Edital do Concurso Prefeitura de Ourinhos - SP 2011

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

Prefeitura Municipal de Ourinhos
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EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2011
ABERTURA DE INSCRIÇÕES
A Prefeitura Municipal de Ourinhos, Estado de São Paulo, por seu Prefeito e sua
Secretária Municipal de Saúde que este subscrevem, FAZ SABER que estarão abertas
inscrições ao Concurso Público de provas, para provimento de cargos vagos de: MÉDICO
CARDIOLOGISTA, DICO CLÍNICO GERAL, MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTETRA
e DICO PEDIATRA, nos termos da Lei Complementar 475/06, da Lei
Complementar Nº 501/07 e das disposições contidas neste Edital.
1. CARGO - VAGAS - REQUISITO EXIGIDO - TIPO DE PROVA - JORNADA DE
TRABALHO - SALÁRIO - TAXA DE INSCRIÇÃO
1.1. MÉDICO CARDIOLOGISTA
1.1.1. Nº de vagas: 01
1.1.2. Requisitos exigidos: Registro de Médico no CRM e Especialização na área
1.1.3. Tipo de Prova: Escrita de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos
1.1.4. Jornada: 10 horas semanais
1.1.5. Salário: R$ 1.862,00
1.1.6. Taxa de Inscrição: R$ 32,00
1.2. MÉDICO CLÍNICO GERAL
1.2.1. Nº de vagas: 05
1.2.2. Requisito exigido: Registro de Médico no CRM
1.2.3. Tipo de Prova: Escrita de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos
1.2.4. Jornada: 10 horas semanais
1.2.5. Salário: R$ 1.862,00
1.2.6. Taxa de Inscrição: R$ 32,00
1.3. MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTETRA
1.3.1. Nº de vagas: 02
1.3.2. Requisitos exigidos: Registro de Médico no CRM e Especialização na área
1.3.3. Tipo de Prova: Escrita de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos
1.3.4. Jornada: 10 horas semanais
1.3.5. Salário: R$ 1.862,00
1.3.6. Taxa de Inscrição: R$ 32,00
1.4. MÉDICO PEDIATRA
1.4.1. Nº de vagas: 03
1.4.2. Requisitos exigidos: Registro de Médico no CRM e Especialização na área
1.4.3. Tipo de Prova: Escrita de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos
1.4.4. Jornada: 10 horas semanais
1.4.5. Salário: R$ 1.862,00
1.4.6. Taxa de Inscrição: R$ 32,00
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. PERÍODO - HORÁRIO - LOCAL
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2.1.1. Os interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico:
www.omconsultoria.com.br, durante o período de 12 a 24 de janeiro de 2011, a às
23h59min59 - horário de Brasília;
2.1.2. Para as inscrições feitas aa data de 24 de janeiro de 2011, o recolhimento
da taxa pode ser feito até o dia útil bancário subsequente, preferencialmente nas
Agências do Banco do Brasil;
2.1.3. As inscrições serão efetivadas somente quando o candidato efetuar o
pagamento da taxa de inscrição na agência bancária;
2.1.4. Não será aceito o pagamento da taxa de inscrição por depósito em caixa
eletrônico, via postal, fac-símile ou transferência eletrônica ou qualquer outra via de que
não seja a quitação do boleto bancário gerado no momento da inscrição;
2.1.5. O agendamento do pagamento será aceito, se comprovada a sua quitação
dentro do período de vencimento do boleto. Em caso de não confirmação do pagamento, o
candidato deverá solicitar ao banco o comprovante definitivo de pagamento do boleto, que
confirma a quitação na data agendada, data esta que deverá estar no período de
inscrição;
2.1.6. O Comprovante de Agendamento ou Extrato Bancários da Conta debitada,
não será aceito para fim de comprovação do pagamento;
2.1.7. A qualquer tempo o candidato que não comprovar o pagamento do boleto
dentro do prazo de vencimento, terá sua inscrição e todos os atos dela decorrentes
cancelados;
2.1.8. Os documentos comprovantes da escolaridade e/ou requisitos exigidos,
deverão ser apresentados pelo candidato, no ato da nomeação;
2.1.9. O interessado em se inscrever que tiver dificuldade de acesso à internet,
deverá se dirigir ao Posto do Acessa São Paulo”, no Centro de Conveniência “Benedito
Eloy”, no horário comercial dos dias úteis do período de inscrição, que será atendido.
