
CAPÍTULO V
DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS E
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Art. 27 Havendo igualdade de pontos na classificação final, após a observância do disposto no parágrafo único
do art. 27 da Lei 10.741, de de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), terá preferência sucessivamente, o
candidato que:
I - Que ocupar ou tiver ocupado cargo ou emprego no serviço público municipal;
II - Tiver maior tempo de serviço público em qualquer esfera;
III - For mais idoso;
Art. 28 - Quando ocorrer irregularidade insanável ou preterição de formalidade substancial que possa afetar o seu
resultado, terá qualquer candidato o direito de interpor recurso, nas fases de homologação das inscrições, publicação
dos gabaritos e dos resultados parciais ou globais, homologação do concurso e posteriormente nomeação de
candidatos aprovados.
§ 1º - Os recursos deverão ser protocolados na Comissão Municipal de Concursos e serão aceitos devidamente
fundamentados.
§ 2º - O recurso previsto neste artigo poderá ser interposto até o 2º(segundo) dia útil após a publicação do respectivo
ato.
Art. 29 - A Prefeitura divulgará através de Edital, o resultado final deste Concurso relacionando os candidatos
habilitados em ordem de classificação e com o total de pontos obtidos, em duas listas:
I. Os candidatos, pela ordem de classificação final, por cargo com o total de pontos obtidos;
II. Os candidatos inscritos como portadores de deficiência, por cargo com o total de pontos obtidos;
Parágrafo Único A homologação deverá ocorrer no prazo de até 30 (trinta) dias contados da referida publicação,
acrescido dos prazos recursais.
Art. 30 A Prefeitura Municipal, quando da nomeação, através da Secretaria de Administração, convocará os
candidatos habilitados, em ordem de classificação final, para aplicação dos critérios de desempate; para
comprovação dos requisitos mínimos e realização dos exames de sanidade e capacidade física, mental e psicológica,
sendo eliminado o candidato inapto.
Parágrafo 1º A convocação para nomeação dar-se-á na ordem da lista de classificação final por cargo.
Parágrafo - havendo extinção da Unidade onde o Servidor, nomeado em decorrência deste concurso, esteja
lotado, a Administração relotará para outra Localidade onde exista vaga.
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 31 - A inscrição do candidato importará no conhecimento das instruções e na aceitação das condições do
Concurso tais como se acham estabelecidas neste Edital.
Art. 32 - A inexatidão das afirmativas ou irregularidades constatadas no decorrer do processo, ainda que verificadas
posteriormente, eliminará o candidato do concurso anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.
Art. 33 - A inscrição do candidato importará em anuência implícita à sua futura nomeação.
Art. 34 - O candidato que não comparecer á convocação de aprovados, recusar a nomeação, ou consultado e
nomeado deixar de entrar em exercício, perderá os direitos de sua classificação.
Art. 35 O conteúdo programático das provas objetivas é o publicado no anexo III deste edital.
Art.36 A Comissão Municipal de Concurso contará com a consultoria da Empresa C. Carvalho e Cia Ltda. (
Liderança Consultoria), contratada pela Prefeitura Municipal de MULUNGU DO MORRO para este fim.
Art. 37 Os atos decorrentes deste edital serão publicados no quadro de publicações da Prefeitura e da Câmara
Municipal, no Fórum desta Comarca e nos sítios da internet: www.consultorialideranca.com.br
ou
www.ba.tmunicipal.org.br/prefeitura/mulungudomorro/publicacao/
Parágrafo Único- A Comissão Municipal de Concurso além dos locais indicados no caput deste artigo, poderá utilizar
outros meios para ampliar a publicidade dos atos relacionados com este certame.
Art. 38 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Concurso.
MULUNGU DO MORRO, 01 de setembro de 2010.
AMAURI SALDANHA DE LUCENA
Prefeito Municipal
ANEXO I
A) PERFIL DO CARGO/ REQUISITOS MÍNIMOS
Cargo
Requisito Mínimo
SALÁRIO
BASE R$
Auxiliar de Serviços Gerais
Fundamental Incompleto
510,00
Cozinheiro
Fundamental Incompleto
510,00
Gari
Fundamental Incompleto
510,00
Lavadeira
Fundamental Incompleto
510,00
Merendeira
Fundamental Incompleto
510,00
Pedreiro
Fundamental Incompleto
510,00
Porteiro
Fundamental Incompleto
510,00
Guarda Municipal
Fundamental Completo
510,00
Operador de Máquinas e Equipamentos
Fundamental Completo
510,00
Agente de Tributos
Médio completo
510,00
Assistente Administrativo I
Médio Completo, com digitação
510,00
Eletricista para rede elétrica
Médio Completo
510,00
Inspetor de Ensino
Médio Completo
510,00
Monitor de Creche
Médio Completo
510,00
Operador de Computador
Médio Completo com Curso de Informática
510,00
Recepcionista
Médio Completo
510,00
Técnico Agrícola
Médio/Técnico Agrícola
700,00
Técnico Contábil
Médio Completo com CRC
1.800,00
Técnico em informática
Médio completo e formação em informática
700,00
Técnico de Enfermagem
Curso Técnico Enfermagem /COREN
510,00
Analista de Controle Interno
Superior em Direito, Administração, Economia
ou Ciências Contábeis.
1.300,00
Assistente Social
Superior Serviço n Social c? CRESS
2.000,00
Contador
Bel.Contabilidade/ CRC
1.800,00
Enfermeiro
Sup. Enfermagem c?COREN
2.000,00
Farmacêutico
Superior em Farmácia
2.000,00
Fisioterapeuta
Superior em Fisioterapia
2.000,00
Médico Plantonista
Superior c/ CRM
3.000,00
Médico PSF
Superior c/ CRM
6.000,00
Médico Psiquiatra
Superior c/ CRM e Esp. Psiquiatria
3.000,00
Nutricionista
Superior C/ CRN
1.500,00
Odontólogo
Superior C/ CRO
2.000,00
Psicólogo
Superior C/ CRP
1.500,00
Professor Nível I
Habilitação para o ensino do magistério das
séries iniciais do ensino fundamental
510,00
Professor Nível II - Artes
Licenciatura na área especifica
714,00
Professor Nível II - Biologia
Licenciatura na área especifica
714,00
Professor Nível II - Geografia
Licenciatura na área especifica
714,00
Professor Nível II - História
Licenciatura na área especifica
714,00
Professor Nível II - Inglês
Licenciatura na área especifica
714,00
Professor Nível II - Matemática
Licenciatura na área especifica
714,00
Professor Nível II - Português
Licenciatura na área especifica
714,00
Agente de Endemias
Médio completo
510,00
Agente Comunitário de Saúde
Fundamental Completo
510,00
www.consultorialideranca.com.br
B QUADRO DE VAGAS
Cargo
Vagas P/
Deficientes
Cadastro
Reserva
Taxa
Auxiliar de Serviços Gerais
2
-
40,00
Cozinheiro
-
-
40,00
Gari
-
-
40,00
Lavadeira
-
-
40,00
Merendeira
-
-
40,00
Pedreiro
-
-
40,00
Porteiro
-
-
40,00
Guarda Municipal
-
-
40,00
Operador de Máquinas e Equipamentos
-
-
40,00
Agente de Tributos
-
-
50,00
Assistente Administrativo I
-
-
50,00
Eletricista para rede elétrica
-
-
50,00
Inspetor de Ensino
1
-
50,00
Monitor de Creche
-
-
50,00
Operador de Computador
-
-
50,00
Recepcionista
-
-
50,00
Técnico Agrícola
-
-
50,00
Técnico Contábil
-
-
50,00
Técnico em informática
-
-
50,00
Técnico de Enfermagem
-
-
50,00
Analista de Controle Interno
-
-
85,00
Assistente Social
-
-
85,00
Contador
-
-
85,00
Enfermeiro
-
-
85,00
Farmacêutico
-
-
85,00
Fisioterapeuta
-
-
85,00
Médico Plantonista
-
-
85,00
Médico PSF
-
-
85,00
Médico Psiquiatra
-
-
85,00
Nutricionista
-
-
85,00
Odontólogo
-
-
85,00
Psicólogo
-
85,00
Professor Nível I
3
-
55,00
Professor Nível II Artes
-
-
85,00
Professor Nível II Biologia
-
-
85,00
Professor Nível II Geografia
-
-
85,00
Professor Nível II História
-
-
85,00
Professor Nível II Inglês
-
-
85,00
Professor Nível II Matemática
-
-
85,00
Professor Nível II Português
-
-
85,00
Agente de Endemias
1
-
50,00
Agente Comunitário de Saúde
Obs: vagas por micro-áreas
-
31
50,00
C DETALHAMENTO DAS VAGAS PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Código
Cargo
Vagas
Cadastro
de
Reserva
ÁREA
SEG
MICRO
ÁREA
LOCALIDADE
ACS 1.1.1
01
1
1
1
·1 Praça Imaculada Conceição; ·2 R. Prof. Ludes; ·3 R..Heraclito
Neto; ·4 R. Alceb
iades; ·5 R. Benito Gama; ·6 R. 2 de Julho;
·7 R.7
de Setembro
ACS 1.1.2
01
1
1
2
·1 Rua Belarmino Santos; ·2 R. Valmir Mascarenhas; ·3 R. Ana de
Jesus; ·4 R.Salustiano; ·5 R.Jair
ACS 1.1.3
01
1
1
3
·1 R. Eronides S. Santos; ·2 R do Alagadiço; ·3 R Rui Barbosa
ACS 1.1.4
01
1
1
4
·1 Av.Acm; ·2 Rua José S. Nogueira; ·3 Rua Antonio Rocha
ACS 1.1.5
01
1
1
5
·1 Rua E Travessa Boa Vista; ·2 Rua E Travessa Nobelino; ·3 Rua
E Travessa Satelite
; ·4 Rua E Travessa Castro Alves;
·5 Rua o
Sebastião;·6 Lajedo
ACS 1.1.6
01
1
1
6
·1 Rua George Verde; ·2 R. Joana Xavier; ·3 R Adélia Guimarães;
·4 R. Salustiano J.
de Morais; ·5 I e II
Travessa Raimundo Dias; ·6
R. Raimundo Dias
ACS 1.1.7
01
1
1
7
·1 R.Satelite; ·2 R.Bahia ;·3 R. Felisberto Porto;·4 R. João Primo;·5
Travessa Satelite;·6 R Bertolo S. Santos;·7 R João Paulo Ii
ACS 1.1.8
01
1
1
8
·1 Casas Populares (Portelinha); ·2 R.Gervásio; ·3 R. Mário
Ribeiro·
ACS 1.1.9
01
1
1
9
·1 Rua São Sebastião ;2 Rua Cerqueira; ·3 Rua Castro Alves
ACS 1.2.6
01
1
2
6
·1 Bx Da Cainana; ·2 Mundubi; ·3 Barauna II
ACS 1.2.7
01
1
2
7
·1 Rosendo; ·2 Rosendo II; ·3 Espia; ·4 Caldeirão
ACS 1.2.9
01
1
2
9
·1 José Raimundo; ·2 Cascavel; ·3 Lagedinho
ACS 1.2.10
01
1
2
10
·1 Lagoa Preta; ·2 Recifinho; ·3 Pimentas ; ·4 Alagadiço Branco
ACS 1.2.13
01
1
2
13
·1 Lagoa Nova I, ·2 Mundo Novo
ACS 1.2.17
01
1
2
17
·1 Cainana; ·2 Umbuzeiro
ACS 1.2.18
01
01
1
2
18
1 Chicão; ·2 Loteamento Piadecheves Nacajara
ACS 3.2.1
01
3
2
1
1- Vila Canudos
ACS 3.2.2
01
3
2
2
1- Umburana dos Ingós; 2- Mandacaru
ACS 3.2.3
01
3
2
3
·1 Umburaninhas; ·2 Capim Açu; ·3 Lagoa dos Patos
ACS 3.2.5
01
01
3
2
5
·1 Alagadiço; ·2 Lagadiço
ACS 3.2.8
01
01
3
2
8
·1 Boa Vista; ·2 Lagoa Vermelha ; ·3 Baraúna
ACS 3.2.15
01
01
3
2
15
·1 Caatinga do Egídio; ·2 Lagoa de Chico Damasceno
ACS 3.2.16
01
3
2
16
·1 Vila Canudos
ACS 3.2.17
01
01
3
2
17
·1 Queimada Da Onça; ·2 Pedra Lisa
ACS 4.2.2
01
4
2
2
·1 Vila Varzea do Cerco
ACS 4.2.4
01
4
2
4
·1 Boca Da Mata; ·2 Lagoa dos Meninos; ·3 Açudes ; ·4 Gentio;
·5 Bx. dos Poudos
ACS 4.2.11
01
4
2
11
·1 Suvela; ·2 Mata Da Serra;·3 Olho D’água; ·4 Salina
ACS 4.2.12
01
4
2
12
·1 Sapecado; ·2 Gitirana; ·3 Lagoa Nova Ii
ACS 4.2.15
01
01
4
2
15
·1 Poços; ·2 Vz. de Baixo; ·3 Capão Da Onça;·4 Agropeva;
·5 Faz. Staª Catarina; ·6 Faz. 2 Irmãos
ACS 4.2.18
01
4
2
18
·1 Vila Varzéa do Cerco
ACS 4.2.19
01
01
4
2
19
·1 Vila Varzea do Cerco
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C DETALHAMENTO DAS VAGAS PARA PROFESSOR
Código
Cargo
Região
Cargos Professor
Reserva
Deficientes
PA01
Sul
ARTES
PC02
Sede
CIÊNCIAS
PC03
Leste
CIÊNCIAS
PC04
Sul
CIÊNCIAS
PG05
Sede
GEOGRAFIA
PG06
Leste
GEOGRAFIA
PH07
Sede
HISTÓRIA
PH08
Leste
HISTÓRIA
PH09
Sul
HISTÓRIA
PI10
Leste
INGLÊS
PI11
Sul
INGLÊS
PM12
Sede
MATEMÁTICA
PM13
Leste
MATEMÁTICA
PM14
Sul
MATEMÁTICA
PP15
Sede
PORTUGUÊS
PP16
Leste
PORTUGUÊS
PN17
Sede
PROFESSOR NÍVEL I
1
PN18
Leste
PROFESSOR NÍVEL I
1
PN19
Sul
PROFESSOR NÍVEL I
1
ANEXO II
A) MONTAGEM DA PROVA OBJETIVA
I PARA: ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, MÉDICO
PLANTONISTA, MÉDICO PSF, MÉDICO PSIQUIATRA, NUTRICIONISTA,ODONTÓLOGO, PSICÓLOGO
Língua Portuguesa.............................................................. .......... 15 (quinze) questões.
Conhecimentos Específicos/Gerais........................................... 25 (vinte e cinco) questões.
II PARA: CONTADOR E ANALISTA DE CONTROLE INTERNO
Língua Portuguesa......................................................................... 15 (quinze) questões.
Matemática.................................................................................. 10 (dez) questões.
Conhecimentos Específicos/Gerais............................................ 15 (quinze) questões.
III - PARA PROFESSOR NÍVEL I
Língua Portuguesa........................................................................ 13 (treze) questões.
Matemática............................................................................... 05 (cinco) questões.
Conhecimentos Pedagógicos.................................................... 10 (dez) questões.
Conhecimentos Gerais (geografia, história e ciências) ................ 12 (doze) questões.
IV - PARA PROFESSOR NÍVEL II (ARTES, BIOLOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INGLÊS, E
MATEMÁTICA)
Língua Portuguesa........................................................................ 10 (dez) questões.
Conhecimentos Pedagógicos...................................................... 15 (quinze) questões.
Conhecimentos Específicos......................................................... 15 (quinze) questões.
V - -PARA PROFESSOR NÍVEL II - PORTUGUÊS
Língua Portuguesa........................................................................ 25 (vinte e cinco) questões.
Conhecimentos Pedagógicos....................................................... 15 (quinze) questões
IV PARA AGENTE DE TRIBUTOS, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I, ELETRICISTA PARA REDE ELÉTRICA,
INSPETOR DE ENSINO, MONITOR DE CRECHE, OPERADOR DE COMPUTADOR, RECEPCIONISTA, TÉCNICA
AGRÍCOLA, TÉCNICO CONTÁBIL, TÉCNICO EM INFORMÁTICA E TÉCNICO DE ENFERMAGEM.
