Administração Abordagens da Administração Abordagem Contigencial da Administração

''A teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo.'' (Chiavenato, 2000:585)

Selecione a opção que expressa corretamente o significado da afirmativa acima.

  • a.

    Contingência significa algo previsível que não depende de circunstâncias sócio-políticas, portanto o diagnóstico do ambiente e a escolha de uma tecnologia determinam o desenho organizacional.

  • b.

    Esta teoria surgiu a partir de pesquisas feitas no chão de fábricas para verificar os processos produtivos mais eficazes, cujo resultado conduziu à concepção de que a estrutura funcional é a melhor forma de organizar o trabalho.

  • c.

    Contingência significa uma relação de causa-e-efeito que permite prever o desenho organizacional e as estratégias de mercado a serem implantadas, de modo a garantir maior eficiência organizacional.

  • d.

    Esta teoria surgiu a partir de pesquisas feitas em empresas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes, cujo resultado conduziu à concepção de um modelo de diagnóstico organizacional.

  • e.

    Esta teoria surgiu a partir de pesquisas feitas em empresas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes, cujo resultado conduziu à concepção de que a estrutura da organização é dependente do ambiente externo.