2.2. REQUISITOS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO A SEREM COMPROVADOS NO
ATO DA NOMEAÇÃO
2.2.1. Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, nos termos da Emenda
Constitucional 19/98;
2.2.2.Ter 18 (dezoito) anos completos ou a completar até a data da nomeação;
2.2.3. Estar quite com Serviço Militar, se do sexo masculino;
2.2.4.Haver votado nas últimas eleições, ter justificado a ausência ou pago a multa;
2.2.5. Possuir requisitos referentes ao cargo, nos termos deste Edital, no ato de
nomeação;
2.2.6. Não estar sendo processado ou cumprindo pena em liberdade, nem ter sido
condenado por crime contra o patrimônio ou a administração pública, nem ter sido
demitido a bem do serviço público;
2.2.7. Não registrar antecedentes criminais, achando-se no exercício de seus direitos
civis e políticos;
2.2.8. Gozar de boa saúde física e mental;
2.2.9. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.
2.3. INSTRUÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÕES REALIZADAS PELA INTERNET
2.3.1. Acessar o endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br, durante o período
de 12 a 24 de janeiro de 2011, até às 23h59min59seg - horário de Brasília;
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2.3.2. Localizar o “link” correspondente ao Concurso Público 01/2011, da PM de
Ourinhos;
2.3.3. Ler o edital até o final e preencher a ficha de inscrição;
2.3.4. Efetuar o pagamento da inscrição, através de Boleto Bancário, que será
gerado pelo sistema até a data limite de 24 de janeiro de 2011;
2.3.5. Para o pagamento da taxa de inscrição realizada pela internet, somente
pode ser utilizado o boleto bancário gerado pelo site, até a data de encerramento das
inscrições;
2.3.6. Após o término do período destinado para as inscrições, a ficha de inscrição e
o boleto bancário não estarão mais disponíveis no site;
2.3.7. A Prefeitura Municipal e a empresa OM Consultoria Concursos Ltda não se
responsabilizarão por solicitações de inscrições não efetivadas por eventuais falhas de
comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores de ordem
técnica que impossibilitarem a correta transferência dos dados ou da impressão dos
documentos que possam advir de inscrições realizadas via internet, sendo
responsabilidade do candidato acompanhar a efetivação da inscrição, nos termos dos
itens 4.1., 4. 2. e 4.3., deste Edital.
2.4. Não haverá devolução de taxa de inscrição;
2.5. Não será aceita inscrição por via postal ou fora do período estabelecido no Item
2.3.1.;
3. DA INSCRIÇÃO A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
3.1. Não haverá reserva de vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais,
tendo em vista que o número de vagas definido neste Edital não permite de aplicação do
percentual nimo exigido pelo § , do artigo 37 do Decreto Federal 3.298, de 20 de
dezembro de 1999, que regulamenta a Lei Federal nº 7.853/89;
3.2. Nos termos da Lei Municipal 258 de 13 de novembro de 1998, aos portadores de
necessidades especiais devidamente inscritos e aprovados nos termos deste Inciso, fica
destinada uma vaga a cada 07 (sete) nomeados por cargo, os quais não serão
discriminados pela sua condição, exceto quando a necessidade especial não possibilitar
as suas nomeações, pelas características de atribuições e desempenhos, incompatíveis
com ela;
3.3. Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais as que se
enquadram nas categorias discriminadas no artigo do Decreto Federal 3.298/99 e
suas alterações;
3.4. As pessoas portadoras de necessidades especiais, resguardadas as condições
especiais previstas no Decreto Federal 3.298/99, particularmente em seu artigo 40,
participarão do Processo Seletivo Público em igualdade de condições com os demais
candidatos, no que se refere: ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de
aprovão, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida para
todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no referido artigo, §1º e §2º, deverão
ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições;
3.5. O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser portador de necessidades
especiais, especificando-a na ficha de inscrição, preenchendo também a Ficha de
Portadores de Necessidades Especiais, com apresentação de laudo médico;
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3.6. O candidato portador de necessidades especiais poderá requerer atendimento
especial que necessitar para realização da prova, no ato da inscrição;
3.7. O candidato portador de necessidades especiais deverá:
3.7.1. no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência;
3.7.2. encaminhar, devidamente preenchida, Ficha de Portadores de Necessidades
Especiais disponível no site www.omconsultoria.com.br;
3.7.3. encaminhar laudo médico original ou cópia simples, emitido nos últimos seis
meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao
código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como à
provável causa da deficiência, na forma do Item 4. deste inciso;
3.8. O candidato portador de necessidades especiais deverá encaminhar os
documentos a que se referem o item 3.7, via SEDEX, postado impreterivelmente até o dia
24 de janeiro de 2011
, para:
OM Consultoria Concursos Ltda - Processo Seletivo Público - PM de Ourinhos -
Edital 01/2011 - Rua Álvaro Ferreira de Moraes, 54 - V. Moraes - Cep 19900-250 -
Ourinhos - SP
3.9. O encaminhamento do laudo médico (original ou cópia simples), por qualquer via,
é de responsabilidade exclusiva do candidato. OM Consultoria Concursos Ltda não se
responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada do laudo a seu destino;
3.10. O candidato portador de necessidades especiais que não realizar a inscrição
conforme instruções constantes neste inciso, não poderá impetrar recurso em favor de sua
condição;
4. DAS PROVAS
4.1. As provas serão realizadas às 9h, do dia 06 de fevereiro de 2011, na EMEF
“Profª Adelaide Pedroso Racanello, na Rua José Felipe do Amaral, 300,
Vila Mano, Ourinhos – SP;
4.2. Os portões dos prédios da
EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”,
serão
fechados às 8h55, portanto, 5 (cinco) minutos antes do horário previsto para o início das
provas.
4.3. É de responsabilidade exclusiva do candidato, identificar corretamente o seu local
de prova e comparecer no horário determinado por este Edital;
4.4. O candidato devecomparecer ao local designado para realização da prova 30
(trinta) minutos antes de seu início, munido de um documento de identificação original
com fotografia, protocolo de inscrição, caneta azul ou preta, lápis e borracha;
4.5. Não haverá segunda chamada para as provas, não importando o motivo alegado
e a ausência do candidato acarretará sua eliminação do Concurso Público;
4.6. As provas não poderão ser realizadas em local diferente do determinado por este
Edital;
4.7. A divulgação oficial é aquela publicada pela imprensa escrita (Diário Oficial do
Município de Ourinhos). Outros meios de convocação não possuem caráter oficial, sendo
meramente informativos;
4.8. As provas serão elaboradas com base no disposto nos itens 1.1.3. a 1.4.3. e dos
programas constantes do Anexo I, deste Edital;
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4.9. As provas serão escritas e constarão de questões de múltipla escolha e/ou
dissertativas, num total de 100,0 (cem) pontos, devendo o candidato obter no mínimo 50,0
(cinquenta) pontos para ser aprovado;
4.10. Na capa do Caderno de Questões haveorientação ao candidato quanto ao
número e valores das questões, duração da prova, forma de assinalar a alternativa
correta e outras informações necessárias;
4.11 O candidato lerá as questões no Caderno de Questões e marcará as respostas
na Folha de Resposta de rascunho, localizada na capa do Caderno de Questões e ao
término da solução da prova, transcreverá suas respostas na Folha de Resposta
definitiva, em forma de cartão, com caneta azul ou preta;
4.12 A Folha de Resposta definitiva, em forma de cartão, deverá ser preenchida com
caneta azul ou preta, em forma de bolinha ( ) e não serão
consideradas respostas em forma diferente, em “X”, a lápis, com rasuras, com erratas,
com observações ou em branco;
4.13 A Folha de Resposta definitiva, em forma de cartão, será o único documento
válido para a correção das questões objetivas da prova;
4.14. Não haverá substituição da Folha de Resposta, sendo da responsabilidade
exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente,
emendas ou rasura, ainda que legível;
4.15. Durante a realização da prova, o candidato poderá solicitar ao Fiscal de Sala a
“Folha de Observações”, para anotar questionamentos, dúvidas, ou problemas
relacionados com as questões da prova;
4.16. O candidato deverá comprovar sua identidade mediante original de um
documento com fotografia, devendo o referido documento estar em perfeitas condições,
de forma a permitir a identificação do candidato com clareza;
4.17. Durante a realização da prova não será admitida qualquer espécie de consulta
ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou
anotações, máquinas calculadoras, (também em relógios) e agendas eletrônicas ou
similares, telefone celular, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro tipo de mensagens;
4.18. Será eliminado do Concurso Público o candidato que, durante a realização da
prova, for surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente,
por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação, sobre a prova que estiver sendo
realizada;
4.19. Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao Fiscal de Sala o Caderno
de Questões, a Folha de Resposta e todo material cedido para execução da prova;
4.20. As salas de prova e os corredores serão fiscalizados por pessoas devidamente
credenciadas, sendo vedado o ingresso de pessoas estranhas;
4.21. O candidato não poderá se ausentar da sala sem o acompanhamento do fiscal;
4.22. o haverá segunda chamada para qualquer das provas, não importando o
motivo alegado e a ausência do candidato acarretará sua eliminação do Concurso Público;
4.23. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais, não serão
fornecidos exemplares do Caderno de Questões a candidatos ou instituições, mesmo
após o encerramento do Concurso Público, mas os gabaritos e o resultado final do
Concurso Público serão divulgados pela imprensa, afixados nos locais de costume e
disponibilizados nos endereços eletrônicos www.omconsultoria.com.br e
www.twitter.com/om_consultoria.
