Administração Abordagens da Administração

Conforme elucidado por Chiavenato, a Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) segue estas seis etapas:
  • A. Formulação de objetivos consensuais, comprometimento pessoal quanto ao alcance desses objetivos, negociação sobre alocação de recursos e meios para alcançar os objetivos, desempenho, monitoramento dos resultados e comparação com objetivos formulados, retroação intensiva e avaliação conjunta e contínua.
  • B. Formulação de objetivos muito otimistas, comprometimento coletivo quanto ao alcance desses objetivos, aceitação sobre alocação de recursos e meios exigida pelo gestor para alcançar os objetivos, performance, monitoramento dos resultados e isolamento em relação aos objetivos formulados, retroação intensiva e avaliação conjunta e contínua.
  • C. Formulação de objetivos pessimistas, comprometimento coletivo quanto ao alcance desses objetivos, aceitação sobre alocação de recursos e meios exigida pelo gestor para alcançar os objetivos, performance, monitoramento dos resultados e isolamento em relação aos objetivos formulados, retroação extensiva e avaliação individual e esporádica.
  • D. Formulação de objetivos pessimistas, comprometimento coletivo quanto ao alcance desses objetivos, manipulação sobre alocação de recursos e meios exigida pelo gestor para alcançar os objetivos de forma mais eficiente, performance, monitoramento dos resultados e isolamento em relação aos objetivos formulados, retroação extensiva e avaliação individual e contínua.
  • E. Formulação de objetivos consensuais, comprometimento coletivo quanto ao alcance desses objetivos, aceitação sobre alocação de recursos e meios exigida pelo gestor para alcançar os objetivos, performance, monitoramento dos resultados e isolamento em relação aos objetivos formulados, retroação extensiva e avaliação conjunta e contínua.