Administração Abordagens da Administração Abordagem Sistêmica da Administração

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

A Teoria Sistêmica da Administração surgiu na metade do século passado, procurando compreender as relações entre as diversas organizações, que são compostas por organizações menores chamadas departamentos ou setores, portanto interagem, tem vida autônoma, e funcionam como um sistema, comparando ao funcionamento dos sistemas biológicos. E a própria análise das outras organizações que compõem o mercado, a economia, e de certa forma interagem e possuem mecanismos próprios de autorregulação, todas visando à sobrevivência e ao crescimento, com seus objetivos e missões específicas. Para um gestor, a visão sistêmica requer a compreensão de que _______

  • A.

    o líder deve ser sempre carismático para poder obter resultados desejados pela organização. Assim, na visão sistêmica, se cada líder obtiver seus melhores resultados dentro desta característica, a organização obtém o crescimento pretendido.

  • B. o líder deve ser sempre democrático em qualquer tipo de organização ou nível, para poder obter resultados desejados pela organização. Assim, na visão sistêmica, se cada líder obtiver seus melhores resultados dentro desta característica, a organização obtém o crescimento pretendido.
  • C.

    na visão sistêmica, a organização deve ser estruturada com clareza de funções, para que cada pessoa saiba o que a outra realiza. Assim, respeitando a hierarquia do processo decisório a organização obterá seus melhores resultados.

  • D.

    a organização moderna é vista como processos horizontais, além das relações verticais, e não somente fluxos verticais/funcionais, portanto a necessidade de colaboração e compreensão do todo são fundamentais.

  • E.

    um sistema organizacional deve funcionar sempre como um sistema vivo, ou seja, com departamentos que fazem suas funções, e no conjunto se obtém o resultado pretendido.