Edital do Concurso Tribunal Regional do Trabalho / 20ª Região (TRT 20ª) 2011

Esfera: Federal

Visualizaçao do Edital do Concurso

1
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20ª REGIÃO
CONCURSO PÚBLICO
EDITAL N° 01/2009 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES
A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20ª REGIÃO, tendo em vista o contrato celebrado com a Fundação Carlos Chagas, faz saber que fará
realizar em locais, datas e horários a serem oportunamente divulgados, Concurso Público para provimento de cargos pertencentes ao Quadro de Pessoal do Tribunal, que
se regerá de acordo com as Instruções Especiais, que ficam fazendo parte integrante deste Edital.
INSTRUÇÕES ESPECIAIS
I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1. O Concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, obedecidas as normas deste Edital.
2. O concurso destina-se ao provimento de cargos atualmente vagos, que vierem a vagar ou forem criados durante o prazo de validade previsto neste Edital, na forma
estabelecida pela Resolução Administrativa nº 22/2009 do Egrégio Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.
3. O provimento dos cargos far-se-á em Aracaju-SE.
4. O Conteúdo Programático consta do Anexo Único deste Edital.
II. DOS CARGOS
1. Os cargos/áreas/especialidades, os códigos de opção, a escolaridade/pré-requisitos, as vagas e a remuneração são os estabelecidos a seguir.
ANALISTA JUDICIÁRIO
Nº de Vagas
Área Especialidades
Códigos de
Opção
Escolaridade/Pré-Requisitos
(a serem comprovados no ato da posse)
Total
(1)
Reservadas a Portadores
de Deficiência
(2)
Remuneração
mensal
(3)
Tecnologia da
Informação
A01
Curso superior na área de Informática ou qualquer curso superior
acrescido de certificado de curso de pós-graduação em Infortica
de, no mínimo, 360 horas, todos fornecidos por instituição de
ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
8 1 R$ 6.611,39
Apoio
Especializado
Psicologia B02
Curso superior completo de Psicologia, devidamente
registrado, com inscrição no Conselho Regional de Psicologia.
1 - R$ 6.611,39
Legenda:
(1)
Total de vagas (incluindo-se a reserva para candidatos Portadores de Deficiência).
(2)
Reserva de vagas para candidatos Portadores de Deficiência, em atendimento ao Decreto Federal nº 3.298/99.
(3)
Remuneração vigente em setembro/2009: Vencimento Básico + Gratificação de Atividade Judiciária (Lei 11.416/2006), incluído o abono previsto na Lei nº 10.698, de 02 de
julho de 2003.
TÉCNICO JUDICIÁRIO
Nº de Vagas
Área Especialidade
Código de
Opção
Escolaridade/Pré-Requisitos
(a serem comprovados no ato da posse)
Total
(1)
Reservadas a Portadores
de Deficiência
(2)
Remuneração
mensal
(3)
Apoio
Especializado
Tecnologia da
Informação
C03
Curso de ensino médio acrescido de curso de programação
com, no mínimo, 120 horas/aula, ou curso técnico na área de
informática expedido por instituição de ensino reconhecida
pelo Ministério da Educação.
10 1 R$ 4.052,96
Legenda:
(1)
Total de vagas (incluindo-se a reserva para candidatos Portadores de Deficiência).
(2)
Reserva de vagas para candidatos Portadores de Deficiência, em atendimento ao Decreto Federal nº 3.298/99.
(3)
Remuneração vigente em setembro/2009: Vencimento Básico + Gratificação de Atividade Judiciária (Lei 11.416/2006), incluído o abono previsto na Lei nº 10.698, de 02 de
julho de 2003.
III. DAS ATRIBUIÇÕES BÁSICAS DOS CARGOS
1. As atribuições típicas afetas a cada Cargo/Área/Especialidade encontram-se,
em síntese, elencadas abaixo, conforme estabelecidas no Anexo Único do Ato
nº 193, baixado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em 09 de
outubro de 2008.
1.1 Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade
Tecnologia da Informação
Desenvolver projetos e sistemas de informática; documentar os
sistemas; analisar e avaliar diagramas, estruturas e descrições de
entradas e saídas de sistemas; sugerir as características e quantitativos
de equipamentos necessários à utilização dos sistemas; analisar e
avaliar as definições e documentação de arquivos, programas, rotinas
de produção e testes de sistemas; identificar as necessidades de
produção, alteração e otimização de sistemas; prestar suporte técnico e
treinamento aos usuários de sistemas; analisar e avaliar procedimentos
para instalação de base de dados, assim como definir dados a serem
coletados para teste paralelo de sistemas; planejar e coordenar as
atividades de manutenção dos sistemas em operação; elaborar projetos
de páginas para internet e intranet; elaborar especificação técnica para
subsidiar a aquisição de software e equipamentos de informática; propor
padrões e soluções para ambientes informatizados; elaborar pareceres
técnicos; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar
outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.
1.2 Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade
Psicologia
Realizar atividades relacionadas às áreas de psicologia organizacional e
clínica; realizar atendimentos, diagnósticos e inspeções de saúde;
prescrever tratamentos; realizar visitas domiciliares ou em
dependências hospitalares; emitir laudos e pareceres; conceder licenças
para tratamento de saúde relacionadas à psicologia; homologar
atestados de saúde relacionados à psicologia emitidos por profissionais
externos ao quadro do Tribunal; atuar em programas de educação e
prevenção de doenças; atuar em processos de seleção,
acompanhamento, treinamento, análise ocupacional, avaliação de
desempenho e desligamento de pessoal; redigir, digitar e conferir
expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e
grau de complexidade.
1.3 Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade
Tecnologia da Informação
Executar atividades relacionadas ao desenvolvimento, teste,
codificação, manutenção e documentação de programas e sistemas de
informática; prestar suporte técnico e treinamento a usuários; elaborar
páginas para internet e intranet; identificar as necessidades de
produção, alteração e otimização de sistemas; executar tarefas de
operação, instalação e manutenção de equipamentos de informática;
efetuar os procedimentos de cópia, transferência, armazenamento e
recuperação de arquivos de dados; elaborar pareceres técnicos; redigir,
digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de
mesma natureza e grau de complexidade.
IV. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO
1. O candidato aprovado no Concurso, de que trata este Edital, será investido no
Cargo/Área/Especialidade se atender às seguintes exigências, na data da
posse:
a) ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos de
nº 70.391/72 e nº 70.436/72 e da Constituição Federal, art. 12, § 1º;
b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
c) estar em dia com as obrigações eleitorais;
d) estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do
sexo masculino;
2
e) possuir os documentos comprobatórios da escolaridade e pré-requisito
previstos no Capítulo II e demais documentos constantes do item 2 do
Capítulo XIV;
f) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do
Cargo/Área/Especialidade, conforme art. 14, parágrafo único, da Lei
8.112/90;
g) não estar incompatibilizado para a nova investidura em cargo público
federal, nos termos dispostos no art. 137 da Lei nº 8.112/90.
2. O candidato que, na data da posse, não reunir os requisitos enumerados no
item 1 deste Capítulo perderá o direito à investidura no referido
Cargo/Área/Especialidade.
V. DAS INSCRIÇÕES
1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes
disposições e a cita aceitação das condições do Concurso, tais como se
acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes, bem
como em eventuais aditamentos, comunicados e instruções específicas para
a realização do certame, acerca das quais o poderá alegar
desconhecimento.
1.1 Objetivando evitar ônus desnecessário, o candidato deverá orientar-se
no sentido de recolher o valor de inscrição somente após tomar
conhecimento de todos os requisitos e condições exigidos para o
Concurso.
2. As inscrições para o Concurso serão realizadas exclusivamente no site da
Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br, por meio do Formulário de
Inscrição via Internet, no período de 9:00 horas do dia 16/11/2009 às 14:00
horas do dia 18/12/2009, observado o horário de Brasília.
3. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico
www.concursosfcc.com.br e, por meio do link correspondente ao Concurso do
Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, efetuar sua inscrição, conforme
procedimentos estabelecidos a seguir:
3.1 Ler e aceitar o Requerimento de Inscrição, preencher o Formulário de
Inscrição, transmitir os dados pela Internet e imprimir o comprovante de
Inscrição Finalizada.
3.2 O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à
inscrição através de boleto bancário ou débito em conta corrente de
banco(s) conveniado(s), a título de ressarcimento de despesas com
material e serviços, no valor correspondente à opção de
Cargo/Área/Especialidade, de acordo com as instruções constantes no
endereço eletrônico da página de inscrições, até a data limite para
encerramento das inscrições (18/12/2009).
