Administração Abordagens da Administração Abordagem Contigencial da Administração

No contexto das Teorias de Administração, na Abordagem Contingencial,

  • A.

    adota-se uma linha humanística, utilizando-se os conhecimentos da psicologia organizacional, propondo-se o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística.

  • B.

    relativiza-se tudo, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, existindo uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas ao alcance eficaz dos objetivos nas organizações.

  • C.

    trabalha-se com o princípio de que a administração é uma técnica social básica e, por isso, deve-se levar o administrador a conhecer todos os aspectos básicos de sua função, como aprender a dirigir pessoas dentro da organização.

  • D.

    deve-se documentar todo e qualquer tipo de comunicação para que se obtenha o máximo de eficiência, esquecendo- -se de levar em consideração a organização informal e a variação dos sentimentos humanos.

  • E.

    enfatizam-se as pessoas que trabalhavam na organização, tendo sido seu surgimento possível devido ao desenvolvimento da Psicologia, bem como às modificações ocorridas no panorama político e socioeconômico da época em que foi elaborada.