Administração Abordagens da Administração

Os modelos de carteira de negócios são uma ferramenta útil para os administradores na definição das estratégias empresariais. Entre tais modelos, destaca-se a Matriz BCG (Boston Consulting Group) que auxilia as organizações a realizar a análise da participação de mercado do seu negócio. Em relação ao modelo Matriz BCG de participação de mercado, é correto afirmar:

  • A.

    O papel de cada negócio é determinado com base em dois fatores: a taxa de crescimento da economia e sua participação no mercado.

  • B.

    A matriz de crescimento da participação tem quatro células, que refletem as quatro possíveis combinações de alto e baixo crescimento com alta e baixa participação de mercado.

  • C.

    A idéia essencial desta abordagem é que a empresa deve ter um produto que seja seu carro chefe e ajude a melhorar sua imagem no mercado

  • D.

    Os produtos considerados "estrela", nesta matriz BCG, são produtos lideres de mercado em rápido crescimento que geram necessariamente muito caixa.

  • E.

    Uma das vantagens da matriz de crescimento da participação BCG é a busca do equilíbrio do fluxo de caixa, auxiliando no aumento do retorno sobre o investimento.