Administração Administração de Marketing

          Determinado imigrante italiano decidiu abrir uma mercearia em uma cidade turística do litoral nordestino brasileiro. Sem recursos para pagar por uma pesquisa de mercado, decidiu inicialmente trabalhar com a coleta de lixo da cidade, limitandose ao registro do tipo e da quantidade de produtos industrializados consumidos em um bairro no qual pretendia instalar o seu empreendimento.

Considerando esse caso hipotético, assinale a opção correta.

  • A.

    O imigrante italiano está fazendo uma análise ambiental interna.

  • B.

    Tal pesquisa se justifica pois as preferências e os gostos dos clientes variam no espaço e no tempo, e tais variações geram incertezas para a gestão organizacional.

  • C.

    O imigrante, ao limitar sua coleta de dados a um bairro, está definindo um mercado potencial para sua organização, portanto, essa decisão tem característica de planejamento operacional.

  • D.

    Não haverá necessidade, após a realização dessa pesquisa, de demais coletas de dados, pois o planejamento estratégico organizacional depende exclusivamente do conhecimento acerca dos clientes, fonte de recursos financeiros de uma organização.

  • E.

    Essa ação em nada contribuirá para o conhecimento das necessidades dos seus clientes e(ou) usuários, pois se trata de pesquisa sem respaldo científico e metodológico.