Administração Administração de Projetos

Quando os recursos disponíveis para a realização de projetos em uma organização são escassos,

I. a priorização deve ocorrer a partir da realização de cálculos específicos dos projetos, tais como o retorno sobre investimento, valor presente líquido ou taxa interna de retorno, de modo a realizar os ajustes necessários e selecionar aqueles que agregam maior valor.

II. realiza-se uma classificação a partir de métodos relacionados ao planejamento estratégico, em que os projetos são classificados como ofensivos, quando se busca ampliar o mercado, ou defensivos, em que a postura é de manutenção dos clientes.

III. é preciso realizar uma avaliação preliminar de cada projeto de forma a analisar sua exequibilidade e, em caso afirmativo, proceder à análise de custo/ benefício para avaliar se a organização deve realizá-lo.

IV. deve-se realizar uma seleção estratégica, após a avaliação preliminar, que inclui determinar a adequação e a prioridade estratégicas, análise que deve ser realizada pelos gerentes de projetos, sem o envolvimento da alta administração.

V. após a seleção estratégica deve-se realizar a programação estratégica, quando é considerado o nível de tolerância da organização para o risco no conjunto dos projetos selecionados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    II, IV e V.