Edital do Concurso Prefeitura de Porto - PI 2012

Esfera: Municipal

Visualizaçao do Edital do Concurso

ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
PORTO - PI
1
EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO N.º 001/2012
A Prefeitura Municipal de Porto (PI), torna público na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal a abertura
de inscrições ao CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS e TÍTULOS, para o preenchimento das vagas dos CARGOS
abaixo especificados e as que vagarem dentro do prazo de validade previsto no presente Edital, provido pelo Regime
Estatutário. O Concurso Público será regido pelas instruções especiais constantes do presente Edital, elaborado em
conformidade com os ditames da Legislação Federal e Municipal vigente e pertinente. A organização, a aplicação e a
correção do Concurso Público serão de responsabilidade da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL TRAJANO NETO, CNPJ
nº 01.866.126/0001-06, endereço Rua São Pedro nº 1790 – centro/sul, CEP nº 64.001-260, Teresina(PI).
1. CARGOS - CARGA HORÁRIA - VAGAS - VENCIMENTOS –TAXA DE INSCRIÇÃO - REQUISITOS
DEMONSTRATIVO DOS CARGOS, CARGA HORÁRIA, QUANTIDADE DE VAGAS,
REQUISITOS, SALÁRIO E TAXA ( ZONA URBANA – SEDE)
CARGO
CARGA
HORÁRIA
QUANTIDADE
DE VAGAS
REQUISITOS
SALÁRIO
TAXA
PROFESSOR
ENSINO
INFANTIL
20 HORAS
01 (UMA) + CR
PLENA EM
PEDAGOGIA
OU NORMAL
SUPERIOR
R$647,26
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
INFANTIL
20 HORAS
02(DUAS) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632
,
82
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
PLENA EM
PEDAGOGIA
OU NORMAL
SUPERIOR
R$647,26
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
02(DUAS) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632
,
82
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS -
MATEMÁTICA
20 HORAS
02 (DUAS) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
MATEMÁTICA
R$647,26
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS –
GEOGRAFIA
20 HORAS
02 (DUAS) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
GEOGRAFIA
R$647,26
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS –
CIÊNCIAS
20 HORAS
02 (DUAS) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
CIÊNCIAS
R$647,26
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
PORTO - PI
2
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS –
EDUC. FÍSICA
20 HORAS
02 (DUAS) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
EDUC. FÍSICA
R$647,26
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS –
HISTÓRIA
20 HORAS
02 (DUAS) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
HISTÓRIA
R$647,26
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS –
ARTES
20 HORAS
01 (UMA) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
ARTES
R$647,26
(SALÁRIO DE
ACORDO COM O PLANO
DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
ZELADOR
40 HORAS
07 (SETE) + CR
ENSINO
FUNDAMENTAL
COMPLETO
R$ 622,00
R$ 50,00
VIGIA
40 HORAS
02(DUAS)
+ CR
ENSINO
FUNDAMENTAL
COMPLETO
R$ 622,00
R$ 50,00
TÉCNICO EM
INFORMÁTICA
40 HORAS
03 (TRÊS) + CR
ENSINO MÉDIO
COMPLETO +
CURSO
TÉCNICO DE
INFORMÁTICA
R$ 622,00
R$ 50,00
TÉCNICO DE
ENFERMAGEM
30 HORAS
06 (SEIS) + CR
CURSO
TÉCNICO DE
ENFERMAGEM
+ REGISTRO
NO CONSELHO
DE CLASSE
R$ 622,00
R$ 50,00
AUXILIAR DE
ENFERMAGEM
30 HORAS
03 (TRÊS) + CR
CURSO DE
AUXILIAR DE
ENFERMAGEM
+ REGISTRO
NO CONSELHO
DE CLASSE
R$ 622,00
R$ 50,00
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
PORTO - PI
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DEMONSTRATIVO DOS CARGOS, CARGA HORÁRIA, QUANTIDADE DE VAGAS,
REQUISITOS, SALÁRIO E TAXA ( ZONA RURAL)
CARGO
CARGA
HORÁRIA
QUANTIDADE
DE VAGAS
REQUISITOS
SALÁ
RIO
TAXA
UNIDADE ESCOLAR TOTE OLIVEIRA
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
02 (DUAS) + CR
PLENA EM
PEDAGOGIA OU
NORMAL
SUPERIOR
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632
,
82
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS -
INGLÊS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
INGLÊS
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS –
ARTES
20 HORAS
01 (UMA) + CR
PLENA EM
ARTES
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS -
MATEMÁTICA
20 HORAS
01 (UMA) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
MATEMÁTICA
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS -
PORTUGÊS
20 HORAS
02 (DUAS) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
PORTUGUÊS
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS -
GEOGRAFIA
20 HORAS
01 (UMA) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
GEOGRAFIA
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS -
CIÊNCIAS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
LICENCIATURA
PLENA EM
CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
( BIOLOGIA)
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
R$647,26
(SALÁRIO
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
PORTO - PI
4
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS –
EDUCAÇÃO
FÍSICA
20 HORAS
01 (UMA
) + CR
PLENA EM
EDUCAÇÃO
FÍSICA
DE
ACORDO COM
O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
ZELADOR
40 HORAS
02 (DUAS) + CR
ENSINO
FUNDAMENTAL
COMPLETO
R$ 622,00
R$ 50,00
UNIDADE ESCOLAR MESTRE JOSÉ LOPES – PILÕES DE PEDRA
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632
,
82
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
ZELADOR
40 HORAS
01 (UMA)
+ CR
ENSINO
FUNDAMENTAL
COMPLETO
R$ 622,00
R$ 50,00
CRECHE TIA FÁTIMA - TITARAS
PROFESSOR
ENSINO
INFANTIL
20 HORAS
01 (UMA) + CR
PLENA EM
PEDAGOGIA OU
NORMAL
SUPERIOR
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
INFANTIL
20 HORAS
01 (UMA) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632
,
82
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
UNIDADE ESCOLAR SANTA ISABEL - ESTANHADO
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632
,
82
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
UNIDADE ESCOLAR NILO SOARES DO REGO – SÃO FRANCISCO
PROFESSOR
ENSINO
INFANTIL
20 HORAS
01 (UMA) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632
,
82
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
PLENA EM
PEDAGOGIA OU
NORMAL
SUPERIOR
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632
,
82
(SALÁRIO
DE ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
PORTO - PI
5
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS -
INGLÊS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
PLENA EM
INGLÊS
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS -
PORTUGUÊS
20 HORAS
02 (DUAS) + CR
PLENA EM
PORTUGUÊS
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS -
MATEMÁTICA
20 HORAS
01 (UMA) + CR
PLENA EM
MATEMÁTICA
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
ZELADOR
40 HORAS
03 (TRÊS) + CR
ENSINO
FUNDAMENTAL
COMPLETO
R$ 622,00
R$ 50,00
UNIDADE ESCOLAR TOTONHO CAZUZA - BAIXÃO
PROFESSOR
ENSINO
INFANTIL
20 HORAS
01 (UMA) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632
,
82
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
ZELADOR
40 HORAS
02 (DUAS) + CR
ENSINO
FUNDAMENTAL
COMPLETO
R$ 622,00
R$ 50,00
VIGIA
40 HORAS
01 (UMA) + CR
ENSINO
FUNDAMENTAL
COMPLETO
R$ 622,00
R$ 50,00
UNIDADE ESCOLAR SÃO JOSÉ - CANTINHO
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
PLENA EM
PEDAGOGIA OU
NORMAL
SUPERIOR
R$647,26
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
PROFESSOR
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
20 HORAS
01 (UMA) + CR
NORMAL A
NÍVEL MÉDIO
(PEDAGÓGICO)
R$632,82
(SALÁRIO
DE
ACORDO COM O
PLANO DE CARGOS E
SALÁRIOS DO
MAGISTÉRIO)
R$ 80,00
ZELADOR
40 HORAS
03 (TRÊS) + CR
ENSINO
FUNDAMENTAL
COMPLETO
R$ 622,00
R$ 50,00
VIGIA
40 HORAS
02 (DUAS) + CR
ENSINO
FUNDAMENTAL
COMPLETO
R$ 622,00
R$ 50,00
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
PORTO - PI
6
2. DAS ATRIBUIÇÕES
2.1 - São atribuições:
AUXILIAR DE ENFERMAG
EM E TÉCNICO DE ENFE
RMAGEM
AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Desenvolver atividades envolvendo serviços auxiliares de enfermagem; bem como
participação, em nível de execução simples, em programas de assistência a pacientes, familiares e comunidades
em hospitais, ambulatórios e outros centros de saúde; bem como atividades operacionais de apoio ao tratamento
sob supervisão.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM: Desenvolver atividades auxiliares e técnicos nos serviços de enfermagem, através
de participações e programas que visem a preservação, manutenção, recuperação e elevação de bom nível de
saúde da coletividade, bem como atividades de apoio ou tratamento médico e cirúrgico sob supervisão do
enfermeiro.
