Administração Abordagens da Administração

A abordagem humanística da administração começou a ser desenvolvida ainda no chamado segundo período de Taylor, porém somente depois do final da Segunda Guerra Mundial ampliou suas contribuições para além dos Estados Unidos. A respeito da teoria das relações humanas na administração, analise as assertivas a seguir.

I. Em Hawthorne, Elton Mayo e Mary Parker Follet abraçaram a ideia de que os trabalhadores nos Estados Unidos são movidos pela livre iniciativa e têm personalidades marcantes que influenciam os comportamentos e as atitudes empreendedoras das pessoas com as quais estabelecem laços informais nas atividades laborais.

II. A experiência de Hawthorne foi efetiva para mostrar que o nível de produção não é determinado pela capacidade fisiológica do emprego, mas também por normas sociais e expectativas grupais.

III. O conceito pragmático do homem social prenuncia a aprovação social, o intercâmbio cultural e a participação em eventos corporativos como fomentadores da  eficácia nas tarefas. 

IV. Elton Mayo trancafiou seis operárias em uma sala de montagem de relés e as alimentou com feijão a cada duas horas, para daí gerar o conceito de escrete informal.

V. A partir da experiência de Hawthorne, Elton Mayo concluiu que os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos.

Estão corretas as assertivas:

  • A.

    I e IV, apenas;

  • B.

    II e V, apenas;

  • C.

    III e V, apenas;

  • D.

    I, II e III, apenas;

  • E.

    II, III e V, apenas.