Língua Portuguesa......................................................................... 10 (dez) questões.
Matemática................................................................................. 10 (dez) questões.
Conhecimentos Específicos/Gerais........................................... . 20 (vinte) questões.
V - PARA GUARDA MUNICIPAL; OPERADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS; AUXILIAR DE
SERVIÇOS GERAIS; COZINHEIRO; GARI; LAVADEIRA; MERENDEIRA; PEDREIRO; PORTEIRO;
AGENTE DE ENDEMIAS E AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Língua Portuguesa........................................................................ 10 (dez) questões.
Matemática.................................................................................... 10 (dez) questões.
Conhecimentos Específicos/Gerais............................................. 20 (vinte) questões.
B) DETALHAMENTO DA ETAPA ELIMINATORIA PARA OS APROVADOS NO CONCURSO PARA
OS CARGOS DE AGENTE DE ENDEMIAS E AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
CURSO INTRODUTÓRIO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
I - Os candidatos aprovados no Concurso Público Municipal para os Cargos de Agente de Endemias e
Agente Comunitário de Saúde, em cumprimento ao inciso II do Art. 6° da lei Federal 11.350/06, terão como
pré-requisito para posse, haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e
continuada, de caráter eliminatório.
II- o Curso terá uma carga horária de 40 horas, será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e
desenvolvida pelos enfermeiros da rede de atenção sica municipal através da utilização do Módulo
Introdutório desenvolvido pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis da SESAB.
III- A prefeitura Municipal Publicará edital de convocação para participação no Curso de Introdutório de
Formação Inicial e Continuada dos candidatos habilitados com melhor classificação na Prova Objetiva na
quantidade equivalente ao dobro das respectivas vagas oferecidas neste Edital.
IV- O edital de convocação para o Curso Introdutório de Formação Inicial deverá estabelecer o prazo para
realização da matrícula e será considerado desistente e eliminado
do concurso blico, o candidato
convocado que não efetuar sua matrícula dentro do prazo estabelecido.
V- Havendo desistências ou eliminações deverão ser convocados, em igual número de
desistentes/eliminados, candidatos habilitados para se matricularem no Curso de Introdutório de Formação
Inicial, obedecida a ordem de classificação.
VI- Considera-se que concluiu com aproveitamento o Curso Introdutório de Formação Inicial e
Continuada, o candidato que tiver freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco) da carga horária
do Curso e nota igual ou superior a 60% (sessenta) em prova objetiva de 20 (vinte) questões aplicada no
final do Curso, versando sobre os conteúdos vistos no Curso Introdutório.
VII - Caberá à Secretaria Municipal de Saúde emitir certificado aos candidatos que concluírem com
aproveitamento o Curso de Introdutório de Formação Inicial e Continuada.
VIII- O candidato que já possuir o certificado de conclusão com aproveitamento do curso introdutório,
poderá requerer a dispensa á autoridade que publicou o edital mencionado no item III, no prazo estipulado
para matricula.
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ANEXO III
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS ESCRITAS
Os conteúdos atenderão ao nível exigido e as atribuições para cada cargo
PROGRAMAS DE NÍVEL SUPERIOR ANALISTA DE CONTROLE INTERNO, CONTADOR,
ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, MÉDICO PSF, MÉDICO
PLANTONISTA, MÉDICO PSIQUIATRA, NUTRICIONISTA, ODONTÓLOGO E PSICÓLOGO.
LÍNGUA PORTUGUESA
- Compreensão de textos: verbais extraídos de livros e periódicos contemporâneos,
mistos (verbais/não-verbais), textos publicitários (propagandas, mensagens publicitárias, outdoors, etc). Fatores da
textualidade: coesão (gramatical e lexical); coerência (semântica, sintática e pragmática). Tipologia textual.
Diversidade lingüística: dialetos regionais, sociais e outros. Variedades de Registros: formal, informal, oral,
escrito. Definição de Texto. Texto e construção dos sentidos. Classe de palavras: substantivo, adjetivo,
advérbio, numeral, pronome, conjunção, preposição. Sintaxe: período simples e composto. Concordância verbal e
nominal. Figuras de linguagem. Ortografia oficial: emprego das letras, acentuação gráfica, emprego da crase e
pontuação. Semântica: sinônimos, antônimos. Homônimos. Parônimos.
CONHECIMENTOS GERAIS: Assuntos de interesse geral amplamente veiculados pela imprensa falada ou escrita
de circulação nacional ou local (rádio, televisão, jornais, e/ou revistas): política, economia, sociedade, educação,
tecnologia, energia, relações internacionais, meio ambiente, segurança e cidadania. Aspectos relevantes e atuais do
contexto internacional, brasileiro e local nas seguintes áreas: política, economia, sociedade, educação, saúde Meio
ambiente: problemas e impactos ambientais globais e locais. Ética no serviço público: comportamento profissional;
atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço. Relações Humanas no trabalho, na família e na
comunidade. Pesquisa, suas inter-relações e suas vinculações históricas. O município de MULUNGU DO MORRO.
MATEMÁTICA PARA ANALISTA DE CONTROLE INTERNO E CONTADOR:
Sistema de equações do e
2º graus com duas incógnitas; Porcentagem; Juros simples e compostos; Regra de três simples e composta; Relação
e Função domínio, imagem e contra domínio; Gráfico de uma função; Função do 1º grau; Expressões algébricas;
Função do grau; Progressão aritmética; Progressão geométrica; Função logarítmica; Função exponencial;
Sistemas lineares; Trigonometria - seno, co-seno, tangente; Números complexos; Geometria plana; Sistema de
medidas; Raiz quadrada; MDC; MMC.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ANALISTA DE CONTROLE INTERNO E CONTADOR
:
Os conteúdos atenderão ao nível exigido e as atribuições para cada cargo
CONTABILIDADE PÚBLICA E PRIVADA: Conceitos Contábeis Básicos. Registros e Sistemas Contábeis. Análise de
Questões Contábeis. Relatórios Contábeis. Aplicação dos Conhecimentos da Ciência e da Técnica Contábil Voltados
à Estruturação de Balanços e do Conjunto dos Demonstrativos Contábeis. A Fazenda blica. Aspectos Qualitativos
e Quantitativos do Patrimônio. Origem e formação dos fluxos orçamentário, financeiro e patrimonial registrados pela
contabilidade. Principais relatórios emitidos pela contabilidade pública. Objeto e Classificação dos Inventários.
Sistema e Plano de Contas. Escrituração das Operações Econômico-Financeiras. Apuração dos Resultados
Econômico-Financeiros Controles da Administração Pública: Princípios básicos da Administração. Ato administrativo:
conceito, requisitos, atributos, classificações, Pressupostos e espécies, invalidação, anulação, revogação. Regime
jurídico da Administração Pública. Organização administrativa: administração direta e indireta, centralizada e
descentralizada. Regras constitucionais sobre controle externo: fiscalização contábil, financeira, orçamentária,
operacional e patrimonial. Tribunais de Contas: funções, natureza jurídica e eficácia das decisões. Controle interno e
os Tribunais de Contas. Competência para revisão dos próprios atos. Processo orçamentário: plano plurianual; lei de
diretrizes orçamentárias; lei orçamentária anual. Orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos.
Princípios orçamentários. Classificação orçamentária: classificação institucional; funcional-programática; econômica;
por fonte de recursos. Receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias. Execução orçamentária, financeira
e contábil. Estágios da receita e da despesa públicas. Créditos adicionais. Patrimônio público: aspectos qualitativos e
quantitativos. Variações patrimoniais: variações ativas e variações passivas. Dívida pública flutuante e fundada.
Plano de contas: função e funcionamento das contas. Escrituração contábil. Balanços Orçamentário, Financeiro e
Patrimonial. Prestação de contas e transparência na gestão fiscal. Relatório Resumido da Execução Orçamentária.
Relatório de Gestão Fiscal. Balanço Geral do Exercício. Ordem econômica e ordem financeira: princípios gerais.
