Edital do Concurso Tribunal Regional do Trabalho / 16ª Região (TRT 16ª) 2014

Esfera: Federal

Visualizaçao do Edital do Concurso

Publicado no Diário Oficial da União, edição de 12 de fevereiro de 2014.
PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIÃO
CONCURSO PÚBLICO
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIÃO, DESEMBARGADOR LUIZ COSMO DA SILVA JUNIOR, tendo em vista o
contrato celebrado com a FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, faz saber que será realizado em locais, data e horários a serem oportunamente divulgados,
Concurso Público para provimento de cargos do Quadro Permanente de Pessoal deste Tribunal e formação de Cadastro de Reserva, o qual reger-se-á de
acordo com as Instruções Especiais que fazem parte deste Edital.
INSTRUÇÕES ESPECIAIS
I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1. O Concurso Público realizar-se-á sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, obedecidas as normas deste Edital, cujas atribuições
ultimam-se com a publicação do ato que homologa o resultado final do concurso.
2. O Concurso destina-se ao preenchimento de vagas ora existentes e das que vierem a surgir, relativas aos cargos constantes do Capítulo II,
obedecida a ordem classificatória, durante o prazo de validade previsto neste Edital.
3. Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de
1990, e alterações posteriores) e demais normativos federais aplicáveis à Justiça do Trabalho, bem como regulamentação interna.
4. Os candidatos aos Cargos/Áreas/Especialidades do presente Concurso ficarão sujeitos à jornada de 40 (quarenta) horas semanais, na forma do
artigo 19 da Lei nº 8.112/90 e alterações posteriores, salvo disposições em leis específicas.
5. Os Cargos/Áreas/Especialidades, os códigos de opção, a escolaridade/pré-requisitos (a serem comprovados no ato da posse), o número de
vagas e a remuneração inicial são os estabelecidos no Capítulo II deste Edital.
6. A descrição das atribuições básicas dos Cargos/Áreas/Especialidades consta do Anexo I deste Edital.
7. O conteúdo programático consta do Anexo II deste Edital.
8. Todos os questionamentos relacionados ao presente Edital deverão ser encaminhados ao Serviço de Atendimento ao Candidato SAC da
Fundação Carlos Chagas por meio do Fale Conosco no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br ou pelo telefone (0XX11) 3723-4388, de
segunda a sexta-feira, úteis, das 10 às 16 horas (horário de Brasília).
II. DOS CARGOS
1. Os Cargos/Áreas/Especialidades, os digos de opção, a escolaridade/pré-requisitos (a serem comprovados no ato da posse), o número de vagas e a
remuneração inicial são os estabelecidos a seguir:
Ensino Superior Completo – Valor da Inscrição: R$ 77,80 (setenta e sete reais e oitenta centavos)
Cargo/Área/Especialidade
Código
de
Opção
Escolaridade/Pré-Requisitos
(a serem comprovados no ato da posse)
Nº de
Vagas
(1)
de Vagas
a
Candidatos
com
Deficiência
(2)
Remuneração
Inicial
(3)
Analista Judiciário –
Área Judiciária
A01
Diploma ou certificado, devidamente registrado, de curso de
Graduão em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação
(MEC).
01
-
R$ 7.566,42
Analista Judiciário – Área Judiciária –
Especialidade Oficial de Justiça
Avaliador Federal
B02
Diploma ou certificado, devidamente registrado, de curso de
Graduão em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação
(MEC).
03
-
R$ 9.188,20
(4)
Analista Judiciário –
Área Administrativa
C03
Diploma, devidamente registrado, de curso de Graduação de nível
Superior em qualquer área de formão, inclusive licenciatura
plena, reconhecido pelo Minisrio da Educação (MEC).
Cadastro
Reserva
-
R$ 7.566,42
Analista Judiciário – Área
Administrativa – Especialidade
Contabilidade
D04
Diploma ou Certificado, devidamente registrado, de curso de
Graduação em Contabilidade, reconhecido pelo Minisrio da
Educação (MEC), e registro no Conselho Regional da categoria.
Cadastro
Reserva
-
R$ 7.566,42
Analista Judiciário – Área Apoio
Especializado – Especialidade
Biblioteconomia
E05
Diploma ou Certificado, devidamente registrado, de curso de
Graduação em Biblioteconomia, reconhecido pelo Minisrio da
Educação (MEC), e registro no Conselho Regional da categoria.
Cadastro
Reserva
-
R$ 7.566,42
Analista Judiciário – Área Apoio
Especializado – Especialidade
Engenharia
F06
Diploma ou Certificado, devidamente registrado, de curso de
Graduação em Engenharia Civil ou Mecânica ou Elétrica,
reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no
Conselho Regional da categoria.
Cadastro
Reserva
-
R$ 7.566,42
Analista Judiciário – Área Apoio
Especializado – Especialidade
Estatística
G07
Diploma ou Certificado, devidamente registrado, de curso de
Graduação em Estatística, reconhecido pelo Ministério da
Educação (MEC), e registro no Conselho Regional da categoria.
Cadastro
Reserva
-
R$ 7.566,42
Analista Judiciário – Área Apoio
Especializado – Especialidade
Medicina
H08
Diploma ou Certificado, devidamente registrado, de curso de
Graduação em Medicina, reconhecido pelo Minisrio da Educação
(MEC), e registro no Conselho Regional da categoria.
Cadastro
Reserva
-
R$ 7.566,42
Analista Judiciário – Área Apoio
Especializado – Especialidade
Odontologia
I09
Diploma ou Certificado, devidamente registrado, de curso de
Graduação em Odontologia reconhecido pelo Minisrio da
Educação (MEC), e registro no Conselho Regional da categoria.
Cadastro
Reserva
-
R$ 7.566,42
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Analista Judiciário – Área Apoio
Especializado – Especialidade
Tecnologia da Informação
J10
Diploma ou Certificado, devidamente registrado, de curso de
Graduação de nível Superior na área de Tecnologia da
Informação ou de qualquer outra Graduação de nível
Superior com Pós-Graduação na área de Tecnologia da
Informação, com carga horária mínima de 360 (trezentas e
sessenta) horas-aula, reconhecidos pelo Ministério da Educação
(MEC).
Cadastro
Reserva
-
R$ 7.566,42
Notas:
(1)
Número de vagas (incluindo-se a reserva para candidatos com deficiência).
(2)
Reserva de vagas para candidatos com deficiência, nos termos dos dispositivos legais mencionados no Capítulo V deste Edital.
(3)
Vencimento, Gratificação de Atividade Judiciária e Vantagem Pecuniária Individual.
(4)
Vencimento, Gratificação de Atividade Judiciária, Gratificação de Atividade Externa e Vantagem Pecuniária Individual.
Ensino Médio Completo – Valor da Inscrição: R$ 62,80 (sessenta e dois reais e oitenta centavos)
Cargo/Área/Especialidade
Código
de
Opção
Escolaridade/Pré-Requisitos
(a serem comprovados no ato da posse)
Nº de
Vagas
(1)
de Vagas a
Candidatos
com
Deficiência
(2)
Remuneração
Inicial
(3)
Técnico Judiciário –
Área Administrativa
K11
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de
ensino médio (antigo 2º grau) ou de curso técnico equivalente,
expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da
17 01
R$ 4.635,03
Técnico Judiciário – Área
Apoio Especializado –
Especialidade Enfermagem
L12
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de
ensino médio (antigo 2º grau) ou de curso técnico equivalente,
expedido por Instituição de Ensino rec
onhecida pelo Ministério da
Educação (MEC) acrescido de curso técnico de Enfermagem e
registro no Conselho Regional da categoria.
Cadastro
Reserva
-
R$ 4.635,03
Técnico Judiciário – Área Apoio
Especializado – Especialidade
Tecnologia da Informação
M13
C
ertificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de
ensino médio (antigo grau) acrescido de curso de programação
com, no mínimo, 120 horas/aula, ou curso técnico na área de
informática expedido por instituição de ensino reconhecida pelo
Ministério da Educação (MEC).
Cadastro
Reserva
-
R$ 4.635,03
Notas:
(1)
Número de vagas (incluindo-se a reserva para candidatos com deficiência).
(2)
Reserva de vagas para candidatos com deficiência, nos termos dos dispositivos legais mencionados no Capítulo V deste Edital.
(3)
Vencimento, Gratificação de Atividade Judiciária e Vantagem Pecuniária Individual.
III. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS/ÁREAS/ESPECIALIDADES
1. O candidato aprovado no Concurso de que trata este Edital será investido no Cargo/Área/Especialidade se atender às seguintes exigências na
data da posse:
a) ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas constantes dos Decretos de nº 70.391, de 12 de abril de 1972, 70.436, de 18
de abril de 1972 e na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, artigo 12, parágrafo 1º;
b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
c) estar em dia com as obrigações eleitorais;
d) estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino, nos termos da legislação vigente;
e) encontrar-se no pleno gozo dos direitos políticos;
f) não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público federal, nos termos dispostos no artigo 137 da Lei nº 8.112/90;
g) possuir os documentos comprobatórios da escolaridade e pré-requisitos constantes do Capítulo II e os documentos constantes do item
8 do Capítulo XIV deste Edital;
h) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do Cargo/Área/Especialidade, conforme artigo 14, parágrafo único, da Lei
nº 8.112/90.