3.2.1 Para o cargo de Analista Judiciário - todas as
áreas/especialidades (ensino superior completo): R$ 96,37
(noventa e seis reais e trinta e sete centavos).
3.2.2 Para o cargo de Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado
- Especialidade Tecnologia da Informação (ensino médio
completo): R$ 66,37 (sessenta e seis reais e trinta e sete
centavos).
3.2.3 O boleto bancário, disponível no endereço eletrônico
www.concursosfcc.com.br deverá ser impresso para o
pagamento do valor da inscrição, após conclusão do
preenchimento do Formulário de Inscrição, em qualquer banco
do sistema de compensação bancária.
3.2.4 O pagamento do valor da inscrição poderá ser efetuado em
dinheiro ou cheque do próprio candidato.
3.2.4.1 O pagamento efetuado por meio de cheque somente
será considerado quitado após a respectiva
compensação.
3.2.4.2 Em caso de devolução do cheque, qualquer que seja
o motivo, considerar-se-á automaticamente sem efeito
a inscrição.
3.2.5 Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de
agências bancárias na localidade em que se encontra o
candidato, o boleto deverá ser pago antecipadamente.
3.3 A partir de 23/12/2009, o candidato deverá conferir, no endereço
eletrônico da Fundação Carlos Chagas, se os dados da inscrição foram
recebidos e o valor da inscrição foi pago. Detectando irregularidade, o
candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao
Candidato SAC da Fundação Carlos Chagas (0XX11) 3723-4388, de
segunda a sexta-feira, úteis, das 10 às 16 horas (horário de Brasília),
para verificar o ocorrido.
3.4 As inscrições somente serão confirmadas após a comprovação do
pagamento do valor da inscrição.
3.5 Será cancelada a inscrição com pagamento efetuado por um valor
menor do que o estabelecido e as solicitações de inscrição, cujos
pagamentos forem efetuados após a data de encerramento das
inscrições.
3.6 Não será aceito pedido de devolução do pagamento do valor da
inscrição, ainda que maior ou em duplicidade.
3.7 O candidato inscrito não deverá enviar cópia do documento de
identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informação dos
dados cadastrais no ato de inscrição, sob as penas da lei.
3.8 A Fundação Carlos Chagas e o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª
Região não se responsabilizam por solicitações de inscrição não
recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de
comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como
outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de
dados.
3.9 O descumprimento das instruções para inscrição implicará a não
efetivação da inscrição.
4. Ao inscrever-se o candidato deverá indicar no Formulário de Inscrição o
digo de opção de Cargo/Área/Especialidade, conforme tabela constante
do Capítulo II deste Edital e da barra de opções do Formulário de
Inscrição.
4.1 O candidato que deixar de indicar, no Formulário de Inscrição, o código
da opção de Cargo/Área/Especialidade ou fizer indicação de código
inexistente terá sua inscrição cancelada.
5. Ao inscrever-se no Concurso é recomendado ao candidato observar
atentamente as informações sobre a aplicação das provas (Capítulo VIII, itens 1
e 2) uma vez que só poderá concorrer a um cargo por período de aplicação.
5.1 O candidato que efetivar mais de uma inscrição para o mesmo período
de aplicação das provas, terá somente a última inscrição validada. Não
sendo possível identificar a última inscrição efetivada, todas poderão ser
canceladas.
6. As informações prestadas no Formulário Eletrônico de Inscrição serão de
inteira responsabilidade do candidato, reservando-se ao Tribunal Regional do
Trabalho da 20ª Região e à Fundação Carlos Chagas o direito de excluir do
Concurso Público aquele que não preencher o respectivo documento de forma
completa, correta e legível, bem como fornecer dados inverídicos ou falsos.
7. Efetivada a inscrição não serão aceitos pedidos para alteração de
Cargo/Área/Especialidade, bem como não haverá, em hipótese alguma,
devolução da importância paga.
8. Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento do valor da inscrição, com
exceção ao cidadão amparado pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008,
que comprove estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do
Governo Federal CadÚnico e renda familiar mensal igual ou inferior a três
salários mínimos ou renda familiar per capita de até meio salário mínimo
mensal, conforme o Decreto 6.135, de 26 de junho de 2007.
8.1 A comprovação no Cadastro Único para Programas Sociais será feita
através da indicação do Número de Identificação Social NIS, além dos
dados solicitados no Formulário de Inscrição via Internet.
8.2 Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos
por todos os membros da família e renda familiar per capita a divisão da
renda familiar pelo total de indivíduos da família.
8.3 A veracidade das informações prestadas pelo candidato, no Formulário
de Inscrição, será consultada junto ao órgão gestor do CadÚnico,
vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
9. As inscrições com isenção do pagamento de que trata o item anterior somente
serão realizadas por meio da Internet, no período de 9:00 horas do dia
12/11/2009 às 14:00 horas do dia 16/11/2009 (horário de Brasília), na forma
do item 3 deste Capítulo.
10. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira
responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente pelo teor das
afirmativas.
11. Não será concedida a isenção de pagamento do valor de inscrição ao
candidato que:
a) deixar de efetuar o pedido de inscrição pela Internet;
b) omitir informações e/ou torná-las inverídicas.
12. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-
se, ainda, o disposto no parágrafo único do Art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6
de setembro de 1979.
12.1 A qualquer tempo, poderão ser realizadas diligências relativas à
situação declarada pelo candidato, deferindo ou não seu pedido.
13. Após a análise dos pedidos de isenção, será publicado no Diário Oficial da
União e no site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br, a
relação dos pedidos deferidos e indeferidos, observados os motivos do
indeferimento dos pedidos de isenção.
14. Os candidatos que tiverem seus pedidos indeferidos e queiram participar do
certame deverão efetuar sua inscrição conforme estabelecido nos itens 2, 3 e 4
deste Capítulo.
15. Não serão aceitas inscrições por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-
símile (fax), transferência ou depósito em conta corrente, DOC, ordem de
pagamento, condicionais e/ou extemporâneas ou por qualquer outra via que
não as especificadas neste Edital.
15.1 Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não
atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, será ela cancelada.
16. Não serão aceitos os pedidos de inscrição que não atenderem rigorosamente
ao estabelecido neste Edital.
17. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e a Fundação Carlos Chagas
não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivo
de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,
congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem
como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de
dados.
18. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e a Fundação Carlos Chagas
eximem-se das despesas com viagens e estadias dos candidatos para
participação em qualquer das etapas do Concurso.
19. A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, prova ou nomeação do
candidato caso sejam identificadas falsidades de declarações ou
irregularidades nas provas ou documentos.
20. O candidato não portador de deficiência que necessitar de condição especial
para realização das provas, deverá solicitá-la até o término das inscrições
(18/12/2009), via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Fundação Carlos
Chagas (A/C Departamento de Execução de Projetos Ref.: Solicitação/TRT
20ª Região - Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala - São Paulo
SP – CEP 05513-900).
21. O candidato deverá encaminhar, junto à solicitação de condição especial para
realização da prova, Laudo Médico (original ou cópia autenticada) atualizado
que justifique o atendimento especial solicitado.
22. O candidato que não o fizer até o término das inscrições, seja qual for o motivo
alegado, poderá não ter a condição atendida.
23. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise da legalidade,
viabilidade e razoabilidade do pedido.
24. A candidata lactante que necessitar amamentar durante a realização das
provas, poderá fazê-lo em sala reservada, desde que o requeira, observando
os procedimentos constantes a seguir:
24.1 A candidata lactante deverá encaminhar sua solicitação, até o término
das inscrições, via Sedex ou Aviso de recebimento (AR), à Fundação
Carlos Chagas (A/C Departamento de Execução de Projetos Ref.:
3
Solicitação/TRT 20ª Região Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim
Guedala – São Paulo – SP – CEP 05513-900).
24.2 Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da
candidata.
24.3 A criança deverá ser acompanhada, em ambiente reservado para este
fim, de adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro indicado
pela candidata).
24.4 Nos horários previstos para amamentação, a candidata lactante pode
ausentar-se temporariamente da sala de prova, acompanhada de uma
fiscal.
24.5 Na sala reservada para amamentação, ficarão somente a candidata
lactante, a criança e uma fiscal, sendo vedada a permanência de babás
ou quaisquer outras pessoas que tenham grau de parentesco ou de
amizade com a candidata.