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5 - DA CLASSIFICAÇÃO
5.1. Os candidatos aprovados conforme critério estabelecido no Item 4.9., deste
Edital, serão classificados em ordem decrescente da nota final;
5.2. Os candidatos inscritos e aprovados nos termos do Item 3., deste Edital, serão
classificados em Classificação Especial;
5.3. A Classificação Final e a Especial (se houver) serão divulgadas pela imprensa,
afixadas no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e estarão disponíveis no
site: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria;
5.5. No caso de empate entre candidatos com mesma nota final, terá preferência na
Classificação Final:
5.5.1. 1º critério: o candidato com maioridade;
5.5.2. 2º critério: o candidato com maior número de filhos menores de 18 (dezoito)
anos até a data de encerramento das inscrições.
6. DOS RECURSOS
6.1. Os candidatos inscritos para os cargos relacionados neste Edital, poderão
recorrer dos seguintes atos:
6.1.1. do indeferimento de inscrição e incorreção de dados;
6.1.2. da formulação das questões, respectivos quesitos e gabaritos das mesmas;
6.1.3. quanto às classificações finais do Concurso Público.
6.2. Caso haja indeferimento de inscrição, o candidato poderá recorrer no prazo de 02
(dois) dias a contar da data de sua divulgação, com pedido protocolado na Prefeitura
Municipal dirigido à Comissão de Concurso Público;
6.3. Os candidatos terão o prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação da
Classificação Final para protocolar recurso na Prefeitura Municipal, dirigido à Comissão de
Concurso Público sobre: a relação de inscritos, eventuais erros na ordem de classificação
decorrentes do critério de desempate, de erro no nome e dados do candidato, dos
gabaritos e solicitar revisão da correção de sua prova;
6.4. A Comissão de Concurso Público terá o prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da
data de encerramento do prazo para recursos, para julgar os recursos interpostos por
candidatos;
6.5. Os candidatos que usufruírem benefício do recurso no caso do Item 7.1.1.,
poderão participar do Concurso Público, condicionalmente, quando seus pedidos não
forem decididos dentro do prazo legal;
6.6. Havendo alteração na Classificação Final ou Classificação Especial por motivo de
deferimento em recurso, ela deverá ser retificada e publicada novamente.
