Está estudando para Especialista em Regulação de Saúde Suplementar - Área Administração - ANS? Veja o Programa de Estudo que preparamos para você:

Atenção: As questões de números 01 a 10 baseiam-se no texto abaixo.

Compreende-se corretamente do texto que

  • A.

    a Norma explora um persistente problema político da Itália — o da sua independência e unificação nacional —, seja considerando a relação entre o país e a Gália na Antiguidade, seja transferindo para o quadro de dominação austríaca do século XIX esse confronto entre o pátrio e o estrangeiro.

  • B.

    uma parcela considerável das óperas italianas do século XIX — inclusive a Norma — organiza-se em torno de uma tensão, verificada tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo, entre o avançado e o retrógrado.

  • C.

    o caráter trágico das óperas italianas contemporâneas à Norma advém do embate entre grupos progressistas e reacionários, ativado, na maioria das vezes, pela emergência de uma causa revolucionária para a época.

  • D.

    a Traviata, tanto quanto as Vespri siciliani e o Trovatore, obedece ao modelo recorrentemente encontrado nas composições dramático-musicais do período, isto é, apresenta um enredo que incita à irrupção do que existe de mais reacionário numa sociedade.

  • E.

    as causas avançadas defendidas em óperas italianas, por estarem circunscritas a grandes temas políticos (como os conflitos de classes e a luta pela soberania política das nações emergentes), impedem a consideração dos dramas e das tragédias individuais.