VI. DAS INSCRIÇÕES PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
1. Às pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das
prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição
Federal e na Lei nº 7.853/89 é assegurado o direito de inscrição para os cargos
em Concurso Público, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de
que são portadoras.
2. Em cumprimento ao disposto no § do artigo da Lei 8.112, de 11 de
dezembro de 1990, bem como na forma do Decreto nº 3.298, de 20 de
dezembro de 1999, ser-lhes-á reservado o percentual de 5% (cinco por cento)
das vagas existentes, que vierem a surgir ou forem criadas no prazo de
validade do Concurso, para todos os Cargos/Áreas/Especialidades.
2.1. Para as vagas que surgirem ou forem criadas no prazo de validade do
concurso, a cada 20 (vinte) cargos providos será nomeado 1 (um)
candidato da lista específica de portadores de deficiência, por ordem
de classificação, salvo se restar observado o percentual de 5%
(cinco por cento) decorrente das vagas existentes indicadas neste
Edital.
3. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram
nas categorias discriminadas no artigo do Decreto Federal 3.298/99 e
suas alterações.
3.1 Não obsta à inscrição ou exercício do cargo a utilização de material
tecnológico ou habitual.
4. As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais
previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, particularmente em seu artigo 40,
participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais
candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos
critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e à nota
mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no
referido artigo, §§ 1º e 2º, deverão ser requeridos por escrito, durante o período
das inscrições, via SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), à Fundação Carlos
Chagas.
4.1 O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de
viabilidade e razoabilidade do pedido.
5. O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser portador de
deficiência, especificando-a no Formulário de Inscrição e, no período das
inscrições, deveencaminhar via SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), à
Fundação Carlos Chagas (A/C Departamento de Execução de Projetos
Ref.: Laudo Médico Concurso Público do TRT 20ª Região Av. Professor
Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala São Paulo SP CEP 05513-
900) os documentos a seguir:
a) Laudo Médico (original ou cópia autenticada), expedido no
prazo ximo de 12 (doze) meses antes do término das
inscrições, atestando a espécie e o grau ou vel de deficiência,
com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da
deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua
prova, informando, também, o seu nome, mero do documento de
identidade (RG), número do CPF e opção de
Cargo/Área/Especialidade.
b) O candidato portador de deficiência visual, além do envio da
documentação indicada na letra “a” deste item, deverá solicitar, por
escrito, ao término das inscrições, a confecção de prova especial em
Braile ou Ampliada ou a necessidade da leitura de sua prova,
especificando o tipo de deficiência.
c) O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional
para realização das provas, além do envio da documentação indicada
na letra “a” deste item, deverá encaminhar solicitação, por escrito, até o
término das inscrições, com justificativa acompanhada de parecer
emitido por especialista da área de sua deficiência.
5.1 Aos deficientes visuais (cegos) que solicitarem prova especial em Braile
serão oferecidas provas nesse sistema e suas respostas deverão ser
transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar
para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção podendo
utilizar-se de soroban.
5.2 Aos deficientes visuais (amblíopes) que solicitarem prova especial
Ampliada serão oferecidas provas nesse sistema.
5.3 O candidato deverá indicar o tamanho da fonte de sua prova Ampliada,
entre 18, 24 ou 28. Não havendo indicação de tamanho de fonte, a
prova será confeccionada em fonte 24.
5.4 Os candidatos que, dentro do prazo do período das inscrições, não
atenderem aos dispositivos mencionados no:
5.4.1 Item 5 letra “a” Serão considerados como não
portadores de deficiência.
5.4.2 Item 5 letra b” Não terão a prova especial preparada
e/ou pessoa designada para a leitura da prova, seja qual for
o motivo alegado.
5.4.3 Item 5 letra “c” Não terão tempo adicional para
realização das provas, seja qual for o motivo alegado.
6. No ato da inscrição o candidato portador de deficiência deverá declarar estar
ciente das atribuições do Cargo/Área/Especialidade para a qual pretende se
inscrever e que, no caso de vir a exercê-lo, esta sujeito à avaliação pelo
desempenho dessas atribuições, para fins de habilitação no período
probatório.
7. O candidato portador de deficiência deverá declarar, quando da inscrição, se
deseja concorrer às vagas reservadas a portadores de deficiência.
7.1 O candidato portador de deficiência que desejar concorrer às vagas
reservadas aos portadores de deficiência deverá encaminhar Laudo
Médico, de acordo com o item 5 deste Capítulo.
8. O candidato portador de deficiência que não realizar a inscrição conforme
instruções constantes deste Capítulo não poderá impetrar recurso em favor de
sua condição.
9. O candidato portador de deficiência, se classificado na forma do Capítulo XII,
além de figurar na lista de classificação por Cargo/Área/Especialidade, terá seu
nome constante da lista específica de portadores de deficiência, por
Cargo/Área/Especialidade.
10. O candidato portador de deficiência aprovado no Concurso, quando convocado,
deverá, munido de documento de identidade original, submeter-se a avaliação
a ser realizada pela Junta Médica Oficial do Tribunal Regional do Trabalho da
20ª Região ou por eles credenciada, objetivando verificar se a deficiência se
enquadra na previsão do artigo 4º e seus incisos do Decreto Federal nº
3.298/99 e suas alterações, assim como se há compatibilidade ou não da
deficiência com as atribuições do Cargo/Área/Especialidade a ser ocupado, nos
termos dos artigos 37 e 43 da referida norma, observadas as seguintes
disposições:
10.1 A avaliação de que trata este item, de caráter terminativo, será realizada
por equipe prevista pelo artigo 43 do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas
alterações.
10.2 Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para
justificar o atraso ou a ausência do candidato portador de deficiência à
avaliação de que trata o item 10.
10.3 Verificada a incompatibilidade entre a deficiência e as atribuições do
Cargo/Área/Especialidade postulado, o candidato será eliminado do
certame.
10.4 Será eliminado da lista de deficientes o candidato cuja deficiência
assinalada, na Ficha de Inscrição, não se fizer constatada na forma do
artigo e seus incisos do Decreto Federal 3.298/99 e suas
alterações, devendo o mesmo permanecer apenas na lista de
classificação geral.
11. As vagas definidas no item 2 deste Capítulo que não forem providas por falta
de candidatos portadores de deficiência ou por reprovação no Concurso ou na
perícia médica serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita
observância à ordem classificatória.
12. A não observância, pelo candidato, de qualquer das disposições deste Capítulo
implicará a perda do direito a ser nomeado para as vagas reservadas aos
portadores de deficiência.
13. O laudo médico apresentado terá validade somente para este Concurso Público
e não será devolvido.
14. Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser arguida para
justificar a concessão de readaptação, licença por motivo de saúde ou
aposentadoria por invalidez.
VII. DAS PROVAS
1. O concurso constará das seguintes provas com os respectivos pesos:
Cargo/Área/Especialidade Prova
Nº de
Questões
Peso
Duração da
Prova
Caráter
Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade
Tecnologia da Informação
- Português
- Conhecimentos Específicos
- Discursiva-Teórico -Prática
20
40
--
1
3
--
Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade
Psicologia
- Português
- Conhecimentos Específicos
- Discursiva-Redação
20
40
--
1
3
--
4 horas
Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade
Tecnologia da Informação
- Português
- Conhecimentos Específicos
20
40
1
3
3 horas
Classificatório
e Eliminatório
4
2. As provas de Português e Conhecimentos Específicos constarão de queses
objetivas de múltipla escolha e versarão sobre conteúdos programáticos constantes
do Anexo Único deste Edital.
3. A prova Discursiva-Teórico-Prática para o cargo de Analista Judiciário - Área
Apoio Especializado - Especialidade Tecnologia da Informação será
realizada no mesmo dia e período das Provas Objetivas e versará sobre o
conteúdo de conhecimentos específicos, conforme programa constante do
Anexo Único deste Edital.
4. A prova Discursiva-Redação para o cargo de Analista Judicrio - Área Apoio
Especializado - Especialidade Psicologia será realizada no mesmo dia e período
das Provas Objetivas e versará sobre os conteúdos contidos nos programas
constantes do Anexo Único deste Edital.
VIII. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS
1. A aplicação das Provas para todos os Cargos/Áreas/Especialidades está
prevista para o dia 07/03/2010 e será aplicada na Cidade de Aracaju-SE.
1.1 As provas para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário
serão aplicadas no mesmo dia, em períodos distintos.
2. A aplicação das provas na data prevista dependerá da disponibilidade de locais
adequados à sua realização.