PROFESSOR
Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Elaborar e cumprir Plano de
Trabalho, de acordo com a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Ministrar os dias letivos e horas-
aulas estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de participar integralmente dos
períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Proceder, contínua e
permanentemente a avaliação do aproveitamento escolar, replanejando o trabalho, quando necessário, registrando
seus avanços e dificuldades. Participar da reunião de avaliação do processo escolar, apresentando registros
referentes às ações pedagógicas e vida escolar dos educandos, analisando e discutindo as causas de
aproveitamento não satisfatório e propondo medidas para superá-las. Encaminhar à equipe técnico/administrativo-
pedagógica os conceitos e relatórios das avaliações bimestrais e anuais, e os dados de apuração de assiduidade
referentes aos alunos de sua classe, conforme especificação e prazos fixados pelo cronograma escolar. Propor,
discutir e desenvolver projetos específicos para sua ação pedagógica. Planejar e executar estudos contínuos de
recuperação, estabelecendo estratégias onde sejam garantidas novas oportunidades de aprendizagem ao aluno de
menor rendimento. Respeitar a diferença individual do aluno, considerando as possibilidades e limitações de cada
um, garantindo sua permanência e participação em aula; Participar das atividades de articulação da escola com a
comunidade. Executar outras tarefas referentes ao cargo. Executar outras tarefas solicitadas pela chefia imediata,
compatíveis com a função.
AUXILIAR DE SERVIÇOS
GERAIS
Varrer; lavar, encerar, limpar, paredes, janelas, portas, máquinas, móveis, equipamentos, executar serviços de
limpeza em escadarias, arquibancadas, áreas e pátios; manter as instalações sanitárias limpas; limpar carpetes,
lustres, lâmpadas, luminárias, fechaduras e olear móveis; trocar toalhas, colocar sabão e papel sanitário nos
banheiros e lavatórios; remover lixos e detritos; desinfetar bens móveis e imóveis; arrumar dormitórios e enfermaria,
preparar leitos e mudar roupa de cama; juntar, contar e transportar a roupa servida (de cama e vestuário), auxiliar,
eventualmente em consertos de roupas; lavar manualmente, ou por meio de instrumentos mecânicos, lençóis,
toalhas ou vestuários em geral; passar a ferro e engomar a roupa lavada, lavar frascos, recipientes e apetrechos de
enfermaria, ambulatório e gabinetes dentários; receber e entregar roupas, registrando entrada e saída, dando
balanço nas que estiverem em uso e em estoque, executar outras tarefas semelhantes.
ZELADOR/MERENDEIRA
Executar serviços de limpeza e conservação de instalações, móveis, equipamentos e utensílios em geral nas
dependências das instituições públicas, mantendo rigorosa higiene no ambiente de serviço, inclusive pessoal; repor
Nas dependências sanitárias o material necessário de uso; executar as atividades de remoção de móveis, utensílios
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
PORTO - PI
7
e demais pertences ao patrimônio público; auxiliar na recepção, conferência, separação e embalagem de materiais
em geral, inclusive impressos; preparar o café e lanche, e servi-los os vereadores, funcionários e visitantes; zelar
pela boa organização dos serviços de copa e cantina, conservando-os em perfeita ordem e higiene; executar outras
tarefas correlatas por determinação superior.
VIGI
A
Fazer a vigilância de prédios públicos, praças e jardins. Prestar orientação ao público em geral quando procurado.
Controlar entrada e saída de pessoas e veículos em ambientes de trabalho. Zelar pela segurança em
estabelecimento municipal de ensino. Cooperar em eventos escolares e programas como implantação de hortas
escolares e comunitárias. Colaborar com a manutenção e conservação de prédios públicos.
TÉCNICO DE INFORMÁTICA
Executar, a partir de documentos base fornecidos, operações de digitação de dados para processamento eletrônico;
operar com o sistema operacional Windows e com os aplicativos Word, Excel, Power Point, Corel Draw; Fax
Modem, Internet, Multimídia e outros compatíveis com as funções do cargo.
3
3 3
3 –
DAS INSCRIÇÕES
DAS INSCRIÇÕESDAS INSCRIÇÕES
DAS INSCRIÇÕES
3.1 A inscrição para o presente Concurso Público implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e
condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato o poderá alegar desconhecimento, em hipótese
alguma;
3.2 As inscrições do Concurso Público serão realizadas no Site da Fundação Educacional Trajano Neto,
www.fundacaotrajanoneto.com.br
, por meio do Formulário de Inscrição, via Internet, a ser disponibilizado a partir
das 9:00 horas do dia 05 de março de 2012 até as 15:00 horas do dia 05 de abril de 2012 ( horário local ) ou
pessoalmente na Sede da Prefeitura Municipal de Porto(PI), localizada na Av. Presidente Vargas, 212-
centro, no período de 05 de março de 2012 a 05 de abril de 2012, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das
14h às 17h.
3.3 Pela Internet o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.fundacaotrajanoneto.com.
br e efetuar
sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:
3.4 – Ler atentamente o Edital e anexos, sendo que, antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de
que possui todos os requisitos exigidos para investidura no cargo.
3.5 – Preencher corretamente o formulário de inscrição, conferir e transmitir os dados pela Internet.
3.6 Imprimir o comprovante de inscrição e o boleto de pagamento da taxa de inscrição e efetuar o pagamento no
Banco indicado.
a) A confirmação da inscrição só será efetivada após o pagamento do boleto.
3.7 De forma presencial, o candidato deverá comparecer à sede da Prefeitura Municipal de Porto (PI) e ler
atentamente o Edital e seus anexos e certificar-se de que possui todos os requisitos exigidos para investidura no
cargo.
3.8 Dirigir-se à Prefeitura Municipal de Porto e, através de escrevente credenciado pela Fundação Educacional
Trajano Neto preencher ficha de inscrição do concurso e efetuar o depósito na conta do Banco do Brasil Agência
3178-x, Conta nº 32.588-0. Retornar ao escrevente munido com o comprovante de depósito e substituí-lo pelo
comprovante de inscrição devidamente quitado pelo escrevente
3.9 – Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
PORTO - PI
8
3.10 - Será admitida a inscrição por terceiros, mediante a entrega de procuração do interessado especifica para a
inscrição, onde deverá indicar o cargo e local pelo qual o candidato irá concorrer, com firma reconhecida,
acompanhada de cópia legível, de documento de identidade autenticado em cartório. Esses documentos serão
anexados à ficha de inscrição.
3.11 – O comprovante de inscrição será entregue ao procurador depois de efetuada à inscrição.
3.12 As informações prestadas no momento da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato e/ou do
procurador. A Fundação Educacional Trajano Neto dispõe do direito de excluir do concurso o candidato, cuja a ficha
for preenchida com dados incorretos, incompletos ou se constatar, posteriormente, que os mesmos são inverídicos.
3.13 O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à taxa de inscrição até o dia 05 de abril de
2012.
3.14 Serão tornadas sem efeito as solicitações de inscrições cujos pagamentos forem efetuados após o prazo
estabelecido no edital.
3.15 – As inscrições somente serão efetivadas após a confirmação, por meio de compensação bancária, do
pagamento da taxa de inscrição.
3.16 A taxa de inscrição será correspondente ao cargo e vel para o qual o candidato estará concorrendo,
conforme o quadro anexo do item 1(um) deste edital.
3.17 Em hipótese alguma poderá haver alteração da inscrição. O candidato que, após efetuado o pagamento,
desejar alterar o cargo, poderá fazê-lo somente mediante preenchimento e pagamento de nova inscrição.
3.18 O candidato que efetivar mais de uma inscrição terá confirmada apenas a última, sendo as demais
canceladas. Não sendo possível identificar a última inscrição efetivada, todas serão canceladas.
3.19 Depois de efetivada a inscrição, somente poderão ser alterados dados pessoais do candidato em caso de
incorreção, através de requerimento a ser adquirido no site da Fundação www.fundacaotrajanoneto.com.br
, e
encaminhado a mesma em até 10 (dez) dias antes da aplicação da prova objetiva.