2. O candidato que, na data da posse, não reunir os requisitos enumerados no item 1 deste Capítulo perderá o direito à investidura no
Cargo/Área/Especialidade para o qual foi nomeado.
IV. DAS INSCRIÇÕES
1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não
poderá alegar desconhecimento.
1.1 De forma a evitar ônus desnecessário, orienta-se o candidato a recolher o valor de inscrição somente após tomar conhecimento de
todos os requisitos e condições exigidos para o Concurso.
2. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via Internet, no período das 10h do dia 24/02/2014 às 14h do dia 18/03/2014 (horário de
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Brasília), de acordo com o item 3 deste Capítulo.
2.1 O período de inscrições poderá ser prorrogado por até 2 dias úteis, por necessidade de ordem técnica e/ou operacional, a critério do
Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região e/ou da Fundação Carlos Chagas.
2.2 A prorrogação das inscrições de que trata o item anterior poderá ser feita sem prévio aviso, bastando, para todos os efeitos legais, a
comunicação de prorrogação feita no site www.concursosfcc.com.br.
3. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br durante o período das inscrições e, por meio dos
links referentes ao Concurso Público, efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:
3.1 Ler e aceitar o Requerimento de Inscrição, preencher o Formulário de Inscrição e transmitir os dados pela Internet.
3.2 Efetuar o pagamento da importância referente à inscrição por meio de boleto bancário ou débito em conta corrente de banco(s)
conveniado(s), no valor correspondente à opção de Cargo/Área/Especialidade, de acordo com as instruções constantes no endereço
eletrônico da página de inscrições, até a data limite de pagamento, 18/03/2014:
- R$ 77,80 (
setenta e sete reais e oitenta centavos
) para os cargos de Analista Judiciário, todas as Áreas e Especialidades;
- R$ 62,80 (sessenta e dois e oitenta centavos) para os cargos de Técnico Judiciário, todas as Áreas e Especialidades;
3.2.1 O boleto bancário, disponível no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br deverá ser impresso para o pagamento do valor da
inscrição, após conclusão do preenchimento do Formulário de Inscrição via Internet, em qualquer banco do sistema de compensação
bancária.
3.2.2 O pagamento do valor da inscrição poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque do próprio candidato.
3.2.2.1 O pagamento efetuado por meio de cheque somente será considerado quitado após a respectiva compensação.
3.2.2.2 Em caso de devolução do cheque, qualquer que seja o motivo, considerar-se-á automaticamente sem efeito a inscrição.
3.2.3 Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o candidato, o
boleto deverá ser pago antecipadamente.
3.3 A partir de 26/02/2014 o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas se os dados da inscrição foram
recebidos e o valor da inscrição foi pago. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao
Candidato SAC da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (0XX11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, úteis, das 10 às 16 horas
(horário de Brasília), para verificar o ocorrido.
3.4 A inscrição somente será confirmada após a comprovação do pagamento do valor da inscrição.
3.5 Serão canceladas a inscrição com pagamento efetuado por um valor menor do que o estabelecido e as solicitações de inscrição cujos
pagamentos forem efetuados após a data de encerramento das inscrições.
3.6 O candidato inscrito não deverá enviar qualquer documento de identificação, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informação dos dados
cadastrais no ato de inscrição, sob as penas da lei.
3.7 A Fundação Carlos Chagas e o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região não se responsabilizam por solicitações de inscrição não
recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como
outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
3.8 O descumprimento das instruções para inscrição implicará sua não efetivação.
4. Ao inscrever-se o candidato deverá indicar no Formulário de Inscrição o Código de Opção de Cargo/Área/Especialidade conforme tabela constante
do Capítulo II deste Edital e da barra de opções do Formulário de Inscrição via Internet.
5. Ao inscrever-se no Concurso é recomendado ao candidato observar atentamente as informações sobre a aplicação das provas (Capítulo VII, item 1)
uma vez que só poderá concorrer a um Cargo/Área/Especialidade por período de aplicação.
5.1 O candidato que efetivar mais de uma inscrição para o mesmo período de aplicação das provas terá confirmada apenas a última, sendo as
demais canceladas. Não sendo possível identificar a última inscrição efetivada, todas serão canceladas.
5.2 O cancelamento das inscrições terá como base os procedimentos descritos abaixo:
a) as datas em que forem efetivados os pagamentos dos boletos bancários;
b) sendo a data de pagamento dos boletos bancários a mesma, será considerado o número do pedido registrado em cada boleto bancário.
6. As informações prestadas no Formulário de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se ao Tribunal Regional do
Trabalho da 16ª Região e à Fundação Carlos Chagas o direito de excluir do Concurso Público aquele que não preencher o documento oficial de
forma completa e correta e/ou fornecer dados inverídicos ou falsos.
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7. Efetivada a inscrição não serão aceitos pedidos para alteração da Opção de Cargo/Área/Especialidade, bem como não haverá, em hipótese
alguma, devolução da importância paga.
8. Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento do valor da inscrição, com exceção ao cidadão amparado pelo Decreto Federal nº 6.593,
de 2 de outubro de 2008, que comprove estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, e renda familiar
mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda familiar per capita de até meio salário mínimo mensal, conforme o referido Decreto.
8.1 A comprovação no Cadastro Único para Programas Sociais será feita pela indicação do Número de Identificação Social NIS, além dos
dados solicitados no Requerimento de Isenção via Internet.
8.2 Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família e renda familiar per capita a
divisão da renda familiar pelo total de indivíduos da família.
8.3 A veracidade das informações prestadas pelo candidato, no Requerimento de Isenção, será consultada junto ao órgão gestor do
CadÚnico, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
9. Para solicitar a isenção de pagamento de que trata o item 8 deste Capítulo, o candidato deverá efetuar a inscrição isenta, conforme os
procedimentos estabelecidos a seguir:
9.1 Acessar, no período de 10:00 horas do dia 17/02/2014 às 14:00 horas do dia 19/02/2014, observado o horário de Brasília, o
endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br e os links referentes ao Concurso Público, ler e aceitar o Requerimento para inscrição
isenta de Pagamento.
9.2 Indicar o Número de Identificação Social – NIS, além dos dados solicitados no Requerimento de Inscrição isenta via Internet.
10. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente pelo
teor das afirmativas.
11. Não será concedida isenção de pagamento do valor de inscrição ao candidato que:
a) deixar de efetuar o requerimento de inscrição pela Internet;
b) prestar informações inverídicas ou omiti-las.
12. Declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto
Federal nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.
12.1 A qualquer tempo poderão ser realizadas diligências relativas à situação declarada pelo candidato, deferindo-se ou não seu pedido.
13. A partir do dia 28/02/2014 o candidato deverá verificar no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br os
resultados da análise dos requerimentos de isenção do pagamento do valor da inscrição, observados os motivos de indeferimento.
14. O candidato que tiver seu requerimento de isenção de pagamento do valor da inscrição deferido terá sua inscrição validada, não gerando o
boleto para pagamento de inscrição.
14.1 O candidato, cujo pedido de isenção tenha sido deferido, interessado em concorrer a dois cargos no Concurso deverá observar o
disposto no item 5 deste Capítulo, sob pena de cancelamento da inscrição.
14.1.1 Para as inscrições isentas de pagamento, será considerado, para fins de validação da última inscrição efetivada, o número do
documento gerado no ato da inscrição.
15. O candidato que tiver seu pedido de isenção de pagamento do valor da inscrição indeferido poderá apresentar recurso no prazo de dois dias
úteis após a publicação, no site www.concursosfcc.com.br.
15.1 Após a análise dos recursos será divulgada no site www.concursosfcc.com.br a relação dos requerimentos deferidos e indeferidos.
16. Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos e o recurso julgado improcedente e queiram participar do certame deverão
gerar o boleto no site da Fundação Carlos Chagas até a data limite de 18/03/2014, de acordo com o item 3 deste Capítulo.
17. O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região e a Fundação Carlos Chagas eximem-se das despesas com viagens e estada dos candidatos
para prestar as provas do Concurso.
18. Não serão aceitos pagamentos por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile (fax), transferência ou depósito em conta corrente, DOC,
ordem de pagamento, condicional e/ou extemporâneos ou por qualquer outra via que não as especificadas neste Edital.
19. Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital.
20. O candidato sem deficiência que necessitar de condição especial para realização da prova deverá solicitá-la até o rmino das inscrições
(18/03/2014), via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Fundação Carlos Chagas (Coordenação de Execução de Projetos Ref.:
Solicitação/Concurso Público – TRT 16ª Região – Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala – São Paulo – SP – CEP 05513-900).
20.1 O candidato deverá encaminhar, em anexo, o Laudo Médico (original ou cópia autenticada) atualizado que justifique o atendimento
especial solicitado.