2.1 Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de lugares
adequados existentes nos colégios localizados na Cidade de Aracaju, a
Fundação Carlos Chagas reserva-se ao direito de alocá-los em cidades
próximas à determinada para aplicação das provas, não assumindo
qualquer responsabilidade quanto ao transporte e alojamento destes
candidatos.
2.2 Havendo alteração da data prevista, as provas poderão ocorrer em
sábados, domingos ou feriados.
3. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão
divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação para Provas, a
ser publicado no Diário Oficial da União e de Cartões Informativos que serão
encaminhados aos candidatos por e-mail e pelo site www.concursosfcc.com.br
da Fundação Carlos Chagas. Para tal é imprescindível que o endereço
constante no Formulário Eletrônico de Inscrição esteja completo e correto.
3.1 Não serão encaminhados Cartões Informativos de candidatos cujo
endereço eletrônico informado no Formulário de Inscrição esteja
incompleto ou incorreto.
3.2 A comunicação feita por e-mail é meramente informativa. O candidato
deverá acompanhar no Diário Oficial da União e no site da Fundação
Carlos Chagas a publicação do Edital de Convocação para realização
das provas.
3.2.1 O envio de comunicação pessoal dirigida ao candidato, que por
qualquer motivo não for recebida, não desobriga o candidato do
dever de consultar o Edital de Convocação para provas.
4. O candidato que não receber o Cartão Informativo até o (terceiro) dia que
antecede a aplicação das provas ou em havendo dúvidas quanto ao local, data
e horários de realização das provas, deverá:
4.1 entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato SAC
da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (0XX11) 3723-4388, de
segunda a sexta-feira, úteis, das 10 às 16 horas (horário de Brasília), ou
consultar o site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br.
5. Ao candidato só será permitida a realização das provas na respectiva data, no
local e horários constantes nas listas afixadas, no Cartão Informativo e no site
da Fundação Carlos Chagas.
6. Os eventuais erros de digitação verificados no Cartão Informativo enviado ao
candidato, ou erros observados nos documentos impressos, entregues ao
candidato no dia da realização das provas, quanto a nome, número de
documento de identidade, sexo, data de nascimento e endereço, deverão ser
corrigidos por meio do site da Fundação Carlos Chagas
www.concursosfcc.com.br, de acordo com as instruções constantes da página
do Concurso, até o terceiro dia útil após a aplicação das Provas Objetivas e
Discursivas.
6.1 O candidato que não solicitar as correções dos dados pessoais nos
termos do item 6 deverá arcar, exclusivamente, com as consequências
advindas de sua omissão.
7. Caso haja inexatidão na informação relativa à opção de
Cargo/Área/Especialidade e/ou à condição de portador de deficiência, o
candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao
Candidato SAC da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (0XX11) 3723-
4388, de segunda a sexta-feira, úteis, das 10 às 16 horas (horário de Brasília),
com, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência da data de
realização da prova.
7.1 A alteração de opção de Cargo/Área/Especialidade somente se
processada na hipótese de o dado expresso pelo candidato em seu
Formulário de Inscrição ter sido transcrito erroneamente para o Cartão
Informativo, nas listas afixadas e disponibilizado no site da Fundação
Carlos Chagas.
7.2 Não será admitida troca de opção de Cargo/Área/Especialidade.
7.3 O candidato que não entrar em contato com o SAC no prazo
mencionado será o exclusivo responsável pelas consequências
advindas de sua omissão.
8. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando
documento de identidade original que bem o identifique, como: Carteiras e/ou
Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública,
pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações
Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade
fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal,
valem como documento de identidade, como, por exemplo, as da OAB, CREA,
CRM, CRC etc.; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e
Previdência Social; e Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma
da Lei nº 9.503/97).
9. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com
clareza, a identificação do candidato.
10. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das
provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto,
deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em
órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias, sendo então submetido
à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão
digital em formulário próprio.
10.1 A identificação especial será exigida, também, do candidato cujo
documento de identificação gere dúvidas quanto à fisionomia, assinatura
ou a condição de conservação do documento.
11. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova. O candidato não poderá
alegar desconhecimentos quaisquer sobre a realização da prova como
justificativa de sua ausência.
12. O não comparecimento às provas, qualquer que seja o motivo, caracterizará
desistência do candidato e resultará em sua eliminação no Concurso Público.
13. Objetivando garantir a lisura e a idoneidade do Concurso Público – o que é de
interesse público e, em especial, dos próprios candidatos bem como sua
autenticidade, se solicitado aos candidatos, quando da aplicação das provas,
a autenticação digital das Folhas de Respostas personalizadas.
13.1 Se, por qualquer motivo, não for possível a autenticação digital, o
candidato deverá apor sua assinatura, em campo específico, por três
vezes.
13.2 A autenticação digital (ou assinaturas) dos candidatos na Folha de
Respostas visa a atender o disposto no Capítulo XIV, item 4, deste
Edital.
14. Na realização das Provas serão fornecidos o Caderno de Questões
personalizado e a Folha de Respostas pré-identificada com os dados do
candidato, para aposição da assinatura em campo específico e transcrição das
respostas com caneta esferográfica de material transparente de tinta preta.
15. A correção da prova far-se-á, exclusivamente, por meio da Folha de Respostas
personalizada, sendo nula qualquer outra forma de correção. O preenchimento
da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que
deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na
capa do Caderno de Questões. Em hipótese alguma haverá substituição da
Folha de Respostas por erro do candidato.
15.1 O candidato será o único responsável pelos prejuízos advindos de
marcações incorretas na Folha de Respostas.
16. O candidato deverá comparecer ao local de prova designado munido de:
a) original de um dos documentos de identificação referidos no item 8
deste Capítulo;
b) caneta esferográfica de material transparente de tinta preta, lápis preto
nº 2 e borracha.
17. Na Folha de Respostas da Prova Objetiva o candidato deverá preencher os
alvéolos, com caneta esferográfica de material transparente de tinta preta ou
reforçá-los com grafite na cor preta, caso a marcação se com esferográfica
de material transparente de tinta azul, bem como assinar no campo apropriado.
17.1 As questões da Prova Objetiva serão do tipo múltipla escolha.
17.2 Não será computada questão com emenda ou rasura, ainda que legível,
nem questão não respondida ou que contenha mais de uma resposta,
mesmo que uma delas esteja correta.
17.3 Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às
respostas ou à assinatura, uma vez que qualquer marca poderá ser
identificada pelas leitoras ópticas, prejudicando o desempenho do
candidato.
18. Durante a realização da Prova, não será permitida nenhuma espécie de
consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de máquina
calculadora, livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.
19. O candidato deverá conferir os seus dados cadastrais impressos na Folha de
Respostas, em especial seu nome, número de inscrição, número do documento
de identidade e opção de Cargo/Área/Especialidade.
20. Por medida de segurança os candidatos deverão manter as orelhas visíveis à
observação dos fiscais da sala de prova.
21. Motivará a eliminação do candidato, sem prejuízo das sanções penais cabíveis,
a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital ou
a outras relativas ao Concurso, aos comunicados, às Instruções ao Candidato
ou às Instruções constantes da prova.
22. Poderá ser excluído do Concurso Público o candidato que:
a) apresentar-se em local diferente da convocação oficial;
b) apresentar-se após o horário estabelecido, inadmitindo-se qualquer
tolerância;
c) não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;
d) não apresentar documento que bem o identifique;
e) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;
f) ausentar-se do local de provas antes de decorrida uma hora do seu
início;
g) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no
comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio, que não o
fornecido pela Fundação Carlos Chagas;
h) ausentar-se da sala de provas levando Folha de Respostas, o
Caderno de Questões ou outros materiais não permitidos, sem
autorização;
i) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte;
j) utilizar-se de meios ilícitos para a execução das provas;
k) não devolver integralmente o material recebido;
l) for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação
com outro candidato, bem como utilizando-se de livro, anotação,
impressos não permitidos ou máquina calculadora;
m) estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de
comunicação (bip, telefone celular, relógios digitais, walkman, agenda
eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros
equipamentos similares), bem como protetores auriculares;
n) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em
comportamento indevido.
22.1 O candidato que estiver portando equipamento eletrônico como os
indicados nas alíneas l e m deverá desligar o aparelho antes do
início das provas.