3.20 Ao inscrever-se, o candidato se responsabilizará pela veracidade e exatidão das informações prestadas,
aceitando de forma irrestrita as condições contidas neste edital, não podendo delas alegar desconhecimento.
3.21 – A Fundação Educacional Trajano Neto e a Prefeitura não se responsabilizam por solicitações de inscrições via
internet não recebidas em virtude de falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de
energia elétrica ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados.
3.22 Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, com exceção ao cidadão
amparado pelo Decreto 6.593, de 2 de outubro de 2008, que comprove estar inscrito no Cadastro Único
para Programas Sociais do Governo Federal CadÚnico, e renda familiar mensal igual ou inferior a três
salários mínimos ou renda familiar per capita de até meio salário mensal, conforme o referido Decreto.
3.23 A veracidade das informações prestadas pelo candidato, no Formulário de inscrição, será consultada junto ao
Órgão Gestor do CadÙnico, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
3.24 - As informações Prestadas no Requerimento de Isenção serão de inteira responsabilidade do candidato,
respondendo civil e criminalmente pelo teor das afirmativas.
3.25 – Não será concedida isenção de pagamento do valor de inscrição ao candidato que:
a) Deixar de efetuar o pedido de isenção
b) Omitir informações e/ou torná-las inverídicas
3.26- Após a analise dos pedidos de isenção, a Fundação Educacional Trajano Neto, publicará no seu site
www.fundacaotrajanoneto.com.br
a relação dos pedidos deferidos e indeferidos.
3.27 – O candidato que não regulariza sua inscrição por meio do pagamento terá o pedido da inscrição invalidado.
3.28 - A Prefeitura Municipal de Porto e a Fundação Educacional Trajano Neto eximem-se das despesas com
viagens e estadias dos candidatos para prestar as provas do Concurso Público.
3.29 – Em caso de eventual prorrogação das inscrições as informações serão disponibilizadas no site da
Fundação Educacional Trajano Neto, www.fundacaotrajanoneto.com.br
e na sede da Prefeitura Municipal de Porto
(PI).
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4
-
--
-
SÃO CONDIÇÕES PARA I
SÃO CONDIÇÕES PARA ISÃO CONDIÇÕES PARA I
SÃO CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
NSCRIÇÃONSCRIÇÃO
NSCRIÇÃO
4.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado nos termos do Art. 12 da Constituição Federal;
4.2 - Ter até a data da posse idade mínima de 18 anos; gozar de boa Saúde Física e Mental; estar no gozo dos
direitos políticos e civil e, se do sexo masculino, estar quite com o serviço militar e com a justiça eleitoral;
4.3 - Estar ciente que se aprovado, quando da convocação deverá comprovar que preenche todos os requisitos
exigidos para o Cargo, constante do presente Edital, sob pena de perda do direito à vaga;
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4.4 - Ficha de inscrição devidamente preenchida indicando o Cargo em que se pleiteia a vaga e pagamento da taxa
de inscrição;
4.5 - Não ter sido demitido por justa causa nas esferas da Administração Pública direta, indireta ou fundacional, de
qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
4.6 - Não registrar antecedentes criminais, estando em gozo dos seus direito civis e políticos;
4.7 - Apresentar o comprovante de depósito referente ao pagamento da inscrição feito na conta da FUNDAÇÃO
EDUCACIONAL TRAJANO NETO Banco do Brasil, Agência nº 3178-X, Conta nº 32.588-0
ou através do
pagamento do boleto gerado via Internet, não será aceito pagamento da taxa de inscrição por depósito em caixa
eletrônico, via postal, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, ordem de pagamento ou por qualquer outra via que
não a especificada neste Edital;
4.8 - Efetuada a inscrição e o pagamento da taxa de inscrição, não serão aceitos pedidos de devolução da
importância depositada;
4.9 – Não estar impedido de exercer cargo público por decisão judicial ou administrativa transitada em julgado.
5
55
5
-
--
-
DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS – PNE
5.1 - A pessoa PNE que pretenda fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da
Constituição Federal e pela Lei Nº 7.853/89 é assegurado o direito de inscrição para os cargos em Concurso Público,
cujas atribuições sejam compatíveis com as deficiências de que são portadoras. Em obediência ao disposto art. 37, §
e 2º do Decreto 3.298/99 que regulamenta a Lei 7.853/89, ser-lhes-á reservado o percentual de 5% (cinco por
cento) das vagas existentes para cada Cargo, individualmente, das que vierem a surgir ou que forem criadas no
prazo de validade do presente Concurso;
5.2 - Não havendo candidatos aprovados para a vaga reservada a PNE, esta será preenchida pelos demais
concursados, com estrita observância da ordem classificatória;
5.3 - As pessoas PNE, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal 3.298/99,
particularmente em seu art. 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no
que se refere ao conteúdo da prova, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação da
prova, e a nota mínima exigido para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no artigo 40, § 1º e do
Decreto Federal 3.298/99, deverão ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições, através da ficha
de inscrição;
5.4 - O candidato deverá encaminhar no ato da inscrição em via original ou cópia reprográfica autenticada
:
a) Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código
correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência,
inclusive para assegurar previsão de adaptação de prova.
b) Solicitação de prova especial, se necessário.
c) A não solicitação de prova especial eximirá a empresa organizadora de qualquer providência;
5.5 - Serão indeferidas as inscrições na condição especial de PNE, dos candidatos que não encaminharem dentro do
prazo e forma prevista no presente Edital o respectivo Laudo Médico;
5.6 - Os candidatos que não atenderem aos dispositivos mencionados no presente Edital não serão considerados
pessoas PNE e não terão prova especial preparada, sejam quais forem os motivos alegados;
5.7 - O candidato PNE que não realizar a inscrição conforme instruções constantes neste Edital, não poderá impetrar
recurso em favor de sua situação;
5.8 - A publicação do resultado final será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os
candidatos, inclusive a dos PNE, e a segunda somente a pontuação destes últimos;
5.9 - Ao ser convocado para investidura no cargo público, o candidato deverá se submeter a exame médico oficial ou
credenciado pela Prefeitura, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não,
e o grau de deficiência capacitante para o exercício do Cargo. Será eliminado da lista de PNE o candidato cuja
deficiência assinalada na Ficha de Inscrição não se constate, devendo o mesmo constar apenas na lista de
classificação geral;
5.10 - Após o ingresso do candidato portador de necessidades especiais, não poderá justificar a concessão de
readaptação do cargo e de aposentadoria por invalidez.
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DAS PROVAS E DOS PRINCÍPIOS
DAS PROVAS E DOS PRINCÍPIOSDAS PROVAS E DOS PRINCÍPIOS
DAS PROVAS E DOS PRINCÍPIOS
6.1 Para os Cargos de AUXILIAR DE ENFERMAGEM, TÉCNICO DE ENFERMAGEM, AUXILIAR DE SERVIÇOS
GERAIS, ZELADOR, VIGIA E TÉCNICO EM INFORMÁTICA o Concurso Público será de PROVA OBJETIVA
eliminatória e classificatória;
6.2 - Para o Cargo de PROFESSOR, o concurso será de PROVA OBJETIVA COM VALORAÇÃO DE TÍTULOS;
6.3 serão contados os TÍTULOS para os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60% (sessenta por
cento) da PROVA OBJETIVA;
6.4 - A duração da prova objetiva será de 3h (três horas), incluído o tempo para preenchimento do cartão de
respostas;
6.5 - O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de meia hora, munido de UM
DOS SEGUINTES DOCUMENTOS NO ORIGINAL COM FOTO:
- Cédula de Identidade – RG.
- Carteira de Órgão ou Conselho de Classe.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- Certificado Militar.
- Carteira Nacional de Habilitação, emitida de acordo com a Lei 9.603/97 (com foto).
- Passaporte.
6.6 Os documentos deverão estar em perfeitas condições de forma a permitir, com clareza, a identificação do
candidato.
6.7- O candidato deverá comparecer ao local da prova na data prevista neste Edital, munido de caneta esferográfica
de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, documento de identificação e comprovante de inscrição.
6.8 - A prova objetiva desenvolver-se-á em forma de testes, por meio de questões de múltipla escolha, na forma
estabelecida no presente Edital;
6.9- A confirmação dos locais para realização das Provas será divulgada no site da Fundação Educacional Trajano,
www.fundacaotrajanoneto.com.br
, até o dia 17 de abril de 2012.
