Administração Abordagens da Administração

As mudanças no ambiente organizacional requerem das organizações novas formas de análise referentes ao relacionamento interorganizacional. Os modelos e perspectivas para conhecer os relacionamentos interorganizacionais ajudam os administradores a mudar suas funções de gerenciamento de cima para baixo para um gerenciamento horizontal através da organização. Richard Daft identifica quatro abordagens ou perspectivas para o estudo dos relacionamentos interorganizacionais. Em relação a tais abordagens, considere as seguintes afirmativas:

1. Abordagem da dependência de recursos argumenta que as organizações tentam minimizar sua dependência em relação a outras organizações quanto ao suprimento de recursos importantes e tentam influenciar o ambiente para tornar os recursos disponíveis.

2. A perspectiva da ecologia populacional difere das outras perspectivas porque focaliza como as organizações sobrevivem e são bem-sucedidas por meio da congruência entre a organização e as expectativas do ambiente.

3. A perspectiva da rede cooperativa é uma alternativa que surgiu para a teoria da dependência de recursos. O interesse em cooperação interorganizacional surgiu para o compartilhamento de riscos de novos mercado, pois a cooperação é um pré-requisito para maior inovação, solução de problemas e desempenho.

4. A perspectiva institucional focaliza a diversidade e a adaptação organizacional dentro de uma população de organizações.

A inovação e a mudança numa população de organizações acontecem com o surgimento de novos modelos e tipos de organizações, mais do que pela reforma e mudança das organizações existentes.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras