Administração Abordagens da Administração

Diversas teorias buscaram a explicação de como motivar e melhorar o desempenho dos trabalhadores. E, as organizações procuram estar sempre adaptando seus modelos como forma de se manterem eficientes. Porém, em virtude das inúmeras mudanças que ocorrem no mundo organizacional, é preciso mais do que motivar os empregados, é mister criar um ambiente que provenha motivos para que o trabalhador busque sua satisfação e, principalmente, favoreça o seu aprendizado. Uma vez que a capacidade de pensar dos indivíduos é progressivamente valorizada. As organizações dependem cada vez mais dos seus colaboradores, não só por sua força de trabalho, mas pela sua capacidade de resolução de problemas. Marque a relação CORRETA entre a teoria motivacional e seu conceito.

  • A.

    Vroom e a Teoria da Expectância: afirma que há dois tipos de fatores na motivação humana no trabalho: fatores motivacionais, aqueles que presentes atuam diretamente na melhoria do desempenho e aumento da motivação do indivíduo; e, fatores higiênicos são os que, se estão ausentes, irão causar insatisfação e ter impacto desfavorável no desempenho individual.

  • B.

    McGregor e a Teoria X e Y: conceitua um motivador como a projeção de um estado, um objetivo ou uma condição futura que impulsiona e seleciona o comportamento do indivíduo. Segundo esse modelo, há três necessidades, advindas de desejos inconscientes, que direcionam o comportamento humano no trabalho: necessidade de realização, necessidade de poder e necessidade de afiliação.

  • C.

    Teoria dos Fatores Motivacionais e Higiênicos: afirma que uma das tarefas essenciais dos dirigentes é organizar o esforço humano a serviço dos objetivos organizacionais. Nessa visão, uma gestão eficiente é hábil em prever e orientar o comportamento humano. Com isso, propõe dois pressupostos sobre a natureza humana e afirma que suas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança.

  • D.

    McClealland e as Necessidades do Indivíduo: De acordo com este modelo, a ação do indivíduo ocorre após a análise do seguinte ciclo, se o esforço despendido puder gerar um bom desempenho, se este desempenho trouxer recompensas, e se as recompensas estiverem alinhadas com as suas metas pessoais.

  • E.

    O modelo comportamental: o trabalhador que experimentar o sucesso, após assumir uma atitude, tende a repeti-la a espera de um novo sucesso. Esse modelo baseia-se na idéia de que é possível, portanto, controlar ou afetar determinados desempenhos humanos.