6.10 O candidato que não tiver seu nome incluído na confirmação dos locais de prova deverá, até o quinto dia que
anteceder a aplicação das provas ou em havendo dúvidas quanto ao local, data e horários de realização da prova,
deverá entrar em contato com a Fundação Educacional Trajano Neto pelo telefone (86) 3081-4990, de segunda a
sexta, das 10h às 16h, horário local.
6.11 Ao candidato será permitida a realização da prova na data, no local e horários definidos no site da
Fundação Educacional Trajano Neto, www.fundacaotrajanoneto.com.br
.
6.12 – Não haverá segunda chamada ou repetição de prova.
6.13 – O candidato não poderá alegar desconhecimento qualquer sobre a realização das provas como justificativa de
sua ausência.
6.14 O não comparecimento à prova, por qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e
resultará em sua eliminação do Concurso Público.
6.15 Os eventuais erros de digitação nos documentos impressos entregues ao candidato no dia da realização da
prova ( dados pessoais) deverão ser corrigidos através de formulário disponível no site da Fundação Educacional
Trajano Neto e encaminhado ao endereço constante no site, www.fundacaotrajanoneto.com.br
.
6.16 – O candidato que não solicitar as correções dos dados pessoais nos termos deste edital deverá arcar,
exclusivamente, com as consequências advindas de sua omissão.
6.17 No dia da realização da prova, na hipótese de o nome do candidato não constar nas listas oficiais relativas
aos locais de prova estabelecidos, a Fundação Educacional Trajano Neto procederá a inclusão do candidato
mediante a apresentação, pelo candidato, do comprovante de pagamento e ficha de inscrição e fazendo a
identificação especial do mesmo.
6.18 A inclusão de que trata o item 6.15 será realizada de forma condicional e será analisada pela Fundação
Educacional Trajano Neto, na fase do julgamento da Prova Objetiva, com o intuito de se verificar a pertinência da
referida inscrição.
6.19 Constatada a improcedência da inscrição, de que trata o item 6.15, a mesma será automaticamente
cancelada sem direito a reclamação, independentemente de qualquer formalidade e serão considerados nulos todos
os atos dela decorrentes.
6.20 - Em caso de anulação de questões, por duplicidade de respostas, falta de alternativa correta ou qualquer outro
motivo, estas serão consideradas corretas para todos os candidatos e, os pontos correspondentes serão atribuídos a
todos os candidatos que não os obtiveram, independente de recurso;
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6.21 - Durante as provas não serão permitidas: consultas bibliográficas de qualquer espécie, utilização de máquina
calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, “MP3” ou qualquer material que o seja o
estritamente necessário para a realização das provas. Os aparelhos “celulares” deverão ser desligados, o não
desligamento do mesmo é passível de desclassificação do concurso;
6.22 – Será EXCLUÍDO do Concurso Público o candidato que:
a) Apresentar-se em local diferente da convocação oficial;
b) Não comparecer à prova objetiva, seja qual for o motivo;
c) Apresentar-se após o horário estabelecido;
d) Não apresentar o documento de identificação exigido no presente edital;
e) Ausentar-se da sala sem o acompanhamento do fiscal ou antes de 01 (uma) hora do inicio da prova;
f) Durante a realização da prova, for surpreendido em comunicação com outro candidato, bem como utilizar-se de
livros, notas ou impressos, inclusive textos copiados da internet;
g) Lançar mão de qualquer meio ilícito para execução da prova;
h) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos estabelecidos pela Comissão executiva do Concurso Público;
i) Desobedecer as instruções dos supervisores e fiscais do processo durante a realização da prova objetiva;
j) marcar o cartão-resposta nos campos referentes à inscrição e cargo;
k) ausentar-se da sala de prova levando folha de respostas, Caderno de questões ou outros materiais não permitidos
sem autorização;
l) Estiver portando armas, mesmo que possua seu respectivo porte;
m) Não devolver integralmente o material recebido.
6.23 Esgotado o tempo, o candidato deverá devolver o cartão Resposta e a Prova, devidamente preenchido.
Somente o cartão Resposta será considerado para efeito de correção de prova.
6.24 Será atribuída nota ZERO à questão da prova que contiver mais de uma resposta assinalada ou não for
transcrita do caderno de prova para o cartão resposta.
6.25 - Após adentrar a sala de provas e assinar a lista de presença, o candidato não poderá, sob qualquer pretexto,
ausentar-se sem autorização do Fiscal da Sala, podendo sair somente acompanhado do Volante, designado pela
Comissão de Concurso;
6.26 - O candidato poderá retirar-se do local de aplicação das provas, após 01h00 hora do horário previsto para o
início da mesma e constante do presente Edital, devendo entregar ao Fiscal da Sala o caderno de questões e a
respectiva folha de respostas. Não serão computadas questões não respondidas, que contenham rasuras, que
tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinalada;
6.27 - Por razões de segurança e direitos autorais, a FUNDAÇÃO EDUCACIONAL TRAJANO NETO, não fornecerá
exemplares do caderno de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o
encerramento do Concurso Público.
6.28 – Qualquer alteração no Cronograma de Execução do Concurso Público será divulgada no endereço eletrônico
www.fundacaotrajanoneto.com.br
e afixado na Sede da Prefeitura Municipal de Porto (PI).
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77
7. DA COMPOSIÇÃO DAS PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES
. DA COMPOSIÇÃO DAS PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES. DA COMPOSIÇÃO DAS PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES
. DA COMPOSIÇÃO DAS PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, ZELADOR/MERENDEIRA E VIGIA
Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais
PESO
25
15
10
O)
AUXILIAR DE ENFERMAGEM E TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Conhecimentos Específicos
Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais
PESO
35
05
10
02 (POR QUESTÃO)
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Conhecimentos Específicos
Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais
PESO
35
05
10
02 (POR QUESTÃO)
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12
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
Conhecimentos Específicos
Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais
PESO
35
05
10
02 (POR QUESTÃO)
8 – DAS NORMAS
8.1 - As provas objetivas serão realizadas no dia 06 de maio de 2012, no turno da manhã, em listas e locais a
serem divulgados por meio do site www.fundacaotrajanoneto.com.br
e na sede da Prefeitura com antecedência
mínima de 3 (três) dias;
Horário de aplicação das Provas Objetivas: Das
09h00min
às 12h00min
horas
8.2 Caso o número de candidatos exceda a oferta de lugares nas escolas localizadas na cidade, a FUNDAÇÃO
EDUCACIONAL TRAJANO NETO e a Prefeitura Municipal de Porto poderão alterar horários das provas ou a
mesmo dividir a aplicação das provas em mais de uma data, cabendo aos candidatos a obrigação de acompanhar as
publicações oficiais através do site www.fundacaotrajanoneto.com.br
.
8.3 - Será disponibilizado no site www.fundacaotrajanoneto.com.br
, com antecedência mínima de 3 (três) dias, a
Lista de Convocação dos candidatos inscritos. Essa comunicação não tem caráter oficial, e sim apenas informativo;
8.4 - COMPORTAMENTO - As provas serão individuais, não sendo tolerada a comunicação com outro candidato,
nem utilização de livros, notas, impressos, celulares, calculadoras e similares. Reserva-se à Comissão Organizadora
do Concurso Público e aos Fiscais, o direito de excluir da prova e eliminar o candidato cujo comportamento for
considerado inadequado, bem como, tomar medidas saneadoras, restabelecer critérios outros para resguardar a
execução individual e correta das provas;
8.5 - Em caso de necessidade de amamentação durante a realização das provas, a candidata deverá levar um
acompanhante, que terá local reservado para esse fim e que será responsável pela guarda da criança;
8.6 - Não haverá sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização da prova e os candidatos
deverão comparecer no mínimo meia hora antes do horário marcado para o início da prova, após o que os portões
serão fechados não sendo permitida a entrada de candidatos retardatários;
8.7 - É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados
referentes a este Concurso Público, os quais serão afixados também na Sede da Prefeitura Municipal de Porto,
devendo ainda manter atualizado seu endereço;
8.8- O gabarito da prova objetiva será publicado no site www.fundacaotrajanoneto.com.br
e afixado na sede da
Prefeitura Municipal de Porto, no dia 09 de maio de 2012;
8.9O Resultado com a Classificação da Prova Objetiva será publicada no dia 25 de maio de 2012 através do site
www.fundacaotrajanoneto.com.br
e afixado na sede da Prefeitura Municipal de Porto.
