Administração Abordagens da Administração Abordagem Estruturalista da Administração

Segundo Max Weber, as características do chamado tipo puro burocrático e o "modelo de dominação política" a ele correspondente são:

  • a.

    Características: vínculo prioritariamente profissional ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação vocacional, mérito como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma nos cargos de alto escalão, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: racional-legal.

  • b.

    Características: vínculo exclusivamente profissional ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional, mérito como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: racional-legal.

  • c.

    Características: vínculo profissional e de lealdade ao cargo, hierarquia, competências pré e pós-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional e lealdade para com os superiores, mérito como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma para todos os escalões, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: tradicional-legal.

  • d.

    Características: vínculo profissional e de lealdade ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional e lealdade para com os superiores, mérito e convergência cultural e administrativa como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma para todos os escalões, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: racional-legal.

  • e.

    Características: vínculo prioritariamente profissional ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional e convergência com os valores dos superiores, mérito e convergência valorativa e administrativa como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma para todos os escalões, conjunção entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: carismático.