Princípios constitucionais da ordem econômica. Finanças públicas na Constituição de 1988. Orçamento: Conceito e
espécies. Fiscalização e controle interno e externo dos orçamentos. Despesa pública. Conceito e classificação. Lei
Complementar Federal n° 101/00. Leis Federais n° 8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e 4.320/64.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ASSISTENTE SOCIAL:
O serviço social no campo das políticas sociais:
descentralização, municipalização e políticas setoriais; intersetorialidade em especial entre as políticas de
assistência social e da criança e do adolescente. Compromisso ético-político e intervenção do assistente social na
defesa e garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade social, criança e adolescente, mulher, em
especial a família. O processo de trabalho do serviço social: aspectos metodológicos e ético-políticos; atribuições da
profissão, dimensões da competência profissional planejamento, execução, avaliação, produção de conhecimento e
assessoria; dimensão pedagógica, elaboração de estudos sociais, laudos e pareceres; interdisciplinaridade.
Fundamentos do Serviço Social e rebatimentos na prática profissional: mediação e instrumentalidade do serviço
social. Conselhos Municipais de Saúde e Movimentos Sociais. Oficinas Terapêuticas.Legislação e Política do sistema
Único de Saúde (SUS): Constituição Federal, Lei 8080, Lei 8142, NOB 01/96, NOAS-SUS 01/2001, NOAS-SUS
01/2002; Bioética e Saúde Pública; Programa Saúde da Família; Fundamentos Epidemiológicos em Saúde Pública.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ENFERMEIRO:
Legislação Básica do SUS (Constituição Federal/88,
Seção II Da Saúde. Lei Federal nº 8.080, de 19/09/1990, Lei Federal nº 8.142; de 28/12/1990, NOB/96 e NOAS 01e
02). Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Modelos de Atenção em Saúde.
Financiamento e Controle Social. Ética e Exercício Profissional: Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem;
legislação do exercício da Enfermagem; Lei n. º 5.905. Administração e Organização dos serviços de saúde e de
enfermagem. Planejamento e administração da assistência de enfermagem. Regulação, controle e avaliação dos
serviços de saúde. Política Nacional de Saúde Mental. Assistência de enfermagem nos transtornos psicóticos,
neuróticos e sociais (dependência química). Humanização da Assistência. Enfermagem em Saúde Coletiva:
Vigilância em Saúde Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. Saneamento. Doenças relacionadas com a falta de
saneamento básico, medidas de controle; Processo Saúde - Doença. Imunizações. Programas de Saúde. Programa
Nacional de Imunização; doenças transmissíveis: fonte de contágio, sintomatologia e isolamento. Fundamento de
Enfermagem: Técnicas Básicas de Enfermagem; identificação de sinais e sintomas vias de administração de
medicamentos, dosagem e aplicação. Enfermagem Materno-Infantil: Anatomia dos órgãos de reprodução; assistência
de enfermagem na prevenção do câncer cervico-uterino, nas diversas fases do parto e nas doenças sexualmente
transmissíveis; fisiologia do puerpério e da lactação; processo de desenvolvimento da criança; implementação do
aleitamento materno e desmame; afecções respiratórias agudas; diarréia aguda e terapia de reidratação oral,
imunização.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA FARMACÊUTICO:
Ética profissional: Legislação Sanitária aplicada à
Farmácia. MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL: Psicotrópicos, entorpecentes e anti-retrovirais
(legislação e Dispensação); Administração de Farmácia; Organização de Almoxarifados e Condições adequadas de
Armazenamento; Controle de Estoque de Medicamentos e Materiais de Consumo; sistemas de Distribuição de
Medicamentos. Deontologia (Legislação Farmacêutica); Conhecimentos básicos sobre Farmácia; Vigilância Sanitária:
Portaria 344/98, Portaria 06/99; Noções de Anatomia e Fisiologia Humana. Classificação das formas farmacêuticas,
via de administração de drogas. Absorção, distribuição, biodisponibilidade, biotransformação e eliminação de
fármacos. Mecanismo de ação de drogas. Interações medicamentosas. Relação dose efeito. Sinergismo. Agonistas e
antagonistas. Bloqueadores neuromusculares. Anestésicos gerais. Anestésicos locais. Fármacos que atuam no
Sistema nervoso autônomo e Sistema nervoso central. Fármacos utilizados no sistema urinário, cardiovascular,
gastrointestinal, respiratório, reprodutor e hematopoietico. Antibióticos, anifúngicos, antivirais, antiparasitários e
antineoplásicos. Vitaminas. Farmacotécnica: pós, comprimidos, drágeas, cápsulas, emulsões, suspensões e
aerossol. Soluções, extratos, tinturas e xaropes. Pomadas, cremes e pastas. Injetáveis, supositórios e colírios.
Desenvolvimento farmacêutico: sistema de liberação de fármacos, estabilidade, preservação e aditivos utilizados em
medicamentos. Boas práticas de fabricação e controle de qualidade na produção de medicamentos. Controle de
infecção hospitalar. Biossegurança. Conceito, estrutura organizacional e funções da farmácia hospitalar: seleção,
aquisição, armazenamento, manipulação, distribuição e informação sobre medicamentos. Suporte nutricional
parenteral. Assistência farmacêutica e legislação farmacêutica; Anticéticos, Desinfetantes e
Esterilizantes.Conhecimentos sobre Legislações de Saúde Pública.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA FISIOTERAPEUTA:
Fisioterapia: Conhecimentos básicos: anatomia,
fisiologia, histologia, bioquímica, neuroanatomia, patologia. Processo de fisioterapia: semiologia exame e
diagnósticos das anomalias posturais (patomecânica e correção). Atuação da Fisioterapia em: Distúrbios ortopédicos,
Distúrbios neurológicos, Distúrbios cardio-respiratórios, Fisioterapia nos programas de controle de: Hipertensão
Arterial, Diabetes, Neoplasias. Reabilitação de: Queimados Amputados. Orientação Fisioterápica Preventiva. O
Fisioterapeuta na Equipe Interdisciplinar. Organização dos Serviços de Saúde / Reabilitação / S. Mental. Legislação
Básica do SUS (Constituição Federal/88, Seção II Da Saúde. Lei Federal 8.080, de 19/09/1990, Lei Federal
8.142; de 28/12/1990, NOB/96 e NOAS 01/02). Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços.
Modelos de Atenção em Saúde. Financiamento e Controle Social.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA MÉDICO PLANTONISTA E PSF:
Cuidados gerais, diagnóstico e
tratamento do paciente na pratica clinica diária. Anamnese e exame físico em medicina interna. Doenças
cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias,
arritmias cardíacas. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar;
pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. Doenças gastrointestinais
e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitíase e colecistite,
pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica. Doenças renais: insuficiência renal
aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal. Doenças endócrinas: diabetes mellitus,
hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios
das glândulas paratireóides. Doenças reumáticas: artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota.
Doenças infecciosas e terapia antibiótica. Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos. Exames complementares
invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. Emergências clínicas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA MÉDICO PSIQUIATRA:
Anamnese, exame físico e diretrizes diagnósticas
nos transtornos mentais incluindo os orgânicos, transtornos decorrentes de uso de substâncias psicoativas,
esquizofrenias, transtornos esquisotípicos e delirantes, transtornos neuróticos, transtornos do humor, transtornos
relacionados com estress e somatoformes, transtornos de personalidade e de comportamentos, transtornos de
desenvolvimento psicológico, síndrome comportamentais associadas a fatores físicos e fisiológicos, retardo mental.
Psicofarmacologia e tratamento dos transtornos psiquiátricos. Epidemiologia dos transtornos mentais. Psicoterapias.
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CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA NUTRICIONISTA: Importância da alimentação para o homem e a
sociedade. Nutrientes energéticos, reguladores e construtores: Funções, necessidades diárias, fontes alimentares,
fatores que modificam a absorção. Finalidades e Leis da alimentação. Determinação de valor calórico total.
Necessidades calóricas. Modificação do regime normal: Pré-escolar, escolar, adolescente, adulto, gestante, nutriz,
idoso. Classificação das dietas terapêuticas. Fisiopatologia e dietoterapia: Distúrbio do aparelho digestivo, distúrbios
metabólicos e hepatopatias, cardiopatias, ontologia, distúrbios renais, gota, doenças infantis, estados febris, doenças
carenciais. Processos básicos de cocção: pré-preparo, preparo, cocção. Quantidade de compras: fator de correção,
massas alimentares. Equivalência de pesos e medidas. Cereais: tipos, princípios de cocção, massa alimentícias.
Leguminosas: variedades, valor nutritivo, fatores que interferem na cocção. Hortaliças: valor nutritivo, pigmentos,
cuidados no armazenamento e na cocção. Frutas: valor nutritivo, pigmentos, cuidados no armazenamento e na
cocção. Carnes (bovinos, suínos, aves, pescados, vísceras): valor nutritivo, cortes, princípio de cocção. Gorduras:
utilização culinária, decomposição. Leite e derivados: processos de industrialização, utilização culinária,
decomposição. Técnicas básicas de congelamento. Aproveitamentos de sobras e partes não convencionais dos
alimentos. Nutrição e gravidez. Gravidez na adolescência. Aleitamento materno e artificial. Alimentação da criança de
0 a 12 anos. Higiene alimentar. Controle do desenvolvimento microbiano em alimentos. Doenças transmitidas por
alimentos: agente biológicos e químicos, epidemiologia, medidas preventivas. Água: cuidados Lixo:
acondicionamento e destino Educação alimentar: objetivos e importância. Organização dos serviços de alimentação:
rotinas, roteiros, empregos e atribuições. Tipos de serviços de alimentação para a coletividade. Custos: cálculos,
controle de estoque, custo operacional e de materiais. Higiene e segurança no trabalho. Legislação Básica do SUS
(Constituição Federal/88, Seção II Da Saúde. Lei Federal 8.080, de 19/09/1990, Lei Federal 8.142; de
28/12/1990, NOB/96 e NOAS 01/02). Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Modelos de
Atenção em Saúde. Financiamento e Controle Social. Reeducação alimentar nas famílias brasileiras como prevenção
da obesidade. Pirâmide Alimentar. Obesidade
(fisiologia, etiologia, classificação da obesidade, tratamento clinico e cirúrgico.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ODONTÓLOGO:
Conceitos. Materiais restauradores: Amálgama; Resinas
compostas; Cimentos de ionômero de vidro. Instrumentais. Materiais protetores. Diagnóstico e plano de tratamento.
Métodos preventivos. Oclusão: Ajuste oclusal; Movimentos oclusivos; Posições: relação cêntrica, máxima
intercuspidação habitual, dimensão vertical, relação de oclusão cêntrica; Disfunção miofacial. Restaurações
preventivas: Selantes, Ionômero de vidro; Resinas compostas. Facetas estéticas. Prótese adesiva: direta e indireta.
Clareamento dental. Inter-relação dentística/periodontia. Restaurações em dentes posteriores com resinas
compostas. Restaurações em amálgama. Flúor: Mecanismo de ação do flúor; Farmacocinética do flúor. Toxicologia.
Princípios de cirurgia. Inclusão dental. Cirurgia em endodontia. Cirurgia préprotética. Farmacologia. Anestesiologia.
Anatomia de cabeça e pescoço. Traumatologia.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PSICÓLOGO:
Funções do psicólogo na equipe multiprofissional. Gestão
de programas preventivos de saúde. Técnicas de seleção profissional. Técnicas de aconselhamento e orientação
psicossocial. Pareceres. Laudos. Relatórios. Métodos e Técnicas de Avaliação Psicológicas. Psicofisiologia.
Transtornos mentais. Psicopatologia e o método clínico. Psicologia Clínica e Social e os fenômenos de grupo: a
comunicação, as atitudes, o processo de socialização, o s grupos sociais e seus papéis. Psicologia institucional e
seus métodos de trabalho. Psicologia hospitalar, reforma psiquiátrica, o psicólogo e a saúde pública. Teorias e
técnicas psicoterápicas. Psicofarmacologia. Drogodependência. Parâmetros para o funcionamento do SUS. Ações de
Biossegurança, Humanização da Assistência. Sistema de referência e contra referência. Agravos sociais.
PROGRAMAS PARA PROFESSOR SUPERIOR: PROFESSOR DE ARTES, BIOLOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA,
INGLÊS, MATEMÁTICA E LINGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA
- Compreensão de textos: verbais extraídos de livros e periódicos contemporâneos,
mistos (verbais/não-verbais), textos publicitários (propagandas, mensagens publicitárias, outdoors, etc). Fatores da
textualidade: coesão (gramatical e lexical); coerência (semântica, sintática e pragmática). Tipologia textual.
Diversidade lingüística: dialetos regionais, sociais e outros. Variedades de Registros: formal, informal, oral,
escrito. Definição de Texto. Texto e construção dos sentidos. Classe de palavras: substantivo, adjetivo,
advérbio, numeral, pronome, conjunção, preposição. Sintaxe: período simples e composto. Concordância verbal e
nominal. Figuras de linguagem. Ortografia oficial: emprego das letras, acentuação gráfica, emprego da crase e
pontuação. Semântica: sinônimos, antônimos. Homônimos. Parônimos.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSOR NÍVEL SUPERIOR: A função social da escola. Gestão
democrática e participativa. O processo de ensino e da aprendizagem no contexto atual. Os pilares da educação
Teorias pedagógicas: Vygotsky, Paulo Freire, Wallon e Piaget. Planejamento. Conteúdos: conceituais,
procedimentais e atitudinais.Projeto Político Pedagógico. LDB (Lei 9394/96). Parâmetros Curriculares Nacionais.
Temas transversais. Lei do Ensino de nove anos, 11.274/06. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Fundamental, Parecer nº 02/98 CNE/CEB. Educação inclusiva. Integração família/escola. Relação afetiva
adulto/criança. Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Lei do FUNDEB. Conselho Municipal de Educação.
Avaliação da aprendizagem. IDEB. Prova Brasil. Evasão Escolar: causas e conseqüências.
ESPECÍFICO PROFESSOR DE ARTES: - A especificidade do conhecimento artístico e estético; a produção artística
da humanidade em diversas épocas, diferentes povos, países, culturas; identidade e diversidade cultural; a
contextualização conceitual, social, política, histórica, filosófica e cultural da produção artístico-estética da
humanidade. 2- LINGUAGEM o Homem - ser simbólico; arte: sistema semiótico de representação; os signos não-
verbais; as linguagens da arte: visual, audiovisual, música, teatro e dança; construção/produção de significados nas
linguagens artísticas; leitura e interpretação significativas de mundo; a fruição estética e o acesso aos bens culturais;
percepção e análise; elementos e recursos das linguagens artísticas; 3- EDUCAÇÃO - O papel da arte na educação;
o professor como mediador entre a arte e o aprendiz; o ensino e a aprendizagem em arte; fundamentação teórico-
metodológica; o fazer artístico, a apreciação estética e o conhecimento histórico da produção artística da
humanidade, na sala de aula.
ESPECÍFICO PROFESSOR DE BIOLOGIA: Vírus, Moneras, Protistas e Fungos: Representantes; Características da
Célula; Caracteres morfofisiológicos; Importância do estudo dos benefícios e malefícios para os seres humanos.
Evolução dos Seres Vivos. Animais: Ordenação evolutiva da filogenia dos principais grupos do reino animal com seus
respectivos representantes. Estudo dos Poríferos e Celenterados (ecologia, principais caracteres morfofisiológicos,
reprodução e importância do estudo); Estudo dos Platelmintos, Nematelmitos e Anelídeos (ecologia, principais
caracteres diferenciais morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo). Estudo dos Artrópodes, Moluscos e
Equinodermos (classificação dos principais representantes, ecologia, caracteres básicos morfofisiológicos,
reprodução e importância do estudo). Estudo dos Vertebrados Superiores (peixes, anfíbios, répteis, aves e
mamíferos): classificação, ecologia, caracteres básicos morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo.
Ecologia, Comunidades e Populações, Ambiente e Biodiversidade, Biosfera e ação humana. Fundamentos químicos
das células, organização celular, células e energia. Material Genético, fundamentos de hereditariedade. Corpo
Humano: doenças parasitárias, sistemas do corpo humano (composição (órgão) e principais considerações
funcionais de todos os sistemas). Educação Sexual. Vida e diversidade das plantas e bases da fisiologia vegetal
(representantes, organização geral, ciclo de vida, sistemas e classificações). Parâmetros Curriculares Nacionais para
ensino médio relacionados à Biologia. Orientações Educacionais aos Complementares Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN+) relacionados à Biologia.
