Administração Administração da Qualidade

“A Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM) foi uma prática de gestão bastante popular nas décadas de 1980 e 1990 nos países ocidentais. Os conceitos dessa prática, desenvolvidos inicialmente por autores norte-americanos, como Deming, Juran e Feigenbaum, nas décadas de 1950 e 1960, encontraram no Japão o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento durante os anos que se seguiram. No início da década de 1980, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços relativamente baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as suas economias.”

Dentre os conceitos básicos de TQM, é CORRETO destacar:

  • A. enfoque no cliente, melhoria contínua de processos e mensurações de desempenho.
  • B. parceria com compradores, envolvimento da equipe de vendas e administração envolvida e compromissada.
  • C. mensurações de desempenho, melhoria contínua de processos e enfoque no custo de pessoal.
  • D. administração envolvida e compromissada, treinamento de todo o pessoal técnico para melhoria de produtos e processos e competição com fornecedores.