Administração Administração de Marketing

Informações baseadas em dados e fatos são fundamentais para que o planejador possa criar táticas identificadas com a realidade do mercado, seja ele interno ou em um novo país a ser explorado. Em muitos países, a disponibilidade de informações é limitada, ou quando estão disponíveis, podem não ser dignas de confiança. Assinale a seguir a alternativa que contempla as principais informações a serem coletadas quando da elaboração de um plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior.

  • A.

    Histórico e tamanho do mercado, estágio da demanda, sazonalidade, segmentação do mercado e atuação da concorrência.

  • B.

    Concorrentes no mercado, histórico de mudanças climáticas, capacidade empreendedora da população local e nível de integração regional da economia.

  • C.

    Existência de joint ventures, análise dos saltos de qualidade, estágio da oferta de produtos similares, análise de SWOT.

  • D.

    Sazonalidade dos ciclos de produção, estrutura interna de geração de matérias-primas, segmentação do transporte logísitico e atuação da concorrência.

  • E.

    Aspectos geográficos do turismo interno, redes de supermercados e pontos de consumo, ambiente histórico da evolução cultural, meios de transporte de passageiros.