ESPECÍFICO PROFESSOR DE GEOGRAFIA:
Orientação e localização no espaço geográfico: pontos cardeais e
coordenadas geográficas. Planeta Terra: forma,movimentos e as inter-relações clima x vegetação x solo x relevo.
Tempo geológico e a dinâmica interna e externa do relevo terrestre. O processo de desenvolvimento do capitalismo e
a formação do espaço geográfico mundial. O fenômeno da globalização e a revolução técnico-científica.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Geopolítica do mundo contemporâneo. A inserção do território brasileiro no
processo de produção e organização do espaço geográfico mundial na atualidade. Dinâmica demográfica e urbana
no Brasil e no mundo. A questão energética no Brasil e no mundo. Impactos ambientais globais e as lutas pela
preservação. Impactos ambientais urbanos e rurais. O Nordeste brasileiro. Aspectos geoeconômicos do Estado da
Bahia. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - geografia (6ª a 9ª série). Atualidades.
ESPECÍFICO PROFESSOR DE HISTÓRIA:
Introdução ao estudo da História: Conceito, Para que serve a História.
Concepção de tempo como construção cultural e histórica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais. A origem do
homem. Civilizações do oriente médio antigo. O mundo antigo clássico. O mundo medieval ocidental: A alta idade
média, a baixa idade média. A idade moderna européia: Das monarquias nacionais ao absolutismo, o renascimento e
a cultura na época do absolutismo, política européia e administração do Brasil, as reformas religiosas, os pensadores
do iluminismo. A idade contemporânea: a grande revolução francesa, o Brasil na crise do sistema colonial, o tráfico
negreiro na Bahia, o Brasil do ouro, processo de independência do Brasil, a expansão da indústria e o imperialismo, a
primeira república brasileira, a primeira guerra mundial, o Brasil no período entre guerras, a segunda guerra mundial,
o Brasil, a guerra fria e o golpe de l964, Brasil: da guerra fria à era da globalização.
ESPECÍFICO PROFESSOR DE INGLÊS:
Leitura e interpretação de textos; formação de palavras: composição e
derivação; Discurso direto e indireto; Falso cognato; substantivo; gênero, número, acomodação das flexões
vocabulares e uma estrutura de frase; Pronome: classificação, uso, concordância; Preposição: uso, coligação
nominal e verbal; Adjetivos; Advérbio: classificação, uso, posição num período; Verbos: tempo, modo, vozes; Sintaxe
de períodos simples ou complexo.
ESPECÍFICO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Sistema de numeração decimal; Operações com números naturais
e inteiros; Proporcionalidade; Razões e Proporção; Regra de três simples e composta; Números racionais;
Porcentagem; Juros; Números reais; Noções de retas, semi-retas e segmento de reta; Medidas de Ângulo; Áreas e
perímetros; Fatoração e expressões algébricas; Equações de e graus; Função do e grau; Progressão
aritmética; Progressão geométrica; Função logarítmica; Função exponencial; Análise combinatória; Noções de
funções trigonométricas; Matemática financeira; Noções de estatística e probabilidade; Números complexos;
Polinômios; Geometria plana; Geometria analítica; Geometria espacial; Circunferência superfície esférica, esfera;
Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental Matemática ( 6ª a 9ª séries).
PROGRAMAS PARA PROFESSOR NÍVEL I
LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão de textos: verbais extraídos de livros e periódicos contemporâneos,
mistos (verbais/não-verbais), textos publicitários (propagandas, mensagens publicitárias, outdoors, etc). Fatores da
textualidade: coesão (gramatical e lexical); coerência (semântica, sintática e pragmática). Tipologia textual.
Diversidade lingüística: dialetos regionais, sociais e outros. Variedades de Registros: formal, informal, oral,
escrito. Definição de Texto. Texto e construção dos sentidos. Classe de palavras: substantivo, adjetivo,
www.consultorialideranca.com.br
advérbio, numeral, pronome, conjunção, preposição. Sintaxe: período simples e composto. Concordância verbal e
nominal. Figuras de linguagem. Ortografia oficial: emprego das letras, acentuação gráfica, emprego da crase e
pontuação. Semântica: sinônimos, antônimos. Homônimos. Parônimos.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: A função social da escola. Gestão democrática e participativa. O processo de
ensino e da aprendizagem no contexto atual. Os pilares da educação Teorias pedagógicas: Vygotsky, Paulo Freire,
Wallon e Piaget. Planejamento. Conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais.Projeto Político Pedagógico.
LDB (Lei 9394/96). Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas transversais. Lei do Ensino de nove anos,
11.274/06. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Parecer nº 02/98 CNE/CEB. Educação
inclusiva. Integração família/escola. Relação afetiva adulto/criança. Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Lei
do FUNDEB. Conselho Municipal de Educação. Avaliação da aprendizagem. IDEB. Prova Brasil. Evasão Escolar:
causas e conseqüências.
MATEMÁTICA - Sistema de equações do 1º e 2º graus com duas incógnitas; Porcentagem; Juros simples e
compostos; Regra de três simples e composta; Relação e Função domínio, imagem e contra domínio; Gráfico de
uma função; Função do 1º grau; Expressões algébricas; Função do grau; Progressão aritmética; Progressão
geométrica; Função logarítmica; Função exponencial; Sistemas lineares; Trigonometria - seno, coseno, tangente;
Números complexos; Geometria plana; Sistema de medidas; Raiz quadrada; MDC; MMC.
CONHECIMENTOS GERAIS:
GEOGRAFIA: Regionalização do espaço baiano e brasileiro; Alfabetização cartográfica; As relaçõessócio-políticas,
econômicas e culturais nas diversas escalas: locais, regionais, nacionais e mundiais, no presente e no passado; O
município de Mulungu do morro.
HISTÓRIA: Movimentos populacionais na Bahia e no Brasil nos diversos contextos históricos. Pluralidade cultural e
cidadania. Principais conflitos sócio-políticos da História da Bahia. As relações de trabalho em diferentes momentos
da história brasileira: ética e sociedade.
CIÊNCIAS: A matéria viva: a célula e a formação do organismo humano. Funções da nutrição. Adolescência.
Prevenção de saúde: microorganismos e verminoses. Corpo humano: sistema respiratório; sistema circulatório;
sistema digestivo. Os alimentos. Relação entre o homem e outros seres vivos e o ambiente: cadeia alimentar;
ecossistema; nincho ecológico. Biosfera. Preservação das áreas verdes e vegetação nativa. Ocupação do solo:
desmatamento; incêndios e queimadas; poluição. A natureza e os elementos que a constituem: vegetais, animais, ar,
água, solo, rochas, corpos celestes, nuvens e outros. Partes das plantas e suas funções.
PROGRAMAS PARA: AGENTE DE TRIBUTOS, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I, ELETRICISTA PARA REDE
ELÉTRICA, INSPETOR DE ENSINO, MONITOR DE CRECHE, OPERADOR DE COMPUTADOR,
RECEPCIONISTA, TÉCNICA AGRÍCOLA, TÉCNICO CONTÁBIL, TÉCNICO EM INFORMÁTICAM E TÉCNICO DE
ENFERMAGEM E AGENTE DE ENDEMIAS
LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão de textos: verbais extraídos de livros e periódicos contemporâneos,
mistos (verbais/não-verbais), textos publicitários (propagandas, mensagens publicitárias, outdoors, etc). Fatores da
textualidade: coesão (gramatical e lexical); coerência (semântica, sintática e pragmática). Tipologia Textual.
Formas de discurso: direto, indireto e indireto livre. Classe de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome,
conjunção, preposição. Sintaxe: concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, termos da oração,
período simples e composto; coordenação e subordinação. Figuras de linguagem. Ortografia oficial: emprego das
letras, acentuação gráfica, emprego da crase e pontuação.
MATEMÁTICA - Sistema de equações do 1º e 2º graus com duas incógnitas; Porcentagem; Juros simples e
compostos; Regra de três simples e composta; Relação e Função domínio, imagem e contra domínio; Gráfico de
uma função; Função do 1º grau; Expressões algébricas; Função do grau; Progressão aritmética; Progressão
geométrica; Função logarítmica; Função exponencial; Sistemas lineares; Trigonometria - seno, coseno, tangente;
Números complexos; Geometria plana; Sistema de medidas; Raiz quadrada; MDC; MMC.
