Questões de Concurso de Abordagem Humanística da Administração - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 730335

Tribunal de Justiça   - CE (TJCE/CE) 2014

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 35

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito do processo de comunicação em organização e dos seus componentes, assinale a opção correta.
  • A. A comunicação efetiva-se por completo mediante a emissão de uma mensagem pelo emissor.
  • B. Em ambiente de trabalho organizacional, há mensagens verbais e não verbais.
  • C. No âmbito da administração, o email institucional deve ser empregado para comunicações pessoais e de conteúdo emocional.
  • D. O canal de comunicação refere-se aos símbolos utilizados para a composição da mensagem.
  • E. O veículo de comunicação utilizado corresponde ao decodificador da mensagem.

Questão 751034

Liquigás Distribuidora SA 2014

Cargo: Engenheiro Júnior - Área Segurança do Trabalho / Questão 57

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma equipe precisa realizar uma tarefa atípica, de caráter urgentíssimo, de baixa duração e relativamente simples. O membro da equipe que possui a competência para a execução da tarefa é nomeado líder e responderá pelo êxito ou fracasso da empreitada. Que tipo de rede de comunicação se justifica por essas condições?
  • A. Cadeia
  • B. Círculo
  • C. Roda
  • D. Em Y
  • E. Todos os canais

Questão 751036

Liquigás Distribuidora SA 2014

Cargo: Engenheiro Júnior - Área Segurança do Trabalho / Questão 59

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma informação precisa ser transmitida para uma pequena equipe de funcionários de nível superior de uma organização de trabalho. O responsável pela transmissão da informação opta pelo uso do e-mail, em detrimento da divulgação oral.

Favorece a escolha desse canal de comunicação a(o)
  • A. presença de dados de divulgação restrita.
  • B. potencial necessidade de recuperar e consultar a informação.
  • C. urgência da divulgação e a necessidade de confirmação da mensagem.
  • D. fato de a mensagem ser extraordinária.
  • E. fato de a organização localizar-se em uma cultura de alto contexto.

Questão 610642

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Gestão de Pessoas / Questão 60

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

A composição de uma equipe vertical é diversificada, no que diz respeito à representação funcional na organização, e sua estrutura inicial é determinada com base em uma cadeia hierárquica formal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 474904

Prefeitura de Porto Velho - RO 2012

Cargo: Administrador / Questão 45

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

“Em uma determinada loja de presentes, os funcionários apresentavam um alto desempenho e tinham o hábito de se reunirem para discutir formas criativas para solução de problemas, mesmo sem haver qualquer tipo de controle externo ou fiscalização rígida sobre o trabalho. Os gestores da empresa entendiam que as pessoas gostam de exercer alguma atividade e que a interação social entre os funcionários era importante para a produtividade do grupo.” O fator motivacional que justifica a reação dos funcionários desta empresa é coerente à Teoria

  • A.

    da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

  • B.

    dos Dois Fatores de Herzberg.

  • C.

    Higiênica de Herzberg.

  • D.

    X de Douglas McGregor.

  • E.

    Y de Douglas McGregor.

Questão 673167

Departamento de Polícia Federal (DPF) 2012 (2ª edição)

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais - Área Classe A / Questão 87

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, com base nas teorias e nos modelos de comunicação e interação grupal utilizados no processo de planejamento.

De acordo com a teoria da criatividade e sujeição, a comunicação tem por objetivo a mediação da tensão entre o que poderia ser feito e o que deve ser feito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 821266

Tribunal de Contas Estadual - PR (TCE/PR) 2016

Cargo: Analista de Controle - Área Administração / Questão 58

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção correta, acerca de motivação e liderança, comunicação, descentralização e delegação.
  • A. Em ambientes organizacionais, delegar limita-se a repassar responsabilidades a empregado hierarquicamente subordinado.
  • B. Energização e estímulo da liderança são aspectos determinantes e suficientes para que os subordinados fiquem motivados para o alcance dos resultados organizacionais.
  • C. Comunicações referentes à solução de problemas intradepartamentais e de coordenação interdepartamental são caracterizadas como comunicações verticais.
  • D. Volume excessivo de informações nos canais de comunicação acarreta sobrecarga, o que pode ocasionar omissão e distorção no processo de comunicação.
  • E. A realização de metas é aspecto de menor importância no exercício da liderança; a comunicação e as relações interpessoais são preponderantes.

Questão 848435

Policia Militar do Distrito Federal - DF (PMDF/DF) 2017

Cargo: Policial Militar / Questão 37

Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível: Superior

Os traços de personalidade ajudam na seleção de funcionários e na adequação das pessoas ao trabalho e, por isso, estabelecem forte relação com a competência interpessoal. Nos últimos anos, um número considerável de pesquisas indica a existência de cinco dimensões básicas da personalidade que direcionam todas as outras e que englobam as variações mais significativas da personalidade humana. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta uma medida de confiabilidade.
  • A. Amabilidade
  • B. Consciência
  • C. Extroversão
  • D. Estabilidade emocional
  • E. Abertura para experiências

Questão 863050

Cargo: / Questão 34

Banca:

Nível:

De acordo com Matos, o fluxo de comunicação mais presente nas empresas de pequeno porte e extremamente informais é o:
  • A. ascendente.
  • B. descendente.
  • C. circular.
  • D. horizontal.
  • E. transversal.

Questão 863051

Cargo: / Questão 35

Banca:

Nível:

De acordo com Matos, para as empresas sobreviverem precisam se comunicar com:
  • A. seus clientes externos, seus clientes internos e clientes potenciais.
  • B. seus clientes externos, seus clientes internos e mídia.
  • C. clientes potenciais, clientes indiretos e sociedade civil.
  • D. clientes potenciais, seus clientes internos e mídia.
  • E. seus clientes externos, seus clientes internos e clientes indiretos.