Administração Abordagens da Administração Abordagens Clássicas da Administração

Tidos como os principais expoentes da abordagem clássica da administração, os engenheiros Frederick W. Taylor e Henri Fayol deixaram legados de contribuições teóricas que contam com diversos pontos convergentes, conquanto suas teorias apresentem igualmente muitos pontos discordantes. A esse respeito, é correto afirmar que:

  • A.

    se Fayol compreendia o ser humano como homo social, Taylor concebia seu semelhante como homo economicus;

  • B.

    Taylor e Fayol foram movidos pela busca da eficácia na gestão, mas o segundo desconsiderava a estrutura organizacional e a fisiologia funcional da organização.

  • C.

    ao contrário de Fayol, Taylor acreditava na divisão do trabalho como forma de aumentar a eficiência das pessoas e de incrementar a especialização da mão-de-obra;

  • D.

    Taylor confiava na racionalização do trabalho para alcançar a eficiência da organização, enquanto Fayol preconizava que é preciso partir do todo organizacional e de sua estrutura para garantir eficiência às partes envolvidas.

  • E.

    enquanto Fayol trabalhava a partir de uma perspectiva de cima para baixo e das partes componentes para o todo da organização, Taylor se voltava para aumentar a eficiência da empresa por meio de suas inter-relações estruturais.