Administração Administração de Marketing

Marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes-chaves  -  consumidores, fornecedores e distribuidores  -  para reter sua preferência e negócios a longo prazo. As empresas inteligentes tentam desenvolver confiança e relacionamentos ''ganha-ganha'', a longo prazo com consumidores distribuidores, revendedores e fornecedores.

(KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, administração e controle. São Paulo: Atlas, 1998, p. 30)

Com base nas idéias defendidas acima, assinale a opção que não condiz com a idéia central do texto.

  • a.

    Marketing de relacionamento resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.

  • b.

    Na maioria dos casos bem sucedidos de marketing de relacionamento, as transações passam a ser rotineiras, em vez de serem tratadas caso a caso.

  • c.

    O resultado final do marketing de relacionamento é a construção de um ativo exclusivo da empresa chamado rede de marketing. Esta rede é composta por consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas, agências de propaganda, cientistas universitários e outros com quem constrói relacionamentos comerciais mutuamente rentáveis.

  • d.

    Neste contexto, a concorrência não é entre as empresas, mas entre redes completas.

  • e.

    Os clientes de hoje são grandes e, freqüentemente, globais. Eles preferem fornecedores que podem vender e entregar um conjunto coordenado de produtos e serviços em muitos locais, não sendo fundamental o trabalho em conjunto com as equipes do cliente para melhorar os produtos e os processos.