20.2 O candidato que não o fizer até o término das inscrições, seja qual for o motivo alegado, poderá não ter a condição atendida.
20.3 O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.
21. A lactante que necessitar amamentar durante a realização da prova, podefazê-lo em sala reservada, desde que o requeira, observando os
procedimentos constantes a seguir, para adoção das providências necessárias.
21.1 Encaminhar sua solicitação, até o término das inscrições (18/03/2014), via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Fundação Carlos
Chagas (A/C Coordenação de Execução de Projetos – Ref.: Solicitação/TRT16ª Região Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim
Guedala – São Paulo – SP – CEP 05513-900).
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21.2 Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata.
21.3 A criança deverá ser acompanhada de adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro indicado pela candidata) e
permanecer em ambiente reservado.
21.4 A lactante deverá apresentar-se, no respectivo horário para o qual foi convocada, com o acompanhante e a criança.
21.5 Não será disponibilizado, pela Fundação Carlos Chagas, responsável para a guarda da criança, acarretando à candidata a
impossibilidade de realização da prova.
21.6 Nos horários previstos para amamentação, a candidata lactante poderá ausentar-se temporariamente da sala de prova, acompanhada
de uma fiscal.
21.7 Na sala reservada para amamentação ficarão somente a candidata lactante, a criança e uma fiscal, sendo vedada a
permanência de babás ou quaisquer outras pessoas que tenham grau de parentesco ou de amizade com a candidata.
V. DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA
1. Às pessoas com deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição
Federal e na Lei nº 7.853/89 é assegurado o direito de inscrição para os cargos em Concurso Público, cujas atribuições sejam compatíveis com a
deficiência que possuem.
2. Em cumprimento ao disposto no § 2º do artigo da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, bem como na forma do Decreto 3.298, de 20
de dezembro de 1999, ser-lhes-á reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes, que vierem a surgir ou forem criadas no
prazo de validade do Concurso, para os Cargos/Áreas/Especialidades.
2.1 Caso a aplicação do percentual de que trata o item 2 deste Capítulo resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o
primeiro número inteiro subsequente, desde que não ultrapasse a 20% das vagas oferecidas, nos termos do § do art. da Lei nº
8.112/90.
2.2 Somente haverá reserva imediata de vagas para os candidatos com deficiência nos Cargos/Áreas/Especialidades com número de
vagas igual ou superior a 5.
2.3 O primeiro candidato com deficiência classificado no Concurso será convocado para ocupar a vaga aberta, relativa ao cargo para o
qual concorreu, enquanto os demais candidatos com deficiência classificados serão convocados para ocupar a 20ª, 40ª, 60ª vagas e,
assim sucessivamente, observada a ordem de classificação, relativamente à criação de novas vagas, durante o prazo de validade de
Concurso.
2.4 As vagas relacionadas às nomeações tornadas sem efeito e as vagas relacionadas aos candidatos que renunciarem à nomeação não
serão computadas para efeito do item anterior, pelo fato de não resultar, desses atos, o surgimento de novas vagas.
2.5 Para o preenchimento das vagas mencionadas no item 2.3 serão convocados exclusivamente candidatos com deficiência classificados,
até que ocorra o esgotamento da listagem respectiva, quando passarão a ser convocados, para preenchê-las, candidatos da listagem
geral.
2.6 A reserva de vagas para candidatos com deficiência, mencionada no item 2.3, não impede a convocação de candidatos classificados,
constantes da listagem geral, para ocupação das vagas subsequentes àquelas reservadas.
3. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas categorias referidas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas
alterações, e na Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça - STJ.
4. As pessoas com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal 3.298/99, particularmente em seu artigo 40,
participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos
critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida para aprovação. Os benefícios previstos no referido
artigo, §§ e 2º, deverão ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições (do dia 24/02/2014 ao dia 18/03/2014), via Sedex ou Aviso
de Recebimento (AR), à Fundação Carlos Chagas, considerando, para este efeito, a data da postagem.
5. O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser pessoa com deficiência, especificando-a no Formulário de Inscrição, e que deseja
concorrer às vagas reservadas. Para tanto, deverá encaminhar, durante o período de inscrições (do dia 24/02/2014 ao dia 18/03/2014), via Sedex
ou Aviso de Recebimento (AR), à Fundação Carlos Chagas (Coordenação de Execução de Projetos - Ref.: Laudo Médico - Concurso Público do
TRT 1Região - Av. Professor Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala - São Paulo - SP - CEP 05513-900), considerando, para este efeito, a
data da postagem, os documentos a seguir:
a) Laudo Médico (original ou cópia autenticada) expedido no prazo máximo de 12 (doze) meses antes do término das inscrições, atestando a
espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença
CID, bem como a provável causa da deficiência, contendo a assinatura e o carimbo do número do CRM do médico responsável por sua
emissão; anexando ao Laudo Médico as informações como: nome completo, número do documento de identidade (RG), número do
CPF, nome do Concurso e a opção de Cargo/Área/Especialidade;
b) O candidato com deficiência visual, que necessitar de prova especial em Braile ou Ampliada ou Leitura de sua prova, além do envio da
documentação indicada na letra “a” deste item, deverá encaminhar solicitação por escrito, até o término das inscrições, especificando o
tipo de deficiência;
c) O candidato com deficiência auditiva, que necessitar do atendimento do Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, além do envio da
documentação indicada na letra “a” deste item, deverá encaminhar solicitação por escrito, até o término das inscrições;
d) O candidato com deficiência física, que necessitar de atendimento especial, além do envio da documentação indicada na letra “a” deste
item, deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições, mobiliário adaptado e espaços adequados para a realização da prova,
designação de fiscal para auxiliar no manuseio das provas discursivas e transcrição das respostas, salas de fácil acesso, banheiros
adaptados para cadeira de rodas etc, especificando o tipo de deficiência.
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e) O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas, além do envio da documentação indicada na
letra “a” deste item, deverá encaminhar solicitação com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua
deficiência, até o término das inscrições.
5.1 Aos deficientes visuais (cegos) que solicitarem prova especial em Braile serão oferecidas provas nesse sistema e suas respostas
deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e
punção, podendo, ainda, utilizar-se de soroban.
5.2 Aos deficientes visuais (baixa visão) que solicitarem prova especial Ampliada serão oferecidas provas nesse sistema.
5.2.1 O candidato deverá indicar o tamanho da fonte de sua prova Ampliada, entre 18, 24 ou 28. Não havendo indicação de tamanho de
fonte, a prova será confeccionada em fonte 24.
5.3 Os deficientes visuais (cegos ou baixa visão), que solicitarem prova especial por meio da utilização de software, deverão indicar um dos
relacionados a seguir:
5.3.1 Dos Vox (sintetizador de voz);
5.3.2 Jaws (Leitor de Tela);
5.3.3 ZoomText (Ampliação ou Leitura).
5.4 Na hipótese de verificarem-se problemas técnicos no computador e/ou software mencionados no item 5.3, será disponibilizado ao
candidato fiscal ledor para Leitura de sua prova.
6. Os candidatos que, dentro do período das inscrições, o atenderem aos dispositivos mencionados no item 5 deste Capítulo e seus subitens
serão considerados como pessoas sem deficiência, seja qual for o motivo alegado, bem como poderão não ter as condições especiais atendidas.
6.1 O candidato que encaminhar laudo médico, de acordo com o especificado no item 5 letra “a”, e que, não tenha indicado no ato da
inscrição se deseja concorrer às vagas reservadas, automaticamente será considerado como “concorrendo às vagas reservadas.
7. No ato da inscrição o candidato com deficiência deverá:
7.1 Declarar conhecer o Decreto 3.298/99, o Decreto 5.296/2004 e a Instrução Normativa nº 07/96 – TST.
7.2 Declarar estar ciente das atribuições do Cargo/Área/Especialidade pretendido e que, no caso de vir a exercê-lo, estará sujeito à
avaliação pelo desempenho dessas atribuições, para fins de habilitação durante o estágio probatório.
7.3 Informar se deseja concorrer às vagas reservadas aos candidatos com deficiência.
8. O candidato com deficiência que não realizar a inscrição conforme instruções constantes deste Capítulo não poderá impetrar recurso
administrativo em favor de sua condição.
9. O candidato com deficiência, se classificado na forma deste Edital, além de figurar na lista de classificação geral, terá seu nome constante da
lista específica de candidatos com deficiência, por Cargo/Área/Especialidade.
10. O candidato com deficiência aprovado no Concurso, quando convocado, deverá apresentar documento de identidade original, submeter-se à
avaliação a ser realizada pela Junta Médica Oficial do TRT da 16ª Região ou por ele credenciada, objetivando verificar se a deficiência se enquadra
na previsão do art. , e seus incisos do Decreto Federal 3.298/1999 e suas alterações, nos termos dos artigos 37 e 43 do referido Decreto
3298/99, na Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Enunciado AGU nº 45, de 14/09/2009, observadas as seguintes disposições:
10.1 A avaliação de que trata este item, de caráter terminativo, será realizada por equipe prevista pelo art. 43 do Decreto Federal
3.298/1999 e suas alterações.
