Questões de Concurso de Administração de Marketing - Administração

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Questão 738782

Banco do Brasil S.A. (BB) 2014 (2ª edição)

Cargo: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho / Questão 27

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

O Banco Y, motivado por pesquisas internacionais, lança no mercado brasileiro um produto que se destaca pelo pioneirismo em proporcionar lucro acima da média para a instituição financeira e, também, para o cliente que resolver aportar recursos. Tal iniciativa estaria em conformidade com o Código de Ética do Banco do Brasil por propiciar ao cliente um produto
  • A. inovador
  • B. lucrativo
  • C. gerenciado
  • D. disputado
  • E. necessário

Questão 708575

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 26

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Muitos autores reconhecem a importância da aplicação do Marketing para o planejamento de produtos e serviços de informação. Na área comercial, Kotler (1999 p.33) afirma que um dos equívocos é pensar que marketing é
  • A. disseminar.
  • B. promover.
  • C. vender.
  • D. divulgar.
  • E. mercantilizar.

Questão 984336

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Administração / Questão 21

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção correta, a respeito da importância e do escopo de atuação do marketing.
  • A. As pessoas ou organizações estão envolvidas, formal ou informalmente, em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing.
  • B. O marketing está restrito a eventos específicos da vida cotidiana, sendo explorado por meios de comunicação que veiculam anúncios e propagandas.
  • C. Escolher as palavras ou cores para uma nova embalagem de determinado produto está fora do escopo das atribuições dos gerentes de marketing.
  • D. O marketing é uma função organizacional que envolve a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, com vistas a beneficiar primordialmente a organização.
  • E. A administração de marketing é vista como a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação de clientes, mas não envolve a fidelização dos consumidores, visto que uma nova procura pelo produto ou serviço será automática.

Questão 984337

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Administração / Questão 22

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito da atuação da administração de marketing e do conceito de troca sob a perspectiva do marketing, assinale a opção correta.
  • A. A administração de marketing acontece quando, em uma relação de troca, pelo menos uma das partes obtém as respostas desejadas, independentemente das necessidades das outras partes envolvidas no processo.
  • B. A venda, conceito central do marketing, envolve oferecer algo a alguém para obter um produto desejado.
  • C. A troca independe do fato de todas as partes envolvidas acreditarem ser adequado participar da negociação.
  • D. A troca é um processo de criação de valor, porque normalmente deixa as partes envolvidas em melhor situação ou, pelo menos, não em uma situação pior do que antes.
  • E. O marketing consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo, o que não fica caracterizado, por exemplo, quando um grupo de ação social deseja a adoção de uma causa.

Questão 984338

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Administração / Questão 23

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que diz respeito às áreas de atuação e às competências dos gestores de marketing, assinale a opção correta.
  • A. Os profissionais da área se envolvem no marketing de bens, serviços e eventos, de pessoas, lugares, propriedades e organizações, mas não atuam em aspectos relacionados a experiências, informações e ideias.
  • B. Os profissionais de marketing usam o termo mercado para abranger vários agrupamentos de clientes e os principais mercados de clientes são: consumidor, organizacional, global e sem fins lucrativos.
  • C. No marketing holístico, o mais importante é o consumidor; os funcionários, outras empresas, a concorrência e a sociedade como um todo têm importância relativa.
  • D. O marketing de relacionamento tenta construir ligações econômicas, técnicas e sociais entre clientes, fornecedores e distribuidores, mas raramente estabelece relacionamentos de longo prazo ou mutuamente satisfatórios para conquistar ou manter negócios.
  • E. Os quatro grupos amplos denominados 4Ps do marketing — produto, preço, praça ou ponto de venda e promoção — se distinguem intrinsecamente do mix denominado 4/Cs dos clientes: cliente, custo, conveniência e comunicação.