6.7. A Comissão de Concurso Público constitui última instância para recurso, sendo
soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
7. DAS NOMEAÇÕES
7.1. As nomeações serão feitas pelo Regime Estatutário devendo o candidato
comprovar no ato:
7.1.1. Não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus
direitos civis e políticos;
7.1.2. Não ter sofrido, em exercício de função pública, penalidade por prática de
atos desabonadores;
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7.1.3. Gozar de boa saúde física e mental (atestado de saúde funcional);
7.2. A aprovação no Concurso Público assegurará apenas a expectativa de direito à
nomeação, ficando a concretização deste ato, condicionada à observância das
disposições legais pertinentes, da existência de recursos financeiros, do exclusivo
interesse e conveniência da Administração da Prefeitura Municipal, da rigorosa ordem de
classificação e do prazo de validade do Concurso Público;
7.3. A convocação do candidato aprovado será feita, com, no mínimo, 03 (três) dias de
antecedência da data designada para a nomeação e poderá ser feita através da imprensa
ou pela notificação pessoal, com comprovante de recebimento, por parte do candidato
convocado, que no ato, deverá apresentar os seguintes documentos:
7.3.1. Duas fotos 3x4
7.3.2. Cópia autenticada do RG, do CPF, do PIS/PASEP, do Título de Eleitor (com
comprovante de votação na última eleição), da Certidão de Nascimento (se for solteiro), ou
de Casamento (se for casado), do Certificado de Reservista ou de quitação com o Serviço
Militar (se for do sexo masculino e menor de 45 anos), da Certidão de Nascimento de
filhos menores de 14 (quatorze) anos (se os possuir)
7.3.3. Atestado de Saúde expedido pelo Órgão Municipal de Saúde
7.3.4. Certidão Negativa de Antecedentes Criminais expedida pelo órgão
competente da região de seu domicílio
7.3.5. Declaração de acúmulo ou não, de cargo, emprego ou função pública nas
esferas municipal, estadual ou federal
7.3.6. Declaração de que não percebe proventos de aposentadoria do regime
Próprio da Previdência Social, em atendimento ao disposto no § 10, do Artigo 37, da
Constituição Federal e da Emenda Constitucional Nº 20/98
7.3.7. Comprovante do requisito exigido, conforme consta dos itens 1.1.2. a 1.4.2,
deste Edital. O candidato que não comprovar sua habilitação para o exercício das
atribuições do cargo, será eliminado do Concurso Público;
7.3.8. Outros documentos que a Administração da Prefeitura Municipal julgar
necessários;
7.4. O candidato terá exaurido o direito de sua habilitação no Concurso Público caso
se verifique qualquer das seguintes hipóteses, nos prazos previstos:
7.4.1. não atender à convocação para a nomeação;
7.4.2. não apresentar, no momento da nomeação, documentos relacionados no
Item 7.3., deste Edital;
7.4.3. não entrar em exercício do cargo dentro do prazo legal.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. O Concurso Público será para nomeação às vagas relacionadas por este Edital e
outras que forem criadas durante sua validade ou criadas e não relacionadas e por
vacância;
8.2. A declaração falsa ou inexata de dados constantes da ficha de inscrição, bem
como a apresentação de documentos falsos, determinarão o cancelamento da inscrição,
mesmo que verificados posteriormente, anulando-se todos os atos dela decorrentes;
8.3. A inscrição do candidato importará o conhecimento e aceitação tácita das
condições impostas no presente Edital;
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8.4. Sem prejuízo das sanções criminais e a qualquer tempo, por ato do Prefeito
Municipal, será excluído do Concurso Público, com o consequente cancelamento de sua
inscrição e de todos os atos dela decorrentes, o candidato que:
8.4.1. fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata
8.4.2. agir com incorreção ou descortesia, para qualquer membro da equipe
encarregada da aplicação das provas;
8.4.3. for surpreendido utilizando-se de um ou mais meios previstos no Item 4.13.,
deste Edital;
8.4.4. apresentar falha na documentação;
8.5. Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados pela imprensa
oficial, afixados no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e colocados nos
endereços eletrônicos www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria;
8.6. O Concurso Público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até
igual período, a critério da Administração Municipal;
8.7. Os candidatos aprovados e convocados ficarão sujeitos à aprovação em exame
médico e à apresentação dos documentos que lhe forem exigidos;
8.8. O Prefeito Municipal homologará o Concurso Público após a publicação da
Classificação Final e vencido o prazo para recursos;
8.9. Após a homologação, os candidatos serão convocados para anuência à
nomeação, respeitada a ordem da classificação e a necessidade da Administração
Municipal;
8.10. Ao se inscrever o candidato se responsabilizará moral e judicialmente pelas
informações e aceitará a legislação que regulamenta o presente Concurso Público;
8.11. O Prefeito Municipal pode por motivo justificável e, ouvida a Comissão de
Concurso Público, anular total ou parcialmente este Concurso Público;
9.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Administração Municipal, ouvida a
Comissão de Concurso Público.
Ourinhos, 11 de janeiro de 2011.