10.2 A avaliação ficará condicionada à apresentação, pelo candidato, de documento de identidade original e terá por base o Laudo Médico
encaminhado no período das inscrições, conforme item 5 deste Capítulo, atestando a espécie e o grau ou vel de deficiência, com
expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da
deficiência.
10.3 Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato com deficiência à
avaliação tratada no item 10.
10.4 Se a deficiência do candidato não se enquadrar na previsão do art. e seus incisos do Decreto Federal 3.298/1999 e suas
alterações, na Súmula 377 e no Enunciado AGU nº 45/2009 ele será classificado em igualdade de condições com os demais
candidatos.
10.4.1 O candidato será eliminado do certame, na hipótese de ter sido classificado em posição superior aos limites constantes nos Capítulos
IX e X deste Edital.
11. As vagas definidas no item 2 deste Capítulo que não forem providas por falta de candidatos com deficiência ou por reprovação no Concurso ou
na perícia médica, esgotada a listagem especial, serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita observância à ordem classificatória, na
forma do contido no item 2.5 deste Capítulo.
12. A não observância, pelo candidato, de qualquer das disposições deste Capítulo implicará a perda do direito a ser nomeado para as vagas
reservadas aos candidatos com deficiência.
13. O laudo médico apresentado terá validade somente para este Concurso Público e não será devolvido.
14. O candidato com deficiência, depois de nomeado, será acompanhado por Equipe Multiprofissional, que avaliará a compatibilidade entre as
atribuições do Cargo/Área/Especialidade e a sua deficiência durante o estágio probatório.
15. Será exonerado o candidato com deficiência que, no decorrer do estágio probatório, tiver verificada a incompatibilidade de sua deficiência com
as atribuições do Cargo/Área/Especialidade.
16. Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de readaptação ou aposentadoria por
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invalidez.
VI. DAS PROVAS
1. Do concurso constarão as seguintes provas, números de questões, peso, caráter e duração conforme tabela abaixo:
Cargo/Área/Especialidade
Prova
Nº de
Questões
Peso
Caráter
Dur
açã
o da
Prova
Analista Judiciário – Área Judiciária
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
20
40
-
1
3
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade
Oficial de Justiça Avaliador Federal
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
20
40
-
1
3
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Analista Judiciário –
Área Administrativa
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Analista Judiciário – Área Administrativa –
Especialidade Contabilidade
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Biblioteconomia
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Engenharia
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Estudo de Caso
30
30
2
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Estatística
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Medicina
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Odontologia
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Tecnologia da Informação
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Técnico Judiciário –
Área Administrativa
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Enfermagem
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Tecnologia da Informação
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Discursiva - Redação
30
30
-
1
2
-
Eliminatório e
Classificatório
4h30
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2. Para todos os Cargos/Áreas/Especialidades, as Provas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos constarão de questões objetivas de
múltipla escolha (com cinco alternativas cada questão) e versarão sobre assuntos constantes do Conteúdo Programático do Anexo II.
3. A Prova Discursiva - Redação para os cargos de Analista Judiciário Área Judiciária, Analista Judiciário Área Judiciária Especialidade Oficial de
Justiça Avaliador Federal, Analista Judiciário Área Administrativa, Analista Judiciário Área Administrativa - Especialidade Contabilidade, Analista
Judiciário – Área Apoio Especializado - Especialidades Biblioteconomia, Estatística, Medicina, Odontologia, Tecnologia da Informação, Técnico
Judiciário Área Administrativa, Técnico Judiciário Área Apoio Especializado Especialidades Enfermagem e Tecnologia da Informação reger-se-á
conforme disposto no Capítulo X deste Edital e será realizada no mesmo dia e período de aplicação das provas objetivas.
4. A Prova de Estudo de Caso, para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia reger-se-á conforme disposto no
Capítulo IX deste Edital e será realizada no mesmo dia e período de aplicação das provas objetivas.
VII. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS
1. A aplicação das provas objetivas e discursivas está prevista para o dia 04/05/2014, em São Luís – MA, nos seguintes períodos:
1.1 MANHÃ: Todas as Áreas/Especialidades do cargo de Técnico Judiciário;
1.2 TARDE: Todas as Áreas/Especialidades do cargo de Analista Judiciário.
2. A aplicação das provas na data prevista dependerá da disponibilidade de locais adequados à sua realização.
2.1 Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de lugares adequados para a realização das provas na cidade indicada no item 1 deste
Capítulo, a Fundação Carlos Chagas reserva-se o direito de alocá-los em cidades próximas à determinada para aplicação das provas, não
assumindo qualquer responsabilidade quanto ao transporte e alojamento desses candidatos.
2.2 Havendo alteração da data prevista, as provas somente poderão ocorrer em domingos ou feriados.
3. A confirmação das datas e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação para as Provas a
ser publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRT da 16ª Região (www.trt16.jus.br), no Diário Oficial da União, por meio de Aviso, no endereço
(www.concursosfcc.com.br) e por meio de Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos por correio eletrônico (e-mail). Para tanto, é
fundamental que o endereço eletrônico constante do Formulário de Inscrição esteja completo e correto.
3.1 O candidato receberá o Cartão Informativo por e-mail, no endereço eletrônico informado no ato da inscrição, sendo de sua exclusiva
responsabilidade a manutenção/atualização de seu correio eletrônico.
3.1.1 Não serão encaminhados Cartões Informativos de candidatos cujo endereço eletrônico informado no Formulário de Inscrição esteja
incompleto ou incorreto.
3.1.2 A Fundão Carlos Chagas e o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Rego não se responsabilizam por informões de endereço incorretas,
incompletas ou por falha na entrega de mensagens eletnicas causada por endereço eletrônico incorreto ou por problemas no provedor de acesso
do candidato tais como: caixa de correio eletrônico cheia, filtros anti-spam, eventuais truncamentos ou qualquer outro problema de ordem cnica,
sendo aconselhável sempre consultar o site da Fundação Carlos Chagas para verificar as informações que lhe são pertinentes.
3.2 A comunicação feita por intermédio de e-mail é meramente informativa. O candidato deverá acompanhar no Diário da Justiça Eletrônico do TRT
da 16ª Região e no Diário Oficial da União a publicação do Edital de Convocação para as Provas.
3.2.1 O envio de comunicação pessoal dirigida ao candidato, ainda que extraviada ou por qualquer motivo não recebida, não desobriga o
candidato do dever de consultar o Edital de Convocação para as Provas.
4. O candidato que não receber o Cartão Informativo até o (terceiro) dia que antecede a aplicação das provas ou em havendo dúvidas quanto ao local,
data e horário de realização das provas, deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato SAC da Fundação Carlos Chagas, pelo
telefone (0XX11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, úteis, das 10 às 16 horas (horário de Brasília), ou consultar o site da Fundação Carlos Chagas
www.concursosfcc.com.br.
5. Ao candidato será permitida a realização das provas na respectiva data, local e horário constantes do Edital de Convocação para a realização das
respectivas Provas, no site da Fundação Carlos Chagas e no Cartão Informativo.
6. Os eventuais erros de digitação verificados no Cartão Informativo enviado ao candidato, ou erros observados nos documentos impressos, entregues ao
candidato no dia da realização das provas, quanto a nome, número de documento de identidade, sexo, data de nascimento, endereço e função de jurado,
deverão ser corrigidos por meio do site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br, de acordo com as instruções constantes da página do
Concurso, até o terceiro dia útil após a aplicação das Provas Objetivas e Discursiva – Redação.
6.1 O link para correção de cadastro será disponibilizado no primeiro dia útil após a aplicação das provas.
6.2 O candidato que não solicitar as correções dos dados pessoais nos termos do item 6 deverá arcar, exclusivamente, com as consequências
advindas de sua omissão.
7. Caso haja inexatidão na informação relativa à opção de Cargo/Área/Especialidade e/ou à condição de pessoa com deficiência no cartão informativo, o
candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato SAC da Fundação Carlos Chagas com, no mínimo, 48 (quarenta e oito)
horas de antecedência da data de realização das provas, pelo telefone (0XX11) 3723-4388 de segunda a sexta- feira, úteis, das 10 às 16 horas (horário de
Brasília).
7.1 A alteração de opção de Cargo/Área/Especialidade somente será processada na hipótese de o dado expresso pelo candidato em seu Formulário
de Inscrição ter sido transcrito erroneamente para o Cartão Informativo e disponível no site da Fundação Carlos Chagas.
7.2 Não será admitida troca de opção de Cargo/Área/Especialidade.
7.3 O candidato que não entrar em contato com o SAC no prazo mencionado será o exclusivo responsável pelas consequências advindas de sua
omissão.
8. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando documento de identidade original que bem o identifique, como: Carteiras e/ou
Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações
Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos Públicos ou Conselhos de Classe que, por força de Lei
Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as da OAB, CREA, CRM, CRC etc.; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de
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Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei 9.503/97), bem como carteiras funcionais do
Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade.