9 - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
9.1 - Na classificação final entre candidatos com igual número de pontos, serão considerados os seguintes fatores de
preferência:
.
a) Ter idade igual ou maior a 60 anos (sessenta) anos, na forma do disposto no parágrafo único do artigo 27, da
Lei nº 10.741, de 01/10/2003 ( Estatuto do Idoso), até a data do Resultado Final do Concurso Público.
b) Obtiver o maior numero de pontos na área de Conhecimentos Específicos.
c) Obtiver o maior numero de pontos na área de língua Portuguesa
d) Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicado o critério de maior idade, caso necessário, será
utilizado como critério o horário de nascimento.
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10. DA FORMA DE JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA
10.1 - A prova objetiva será de 50 (cinquênta) questões de múltipla escolha com valor de 2 (dois) pontos cada,
avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e terá caráter eliminatório e classificatório;
10.2 - O candidato que não auferir a nota mínima de 60 (sessenta) pontos na prova objetiva estará desclassificado
do Concurso Público.
11. DOS TÍTULOS
11.1 - O Concurso Público será de PROVA OBJETIVA com valoração de TÍTULOS, somente, para os Cargos de
Professor, onde serão considerados somente para os candidatos classificados.
SERÃO CONSIDERADOS OS SEGUINTES TÍTULOS:
Diploma de Doutor correspondente ao campo de atuação relativo às aulas a serem atribuídas, ou na área da
Educação - 05 (cinco) pontos por Título.
Diploma de Mestre correspondente ao campo de atuação relativo às aulas a serem atribuídas, ou na área da
Educação - 03 (três) pontos por Título.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, com no mínimo 360 horas (ininterruptas) na área de educação 01
(um) ponto por Certificado.
11.2 - Serão pontuados como Títulos, Diploma e Certificado em papel timbrado da instituição, contendo assinatura
e identificação do responsável, que ateste sobre a conclusão do curso, devendo os mesmo conter registro do Órgão
competente.
11.3 - Sobre a nota obtida pelos candidatos serão somados os pontos referentes aos títulos apresentados, para
classificação final.
11.4 - Os pontos serão contados apenas para efeito de “classificação” e não de “aprovação”.
11.5 – Os candidatos deverão apresentar os títulos nos dias 12 e 13 de junho de 2012 conforme instruções contidas
no Anexo V deste Edital.
11.6 - Somente serão contados os pontos se o candidato obtiver a nota mínima para aprovação na prova objetiva.
11.7- Os Títulos entregues serão inutilizados após decorrido o prazo de 365 dias corridos, contado da data da
homologação do Concurso;
11.8- Não serão computados como títulos de Licenciatura Plena que se constituírem em requisito para a inscrição no
Concurso.
12. DOS RECURSOS
12.1 Admitir-se um único recurso por questão para cada candidato, relativo a divulgação do gabarito das
questões da prova objetiva.
12.2 Os recursos poderão ser interpostos à Comissão Organizadora do Concurso Público no prazo máximo de 02
(dois) dias úteis, contados a partir do 1º dia subseqüente a data de aplicação das Provas. Serão indeferidos recursos
interpostos fora do prazo.
12.3 Os recursos deverão ser impetrados exclusivamente através do link da Fundação educacional Trajano Neto
ou através do email trajano.neto@yahoo.com.br em modelo de formulário disponibilizado em anexo neste edital e
seguindo as instruções constantes do mesmo
12.4 – Não serão aceitos os recursos interpostos em prazo destinado a evento diverso do questionado.
12.5 Somente serão aceitos recursos impetrados e transmitidos conforme as instruções contidas neste Edital e no
site da Fundação Educacional Trajano neto www.fundacaotrajanoneto.com.br
.
12.6 Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile (fax), telex, correios, telegramas ou outro meio que não
o especificado neste Edital.
12.7 - A Fundação Educacional Trajano Neto e a Prefeitura não se responsabilizam por recursos não recebidos,
dentro dos prazos, por motivo de falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de
energia elétrica ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados.
12.8 – Não caberá recurso de caráter administrativo contra o resultado final do Concurso público.
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13. DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO
13.1 - A classificação final para os cargos de: AUXILIAR DE ENFERMAGEM, TÉCNICO DE ENFERMAGEM,
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, ZELADOR/MERENDEIRA, VIGIA E TÉCNICO DE INFORMÁTICA obedecerão à
ordem decrescente da nota obtida na prova objetiva;
13.2 - A classificação final para os Cargos de Professor obedecerá à ordem decrescente da nota obtida na prova
objetiva acrescidos dos pontos dos Títulos.
13.3 O Resultado Final do Concurso Público será encaminhado pelo Presidente da Fundação Educacional
Trajano Neto ao Prefeito Municipal de Porto (PI), para homologação e publicação no Diário Oficial dos Municípios e
no Site da Fundação Educacional Trajano Neto www.fundacaotrajanoneto.com.br
.
14. DO PRAZO DE VALIDADE
14.1 O prazo de validade do presente Concurso Público será de 2” (dois) anos, contados da homologação final
dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de PORTO;
15. DA NOMEAÇÃO
15.1 A nomeação dos candidatos obedecerá a estrita ordem de classificação, estando condicionada à aprovação
dos requisitos constantes deste Edital.
16. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO
16.1 – A investidura do cargo está condicionada ao atendimento das seguintes condições:
a) Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital;
b) Ser brasileiro nato, naturalizado ou gozar das prerrogativas da legislação que o habilitem a participar do certame;
c) Estar em gozo dos direitos políticos;
d) Estar quite com as obrigações eleitorais;
e) Estar quite com o serviço militar obrigatório inicial, para os candidatos do sexo masculino;
f) Ter idade mínima de 18 anos no ato da posse;
g) Comprovar os requisitos exigidos no quadro constante no item 1(um) deste Edital para o exercício do cargo;
h) Apresentar atestado de Sanidade Física e Mental;
i) Apresentar Declaração de Acumulação Licita de Cargos ou Empregos Públicos;
j) Conhecer, atender, aceitar, e submeter-se às condições estabelecidas neste Edital, das quais não podealegar
desconhecimento;
k) Apresentar cópia dos seguintes documentos:
Certidão de nascimento, quando for o caso;
Titulo de Eleitor com votação atualizada;
Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, se do sexo masculino;
Cartão de Identidade de Contribuinte CIC/CPF
Comprovante de Escolaridade exigida para investidura no cargo, conforme quadro constante no item 1 (um)
desta Edital;
l) Apresentar 02 (duas) fotos 3x4 recentes;
16.2 Será obrigatória a comprovação de todos os requisitos/escolaridade especificados neste Edital quando da
nomeação até a ocasião da posse. A falta de qualquer dos requisitos para investidura até a data da posse ou a
prática de falsidade ideológica em prova documental acarretará o cancelamento da inscrição do candidato, sua
eliminação do respectivo Concurso Público e anulação de todos os atos com respeito a eles praticados, ainda que já
tenha sido publicado o Edital de Homologação do Resultado Final, sem prejuízo das sansões legais cabíveis.
