Administração Abordagens da Administração Abordagem Humanística da Administração

Maslow formulou uma teoria da motivação com base no conceito de hierarquia de necessidades que influenciam o comportamento humano. Maslow concebeu essa hierarquia pelo fato de o homem ser uma criatura que expande suas necessidades no decorrer de sua vida. Á medida que o homem satisfaz suas necessidades básicas, outras mais elevadas tomam o predomínio do seu comportamento. Referente às necessidade motivacionais, é correto afirmar:
  • A. Realização do potencial e utilização plena dos talentos individuais são exemplos de necessidades de estima, conforme a pirâmide de Maslow.
  • B. À medida que o indivíduo passa a satisfazer e a controlar suas necessidades fisiológicas e de segurança, surgem, lenta e gradativamente, as necessidades primárias.
  • C. A maior parte das pessoas nas sociedades com elevado padrão, não possuem suas necessidades primárias regularmente satisfeitas, necessitando para satisfação das necessidades a realização de esforço gerando assim grande efeito motivacional.
  • D. À medida que se desce aos níveis socioeconômicos mais baixos, as necessidades primárias, por não serem regulares ou totalmente satisfeitas, passam a predominar no comportamento das pessoas, como objetivos básicos que orientam as suas ações.