8.1 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira nacional de habilitação sem foto,
carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade.
8.2 Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.
8.3 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda,
roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo 30 (trinta) dias,
sendo então submetido a identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.
8.4 A identificação especial será exigida, também, do candidato cujo documento de identificação gere dúvidas quanto à fisionomia, à assinatura, à
condição de conservação do documento e/ou à própria identificação.
9. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova.
9.1 O candidato não poderá alegar quaisquer desconhecimentos sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência.
9.2 O não comparecimento às provas, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do
Concurso Público.
10. Nas Provas Objetivas, o candidato deverá assinalar as respostas na Folha de Respostas, que será o único documento válido para a correção da prova. O
preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas
contidas na capa do Caderno de Questões. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.
10.1 Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida pelas leitoras
óticas, prejudicando o desempenho do candidato.
10.2 Os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas serão de inteira responsabilidade do candidato.
10.3 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.
10.4 Em nenhuma hipótese será permitido aos candidatos permanecerem com o Caderno de Questões e as Folhas de Respostas após o término do
tempo de prova.
11. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido, obrigatoriamente, de caneta esferográfica de material transparente de tinta
preta ou azul. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira, marca-texto ou borracha durante a realização das provas.
11.1 O candidato deverá preencher os alvéolos, na Folha de Respostas da Prova Objetiva, com caneta esferográfica de material transparente e tinta
preta ou azul.
12. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal da sala o caderno de questões e a Folha de Respostas personalizada.
13. Salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento diferenciado para a realização das provas, a Prova Discursiva - Redação ou Estudo de
Caso deverá ser feita pelo próprio candidato, à mão, em letra legível, com caneta esferográfica de material transparente de tinta preta ou azul, não sendo
permitida a interferência e/ou participação de outras pessoas.
13.1 No caso de auxílio para transcrição das provas será designado um fiscal devidamente treinado para essa finalidade.
13.2 Somente quando devidamente autorizado, o candidato deverá ditar todo o seu texto da Prova Discursiva - Redação ou Estudo de Caso ao
fiscal, especificando oralmente, ou seja, soletrando a grafia das palavras e todos os sinais gráficos de pontuação.
14. Durante a realização das Provas não será permitida nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros,
códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.
15. O candidato deverá conferir os seus dados pessoais impressos nas Folhas de Respostas, em especial seu nome, número de inscrição, número do
documento de identidade e opção de Cargo/Área/Especialidade.
16. Motivará a eliminação do candidato do Concurso Público, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das
normas definidas neste Edital ou a outras relativas ao Concurso, aos comunicados, às Instruções ao Candidato ou às Instruções constantes da prova, bem
como o tratamento indevido e descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas.
16.1 Por medida de segurança os candidatos deverão deixar as orelhas totalmente descobertas, à observação dos fiscais de sala, durante a
realização das provas.
16.2 Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de provas portando armas. O candidato que estiver armado deverá se encaminhar à
Coordenação antes de entrar na sala de prova, para o acautelamento da arma.
17. Será excluído do Concurso Público o candidato que:
a) apresentar-se após o horário estabelecido, não se admitindo qualquer tolerância;
b) apresentar-se em local diferente da convocação oficial;
c) não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;
d) não apresentar documento que bem o identifique;
e) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal;
f) ausentar-se do local de provas antes de decorrida uma hora do início das provas;
g) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio, que o o autorizado pela
Fundação Carlos Chagas no dia da aplicação das provas;
h) ausentar-se da sala de provas levando Folha de Respostas, Caderno de Questões ou outros materiais não permitidos;
i) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;
j) não devolver integralmente o material recebido;
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k) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotação, impresso não permitido ou máquina calculadora ou
similar;
l) estiver fazendo uso de qualquer espécie de relógio e qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação tais como: telefone celular, tablets
ou outros equipamentos similares.
m) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.
n) estiver fazendo uso de protetor auricular, lápis, lapiseira, marca-texto ou borracha.
18. O candidato ao ingressar no local de realização das provas, deverá manter desligado qualquer aparelho eletrônico que esteja sob sua posse, ainda que
os sinais de alarme estejam nos modos de vibração e silencioso.
18.1 Recomenda-se ao candidato, no dia da realização da prova, não levar nenhum dos objetos indicados na alínea “l”.
18.2 Caso seja necessário o candidato portar algum dos objetos indicados na alínea “l”, estes deverão ser acondicionados, no momento
da identificação, em embalagem específica a ser fornecida pela Fundação Carlos Chagas exclusivamente para tal fim, devendo a
embalagem lacrada permanecer embaixo da mesa/carteira durante toda a aplicação da prova.
18.3 É aconselhável que os candidatos retirem as baterias dos celulares, garantindo que nenhum som seja emitido, inclusive do
despertador caso esteja ativado.
18.4 Poderá, também, ser excluído do Concurso, o candidato que estiver utilizando ou portando em seu bolso os objetos indicados na
alínea “l” do item 17 deste Capítulo, após o procedimento estabelecido no subitem 18.2 deste Capítulo.
19. Os demais pertences pessoais dos candidatos, tais como: bolsas, sacolas, bonés, chapéus, gorros ou similares, óculos escuros e protetores auriculares,
serão acomodados em local a ser indicado pelos fiscais de sala, onde deverão permanecer até o término da prova.
19.1 A Fundação Carlos Chagas e o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região não se responsabilizarão por perda ou extravio de documentos,
objetos ou equipamentos eletrônicos ocorrido no local de realização das provas, nem por danos neles causados.
20. Haverá, em cada sala de prova, cartaz/marcador de tempo para que os candidatos possam acompanhar o tempo de prova.
21. No dia da realização das provas, na hipótese de o nome do candidato não constar nas listagens oficiais relativas aos locais de prova estabelecidos no
Edital de Convocação, a Fundação Carlos Chagas procederá à inclusão do candidato, desde que apresente o boleto bancário com comprovante de
pagamento, mediante preenchimento de formulário específico.
21.1 A inclusão de que trata este item será realizada de forma condicional e será analisada pela Fundação Carlos Chagas, na fase do Julgamento
das Provas Objetivas, com o intuito de verificar a pertinência da referida inscrição.
21.2 Constatada a improcedência da inscrição, a mesma será automaticamente cancelada sem direito a reclamação, independentemente de
qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.
22. Os candidatos poderão ser submetidos ao sistema de detecção de metal no dia da realização das provas.
23. A inviolabilidade do sigilo das provas será comprovada no momento de romper-se o lacre das caixas de provas mediante termo formal e na presença de
3 (três) candidatos nos locais de realização das provas.
24. Objetivando garantir a lisura e a idoneidade do Concurso Público – o que é de interesse público e, em especial, dos próprios candidatos – bem como sua
autenticidade, será solicitado aos candidatos, quando da aplicação das provas, a autenticação digital das Folhas de Respostas personalizadas e assinatura,
em campo específico, por três vezes.
24.1 A autenticação digital e as assinaturas dos candidatos na Folha de Respostas visa a atender o disposto no Capítulo XIV, item 11 deste Edital.
25. Distribuídos os Cadernos de Questões aos candidatos e, na hipótese de se verificarem falhas de impressão, o Coordenador do local de realização das
provas, antes do início da prova, diligenciará no sentido de:
a) substituir os Cadernos de Questões defeituosos;
b) em não havendo número suficiente de Cadernos para a devida substituição, procedeà leitura dos itens onde ocorreram falhas, usando, para
tanto, um Caderno de Questões completo;
c) se a ocorncia verificar-se após o início da prova, o Coordenador do local de realização das provas, após ouvido o Plantão da Fundação Carlos
Chagas, estabelecerá prazo para reposição do tempo usado para regularização do caderno.
26. Quando, após a prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato utilizado de
processos ilícitos, sua prova será anulada e o candidato será automaticamente eliminado do Concurso.
27. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão de afastamento do candidato da sala de prova.
28. Em hipótese nenhuma será realizada qualquer prova fora do local, data e horário determinados.
29. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares dos Cadernos de Questões a candidatos
ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Concurso. O candidato deverá consultar o site www.concursosfcc.com.br no
primeiro dia útil após a aplicação das provas, para tomar conhecimento da(s) data(s) prevista(s) para divulgação das questões das Provas Objetivas, dos
gabaritos e/ou dos resultados.
29.1 As questões das Provas Objetivas ficarão disponíveis no site www.concursosfcc.com.br até o último dia para interposição de recursos referentes
ao Resultado das Provas.
VIII. DO JULGAMENTO DAS PROVAS OBJETIVAS
1. As provas objetivas serão estatisticamente avaliadas, de acordo com o desempenho do grupo a elas submetido.
1.1 As provas objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico.
2. Considera-se grupo o total de candidatos presentes às provas objetivas do respectivo Cargo/Área/Especialidade.
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3. Na avaliação de cada prova será utilizado o escore padronizado, com média igual a 50 (cinquenta) e desvio padrão igual a 10 (dez).
