Administração Administração de Marketing

O modelo AIDA tenta explicar como funciona o comportamento humano em relação à aquisição de um produto ou serviço. O modelo determina uma série de passos que descrevem o processo que um comprador de um determinado produto submete-se antes de fechar a venda. Os estágios formam uma hierarquia linear que os consumidores percorrem no processo de compra. Dessa forma, para adquirir um produto ou serviço, o consumidor deve

  • A.

    estar atento à existência do produto ou serviço (ATENÇÃO); estar interessado o suficiente para prestar atenção nas características do produto (INTERESSE); desenvolver desejo de obter os benefícios que o produto oferece (DESEJO); e efetuar a compra do produto (AÇÃO).

  • B.

    avaliar a necessidade de compra (AVALIAÇÃO); buscar informações inerentes ao produto (INFORMAÇÃO); desenvolver atitudes favoráveis à compra (DESENVOLVIMENTO); e adaptar os recursos disponíveis para comprar o produto (ADAPTAÇÃO).

  • C.

    estar atento à existência do produto ou serviço (ATENÇÃO); buscar informações inerentes ao produto (INFORMAÇÃO); desenvolver desejo de obter os benefícios que o produto oferece (DESEJO); e efetuar a compra do produto (AÇÃO).

  • D.

    avaliar a necessidade de compra (AVALIAÇÃO); estar interessado o suficiente para prestar atenção nas características do produto (INTERESSE); desenvolver desejo de obter os benefícios que o produto oferece (DESEJO); e adaptar os recursos disponíveis para comprar o produto (ADAPTAÇÃO).