Administração Abordagens da Administração Abordagens Clássicas da Administração

A Abordagem Clássica da Administração se divide em duas partes: Administração Cientíica e Teoria Clássica. A Administração Cientíica é um modelo de administração criado por Frederick Winslow Taylor no im do século XIX e início do século XX, baseado na aplicação do método cientíico na administração com o intuito de garantir a melhor eiciência aos sistemas produtivos. Em 1911, Taylor publicou seu livro Princípios da Administração Cientíica, reforçando suas propostas de planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, que tiveram grande impacto social e cultural. Propôs, então, os Princípios da Administração Cientíica, sobre os quais é correto airmar:
  • A. Princípio de Execução: consiste em substituir métodos empíricos por procedimentos cientíicos, de forma a treinar os trabalhadores para produzirem mais e melhor, para que atinjam a meta estabelecida.
  • B. Princípio de Controle: consiste em estabelecer e controlar a seleção dos trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, para que atinjam a meta estabelecida.
  • C. Princípio de Controle: consiste em controlar o desenvolvimento do trabalho para se certiicar de que o mesmo está, segundo o plano de produção, de acordo com a metodologia deinida e dentro da meta estabelecida.
  • D. Princípio de Preparo dos Trabalhadores: consiste em preparar as condições de trabalho e os meios necessários (ambiente físico, recursos) para que os trabalhadores executem a tarefa estabelecida.
  • E. Princípio de Planejamento: consiste em substituir métodos empíricos por procedimentos cientíicos, de forma a garantir as condições de trabalho e os meios necessários (ambiente físico, recursos) para que os trabalhadores executem a tarefa estabelecida.