4. Esta padronização das notas de cada prova tem por finalidade avaliar o desempenho do candidato em relação aos demais, permitindo que a posição
relativa de cada candidato reflita sua classificação em cada prova. Na avaliação das provas do Concurso:
a) é contado o total de acertos de cada candidato em cada prova;
b) são calculadas a média e o desvio padrão dos acertos de todos os candidatos em cada prova;
c) é transformado o total de acertos de cada candidato em nota padronizada (NP). Para isso, calcula-se a diferença entre o total de acertos do
candidato na prova (A) e a média de acertos do grupo na prova (?), divide-se essa diferença pelo desvio padrão (s) do grupo da prova,
multiplica-se o resultado por 10 (dez) e soma-se 50 (cinquenta), de acordo com a fórmula:
NP = Nota Padronizada
A = Número de acertos do candidato
? = Média de acertos do grupo
s = Desvio padrão
d) é multiplicada a nota padronizada do candidato em cada prova pelo respectivo peso.
e) são somadas as notas padronizadas (já multiplicadas pelos pesos respectivos) de cada prova, obtendo-se, assim, o total de pontos de cada
candidato.
5. Para os cargos de Analista Judiciário Área Judiciária e Analista Judiciário Área Judiciária Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, as
Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos terão caráter eliminatório e classificatório, considerando-se habilitado o
candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 200 (duzentos).
6. Para os demais cargos de Analista Judiciário e para todas as Áreas/Especialidades do cargo de Técnico Judiciário, as Provas Objetivas de Conhecimentos
Gerais e de Conhecimentos Específicos terão caráter eliminatório e classificatório, considerando-se habilitado o candidato que obtiver total de pontos igual
ou superior a 150 (cento e cinquenta).
7. Os candidatos não habilitados nas Provas Objetivas serão excluídos do Concurso.
IX. DA PROVA DE ESTUDO DE CASO PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE
ENGENHARIA
1. Para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado Especialidade Engenharia, a Prova de Estudo de Caso será aplicada juntamente com as
provas objetivas para todos os candidatos e somente serão avaliadas as dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas provas objetivas, na
forma do Capítulo VIII deste Edital, no limite estabelecido no quadro a seguir, mais os empates na última colocação, e todos os candidatos com
deficiência, inscritos na forma do Capítulo V e habilitados na forma do Capítulo VIII deste Edital.
Cargo/Área/Especialidade (nível superior)
Nº de habilitados e
mais bem
classificados até a posição de
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia
15ª
2. Os candidatos não incluídos no limite estabelecido no item 1 deste Capítulo serão eliminados do Concurso.
3. O Estudo de Caso destinar-se-á a avaliar o domínio do conteúdo abordado, a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições e
especialidade do cargo.
4. Constará de duas questões práticas, para os quais o candidato deverá apresentar por escrito as soluções, versando sobre conteúdo pertinente a
conhecimentos específicos, conforme programa constante do Anexo II deste Edital, adequadas às atribuições e especificidades do cargo para o qual o
candidato se inscreveu.
5. O Estudo de Caso terá caráter eliminatório e classificatório e cada questão será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Obedecidos os critérios
de avaliação, considerar-se-á habilitado o candidato que, cumulativamente, obtiver nota mínima maior ou igual a 40 (quarenta) em cada questão e obtiver
média igual ou superior a 90 (noventa) no conjunto das 2 (duas) questões que compõem o Estudo de Caso.
6. Será atribuída nota ZERO ao Estudo de Caso nos seguintes casos:
6.1 for assinado fora do local apropriado;
6.2 apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
6.3 estiver em branco;
6.4 apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.
7. Em hipótese alguma o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção do Estudo de Caso pela banca examinadora.
8. O candidato não habilitado será excluído do Concurso.
9. Da publicação do resultado, no Diário Oficial da União, constarão apenas os candidatos habilitados.
X. DA PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO PARA TODOS OS CARGOS/ÁREAS/ESPECIALIDADES
1. Para todos os Cargos/Áreas/Especialidades, a Prova Discursiva - Redação será aplicada juntamente com as provas objetivas para todos os candidatos
inscritos e somente serão avaliadas as dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas provas objetivas, na forma do Capítulo VIII deste Edital, no
limite estabelecido no quadro a seguir, mais os empates na última posição de classificação, e todos os candidatos com deficiência, inscritos na forma do
Capítulo V e habilitados na forma do Capítulo VIII deste Edital.
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2. Os demais candidatos serão automaticamente eliminados do Concurso.
3. Na Prova Discursiva – Redação, o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo a partir de uma única proposta, sobre assunto de interesse geral.
4. Na Prova Discursiva - Redação, considerando-se que o texto constitui uma unidade, os itens discriminados a seguir serão avaliados em estreita
correlação:
4.1 Conteúdo – até 40 (quarenta) pontos:
a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
4.1.1 A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de
textos e de questões apresentados na prova.
4.2 Estrutura – até 30 (trinta) pontos:
a) respeito ao gênero solicitado;
b) progressão textual e encadeamento de ideias;
c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
4.3 Expressão – até 30 (trinta) pontos:
a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área;
b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos;
concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e
modos verbais; grafia e acentuação.
5. Na aferição do critério de correção gramatical, por ocasião da avaliação do desempenho na Prova Discursiva - Redação a que se refere este Capítulo,
poderão os candidatos valer-se das normas ortográficas em vigor antes ou depois daquelas implementadas pelo Decreto Presidencial 6.583, de 29 de
setembro de 2008, e alterado pelo Decreto 7.875, de 27 de dezembro de 2012, em decorrência do período de transição previsto no art. 2º, parágrafo
único da citada norma que estabeleceu o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
6. Será atribuída nota ZERO à Prova Discursiva - Redação que:
a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
b) apresentar texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento
de texto escrito fora do local apropriado;
c) for assinada fora do local apropriado;
d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
e) estiver em branco;
f) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.
7. Na Prova Discursiva - Redação, a folha para rascunho constante no Caderno de Provas se de preenchimento facultativo. Em hipótese alguma o
rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção pela banca examinadora.
Cargo/Área/Especialidade
Nº de habilitados e mais
bem classificados até a
posição:
Analista Judiciário – Área Judiciária
115
Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade Oficial de Justiça
Avaliador Federal
100
Analista Judiciário – Área Administrativa
100
Analista Judiciário – Área Administrativa –
Especialidade Contabilidade
30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Biblioteconomia
30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Estatística
30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Medicina
30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Odontologia
30
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Tecnologia da Informação
30
Técnico Judiciário – Área Administrativa
300
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Enfermagem
30
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado –
Especialidade Tecnologia da Informação
30
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8. Na Prova Discursiva - Redação deverão ser rigorosamente observados os limites nimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de
perda de pontos a serem atribuídos à Redação.
9. A Prova Discursiva - Redação terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se
habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta).
10. O candidato não habilitado será excluído do Concurso.
11. Da publicação do resultado constarão apenas os candidatos habilitados.
XI. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS
1. A nota final dos candidatos habilitados para o cargo de Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Engenharia será igual ao total de
pontos obtido nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, mais a nota obtida na Prova de Estudo de Caso, conforme
critérios estabelecidos, respectivamente, nos Capítulos VIII e IX deste Edital.
2. A nota final dos candidatos habilitados aos cargos de Analista Judiciário Área Judiciária, Analista Judiciário Área Judiciária Especialidade Oficial
de Justiça Avaliador Federal, Analista Judiciário Área Administrativa, Analista Judiciário Área Administrativa - Especialidade Contabilidade,
Analista Judiciário Área Apoio Especializado - Especialidades Biblioteconomia, Estatística, Medicina, Odontologia, Tecnologia da Informação,
Técnico Judiciário Área Administrativa, Técnico Judiciário Área Apoio Especializado Especialidades Enfermagem e Tecnologia da Informação
será igual ao total de pontos obtido nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, mais a nota obtida na Prova
Discursiva - Redação, conforme critérios estabelecidos, respectivamente, nos Capítulos VIII e X deste Edital.
3. Para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia, na hipótese de igualdade de nota final, prevalecerá, para fins de
desempate, após a observância do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), considerada, para esse fim, a data
limite de correção dos dados cadastrais estabelecida no item 6 do Capitulo VII deste Edital – sucessivamente, o candidato que:
3.1 obtiver maior nota ponderada na Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos;
3.2 obtiver maior número de acertos em Língua Portuguesa, da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais;
3.3 obtiver maior nota na Prova de Estudo de Caso;
3.4 tiver maior idade;
3.5 tiver exercido efetivamente a função de jurado no período entre a data de publicação da Lei nº 11.689/2008 e a data de término das inscrições.
