Questões de Concurso de Administração - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 704175

Empresa Paulistana de Planejamento Metropolitano S.A - Emplasa - SP 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 36

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

  • A. reengenharia.
  • B. total quality management.
  • C. downsizing.
  • D. reestruturação vertical.
  • E. kaizen.

Questão 753430

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 49

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito da teoria do principal-agente, julgue os seguintes itens. O problema de principal-agente envolve um esforço que é perfeitamente monitorado e medido pelo principal.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 753431

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 50

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito da teoria do principal-agente, julgue os seguintes itens. Se o principal for neutro ao risco e se o agente for avesso ao risco, a remuneração variável conferida ao agente deverá ser mais elevada que a remuneração paga a um agente neutro ao risco.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 759306

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 73

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a gestão de processos e de qualidade, julgue os itens a seguir. De acordo com a hierarquia organizacional, as atividades desdobram-se em processos, que, por sua vez, geram tarefas ou operações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 980568

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional de Vendas - Área Júnior / Questão 25

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O gerente tinha a seu alcance todos os dados sobre transações da empresa e facilmente acessava informações a respeito do processo industrial. No entanto, a comunicação entre seus subordinados e outras equipes era muito precária, já que os sistemas de correio eletrônico da empresa eram lentos e pouco confiáveis. Nesse caso, há um problema no tipo de sistema de informação denominado sistema de
  • A. apoio gerencial
  • B. suporte de decisão
  • C. controle de processos
  • D. colaboração empresarial
  • E. processamento da transação

Questão 980610

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional Júnior - Área Administração / Questão 27

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O índice de trabalhadores sindicalizados varia muito de um país para outro e de organizações públicas para empresas privadas. No entanto, o número de associados a sindicatos é influenciado por alguns fatores. Um dos fatores que levam à decisão de afiliação, ou não, a um sindicato é a
  • A. imagem do sindicato como uma organização inovadora, imune às notícias de corrupção, que promove o desenvolvimento de seus membros.
  • B. crença no poder do sindicato, isto é, empregados sindicalizados podem ter mais força nas negociações do que qualquer outro indivíduo.
  • C. garantia de que os administradores tratam os empregados com respeito e justiça, mantendo a inequidade na alocação de benefícios.
  • D. preservação do trabalho em equipe e a certeza da implantação de um programa de remuneração por mérito para todos os seus associados.
  • E. utilização de uma política de portas abertas como canal de comunicação descendente e o aumento dos casos de assédio moral no trabalho.

Questão 616223

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 40

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma empresa que esteja considerando a concessão sucessiva de descontos como forma de alavancar suas vendas deverá levar em conta que esse tipo de estratégia

  • A.

    significará forte diferencial competitivo em relação à concorrência.

  • B. aumentará necessariamente os lucros da organização.
  • C.

    servirá como instrumento eficiente de relações públicas.

  • D.

    terá influência nula sobre o resultado das vendas quando não houver a concessão de descontos.

  • E.

    poderá comprometer a percepção de valor da marca no longo prazo.

Questão 983648

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH 2018 (2ª edição)

Cargo: Tecnólogo em Gestão Pública / Questão 48

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, em relação ao planejamento organizacional, às escolas de planejamento estratégico e aos modelos SWOT e Porter. A abertura de empresas individuais com foco em atividades que vislumbrem oportunidades de desenvolvimento refletem condutas da escola empreendedora.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 980637

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional Júnior - Área Administração / Questão 54

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

No setor de energia, tem sido crescente o investimento das empresas em soluções centradas em energias alternativas. Na última década, algumas empresas têm investido em formas de geração relacionadas ao calor e à luz produzidos pelo sol, ou à força produzida por ventos, rios ou ondas oceânicas. Empresas de países como Brasil, Dinamarca, Portugal e Reino Unido estão experimentando a energia limpa das ondas. Sabe-se que aquela que dominar a tecnologia, e sair na frente, terá uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. A análise do ambiente externo, considerando-se o cenário competitivo no setor de energia, aponta a relevância de
  • A. características culturais
  • B. condições políticas
  • C. inovações tecnológicas
  • D. parâmetros econômicos
  • E. tendências demográficas

Questão 969287

Petrobras Transporte S.A (TRANSPETRO) 2018 (2ª edição)

Cargo: Administrador Júnior / Questão 25

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O brand equity de uma organização como a Transpetro se refere ao
  • A. compromisso intangível da direção com os stakeholders.
  • B. segmento de mercado em que sua marca se destaca.
  • C. valor agregado pela marca a seus bens e serviços.
  • D. comportamento ético de seus colaboradores.
  • E. custo de logística e distribuição dos produtos.