TOSHIO MISATO
PREFEITO MUNICIPAL
LUCIA YASSUE TUTUI NOGUEIRA
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
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A N E X O I
PROGRAMAS BÁSICOS
MEDICO CARDIOLOGISTA
LÍNGUA PORTUGUESA
01 - Compreensão, interpretação e produção de textos;
02 - Ortografia;
03 - Acentuação;
04 - Predicação verbal;
05 - Flexão verbal e nominal;
06 - Pronomes;
07 - Concordância verbal e nominal;
08 - Regência verbal e nominal;
09 - Emprego dos porquês;
10 - Crases;
11 - Pontuação;
12 - Estrutura das palavras;
13 - Formação das palavras;
14 - Classificações das orações;
15 - Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
01 - Anatomia e fisiologia do coração;
02 - Insuficiência cardíaca: diagnóstico e terapia;
03 - Diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas;
04 - Cardiopatias congênitas: diagnóstico e tratamento;
05 - Doenças cardíacas vasculares;
06 - Doenças do miocárdio;
07 - Doenças do pericárdio;
08 - Endocardites;
09 - Doenças isquêmicas do coração;
10 - Hipertensão Arterial: diagnóstico e tratamento;
11 - Hipertensão pulmonar e “cor pulmonale”;
12 - Tumores do coração;
13 - Doença de Chagas;
14 - Doença Reumática;
15 - Valvulopatias;
16 - Métodos de esterilização (desinfecção, assepsia e antiassepsia, esterilização por meios
químicos e físicos);
17 - Organização do Sistema Nacional de Saúde: Características do sistema atual e Crítica ao
modelo vigente;
18 - Vigilância Epidemiológica
19 - Vigilância Sanitária - Lei Nº 10.083/98
20 - Políticas Públicas de Saúde
21 - Portaria Nº 648 de 28 de março de 2006
22 - Sistema Único de Saúde (SUS)
23 - Lei nº 8.080/90
24 - Lei nº 8.142/90
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25 - Constituição Federal - Artigos: 194 a 200, 220 e 227
26 - Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1931/2009;
27 - Norma Operacional do SUS.
MEDICO CLÍNICO GERAL
LÍNGUA PORTUGUESA
01 - Compreensão, interpretação e produção de textos;
02 - Ortografia;
03 - Acentuação;
04 - Predicação verbal;
05 - Flexão verbal e nominal;
06 - Pronomes;
07 - Concordância verbal e nominal;
08 - Regência verbal e nominal;
09 - Emprego dos porquês;
10 - Crases;
11 - Pontuação;
12 - Estrutura das palavras;
13 - Formação das palavras;
14 - Classificações das orações;
15 - Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
01 - Doenças infecto-contagiosas e parasitárias;
02 - Doenças do Aparelho Respiratório;
03 - Doenças do Aparelho gastrointestinal;
04 - Doenças do Aparelho cardiovascular;
05 - Doenças do Aparelho Genito-Urinário;
06 - Doenças sexualmente transmissíveis - DST
07 - Doenças Nosológicas;
08 - Doenças Hematológicas;
09 - Reumatologia;
10 - Hipertensão, diabetes, hepatite, dengue e AIDS;
11 - Psicologia Médica;
12 - Psiquiatria Clínica Geral;
13 - Vacinações;
14 - Alimentação da Criança: aleitamento materno - desnutrição;
15 - Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1931/2009;
16 - Vigilância Sanitária - Lei Nº 10.083/98
17 - Políticas Públicas de Saúde
18 - Portaria Nº 648 de 28 de março de 2006
19 - Sistema Único de Saúde (SUS)
20 - Lei nº 8.080/90
21 - Lei nº 8.142/90
22 - Constituição Federal - Artigos: 194 a 200, 220 e 227
23 - Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1931/2009;
24 - Norma Operacional do SUS.