4. Para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária, Analista Judiciário – Área Judiciária Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, Analista
Judiciário – Área Administrativa, Analista Judiciário – Área Administrativa - Especialidade Contabilidade, Analista Judiciário – Área Apoio Especializado
– Especialidades Biblioteconomia, Estatística, Medicina, Odontologia, Tecnologia da Informação, Técnico Judiciário – Área Administrativa, Técnico
Judiciário Área Apoio Especializado Especialidades Enfermagem e Tecnologia da Informação, na hipótese de igualdade de nota final, prevalecerá,
para fins de desempate, após a observância do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), considerada, para esse
fim, a data limite de correção dos dados cadastrais estabelecida no item 6 do Capitulo VII deste Edital – sucessivamente, o candidato que:
4.1 obtiver maior nota ponderada na Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos;
4.2 obtiver maior número de acertos em Língua Portuguesa, da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais;
4.3 obtiver maior nota na Prova Discursiva - Redação;
4.4 tiver maior idade;
4.5 tiver exercido efetivamente a função de jurado no período entre a data de publicação da Lei nº 11.689/2008 e a data de término das inscrições.
5. Os candidatos habilitados serão classificados por ordem decrescente de nota final, em Listas de Classificação por Cargo/Área/Especialidade, observadas as
listas correspondentes à reserva de vagas aos candidatos com deficiência.
6. Os demais candidatos serão excluídos do Concurso.
XII. DOS RECURSOS
1. Será admitido recurso quanto:
a) ao indeferimento do requerimento de isenção do valor da inscrição;
b) à aplicação das Provas;
c) às questões das Provas Objetivas e gabaritos preliminares;
d) à vista da Folha de Respostas da Prova Objetiva, da Prova Discursiva e da Prova de Estudo de Caso;
e) ao resultado das Provas.
2. Os recursos deverão ser interpostos no prazo de 2 (dois) dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o dia útil
subsequente à data do evento a ser recorrido.
2.1 Somente serão considerados os recursos interpostos no prazo estipulado para a fase a que se referem.
2.2 Não serão aceitos os recursos interpostos em prazo destinado a evento diverso do questionado.
3. Os recursos deverão ser interpostos exclusivamente pela Internet, no site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br, de acordo com as
instruções constantes da página do Concurso Público.
3.1 Somente serão apreciados os recursos interpostos e transmitidos conforme as instruções contidas neste Edital e no site da Fundação Carlos
Chagas.
3.2 A Fundação Carlos Chagas e o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região não se responsabilizam por recursos não recebidos por motivo de
ordem técnica dos computadores, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros
fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
4. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.
5. Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile (fax), telex, telegrama, e-mail ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.
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6. Será concedida vista da Folha de Respostas da Prova Objetiva a todos os candidatos que realizaram prova, no período recursal referente ao resultado
preliminar das Provas.
7. Será concedida vista da Prova Discursiva Redação e vista da Prova de Estudo de Caso a todos os candidatos que tiveram a respectiva a Prova
corrigida, conforme Capítulos IX e X,respectivamente, deste Edital, em período a ser informado em Edital específico.
7.1 A vista da Prova Discursiva – Redação e a vista da Prova de Estudo de Caso será realizada no site da Fundação Carlos Chagas
www.concursosfcc.com.br, em data e horário a serem oportunamente divulgados. As instruções para a vista de prova estarão disponíveis no site da
Fundação Carlos Chagas.
8. A Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
9. O gabarito divulgado poderá ser alterado, em função dos recursos interpostos, e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.
10. O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente
de formulação de recurso.
11. Na ocorrência do disposto nos itens 9 e 10 e/ou em caso de provimento de recurso, poderá ocorrer a classificação/desclassificação do candidato que
obtiver, ou não, a nota mínima exigida para a prova.
12. Serão indeferidos os recursos:
a) cujo teor desrespeite a Banca Examinadora;
b) que estejam em desacordo com as especificações contidas neste Capítulo;
c) cuja fundamentação não corresponda à questão recorrida;
d) sem fundamentação e/ou com fundamentação inconsistente, incoerente ou os intempestivos;
e) encaminhados por meio da Imprensa e/ou de “redes sociais online”.
13. No espaço reservado às razões do recurso fica VEDADA QUALQUER IDENTIFICAÇÃO (nome do candidato ou qualquer outro meio que o identifique),
sob pena de não conhecimento do recurso.
14. Admitir-se-á um único recurso por candidato para cada evento referido no item 1 deste Capítulo, devidamente fundamentado, sendo desconsiderado
recurso de igual teor.
15. As respostas de todos os recursos, quer procedentes ou improcedentes serão levadas ao conhecimento de todos os candidatos inscritos no Concurso
por meio do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), não tendo qualquer caráter didático e ficarão disponíveis pelo prazo de 7 (sete)
dias a contar da data de sua divulgação.
XIII. DA HOMOLOGAÇÃO
1. O resultado final do Concurso, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região e
publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRT da 16ª Região e no Diário Oficial da União.
XIV. DO PROVIMENTO DOS CARGOS/ÁREAS/ESPECIALIDADES
1. O provimento dos cargos ficará a critério da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região e obedecerá, rigorosamente, à ordem de
classificação por Cargo/Área/Especialidade, conforme a opção feita, no ato da inscrição, pelo candidato.
1.1 Os candidatos aprovados, conforme disponibilidade de vagas terão sua nomeação publicada no Diário Oficial da União (o qual poderá ser
acessado por meio do site www.in.gov.br), com efeitos de ciência ao interessado, contando-se o prazo máximo de 30 (trinta) dias para a posse, a
partir da data da publicação, independentemente de divulgação no Diário da Justiça Eletrônico do TRT da 16ª Região (www.trt16.jus.br), E de
correspondência eletrônica, enviada pelo TRT da 16ª Região ao endereço eletrônico informado pelo candidato por ocasião de sua inscrição, ambos
de caráter informativo.
2. O candidato nomeado que, por qualquer motivo, não tomar posse terá o ato de nomeação tornado sem efeito.
3. No caso de desistência formal da nomeação, prosseguir-se-á à nomeação dos demais candidatos habilitados, observada a ordem classificatória.
4. No caso de desistência formal da posse, poderá o candidato requerer o posicionamento no final da lista de classificação e prosseguir-se-á à nomeação
dos demais candidatos habilitados, observada a ordem classificatória.
4.1 O candidato que não tomar posse no prazo legal e solicitar a colocação de seu nome no final da lista dos aprovados para o cargo em que foi
habilitado será posicionado no último lugar dessa lista, e aguardará nova nomeação, que poderá concretizar-se ou não, no prazo de validade do
concurso.
4.2 Após publicado, o termo de desistência será irretratável.
4.3 A solicitação mencionada no item anterior deverá ser feita mediante requerimento dirigido à Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª
Região dentro do prazo legal concedido ao candidato para tomar posse.
5. A critério da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, os candidatos aprovados e nomeados serão designados para qualquer
unidade judiciária ou administrativa de qualquer localidade sob a jurisdição deste TRT, de acordo com as regras abaixo:
5.1 Após a nomeação, o candidato deverá indicar a ordem de preferência para exercício dentre as 15 cidades em que há Unidade Judiciária.
5.2 Fica ciente o candidato que a lotação podeocorrer para qualquer Unidade Judiciária do Estado do Maranhão, de acordo com a necessidade
do Tribunal e após finalização do processo de remoção interna dos servidores, observadas, quantos aos candidatos com deficiência, eventuais
recomendações constantes de Laudo da Junta Médica Oficial do TRT da 16ª Região.
5.3. Os subitens 5.1 e 5.2 não se aplicam para os cargos de Analista Judiciário – Área Administrativa, Analista Judiciário - Área Apoio Especializado
Especialidades Biblioteconomia, Contabilidade, Engenharia, Estatística, Medicina, Odontologia, Tecnologia da Informação, e Técnico Judiciário -
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Área Apoio Especializado – Especialidade Enfermagem e Tecnologia da Informação, cuja lotação será na sede do Tribunal.
6. Fica ciente o candidato habilitado que, aceitando a nomeação, deverá permanecer na localidade em que for lotado, não sendo apreciados pedidos de
remoção ou cessão antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do efetivo exercício, exceto nas situações prescritas em lei ou por interesse da
Administração.
7. O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região podeceder candidatos aprovados no Concurso de que trata o presente Edital a outros órgãos do Poder
Judiciário da União, com sede no Maranhão, para fins de nomeação, obedecida a respectiva classificação e conveniência administrativa, com observância da
identidade do cargo e do expresso interesse do candidato.
7.1 O candidato que não aceitar a nomeação para outro órgão permanecerá na mesma posição na listagem de classificação do Concurso.
