Administração Abordagens da Administração Abordagem Comportamental da Administração

A percepção pode ser definida como o processo cognitivo, por meio do qual as pessoas organizam e interpretam suas impressões sensoriais (SOBRAL; PECI, 2008). Para minimizar a complexidade do mundo, as pessoas fazem uso de atalhos em seus sistemas de percepção que lhes permitem processar informações e julgar os outros. A percepção focaliza alguns estímulos e ignora outros, provocando distorções.

Assinale a alternativa correta em relação aos principais tipos de distorções perceptivas.

  • A. A Percepção Seletiva ocorre quando a pessoa separa certa informação que apóia ou reforça uma convicção anterior e filtra a infor-mação que não confirma sua opinião.
  • B. A Projeção se faz presente quando os gerentes formam uma opinião geral sobre uma pessoa, baseando-se apenas em uma caracte-rística, como a aparência, por exemplo.
  • C. O Efeito de Halo é a tendência para julgar os outros com base nas características do grupo ao qual pertencem.
  • D. Os estereótipos são tendências para reco-nhecer, nas outras pessoas, seus próprios sen-timentos ou suas próprias características.
  • E. A Percepção Seletiva ocorre quando os gerentes formam uma opinião geral sobre uma pessoa, baseando-se apenas em uma caracte-rística, como a aparência, por exemplo.