Questões de Concurso de Abordagem Humanística da Administração - Administração

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Questão 730335

Tribunal de Justiça   - CE (TJCE/CE) 2014

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 35

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito do processo de comunicação em organização e dos seus componentes, assinale a opção correta.
  • A. A comunicação efetiva-se por completo mediante a emissão de uma mensagem pelo emissor.
  • B. Em ambiente de trabalho organizacional, há mensagens verbais e não verbais.
  • C. No âmbito da administração, o email institucional deve ser empregado para comunicações pessoais e de conteúdo emocional.
  • D. O canal de comunicação refere-se aos símbolos utilizados para a composição da mensagem.
  • E. O veículo de comunicação utilizado corresponde ao decodificador da mensagem.

Questão 751034

Liquigás Distribuidora SA 2014

Cargo: Engenheiro Júnior - Área Segurança do Trabalho / Questão 57

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma equipe precisa realizar uma tarefa atípica, de caráter urgentíssimo, de baixa duração e relativamente simples. O membro da equipe que possui a competência para a execução da tarefa é nomeado líder e responderá pelo êxito ou fracasso da empreitada. Que tipo de rede de comunicação se justifica por essas condições?
  • A. Cadeia
  • B. Círculo
  • C. Roda
  • D. Em Y
  • E. Todos os canais

Questão 751036

Liquigás Distribuidora SA 2014

Cargo: Engenheiro Júnior - Área Segurança do Trabalho / Questão 59

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma informação precisa ser transmitida para uma pequena equipe de funcionários de nível superior de uma organização de trabalho. O responsável pela transmissão da informação opta pelo uso do e-mail, em detrimento da divulgação oral.

Favorece a escolha desse canal de comunicação a(o)
  • A. presença de dados de divulgação restrita.
  • B. potencial necessidade de recuperar e consultar a informação.
  • C. urgência da divulgação e a necessidade de confirmação da mensagem.
  • D. fato de a mensagem ser extraordinária.
  • E. fato de a organização localizar-se em uma cultura de alto contexto.

Questão 610642

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Gestão de Pessoas / Questão 60

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

A composição de uma equipe vertical é diversificada, no que diz respeito à representação funcional na organização, e sua estrutura inicial é determinada com base em uma cadeia hierárquica formal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 474904

Prefeitura de Porto Velho - RO 2012

Cargo: Administrador / Questão 45

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

“Em uma determinada loja de presentes, os funcionários apresentavam um alto desempenho e tinham o hábito de se reunirem para discutir formas criativas para solução de problemas, mesmo sem haver qualquer tipo de controle externo ou fiscalização rígida sobre o trabalho. Os gestores da empresa entendiam que as pessoas gostam de exercer alguma atividade e que a interação social entre os funcionários era importante para a produtividade do grupo.” O fator motivacional que justifica a reação dos funcionários desta empresa é coerente à Teoria

  • A.

    da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

  • B.

    dos Dois Fatores de Herzberg.

  • C.

    Higiênica de Herzberg.

  • D.

    X de Douglas McGregor.

  • E.

    Y de Douglas McGregor.

Questão 923627

Tribunal Regional do Trabalho / 7ª Região (TRT 7ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 51

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O objetivo dos estudos de Hawthorne, que deram origem à Escola das Relações Humanas, era
  • A. determinar, por meio de métodos científicos, a tarefa ideal a ser desempenhada pelo operário conforme o seu perfil.
  • B. promover melhores condições de trabalho para os operários nas fábricas.
  • C. demonstrar o impacto das condições físicas do local de trabalho na produtividade dos operários.
  • D. identificar o tipo de estrutura formal da empresa capaz de contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores.

Questão 673167

Departamento de Polícia Federal (DPF) 2012 (2ª edição)

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais - Área Classe A / Questão 87

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, com base nas teorias e nos modelos de comunicação e interação grupal utilizados no processo de planejamento.

De acordo com a teoria da criatividade e sujeição, a comunicação tem por objetivo a mediação da tensão entre o que poderia ser feito e o que deve ser feito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 915973

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 49

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A comunicação organizacional pode ser definida como um sistema que compreende o fluxo de informações entre a organização e seu ambiente interno e externo, comportando duas perspectivas, a saber:
  • A. Integrada, com uma base única e global; e fragmentada, quando almeja objetivos setoriais.
  • B. Corporativa, voltada para assuntos internos; e institucional, com foco na sociedade.
  • C. Aberta, contemplando comunicados e informes; e fechada, resultando da interação entre áreas.
  • D. Ativa, alinhada com os objetivos da organização; e reativa, quando envolve proteção em face de um risco potencial.
  • E. Instrumental, que visa informar e divulgar; e participativa, na qual se busca a interação entre os atores.

Questão 911696

Tribunal Regional Eleitoral / Paraná (TRE PR) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Na administração de recursos humanos, despontou nos últimos anos a gestão de pessoas por competências, na qual os profissionais são vistos como talentos a serem continuamente lapidados, de forma a desenvolverem as competências-chave tanto para o seu sucesso como indivíduo, quanto para o sucesso da organização. A gestão por competências enfatiza
  • A. carreiras rígidas e especializadas, de pequeno horizonte e amarradas na estrutura de cargos.
  • B. a ênfase em controles explícitos do trabalho.
  • C. o foco na estrutura de cargos, com alto grau de diferenciação salarial entre eles.
  • D. a redução de níveis hierárquicos e de chefias intermediárias.
  • E. o uso de incentivos individuais.

Questão 915991

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 67

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Silvio assumiu recentemente a liderança de uma nova equipe de 20 pessoas. Diante desse desafio decidiu reunir todos os colaboradores de uma única vez a fim de conhecê-los e saber o que fazem e, assim, otimizar seu tempo monitorando uma matriz de ocupação de sua área. Silvio, provavelmente, será
  • A. bem sucedido, pois poderá designar-lhes eficazmente novas tarefas de acordo com suas competências.
  • B. bem sucedido, pois ter a visão geral do grupo é o mais importante para um líder.
  • C. mal sucedido, pois deveria conhecer um a um com mais profundidade.
  • D. mal sucedido, pois o grupo tenderá a se defender e autopromover-se.
  • E. bem sucedido, pois assumirá o controle em tempo real, criando uma boa impressão.