CONHECIMENTOS GERAIS: Assuntos de interesse geral amplamente veiculados pela imprensa falada ou escrita de
circulação nacional ou local (rádio, televisão, jornais, e/ou revistas): política, economia, sociedade, educação,
tecnologia, energia, relações internacionais, meio ambiente, segurança e cidadania. Aspectos relevantes e atuais do
contexto internacional, brasileiro e local nas seguintes áreas: política, economia, sociedade, educação, saúde Meio
ambiente: problemas e impactos ambientais globais e locais. Ética no serviço público: comportamento profissional;
atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço. Relações Humanas no trabalho, na família e na
comunidade. Pesquisa, suas inter-relações e suas vinculações históricas. O município de MULUNGU DO MORRO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AGENTE DE TRIBUTOS:
Noções de Direito Constitucional; Noções de
Direito Administrativo; Sistema Tributário Nacional; Lei Orgânica Municipal; Constituição Federal Títulos VI eVII.
Princípios constitucionais da ordem econômica. Competência tributária, limitações da competência tributária, Direito
Tributário: legislação tributária, obrigação tributária, crédito tributário, administração tributária. Espécies Tributárias:
Imposto, Taxa, Contribuição de Melhoria, Contribuições Parafiscais. Competência Tributária: União, Estados e
Municípios. Fato Gerador. Repartição e Distribuição das Receitas Tributárias. Imunidade Tributária. Sujeitos Ativo e
Passivo da Obrigação Tributária.Responsabilidade Tributária. Extinção do Crédito Tributário. Exclusão do Crédito
Tributário Isenção e Anistia Orçamento: Conceito e espécies. Fiscalização e controle interno e externo dos
orçamentos. Despesa pública. Conceito e classificação. Lei Complementar Federal 101/00. Leis Federais
8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e 4.320/64.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I: Técnicas de arquivos, elaboração de
ofícios e correspondências. Noções de Internet e Intranet. Utilização do Windows na parte de organização do
microcomputador, tais como: apagar / renomear / copiar arquivos, criar / apagar pasta de trabalho; Utilização de
Word. Excel, Power Point. Ética profissional/ regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o
público interno e externo e colegas de trabalho. Zelo pelo patrimônio público. Poderes da União e suas funções, a
organização dos poderes executivos, legislativos e judiciário. Licitação e contratos; Títulos III e IV. Leis Federais
8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e 4.320/64. Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ELETRICISTA PARA REDE ELÉTRICA:
Interpretação de esquemas
elétricos simples. Ligações prediais e ligações de motores. Convenções e padrões elétricos. Medidas elétricas.
Dimensionamento de Condutores e dispositivos de proteção. Noções de aterramento elétrico. Dimensionamento de
fiação e eletroduto. Utilização de fiação de acordo com a carga. Ligações de motores. Identificação de materiais
básicos e símbolos usados. Conhecimento de equipamentos e ferramentas usadas no serviço. Efetuar cálculos
matemáticos simples e usar fórmulas simples. Noções básicas de Prevenção de Acidentes, Higiene no Trabalho e
Equipamentos de Segurança de Proteção Individual. Noções básicas de Ética no Trabalho.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA INSPETOR DE ENSINO:
Perspectivas atuais da educação, Escola e
democracia, Da administração escolar para a gestão escolar, Autonomia da escola, Instrumentos de democratização
da gestão ( Projeto Político Pedagógico, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Uex, PDE ), Organização Escolar.
Direitos da criança e do adolescente garantidos no ECA (Lei 8069 de 13 de julho de 1990). Gestão da sala de aula na
Educação infantil: ação pedagógica nas etapas do desenvolvimento de 0 a 3 anos. Constituição Federal de 1988
Título VIII.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA MONITOR DE CRECHE: Regionalização do espaço baiano e brasileiro;
Alfabetização cartográfica; As relações sócio-políticas, econômicas e culturais nas diversas escalas: locais, regionais,
nacionais e mundiais, no presente e no passado; O município de MULUNGU DO MORRO. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil (Resolução 1 de 7 de abril de 1999 da Câmara de Educação Básica do
Conselho Nacional de Educação). Direitos da criança e do adolescente garantidos no ECA (Lei 8069 de 13 de julho
de 1990). Gestão da sala de aula na Educação infantil: ação pedagógica nas etapas do desenvolvimento de 0 a 3
anos. Instrumentos de trabalho da educadora da Educação Infantil (Creche). Aprendizagem e desenvolvimento
Especificidades da escola e do professor da Educação Infantil. A importância do lúdico na Educação Infantil.
Avaliação do processo na Educação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OPERADOR DE COMPUTADOR:
Ambiente operacional Windows
(95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho,
trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas e
criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência; Configurações sicas do
Windows: Resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela; Windows
Explorer. Conceito básico de internet e intranete utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à
internet. Principais navegadores. Ferramentas de Busca e Pesquisa. Processador de Textos. MS Office
2003/2007/XP Word. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de
textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor
ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007/XP
Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e
funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Correio Eletrônico.
Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de endereços.
Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones. Atalhos de teclado. Segurança da Informação. Cuidados relativos à
segurança e sistemas antivírus.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA RECEPCIONISTA:
Atendimento ao público. Princípios das relações
humanas. Qualidade da voz, dicção, Naturalidade, comunicabilidade. Regras básicas de comportamento profissional
para o trato diário com o público interno e externo. Fluxo de informações. Recepção e Transmissão de Mensagens
Telefônicas. Sigilo das comunicações, e domínios de serviços de telefonia. Natureza, prioridade e prontidão das
mensagens telefônicas. Organização do local de serviço e do trabalho. Noções sobre Registros de Expedientes,
agendamento, seletividade de documentações e pautas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CNICO AGRÍCOLA:
Biologia: Noções de botânica e microbiologia.
Solos: Noções de gênese, classificação e morfologia; propriedades físicas e químicas, relação água-solo-planta;
fertilidade; Amostragem e interpretação de boletim de análise de solos; Principais fontes orgânicas e de elementos
minerais; conservação do solo, água e meio ambiente; técnicas conservacionistas e capacidade de uso do solo;
manejo e preparo do solo. Mecanização agrícola: Máquinas e implementos; noções de funcionamento, operação e
regulagem. Grandes culturas: Implantação e manejo de lavouras de café, milho, arroz, feijão, soja, cana e mamona;
Cultivos orgânicos; técnicas de beneficiamento e armazenamento. Fruticultura: Fruticultura tropical, subtropical e
temperada; Fisiologia; Métodos de propagação e produção de mudas; Técnicas de enxertia; Implantação e condução
de viveiros para a produção de mudas de plantas frutíferas; Implantação e manejo de pomares frutíferos. Olericultura:
Produção de olerícolas e planejamento de hortas comerciais; Noções de cultivo protegido e hidropônico; cultivos
orgânicos. Silvicultura: Coleta e preparo de sementes; produção de mudas florestais, implantação e manejo de
viveiros florestais; Manejo de florestas cultivadas, culturas de eucalipto e pinus. Meio Ambiente: Noções de ecologia;
Noções sobre Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), florestamento e
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reflorestamento; fontes de contaminação da água e solo na atividade agropecuária; Manejo e tratamento de resíduos
sólidos e líquidos resultantes da atividade agropecuária; noções das características de microbacias e cursos d’agua;
Noções de planimetria e altimetria. Irrigação: Noções de técnicas de irrigação e manejo da água; Uso sustentável de
recursos hídricos; Águas pluviais, fluviais e subterrâneas; Noções de climatologia agrícola. Fitossanidade: Noções de
fitopatologia, desenvolvimento de doenças, relação patógeno-hospedeiro-ambiente, epidemiologia, etiologia, controle
e diagnose visual; doenças de grande importância econômica; Entomologia agrícola, conceito de praga,
monitoramento e amostragens a campo, nível de equilíbrio (NE), nível de dano econômico (NDE), vel de controle
(NC); insetos praga de grande importância econômica. Defesa Vegetal: Tecnologia de aplicação de agroquímicos;
toxicidade,classes toxicológicas; cuidados gerais na aquisição, manuseio, aplicação, transporte e armazenamento de
produtos agroquímicos; cuidados gerais e impactos ao meio ambiente e na saúde humana provocados pela utilização
de produtos agroquímicos; Métodos de controle de pragas, doenças e plantas invasoras; controle químico e biológico
de pragas e doenças, manejo integrado de pragas e doenças. Criações: Noções de piscicultura, suinocultura,
avicultura e bovinocultura de leite e corte; Instalações, equipamentos e ambiência; Noções de forragicultura,
implantação e manejo de pastagens, recuperação de áreas de pastagens; Ensilagem e fenação. Administração rural:
Planejamento agropecuário; Legislação rural e Custos de produção.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO CONTÁBIL: Origem Histórica da Contabilidade. Patrimônio:
Conceito e Definição; Aspectos qualitativo e quantitativo. Situações líquidas Patrimoniais. Patrimônio Líquido. Origem
e aplicação dos Recursos. Plano de Contas. Atos e Fatos Administrativos. Apuração de Resultado Balancete e
Razonetes. Demonstrações Financeiras. Noções de Contabilidade Pública. Organização Contábil das Prefeituras.