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17. DA ABRANGÊNCIA E BIBLIOGRAFIA
17.1 Os CONTEÚDOS constantes da prova objetiva a que se submeterão os candidatos encontram-se no ANEXO
I deste Edital:
18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
18.1 - A inscrição implica na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições do
Concurso Público, estabelecidas no presente Edital e na legislação Municipal e Federal pertinente;
18.2 - A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificados
posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem
prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração;
18.3 - A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL TRAJANO NETO, bem como a Prefeitura Municipal de PORTO não se
responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes ao concurso;
18.4 - Considerando que convivemos com dupla ortografia pelo prazo de 3 (três) anos de transição, será aceita como
correta a atual norma ortográfica;
18.5 - Após o ato de Homologação do Concurso Público, as Folhas de Respostas serão mantidas em arquivo pelo
prazo de cinco anos;
18.6 - O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço para correspondência, junto ao órgão realizador,
após o resultado final;
18.7 - A convocação para admissão do candidato habilitado obedecerá rigorosamente à ordem de classificação, não
gerando o fato de aprovação, direito à nomeação. Apesar da vaga existente, o aprovado será chamado conforme as
necessidades locais, a critério da Prefeitura Municipal de PORTO;
18.8- Para efeito de admissão, fica o candidato convocado sujeito à aprovação em exame de saúde, elaborado por
médicos especialmente designados pela Prefeitura Municipal e apresentação de documentos legais que lhe forem
exigidos;
18.9- Não obstante às penalidades cabíveis, a Comissão Organizadora do certame, poderá, a qualquer tempo,
anular a inscrição, a prova ou a admissão do candidato, desde que verificadas falsidades de declaração ou
irregularidades na prova;
18.10 - A Homologação do Concurso Público constante do presente Edital far-se-á a critério da Prefeitura Municipal
de PORTO;
18.11 - A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior, de irregularidade em documentos ou nas
provas, eliminarão o candidato do Concurso Público;
18.12 - Os vencimentos constantes são referentes ao da data do presente Edital.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
Porto(PI), 01 de março de 2012
____________________________
Prof. Domingos Bacelar de Carvalho
Prefeito Municipal
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ANEXO I
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, ZELADOR/MERENDEIRA E VIGIA
LÍNGUA PORTUGUESA:
Fonema; Sílaba; Ortografia; Classes de Palavras: tudo sobre substantivo, adjetivo, preposição, conjunção,
advérbio, verbo, pronome, numeral, interjeição e artigo; Acentuação; Concordância nominal; Concordância
Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Sinais de Pontuação; Uso da Crase; Colocação dos
pronomes nas frases; Termos Essenciais da Oração (Sujeito e Predicado); Análise e Interpretação de
Textos.
MATEMÁTICA:
Conjunto de números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, operações, expressões (cálculo),
problemas, raiz quadrada; MDC e MMC lculo problemas; Porcentagem; Juros Simples; Regras de
três simples e composta; Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo,
volume; Sistema Monetário Nacional (Real); Equações: e 2º graus; Inequações do 1º grau; Expressões
Algébricas; Fração Algébrica; Geometria Plana.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA:
Fonema; Sílaba; Ortografia; Classes de Palavras: tudo sobre substantivo, adjetivo, preposição, conjunção,
advérbio, verbo, pronome, numeral, interjeição e artigo; Acentuação; Concordância nominal; Concordância
Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Sinais de Pontuação; Uso da Crase; Colocação dos
pronomes nas frases; Termos Essenciais da Oração (Sujeito e Predicado); Análise e Interpretação de
Textos.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Evolução da Enfermagem através da história. Princípios Éticos. Necessidades básicas do ser humano.
Interação do homem com o meio ambiente. Agentes patogênicos. Medidas preventivas contra infecção:
assepsia, antissepsia, desinfecção, processos de esterilização. A função do Auxiliar de Enfermagem na
recuperação da saúde: Aspectos biopsicosocial. Assistência de Enfermagem: Sinais vitais, curativo,
cateterismo, administração de medicamentos. Imunização: conceito, importância, tipos, principais vacinas
e soros utilizados em saúde pública (indicação, contra indicações, doses via de administração, efeitos
colaterais); Conservação de Vacinas de Soros (cadeia de frio). Assistência ao paciente sob os aspectos
preventivo, curativo e de reabilitação. Unidade de enfermagem. Central de material. Assistência de
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enfermagem em clínicas: de doenças transmissíveis, obstétrica e ginecológica, pediátrica e psiquiátrica.
Sistema Único de Saúde: Lei 8.080 de 19/09/90; Lei 8.142 de 28/12/90; Norma Operacional Básica
do Sistema Único de Saúde - NOBSUS; Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS - NOAS-SUS;
Programa de Controle de Infecção Hospitalar.
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA:
Fonema; Sílaba; Ortografia; Classes de Palavras: tudo sobre substantivo, adjetivo, preposição, conjunção,
advérbio, verbo, pronome, numeral, interjeição e artigo; Acentuação; Concordância nominal; Concordância
Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Sinais de Pontuação; Uso da Crase; Colocação dos
pronomes nas frases; Termos Essenciais da Oração (Sujeito e Predicado); Análise e Interpretação de
Textos.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Código de Ética Profissional; Curativos: material utilizado, tipo de ferimentos, procedimentos, limpeza e
assepsia, anti-sepsia, desinfecção e esterilização, conceitos, importância, produtos utilizados,
procedimentos e noções de primeiros socorros; DSTs, Assistência à criança: recém nascido normal,
prematuro e de alto risco, puericultura. Assistência à mulher: da reprodução humana ao trabalho de parto
e puerpério. Assistência a portadores de problemas clínicos e cirúrgicos. Assistência ao idoso: cuidados
durante a internação, admissão e alta. Assistência em psiquiatria. Assistência nas doenças crônico-
degenerativas. A saúde do trabalhador (noções sobre doenças ocupacionais). Assistência nas urgências e
emergências: primeiros socorros, hemorragias, choques, traumatismos. Desinfecção e esterilização:
conceitos, procedimentos, material e soluções utilizados, cuidados, tipos de esterilização, indicações.
Imunização (rede de frio, tipos de vacinas, conservação e armazenamento, validade, dose e via de
administração). Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições das funções
TÉCNICO DE INFORMÁTICA
LÍNGUA PORTUGUESA:
Fonema; Sílaba; Ortografia; Classes de Palavras: tudo sobre substantivo, adjetivo, preposição, conjunção,
advérbio, verbo, pronome, numeral, interjeição e artigo; Acentuação; Concordância nominal; Concordância
Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Sinais de Pontuação; Uso da Crase; Colocação dos
pronomes nas frases; Termos Essenciais da Oração (Sujeito e Predicado); Análise e Interpretação de
Textos.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
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CONHECIMENTOS ESPECIFICOS: Noções de operação de Microcomputadores; Sistema Operacional
Windows
98, 2000 e XP; Microsoft Office (Word, Excel, Access e PowerPoint) 2000; Conceitos e serviços
relacionados à
Internet e à intranet; Navegadores (browsers) de internet; Correio Eletrônico; Conceitos de Organização
de Arquivos
e métodos de acesso; Noções hardware e de utilização de softwares.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
LÍNGUA PORTUGUESA:
FONOLOGIA: Conceitos básicos Classificação dos fonemas labas Encontros Vocálicos
Encontros Consonantais Dígrafos Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos O Alfabeto
Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos Acentuação tônica Acentuação gráfica
Os acentos Aspectos genéricos das regras de acentuação As regras básicas As regras especiais
Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA:
Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras –
Derivação e Composição Prefixos Sufixos Tipos de Composição Estudo dos Verbos Regulares e
Irregulares Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração Termos Integrantes da
Oração Termos Acessórios da Oração Período Sintaxe de Concordância Sintaxe de Regência
Sintaxe de Colocação Funções e Empregos das palavras “que” e “se” Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de
Textos Tipos de Comunicação: Descrição Narração Dissertação Tipos de Discurso Qualidades
de defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e
Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola
Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-
construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento
escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino
aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua
função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino
aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político
Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e
processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da
África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Lei 11.494 de 20 de
junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Capacidades de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabético-ortográfica: compreensão e valorização da cultura escrita,
apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos, desenvolvimento da oralidade;
conceitos: ngua e ensino de ngua, alfabetização, letramento; a infância em sua pluralidade dentro da
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escola; articulação dos conceitos: infância, brincadeira, desenvolvimento e aprendizagem; avaliação do
processo de alfabetização; gêneros textuais (orais e escritos). Conceitos: tempo, cultura, fontes históricas;
espaços, paisagem, sociedade, trabalho, natureza e representação; ambiente, relação entre ser humano e
ambiente. Os campos conceituais da Matemática: numéricos, algébricos, geométricos e tratamento da
informação.
PROFESSOR DE CIÊNCIAS
LÍNGUA PORTUGUESA:
FONOLOGIA: Conceitos básicos Classificação dos fonemas labas Encontros Vocálicos
Encontros Consonantais Dígrafos Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos O Alfabeto
Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos Acentuação tônica Acentuação gráfica
Os acentos Aspectos genéricos das regras de acentuação As regras básicas As regras especiais
Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA:
Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras –
Derivação e Composição Prefixos Sufixos Tipos de Composição Estudo dos Verbos Regulares e
Irregulares Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração Termos Integrantes da
Oração Termos Acessórios da Oração Período Sintaxe de Concordância Sintaxe de Regência
Sintaxe de Colocação Funções e Empregos das palavras “que” e “se” Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de
Textos Tipos de Comunicação: Descrição Narração Dissertação Tipos de Discurso Qualidades
de defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e
Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola
Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-
construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento
escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino
aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua
função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino
aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político
Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e
processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da
África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Lei 11.494 de 20 de
junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Capacidades de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabético-ortográficos: compreensão e valorização da cultura escrita,
apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos, desenvolvimento da oralidade;
conceitos: língua e ensino de língua, alfabetização, letramento.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
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1. Evolução histórica do conhecimento científico. 2. Terra e Universo: O céu e os instrumentos de
observação. 3. O sistema solar. 4. Vida, ambiente e recursos tecnológicos: os diferentes ambientes, seus
elementos bióticos e abióticos e as interações e inter-relações existentes entre eles. 5. O ambiente e os
aspectos econômicos, políticos, sociais e históricos. 6. Os seres vivos com suas diferentes representações
e participações nas cadeias ecológicas. 7. Matéria e Energia: fontes, formas, aplicações e recursos
tecnológicos utilizados. 8. O corpo humano: saúde e orientação sexual, endemias, drogas e desnutrição.