8. O candidato nomeado deverá apresentar os seguintes documentos para fins de posse:
a) Comprovação de Escolaridade/Pré-Requisitos constantes do Capítulo II deste Edital, devendo o Comprovante de Escolaridade ser apresentado
em via original ou fotocópia autenticada;
b) Comprovação dos requisitos enumerados no item 1 do Capítulo III;
c) Certidão de nascimento ou casamento, com as respectivas averbações, se for o caso;
d) Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para os candidatos do sexo masculino, nos termos da legislação vigente;
e) Cédula de Identidade;
f) Cadastro de Pessoa Física – CPF;
g) Documento de inscrição no PIS ou PASEP, se houver;
h) Quatro fotos 4x4 recentes;
i) Certidões para fins de posse em cargo público, dos seguintes Órgãos, dos locais onde haja residido nos últimos 5 (cinco) anos: Justiça Federal
(criminal), Justiça Eleitoral (quitação e negativa de crime eleitoral) e Justiça Estadual (criminal);
j) Declaração de Bens e Rendas, detalhadamente descritos na forma exigida no art. 13, caput e §1º, da Lei 8.429/1992, e 2º, caput e §§1º a 6º, da
Lei 8.730/1993, e as respectivas retificações apresentadas à Secretaria da Receita Federal do Brasil, ou, alternativamente, autorização de acesso
ao Tribunal de Contas da União aos dados das Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física e das respectivas retificações
apresentadas à RFB, na forma dos formulários que constituem os anexos I e II da Instrução Normativa TCU nº 67/2011;
k) Declaração de acumulação de cargo ou função pública, quando for o caso, ou sua negativa;
l) Declaração de não ter sofrido, no exercício de função pública, as penalidades enumeradas no artigo 137 e seu parágrafo único da Lei nº 8.112/90;
m) Atestado de antecedentes criminais, expedido pela Secretaria de Segurança Pública, onde haja residido nos últimos 5 (cinco) anos;
n) Declaração constando que o candidato está ciente das atribuições dos cargos em concurso, inclusive nas que se referem “a redigir, digitar e
conferir expedientes diversos”.
8.1 Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos, nem fotocópias não autenticadas ou documentos em meio digital.
8.2 Os documentos mencionados nos itens “i” e “m” deverão ser originais ou, quando expedidos via Internet deverão possuir código de autenticação.
8.3 Além da documentação acima mencionada, serão exigidos outros formulários a serem fornecidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1
Região, à época da nomeação.
9. Além da apresentação dos documentos relacionados no item 8 deste Capítulo, a posse do candidato ficará condicionada à realização de inspeção médica,
mediante a apresentação do laudo médico de sanidade física e mental expedido pela Coordenadoria de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª
Região.
9.1 Os candidatos habilitados para vagas reservadas às pessoas com deficiência também deverão cumprir o disposto no item 9, sem prejuízo das
exigências estabelecidas no Capítulo V deste Edital.
9.2 Observado o prazo legal para posse, o não comparecimento do candidato à inspeção médica na data e horário agendados na Coordenadoria de
Saúde, dado o seu caráter eliminatório, implicará a sua eliminação do Concurso.
9.3 A Coordenadoria de Saúde informará aos candidatos dos exames laboratoriais e complementares a serem por eles apresentados por ocasião da
inspeção médica.
9.3.1 Os exames laboratoriais e complementares serão realizados às expensas dos candidatos e servirão como elementos subsidiários à inspeção
médica.
10. Os candidatos que não apresentarem os documentos, bem como os que não tomarem posse, nos prazos previstos pela Lei 8.112/90, com a alteração
da Lei nº 9.527/97, terão tornados sem efeitos seus respectivos atos de nomeação.
11. O TRT da 1Região, no momento do recebimento dos documentos para a posse, afixará 1 (uma) foto 3x4 do candidato no Cartão de Autenticação
Digital - CAD e, na sequência, coletará a assinatura do candidato e procederá à autenticação digital no Cartão, para confirmação dos dados: digitais e/ou
assinaturas solicitadas no dia da realização das provas.
12. A falta de comprovação de quaisquer dos requisitos para investidura até a data da posse ou a prática de falsidade ideológica em prova documental
tornará sem efeito o respectivo ato de nomeação do candidato, sem prejuízo das sanções legais cabíveis.
13. As certidões/atestados que apresentarem ocorrências deverão ser acompanhadas de informações explicativas, as quais serão analisadas, podendo
configurar impedimento de posse, nos termos da lei.
XV. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e aceitação das condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas
neste Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do certame, acerca das quais
não poderá alegar desconhecimento.
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2. A legislação com vigência após a data de publicação deste Edital, bem como as alterações em dispositivos constitucionais, legais e normativos a ela
posteriores não serão objeto de avaliação nas provas do Concurso.
3. Todos os cálculos descritos neste Edital, relativos aos resultados das provas, serão realizados com duas casas decimais, arredondando-se para cima
sempre que a terceira casa decimal for maior ou igual a cinco.
4. O Concurso Público terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual
período, a critério do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.
5. O Tribunal poderá homologar por atos diferentes e em épocas distintas os resultados finais do Concurso.
6. A aprovação e classificação no Concurso geram o direito à nomeação para aqueles candidatos classificados dentro do número de vagas previstas neste
edital, ficando este ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes (ainda que supervenientes), seguindo rigorosamente a ordem de
classificação das duas listagens e ao prazo de validade do Concurso.
7. À Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região reserva-se o direito de proceder às nomeações em número que atenda ao interesse e às
necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e o número de vagas existentes.
8. Os atos relativos ao presente Concurso, editais, convocações, avisos e resultados serão disponibilizados nos sites da Fundação Carlos Chagas
www.concursosfcc.com.br e do TRT da 16ª Região www.trt16.jus.br, e serão publicados:
8.1 no Diário da Justiça Eletrônico do TRT da 16ª Região www.trt16.jus.br a íntegra de todas as publicações do Concurso.
8.2 no Diário Oficial da União, extratos das referidas publicações.
8.3 A publicação dos atos relativos à convocação para posse e nomeação, após a homologação do Concurso serão de competência exclusiva do
TRT da 16ª Região.
9. Ficarão disponíveis os boletins de desempenho do candidato para consulta por meio do CPF e do número de inscrição do candidato, no endereço
eletrônico da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br na data em que os resultados das provas forem publicados no Diário da Justiça Eletrônico
do TRT da 16ª Região (íntegra) e no Diário Oficial da União (extrato).
10. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de Avisos, Comunicados e demais publicações referentes a este Concurso Público
no Diário da Justiça Eletrônico do TRT da 16ª Região e até a homologação do Concurso, no site da Fundação Carlos Chagas.
10.1 A publicação dos atos relativos à convocação para posse e nomeação, após a homologação do Concurso serão de competência exclusiva do
TRT da 16ª Região.
11. Não serão fornecidos atestados, declarações, certificados ou certidões relativos à habilitação, classificação ou nota de candidatos, valendo para tal fim o
boletim de desempenho disponível no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br, conforme item 9 deste Capítulo, e a
publicação do Resultado Final e homologação no Diário da Justiça Eletrônico do TRT da 16ª Região (íntegra) e no Diário Oficial da União (extrato).
12. Em caso de alteração/correção dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato, sexo, data de nascimento etc.) constantes do Formulário de
Inscrição, o candidato deverá:
12.1 Efetuar a atualização dos dados pessoais até o terceiro dia útil após a aplicação das provas, conforme estabelecido no item 6 do Capítulo VII
deste Edital, por meio do site www.concursosfcc.com.br.
12.2 Após o prazo estabelecido no item 12.1 até a homologação dos Resultados, encaminhar via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR) à Fundação
Carlos Chagas (Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC Ref.: Atualização de Dados Cadastrais/TRT da 16ª Região Av. Prof. Francisco
Morato, 1565, Jardim Guedala – São Paulo – SP – CEP 05513-900).
12.3 Após a homologação do Concurso, solicitar a atualização dos dados cadastrais ao Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região
(srh@trt16.jus.br), mediante declaração assinada e datada, contendo a identificação completa do candidato, mencionando o assunto – Ref.:
Atualização de Dados Cadastrais/Concurso Público, desde que seja correspondente ao endereço eletrônico fornecido no formulário de inscrição
para o Concurso.
12.4 As alterações nos dados pessoais quanto ao critério de desempate estabelecido no item 2 e seus subitens no Capítulo XI deste Edital, somente
serão consideradas quando solicitadas no prazo estabelecido no item 12.1 deste Capítulo, por fazer parte do critério de desempate dos candidatos.
13. É responsabilidade do candidato manter seu endereço (inclusive eletrônico) e telefone atualizados, até que se expire o prazo de validade do Concurso.
14. O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região e a Fundação Carlos Chagas não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes
de:
a) endereço eletrônico errado ou não atualizado;
b) endereço residencial errado ou não atualizado;
c) endereço de difícil acesso;
d) correspondência devolvida pela ECT por razões diversas, decorrentes de informação errônea de endereço por parte do candidato;
e) correspondência recebida por terceiros.
15. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, prova e/ou tornar sem efeito a nomeação do candidato, em todos os atos relacionados ao Concurso,
quando constatada a omissão, declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com a finalidade de prejudicar direito ou criar obrigação.
15.1 Comprovada a inexatidão ou irregularidades descritas no item 15 deste Capítulo, o candidato estará sujeito a responder por Falsidade
Ideológica de acordo com o artigo 299 do Código Penal.
16. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser
respeito, até a data da convocação dos candidatos para as provas correspondentes, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado.
17. As despesas relativas à participação do candidato no Concurso e à sua apresentação para posse e exercício correrão às expensas do próprio candidato.
18. O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região e a Fundação Carlos Chagas não se responsabilizam