Contabilidade Analítica. Contabilidade Sintética. Sistema Orçamentário Público. Recursos para Execução do
Orçamento. Licitações e Contratos. Empenho de Despesa. Encerramento do Exercício. Lei Complementar 101/2000
(Lei de Responsabilidade Fiscal). Ética profissional. Leis Federais 8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e
4.320/64.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Ambiente operacional Windows
(95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho,
trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas e
criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência; Configurações sicas do
Windows: Resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela; Windows
Explorer. Ambiente Intranet e Internet. Conceito básico de internet e intranete utilização de tecnologias, ferramentas e
aplicativos associados à internet. Principais navegadores. Ferramentas de Busca e Pesquisa. Processador de
Textos. MS Office 2003/2007/XP Word. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos.
Digitação. Edição de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de
página. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Planilha Eletrônica. MS Office
2003/2007/XP Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação.
Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Correio
Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de
endereços. Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones. Atalhos de teclado. Segurança da Informação. Cuidados
relativos à segurança e sistemas antivírus.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO DE ENFERMAGEM: - Código de Ética dos Profissionais de
Enfermagem. Legislação do exercício da enfermagem; Lei nº. 5905. Fundamentos de enfermagem: técnicas básicas
de enfermagem (identificação de sinais e sintomas, vias de administração de medicamentos, dosagem e aplicação,
higienização). Cuidados de enfermagens aos pacientes em situação de pré, trans e pósoperatório. Cuidados na
desinfecção, esterilização e acondicionamento de material. Causas determinantes e cuidados de enfermagem a
pacientes portadores de distúrbios respiratórios, cardiovasculares, urinários e endócrinos. Enfermagem nas
emergências: Princípios básicos da assistência da emergência nas situações de edema agudo do pulmão, choque,
hemorragias, politraumatismos, intoxicação exógena, queimaduras, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico
e alterações do comportamento (estados psicóticos e distúrbios de ansiedade. Implementação do aleitamento
materno e desmame; afecções respiratórias agudas; diarréia aguda e terapia de reidratação oral; imunização.
Saneamento: Importância sanitária, doenças relacionadas com a falta de saneamento básico, medidas de controle;
Programa Nacional de Imunização. Doenças transmissíveis: fonte de contágio, sintomatologia e isolamento.
Legislação Básica do Sistema Único de Saúde SUS (Constituição Federal /88, Seção II - Da Saúde, Lei Federal nº
8.080 de 19/09/1990, Lei Federal 8.142 de 26/12/1990. NOB 01/96. Sistema de saúde municipal. Relações entre
os sistemas municipais, papel do gestor estadual, papel do gestor federal. Princípios do SUS. Política de Saúde e
Organização dos Serviços. Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS e suas Diretrizes Operacionais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AGENTE DE ENDEMIAS:- Atribuições do agente de Endemias. Lei que
regulamenta a atividade dos agentes comunitários de Saúde e dos Agentes de combate às endemias. (Lei Nacional
11.350/2006). Epidemias e endemias: Chagas, Dengue, lera, Febre Amarela, Filariose, Leishamaniose, Peste,
Raiva, Leptospirose, Malária, tuberculose. Cuidado higiênico do corpo e alimentos. Recomendação quanto ao
manuseio de inseticidas e uso de E.P.I.. imunização. Saneamento: Importância sanitária, doenças relacionadas com
a falta de saneamento básico, medidas de controle; Programa Nacional de Imunização. Doenças transmissíveis:
fonte de contágio, sintomatologia e isolamento. Legislação Básica do Sistema Único de Saúde SUS (Constituição
Federal /88, Seção II - Da Saúde, Lei Federal 8.080 de 19/09/1990, Lei Federal 8.142 de 26/12/1990. NOB
01/96. Sistema de saúde municipal. Relações entre os sistemas municipais, papel do gestor estadual, papel do
gestor federal. Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Consolidação do Sistema Único de
Saúde - SUS e suas Diretrizes Operacionais.
PROGRAMAS PARA GUARDA MUNICIPAL; OPERADOR DE QUINAS E EQUIPAMENTOS; AGENTE
COMUNITÁRIO DE SAÚDE; AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, COZINHEIRA, GARI, LAVADEIRA,
MERENDEIRA, PEDREIRO E PORTEIRO
Língua Portuguesa
_ Compreensão e interpretação de texto. Tipologia textual. Significação literal e contextual de
vocábulos. Emprego das classes de palavras. Pontuação. Discurso direto e indireto. Frase interrogativa, declarativa,
imperativa e exclamativa. Separação silábica. Tonicidade: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Ortografia oficial. Concordância. Regência.
Matemática
- Situações problemas envolvendo o conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, reais;
porcentagem; Juros simples e compostos; Regra de três simples; Sistema de medidas comprimento, superfície,
massa, tempo, capacidade, volume; Equações do 1º grau; Razão e proporção.
Conhecimentos Gerais
- Brasil: sociedade, economia e política. Aspectos físicos e utilização dos recursos naturais.
O rio São Francisco: transposição. Bahia: rios, vegetação, população, economia e evolução político-administrativa e
cultural. MULUNGU DO MORRO: origem, aspectos naturais: rios, vegetação, relevo e clima; população e política.
Atualidades. Emancipação, autoridades municipais e monumentos históricos. Economia município: atividades
econômicas: agropecuária, comércio e indústria. Manifestações culturais: datas comemorativas oficiais e festejos
populares. Localização geográfica: limites e aspectos naturais. Cidadania.
ESPECÍFICO PARA OPERADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS:
Conhecimento e aplicação da Legislação de
Trânsito, das Normas do CONTRAN, do DENATRAN e outros, em situações de serviço. Operação e Mecânica básica
de Máquinas do tipo pá carregadeira, retroescavadeiras, patrol, rolo compressor, entre outros. Conhecimento e
noções de funcionamento dos principais componentes das máquinas pesadas. Noções básicas de terraplanagem
(escavar, cortar, aterrar, nivelar) e de nivelamento de terrenos. Noções básicas de Prevenção de Acidentes, Higiene
no Trabalho e Equipamentos de Segurança de Proteção Individual. Noções básicas de Ética no Trabalho.
ESPECÍFICO PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: - A Atenção Básica no contexto das políticas públicas de
saúde e as estratégias de implementação. Política Nacional de Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família. O
processo de trabalho das equipes. território: mapeamento e dinâmicas da organização social; cadastramento e visita
domiciliar; atribuições e responsabilidades dos atores envolvidos no processo de trabalho;instrumentos e ferramentas
para o trabalho com famílias Saneamento: Importância sanitária, doenças relacionadas com a falta de saneamento
básico, medidas de controle; Programa Nacional de Imunização. Doenças transmissíveis: fonte de contágio,
sintomatologia e isolamento. Legislação Básica do Sistema Único de Saúde SUS (Constituição Federal /88, Seção
II - Da Saúde, Lei Federal 8.080 de 19/09/1990, Lei Federal 8.142 de 26/12/1990. NOB 01/96. Sistema de
saúde municipal. Relações entre os sistemas municipais, papel do gestor estadual, papel do gestor federal. Princípios
do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS e suas
Diretrizes Operacionais.