9. Reprodução Humana. 10. Conceitos, leis e princípios básicos da Química. 11. Conceitos, leis e
princípios básicos da Física.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LÍNGUA PORTUGUESA:
FONOLOGIA: Conceitos básicos Classificação dos fonemas labas Encontros Vocálicos
Encontros Consonantais Dígrafos Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos O Alfabeto
Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos Acentuação tônica Acentuação gráfica
Os acentos Aspectos genéricos das regras de acentuação As regras básicas As regras especiais
Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA:
Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras –
Derivação e Composição Prefixos Sufixos Tipos de Composição Estudo dos Verbos Regulares e
Irregulares Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração Termos Integrantes da
Oração Termos Acessórios da Oração Período Sintaxe de Concordância Sintaxe de Regência
Sintaxe de Colocação Funções e Empregos das palavras “que” e “se” Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de
Textos Tipos de Comunicação: Descrição Narração Dissertação Tipos de Discurso Qualidades
de defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e
Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola
Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-
construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento
escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino
aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua
função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino
aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político
Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e
processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da
África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Lei 11.494 de 20 de
junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Capacidades de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabético-ortográficos: compreensão e valorização da cultura escrita,
apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos, desenvolvimento da oralidade;
conceitos: língua e ensino de língua, alfabetização, letramento.
ESTADO DO PIA
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CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
Fundamentos teóricos da Educação Física: aspectos sócio-filosóficos e históricos. Metodologia de Ensino
da Educação sica. Didática da Educação sica Escolar. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora:
Fases do desenvolvimento e da aprendizagem motora; relações entre o movimento humano e o
desenvolvimento intelectual e afetivo-social. Treinamento Desportivo: princípios científicos, qualidades
físicas do desporto e periodização do treinamento. Fisiologia do treinamento: saúde e atividade física.
Medidas e Avaliação em Educação Física. Os desportos: origem e evolução histórica, técnicas
pedagógicas dos fundamentos, táticas e regras do processo ensino-aprendizagem. Dança: técnicas do
movimento e práticas coreográficas escolares. Higiene aplicada à Educação Física. Recreação:
brinquedos e jogos escolares.
PROFESSOR DE GEOGRAFIA
LÍNGUA PORTUGUESA:
FONOLOGIA: Conceitos básicos Classificação dos fonemas labas Encontros Vocálicos
Encontros Consonantais Dígrafos Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos O Alfabeto
Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos Acentuação tônica Acentuação gráfica
Os acentos Aspectos genéricos das regras de acentuação As regras básicas As regras especiais
Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA:
Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras –
Derivação e Composição Prefixos Sufixos Tipos de Composição Estudo dos Verbos Regulares e
Irregulares Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração Termos Integrantes da
Oração Termos Acessórios da Oração Período Sintaxe de Concordância Sintaxe de Regência
Sintaxe de Colocação Funções e Empregos das palavras “que” e “se” Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de
Textos Tipos de Comunicação: Descrição Narração Dissertação Tipos de Discurso Qualidades
de defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e
Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola
Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-
construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento
escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino
aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua
função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino
aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político
Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e
processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da
África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Lei 11.494 de 20 de
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
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junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Capacidades de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabético-ortográficos: compreensão e valorização da cultura escrita,
apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos, desenvolvimento da oralidade;
conceitos: língua e ensino de língua, alfabetização, letramento.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
Noções de Geografia: espaço, tempo, cartografia, coordenadas geográficas, A relação entre a sociedade
e a natureza,. As transformações tecnológicas, A construção do espaço geográfico,. Capitalismo e
economia de mercado, Socialismo e economia planificada, A globalização, As etapas da industrialização
mundial e brasileira. O subdesenvolvimento: mitos, bases históricas e características. A integração do
Continente Americano. O mundo às vésperas do milênio: Japão superpotência/ Europa integração
política e econômica/ EUA- pólo econômico mundial/ África graves problemas sociais. Organização
espacial do Piauí: o quadro natural, a produção piauiense e a organização espacial do Estado.
PROFESSOR DE HISTÓRIA
LÍNGUA PORTUGUESA:
FONOLOGIA: Conceitos básicos Classificação dos fonemas labas Encontros Vocálicos
Encontros Consonantais Dígrafos Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos O Alfabeto
Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos Acentuação tônica Acentuação gráfica
Os acentos Aspectos genéricos das regras de acentuação As regras básicas As regras especiais
Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA:
Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras –
Derivação e Composição Prefixos Sufixos Tipos de Composição Estudo dos Verbos Regulares e
Irregulares Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração Termos Integrantes da
Oração Termos Acessórios da Oração Período Sintaxe de Concordância Sintaxe de Regência
Sintaxe de Colocação Funções e Empregos das palavras “que” e “se” Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de
Textos Tipos de Comunicação: Descrição Narração Dissertação Tipos de Discurso Qualidades
de defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e
Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola
Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-
construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento
escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino
aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua
função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino
aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político
Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e
processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
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África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Lei 11.494 de 20 de
junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Capacidades de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabético-ortográficos: compreensão e valorização da cultura escrita,
apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos, desenvolvimento da oralidade;
conceitos: língua e ensino de língua, alfabetização, letramento.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
História do Piauí: Formação histórica, caminhos de gado, as primeiras freguesias e vilas, economia e
sociedade centradas no curral, O Piauí e as lutas pela consolidação do Império. 2. História Geral: As
civilizações da Antiguidade Clássica, A formação da sociedade medieval, O renascimento, A formação do
Estado Moderno e o Absolutismo, O iluminismo e as Revoluções Burguesas, A Revolução Francesa. 3.
História do Brasil: A colonização portuguesa, As crises do sistema colonial, As revoltas nativistas e
separatistas, O processo de independência, O primeiro reinado, O período regencial e suas instabilidades,
O segundo reinado, A crise da monarquia e a proclamação da república, O período de Getúlio Vargas, Os
governos militares e civis brasileiros, O populismo e a crise de 1964, A república autoritária e o milagre
econômico, A república brasileira atual.
PROFESSOR DE INGLÊS
LÍNGUA PORTUGUESA:
FONOLOGIA: Conceitos básicos Classificação dos fonemas labas Encontros Vocálicos
Encontros Consonantais Dígrafos Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos O Alfabeto
Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos Acentuação tônica Acentuação gráfica
Os acentos Aspectos genéricos das regras de acentuação As regras básicas As regras especiais
Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA:
Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras –
Derivação e Composição Prefixos Sufixos Tipos de Composição Estudo dos Verbos Regulares e
Irregulares Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração Termos Integrantes da
Oração Termos Acessórios da Oração Período Sintaxe de Concordância Sintaxe de Regência
Sintaxe de Colocação Funções e Empregos das palavras “que” e “se” Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de
Textos Tipos de Comunicação: Descrição Narração Dissertação Tipos de Discurso Qualidades
de defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e
Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola
Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-
construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento
escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino
aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua
função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino
ESTADO DO PIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO (PI)
Av. Presidente Vargas, nº 212 – B. Centro
CNPJ nº 06.554.414./0001-49
CEP: 64.145-000
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aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político
Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e
processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da
África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Lei 11.494 de 20 de
junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Capacidades de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabético-ortográficos: compreensão e valorização da cultura escrita,
apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos, desenvolvimento da oralidade;
conceitos: língua e ensino de língua, alfabetização, letramento.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
Leitura e compreensão de textos. Aspectos gramaticais contextualizados: verb tenses (simplepresent,
simplepast, progressive future, perfect, modals, imperative, gerund, participle, passive voice) Prono
Álgebra: conjunto conjunto numérico; funções do e grau; função exponencial; função logarítmica;
progressões aritméticas e geométricas; matrizes; determinantes; sistemas lineares, análises
combinatórias; probabilidade; números complexos; equações polinomiais. geometria: plana, analítica;.
