Administração Abordagens da Administração

Símbolo universal do Cooperativismo, os pinheiros representam imortalidade e fecundidade. Os pinheiros unidos são mais resistentes e ressaltam a força e a capacidade de expansão. Cruz (2000:49) define os conceitos básicos sobre o Cooperativismo. Analise as quatro afirmações seguintes e escreva V ou F conforme elas sejam verdadeiras ou falsas.

I. ( ) Cooperativismo é um sistema econômico-social, autogerido em bases democráticas, operacionalizado através de ajuda-mútua, que se destina à satisfação das necessidades econômicas e à promoção moral dos membros a ele integrados.

II. ( ) Movimento Cooperativista é o conjunto dinâmico, formado por instituições cooperativistas, acompanhado das respectivas ações.

III. ( ) Cooperação é o modo coletivo de se organizar o trabalho e o esforço humano, de forma obrigatória, para concretizar um objetivo comum do Estado.

IV. ( ) Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas, que se reúnem, voluntariamente, para satisfazer as suas aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da formação de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida por todos.

Assinale a alternativa que reproduz, na ordem, as letras colocadas nas quatro afirmações.
  • A. V, V, F, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, V, V, F.
  • E. F, V, F, V.