5
23. Os eventuais pertences pessoais dos candidatos, tais como: bolsas, sacolas,
bonés, chapéus, gorros ou similares, óculos escuros, equipamentos eletrônicos
como os indicados na alínea le mdo item 22 deste Capítulo, deverão ser
lacrados, antes do início da prova.
a) Os pertences pessoais lacrados serão acomodados em local a ser
indicado pelos fiscais de sala de prova, onde deverão permanecer
durante todo o período de permanência dos candidatos no local de
prova. A Fundação Carlos Chagas e o Tribunal Regional do Trabalho da
20ª Região não se responsabilizarão por perda ou extravio de
documentos, objetos ou equipamentos eletrônicos ocorridos no local de
realização da prova, nem por danos neles causados.
b) Os aparelhos eletrônicos deverão permanecer lacrados e desligados até
a saída do candidato do local de realização das provas.
24. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a Folha
de Respostas o Caderno de Questões personalizado.
25. No dia da realização das provas, poderá participar do Concurso Público objeto
deste Edital o candidato cujo nome, por qualquer motivo, não constar das
listagens oficiais estabelecidas no Edital de Convocação, desde que apresente
o respectivo comprovante de recolhimento do valor da inscrição e mediante
preenchimento de formulário específico, observadas as demais regras
constantes deste Edital.
26. A inclusão da inscrição de que trata o item 25 está condicionada à verificação
da sua regularidade pela Fundação Carlos Chagas, na fase do julgamento da
prova objetiva, com o intuito de verificar-se a pertinência da referida inscrição.
27. Constatada a irregularidade da inscrição, a inclusão será automaticamente
cancelada independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos
todos os atos dela decorrentes.
28. Quando, após a prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual,
grafológico ou por investigação policial, ter o candidato utilizado processos
ilícitos, sua prova será anulada e o mesmo será automaticamente eliminado do
Concurso.
29. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a
aplicação das provas em virtude de afastamento do candidato da sala de prova.
30. Em hipótese nenhuma será realizada qualquer prova fora do local, data e
horário determinados.
31. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, a
Fundação Carlos Chagaso fornecerá exemplares dos Cadernos de Questões a
candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o
encerramento do Concurso blico. O candidato deve consultar o site
www.concursosfcc.com.br no primeiro dia útil as a aplicação das provas, para
tomar conhecimento da(s) data(s) prevista(s) para divulgação das questões das
Provas Objetivas, dos gabaritos e/ou dos resultados.
IX. DO JULGAMENTO DAS PROVAS OBJETIVAS
1. As provas serão estatisticamente avaliadas, de acordo com o desempenho do
grupo a elas submetido.
2. Considera-se grupo o total de candidatos presentes às provas do respectivo
Cargo/Área/Especialidade.
3. Na avaliação de cada prova será utilizado o escore padronizado, com média
igual a 50 (cinquenta) e desvio padrão igual a 10 (dez).
4. Esta padronização das notas da prova tem por finalidade avaliar o desempenho
do candidato em relação aos demais, permitindo que a posição relativa de cada
candidato reflita sua classificação em cada prova. Na avaliação das provas do
Concurso:
a) conta-se o total de acertos de cada candidato em cada prova;
b) calculam-se a média e o desvio padrão dos acertos de todos os
candidatos em cada prova;
c) transforma-se o total de acertos de cada candidato em nota padronizada
(NP). Para isso calcula-se a diferença entre o total de acertos do
candidato na prova (A) e a média de acertos do grupo na prova (
X
),
divide-se essa diferença pelo desvio padrão do grupo na prova (s),
multiplica-se o resultado por 10 (dez) e soma-se 50 (cinquenta), de
acordo com a fórmula:
NP =
s
XA
x 10 + 50
NP = Nota Padronizada
A = Número de acertos dos candidatos
x
= Média de acertos do grupo
S = Desvio padrão
d) multiplica-se a nota padronizada do candidato em cada prova pelo
respectivo peso.
5. O total de pontos de cada candidato será igual à soma das notas padronizadas
(já multiplicadas pelos pesos correspondentes) obtidas em cada uma das
provas.
6. As Provas Objetivas de Português e de Conhecimentos Específicos terão
caráter classificatório e eliminatório, considerando-se habilitado o candidato que
obtiver total de pontos igual ou superior a 200 (duzentos).
7. Os candidatos não habilitados nas Provas Objetivas serão excluídos do
Concurso.
8. Da divulgação dos resultados constarão apenas os candidatos habilitados para
cada Cargo/Área/Especialidade.
X. DA PROVA DISCURSIVA – TEÓRICO-PRÁTICA
1. A Prova Discursiva-Teórico-Prática seaplicada aos candidatos inscritos para
o cargo de Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade
Tecnologia da Informação
no mesmo dia e período das Provas Objetivas e
somente serão avaliadas as dos candidatos habilitados e mais bem
classificados na Prova Objetiva até a 50ª (quinquagésima) posição, na forma do
Capítulo IX deste Edital.
1.1 Havendo empate na última colocação, todos os candidatos, nestas
condições, terão a prova Discursiva-Teórico-Prática corrigidas.
1.2 Dentre os candidatos que concorrerem às vagas reservadas para
portadores de deficiência, serão corrigidas as provas de todos os
candidatos habilitados nas provas objetivas.
2. A prova Discursiva-Teórico-Prática constará de problemas teóricos-práticos
propostos na forma de relatório ou estudo de caso, relacionados à conceitos,
técnicas, utilização de ferramentas, metodologias, desenvolvimento,
frameworks e que envolvem conhecimentos teóricos, destreza, competências,
habilidades, e/ou capacidade operacional do candidato.
3. A prova Discursiva-Teórico-Prática versará sobre conteúdo pertinente a
conhecimentos específicos, conforme programa constante do Anexo Único,
deste Edital, adequado às atribuições do Cargo/Área/Especialidade.
4. A Prova Discursiva-Teórico-Prática terá caráter habilitatório e classificatório e
será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se
habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta).
5. A prova Discursiva-Teórico-Prática destinar-se-á a avaliar a experiência prévia
do candidato e sua adequação quanto à área tecnológica para a qual está se
candidatando.
6. A Prova Discursiva-Teórico-Prática definitiva não poderá ser assinada,
rubricada, nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra
ou marca que a identifique, sob pena de sua anulação.
7. As respostas à Prova Discursiva-Teórico-Prática definitivas serão o único
documento válido para a avaliação. O rascunho é de preenchimento facultativo.
Em hipótese alguma o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na
correção da Prova Discursiva-Teórico-Prática pela Banca Examinadora.
8. O candidato não habilitado será excluído do Concurso.
9. Da publicação no Diário Oficial da União constarão apenas os candidatos
habilitados.
XI. DA PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO
1. A Prova Discursiva-Redação será aplicada aos candidatos inscritos para o
cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado Especialidade
Psicologia, no mesmo dia e período das Provas Objetivas e somente serão
avaliadas as dos candidatos habilitados e mais bem classificados na Prova
Objetiva a a 50ª (quinquagésima) posição, na forma do Capítulo IX deste
Edital.
1.1 Havendo empate na última colocação, todos os candidatos, nestas
condições, terão a Prova Discursiva-Redação corrigida.
1.2 Dentre os candidatos inscritos como portadores de deficiência, serão
corrigidas as provas de todos os candidatos habilitados nas Provas
Objetivas.
2. A Prova Discursiva - Redação versará sobre conteúdo pertinente a
conhecimentos específicos, conforme programa do Anexo Único, deste Edital,
adequado à atribuição do cargo.
3. A Prova Discursiva-Redação terá caráter habilitatório e classificatório e será
avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado
o candidato que nela obtiver nota total igual ou superior a 50 (cinquenta).
4. A avaliação na prova Discursiva - Redação abrangerá:
4.1 quanto ao conteúdo: a compreensão e o conhecimento dos temas, o
desenvolvimento e a adequação da argumentação, a conexão e a
pertinência, a objetividade e a sequência lógica do pensamento e valerá,
no máximo, 70 (setenta) pontos;
4.2 quanto ao uso do idioma: a utilização correta do vocabulário e das
normas gramaticais e valerá, no ximo, 30 (trinta) pontos,
considerando-se:
a) o desempenho linguístico de acordo com o nível de
conhecimento exigido;
b) a adequação do nível de linguagem adotado à produção
proposta e coerência no uso;
c) o domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes
itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos
coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência
verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e
nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.
4.3 Será atribuída nota zero à Prova Discursiva - Redação que:
a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas
com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou
qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado;
c) for assinada fora do local apropriado;
d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a
identificação do candidato;
e) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;
f) estiver em branco;
g) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.
5. A Folha de Resposta definitiva será o único documento válido para a avaliação
da Prova Discursiva-Redação. A folha para rascunho é de preenchimento
facultativo. Em hipótese alguma o rascunho elaborado pelo candidato será
considerado na correção da Prova Discursiva-Redação pela Banca
Examinadora.
6. O candidato não habilitado será excluído do Concurso.
7. Da divulgação dos resultados constarão apenas os candidatos habilitados para
cada cargo.
XII. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
1. Para os cargos de Analista Judiciário Área Apoio Especializado
Especialidade Tecnologia da Informação e Analista Judiciário Área Apoio
Especializado Especialidade Psicologia, a nota final dos candidatos
habilitados em todas as fases será igual ao total de pontos obtido nas Provas
Objetivas de Português e de Conhecimentos Específicos, mais a nota obtida na
6
Prova Discursiva-Teórico-Prática ou Prova Discursiva-Redação, conforme o
Cargo/Área/Especialidade, obedecidos os critérios definidos nos Capítulos IX a
XI, respectivamente, deste Edital.
2. Para o cargo de Técnico Judiciário Área Apoio Especializado
Especialidade Tecnologia da Informação, a nota final dos candidatos
habilitados será igual ao total de pontos obtido na Prova Objetiva obedecidos
os critérios definidos no Capítulo IX deste Edital.
3. Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota
final, em listas de classificação para cada Cargo/Área/Especialidade.
4. Como critério de desempate, na hipótese de igualdade de nota final terá
preferência, sucessivamente, o candidato que:
4.1 para os cargos Analista Judiciário Área Apoio Especializado
Especialidade Tecnologia da Informação e Analista Judiciário Área
Apoio Especializado Especialidade Psicologia:
a) tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, e dentre
estes o de maior idade, conforme estabelece a Lei
10.741/03 (Lei do Idoso) sendo considerada, para esse fim, a
data limite para correção de dados cadastrais estabelecida no
item 6 do Capítulo VIII, deste Edital;
b) obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;
c) obtiver maior nota na prova Discursiva-Teórico-Prática ou
Prova Discursiva- Redação, conforme o cargo;
d) obtiver maior nota na prova de Português;
e) persistindo o empate, o que tiver maior idade, sendo
considerada, para esse fim, a data limite para correção de dados
cadastrais estabelecida no item 6 do Capítulo VIII, deste Edital.
4.2 para o cargo de Técnico Judiciário Área Apoio Especializado
Especialidade Tecnologia da Informação:
a) tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, e dentre
estes o de maior idade, conforme estabelece a Lei
10.741/03 (Lei do Idoso) sendo considerada, para esse fim, a
data limite para correção de dados cadastrais estabelecida no
item 6 do Capítulo VIII, deste Edital;
b) obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;
c) obtiver maior nota na prova de Português;
d) persistindo o empate, o que tiver maior idade, sendo
considerada, para esse fim, a data limite para correção de dados
cadastrais estabelecida no item 6 do Capítulo VIII, deste Edital.
5. O resultado final do concurso será divulgado por meio de duas listas, a saber:
a) lista contendo a classificação de todos os candidatos habilitados, por
Cargo/Área/Especialidade, inclusive os inscritos como portadores de
deficiência;
b) lista contendo a classificação exclusivamente dos candidatos habilitados
inscritos como portadores de deficiência.
XIII. DOS RECURSOS
1. Será admitido recurso quanto:
a) ao indeferimento do pedido de isenção do valor das inscrições;
b) à aplicação das Provas;
c) às questões das Provas Objetivas e Gabaritos;
d) à vista de Prova (Discursiva-Teórico-Prática e Discursiva-Redação);
e) ao resultado das Provas.
2. O prazo para interposição dos recursos será de 02 (dois) dias úteis após a
concretização do evento que lhes disser respeito, tendo como termo inicial o 1º
dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.
3. Admitir-se-á um único recurso por candidato para cada evento referido no item
1 deste Capítulo, devidamente fundamentado, sendo desconsiderado recurso
de igual teor.
4. Os recursos listados no item 1 deverão ser interpostos exclusivamente através
do site www.concursosfcc.com.br da Fundação Carlos Chagas, de acordo
com as instruções constantes da página do Concurso Público.
4.1 Não serão aceitos recursos interpostos em prazo estipulado a evento
diverso do questionado.
5. Somente serão apreciados os recursos interpostos e transmitidos conforme as
instruções contidas neste Edital e no site da Fundação Carlos Chagas.
6. Será concedida Vista da Prova Discursiva-Teórico-Prática e Discursiva-
Redação aos candidatos habilitados na Prova Objetiva, conforme Capítulos IX
a XI, deste edital, em período a ser informado em Edital específico.
6.1 A vista da Prova Discursiva-Teórico-Prática e Discursiva-Redação será
realizada através do site da Fundação Carlos Chagas
www.concursosfcc.com.br, em data e horário a serem oportunamente
divulgados no Diário Oficial da União.
6.2 As instruções para a vista de prova serão disponibilizadas no site da
Fundação Carlos Chagas.
7. Não serão aceitos pedidos de vista da Prova Discursiva-Teórico-Prática e
Discursiva-Redação interpostos por fac-símile (fax), telex, Correios, telegrama
ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.
8. A Fundação Carlos Chagas e o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região
não se responsabilizam por recursos não recebidos por motivo de ordem
técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das
linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de
ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
9. A Banca Examinadora constitui última instância para recursos, sendo soberana
em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
10. Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste
Capítulo não serão avaliados.
11. O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão)
atribuído(s) a todos os candidatos presentes às provas, independentemente de
formulação de recurso.
12. O gabarito divulgado poderá ser alterado, em função dos recursos impetrados e
as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.
13. Na ocorrência do disposto nos itens 11 e 12 e/ou em caso de provimento de
recurso, poderá haver, eventualmente, alteração da classificação inicial obtida
para uma classificação superior ou inferior ou, ainda, poderá ocorrer a
desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida para a
prova.
14. As decisões dos recursos serão dadas a conhecer aos candidatos por meio do
site www.concursosfcc.com.br da Fundação Carlos Chagas e ficarão
disponibilizados pelo prazo de 7 (sete) dias a contar da data de publicação do
respectivo Edital ou Aviso.
15. Os recursos cujo teor desrespeite a banca examinadora serão liminarmente
indeferidos.
XIV. PROVIMENTO DOS CARGOS
1. O provimento dos cargos obedecerá às necessidades administrativas do
Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.
2. Por ocasião da posse, será exigido do candidato nomeado:
a) prova de ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no art. 12 da
Constituição Federal;
b) estar quite com as obrigações eleitorais e, para candidato do sexo
masculino, também com as obrigações militares (Leis 4.375/64,
4.754/65 e Decreto nº 57.654/66);
c) comprovação de idade mínima de 18 (dezoito) anos;
d) comprovante de inscrição no CPF;
e) comprovante de inscrição no PIS ou PASEP;
f) declaração de não ter sofrido, no exercício de função pública, as
penalidades previstas no art. 137 e seu parágrafo único da Lei
8.112/90;
g) declaração de acumulação de cargo ou função pública, quando for o
caso, ou a sua negativa;
h) declaração de bens, na forma da Lei nº 8.429/92;
i) diploma ou certificado, devidamente registrado, de Conclusão do grau
de escolaridade exigido para o cargo;
j) cédula de identidade;
k) certidão de nascimento ou casamento, conforme o caso;
l) certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos, quando for o
caso;
m) laudo médico, a ser fornecido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2
Região, que ateste a aptidão sica e mental para o exercício do cargo,
com base nos exames solicitados;
n) raio X de tórax (PA e perfil);
o) hemograma completo;
p) grupo sanguíneo (fator RH);
q) creatinina;
r) sumário de urina;
s) parasitológico de fezes;
t) glicemia de jejum;
u) colesterol total e frações, VDRL, triglicérides, uréia;
v) exame ginecológico preventivo: colposcopia e colpocitologia oncótica
(para o sexo feminino);
w) ácido úrico e PSA (para o sexo masculino acima de 40 anos);
x) ECG (para menores de 40 anos) ou teste ergométrico (a partir de 40
anos);
y) laudo emitido por médico psiquiatra atestando aptidão para o exercício
do cargo;
z) três fotografias 3 x 4, recentes, de frente e iguais.
2.1 Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos, nem fotocópias.
3. A não apresentação de qualquer um dos documentos comprobatórios fixados
no presente Capítulo, dentro do prazo legal, tornará sem efeito a nomeação do
candidato.
4. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, no momento do recebimento
dos documentos para a posse, afixará 1 (uma) foto 3x4 do candidato no Cartão
de Autenticação Digital - CAD e, na sequência, coletará a assinatura do
candidato e procederá à autenticação digital no Cartão, para confirmação dos
dados digitais e/ou assinaturas solicitadas no dia da realização das Provas.
5. A falta de comprovação de qualquer dos requisitos para investidura aa data
da posse ou a prática de falsidade ideológica em prova documental acarretarão
cancelamento da inscrição do candidato, sua eliminação do Concurso Público e
anulação de todos os atos com respeito a ele praticados pelo Tribunal, ainda
que tenha sido publicado o edital de homologação do resultado final, sem
prejuízo das sanções legais cabíveis.
XV. DISPOSIÇÕES FINAIS
1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e
a tácita aceitação das condições do Concurso, tais como se acham
estabelecidas no Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em
eventuais aditamentos, comunicados e instruções específicas para a realização
do certame, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.
2. A legislação que vier a vigorar após a data de publicação deste Edital, bem
como alterações em dispositivos de lei e atos normativos a ele posteriores, não
serão objeto de avaliação nas provas do Concurso.
3. Todos os cálculos de pontuação referentes ao Julgamento e à Classificação
dos candidatos serão realizados com duas casas decimais, arredondando-se
para cima sempre que a terceira casa decimal for maior ou igual a cinco.
4. O Concursoblico te validade de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação
da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual
período, a cririo do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Rego.
4.1 O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região poderá homologar por
atos diferentes e em épocas distintas o resultado final dos
Cargos/Áreas/Especialidades deste Concurso.
5. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região reserva-se no direito de
proceder às nomeações, em número que atenda ao interesse e às
necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e o
número de vagas existentes.
6. Todos os atos relativos ao presente Concurso, convocações, avisos e
comunicados serão publicados no Diário Oficial da União e disponibilizados no
site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br.
7
7. Será disponibilizado o Boletim de Desempenho nas provas, para consulta, por
meio do CPF e do número de inscrição do candidato, no site da Fundação
Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br.
8. O acompanhamento das publicações, editais, avisos e comunicados referentes
ao Concurso Público é de responsabilidade exclusiva do candidato. Não serão
prestadas por telefone informações relativas ao resultado do Concurso Público.
9. Não serão fornecidos atestados, declarações, certificados ou certidões relativos
à habilitação, classificação ou nota de candidatos, valendo, para tal fim, o
boletim de desempenho disponível no endereço eletrônico da Fundação Carlos
Chagas, conforme item 9 deste Capítulo, e a publicação do resultado final e da
homologação do resultado do Concurso Público no Diário Oficial da União.
10. Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para
contato, sexo, data de nascimento etc.) constantes do Formulário Eletrônico de
Inscrição, o candidato deverá:
10.1 Efetuar a atualização dos dados pessoais até o terceiro dia útil após a
aplicação das provas, conforme estabelecido no item 6 do Capítulo VIII
deste Edital, por meio do site www.concursosfcc.com.br.
10.2 Após o prazo estabelecido no item 10.1 até a homologação dos Resultados,
encaminhar via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Fundação Carlos
Chagas (Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC Ref.: Atualização de
Dados Cadastrais/TRT 2 Região – Av. Prof. Francisco Morato, 1565,
Jardim Guedala São Paulo SP CEP 05513-900).
10.3 Após a homologação dos Resultados, solicitar a atualização dos dados
cadastrais ao Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Av. Dr. Carlos
Rodrigues da Cruz, s/nº - Bairro Capucho - Aracaju - SE - CEP 49080-190).
11. É de responsabilidade do candidato manter seu endereço (inclusive eletrônico)
e telefone atualizados, para viabilizar os contatos necessários, até que se
expire o prazo de validade do Concurso Público.
12. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e a Fundação Carlos Chagas
não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:
a) endereço eletrônico errado ou não atualizado;
b) endereço residencial não atualizado;
c) endereço de difícil acesso;
d) correspondência devolvida pela ECT por razões diversas de
fornecimento e/ou endereço errado do candidato;
e) correspondência recebida por terceiros.
13. Distribuídos os Cadernos de Questões aos candidatos e, na remota hipótese de
verificarem-se falhas de impressão, o Coordenador do Colégio, antes do início
da prova, diligenciará no sentido de:
13.1 substituir os Cadernos de Questões defeituosos;
13.2 em não havendo número suficiente de Cadernos para a devida
substituição, proceder à leitura dos itens onde ocorreram falhas, usando,
para tanto, um Caderno de Questões completo;
13.3 se a ocorncia verificar-se as o icio da prova, o Coordenador do
Cogio, após contato com a Fundação Carlos Chagas, estabelece
prazo para compensação do tempo usado para regularização do caderno.
14. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, prova e/ou tornar sem efeito a
nomeação do candidato, em todos os atos relacionados ao Concurso, quando
constatada a omissão, declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita,
com a finalidade de prejudicar direito ou criar obrigação.
14.1 Comprovada a inexatidão ou irregularidades descritas no item 14 deste
Capítulo, o candidato estará sujeito a responder por falsidade
ideológica, de acordo com o artigo 299 do Código Penal.
15. As despesas relativas à participão do candidato no Concurso e à apresentação
para posse e exercício correo às expensas do próprio candidato.
16. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e a Fundação Carlos Chagas
não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras
publicações referentes a este Concurso.
17. Os itens deste Edital poderão sofrer alterações, atualizações ou acréscimos
enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, a
a data da convocação dos candidatos para as provas correspondentes,
circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado.
18. O não atendimento pelo candidato das condições estabelecidas neste Edital, a
qualquer tempo, implicará sua eliminação do Concurso Público.
19. As ocorncias não previstas neste Edital, os casos omissos e os casos duvidosos
serão resolvidos, em caráter irrecorrível, pelo Tribunal Regional do Trabalho da
20ª Rego e pela Fundação Carlos Chagas, no que a cada um couber.
Aracaju, 04 de novembro de 2009.
Maria das Graças Monteiro Melo
Desembargadora Presidente
ANEXO ÚNICO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Observações: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do
Edital de Abertura de Inscrições.
Para todos os Cargos/Áreas/Especialidades
PORTUGUÊS
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes:
emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais.
Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal.
Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases
corretas e incorretas). Intelecção de texto.
Conhecimentos Específicos
ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA APOIO ESPECIALIZADO - ESPECIALIDADE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Análise da
complexidade de algoritmos: noções sicas. Estruturas de dados:
representação e manipulação de listas, filas, pilhas, árvores e grafos; todos
de busca e de ordenação elementares. Subprogramação. Passagem de
parâmetros. Recursividade. Programação estruturada e orientada a objetos:
conceitos. Análise e Projeto orientados a objetos: conceitos e fundamentos.
Relações intermodulares: acoplamento e coesão. UML: conceitos e
fundamentos; diagramas de classes, de casos de uso, de seqüência, de
atividades, de estados, de componentes. Internet: modelo hipermídia de
ginas e elos, World Wide Web, padrões da tecnologia Web, intranets.
Princípios de engenharia de software. Ciclo de vida e desenvolvimento de um
software-produto. Modelos de desenvolvimento. Conceitos de qualidade de
software. Análise e cnicas de levantamento de requisitos. Técnicas e
estratégias de validação. Gerência de projetos: estudo de viabilidade técnica e
econômica, análise de risco, tricas para estimativas de prazo e custo;
pontos por função. Visão conceitual sobre ferramentas CASE. Linguagens
visuais e orientação por eventos. Ferramentas de Desenvolvimento Oracle:
Forms e Reports. Linguagens orientadas a objetos: Delphi e Java. Framework
JCompany 5.2. Arquitetura de aplicações para o ambiente Internet. Modelo de
Entidades e Relacionamentos. Modelo Relacional Normalizado. Banco de
Dados: conceitos sicos: banco de dados, esquema, tabelas, campos,
registros, índices, relacionamentos, transação, triggers, stored procedures,
tipos de bancos de dados. Normalização de dados: conceitos; primeira,
segunda e terceira formas normais. Oracle PL/SQL 10g: SQL no PL/SQL: DML
em PL/SQL, controle de transações, consultas e subconsultas; Cursores:
cursores explícitos e cursores implícitos, ciclos de extração por cursor,
variáveis de cursor. Bancos de dados distribuídos. Arquitetura OLAP. Análise
de Requisitos: princípios fundamentais. Disciplina de Testes: fundamentos de
cnicas e estratégias. Disciplina de Gerência de Configuração e Mudanças:
conceitos e fundamentos; atividades, papéis e artefatos. Segurança em redes
de computadores. Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais.
Processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e
auditoria. Criptografia, protocolos criptográficos, sistemas de criptografia e
aplicações. Ataques e proteções relativos a hardware, software, sistemas
operacionais, aplicações, bancos de dados, redes, inclusive Firewalls e
Proxies, pessoas e ambiente sico. Ferramentas IPS. Sistemas Operacionais:
Windows Server, Windows XP/2000/Vista, Linux. Sistemas de arquivos:
facilidades esperadas, diretórios e direitos de acesso, compartilhamento e
segurança, integridade, interrupções: conceito de interrupção, tipos e
tratamento. Gerenciamento de memória: organização, administração e
hierarquia de memória, sistemas mono e multiprogramados, memória virtual.
Escalonamento de discos: políticas de otimização, considerações sobre
desempenho. Interoperação de sistemas operacionais. Sistemas distribuídos:
clusters e redes. Interfaces gráficas (GUI). Servidores de aplicação Oracle e
Jboss. Redes de computadores: protocolo TCP/IP: endereçamento IP,
conceitos sobre DHCP e DNS; Gerência de Redes: conceitos sicos; infra-
estrutura de gerenciamento, padrão ASN.1; Check Point QOS R61:
administração de políticas básicas e avançadas. Comunicação de dados, redes
e conectividade. Evolução dos sistemas de computação. Evolução das
arquiteturas. Topologias: linhas de comunicação, redes geograficamente
distribuídas, topologias em estrela, anel e barra, switches. Transmissão de
informação: banda passante, taxa de transmissãoxima de um canal, formas
de distorção de sinais em transmissão. Multiplexação e Modulação:
multiplexação na freqüência, técnicas de modulação, sistemas em banda larga
e banda básica. Comutação de circuitos, mensagens e pacotes. Codificação e
transmissão de sinais em banda sica: transmissão ncrona e assíncrona.
Meios de transmissão. Ligação ao meio: ponto a ponto, multiponto, frame-relay
e redes de fibra ótica. Arquiteturas de redes de computadores. Modelo OSI da
ISO. Principais funções dos níveis físico, enlace, rede, transporte, sessão,
apresentação e aplicação. Padrão IEEE 802. Arquitetura da Internet TCP/IP.
Considerações sobre o vel de rede: endereçamento, roteamento, tipos de
serviço, controle de congestionamento, protocolo IP (Internet Protocol).
Ligação inter-redes: repetidores, pontes, roteadores e gateways.
Considerações sobre o vel de transporte: endereçamento, multiplexação e
splitting, serviços oferecidos, estabelecimento e encerramento de
conexões.Protocolos de transporte da arquitetura TCP/IP. O nível de aplicação
Internet TCP/IP: DNS, FTP, NFS, TELNET, SMTP, WWW, SNMP. Sistemas
operacionais de redes: conceito de redirecionador e cliente-servidor, módulo
cliente, módulo servidor, redes ATM, frame-relay e gigabit. Segurança da
Informão: ABNT NBR ISO/IEC 17799-2005 (Gestão de Incidentes de
Segurança da Informão: coleta de evidências; Gestão da Continuidade do
Negócio: desenvolvimento e implementação de planos de continuidade
relativas a segurança de informação). Gestão de Riscos: identificação de
ameaças; Classificação da Informação: papéis e responsabilidades; Segurança
sica e Operacional. Planejamento de sistemas de informação: Conceitos.
todos de planejamento. Planejamento estratégico: Integração dos
elementos das camadas de planejamento. Identificação de necessidades de
informação. Plano de informática: Componentes e priorização. Conceitos de
gestão do conhecimento: Formalização e controle. Organização e métodos.
Gerência de projetos e modelo PMI. Modelos CMMI, Cobit e ITIL. Língua
Inglesa: Interpretação de texto.
ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA APOIO ESPECIALIZADO - ESPECIALIDADE
PSICOLOGIA
Psicologia Clínica Ética profissional. Teorias da personalidade. Psicopatologia.
Teorias e técnicas psicoterápicas. Psicodiagnóstico. Psicoterapia de problemas
específicos (clínicos e funcionais). Psicoterapia breve: diagnóstico, técnicas e
tratamentos. Tratamento de dependências químicas. cnicas de entrevista.
Anamnese. Uso de testes psicológicos. Testes de personalidade. Inventários,
técnicas projetivas, cnicas gráficas. Testes psicomotores. Apresentação de
resultados, laudos, relatórios. O papel do psicólogo na equipe de cuidados
básicos à saúde. Qualidade de vida. Absenteísmo. Psicologia Organizacional
Organizações: estrutura, processos e dinâmica. Teoria das organizações e
concepções de trabalho. Cultura e clima organizacional. Motivação e satisfação
no trabalho. Comunicação. Poder e liderança. Conflitos nas organizações.
Manejo da solução de conflitos. Mediação. Relacionamento interpessoal. Equipes
de trabalho e grupos nas organizações. Equipes multidisciplinares. Integração de
8
funcionários portadores de quaisquer necessidades especiais. Mudança
organizacional. Conhecimento, aprendizagem e desempenho humano nas
organizações. Gestão de pessoas (recrutamento e seleção na Administração
Pública, identificação de talentos, domínio de competências, avaliação e gestão
do desempenho). Gestão por competência. Coaching. Treinamento e
desenvolvimento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e
avaliação. Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e
acompanhamento. Atribuições e ética do Psicólogo Organizacional e do
Trabalho. Resoluções CFP/CRP.
TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA APOIO ESPECIALIZADO - ESPECIALIDADE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fundamentos de Computação: Organização e arquitetura de computadores.
Sistemas de entrada e saída. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética
computacional. Noções de segurança em informática, políticas e procedimentos
de segurança. Estruturas gicas. gica de argumentação. Diagramas gicos.
Estruturas de Dados. Estruturas de controle. Subprogramação. Passagem de
parâmetros. Recursividade. Noções de UML: modelos e diagramas. Noções de
análise e projeto estruturados e orientados a objetos. Programação estruturada e
orientada a objetos/eventos. Ambientes de desenvolvimento e linguagens de
programação: Oracle PL/SQL, Java: Servlets, JSP; Java-Script, HTML,
SQL(ANSI.92).Programação de macros no BrOffice.org.2.1 (BrOffice.org Basic).
Arquitetura: multicamadas, cliente-servidor. Conceitos do protocolo TCP/IP.
Fundamentos e conceitos de aplicações Web. Banco de dados relacionais:
conceitos e fundamentos, modelagem de dados e projeto lógico de banco de
dados. Operação de microcomputadores padrão IBM-PC e uso do aplicativo
BrOffice.org 2.1; Instalação e configuração de programas e sistemas; Instalação,
configuração e manutenção de microcomputadores padrão IBM-PC e de
periféricos (impressoras: matricial, laser e jato de tinta, scanners e outros);
segurança nos sistemas operacionais Windows XP e Linux; certificação digital,
criptografia, firewall, vírus de computador, processos de certificação, assinatura
eletrônica. Ambiente cliente/servidor; Redes LAN e WAN; Conceitos do protocolo
TCP/IP; Conhecimentos de cabeamento/certificação de rede; Instalação,
configuração e manutenção de equipamentos de rede (gatewais, hubs, modems,
repetidores, bridges, switches, roteadores); Sistemas operacionais de rede: Linux
e Windows XP; Conhecimentos de Internet, Intranet e Extranet: serviços, correio
eletrônico, servidor Web (Apache/Tomcat, JBoss e JBoss Portal). Estruturas
lógicas. Lógica de argumentação. Diagramas gicos. Estruturas de Dados.
Estruturas de controle. Subprogramação. Passagem de parâmetros.
Recursividade. Noções de UML: modelos e diagramas. Noções de análise e
projeto estruturados e orientados a objetos. Programação estruturada e orientada
a objetos/eventos.
CRONOGRAMA
DATAS EVENTOS
16/11/2009 Abertura das Inscrições.
18/12/2009 Encerramento das Inscrições.
07/03/2010 Data prevista para aplicação das Provas.
INFORMAÇÕES RELATIVAS AO CONCURSO PÚBLICO PODEM SER OBTIDAS VIA INTERNET NO ENDEREÇO: www.concursosfcc.com.br
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20ª REGIÃO