Administração Administração da Produção

Dada a importância do sincronismo na indústria, bem como em qualquer outra organização, o processo de produção, que envolve a administração de materiais precisa cuidar, em particular, da administração e da coordenação do tempo, atividade extremamente complexa nos tempos atuais.

Em relação à produção e à administração de materiais, é correto afirmar:

  • A.

    o modelo japonês JIT – JUST IN TIME , que as empresas americanas se recusaram a adotar, demonstrou eficiência consistente, mas o que realmente esse método fez foi a modelagem cuidadosa das tolerâncias de tempo, o que exigiu um sincronismo bem mais sofisticados que os métodos anteriores.

  • B.

    o modelo japonês JIT JUST IN TIME visa à produção de peças e produtos de acordo com um cronograma e um esquema preestabelecido, enquanto o MRP, sigla americana para Planejamento de Recursos Materiais, permite que a programação se ajuste às novas necessidades dos clientes, o que torna o planejamento muito mais flexível.

  • C.

    a reengenharia surgiu como solução para as empresas resolverem problemas de lentidão, pedidos e encomendas atrasados ou com problemas de última hora, com mudanças gradativas dentro da própria empresa, buscando o sincronismo de toda a cadeia de fornecedores envolvida na produção.

  • D.

    o nível de sincronização de cada cadeia de suprimentos é inversamente proporcional ao valor agregado ao desempenho de toda a cadeia de suprimentos.

  • E.

    a indústria do sincronismo deverá expandir-se por conta da competição constantemente acirrada, mas está inserida em um grande paradoxo: quanto mais se sincroniza um sistema em um determinado nível, mais o dessincronizaemoutro.