Administração Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Administração de Estoques

A atividade de obtenção tem papel fundamental na logística, por sua grande representatividade no quesito de custos, visto que, se essa atividade não funcionar bem, poderemos ter um aumento expressivo no custo de aquisição o que poderá representar redução imediata da margem ou, caso a aquisição seja realizada em quantidades superiores as necessárias, teremos um aumento do custo de estoque.

Ela é também essencial na manutenção dos níveis de serviço ao cliente, pois a demora ou a impossibilidade de aquisição de um item poderá gerar uma ruptura no estoque que causará o não atendimento do cliente no momento desejado.

Considerando essas informações sobre a obtenção, é CORRETO afirmar que

  • A. a atividade de obtenção tem como grande missão planejar e programar as quantidades a adquirir, selecionar as fontes de suprimentos adequadas quanto às condições comerciais, qualidade e prazo de entrega, fazer o acompanhamento da entrega do que foi adquirido e sistematicamente avaliar os processos de previsão, avaliar os fornecedores e os critérios de aquisição.
  • B. a atividade de obtenção tem como grande missão adquirir as quantidades necessárias, proveniente das fontes de suprimentos mais próximas à planta, qualidade e prazo de entrega, fazer o acompanhamento da entrega do que foi adquirido, avaliar os fornecedores e os critérios de aquisição.
  • C. a atividade de obtenção tem como grande missão planejar e programar as quantidades a adquirir, selecionar as fontes de suprimentos adequadas quanto às condições comerciais, qualidade e quantidade, preocupando-se em fazer o acompanhamento da entrega esporadicamente, avaliar os fornecedores e os critérios de aquisição.
  • D. a atividade de obtenção tem como grande missão adquirir as quantidades conforme o espaço em seu armazém, selecionar as fontes de suprimentos adequadas independentemente de condições comerciais, qualidade e prazo de entrega, fazer o acompanhamento da entrega do que foi adquirido e avaliar os fornecedores e os critérios de aquisição.