MEDICO GINECOLOGISTA/OBSTETRA
LÍNGUA PORTUGUESA
01 - Compreensão, interpretação e produção de textos;
Prefeitura Municipal de Ourinhos
Trav. Ver. Abrahão Abujamra, Nº 62-Centro-CEP 19900-042 - Fone/Fax: (14) 3302-6000
OURINHOS - SP
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02 - Ortografia;
03 - Acentuação;
04 - Predicação verbal;
05 - Flexão verbal e nominal;
06 - Pronomes;
07 - Concordância verbal e nominal;
08 - Regência verbal e nominal;
09 - Emprego dos porquês;
10 - Crases;
11 - Pontuação;
12 - Estrutura das palavras;
13 - Formação das palavras;
14 - Classificações das orações;
15 - Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
01 - Fisiologia da reprodução
02 - Repercussões da gravidez sobre o organismo
03 - Propedêutica da gravidez
04 - Ciclo gestatório normal
05 - Ciclo gestatório patológico
06 - Embriologia, fisiologia e propedêutica ginecológica
07 - Anomalias do desenvolvimento genital
08 - Nomenclatura e significado das alterações menstruais
09 - Fisiopatologia da puberdade
10 - Fisiopatologia do climatério
11 - Hemorragia uterina disfuncional
12 - Amenorreias
13 - Dismenorreia
14 - Estática uterina. dispotias do útero
15 - Inflamações genitais baixas
16 - Inflamações genitais altas
17 - Esterilidade e infertilidade
18 - Prenhez ectópica
19 - Abortamento
20 - Fistulas
21 - Incontinência urinária
22 - Endometriose
23 - Mioma uterino
24 - Distrofia vulvar crônica
25 - Carcinoma da vulva
26 - Tumores do colo do útero
27 - Tumores malignos do corpo do útero
28 - Neoplasias do ovário
29 - Moléstia trofoblástica
30 - Patologia mamária
31 - Métodos anticoncepcionais
32 - Doenças sexualmente transmissíveis DST
33 - Vigilância Epidemiológica
34 - Vigilância Sanitária - Lei Nº 10.083/98
35 - Políticas Públicas de Saúde
Prefeitura Municipal de Ourinhos
Trav. Ver. Abrahão Abujamra, Nº 62-Centro-CEP 19900-042 - Fone/Fax: (14) 3302-6000
OURINHOS - SP
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36 - Portaria Nº 648 de 28 de março de 2006
37 - Sistema Único de Saúde (SUS)
38 - Lei nº 8.080/90
39 - Lei nº 8.142/90
40 - Constituição Federal - Artigos: 194 a 200, 220 e 227
41 -Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1931/2009;
42 - Norma Operacional do SUS.
MEDICO PEDIATRA
LÍNGUA PORTUGUESA
01 - Compreensão, interpretação e produção de textos;
02 - Ortografia;
03 - Acentuação;
04 - Predicação verbal;
05 - Flexão verbal e nominal;
06 - Pronomes;
07 - Concordância verbal e nominal;
08 - Regência verbal e nominal;
09 - Emprego dos porquês;
10 - Crases;
11 - Pontuação;
12 - Estrutura das palavras;
13 - Formação das palavras;
14 - Classificações das orações;
15 - Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
01 - Recém Nascido: Normal. Patológico;
02 - Assistência à Criança - Puericultura: Distúrbios reativos de conduta, Profilaxia, Crescimento e
desenvolvimento, Alimentação, Vacinação;
03 - Assistência ao Adolescente, Patologias ligadas à nutrição, metabolismo, equilíbrio
hidroeletrolítico e equilíbrio ácido básico: Doenças infecciosas e parasitárias, Patologias do
aparelho respiratório, Patologias do aparelho cardio-circulatório, Patologias do trato
gastrointestinal, fígado, vias biliares e pâncreas, Patologias do aparelho genito-urinário,
Patologias do sistema hematopotético, Sistema imunológico normal e patológico;
04 - Oncologia pediátrica;
05 - Acidentes de infância;
06 - Especialidades pediátricas, Ortopedia, Oftalmologia, Dermatologia, Neurologia,
Otorrinolaringologia, Cirurgia pediátrica;
07 - Conhecimentos referentes à Norma Operacional da Assistência à Saúde;
08 - Vigilância Epidemiológica
09 - Vigilância Sanitária - Lei Nº 10.083/98
10 - Políticas Públicas de Saúde
11 - Portaria Nº 648 de 28 de março de 2006
12 - Sistema Único de Saúde (SUS)
13 - Lei nº 8.080/90
14 - Lei nº 8.142/90
15 - Constituição Federal - Artigos: 194 a 200, 220 e 227
16 - Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1931/2009;
17 - Norma Operacional do SUS.