Questão 984339

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Administração / Questão 24

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação ao plano de marketing e às estratégias de desenvolvimento, assinale a opção correta.
  • A. Um plano de marketing, que resume como a empresa planeja alcançar seus objetivos, pode ou não prever a alocação de fundos a serem utilizados ao longo do período do planejamento.
  • B. O plano de marketing deve conter, necessariamente, resumo executivo e sumário, análise da situação, estratégia de marketing, projeções financeiras e controles.
  • C. Frequentemente utilizada para viabilizar a análise da situação prevista no plano de marketing, a técnica SWOT envolve o monitoramento de forças e fraquezas, denominadas ambiente externo, e de oportunidade e ameaças, denominadas ambiente interno.
  • D. O gerente de produto define a missão e os objetivos financeiros e de marketing com base nas informações de compras, produção, vendas, finanças e recursos humanos, levantadas pela própria área de marketing, independentemente das informações prestadas pelas outras áreas organizacionais.
  • E. A análise do ponto de equilíbrio, nas projeções financeiras, mostra quantas unidades devem ser vendidas mensalmente para compensar os custos fixos mensais e os custos variáveis médios por unidade, mas não considera os custos de marketing, os quais não podem ser previstos.

Questão 984340

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Administração / Questão 25

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a administração de marketing sob seus diversos aspectos, assinale a opção correta.
  • A. A pesquisa de marketing costuma desempenhar papel fundamental na organização, mas se limita a grandes empresas, as únicas que podem contar com departamento para esse fim.
  • B. Entre os diversos fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor, os fatores psicológicos são os mais determinantes.
  • C. Entre os diversos fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor, os fatores psicológicos são os mais determinantes.
  • D. Entre o fabricante e o consumidor final existem intermediários que realizam diversas funções, mas que não constituem um canal de marketing formal.
  • E. Em qualquer contexto de venda, o vendedor deve saber diagnosticar o problema do cliente e propor uma solução, além de realizar uma ou mais das seguintes tarefas específicas: prospecção, definição de alvo, comunicação, venda, atendimento, coleta de informações e alocação.

Questão 984341

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Administração / Questão 26

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Pedro, profissional com anos de atuação na área educacional e diretor de uma instituição de ensino, foi encarregado de decidir acerca do mais adequado modelo pedagógico e do mais adequado software de apoio ao ensino a distância para um curso novo a ser implementado na instituição de ensino que dirige. Com base nas suas preferências e em escolhas que havia feito anteriormente, ele optou por um modelo pedagógico e por um software que haviam sido adotados em cursos semipresenciais em outra instituição que dirigira e que haviam apresentado resultados satisfatórios para a finalidade a que se propunham. Na sua decisão, desconsiderou alternativas apresentadas por seus colaboradores e informações disponíveis acerca de outras opções.

Nessa situação, o viés de decisão de Pedro é denominado

  • A. evidência confirmadora.
  • B. viés de disponibilidade.
  • C. escalada do comprometimento.
  • D. ancoragem.
  • E. erro de aleatoriedade.

Questão 980580

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional de Vendas - Área Júnior / Questão 37

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O marketing de relacionamento é planejado e conduzido pelas empresas em nível estratégico, no entanto, ele também se manifesta em termos táticos na área de vendas, quando permite que os vendedores
  • A. anunciem seus produtos em novos canais da empresa com o mercado.
  • B. garantam sempre vendas mais lucrativas para a organização.
  • C. induzam seus clientes a desejarem menos produtos da companhia.
  • D. possam atuar sem pressão e necessidade de alcançar as metas.
  • E. utilizem as informações dos clientes para incrementar os negócios.

Questão 980584

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional de Vendas - Área Júnior / Questão 41

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O ambiente de marketing e vendas em que as empresas operam atualmente é caracterizado, dentre outros fatores, pelo
  • A. aumento da competitividade
  • B. cerceamento à internacionalização
  • C. direcionamento à produção
  • D. incremento dos mercados de massa
  • E. protecionismo governamental