trigonometria: circunferência ; funções trigonométricas matemática financeira: porcentagem, juros simples
e juros compostos. lculo: limite, derivada e integral uns (object, subject, demonstrative, possessive,
indefinite, relative, reflexive); Adjective (kinds, agreement, comparison), Adverbs (manner, place, time …),
Noums (kinds, gender, plurals, cases); PrepositionsandConjunctions, Cardinal and Ordinal Numbers
PROFESSOR DE MATEMÁTICA
LÍNGUA PORTUGUESA:
FONOLOGIA: Conceitos básicos Classificação dos fonemas labas Encontros Vocálicos
Encontros Consonantais Dígrafos Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos O Alfabeto
Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos Acentuação tônica Acentuação gráfica
Os acentos Aspectos genéricos das regras de acentuação As regras básicas As regras especiais
Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA:
Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras –
Derivação e Composição Prefixos Sufixos Tipos de Composição Estudo dos Verbos Regulares e
Irregulares Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração Termos Integrantes da
Oração Termos Acessórios da Oração Período Sintaxe de Concordância Sintaxe de Regência
Sintaxe de Colocação Funções e Empregos das palavras “que” e “se” Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de
Textos Tipos de Comunicação: Descrição Narração Dissertação Tipos de Discurso Qualidades
de defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e
Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola
Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-
construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento
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escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino
aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua
função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino
aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político
Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e
processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da
África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Lei 11.494 de 20 de
junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Capacidades de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabético-ortográficos: compreensão e valorização da cultura escrita,
apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos, desenvolvimento da oralidade;
conceitos: língua e ensino de língua, alfabetização, letramento.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
O conhecimento matemático: características; o papel da Matemática no ensino fundamental; Matemática e
os Temas transversais; aprender e ensinar Matemática no ensino fundamental; objetivos, conteúdos e
avaliação em Matemática; orientações didáticas para ensinar Matemática. Projetos de trabalho. Conjuntos
e Subconjuntos. Operações com Conjuntos: União, Intersecção, Diferença e Complementar. Número de
Elementos da União de Conjuntos. Conjuntos Numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais
e Complexos). Divisibilidade, Máximo Divisor Comum,Mínimo Múltiplo Comum. Grandezas Diretamente
Proporcionais e Inversamente Proporcionais. Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem, Juros
Simples e Juros Compostos. Produtos Notáveis. Operações com meros Reais: Adição, Subtração,
Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação. Seqüências, Progressões Aritméticas e Progressões
Geométricas. Relações e Funções. Produto Cartesiano. Função Injetora, Sobrejetora, Bijetora, Par, Ímpar,
Crescente e Decrescente. Função Composta e Função Inversa. Função de Primeiro Grau. Função de
Segundo Grau. Função Modular. Função Exponencial. Função Logarítmica. Gráficos de Funções.
Equações e Inequações. Matrizes: Operações e Propriedades. Determinantes. Resolução e Discussão de
um Sistema Linear. Trigonometria. Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. Funções
Trigonométricas, Gráficos, Identidades Trigonométricas, Equações Trigonométricas, Inequações
Trigonométricas. Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Geometria Plana. Mediatriz de um Segmento,
Bissetriz de um Ângulo. Medianas, Bissetrizes, Alturas e Mediatrizes de um Triângulo. Semelhança e
Congruência de Triângulos. Semelhança e Congruência de Polígonos. Teorema de Tales. Número de
Diagonais, Soma dos Ângulos Internos e Soma dos Ângulos Externos de um Polígono. Polígonos Inscritos
e Circunscritos. Relações Métricas em Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. Área das Figuras
Planas. Geometria Espacial. Retas e Planos no Espaço. Princípio de Cavalieri. Prisma, Pirâmide, Cilindro,
Cone e Esfera. Área e Volume dos Sólidos. Geometria Analítica. Coordenadas Cartesianas. Distância
entre Dois Pontos, Distância de um Ponto a uma Reta. Equações da Reta, Ângulo entre Duas Retas,
Retas Paralelas, Retas Perpendiculares. Equações da Circunferência. Equações da Elipse, Hipérbole e
Parábola. Análise Combinatória. Princípio Fundamental da Contagem. Arranjo, Permutação e
Combinação, Casos Simples e com Repetição. Triângulo de Pascal e Binômio de Newton. Probabilidade,
Espaço Amostral, Resultados Igualmente Prováveis. Probabilidade Condicional. Polinômios. Operações
com Polinômios. Fatoração e Raízes de um Polinômio. Relações entre Raízes e Coeficientes de um
Polinômio. Pesquisa de Raízes Racionais. Raízes Complexas Conjugadas. Noções de Lógica. Noções de
Estatística (Média, Mediana, Moda, Variância, Desvio Padrão, Distribuição Normal).
PROFESSOR DE PORTUGUÊS
LÍNGUA PORTUGUESA:
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FONOLOGIA: Conceitos básicos Classificação dos fonemas labas Encontros Vocálicos
Encontros Consonantais Dígrafos Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos O Alfabeto
Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos Acentuação tônica Acentuação gráfica
Os acentos Aspectos genéricos das regras de acentuação As regras básicas As regras especiais
Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA:
Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras –
Derivação e Composição Prefixos Sufixos Tipos de Composição Estudo dos Verbos Regulares e
Irregulares Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração Termos Integrantes da
Oração Termos Acessórios da Oração Período Sintaxe de Concordância Sintaxe de Regência
Sintaxe de Colocação Funções e Empregos das palavras “que” e “se” Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de
Textos Tipos de Comunicação: Descrição Narração Dissertação Tipos de Discurso Qualidades
de defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e
Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola
Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-
construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento
escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino
aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua
função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino
aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político
Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e
processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da
África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Lei 11.494 de 20 de
junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Capacidades de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabético-ortográficos: compreensão e valorização da cultura escrita,
apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos, desenvolvimento da oralidade;
conceitos: língua e ensino de língua, alfabetização, letramento.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
1.Tipologia Textual. 2. Intertextualidade. 3. Coesão e Coerência no texto. 4. Linguagem Oral e Escrita. 5.
Funções da Linguagem. 6. Variações Lingüísticas. 7. Fonética e Fonologia. 8. Ortografia Oficial. 9.
Estrutura das Palavras. 10. Processo de Formação de Palavras. 11. Classes Gramaticais: classificação e
flexão das palavras. 12. Período Simples e Composto: Coordenação e Subordinação. 13. Concordância
Nominal e Verbal. 14. Regência Nominal e Verbal. 15. Colocação Pronominal. 16. Pontuação. 17.
Semântica. 18. Estilística. 19. Tipos de discurso. 20. Os gêneros literários. 21. Barroco. 22. Arcadismo. 23.
Romantismo. 24. Realismo/Naturalismo. 25. Parnasianismo. 26. Simbolismo. 27. Pré-Modernismo e
Modernismo. 28. Tendências Contemporâneas.
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PROFESSOR DE ARTES
LÍNGUA PORTUGUESA:
FONOLOGIA: Conceitos básicos Classificação dos fonemas labas Encontros Vocálicos
Encontros Consonantais Dígrafos Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos O Alfabeto
Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos Acentuação tônica Acentuação gráfica
Os acentos Aspectos genéricos das regras de acentuação As regras básicas As regras especiais
Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA:
Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras –
Derivação e Composição Prefixos Sufixos Tipos de Composição Estudo dos Verbos Regulares e
Irregulares Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração Termos Integrantes da
Oração Termos Acessórios da Oração Período Sintaxe de Concordância Sintaxe de Regência
Sintaxe de Colocação Funções e Empregos das palavras “que” e “se” Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de
Textos Tipos de Comunicação: Descrição Narração Dissertação Tipos de Discurso Qualidades
de defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e
Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais Individuais e Coletivos; Ciência Hoje.
FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos
Sociais e Meio Ambiente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e
Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola
Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-
construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento
escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino
aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua
função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino
aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político
Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e
processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da
África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Lei 11.494 de 20 de
junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Capacidades de
apropriação do Sistema de Escrita Alfabético-ortográficos: compreensão e valorização da cultura escrita,
apropriação do sistema de escrita, leitura,